sábado, 7 de janeiro de 2023

Procissão e Santa Missa dão início à 425ª Festa de Santo Amaro, no Jaboatão

Fotos: Leandro de Santana/PJG 

A Procissão da Bandeira deu início à 425° Festa do Glorioso Santo Amaro, nesta sexta-feira (6), pelas ruas de Jaboatão Centro. As homenagens ao padroeiro do Jaboatão dos Guararapes seguem até o dia 15, com diversas celebrações eucarísticas, como missas, novenas e procissões na Igreja Matriz de Santo Amaro. O cortejo partiu da Capela de Santa Luzia e seguiu até a Igreja Matriz e por onde passava os fiéis prestavam reverência ao padroeiro.

A Santa Missa iniciou às 20h, celebrada pelo padre Damião Silva, no altar montado em frente à Igreja Matriz. A dona de casa Maria Rita acompanhou a procissão, durante todo o percurso de uma hora e meia e a missa. “Venho pra Festa de Santo Amaro há mais de 20 anos e senti muita falta nesses dois anos que não teve por causa da covid. Mas todos nós temos muito a agradecer, porque passamos por esse tormento e estamos aqui. Santo Amaro nos protegeu”, disse Rita.




Neste sábado, a programação continua com a adoração ao Santíssimo Sacramento a partir das 17h e a Novena de Santo Amaro. Às 18h, uma procissão parte da Paróquia Nossa Senhora do Rosário em direção à Igreja Matriz. Por fim, os fiéis acompanham a Santa Missa às 19h, presidida pelo Pe. Kaio Cavalcanti.

O prefeito Mano Medeiros acompanhou a Procissão da Bandeira ao lado do pároco da Matriz de Santo Amaro, padre Rogério Silva, e falou sobre a importância desse momento para a comunidade católica. “Os devotos de Santo Amaro aguardavam por esse momento há dois anos, em virtude da pandemia, para prestar as homenagens e agradecer pelas graças alcançadas. Este ano estamos realizando esta bela festa, que que reúne tantas famílias em Jaboatão Centro”, falou o gestor.

Durante todo o período de festa, as celebrações também serão transmitidas ao vivo pelo Canal no YouTube da Paróquia de Santo Amaro, disponível no link https://www.youtube.com/channel/UCTfjYYutahuIhC-Q1pSf0rg.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Jaboatão implanta sistema inteligente de prevenção a desastres em áreas de encostas e alagados, utilizando App que emite alerta via celular

Fotos: Chico Bezerra/PJG

Moradores do Jaboatão dos Guararapes vão contar com um sistema inteligente de prevenção de desastres, ainda neste mês. Uma Estação de Dados Hidro/Sísmico/Meteorológica passará a monitorar áreas de risco de deslizamento de terra e alagamentos no município, com acompanhamento em tempo real não apenas pela Defesa Civil do Jaboatão, mas também por todas as pessoas interessadas. Por meio de aplicativo, a população terá uma ferramenta de alerta e de informação na palma da mão, para enfrentar o próximo inverno. O sistema foi desenvolvido pela startup Porang e Universidade de Pernambuco, núcleo de Caruaru, com financiamento de R$ 597 mil da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe).


Na próxima semana, a equipe envolvida no projeto visitará diversas áreas, para escolher os locais de instalação dos sensores. “Por meio da Inteligência Artificial e Internet das Coisas (lot) conseguimos estruturar um sistema sob medida para Jaboatão. Já alimentamos nossa base de dados com informações do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e agora vamos identificar, junto com a Defesa Civil, os pontos onde instalaremos dez torres, cada uma com 50 sensores”, salienta Jorge Orengo, CEO da Porang, em reunião com o prefeito Mano Medeiros e equipe, nesta quarta-feira.



Segundo Jorge, os sensores atingem três níveis de solo e alcançam até 5 quilômetros de extensão. “Eles medem a permeabilidade da água, a temperatura e a umidade, identificando movimentações de massa e até barulho de vazamento de água (em caso de um cano estourado). Com isso, é possível alertar a população para sair de casa, com antecedência mínima de duas horas, mas futuramente queremos ampliar para até seis horas de antecipação do alerta”, informa. O professor da UPE de Caruaru Fernando Pontual, que atuou junto com Jorge no desenvolvimento do sistema, complementa: “O alerta já pode estabelecer para qual abrigo as pessoas devem se dirigir e a melhor rota a seguir”.

 

“Nosso maior objetivo é salvar vidas e a informação antecipada tanto para nós quanto para a população vai contribuir muito para isso, sobretudo porque chegará antes do inverno”, destaca o prefeito Mano. “Esse sistema vem complementar as várias frentes em  que estamos atuando para enfrentar o inverno. São obras de contenção, de drenagem e pavimentação, urbanização e ações educativas de prevenção. É importante que a população colabore, seguindo nossos alertas e evitando permanecer nas áreas de risco, em momentos críticos”.

 

O sistema vem com uma sala de informação, onde a prefeitura poderá repassar uma série de informações aos moradores e à imprensa em geral. E também poderá ter novas soluções incorporadas, futuramente. Assim que a Estação estiver funcionando, o app será disponibilizado para a população baixá-lo e começar a utilizá-lo. Em caso de alerta, o usuário receberá notificação.

“João Campos e o PSB não entenderam o resultado das eleições”, diz Anderson Ferreira

Foto: Divulgação

O presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, foi duro ao se referir às declarações que circularam na imprensa de que o prefeito João Campos poderia ter interesse ou vir a intervir de alguma forma na eleição da Assembleia Legislativa de Pernambuco, em função das bancadas do PSB e do PT. Para Anderson, o resultado das eleições de outubro tem que ser visto de forma clara: “O povo pernambucano fez o seu julgamento sobre os 16 anos do PSB à frente do estado e a realidade foi que o candidato do prefeito chegou em penúltimo lugar, demonstrando a fadiga e o cansaço de uma gestão que se rendeu a todos os interesses, menos aos mais legítimos: os da população”.

“Para quem teve apenas dois anos de mandato como deputado federal e dois anos como prefeito, João fala muito e faz pouco. Ele deveria estar mais preocupado em apresentar resultados na capital e não no processo político. Isso é uma falta de respeito inclusive com o povo do Recife”, destacou Anderson.

Celebrações da 425° Festa de Santo Amaro no Jaboatão começam nesta sexta-feira

 

Fotos: Chico Bezerra/PJG 

Um dos eventos mais importantes e tradicionais do calendário religioso do estado, a Festa do Glorioso Santo Amaro, inicia nesta sexta-feira (6) a sua 425° edição no Jaboatão dos Guararapes. Durante os dez dias de comemorações, o público contará com diversas celebrações eucarísticas, como missas, novenas e procissões, que acontecem até o dia 15, data em que se homenageia o padroeiro do município. A programação também terá apresentações do Padre Damião Silva Padre João Carlos e Dudu do Acordeon, no altar montado em frente à Igreja Matriz de Santo Amaro.

De acordo com o prefeito Mano Medeiros, o apoio da prefeitura na realização do evento traz enorme satisfação. "Depois de dois anos seguidos com restrições devido à pandemia, é muito gratificante viver essa festa mais uma vez. A gestão municipal sempre apoiou esse evento por ser um momento de renovação de fé do fiéis a Santo Amaro e da comunidade católica”, afirma.  

Nesta sexta-feira (6), as celebrações começam às 17h, com a Noite da Bandeira e a adoração ao Santíssio Sacramento, na Capela Santa Luzia, seguida da Novena de Santo Amaro. Às 18h, a Procissão da Bandeira parte da capela até a Igreja Matriz de Santo Amaro. Por fim, a partir das 19h, será celebrada a Santa Missa, presidida pelo Padre Damião Silva.

A programação religiosa segue durante toda a semana, e no dia 14, além da Novena de Santo Amaro e a Adoração do Santíssimo Sacramento, os fiéis assistirão à Santa Missa, presidida pelo Padre Paulo Henrique. As festividades do dia contam com o apoio da Prefeitura do Jaboatão, a Câmara Municipal de Vereadores e do Rotary Club.


O domingo (15) marca o Dia de Santo Amaro e o encerramento da festa, com todas as missas sendo realizadas na Igreja Matriz. Os fiéis participarão de celebrações eucarísticas às 6h, 6h30, 10h, 16h e 18h, quando uma procissão parte da Matriz e percorre as principais ruas da cidade. Às 19h, o arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, celebrará uma missa solene. Todas as celebrações também serão transmitidas ao vivo pelo Canal no YouTube da Paróquia de Santo Amaro, disponível no link https://www.youtube.com/channel/UCTfjYYutahuIhC-Q1pSf0rg.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Novo Atacarejo anuncia mais uma unidade no Jaboatão

Foto: Leandro de Santana/PJG

O município do Jaboatão dos Guararapes ganhará a segunda unidade da Rede Novo Atacarejo, desta vez no bairro de Santo Aleixo, numa área próxima à BR-232. As obras iniciarão segunda-feira (9) e a previsão de conclusão é ainda neste primeiro semestre. O anúncio foi feito durante reunião entre o prefeito Mano Medeiros e o CEO do Novo Atacarejo, Daniel Costa, no Complexo Administrativo, nesta quarta-feira (4).

A nova filial será construída numa área de 23 mil metros quadrados, dos quais 9 mil m2 serão destinados à loja, num investimento aproximado de R$ 60 milhões. Na reunião, ficou acertado que os 300 empregos diretos serão criados através da Agência do Trabalhador do município, priorizando a mão de obra jaboatonense. A seleção dos trabalhadores começará num prazo de 60 dias. Outros 1.500 empregos indiretos serão gerados quando a unidade iniciar as operações.

“Em setembro do ano passado, abrimos a nossa primeira loja no Jaboatão e estamos iniciando a construção da segunda. Nossa meta é ter cinco unidades no município e estamos procurando novos espaços. A escolha pelo bairro de Santo Aleixo se deu por estar na região de Jaboatão Centro e ter uma população densa, com o perfil do consumidor do Novo Atacarejo. Na conversa com o prefeito Mano Medeiros, reafirmamos o compromisso de gerar empregos em Jaboatão, oferecer produtos com qualidade e preços acessíveis”, disse Daniel Costa.

O prefeito Mano falou sobre a importância para Jaboatão em ganhar mais um empreendimento do porte do Novo Atacarejo. “Nosso município é um atrativo para grandes investimentos, não só por estar situado numa área privilegiada, mas por ter a segunda maior população do Estado. O Novo Atacarejo indentifica em Jaboatão uma oportunidade de expansão, tanto que prevê construir cinco lojas e já iniciará a obra da segunda unidade, na próxima segunda-feira. Além disso, tivemos a garantia de que será priorizada a mão de obra local e colocamos a Agência do Trabalhador à disposição para fazer a seleção dos profissionais”, ressaltou.

Jaboatão realiza obra em ruas do Loteamento Grande Recife

Foto: Divulgação/PMJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, está realizando uma importante obra nas Ruas Jaqueline e Nanufar, situadas no Loteamento Grande Recife, em Sucupira. Nesta primeira fase, está sendo realizada a construção de um sistema auxiliar de drenagem e em seguida, as duas vias serão pavimentadas. A previsão para a conclusão da obra nestas ruas é o final do mês de fevereiro.

A alternativa para o escoamento das águas é necessária, pois anos atrás, moradores da região construíram residências sobre o canal, o que impede a realização de intervenções para limpeza e retirada de entulhos. 

Além de facilitar o processo de manutenção do canal, o novo sistema auxiliar evitará, entre outros problemas, que as ruas Jaqueline e Nanufar sofram inundações nos períodos de chuva.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

União e Solidariedade para transformar vidas


Para muitos, a palavra Solidariedade é um sentimento que mobiliza e une pessoas em torno de causas e de iniciativas em favor de alguém. Diz respeito à identificação com o sofrimento do outro e, principalmente, a estar disposto a ajudar, acompanhar ou defender outra pessoa. É esse sentimento que tem sustentado o trabalho da Legião da Boa Vontade (LBV), que neste mês de janeiro (1º) completa 73 anos de serviços ininterruptos em prol das comunidades em situação de vulnerabilidade social. 

Além do atendimento socioeducacional realizado em suas 82 unidades no Brasil, a Instituição leva ajuda humanitária onde o povo mais precisa por meio de suas campanhas de mobilização social e de caráter emergencial, auxiliando também famílias assistidas por entidades parceiras da Instituição. Ao longo do ano, a LBV promove ações para combater as desigualdades sociais a fim de que as populações mais vulneráveis tenham mais qualidade de vida e oportunidades iguais.  

É por meio de seus serviços e programas, dos atendimentos psicossociais, do acompanhamento às famílias, dos encaminhamentos necessários e de uma escuta sensível e ativa que a LBV faz a diferença na vida de muitas pessoas. Diariamente, a Entidade desenvolve ações de atendimento a pessoas de todas as faixas etárias, a começar pela primeira fase da vida, quando bebê até a mais tenra idade. É em ambientes seguros e saudáveis que bebês e seus cuidadores, crianças, adolescentes, adultos e idosos têm a oportunidade de crescimento e de ter seus direitos assegurados.  

Vale destacar que todo esse trabalho é firmado na Espiritualidade Ecumênica, ou seja, em valores fraternos como Amor, Solidariedade, União, empatia, respeito mútuo e compaixão. A LBV dedica um agradecimento especial a todos os doadores, colaboradores, apoiadores, voluntários, parceiros e Amigos de Boa Vontade que fazem parte dessa história. Saiba mais acessando o sitewww.lbv.org ou @LBVBrasil nas redes sociais. Faça parte do nosso time solidário! 

Dia de Ação de Graças reúne cristãos no Jaboatão

Foto: Chico Bezerra/PMJG

O Dia de Ação de Graças marcou a chegada de 2023 no Jaboatão dos Guararapes, neste domingo (1), no Centro Cultural Miguel Arraes. Essa 4ª edição também foi a retomada do evento, que faz parte do calendário municipal e é voltado ao público cristão, após dois anos sem a Prefeitura poder realizá-lo por causa da pandemia da Covid-19. 

Entre as atrações, o Pregador Lou e Davi Sacer subiram ao palco para cantar seus sucessos. Também se apresentaram Emerson Augusto, Matuto de Jesus, Pedro Paulo e Eliane Werner.

“Retomamos o Dia de Ação de Graças, neste ano, depois desse tempo de espera. Esse é um momento especial, quando as famílias podem louvar a Deus, agradecer pelas bençãos alcançadas e pedir para que tenhamos um 2023 de muita paz”, disse o prefeito Mano Medeiros.

"Prazer está aqui em Jaboatão, crendo e profetizando bênçãos pro ano que chegou, um privilégio poder participar dessa festa, tudo muito lindo", comentou o cantor Davi Sacer.

"Fiquei muito emocionada, senti a presença de Deus nesse lugar. Foi uma verdadeira benção", disse Maria José Oliveira da Silva, que tem 80 anos.

domingo, 1 de janeiro de 2023

Réveillon do Jaboatão, em Candeias, marca chegada de 2023

Foto: Leandro de Santana/PMJG

A entrada de 2023, no município do Jaboatão dos Guararapes, neste domingo, foi marcada por uma grande festa embalada pelos sucessos de Nattan, Priscila Senna e Raphaela Santos, no palco montado na orla de Candeias. Nem a chuva que caiu durante a noite afastou o público, que lotou a praia de Candeias. 

A festa da virada começou às 18h no Pólo Infantil, onde as famílias puderam se divertir com brincadeiras e muita música. O pólo foi montado próximo ao Mercado do Peixe e foi a prévia do que viria até as às 4h, no palco principal do evento.

Às 19h, Marcelo Pernambucano e a Orquestra 90º deram início ao Réveillon tocando muito frevo, no palco principal. Em seguida, Allan Carlos subiu ao animou o público com repertório de carnaval.

Às 22h30, teve início o show de Nattan e o público foi ao delírio, com seus sucessos, entre os quais Tem Cabaré Essa Noite. O cantor cearense, em seguida, deu lugar à pernambucana Priscila Senna, que ficou encarregada de fazer a contagem regressiva da passagem de ano. Às 2h deste domingo, Raphaela Santos entrou em cena e cantou até às 4h.

“Tivemos um grande Réveillon, mantendo a tradição dos anos anteriores, com milhares de pessoas em Candeias, atrações de peso e muita tranquilidade. Foi realmente uma noite de festa e confraternização para desejar que 2023 seja um ano de prosperidade e de muita paz. Nosso compromisso é continuar trabalhando com muitas obras, projetos e programas que possam transformar a vida dos jaboatonenses”, ressaltou o prefeito Mano Medeiros. O ex-prefeito do Jaboatão, Anderson Ferreira, também prestigiou o Réveillon e circulou na área do evento.

Allan Carlos falou da alegria de cantar para o público jaboatonense. "Uma alegria imensa cantar na festa de Réveillon de Jaboatão. Sinto que fui abraçado pelo público. Uma festa linda", comentou.

O cantor Nattan, pela primeira vez em Jaboatão, falou da sua experiência no evento. "Surreal, bom demais. A animação da galera, estou muito feliz! Primeira vez de muitas", enfatizou Nattan.

Priscila Senna também comentou sobre a responsabilidade de fazer a virada de ano. Fiquei feliz e ansiosa ao subir no palco. A foi linda, lotada de gente e ainda tive a responsabilidade de fazer a virada. Obrigada pelo carinho", comentou a cantora.

“O Réveillon daqui de Candeias foi maravilhoso. Teve muita gente, mas foi muito tranquilo e seguro. Vim nos anos anteriores, mas tivemos que esperar por dois anos por causa da pandemia da Covid, mas agora podemos comemorar mais uma virada de ano com a nossa família. Que 2023 seja um ano de paz, de saúde para em estamos de volta ano que vem”, disse Gerson Oliveira