terça-feira, 15 de março de 2011

Dia da escola- LBV felicita educandos, professores, gestores e outros profissionais da Educação

Foto: Diogo Franco/LBV

Depois da família, a escola é naturalmente o primeiro espaço social a que as pessoas pertencem. Dada a importância dela na vida de todo cidadão, a Legião da Boa Vontade (LBV) congratula-se com todos os que se empenham na construção de um ambiente escolar no qual os educandos, além de se desenvolverem intelectualmente, possam acrescentar valores e princípios de cidadania, fazendo deles pessoas de bem. A LBV, aliás, orgulha-se de comemorar esta data ao lado dos profissionais que atuam nas unidades de atendimento da Instituição diretamente com crianças, adolescentes, jovens adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social. 


Em suas escolas de educação básica, Centros Comunitários de Assistência Social e abrigos para idosos, a LBV aplica a Pedagogia da Boa Vontade, formada pela Pedagogia do Afeto (destinada a crianças até os 10 anos de idade) e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico (a partir dos 11 anos). Criada pelo diretor-presidente da Instituição, o jornalista e escritor José de Paiva Netto, essa linha educacional possui metodologia própria: o Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva (MAPREI), cujo foco é o desenvolvimento intelectual e, sobretudo, do potencial existente nos valores do coração, de modo que se alie raciocínio a sentimento. Essa inovadora pedagogia busca preparar indivíduos conscientes de seus direitos e deveres e sem quaisquer preconceitos, bem como torná-los aptos para participar do contínuo desenvolvimento do país e da construção de uma sociedade verdadeiramente solidária.

Por isso, nesta data especial, Dia da Escola, a Legião da Boa Vontade dedica a educandos, professores, gestores e a outros profissionais da Educação, cujo trabalho é imprescindível para a Humanidade, estas palavras do educador Paiva Netto, para reflexão: “É um erro levar a técnica à Humanidade sem levar humanidade à técnica. É preciso lançar um olhar além do intelecto”. 

Para outras informações sobre o trabalho realizado pela Legião da Boa Vontade, ligue: (81) 3413-8600 ou acesse os sites www.lbv.org.br e www.euajudoamudar.org. A LBV também está no Twitter (www.twitter.com/lbvbrasil) e no Facebook (www.facebook.com/pages/legiao-da-boa-vontade).