sábado, 9 de abril de 2011

Um Sport bastante mudado vai entrar em campo neste sábado para enfrentar o Porto


O time já está definido pelo técnico Hélio dos Anjos desde a metade da semana. A única diferença é a entrada com relação ao que vinha sendo testado é a presença de Renato na lateral-direita, já que, de última hora, Vítor, que se transferiu para o Cruzeiro, ficou de fora da partida.

Ao todo, serão cinco mudanças na equipe de Hélio dos Anjos. Alterações que passam por todos os setores da equipe. Na zaga, Igor, com problemas musculares, dá lugar a Montoya. No meio, Germano, o “vilão” do jogo com o Santa Cruz, sai para a entrada de Dutra. No setor ainda há alteração tática do deslocamento de Wellington Saci para o meio.

No ataque, nova dupla estará em campo. Ciro se machucou e saiu para a volta de Carlinhos Bala, que cumpriu suspensão. Recuperado de lesão, Bruno Mineiro ganhou a vaga de Tadeu.




Da redação do DIARIO DE PERNAMBUCO com modificações.

Incêndio, no mesmo local e a menos de um mês, na Mascarenhas de Morais

Mais um incêndio, em menos de um mês, atingiu o prédio da Unidade de Serviços Gerais (Uniserg) da Polícia Civil na noite desta sexta-feira (8). O fogo começou por volta das 20h. O imóvel fica na Avenida Mascarenhas de Morais, Imbiribeira, Zona Sul do Recife. Três viaturas do Corpo de Bombeiros trabalharam para apagar as chamas. 

O fogo só foi controlado por volta das 22h. Moradores da Imbiribeira ficaram preocupados com o risco de uma explosão pois o prédio que pegou fogo fica ao lado de uma empresa de materiais imflamáveis, a Pernambuco Gás.

No dia 25 do último mês de março, o setor administrativo do mesmo prédio pegou fogo. O incêndio foi considerado de grandes proporções. Depois de duas horas de trabalho e de terem usado mais de 20 mil litros de água, o fogo foi controlado.

O imóvel incendiado pela segunda vez funcionava como depósito de materiais da Polícia Civil. “Guardamos materiais de limpeza, móveis, tintas, papéis e outros objetos aqui. A unidade funciona como um almoxarifado da polícia”, explicou o chefe interino da Uniserg, Reginaldo Francisco da Silva. 

De acordo Reginaldo, a maioria do material que estava armazenado no prédio veio do galpão da Secretaria de Defesa Social (SDS), na Rua Imperial, Ilha Joana Bezerra, que também pegou fogo no dia 15 de setembro de 2010. Sobre a coincidência de os depósitos da policia pegarem fogo três vezes, o Corpo de Bombeiros disse que não é possível afirmar se os casos têm relação. Uma perícia do Instituto de Criminalística (IC) vai apontar a causa do incêndio.



Da redação do DIARIO DE PERNAMBUCO

Mulher acusada de matar à facadas o proprietário da casa onde morava, foi presa

Numa ação em conjunto, policiais civis e militares de Goiana, na Mata Norte do estado, conseguiram prender uma mulher acusada de um homicídio no estado do Rio de Janeiro. Os agentes que integram a operação Malhas da Lei, para cumprimento de mandados de prisão em aberto, encontraram Maria Rita de Freitas, 37 anos, na manhã desta sexta-feira (8), no Loteamento Planalto, no município de Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife (RMR). Ela teria assassinado à facadas o proprietário da casa onde morava na cidade de Duque de Caxias, no estado fluminense. O crime aconteceu no ano de 1999. 

As investigações dão conta que a vítima, identificada por José Dias Peixoto, foi no dia do crime cobrar o aluguel a Maria Rita. Premeditando o crime, a acusada teria seduzido o proprietário e os dois iniciaram uma relação sexual. No momento de descuido de José Dias, a acusada deferiu vários golpes de faca tipo peixeira em sua direção. A vítima morreu no local. Desde então, a suspeita estava foragida. A justiça expediu o mandado de prisão preventiva no dia 11 de fevereiro de 2011. Ela seguiu para a Colônia Penal Feminina do Recife, onde vai aguardar transferência para o presídio do Rio de Janeiro. 



Da Assessoria da Polícia Civil

Augusto Coutinho quer o fim das pesquisas eleitorais


A divulgação de pesquisas de eleitorais, especialmente às vésperas de uma eleição, como é comum no Brasil, será alvo de debate político, se depender do deputado federal Augusto Coutinho (DEM). Membro da Comissão de Reforma Política da Câmara, o parlamentar vai propor a proibição de pesquisas nos últimos 15 dias da campanha – para evitar influências sobre o eleitor -, bem como o fim dos programas eleitorais como eles são hoje.

Para o deputado, a propaganda eleitoral nas TVs e nas rádios deveria ser mostrada em inserções de 1 minuto, ao longo da programação e não mais como um bloco de uma hora à tarde e outro à noite. “Como é hoje, a campanha fica mais cara e os programas são pouco vistos. As inserções, além de baratear os custos, abrangem um público maior e mais amplo, fazendo realmente chegar à população as propostas dos candidatos”, defendeu o deputado.



Da redação do DIARIO DE PERNAMBUCO

Colisão de moto deixa mais uma vítima na BR-101

O soldado da Polícia Militar José Fidélis dos Santos, 44 anos, faleceu na madrugada de hoje, por volta de 1h15, ao dirigir uma moto de placa KKX 3787 e colidir com um carro de modelo, cor e placas não identificados. O acidente ocorreu na BR-101, quilômetro 70, no Recife. Segundo o plantão da Polícia Rodoviária Federal, Fidélis morreu no local. Não se sabe, contudo, de quem foi a responsabilidade pelo choque fatal. O motorista que controlava o outro veículo não parou para socorrer a vítima ou prestar esclarecimentos.



Da redação do DIARIO DE PERNAMBUCO

Polícia prende estuprador maníaco da manicure

Foto: Paulo Paiva/D.A.Press

A Polícia Civil prendeu em flagrante na tarde desta sexta-feira (8) o homem que estava aterrorizando salões de beleza na Zona Norte do Recife. Após investigações, policiais ficaram de campana na Avenida Agamenon Magalhães, próximo ao Unicordis, onde alguns pessoas relataram ter visto Ananias Vasconcelos Ferreira, de 38 anos. Ele foi detido às 16h e, sem seguida, teve sua casa revistada. No local, que fica na comunidade da Ilha do Joaneiro, no bairro de Campo Grande, no Recife, foram encontradas a arma e a bicicleta que as vítimas relataram ter visto.

Em seu depoimento, Ananias confessou alguns crimes. Não todos. Ainda relatou ter sido condenado em São Paulo por roubo, agressão e corrupção de menores. As informações serão checadas. Em Pernambuco, ele já foi condenado por porte ilegal de armas e teve um alvará de soltura expedido em 2008. Algumas testemunhas e vítimas já se dirigiram à Delegacia do Espinheiro. Ananias foi reconhecido e algumas das mulheres choraram ao ver o agressor.

O criminoso em série roubou seis salões e abusou sexualmente de uma funcionária em cada um deles. O alvo preferencial de Ananias eram as manicures, que ele escolhia previamente, ao visitar o local, como cliente, para cuidar das unhas ou cortar o cabelo. Carlos, como se apresentava, pagava sempre em dinheiro e voltava dias depois, de porte de uma arma de fogo, para roubar dinheiro de estabelecimentos e bens pessoais.

De acordo com a delegada Silvana Carla, seis vítimas registraram ocorrências semelhantes junto à Polícia Civil e reconheceram a imagem exibida no retrato falado. Os salões assaltados ficam nos bairros dos Aflitos, Arruda, Casa Amarela, Campo Grande, Espinheiro e Ponto de Parada. 



Da redação do PERNAMBUCO.COM

Asteroide de 400 metros de diâmetro passará muito perto da Terra

Foto: NASA/Cornell/Arecibo
Marque na sua agenda: em novembro, um dos maiores e potencialmente perigosos asteroides - em termos de uma futura colisão com a Terra - vai sobrevoar o planeta. O 2005 YU55 tem 400 metros de diâmetro e vai se aproximar do planeta a 0,85 distâncias lunares (medida da distância da Terra à lua, comumente calculada em 384.403 km). De acordo com o site "Space.com", dado o tamanho e a pequena distância que atingirá, uma grande estrutura de observação por radar, infravermelha e a olho nu está sendo planejada.

"A proximidade do 2005 YU55, esperada para o dia 8 de novembro, é incomum por passar perto demais e por ser grande. Em média, não há objetos deste tamanho passando tão perto, apenas a cada 30 anos", disse Don Yeomans Nasa.

O asteroide foi descoberto por pesquisadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, em dezembro de 2005.

Yeomans disse que, com as novas capacidades de radar de parte da Rede de Espaço da Nasa na Califórnia é possível obter imagens em maior resolução do objeto do que as feitas por espaçonaves em missões de sobrevoo recentes.

"Quando combinadas a observações feitas da Terra e infravermelhas, os dados do radar deveriam proporcionar uma imagem bastante completa de um dos maiores asteroides potencialmente perigosos", ele explicou.

Inicialmente, o objeto estará bem perto do sol e muito escondido para observação ótica. Mas com o passar das horas do dia 8 de novembro, será possível vê-lo com pequenos telescópios. Logo cedo, no dia 9 de novembro, o asteróide atingirá magnitude 11 por várias horas antes de desaparecer, já que sua distância aumenta rapidamente.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Polícia fecha o cerco contra estuprador da Zona Norte do Recife

Equipes das delegacias do Espinheiro e de Casa Amarela, no Recife, estão distribuindo informativos, com um retrato falado de um homem, suspeito de ter roubado e estuprado quatro mulheres (e ter tentado abusar sexualmente de outras duas), desde janeiro deste ano. O alvo preferencial do criminoso são clientes de salão de beleza da região, que no trajeto entre a casa e o estabelecimento, eram abordadas e submetidas ao constrangimento.

Além do imagem do retrato falado, confeccionado a partir do depoimento das primeiras vítimas, e reconhecido pelas demais, o material que está sendo oferecido também contém a descrição do modo de operação do estuprador, bem como dicas de como se proteger do mesmo. Até o momento, há registros oficiais de seis vítimas do criminoso, sendo dois roubos seguidos de estupros consumados, no Espinheiro, e outros dois roubos seguidos de tentativas no mesmo bairro, um estupro em Casa Amarela e outra tentativa no bairro de Água Fria.



Da redação do DIARIO DE PERNAMBUCO.

Rio vela e enterra hoje vítimas da tragédia na escola de Realengo

Foto:Vanderlei Almeida/AFP Photo

Um dia depois da tragédia na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio, serão realizados hoje (8) os velórios e enterros de pelo menos oito dos 12 mortos durante o massacre. Por determinação da presidenta Dilma Rousseff, os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Educação, Fernando Haddad, além da ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, devem comparecer às cerimônias.

Ontem (7) à noite, a Polícia Civil do Rio divulgou lista parcial com os nomes de nove das 12 crianças e adolescentes mortos, com idades entre 12 e 15 anos. São dez meninas e dois meninos, de acordo com os dados oficiais. Relatos de sobreviventes da tragédia afirmam que o atirador Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, mirava na direção nas meninas.

Uma das alunas da escola municipal contou aos policiais que ao ouvir apelos das crianças para não atirar, Oliveira mirava na direção delas, tendo como alvo a cabeça. Os policiais informaram ainda que pelas análises preliminares há indicações de que Oliveira treinou para executar o crime.

Os mortos, cujos nomes foram divulgados após identificação pelos peritos, são: Karine Chagas de Oliveira, 14 anos; Rafael Pereira da Silva, 14 anos; Milena dos Santos Nascimento, 14 anos; Mariana Rocha de Souza, 12 anos: Larissa dos Santos Atanázio, 13 anos; Bianca Rocha Tavares, 13 anos; Luiza Paula da Silveira, 14 anos; Laryssa Silva Martins, 13 anos; e Géssica Guedes Pereira, 15 anos.

Ainda hoje deve ser concluída a identificação das demais vítimas do massacre ocorrido ontem. A tragédia ocorreu por volta das 8h30, quando Oliveira entrou na escola municipal, onde cursou o ensino fundamental, apresentando-se como palestrante. Depois, ele seguiu em direção às salas de aula e em uma delas, no segundo andar do colégio, atirou na direção das crianças e adolescentes.



Da Agência Brasil

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Náutico, 110 anos mágicos


Hoje é dia de reverenciar sete letras mágicas e duas cores: N-Á-U-T-I-C-O, o alvirrubro mais antigo do Brasil. São 110 anos de títulos, ídolos, fatos curiosos e números expressivos. A data não pode ser passada em branco. É preciso pintar o 7 de abril com o vermelho da luta diária para manter a tradição centenária. Parabéns aos guerreiros da saga do hexa. Às equipes de remo, basquete e demais modalidades esportivas. Aos antigos artilheiros Kuki, Baiano, Fernando Carvalheira e Bita. A “Vevête” e “Barulho”, respectivos vendedores de sorvete e laranja dos Aflitos. A Berillo Júnior, Roberto Fernandes, Derley e quem mais labuta para o time de futebol ser campeão. Parabéns ao torcedor, maior patrimônio do Clube Náutico Capibaribe.

A programação da festa alvirrubra coincide com a atual realidade. O clube com o segundo melhor ataque do Brasil presta homenagem a dois ex-goleadores. Um de cada época: o rei do hexa Sílvio Lasalvia e o rei do centenário Sílvio Borba - respectivamente, Bita e Kuki. Craques das quatro letras e das quatro linhas. A família do finado artilheiro Bita vai receber uma placa comemorativa em pleno Centro de Treinamento Wilson Campos, cujo alojamento dos atletas passa a ter o nome de quem mais balançou as redes adversárias com a camisa do Timbu.

A congratulação demorou para chegar. “Meu pai não era muito de falar, mas transparecia lamento por não receber homenagem do clube. Já passou por muita situação difícil, mesmo depois das glórias. Mas, agora, estamos felizes com o reconhecimento”, declarou Sílvio Lasalvia Júnior. O filho jamais viu Bita em campo. “Eu tinha 3 anos quando meu pai parou de jogar. Pedi vídeos a amigos, mas só ficaram as promessas. Com os relatos dele e do meu tio Nado (ex-jogador do hexa), entretanto, consigo o visualisar em campo”, declarou.

Para o outro Sílvio, o clube confeccionou um painel e vai estampar a imagem em frente à entrada ao estádio pela Rua da Angustura. Homenagem a Kuki, o ídolo mais recente do Náutico. “Cheguei totalmente desconhecido, em 2001, e me identifiquei logo com a torcida. Muitos falavam que o time estava fadado ao esquecimento. Sem títulos e vendo a chance de o rival ser hexa. Abracei a oportunidade, estudei a história do clube e me dediquei ao máximo em campo. Fiquei contagiado”, declarou o campeão estadual de 2001, 2002 e 2004. Agora assistente técnico, o ex-jogador quer manter a rotina de serviço ao Timbu. “Estou muito feliz aqui. É a minha segunda casa. Sempre sonhei em jogar e trabalhar em um grande clube”, revelou.

Kuki teve o sonho realizado. Grande clube. E o caminho de luz escrito por Tovinho, autor do hino oficial, parece ainda ter poucos pavimentos em relação ao futuro do qual aguarda toda a nação alvirrubra. Para fascinar, seduzir e fazer o brotar o esplendor.





DADOS E CURIOSIDADES

Nome: Clube Náutico Capibaribe
Fundação: 7 de abril de 1901
Estádio: Aflitos
Títulos estaduais: 21 (1934, 1939, 1945, 1950, 1951, 1952, 1954, 1960, 1963, 1964, 1965, 1966, 1967, 1968, 1974, 1984, 1985, 1989, 2001, 2002 e 2004)
Outras conquistas: vice-campeão do Brasileirão de 1967, primeiro pernambucano a participar da Libertadores (1968), primeiro hexacampeão do estado e campeão em pleno centenário.
Ranking brasileiro: 16º lugar
Quem marcou mais gols: Bita (221 gols)
Quem já faturou a Chuteira de Ouro: Baiano (em 1982)
Quem participou de mais jogos: Kuki (389 jogos)
Quem conquistou mais títulos: Gena (todos do hexa)
Quem passou mais tempo sem sofrer gol: Neneca (1.636 minutos)
Maior goleada: Náutico 21 x 3 Flamengo/PE (em 1945)





PROGRAMAÇÃO DA FESTA

8h: Missa em Ação de Graças (Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição)

9h: Alvorada de fogos

9h15: Café da manhã (Salão Nobre)

12h: Inauguração do painel de Kuki (estádio dos Aflitos)

15h: Descerramento da placa de Bita (Centro de Treinamento Wilson Campos)

18h30: Buzinaço alvirrubro

9 de abril - Dia Alvirrubro - Especial de Aniversário

16 de abril - Baile Vermelho e Branco de Aniversário




Da redação do DIARIO DE PERNAMBUCO

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Parabéns Rádio Clube de Pernambuco - 92 anos


A rádio mais antiga da América Latina está completando hoje 92 anos.

Realizou sua primeira transmissão radiofônica a partir de um estúdio improvisado na Ponte d'Uchoa, no Recife, em 6 de abril de1919, tendo à frente o radiotelegrafista Antônio Joaquim Pereira.


História

No dia 7 de abril de 1919, o Jornal do Recife (já extinto) noticiou:


"Consoante convocação anterior, realizou-se ontem na Escola Superior de Electricidade, a fundação do Rádio Clube, sob os auspícios de uma plêiade de moços que se dedicam ao estudo da electricidade e da telegrafia sem fio.


Ninguém desconhece a utilidade e proveito dessa agremiação, a primeira do gênero fundada no País."

Idealizada, construída, operada e direcionada para um grupo elitista, a emissora não teve muita repercussão, por não existirem receptores nas residências àquela época.

Em 1920, já sob a orientação de Oscar Moreira Pinto, passou a transmitir de suas novas instalações na Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro.

Em fevereiro de 1923, com um pequeno transmissor de 10 watts, teve sua abrangência aumentada para toda a área do Recife.

Em 1934 passou a ser dirigida pelo maestro Nelson Ferreira.

Em 1950 inaugurou seu primeiro auditório, para 200 pessoas.

Em 1952 passou a pertencer à cadeia dos Diários Associados, de Assis Chateaubriand, quando inaugurou novo auditório para 2.000 pessoas.

Em 2008 tornou-se uma das integrantes da Rede Clube Brasil de Rádio

Pioneirismo

Em abril de 1923, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro é inaugurada, sob a direção de Roquette Pinto. É tida como a pioneira, no âmbito oficial. Porém a emissão radiofônica pioneira deu-se no Recife, através da Rádio Clube de Pernambuco, em 1919, sendo do conhecimento do resto do país, e em fevereiro de 1923 já operava com um transmissor de 10 watts. 

Em 1931 novamente o pioneirismo da Rádio Clube de Pernambuco apareceu, quando foi realizada a primeira transmissão ao vivo de futebol no Norte/Nordeste.


 "PRA-8, Rádio Clube de Pernambuco, a pioneira"

terça-feira, 5 de abril de 2011

Mulher descobre que marido é casado com outra pelo Facebook

Foto: Reprodução

Richard Leon Barton Jr não soube disfarçar muito bem a sua bigamia. O rapaz, de 34 anos, postou fotos de seu segundo casamento em seu perfil no Facebook.

A responsável por desvendar o mistério? Sua primeira mulher, chamada Adina Quarto. Ao estranhar o fato de ser excluída da lista de amigos, sua esposa foi pesquisar seu perfil.

Neste momento, Adina Quarto se deparou com imagens de Richard Leon Barton Jr se casando com outra mulher.

“Eu somei dois mais dois. Aquelas eram, definitivamente, as fotos de um casamento dele. Eu fiquei chocada. Não imaginei que ele seria tão estúpido de se casar antes de pedir o divórcio”, disse Quarto.

Apesar de descobrir a traição, a esposa ainda tentou assinar o divórcio sem avisar a polícia, mas seu marido não aceitou. Com isso, a solução foi acionar a polícia.


Fonte: Virgula

Walmart abre vagas para portadores de deficiências

O Walmart está contratando pessoas portadoras de deficiência para trabalhar em suas unidades no Nordeste. As vagas são para os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Maranhão e Piauí. As oportunidades são para embaladores, operadores de caixa e repositores em lojas das bandeiras Bompreço, Hiper Bompreço e Todo Dia.

Para se candidatar não é preciso ter experiência. Também não é exigido o Ensino Médio completo. Os contratados terão direito à assistência médica (extensiva aos dependentes legais) e odontológica, seguro de vida e vale-transporte.

Quatro feridos em acidente na avenida Norte


Foto: Reprodução/TV Globo

Quatro pessoas ficaram gravemente feridas em um acidente registrado esta madrugada na avemida Norte, em Casa Amarela, zona norte do Recife. Por volta das 4h45, um Honda Civic bateu em um poste e atropelou um pedestre que estava na calçada. As três pessoas que estavam no veículo ficaram presas às ferragens. Todos foram socorridos para o Hospital da Restauração (HR).

De acordo com a polícia militar, o motorista foi identificado como Adriano Graciano Taurino Soares, de 24 anos. Os outros foram identiificados como Anilton José Ribeuiro dos Santos Júnior, 23 anos, e Wordison Azevedo de Oliveira, 23 anos. Já o pedestre é Ubirajara Sena Gomes, de idade não foi informada.

O acidente deixou o trânsito complicado na área. O carro só foi retirado da via às 6h30. O local também ficou sem energia elétrica desde a rua Cônego Barata até o semáforo da entrada do bairro da Mangabeira. Equipes da CTTU, do Corpo de Bombeiros e da Celpe foram para o local.




Da redação do PERNAMBUCO.COM

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Conversa do Dia: Como vencer a gagueira?


Quando se fala em gagueira logo vêm à mente a questão do distúrbio da fala em si. Esquece-se, porém, do sofrimento emocional que o problema pode acarretar nas pessoas.

A gagueira é um distúrbio da fala quase sempre de ordem emocional ou psicogênica, a não ser em disfunções neurológicas. Por isso, o tratamento não pode ser apenas funcional (por meio da fonoaudiologia), pois a raiz do problema precisa ser abordada através de uma psicoterapia.

Hoje entrevisto a psicóloga, Dra. Letícia Rezende de Araújo para falar sobre como superar a gagueira.

A "Conversa do Dia" começa às 11h00 na Rádio Clube AM 720.

Clique aqui e ouça ao vivo

Todos assassinos do professor presos

Foto: Divulgação

Estão presos os dois últimos suspeitos de participar da morte do professor universitário Élio Meneses Pacheco, 46 anos. José Edenilson dos Santos, o Matuto, 19, (fotos) que confessou ter atirado na vítima, e o adolescente de 16 anos se apresentaram, no sábado, a policiais militares de Lagoa dos Gatos, no Agreste do estado. Equipes da polícia civil já sabiam do paradeiro de ambos e estavam se deslocando para fazer as prisões. José Edenilson será apresentado à imprensa hoje pela manhã. O adolescente será encaminhado para o Ministério Público de Pernambuco. Outro homem envolvido no crime já havia sido preso na semana passada. Amanhã, será realizada a reconstituição do crime. Os dois suspeitos maiores de 18 anos devem participar dessa reconstituição, onde serão refeitos os últimos passos do professor até o momento da execução. 

Os detalhes da morte de Élio Meneses foram revelados pela polícia, na última sexta-feira, após a prisão de Mário Pereira dos Santos, 22, conhecido como Gu. Ele, que trabalhava com manutenção de piscinas, estava ajudando o professor a encontrar um imóvel com piscina para comprar nos bairros do Cordeiro ou Iputinga, quando resolveu arquitetar o crime para roubar o carro da vítima. Com medo de serem reconhecidos pelo professor, os suspeitos resolveram, então, matá-lo. Depois de ser preso, Mário confessou tudo e disse que quem havia atirado em Élio teria sido José Edenilson, o Matuto. Após se entregar, segundo fontes da Polícia Civil, Matuto também confessou participação no assassinato e assumiu ter sido o responsável pelo tiro que matou o docente. 

Os delegados Gleide Ângelo e Alfredo Jorge, responsáveis pelas investigações, não foram localizados ontem para falar sobre o caso. O professor Élio Meneses foi visto pela última vez na Universidade Federal de Pernambuco, no dia 16, por volta das 15h. À noite, em casa, Mário Pereira teria lhe telefonado e com uma história que a polícia ainda não conseguiu descobrir, levou o docente a sair de casa. Passava das 21h.O professor não sabia que Gu, Matuto e o adolescente o esperavam para cometer o crime. 

O assassinato 

Ao abrir o portão da garagem, os três homens renderam a vítima e a obrigaram a voltar para o apartamento. O trio pegou celulares, notebook, computador e diversos outros pertences. Na saída, levaram o professor junto com eles em seu carro. O grupo deixou os produtos roubados na casa de um dos suspeitos e seguiu com o professor para a Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, onde resolveu assassiná-lo. Élio foi baleado na cabeça e o corpo dele deixado em um matagal de onde foi recolhido e levado ao Instituto de Medicina Legal (IML). Foi reconhecido por familiares uma semana depois.

Horas após a morte de Élio, os criminosos acabaram queimando o carro dele no bairro do Cordeiro, nas proximidades da casa de Mário Pereira, articulador do crime de roubo, segundo ele mesmo confessou. Já na casa de José Edenilson, a polícia localizou a arma usada para tirar a vida da vítima, um revólver calibre 38. Além disso, recuperou uma mala onde as coisas teriam sido colocadas na hora do roubo (um vinho argentino, um aparelho de DVD, um CD Player, uma bolsa, os óculos de sol com grau do professor e uma cédula de 200 coroas dinamarquesas - equivalente a R$ 62). José Edenilson era procurado por outros homicídios em Panelas e Cupira, no Agreste pernambucano.



Da redação do DIARIO DE PERNAMBUCO

Advogado de Bruno acredita que a liberdade do ex-goleiro sai esta semana


De um universo de glamour, assédio da imprensa e de mulheres, dinheiro farto, carros, propriedades e festas, para uma cela de 10 metros quadrados, dividida com um dos poucos amigos que restaram do passado de gastos generosos. Há 270 dias, Bruno Fernandes de Souza, 26 anos, trocava o posto de goleiro titular de um dos clubes mais populares do país pelo banco dos réus, onde responde, ao lado de sete pessoas, por um crime bárbaro, que teria vitimado sua ex-namorada Eliza Samudio. Passados os momentos iniciais da prisão e da comoção gerada pela versão da polícia para a trama, o Correio Braziliense/Estado de Minas revela como é a rotina do jogador na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Na unidade, a equipe de reportagem descobriu um preso com regalias, mantido longe dos prisioneiros comuns, em pavilhão especial, mas com direitos que nem de longe lembram os tempos em que ostentava a camisa do Flamengo.

Do período de glória, Bruno, que agora usa o uniforme vermelho do presídio, conservou o relacionamento com a dentista Ingrid Calheiros e a ajuda do ex-colega rubronegro, o também goleiro Paulo Victor, além da fidelidade do braço direito Macarrão, que faz questão de dormir na mesma cela, aos pés do atleta. Mantém ainda a esperança de que, depois das trapalhadas de uma defesa mais famosa pela polêmica do que pelos resultados, consiga deixar o xadrez. E não abandona por um único dia o sonho de voltar aos gramados. Para isso, conta com três frentes abertas pela defesa em diferentes instâncias judiciais. Delas, vem a aposta do advogado do atleta, Cláudio Dalledone Júnior, para quem Bruno será libertado nesta semana. Uma hipótese em que não gostam de pensar policiais que trabalharam no caso, para os quais o jogador tramou friamente a morte de Eliza.

Habeas corpus

O advogado de Bruno, Cláudio Dalledone Júnior, acredita poder conseguir a liberdade do cliente trabalhando sem a interferência de outros defensores, a quem classifica como “milagreiros” e “oportunistas”, que haviam prometido soltar o goleiro em questão de horas. Dalledone endereçou um pedido de habeas corpus ao Supremo Tribunal Federal (STF) e outro ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que deve ser julgado nesta semana. Ingressou ainda com pedido de liberdade na Justiça de Contagem, onde tramita o processo. “Até então, foram julgadas, e negadas, apenas liminares. Mudou completamente a fase do processo”, disse.

Caso seja solto, Bruno pode aguardar em liberdade por um julgamento que, segundo especialistas, não deve entrar na pauta do Tribunal do Júri de Contagem antes de oito meses, diante do grande número de envolvidos e de recursos possíveis. De acordo com o advogado, há inúmeros pedidos de nulidade do processo e um deles é por defesa deficitária. “Meu cliente não teve uma defesa eficiente. Também houve cerceamento, pois não ouviram no processo os delegados responsáveis pelo inquérito”, alega Dalledone. O advogado, que entrou no caso em novembro, diz que seus argumentos somam mais de 200 laudas e acredita que o seu cliente tem plenas condições de voltar a jogar, se for solto.

Para o chefe da Divisão de Crimes contra a Vida, Edson Moreira, delegado que conduziu a investigação, o goleiro está longe de poder figurar na condição de vítima da opinião pública. Defendendo o trabalho da Polícia Civil no caso, ele sustenta que o atleta começou a planejar a morte da ex-namorada quatro meses antes do homicídio. “Ele engravidou Eliza, a sequestrou e tentou que ela abortasse. Até respondeu a processo no Rio de Janeiro por isso. Bruno a chamou ao Rio, com a desculpa de que iria reconhecer o bebê como filho, e a sequestrou novamente”, disse o delegado, lembrando que consta do processo que, em fevereiro, o jogador já entrava em contato com o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, acusado de matar Eliza e sumir com o corpo.

Água quente

Bruno desfruta de certa mordomia. Na ala que ocupa, ficam somente ele e Macarrão. Outro preso, identificado apenas por Marcone, que ficava na cela da frente, foi transferido recentemente para Santa Luzia. Com isso, o atleta deixou o cômodo que ocupava, que tinha apenas um cano por onde jorrava água fria, para a cela recém-liberada, que tem banheiro com água quente e uma pia.



Do Correio Braziliense

Festa da Pitomba encerra credenciamento para comerciantes no dia 10


A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes está cadastrando comerciantes interessados em trabalhar na 354ª Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, mais conhecida como Festa da Pitomba. O cadastramento termina no próximo dia 10 de abril. O evento será realizado entre os dias 24 de abril a 2 de maio, no Parque Nacional dos Guararapes.

Serão cadastrados os vendedores de pitombas, de lanches, de caipfrutas; os comerciantes padronizados e os avulsos. Os interessados deverão comparecer na sede na Secretaria Executiva de Cultura e Eventos, na Rua Comendador José Didier, 345, Piedade, próximo à Faculdade Guararapes. O atendimento é feito das 8h às 13h.

Os interessados deverão apresentar no ato do cadastramento cópias da identidade, CPF e do comprovante de residência. Quem não se cadastrar não vai poder comercializar dentro ou fora do evento. Segundo as informações da prefeitura, quem for pego comercializando irregularmente poderá ter a mercadoria apreendida.

Informações: (81) 3462-4440



Da redação do Pernambuco.com

Hélio dos Anjos isenta o grupo e se diz culpado pela derrota

Foto:Edvaldo Rodrigues/D.A.Press
O treinador do Sport, Hélio dos Anjos, não quis apontar os erros dos jogadores rubro-negros no Clássico das Multidões, deste domingo, na Ilha do Retiro. O técnico se diz responsável pelo resultado resultado negativo, mas disse que o Leão ainda está vivo na competição Estadual. No entanto, de acordo com Hélio dos Anjos, dois jogadores poderiam ter rendido um pouco mais. Ele não quis revelar o nome desses dois atletas.

"Eu sou muito frio para julgar decisões, derrotas. Falei para eles (jogadores), depois do jogo, ficarem tranquilos. Eu mandei eles irem para casa, que eu iria assumir essa derrota. Sou eu quem escala, quem treina... Hoje, as coisas não deram certo. O Santa jogou pelo empate, mas tiveram as oportunidades e aproveitaram para ganhar o jogo. Vamos trabalhar agora pensando no Porto", revelou o treinador.



Da redação do DIARIO DE PERNAMBUCO

Gilberto sem arrependimento por ter ficado no Arruda

Foto:Paulo Paiva/D.A.Press

Na tarde deste domingo, Gilberto teve certeza de que permanecer no Santa Cruz foi a melhor decisão que ele poderia ter tomado. Em apenas seis minutos, entre o 32º e o 38º, o garoto revelado na base coral decidiu o jogo na Ilha do Retiro. Dois gols. Os primeiros em um clássico como jogador profissional. A atuação na casa do rival rubro-nego representou ainda mais valorização ao atacante cobiçado pelo Corinthians. Assim como a diante do São Paulo, no meio da semana. 

“Tenho certeza de que a decisão foi acertada. Prova disso é que venho evoluindo a cada jogo. Fico feliz por tudo o que vocês (repórteres) estão falando ao meu respeito, mas faço questão de dividir os méritos com toda a equipe”, afirmou. Questionado se o Santa já poderia ser apontado como favorito ao título estadual, o camisa 9 tricolor foi cauteloso. “Favorito acho que não, mas acho que temos grandes chances de levar o campeonato. O trabalho está sendo bem feito”, disse.

Ontem, o jovem centroavante chegou aos 11 gols no Pernambucano. É agora vice-artilheiro, apenas um gol atrás de Paulista, do Porto. A atuação de gala também garantiu a vitória no duelo particular com Ciro. Tido como maior promessa do futebol pernambucano na história recente, o atacante rubro-negro tem sido ofuscado por Gilberto, seu contemporâneo na época de juniores.



Da redação do DIARIO DE PERNAMBUCO

Santa Cruz bate o Sport por 2 a 0 no Clássico das Multidões

Foto:Edvaldo Rodrigues/D.A.Press
A atmosfera do clássico era o de uma decisão, com bandeirões novos, músicas novas mas a rivalidade de sempre, quase centenária. Mas não teve boi, não teve pagamento de promessa, não teve semana de treinamento, foco no clássico, pressão da torcida. Nada. O domingo foi do Santa Cruz, do "time de guerreiros", apoiado por uma torcida vibrante em plena Ilha do Retiro. Com o goleiro Tiago Cardoso brilhando durante 90 minutos e o ataque mostrando a mesma eficiência registrada em todo o Pernambucano, a Cobral Coral deu uma boa dose de veneno no boi e venceu por 2 x 0, consolidando a liderança do Estadual, a duas rodadas do fim.

Jogo - O Santa Cruz veio com a mesma formação que venceu o São Paulo pela Copa do Brasil. Everton Sena colado em Ciro e Jeovânio marcando Marcelinho.. No Sport, um esquema 4-4-2, dando espaço para os alas, principalmente pelo lado direito, com Vitor. Apesar da forte marcação coral, o volume de jogo do Sport sufocou o rival, restrito a contragolpes.

Foram seis faltas cometidas pelos tricolores em dez minutos. A verdade que o início do jogo foi muito truncado, com as duas equipes encontrando dificuldades para invadir a área. Bola de um lado para o outro, sem muita objetividade. Quando a bola rolou de "fato", os rubro-negros martelaram a meta de Tiago Cardoso, que teve uma excelente atuação, demonstrando muita segurança.

Em pelo menos quatro oportunidades o camisa 1 coral se esticou todo para evitar o gol leonino. Foram dois chutes de Marcelinho, uma cabeça de Igor e outra de Tadeu. Encaixando ataques pelo lado direito, devidamente orientado por Zé Teodoro, o Santa teve duas boas chances na primeira etapa, com Natan e Gilberto, mas Magrão também apareceu, espalmando as duas.

No fim do primeiro tempo, Ciro sucumbiu à marcação de Everton Sena e saiu machucado, dando lugar a Fabrício. A goleada do Porto sobre a Cabense, em Caruaru, pressionava ainda mais o Sport no clássico. Aos 39, Marcelinho entrou na área driblando todo mundo mas esbarrou em Tiago Cardoso, em uma síntese dos primeiros 45 minutos.

Aos 8 minutos da etapa final, o Santa assustou em uma cobrança de falta de Weslley. aos 13, a resposta rubro-negra, também em cobrança de falta pelo lado esquerdo. em vez de cruzar, Marcelinho basteu forte, rasteiro, no cantinho. Era gol certo, mas Tiago Cardoso mostrou elasticidade de novo. Tirando as bolas paradas, a partida voltou num ritmo mais cadenciado, novamente repleto de faltas (dez em 20 minutos).

A primeira finalização com a bola rolando foi aos 22 minutos, em novo contra-ataque tricolor, puxado por Gilberto, que ganhou da zaga leonina e mandou uma bomba. Magrão espalmou para escanteio. Os dois lados seguiam perdendo ótimas chances. Aos 24, em boa trama de passes, a bola sobrou para Fabrício, livre, mas o meia bateu por cima. O relógio "jogando contra", o técnico Hélio dos Anjos resolvou apostar no ataque, colocando o uruguaio Pablo Pereira no lugar de Tadeu, que só finalizou uma vez.

Aos 32 minutos, o Santa apertou a marcação em Germano, que bobeu. Mário Lúcio dominou e tocou para Natan, que passou logo. Na raça, a bola sobrou para Gilberto, que mandou no cantinho, deixando o Santa em vantagem. A festa coral tomou conta de vez seis minutos depois, já com o Sport perdido em campo. No embalo do povão, o Tricolor teve uma cobrança de falta pelo lado direito. Weslley cruzou na área e Gilberto marcou de cabeça, cravando o primeiro triunfo tricolor na Ilha após cinco anos.

0 Sport
Magrão; Vitor, Alex Bruno, Igor e Wellington Saci; Hamilton, Daniel Paulista, Germano (Bruno Mineiro) e Marcelinho Paraíba; Ciro (Fabrício) e Tadeu (Pablo Pereira). Técnico: Hélio dos Anjos

2 Santa Cruz
Tiago Cardoso; Cleber Goiano, Leandro Sousa, Thiago Mathias e Renatinho; Everton Sena, Jeovânio (Mário Lúcio), Natan (Marcos Vinícius) e Weslley; Gilberto e Landu (André Oliveira). Técnico: Zé Teodoro

Local: Ilha do Retiro. Árbitro: Cláudio Mercante. Auxiliares: Ubirajara Ferraz e Alcides Lira.Gols: Gilberto (2). Cartões amarelos: Saci e Pablo Pereira (S); Jeovânio e Thiago Mathias (SC).Público: 29.015 torcedores. Renda: R$ 463.920



Da redação do DIARIO DE PERNAMBUCO.

domingo, 3 de abril de 2011

Feto é encontrado em banheiro do Aeroporto Internacional do Recife

Um feto foi encontrado no banheiro térreo do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, na manhã deste domingo. O Instituto de Medicina Legal (IML) foi acionado e recolheu o feto para ser submetido a exames.


Da redação do PERNAMBUCO.COM

Mega-Sena acumula e deverá pagar R$ 27 milhões no próximo concurso


Nenhum apostador acertou as dezenas 01, 02, 39, 48, 52, 59, sorteadas no concurso 1.271 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado em Capão Bonito (SP). O prêmio acumulou e a previsão é que a Mega-Sena pague R$ 27 milhões no próximo concurso, que acontece na quarta-feira.

Os 65 apostadores que acertaram a quina vão poder sacar R$ 35.889,76. Já os 6.281 apostadores que acertaram quatro dezenas têm direito a sacar R$ 530,58 cada.

As apostas podem ser feitas sempre até uma hora antes do sorteio e custam a partir de R$ 2.

Onde você vai estar às 16h deste domingo?


Aviso aos rubro-negros: não houve nenhum momento no PE2011 em que o time precisou tanto da sua torcida como na tarde deste domingo. O sonho do hexa passa pela vitória no Clássico das Muldidões, um largo passo na classificação à semifinal do Estadual. Aviso aos tricolores: há tempos o Santa Cruz não chega para um clássico tão forte. Futebol consistente, capaz de medir forças com clubes de duas, três divisões acima da sua. Aviso aos cardiopatas, hipertensos e afins: às 16h, desliguem rádios, computadores, TVs e passem longe da Ilha do Retiro.

Os alertas acima realçam a aura de decisão que envolve as duas equipes no duelo deste domingo. Desde a final de 2006, Sport e Santa Cruz não entram em campo num contexto tão acirrado e, acima de tudo, equilibrado. Nos seis jogos entre 2007 e 2010, o favoritismo pertencia ao Leão, quase sempre comprovado em campo. As exceções: uma derrota quando o bicampeonato já estava assegurado edois empates por 1 a 1, um em 2007, outro em 2009. Era um duelo desigual. Não é mais.

Não foi no primeiro encontro de 2011. As equipes inverteram os papéis justamente em 6 de fevereiro. O Santa Cruz conseguiu vencer de forma incontestável, afastando todas as dúvidas sobre o trabalho iniciado por Zé Teodoro. Tornou-se frequentador assíduo da liderança do PE2011. Revezou com o Náutico, Central. Perdeu algumas partidas, mas logo retomou o passo das vitórias. Enfrenta o Sport querendo manter-se no topo.

O inverso aconteceu no rival. A partir daquela derrota, as incertezas instalaram-se na Ilha do Retiro. O receio de fracassar mais uma vez na tentativa do hexa causou mudanças. Geninho saiu, jogadores pediram para sair ou foram dispensados, o discurso da diretoria engrossou junto ao elenco. Os resultados, porém, demoraram um pouco a aparecer. Na reta final. Restou como consequência a obrigação de derrotar as melhores equipes da competição. Uma delas é o Santa Cruz.

Diante das circunstâncias que envolvem a partida,fica o aviso final aos torcedores do Sport e do Santa Cruz: o ´detalhe` capaz de definir os clássicos, tão enaltecido por jogadores e técnicos antes dos duelos, pode estar na arquibancada. E assim o futuro do time no restante do campeonato, da temporada. E aí? Onde você vai estar às 16h deste domingo?




Da redação do DIARIO DE PERNAMBUCO

Que abrir que nada! Náutico vence o Central e se garante nas semi do PE2011

Foto: Paulo Paiva/D.A.Press
Que abrir que nada! Quem pensava que o Náutico poderia facilitar a vida do Central para prejudicar o rival Sport, viu o Timbu lutar a todo momento pela vitória na partida deste sábado, nos Aflitos. E conseguiu: venceu por 4 a 3, numa partida emocionante até o final. De quebra, a equipe alvirrubra garantiu presença nas semifinais do PE2011 com duas rodadas de antecipação.

O primeiro tempo do Náutico foi de altos e baixos. O Timbu começou bem, tocando a bola com facilidade e chegando com rapidez ao gol do Central. Tanto que não demorou para Eduardo Ramos abrir o placar, aos 9 minutos. Após passe curto de Ricardo Xavier, ele colocou na frente, invadiu a área e bateu cruzado, sem defesa para Sérvulo.

Parecia mais uma vez que a máquina do Náutico ia engrenar, levando a partida com facilidade. Como em outras oportunidades, porém, o Timbu puxou o freio de mão e diminuiu o ímpeto. A defesa, setor mais modificado da equipe nos últimos jogos, começou a ficar exposta. E não foi preciso que o Central apertasse muito para chegar ao empate. Aos 22, numa descida rápida pela esquerda, Jales recebeu na área e bateu. Douglas defendeu, mas no rebote Wilson Surubim marcou.

O gol sofrido acordou os alvirrubros, que voltaram a jogar bola novamente. Os mesmos toques rápidos e a mesma facilidade para chegar ao gol adversário. Faltava, porém, acertar o gol. Bruno Meneghel até conseguiu, mas estava impedido. Foi preciso Eduardo Ramos fazer a diferença novamente. Aos 42, ele recebeu na área, dominou com categoria, driblou o zagueiro e bateu forte, marcando um golaço.

O Náutico voltou para o segundo tempo mais ligado. A defesa, porém, por pouco não atrapalhou os planos do Alvirrubro. Aos 10, o ataque do Central trocou bolas com afacilidade dentro da área do Timbu. Tarcísio cruzou e Marcinho tocou para o gol, empatando o jogo. O placar de 2 a 2, porém, não era justo. A equipe alvirrubra teve a partida sob seu domínio na etapa final. Aos 16, veio novamente a vantagem no marcador. Após cobrança de escanteio, Jorge Fellipe testou para o gol.

A desvantagem no placar fez o Central cometer o erro capital das equipes que enfrentam o Náutico: se abriu e partiu para o ataque. Jogando em velocidade, o Timbu mais uma vez foi mortal. Aos 25, matou o jogo. Bruno Meneghel foi lançado em profundidade, invadiu a área e bateu cruzado, com força, fazendo 4 a 2.

Quando o jogo parecia definido, o Central colocou uma pitada de emoção na disputa. Em desvantagem no placar, a Patativa não deixou de atacar. Aos 39, Roma fez a festa na defesa alvirrubra, driblou todo mundo e bateu para o gol. A emoção, no entanto, parou por aí. O Timbu fez o que precisava para garantir presença nas semifinais do PE2011.


Náutico

Douglas; Rodrigo Heffner, Walter, Jorge Felipe e Airton; Everton, Derley, Eduardo Ramos (Elicarlos) e William (Deyvid Sascconi); Bruno Meneghel e Ricardo Xavier (Kieza). Técnico: Roberto Fernandes

Central

Sérvulo; Romero, Breno, Elias e Tarcísio; Fernando Pires, Wilson Surubim, Juninho Petrolina (Marcinho) e Vassoura; Jales (Roma) e Erick (Danilo Pitbull). Técnico: Dado Cavalcanti


Local: Aflitos. Árbitro: Carlos Costa. Assistentes: Erich Bandeira e Elan Vieira.Gols: Eduardo Ramos (aos 9 e aos 42 minutos do 1oT), Wilson Surubim (aos 22 minutos do 1oT), Marcinho (aos 10 minutos do 2oT), Jorge Fellipe (aos 16 minutos do 2oT), Bruno Meneghel (aos 25 minutos do 2oT), Roma (aos 39 minutos do 2oT). Cartões amarelos: Eduardo Ramos, Walter, Derley, Kieza, Rodrigo Heffner, Jorge Fellipe (N), Fernando Pires, Vassoura, Wilson Surubim e Breno (C). Cartão vermelho: Público: 14.593. Renda:R$ 62.870.



Da redação do DIARIO DE PERNAMBUCO