sábado, 11 de março de 2023

Homem é retirado do mar em Piedade e é levado à Delegacia de Prazeres



O morador de Cajueiro Seco de 39 anos,  estava mergulhando no mar da Praia de Piedade na manhã deste sábado (11), local proibido para os banhistas devido ao risco de ataque de tubarões.  Foi retirado do mar no primeiro momento por um bombeiro militar.

Logo em seguida, o homem voltou a entrar no mar.

Guardas municipais, bombeiros militares e bombeiros civis orientaram a sair, mas não foram atendidos.


Ele foi retirado da água sob resistência e praticando desacato.

Foi levado à Delegacia de Polícia numa viatura da Guarda Municipal do Jaboatão para ser autuado em flagrante por desacato.

sexta-feira, 10 de março de 2023

Prefeitura do Jaboatão celebra contrato para implantação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica Municipal


Fotos: Chico Bezerra/PMJG

As cooperativas do Sistema Complementar Municipal e a empresa Tacom assinaram nesta sexta-feira, o contrato de implantação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica Municipal, Monitoramento e Gestão no Jaboatão dos Guararapes. A mesma tarifa será utilizada nos ônibus complementares e também no Metrô, por meio da integração temporal no período de duas horas. A previsão para a bilhetagem funcionar na prática é de seis meses. 

O ato de assinatura do contrato aconteceu no Complexo Administrativo da Prefeitura do Jaboatão, com a presença do prefeito Mano Medeiros, representantes das cooperativas, Tacom e CBTU/Metrorec. A partir da assinatura desse contrato, será apresentado à prefeitura do município, o cronograma de implantação do referido sistema, bem como a sistemática operacional da proposta de integração tarifária junto ao Sistema Complementar Municipal e ao modal do Metrô. O objetivo é melhorar e otimizar a oferta de transporte público para o deslocamento da população.

Com a  implantação da bilhetagem eletrônica cerca de 2,5 milhões passageiros serão beneficiados mensalmente. Nessa primeira etapa, o sistema de bilhetagem será instalado em 212 micro-ônibus do Sistema Complementar Municipal. Por fim, após 12 meses da implantação do sistema deverá ocorrer a renovação da frota. 


O prefeito Mano Medeiros disse que Jaboatão irá avançar em seu sistema público de transporte com a implantação da bilhetagem eletrônica. “Essa integração entre micro-ônibus e metrô irá melhorar significativamente a mobilidade dentro do município. Não somente a prefeitura e as cooperativas serão beneficiadas, mas também a nossa população que terá mais qualidade nos serviços prestados“, asseverou o gestor. 

O presidente da Copertransp, Anderson Gonçalves, ficou bastante entusiasmado, após a assinatura do contrato. “Essa implantação irá regularizar totalmente o transporte público e quem vai ganhar com isso é o usuário de transporte, que terá mais facilidade com a integração tarifária do sistema”, pontuou ele. 

O presidente da Cootrape, Alex Sandro da Silva, também destacou a celebração do contrato nesta sexta-feira. “É um dia de muita alegria para nós das cooperativas do Jaboatão. É um novo tempo para o município, já que iremos prestar um serviço de qualidade à população, que merece um transporte renovado e integrado”, destacou Alex.  

Já o gerente comercial da Tacom, Michel Bedê, explicou como irá funcionar a bilhetagem eletrônica. “Temos vários serviços modernos que vão trazer comodidade ao usuário, a exemplo de recarga eletrônica, aplicativo de venda de créditos tarifários e também para verificar a localização e tempo de viagem, entre outros. Ou seja, os passageiros terão mais comodidade e  facilidade ao acessar o sistema”, atestou Bedê. 

Serão instalados ainda sete pontos de atendimento para recarga dos cartões de passagem no município. Os locais de atendimento ainda serão definidos pela Tacom.

quinta-feira, 9 de março de 2023

Prefeito Mano Medeiros amplia campanha de conscientização com pessoal e placas de alerta, na orla do Jaboatão

Fotos: Chico Bezerra/PMJG

Mais de 50 pessoas, entre guardas municipais, bombeiros civis, técnicos e divulgadores estarão envolvidos em uma ampla campanha educativa e de fiscalização, que a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes inicia no próximo sábado (11), na orla do município, das 7h às 17h, com concentração em frente à Igrejinha de Piedade. Além disso, placas informando sobre a proibição do banho de mar serão instaladas no trecho de 2,2 km que está interditado. O objetivo da ação é conscientizar os frequentadores da praia sobre a necessidade de adotar comportamento seguro, a fim de evitar novos incidentes com tubarões. As medidas foram anunciadas pelo prefeito Mano Medeiros, em reunião no Palácio do Campo das Princesas, na tarde desta quinta-feira (9).

“Já estamos com um reforço da fiscalização, mas vamos ampliar ainda mais, no final de semana, por meio de parcerias com escolas de formação de bombeiros civis, até que possamos concluir o processo para criar uma Unidade Municipal de Guarda-Vidas. Também estamos implantando novas placas de sinalização, indicando o trecho de 2,2 quilômetros onde o banho de mar é proibido por decreto e mobilizando os comerciantes da orla para nos ajudar a orientar a população”, declarou Mano Medeiros. 


A reunião foi aberta pela vice-governadora Priscila Krause e coordenada pela secretária de Meio Ambiente do Estado, Ana Luíza Ferreira, com participação remota da ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, técnicos dos ministérios da Ciência e Tecnologia e de Pesca e Agricultura. Presencialmente, estavam representantes de diversos órgãos envolvidos com pesquisas e gestão relacionados ao tema, como o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit), as universidades Federal (UFPE), Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade de Pernambuco (UPE), Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e prefeituras da Região Metropolitana.

O prefeito salientou a importância da retomada da pesquisa sobre a presença de tubarões no litoral, pelo Governo do Estado, para adoção de novas medidas que possam dar mais segurança aos frequentadores do litoral pernambucano. Ele também comemorou a informação de que o Estado vai aplicar recursos também na aquisição de equipamentos que vão reforçar a fiscalização na orla. “Nós já temos dois quadriciclos que dão maior mobilidade aos guardas em operação e certamente vamos precisar de apoio para outros equipamentos”, observou.

quarta-feira, 8 de março de 2023

Secretaria de Saúde do Jaboatão amplia cobertura da vacinação bivalente

Foto: Chico Bezerra/PMJ 

A Secretaria de Saúde do Jaboatão ampliou a cobertura da vacinação bivalente no município. A partir de agora, pessoas a partir dos 60 anos, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto já podem tomar a vacina. No entanto, é preciso ter intervalo de pelo menos quatro meses da sua última dose do esquema inicial ou dose de reforço. 

A cobertura da vacina bivalente já atende a idosos em instituições de longa permanência, trabalhadores que atuam nessas referidas instituições, imunossuprimidos (pacientes renais crônicos, pessoas com HIV, câncer, dentre outros grupos.

Mais informações a respeito do ponto de vacinação mais próximo à sua residência e os dias de atendimento nos postos de saúde, podem ser obtidas por meio do site: deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br ou pelo aplicativo: deolhonaconsulta.


CRIANÇAS IMUNOCOMPROMETIDAS

Outra novidade no programa de imunização do Jaboatão é que já está disponível a quarta dose da vacina ou segunda dose de reforço contra a Covid, para crianças imunocomprometidas, entre 05 e 11 anos de idade. A vacina a ser aplicada é a Pfizer pediátrica.

terça-feira, 7 de março de 2023

Prefeito Mano Medeiros anuncia ações de fiscalização e orientação na orla do Jaboatão

Fotos: Chico Bezerra/PMJG

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, participou de reunião com a governadora Raquel Lyra e demais prefeitos da Região Metropolitana, nesta terça-feira (7), e anunciou as primeiras medidas para reforçar a fiscalização e orientação aos frequentadores da orla do município. Uma das iniciativas é instituir a Guarda Vidas Municipal. Outra medida será uma ampla divulgação e sinalização, informado sobre o risco de ataque de tubarão no trecho de 2,2 km na Praia de Piedade que está proibido para o banho de mar.

“Desde o último domingo, temos reforçado a fiscalização na Praia de Piedade com um efetivo permanente e eficaz da Guarda Municipal e do Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente neste trabalho de orientação, para que as pessoas não entrem no mar. Num segundo momento, vamos criar a Guarda Vidas Municipal para ampliar o número de pessoas nessa fiscalização. Estamos estudando a contratação em torno de 40 profissionais, através de seleção simplificada ou contrato temporário. Estamos na fase de construção em conjunto com o Governo do Estado, que já se prontificou a fazer o treinamento desse pessoal”, disse o prefeito.

Mano Medeiros também determinou a instalação de placas em todo o trecho interditado para o banho de mar, alertando sobre a proibição do acesso ao mar. Também serão distribuídos panfletos entre os comerciantes e frequentadores da orla. “Temos feito um trabalho educativo, nos últimos anos, mas lamentavelmente ainda há pessoas que não têm consciência de que estão colocando a vida em risco e insistem em entrar na área do mar que está interditada. Por isso, faremos uma nova campanha para conscientizá-las sobre os cuidados que devem ter no momento de lazer. Nosso objetivo é preservar vidas”, ressaltou.


O prefeito também destacou a parceria dos comerciantes nesse trabalho de conscientização. “Os comerciantes estão sendo importantes parceiros nessa orientação aos frequentadores do litoral. Vamos continuar com a interlocução com esse grupo porque é importante manter a atividade econômica naquela área”, disse.

O trecho interditado para banho de mar foi determinado em julho de 2021, através de decreto municipal, e compreende 2,2 km entre a divisa com o Recife e as proximidades da Igrejinha de Piedade. Na próxima quinta-feira, representantes da Prefeitura do Jaboatão se reunirão com o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) para definir as próximas estratégias.

Jaboatão promove diversas atividades no Dia Internacional da Mulher

 

Foto: Leandro de Santana/PMJG

A Prefeitura do Jaboatão preparou uma programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Nesta quarta-feira (08), haverá uma grande caminhada, com concentração no Viaduto Geraldo Melo, no bairro de Prazeres, a partir das 7h. No local, vão acontecer atividades físicas coordenadas por profissionais de Educação Física. 

Após a caminhada, o público feminino seguirá para o Parque da Cidade, em Prazeres, onde serão realizadas apresentações culturais e feira de artesanato do Espaço Mulher Empreendedora e da Economia Solidária. Além disso, no local serão ofertados diversos serviços públicos para mulheres, tais como mamografia, limpeza de pele, emissão de documentos, vacinação contra a Covid, corte de cabelo, entre outras ações. 

Por fim, oito mulheres de diversos segmentos do Jaboatão serão homenageadas por sua representatividade social no município. O evento irá acontecer a partir das 18h, no  Cine Teatro Samuel Campelo, na Praça Nossa Senhora do Rosário, Jaboatão Centro.