quinta-feira, 30 de abril de 2020

Covid-19 - 682 novos casos confirmados em Pernambuco com 121 pacientes curados nas últimas horas.




Pernambuco confirmou, nesta quinta-feira (30.04), 682 casos novos da Covid-19, sendo 326 casos que se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), quando os pacientes foram internados e/ou tiveram quadros mais graves, além de outros 356 casos leves. 

Agora, o Estado totaliza 6.876 casos confirmados (4.371 casos graves e 2.505 casos leves). Também foram confirmados laboratorialmente 27 novos óbitos. Com isso, o Estado totaliza 565 mortes pela Covid-19.

Além disso, foram confirmados mais 121 pacientes recuperados da doença, totalizando 1.074 curas. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Metroviários vão doar mais de uma tonelada de alimentos



 
Metroviários vão realizar o primeiro repasse de alimentos da campanha TREM DO BEM nessa quinta-feira(30), às 16h, na sede do Metrô do Recife, no bairro de areias, uma ação solidária para doação de alimentos nesse momento de pandemia.

A iniciativa partiu dos próprios Metroviários e, nessa primeira etapa, arrecadou mais de uma tonelada de alimentos só com doações dos trabalhadores da CBTU Recife. “Essa é uma forma concreta de demonstrar que em cada posto de trabalho do Metrô existe uma pessoa solidária com a dor da população”, explica Levi Arruda, metroviário que idealizou a ação.

Os alimentos doados vão ser entregues a famílias que vivem abaixo da linha de pobreza na Região Metropolitana de Recife, com mediação da União Pernambuco Contra o Coronavírus, movimento que faz o mapeamento das famílias.

A campanha conta com todo apoio da CBTU e agora, na segunda fase, segue aberta para receber doações de toda população.

“Para doar basta levar alimentos não perecíveis em qualquer estação ou prédio administrativo do Metrô durante o mês de maio”, informa o Gerente de Comunicação da CBTU, Salvino Gomes.

Pernambuco totaliza 6.194 casos confirmados de Covid-19


Pernambuco confirmou, nesta quarta-feira (29.04), 470 casos novos da Covid-19, sendo 187 casos que se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), quando os pacientes foram internados e/ou tiveram quadros mais graves, além de outros 283 casos leves (profissionais de saúde e segurança, além dos seus contatos e pacientes ambulatoriais da rede privada). Agora, o Estado totaliza 6.194 casos confirmados (4.045 casos graves e 2.149 casos leves).

Também foram confirmados laboratorialmente 30 novos óbitos. Com isso, o Estado totaliza 538 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Prefeitura do Jaboatão doa 11 toneladas de ração a 100 abrigos de animais

 
Foto: Chico Bezerra/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes iniciou, nesta quarta-feira(29) , a entrega de 11 toneladas de ração a 100 abrigos de animais do município. Também está distribuindo 200 litros de álcool em gel, 200 litros de produtos de higienização, máscaras e luvas para os cuidadores de cães e gatos. A iniciativa se dá devido ao momento de pandemia do coronavírus, pois, com o isolamento social, as pessoas deixaram de fazer doações às instituições e os estoques estão reduzidos.

A primeira entrega aconteceu no Abrigo de Seu Alberto, no bairro de Candeias. Alberto Ribeiro Bezerra faz esse trabalho desde 2004 e atualmente cuida de mais de 100 animais. Além da falta de doações, os animais continuam chegando aos abrigos, mas as feiras de adoção estão suspensas para evitar aglomerações de pessoas.

 “Nunca passei por uma situação como essa, de tanta dificuldade. Nossos colaboradores deixaram de aparecer e o custo é muito alto, principalmente com alimentação dos cães e gatos. Quero agradecer essa ajuda da Prefeitura de Jaboatão. É a primeira cidade que faz uma ação dessa em apoio aos animais. Sou muito grato porque agora vou ficar tranquilo”, disse Alberto.

“Temos parceria com 100 abrigos de animais de Jaboatão, mas agora a situação é de maior dificuldade. Percebemos esse problema e decidimos fazer a entrega de 11 toneladas de ração. Além da garantia de alimentação para os cães e gatos, o ambiente do abrigo precisa estar higienizado e os cuidadores protegidos para que possam trabalhar com tranquilidade. Mas é preciso que a sociedade também participe, fazendo doações para ajudar os animais nesse momento”, disse o prefeito Anderson Ferreira, durante a entrega da doação

terça-feira, 28 de abril de 2020

Fred Ferreira quer isenção da cobrança da taxa de iluminação pública


A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (28), em sessão virtual, requerimento do vereador Fred Ferreira (PSC) no qual solicita ao prefeito do Recife, Geraldo Julio, a isenção da taxa de Contribuição de Iluminação Pública (CIP) para quem consome até 220 kilowatts. De acordo com ele, a medida ajudaria mais de 80 mil famílias carentes incluídas em programas sociais de transferência de renda e que precisam de todo auxílio neste momento de crise provocada pelo coronavírus. 

Citando o exemplo pioneiro de Jaboatão dos Guararapes, onde o prefeito Anderson Ferreira enviou projeto em regime de urgência concedendo o benefício, Fred argumenta que a medida deveria vigorar no Recife já a partir deste mês de abril, com validade de três meses.

“O presidente Jair Bolsonaro concedeu a isenção da conta de luz por três meses. O prefeito Geraldo Julio poderia seguir o exemplo de Jaboatão e trazer esse benefício para o Recife. Isso vai fazer diferença numa parcela da população que está sendo muito afetada por toda paralisação da economia”, argumentou o vereador.

Fred Ferreira lembra, ainda, que o Governo do Estado concedeu isenção do ICMS sobre as contas de energia para quem consome até 220 kw.

“Somado aos benefícios já existentes, a isenção cobrança da taxa de iluminação pública faria com que as pessoas de baixa renda que estão incluídas nos programas sociais do governo não tivessem qualquer tipo de cobrança na conta de luz. Seria mais uma medida no sentido de superarmos essa crise”, afirmou o parlamentar, acrescentando que um projeto do deputado federal André Ferreira (PSC) facilitou o acesso da população aos programas sociais.

A proposta de André Ferreira torna automático o acesso das famílias carentes incluídas em programas sociais de transferência de renda à Tarifa Social da Conta de Energia. Atualmente é necessário que o auxílio, que reduz em até 65% as contas de luz, seja solicitado às operadoras de energia, um processo burocrático que faz com que muitas pessoas não utilizem o benefício por desconhecimento do direito.

O projeto beneficia com descontos que variam de 10% a 65% famílias que consomem até 220 kw/h. Três grupos de pessoas têm direito ao benefício: os inscritos no Cadastro Único do Ministério da Cidadania com renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo; os que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC); e as famílias do CadÚnico com renda familiar mensal de até três salários mínimos, com pessoa portadora de doença ou patologia em que o tratamento ou procedimento médico exija o uso continuado de equipamentos que funcionam com energia elétrica.

Prefeito Anderson Ferreira sanciona lei que isenta pagamento da iluminação pública


O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, sancionou a lei que isenta a população de baixa renda de pagar a Contribuição de Iluminação Pública (CIP), pelo período de três meses. A medida beneficia 33 mil pessoas beneficiados pelo Programa de Tarifa Social e que consomem até 220 kw de energia elétrica por mês. Jaboatão é o primeiro município do Estado a tomar essa decisão, como forma de minimizar os efeitos econômicos provocados pelo isolamento social que visa evitar a disseminação do novo coronavírus.

“Com essa lei, a conta de energia será zerada para os consumidores que estão no nosso Cadastro Único. São trabalhadores que já passam por dificuldades e agora perderam renda devido à pandemia. As famílias sofrem com o coronavírus e ainda estão impedidas de trabalhar. Por isso, é preciso que o poder público tenha uma atenção especial e contribua da melhor forma para diminuir esses impactos em suas vidas”, disse Anderson Ferreira.

No último dia 8 de abril, entrou em vigor a Medida Provisória Nº 590 do Governo Federal, isentando os consumidores beneficiados pelo Programa da Tarifa Social de pagar as contas de energia e PIS/Cofins e também estão isentados do ICMS sobre o consumo. Com lei sancionada pelo prefeito Anderson Ferreira, Jaboatão se adequa à MP em vigor.

Vacinação de caminhoneiros é realizada no Agreste e no Sertão de Pernambuco


Em virtude da pandemia do coronavirus, os caminhoneiros estão participando da campanha de vacinação contra a gripe H1N1 em alguns postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e em postos de combustível, no Grande Recife, no Agreste e no Sertão de Pernambuco. A campanha de vacinação tem sido realizada pelas secretarias de saúde dos municípios, com o apoio do Serviço Social do Transporte (Sest Senat) e da PRF.

A ação já foi realizada nos postos de Igarassu, no Grande Recife, e em Serra Talhada, no Sertão. A iniciativa visa evitar aglomerações nas cidades e facilitar o acesso dos motoristas de veículos de carga à vacina.

Nesta terça-feira (28), a ação acontece na delegacia da PRF de Caruaru, das 9h às 13h, e contará com a orientação sobre a prevenção ao coronavírus e distribuição de kits de higiene para os motoristas.

Confira a programação desta semana:

Terça-feira(28/04):

BR 232, Km 127 - Delegacia da PRF de Caruaru - 9h às 12h

Quarta-feira (29/04):

BR 232, Km 252 -  Arcoverde (no antigo posto São Francisco) - 8h às 12h

Av. Dorival José Pereira, 1370 (às margens da BR 104) - Toritama - 8h às 12h

BR 407, Km 122 - Petrolina (próximo à empresa Amacoco) - 9h às 15h

Quinta-feira (30/04):

BR 232, Km 118 - Caruaru (no posto Pichilau) - 8h às 12h

BR 232, Km 252 -  Arcoverde (no antigo posto São Francisco) - 8h às 12h

BR 428, Km 185, Petrolina (Serra da Santa) - 9h às 15h

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Pernambuco tem 460 novos casos confirmados de Covid-19 nesta segunda-feira




Pernambuco confirmou, nesta segunda (27.04), 460 casos novos da Covid-19, sendo 203 casos que se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), quando os pacientes foram internados e/ou tiveram quadros mais graves, além de outros 257 casos leves (profissionais de saúde e segurança, além dos seus contatos e pacientes ambulatoriais da rede privada). Agora, o Estado totaliza 5.358 casos confirmados (3.688 casos graves e 1.670 casos leves).

Também foram confirmados laboratorialmente 35 óbitos. Com isso, o Estado totaliza 450 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

domingo, 26 de abril de 2020

Covid-19 : 391 novos casos em Pernambuco


Pernambuco confirmou, neste domingo (26.04), 391 casos novos da Covid-19, sendo 169 casos que se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), portanto que foram internados e/ou mais graves, além de outros 222 casos leves. Agora, o Estado totaliza 4.898 casos confirmados (3.485 casos graves e 1.413 casos leves).

Também foram confirmados laboratorialmente 34 óbitos. Com isso, o Estado totaliza 415 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

SATENPE cobra ao Estado centros de testagem para profissionais da saúde no interior

 

Após pressão das entidades sindicais para garantir mais proteção aos trabalhadores que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus, o Governo de Pernambuco abriu dois centros avançados de testagem para os profissionais de saúde e de segurança, incluindo ainda os seus familiares, situados no Recife e em Olinda. Para evitar o aumento de casos de contaminação aos profissionais da enfermagem de nível médio, o Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem de Pernambuco (SATENPE) cobra a implantação dessas unidades no interior pernambucano, além da Zona da Mata e Sul e Zona da Mata Norte.
O SATENPE solicitou medidas emergenciais ao Governo do Estado para evitar a proliferação da covid-19 aos profissionais de saúde, a exemplo da testagem para os trabalhadores, de acordo com o presidente do sindicato, Francis Herbert. “Apesar dessa conquista, é necessário a descentralização desse serviço. Se os trabalhadores da Região Metropolitana estão enfrentando diversas dificuldades, correndo sério risco de contaminação e de morte, a situação do Agreste e do Sertão é pior. O governador deve olhar para as outras regiões", destacou.

Francis completa ainda que os índices de contaminação dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem são alarmantes. “Já são mais de 30% da nossa categoria que estão infectados com o coronavírus. Se não houver um trabalho abrangente, esse número podem subir até 50%. Em Vitória de Santo Antão, tivemos o falecimento da Técnica em Enfermagem Williane. Se tivesse feito o exame de testagem, ela poderia não estar na estatística de óbitos. Quantos trabalhadores vão morrer para o Governo fazer algo?”, enfatizou.

No Estado, a enfermagem de nível médio conta com cerca de 75 mil registrados. Em atuação, possuem aproximadamente 55 mil, distribuídos na rede estadual, municipal e privada.

LIMINAR – Na última quarta-feira (22/04), uma liminar da 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), deu 10 dias para que o Governo de Pernambuco garanta o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os Auxiliares e Técnicos em Enfermagem da rede estadual.

Em caso do não cumprimento, estará sujeito a multa diária de R$ 100 mil por unidade de saúde. Outra medida, conforme a liminar, será a decisão do trabalhador recusar a exercer suas atividades profissionais.

Mulheres são presas por tráfico em Itambé




Por volta das 7h da manhã deste domingo (26/04), policiais militares da 3ª CIPM obtiveram informações de que duas mulheres haviam recebido uma grande quantidade de drogas, cerca de 10kg de maconha. Os entorpecentes estariam enterrados numa plantação na localidade do Maracujá, em Itambé, e parte dele seria entregue a um traficante de Juripiranga.

Foi feito o deslocamento até o local, que foi cercado de maneira a capturar as envolvidas no momento em que chegassem à plantação. Como era previsto, elas pegaram alguns pacotes que juntos pesavam 1,968kg da substância. Foi dada voz de prisão para ambas e feita uma varredura minuciosa no terreno, mas não foi possível encontrar o que seria o restante das drogas.

Diante dos fatos, as suspeitas, juntamente com o material apreendido, foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia Civil  de Goiana, onde foi lavrado o flagrante delito por tráfico de drogas.