sexta-feira, 19 de abril de 2019

MORRE, AOS 40 ANOS, O FUNKEIRO MC SAPÃO

Foto: Reprodução/Instagram


Morreu, nesta sexta-feira (19), aos 40 anos, o funkeiro Jefferson Fernandes Luiz, mais conhecido como MC Sapão. Ele estava internado no Hospital municipal Rocha Faria, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, com quadro de pneumonia.
A morte foi confirmada pela assessoria dele. "É com grande pesar que informamos o falecimento do cantor MC Sapão. Peço à imprensa que aguarde as nossas informações oficiais, pois estamos comunicando a família e os filhos ainda não tomaram conhecimento", dizia o comunicado.
De acordo com nota oficial da equipe de Sapão, "ele deu entrada no hospital, com quadro de pneumonia e estava no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da unidade". Sapão, que ainda sofria com quadro de obesidade e diabetes, estava em turnê e com divulgação da sua nova música Deixa ela dançar, em parceria com o cantor venezuelano Labarca.
"Devido as variações de temperatura referente das localidades dos shows, contraiu uma gripe desencadeou uma pneumonia. O cantor retornava de um show com sua banda e equipe na van, que levaram para o hospital mais próximo, no caso o Rocha Faria", ainda dizia o comunicado.

Homem é preso com vários comprimidos de ecstasy

Foto: PMPE


Policiais Militares do 26ºBPM acabaram de prender um homem suspeito de tráfico interestadual de drogas. 

O efetivo foi acionado após uma denúncia anônima informar que o suspeito havia pego uma condução no Terminal Integrado de ônibus(TIP), no Curado,  e saído em deslocamento para a cidade de João Pessoa, na Paraíba, em busca dos materiais ilícitos. 

O homem  já estava retornando a Pernambuco, quando a equipe do 26° BPM (ROESP), juntamente com apoio da Polícia Rodoviária Federal e de policiais militares do Canil, montaram um bloqueio próximo ao distrito de Botafogo, em Igarassu-PE, para a interceptação do suspeito.

Após algumas abordagens, o homem foi encontrado com 218 comprimidos de ecstasy. 

A ocorrência está sendo encaminhada, neste exato momento,  para  a DP de Paulista.

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Festa da Pitomba chega à 362ª edição com programação religiosa e show gratuitos


Um dos mais tradicionais eventos do município do Jaboatão dos Guararapes e do calendário religioso de Pernambuco, a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, popularmente conhecida como Festa da Pitomba, chega a sua 362ª edição neste domingo de Páscoa (21). O festejo, realizado anualmente em homenagem à padroeira do bairro de Prazeres, no Parque Histórico Nacional dos Guararapes, se estende ao longo de nove dias, e terá início com a procissão da Bandeira de Nossa Senhora dos Prazeres. Em paralelo às atividades religiosas, serão realizados, a partir da próxima quinta-feira (18), das 20h à 0h, shows com mais de 30 artistas, entre os quais, Elba Ramalho, Pablo, Michele Melo, Rogério Som, Troinha, Sedutora, Forró Quentinho, Amigos Sertanejos e Petrúcio Amorim.



O ciclo de atividades religiosas se estenderá ao longo dos nove dias de programação e contará, também, com apresentações musicais, entre elas, dos padres Damião Silva e João Carlos e do Frei Rosivaldo. Uma grande procissão da imagem de Nossa Senhora dos Prazeres, ponto alto dos cortejos, marcará o encerramento da festa, quando fieis, em caminhada, farão, no início da noite da segunda-feira (29), um percurso entre a Estrada da Batalha e a Avenida Barreto de Menezes. Na chegada da procissão, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, celebrará a Bênção do Santíssimo, seguida por um Show de Louvor.


Secretarias municipais irão promover diversas ações conjuntas ao longo dos dias de festa. Equipes da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes estarão presentes no evento prestando orientações sobre medidas de combate à violência contra a mulher, criança e adolescente.

Trânsito

A Secretaria Executiva de Mobilidade e Ordem Pública do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com o 6º Batalhão da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros de Pernambuco, montou um grande esquema de segurança e mobilidade para a festa. Ao todo, 1.800 profissionais estão atuando para garantir a tranquilidade do evento, sendo 270 guardas municipais, 270 agentes de trânsito, 780 policiais militares, 45 bombeiros e 20 policiais civis, além de 415 seguranças particulares. Serão empregadas duas bases móveis de videomonitoramento da Guarda Municipal, uma delegacia móvel da Polícia Civil e cerca de 40 viaturas das forças de segurança.

História

Realizada há 362 anos, a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres é considerada como uma das mais tradicionais manifestações culturais de Pernambuco. O evento religioso acontece sempre nos primeiros 10 dias da Semana Santa, no Parque Histórico Nacional dos Guararapes, patrimônio histórico brasileiro. Conhecida nacionalmente, a comemoração católica passou a ser popularmente chamada de Festa da Pitomba por acontecer na época de colheita da fruta tropical, largamente consumida no nordeste brasileiro.

A origem da festa está relacionada com o episódio da batalha entre soldados brasileiros e invasores holandeses. De acordo com a tradição, Nossa Senhora dos Prazeres fez uma milagrosa aparição aos soldados, diante do Monte Guararapes, para proteger e fortalecer as tropas contra os inimigos estrangeiros. Após a aparição da Virgem, o comandante Francisco de Menezes, em ação de agradecimento, mandou edificar uma capela-mor, em homenagem à santa. No documento, emitido em 8 de novembro de 1656, o general Francisco pediu que todos os anos houvesse um grande festejo com muita pompa em homenagem à Santa. A partir daí, os monges passaram a realizar a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres.

Programação

Atividades Religiosas


Dia 21/04

Abertura da Festa de Nossa Senhora dos Prazeres
15h – Procissão da Bandeira, saindo da Matriz de Nossa Senhora do Rosário  – Novo Guararapes –  Prazeres, com destino ao Santuário
17h – Chegada ao Santuário, hasteamento da Bandeira, Missa Campal. Celebrante: Dom Limacêdo Antônio da Silva – Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife
Presidentes da Bandeira: José Maciel de Santana e Maria Cristina da Silva

Dia 22/04

19h – Novena de Nossa Senhora dos Prazeres
19h30h – Celebração Eucarística
Subtema: A Virgem Maria e a vivência da fé
Celebrante: Pe. João Carlos Ribeiro Rodrigues, SDB – Diretor Presidente da AMA
Noiteiros: Família Soares, Associação Missionária Amanhecer, Pastoral do Batismo e Equipe da Lanchonete do Santuário

Dia 23/04

19h – Novena de Nossa Senhora dos Prazeres
19h30 – Celebração Eucarística
Subtema: Maria – Mãe de Cristo, Mãe da Igreja
Celebrante: Pe. Damião Silva – Pároco da Paróquia Santo Amaro – Jaboatão dos Guararapes
Noiteiros: Paróquia Santo Amaro – Jaboatão dos Guararapes e Ministério de Música

Dia 24/04

19h – Novena de Nossa Senhora dos Prazeres
19h30h – Celebração Eucarística
Subtema: Porque a fé sem obras é morta
Celebrante: Pe. Fábio dos Santos – Pároco da Paroquia de Nossa Senhora do Rosário
Noiteiros: Paróquia de Nossa Senhora do Rosário – Novo Guararapes, Grupo dos Acólitos e Grupo das Mães que Oram, do Santuário

Dia 25/04

19h – Novena de Nossa Senhora dos Prazeres
19h30 – Celebração Eucarística
Subtema: Sei em quem pus minha fé
Celebrante: Pe. Gerson Aparecido dos Santos – Pároco da Paróquia de Santo Antônio – Prazeres
Noiteiro:  Paróquia de Santo Antônio - Prazeres, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão do Santuário

Dia 26/04

19h – Novena de Nossa Senhora dos Prazeres
19h30 – Celebração Eucarística
Subtema: Como viver e testemunhar a fé em Cristo no dia a dia?
Celebrante: Pe. Rosivaldo Torres de Lima – Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Beberibe
Noiteiros: Paróquia de Nossa Senhora da Conceição - Beberibe, Paróquia de Nossa Senhora do Carmo – Cajueiro Seco, Apostolado da Oração e Terço dos Homens do Santuário

Dia 27/04

16h – Celebração Eucarística
Subtema: Eu Creio em Deus Pai
Celebrante: Dom Marcos Ferreira do Carmo, OSB. – Reitor do Santuário
19h – Novena de Nossa Senhora dos Prazeres
19h30 – Celebração Eucarística
Subtema: Creio em Jesus Cristo, Filho único de Deus
Celebrante: Pe. Josenilson Antônio da Silva – Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário – Muribeca
Noiteiros: Paróquia de Nossa Senhora do Rosário – Muribeca e Equipe de Liturgia do Santuário

Dia 28/04

07h30 – Celebração Eucarística
Celebrante: Dom Marcos Ferreira do Carmo, OSB. – Reitor do Santuário
11h – Celebração Eucarística
Celebrante: Dom Policarpo Ribeiro de Menezes, OSB
16h – Celebração Eucarística
Celebrante: Dom José Antero Floriano, OSB
19h – Novena de Nossa Senhora dos Prazeres
19h30 – Celebração Eucarística
Celebrante: Pe. Kaio Henrique Cavalcanti Duarte – Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Paz – Afogados
Noiteiros: Paróquia de Nossa Senhora da Paz – Afogados,  Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes e Amigos do Santuário

Dia 29/04

8h – Celebração Eucarística
Celebrante: Pe. Ivan de Medeiros Júnior
Convidados: Comando Militar do  Nordeste e 7ª Região Militar do Nordeste
10h –  Celebração Eucarística
Celebrante: Dom Luiz Pedro Soares, OSB – Abade do Mosteiro de São Bento de Olinda
15h –  Celebração Eucarística – Missa de Encerramento
Celebrante: Exmo. Revmo. Senhor Dom Antônio Fernando Saburido, OSB. – Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Olinda e Recife. Em seguida, procissão com a venerável Imagem de Nossa Senhora dos Prazeres. Saída do Santuário, percorrendo a Estrada da Batalha, Avenida Barreto de Menezes, no sentido Cajá, com destino ao Santuário. Na chegada da procissão, Bênção do Santíssimo e com Show de Louvor.

Polo Cultural

Dia 25/04
Fauzen Zaidan
Banda Ilíada

Dia 26/04
Forró Quentinho

Dia 27/04
Turma Social
Diana Rhister

Dia 28/04
Bete de Castro (Show Infantil)
Léo Nascimento

Polo Artístico 

Dia 25/04
Pablo
Torpedo
Roginho

Dia 26/04
Amigos Sertanejos
Eduarda Alves
Troinha
Sedutora

Dia 27/04
Elba Ramalho
Almir Rouche
Gustavo Travassos
Patusco

Dia 28/04
Kitara
Elvis
Michele Melo
Tocha
Japão
Vitinho Polêmico

Dia 29/04
Rogério Som
Petrúcio Amorim
Nádia Maia
Irah Caldeira
Pecinho

terça-feira, 16 de abril de 2019

Jaboatão lidera ranking da transparência do TCE

Foto: Chico Bezerra/PJG

O Portal da Transparência da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes alcançou o primeiro lugar no ranking do Tribunal de Contas do Estado (TCE), divulgado nesta terça-feira (16). A avaliação, relativa ao ano de 2018, observou portais de 184 cidades pernambucanas. Jaboatão registrou 656 de um total de 696 pontos possíveis, resultado que alçou o município à liderança, tendo ultrapassado, inclusive, a cidade do Recife.O índice do TCE avalia a quantidade e a qualidade das informações disponibilizadas pelas prefeituras via Portal da Transparência.
Entre os itens analisados, estão o fornecimento de dados independentemente de requerimentos, mediante provocação (por meio do Serviço de Informação ao Cidadão) e de ferramentas que permitam o acesso aos conteúdos por pessoas com necessidades especiais.
De acordo com o prefeito Anderson Ferreira, o resultado consolida o município como referência na transparência de informações entre as prefeituras pernambucanas. “Desde o início da nossa gestão, temos trabalhado duro e apresentado resultados nas mais diversas áreas. Esse reconhecimento, por parte do Tribunal de Contas, atesta a nossa responsabilidade com dinheiro público e a forma inteligente com a qual conduzimos e priorizamos investimentos. Iremos continuar aperfeiçoando nosso portal por entendermos a importância da prestação de contas à sociedade”, pontuou o prefeito.

domingo, 14 de abril de 2019

Caroll Gomes ganha Prata em Maceió-AL



A Triatleta jaboatonense Caroll Gomes conquistou na manhã deste domingo a inédita medalha de prata no Brasileiro de Triathlon em Maceió-AL.

A representante da cidade do Jaboatão dos Guararapes e do Bairro do Curado sobe ao pódio no Triathlon Nacional.

No próximo dia 12 de maio participará de mais uma etapa do Brasileiro de Triathlon que será realizado no Rio de Janeiro.

Parabéns Caroll!!!

Ficaremos na torcida mais uma vez!



Da redação do Blog do Léo Lima

Avianca cancela 180 voos até quarta-feira; passageiros podem pedir reembolso



No portal da internet, avianca.com.br, a empresa detalhou quais voos foram afetados e explicou que os cancelamentos são devido a uma “possível redução de frota”.


Aos passageiros afetados com os cancelamentos, a companhia orientou que quem efetuou a compra por agência ou site de viagem, deve procurar a empresa. Mas, quem comprou diretamente na Avianca, no site, aplicativo ou presencialmente, deve pedir o reembolso no site avianca.com.br/reembolso. No formulário, selecionar o motivo “Cancelamento de voo gerado pela Avianca”.


Essa redução de frota que a empresa cita é devido à ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, que determinou o cancelamento de matrícula de dez aviões da Avianca.


A ação atende a uma decisão judicial, depois que foi pedida a reintegração de posse das aeronaves. 

Uma devolução já foi efetuada na última quinta-feira (11) e as demais neste domingo.


A ANAC ainda determinou que a Avianca suspenda a venda de voos que seriam feitos com as dez aeronaves e divulgue os voos alterados ou cancelados. A Avianca informou que a lista de voos cancelados vai ser atualizada diariamente.


A empresa passa por um processo de recuperação judicial, e acumula dívidas de mais de R$ 1 bilhão.


No início do mês, os credores aprovaram o plano de recuperação judicial, que prevê a divisão da empresa, com a criação de sete unidades produtivas isoladas, a serem leiloadas. Assim, o comprador de cada unidade não se responsabiliza com as dívidas da empresa, segundo a lei de falência.

Oito voos operados pela companhia que sairiam do Recife entre domingo (14) e a quarta-feira (17) foram cancelados pela empresa.

Maior avião do mundo decola pela primeira vez



O maior avião do mundo, o Stratolaunch, realizou seu primeiro voo na manhã de hoje, no deserto de Mojave, na Califórnia. O gigante conta com uma fuselagem dupla de 73 metros de comprimento, 117 metros de envergadura, trem de pouso com 28 pneus, possui peso máximo de decolagem de 589,7 toneladas e capacidade para transportar uma carga útil de até 250 toneladas. O projeto é o maior concebido em toda a história da aviação.

Aeronave possuí envergadura de 117 metros e fuselagem dupla



O modelo foi construído para lançar veículos especiais, em especial satélites em diversas órbitas e cargas espaciais pesadas. O intuito é reduzir os custos com lançamento, já que o Stratolaunch poderá se movimentar para qualquer parte do globo para se posicionar no melhor local para o lançamento.


Projeto foi concebido para lançar cargas espaciais. 

Na ilustração proposta para transporte do veículo tripulado DreamChaser, da SNC.

DERIVADO DO 747-400

O estranho avião foi construído a partir de dois Boeing 747-400, que forneceram os seis motores Pratt & Whitney PW4056, os dois cockpits e todo o deck tripulado, suíte de aviônicos, o complexo sistema de trem de pouso, entre outros. Os engenheiros optaram por uma versão que utilizasse o máximo de componentes e sistemas existentes para reduzir os custos de produção e manutenção. O cockpit tripulado fica na fuselagem direita, onde as equipes técnicas trabalham. O lado esquerdo, por ora, está vazia e sem pressurização.





Fonte: Aero Magazine