sexta-feira, 11 de março de 2022

PL de Pernambuco avança na composição de chapas e anuncia filiação de liderança conservadora de Petrolina

Foto: Divulgação

Tido como uma das principais lideranças da nova geração política de Petrolina e de perfil conservador, o ex-presidente do Programa Municipal de Defesa do Consumidor, Dhiego Serra, teve a ficha de filiação ao Partido Liberal (PL) abonada pelo presidente da legenda em Pernambuco, o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira. Dhiego entra na sigla para disputar uma vaga para deputado estadual a convite de Anderson, que, nessa quinta-feira (10), foi convocado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, para a sucessão ao Governo do Estado.

“O nosso objetivo é poder contar com quadros na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) que, de fato, representem cada região do estado. Dhiego conhece de perto o drama de quem ainda é forçado a enfrentar e conviver com a falta de água no Sertão do São Francisco. Essa é a hora de olharmos para a região de forma séria para que seja possível levar mais desenvolvimento à região”, disse Anderson Ferreira.
 

“Fiquei muito animado com o convite de Anderson porque vejo nele o gestor que Pernambuco precisa e merece. A sua gestão diante da Prefeitura do Jaboatão é amplamente vista como referência em todo o estado e, agora, mais do que nunca, chegou a hora da mudança. O sentimento no Vale do São Francisco é de reconhecimento às obras do Governo Federal e aos candidatos a deputado que irão, de fato, verdadeiramente representar o Sertão na Alepe”, ressaltou.

quinta-feira, 10 de março de 2022

Bolsonaro convoca Anderson Ferreira para governador e Gilson para o Senado

 


 O prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, e o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, foram convocados pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira em Brasília, para formarem a chapa majoritária do Partido Liberal, em Pernambuco. Anderson disputará o Governo do Estado e Gilson concorrerá à vaga no Senado. No vídeo divulgado por Bolsonaro, ele está ladeado pelos dois pré-candidatos.

“Estou com Anderson Ferreira ao meu lado, aqui, e o Gilson Machado, também, e cada vez mais estamos nos organizando para que possamos bem representar o nosso estado e o Brasil, por ocasião do futuro político que se apresenta para todos nós”, disse o presidente da República.

No mesmo vídeo, Jair Bolsonaro disse que “estamos somando forças como o nosso pré-candidato a governador, Anderson Ferreira, e também Gilson Machado para o Senado”. “Estamos juntos. O Brasil é nosso e tenha certeza Pernambuco cada vez mais forte juntamente com o Governo Federal”, acrescentou o presidente.

Também participaram do encontro, o presidente estadual do PSC, deputado federal André Ferreira; o deputado estadual Coronel Alberto Feitosa; o presidente da Embratur, Carlos Brito; além dos diretor e do secretário da agência, Silvio  Nascimento e Eduardo Machado, respectivamente.

quarta-feira, 9 de março de 2022

PL de Anderson Ferreira filia ativista conservador


Presidente do movimento Endireita Pernambuco, um dos principais grupos conservadores do Estado, Nelson Monteiro filiou-se ao Partido Liberal para lançar-se candidato a deputado estadual. Sua ficha foi abonada pelo dirigente estadual do PL e prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira. Formado em Direito com especialização em Ciência Política, Monteiro tem se destacado pelos atos em favor do presidente Jair Bolsonaro. Em 2018 disputou vaga para a Assembleia Legislativa e em 2020 foi candidato a vereador do Recife.

“Decidi me filiar ao PL por ser o partido de Anderson Ferreira e do presidente Jair Bolsonaro. Anderson é um prefeito que vem sendo referência em Pernambuco e defende as mesmas bandeiras do nosso grupo. O Estado está usurpado por uma família que não tem respeito à Igreja e à família, e apresenta índices negativos na economia. Para mudar essa realidade é preciso renovar. E quem vota em Bolsonaro vota em Anderson”, disse Nelson Monteiro.

O ativista conservador adiantou que na Assembleia Legislativa defenderá “as bandeiras da fé, da vida e da família, o empreendedorismo pelo livre comércio e por uma segurança pública mais efetiva”. Nelson contou que foi o primeiro a trazer Jair Bolsonaro ao Estado, em 2015, e criou o movimento Endireita Pernambuco, há 7 anos, com a missão de conscientizar a população sobre o ponto de vista conservador da política.

Ao abonar a ficha de Nelson Monteiro no encontro que tiveram na sede do PL, Anderson Ferreira afirmou que o correligionário chega para reforçar a chapa proporcional. “Estamos montando um time do bem para apresentar nas eleições deste ano e eleger uma forte bancada de deputados estaduais. Estou confiante de que Nelson, pelo que ele representa, poderá conquistar uma vaga na Assembleia Legislativa”, assinalou Anderson.

terça-feira, 8 de março de 2022

Mês de março é coroado com retorno das atividades presenciais na LBV no Recife/PE

 


Seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, a Legião da Boa Vontade (LBV) se prepara para retomar gradativamente as atividades presenciais em todas as suas unidades socioassistenciais no país. Na capital pernambucana, a unidade do Centro Comunitário de Assistência Social, localizada na área Central do Recife/PE, passou por reformas para oferecer as crianças e os adolescentes que integram o serviço Criança: Futuro no Presente! um ambiente acolhedor e seguro, e que contribua para o bom desempenho das atividades que são desenvolvidas pela Instituição. 

De acordo com a gestora social, Teresa Franco, as centenas de crianças e adolescentes assistidos pelos serviços oferecidos pela Instituição, retomam as atividades presenciais, obedecendo a todos os protocolos sanitários. “Refeitório da LBV está demarcado onde a criança deve sentar, para a não aglomeração. Os ambientes sinalizados com o uso obrigatório de máscaras e álcool em gel para a higienização das mãos, e outras, providências de convívio sanitário na prevenção à Covid-19”, esclarece. 

Segundo a assistente social, Márcia Negreiros, “desde o início da pandemia, em março de 2020, muitos desafios foram e estão sendo enfrentados pelas crianças e suas famílias. Por meio de ações afetivas, a equipe da LBV está preparada para os novos tempos, voltaremos as atividades, colocando em prática o plano de ação para um retorno seguro e responsável”. A técnica do serviço social da Instituição, assegura ainda, “estamos comprometidos com a segurança, o fortalecimento das relações entre as famílias e o serviço de convivência da LBV, para que juntos superemos os impactos causados pela pandemia”.

O retorno das crianças e adolescentes ao serviço Criança – Futuro no Presente!, mantido pela Instituição, serão dias de festa, com a entrega dos kits de material escolar da Campanha LBV: Educação – Futuro no Presente! que assiste mais de 20 mil alunos em todo o Brasil, no Estado, são mais de 500 estudantes dos municípios do Recife e Tupanatinga assistidos pela inciativa.




Trabalho permanente de amparo aos que mais precisam

Desde que foi decretada a pandemia no Brasil, a LBV sempre se preocupou com as famílias e intensificou suas ações emergenciais para ofertar a elas cestas de alimentos, kits de higiene e limpeza, atividades lúdicas às crianças propiciando todo apoio e suporte do serviço social para que pudessem vencer dias de tantos desafios. Tudo isso, com a ajuda de seus doadores, voluntários, colaboradores, amigos e parceiros.  

As doações são muito importantes para que o atendimento da LBV às famílias continue. Para doar, basta acessar o site www.lbv.org.br ou fazer uma transferência via chave do PIX, pelo e-mail: pix@lbv.org.br.

Jaboatão lança plataforma on-line Mulher Protegida para denúncias de violência

Foto: Leandro de Santana/ PMJG

Uma nova ferramenta está disponível para receber denúncias de violência contra mulheres, no município do Jaboatão dos Guararapes. Nesta terça-feira (8), foi lançada a plataforma Mulher Protegida, dentro da programação da Semana da Mulher, promovida pela prefeitura, na Praça Pedro Rio, em Prazeres. O prefeito Anderson Ferreira fez o anúncio ressaltando a importância de proteger as mulheres, agilizar a assistência e não se permitir a impunidade dos agressores. Denúncias podem ser feitas acessando a plataforma no portal jaboatao.pe.gov.br/mulherprotegida.

O acesso também é feito através da aba criada no aplicativo Saúde Vigilante. Um questionário simples deve ser preenchido, informando qual tipo de violência ou ameaça que a mulher sofreu. No caso de violência doméstica, a vítima será assistida pelo Centro de Referência à Mulher Maristela Just. Se for uma agressão pessoal, física ou psicológica, assalto, entre outros tipos, o caso é encaminhado à Vigilância em Saúde do município. Assim que o preenchimento é concluído, é gerado um código para o denunciante acompanhar o caso, mesmo que a notificação seja feita de forma anônima.

“Todos nós sonhamos em buscar a paz, a harmonia e a valorização da mulher. O carinho de uma mãe, esposa ou amiga marca a história de qualquer pessoa. Não podemos aceitar tanta violência, por isso, cada um tem que fazer a sua parte e essa plataforma Mulher Protegida é mais uma ferramenta para que as denúncias sejam feitas de forma imediata, on-line. Assim poderemos tomar as providências com mais agilidade para proteger as vítimas. Temos o Centro de Referência à Mulher Maristela Just, que presta um importante apoio, e também a Patrulha Maria da Penha, que faz o trabalho de segurança e proteção. Neste Dia Internacional da Mulher, desejamos que elas possam se sentir mais seguras, empoderadas e independentes”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

Uma das homenageadas no evento realizado na manhã desta terça-feira, Geni Maria do Nascimento Lima, relatou que passou 35 anos sendo agredida física e psicologicamente, mas encontrou todo apoio que precisava no Centro Maristela Just. “Estava desesperada e vi que minha vida poderia mudar quando encontrei um panfleto do Maristela Just. Fui bem acolhida e, hoje, estou livre da pessoa que me agredia. Agradeço muito o apoio que recebi. Acredito que essa plataforma, Mulher Protegida, poderá ajudar muitas mulheres que são vítimas de violência. É uma importante iniciativa da Prefeitura do Jaboatão”, disse Geni.

Também foram homenageadas Izabel Cristina Just, irmã de Maristela Just, que dá nome ao Centro de Referência e foi morta pelo ex-marido no ano de 1989. Izabel cuidou dos dois sobrinhos. Outras 11 mulheres receberam as homenagens na cerimônia, entre as quais, agentes que atuam diretamente na Patrulha Maria da Penha.


AÇÕES

Além do lançamento da plataforma Mulher Protegida, vários serviços gratuitos e orientações foram oferecidos pela Prefeitura do Jaboatão durante o evento, em Prazeres. Foram realizados exames de mamografia, consultas de  oftalmologia, clínica e odontológica, inscrição e renovação do Cadastro Único. Também houve orientações sobre a Lei Maria da Penha, Balcão da Cidadania, atendimento do Procon Jaboatão, entre outros serviços. Na próxima quinta-feira (10), a programação da Semana da Mulher estará em Jaboatão Centro, em frente à Casa da Cultura, das 8h ao meio-dia.

Advogado On Line - Dr. Ney Araújo: Assaí - Dispensa de empregado negro



A Justiça do Trabalho condenou o Assaí Atacadista a pagar indenização por danos morais de R$ 15 mil e todas as verbas rescisórias de uma dispensa sem justa causa a um trabalhador negro, que exercia a função de caixa. 

Ele foi desligado após ter sido acusado de furtar mercadorias em conluio com outras pessoas, mesmo não havendo provas. Para a juíza do Trabalho Elisa Maria Secco Andreoni, o caso se mostra como mais um exemplo de racismo estrutural presente na sociedade e na atitude do empregador.



Dia Internacional da Mulher e as conquistas previdenciárias


O Dia Internacional da Mulher, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, veio com o propósito de ser uma ação voltada ao combate das desigualdades e discriminação do gênero em todo mundo. Mais de 100 países festejam o dia de hoje.  


As mulheres, maioria no eleitorado brasileiro e no ensino superior, muito têm lutado para conquistar o seu espaço nos meios econômico, político, cultural, social. Seja pelo direito ao voto em defesa dos seus direitos, seja pela possibilidade de se candidatarem e serem eleitas em igualdade de condições com os homens, por liberdade de expressão e de trabalho com suas próprias escolhas, entre tantos outros objetivos.


Apesar de suas constantes vitórias e de ser maioria no eleitorado as mulheres têm baixa representatividade na política. No Congresso Nacional, têm apenas 15% de representação, o que gera reflexos negativos, por exemplo, nas recentes alterações das leis ordinárias e na reforma previdenciária, pois as novas regras são mais duras para as seguradas, exigindo nas aposentadorias idade mais avançada, cálculos com redutores, limitação na acumulação de benefícios, redução drástica no valor da pensão por morte, onde são beneficiárias com cerca de 83% e, aumentaram as dificuldades na prova d a união estável.      


A inclusão política das mulheres aflora como imperativo para a evolução de suas conquistas.




Ouça o Dr. Ney Araújo todas as segundas-feiras aqui no Blog no Programa do Léo Lima a partir das 7 da manhã.

segunda-feira, 7 de março de 2022

Anderson Ferreira dá reajuste de 36% no piso salarial dos professores do Jaboatão

 

 


 O prefeito Anderson Ferreira anunciou, nesta segunda-feira (7), o reajuste de 36% no piso salarial dos professores da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes. Esse é o maior percentual concedido à categoria no Estado e superior ao valor de 33,24% aprovado pelo Governo Federal. Com isso, o piso inicial do professor passará a ser de R$ 4.505,63.

A decisão foi comunicada durante reunião com representantes do Sindicato dos Profissionais da Educação (Sinproja), no Complexo Administrativo da Prefeitura. Além da base de cálculo sobre os índices inflacionários e o número de alunos, o aumento acima do piso nacional garante ganho real aos professores. O reajuste foi aprovado por unanimidade na assembleia geral convocada pelo Sinproja.

“A educação é uma prioridade e um compromisso da nossa gestão e esse reajuste de 36% é uma demonstração de respeito aos professores. É um marco que conquistamos, superando as dificuldades, porque entendemos que é uma categoria que precisa ser valorizada. Temos um corpo docente comprometido e os resultados são percebidos nos avanços que alcançamos a cada ano e que colocam Jaboatão como referência em educação”, ressaltou o prefeito Anderson Ferreira.

Presidente do Sinproja, Ronildo Oliveira disse que o reajuste de 36% foi uma conquista para a categoria e destacou a boa relação com a gestão municipal . “As negociações foram estabelecidas conforme o acordado e o prefeito Anderson Ferreira antecipou-se na decisão, ao fazer a proposta de reajuste. Logo em seguida realizamos a nossa assembleia geral e a categoria aprovou. O importante é que, além do piso, teremos um aumento real dos salários”, disse Ronildo.

domingo, 6 de março de 2022

Prefeitura do Jaboatão lança Mutirão de Iluminação

Foto: Divulgação

A Prefeitura do Jaboatão deu início a uma série de mutirões de serviços na área de iluminação pública e no atendimento aos consumidores. Além dos dos serviços oferecidos durante a semana, todas as sete regionais serão atendidas com as ações aos sábados. A primeira foi a Regional 5, que contempla bairros como Prazeres, Cajueiro Seco, Comportas e Sotave. Na estrutura montada na Praça de Cajueiro Seco para o Mutirão da Iluminação, foram realizadas solicitações para inclusão no cadastro da Tarifa Social de Energia Elétrica, atualização do Cadastro Único, mudança de endereço ou titularidade, vistorias, entre outros atendimentos. Equipes da Empresa Municipal de Energia e Iluminação Pública (Emlume) também percorreram ruas e avenidas dos bairros para realizar trocas de luminárias.

A dona de casa Marizete Francisco da Silva procurou o estande da Prefeitura para solicitar a reinclusão na Tarifa e voltar a ter redução na sua conta mensal. “Mudei de endereço e estou querendo ser incluída novamente na Tarifa Social. Onde eu morava, a conta era em média de R$ 60 e com essa mudança de casa estou pagando R$ 200. Meu marido está desempregado, temos uma filha especial e precisamos muito desse desconto”, disse Marizete.

Maria Eunice de Lucena é autônoma e disse que procurou a equipe da Prefeitura do Jaboatão para preencher o Cadastro Único, ao tomar conhecimento de que pode se beneficiar com a Tarifa Social. “A situação está difícil e entrando no Cadastro Único poderei receber o Auxílio Brasil e também me beneficiar com a Tarifa Social de energia, que agora é lei. Pagar uma conta de R$ 150 está muito caro para a nossa renda”, contou. A Tarifa Social de Energia Elétrica é uma Lei Federal aprovada no ano passado, que garante a redução obrigatória no valor da fatura mensal em até 65% e beneficia consumidores de baixa renda.

Já nos trajetos percorridos pelas equipes da Emlume, cerca de 150 pontos de iluminação pública receberam novas luminárias. O comerciante José Marcos disse que havia solicitado a troca da lâmpada do poste da sua rua, na última semana. “O atendimento foi rápido e hoje digo que posso sair e voltar para casa com mais tranqüilidade”, contou.

“Iluminação pública é uma das prioridades da nossa gestão. Temos uma grande demanda diariamente, por isso a importância desses mutirões. Todos os sábados vamos percorrer cada bairro do Jaboatão, por regionais, realizando esses serviços e dando oportunidade aos consumidores resolverem suas questões próximos de casa. Sabemos da dificuldade de muita gente para se deslocar, durante a semana, porque estão trabalhando ou cuidando dos filhos. Então, estamos levando os serviços da Prefeitura até as comunidades”, disse o prefeito Anderson Ferreira.