sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Salsicha da VW: como é feito o produto mais vendido da montadora alemã


Em 2019, novamente o produto mais vendido da Volkswagen em todo o mundo não foi um carro. O item com mais unidades comercializadas pela marca foi a salsicha produzida na fábrica de Wolfsburg, na Alemanha - onde fica a sede da montadora europeia.
Para se ter uma ideia, o embutido, que tem receita exclusiva, somou 6,81 milhões de unidades fabricadas no ano passado.
A quantidade supera as vendas totais de veículos da VW no período, que chegaram a 6,28 milhões de exemplares em todos os países onde a montadora está presente. O recorde é de 2015, quando 7,2 milhões de embutidos foram produzidos pela empresa.
A Volkswagen fabrica as salsichas, do tipo currywurst, desde 1973. Inicialmente, elas eram feitas apenas para consumo dos funcionários da unidade em Wolfsburg, nos 17 restaurantes da fábrica. Porém, há anos são vendidas em lojas de conveniência e outros pontos de comércio da Alemanha.
Algumas concessionárias, inclusive, têm a tradição de presentear clientes com o alimento. O alimento tem até código de identificação no catálogo de peças da empresa: 199 398 500 A.
De acordo com a montadora, a capital Berlim é uma das maiores consumidoras da salsicha, cuja receita leva temperos como curry, condimento muito popular na Alemanha, e outras especiarias. Geralmente, é servida com acompanhamento de batatas fritas e ketchup.
As salsichas são feitas três vezes por semana com carne de porco em um açougue instalado dentro da fábrica em Wolfsburg.
Aproximadamente 30 funcionários participam da produção, a maioria formada por açougueiros treinados.
Após receberem os condimentos e ganharem o formato final, os embutidos passam por defumação com madeira de verdade durante cerca de cem minutos. Em seguida, o alimento é pesado e embalado para envio a outras instalações da Volkswagen e clientes em geral. Em média, são fabricadas 18 mil salsichas a cada dia de trabalho.
Segundo a Volks, um dos segredos para a qualidade do produto está no baixo percentual de gordura, de apenas 20%, enquanto a média das salsichas fabricadas na Alemanha traz 35%.
Tanta tradição, porém, foi quebrada em nome dos novos tempos: a Volkswagen também fabrica salsichas vegetarianas para agradar quem não come carne.

Fonte: UOL

Prefeitura amplia número de atendimentos do programa Mais Jaboatão

Foto: Chico Bezerra/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes aumentará a capacidade de atendimentos do programa Mais Jaboatão, que oferece serviços gratuitos em diversas áreas à população, sempre aos sábados, em formato de mutirão. A ação, realizada três vezes ao mês, conseguiu, somente em 2019, efetivar mais de 43 mil atendimentos. A meta para este ano é ampliar esse número em 20%, devido à inclusão de novos serviços. A primeira edição de 2020 acontecerá neste sábado (1º) na Estação Cidadania, no bairro de Dois Carneiros, das 8h às 12h.

A novidade deste ano é a presença do ônibus odontoclínico, equipado para realizar procedimentos odontológicos de baixa complexidade. Além disso, a população pode contar com exames de mamografia e oftalmológicos, atendimento com clínico geral, vacinação, aferição de pressão arterial, testes rápidos para doenças sexualmente transmissíveis, solicitação para emissão de segunda via de documentos oficiais, orientação sobre programas sociais e defesa do consumidor, entre outros. Ao todo, são mais de 40 serviços disponíveis. 

“Estamos iniciando mais uma edição do programa Mais Jaboatão, neste sábado, para continuar levando nossas ações diretamente às comunidades. Dessa forma, a população terá, ao longo do ano, acesso mais fácil aos atendimentos e uma atenção especial em áreas como saúde, estética, ação social e cidadania. Escolhemos a Estação Cidadania como local desse primeiro Mais Jaboatão de 2020 por ser um equipamento recém-inaugurado e que já vem sendo muito utilizado pelos moradores da comunidade”, destacou o prefeito Anderson Ferreira.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Suspeitos perigosos são presos com várias armas em Maraial


Em operação conjunta com a Polícia Civil, policiais militares do 10º BPM prenderam, em Maraial, na Mata Sul, quatro homens e apreenderam um adolescente por associação criminosa, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. 

 A ocorrência se deu durante o cumprimento de mandado de prisão de dois dos envolvidos, que seriam integrantes da chamada facção dos “Gêmeos de Gaibu”, às 5h30 da manhã desta quinta-feira (30/01),  e o grupo estava todo em uma mesma residência, onde contavam com um verdadeiro arsenal.

Os suspeitos são conhecidos por levar o terror à comunidade, principalmente na chamada Rua da Fumaça, e são apontados como responsáveis por vários homicídios, em disputa por espaço no tráfico de drogas.  

Com eles, os policiais apreenderam um rifle calibre 556, uma espingarda calibre 12 com cano cerrado, uma pistola calibre  380, um revólver calibre 38, uma pistola calibre 22, além de farta munição, radiocomunicadores e balaclavas. 

Havia ainda, com o grupo, 85 big bigs de maconha mais uma sacola com 105g da droga, 60 pedras de crack, um tablet, dois celulares, além de R$ 1.085,00, em notas variadas.

Todo o material e os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil, sem que tivessem tentado resistir ao cerco do policiamento.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Regina Duarte assume secretaria da Cultura


Foto: Reprodução/Instagram

A Secretaria Especial da Cultura está sob novo comando. 

A atriz de 72 anos de idade, Regina Duarte, assumirá a cadeira após a demissão de Roberto Alvim. 

Após vários encontros com o presidente Jair Bolsonaro, a namoradinha do Brasil disse sim ao cargo de Secretária Especial da Cultura. 

Esta é a quarta troca de comando da Secretaria no atual governo. 

Durante a campanha de Jair Bolsonaro, em 2018, Regina Duarte se manifestou publicamente apoiando o então candidato. 

O último a comandar a pasta, Roberto Alvim, perdeu o emprego após publicar um vídeo oficial da Secretaria com alusão à propaganda nazista. A nova comandante da cultura é natural de Franca, em São Paulo, e é filha de um militar do exército aposentado e uma dona de casa. 

Como atriz, Regina Duarte tem 50 anos de carreira e atuou em sucessos da tv brasileira como a novela Roque Santeiro. 

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Passageiros de ônibus são orientados sobre trabalho escravo no TIP



Uma ação de alerta sobre o combate ao trabalho escravo acontece nesta terça-feira (28) no Terminal Integrado de Passageiros (TIP), na Várzea, na Zona Oeste do Recife. A iniciativa é da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em conjunto com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Durante as abordagens aos ônibus, serão realizadas palestras sobre formas de identificar e denunciar o trabalho escravo. Também serão distribuídos materiais informativos sobre cuidados para evitar essa prática e como não ser vítima desse crime.

O trabalho escravo se caracteriza por situações de trabalho similares à escravidão, com jornada exaustiva, trabalho forçado, condições degradantes e servidão por dívida. As propostas de trabalho normalmente são vantajosas e podem envolver fraude, ameaças, violência física ou psicológica.

Antes de aceitar uma proposta de emprego, as pessoas devem se informar sobre a seriedade da empresa, qual a carga horária e o salário oferecido, bem como se o local de trabalho é adequado. Em caso de denúncia, é possível utilizar o Disque 100, fazer contato com o Ministério Público do Trabalho por meio do site: www.prt6.mpt.mp.br, ou com a PRF pelo 191.

Dados

No período de 2003 a 2018, segundo dados do Observatório de Trabalho Escravo, foram resgatados 776 trabalhadores no estado de Pernambuco. Ao todo, no mesmo intervalo de tempo, foram realizadas 31 operações. Quando associado à variável de fluxo migratório, em Pernambuco, os municípios que mais tiveram incidência de trabalhadores migrantes foram Maraial, Águas Belas e Limoeiro.

Dupla é capturada com drogas e moto roubada


Policiais militares do 13º BPM prenderam, na noite desta segunda-feira (27/01), dois homens suspeitos de tráfico de drogas e posse de veículo roubado. Uma equipe de motociclistas do Batalhão fazia rondas na Avenida Miguel Arraes de Alencar (Avenida Norte), quando percebeu uma movimentação estranha de supostos viciados. Foi feita a abordagem, e localizadas as provas do crime.

Com a dupla, o efetivo recolheu 120 pedras de crack, uma faca peixeira, cinco celulares e uma moto Honda de cor vermelha, com queixa de roubo. Os suspeitos foram conduzidos para a Central de Plantões da Capital, para que fossem ouvidos pela autoridade policial.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

André Ferreira destaca o trabalho de Giorge de Neno em Camocim

Na reta final do recesso, o deputado federal e presidente estadual do PSC, André Ferreira, está aproveitando para visitar as suas bases no interior do Estado para conversar com aliados e começar o planejamento para as eleições de 2020.


Parceiro do prefeito de Camocim de São Félix, Giorge de Neno, o deputado esteve no município e caminhou pelas ruas da cidade, acompanhado também pelo pai do gestor, o ex-prefeito Neno, do seu vice Sóstenes, do deputado estadual Junior Uchoa e de vereadores e lideranças da cidade. No trajeto, pôde comprovar a aprovação da gestão do aliado, que foi saudado pela população por onde passava.

“Giorge vem fazendo uma grande administração. Camocim vem passando por uma verdadeira transformação e isso você pode sentir pelo carinho que a população tem com o prefeito”, avaliou o deputado.


Além do cuidado com a limpeza e organização das ruas, o prefeito está investindo na segurança do município. Para tanto, ele vem substituindo gradativamente os antigos postes de iluminação por lâmpadas de led, que são mais potentes e clareiam melhor a cidade.

“É de gestores modernos como Giorge que estamos precisando. O dinamismo do seu trabalho reflete na aprovação popular. Por isso, ele caminha forte para reeleição”, destacou André Ferreira.