sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Ministra Damares diz que Jaboatão será referência na proteção e capacitação das mulheres

Foto: Chico Bezerra/PJG

O Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos lançará, dentro de 60 dias, dois programas nacionais, visando à proteção e qualificação de mulheres, o Qualifica e o Salve Uma Mulher. O município brasileiro escolhido para o início das atividades é Jaboatão dos Guararapes, conforme anunciou, nesta sexta-feira (13), a ministra Damares Alves, em coletiva de imprensa ao lado do prefeito Anderson Ferreira. A ministra explicou que Jaboatão será referência por conta da estrutura que tem no Espaço Mulher Empreendedora e na defesa à mulher que a gestão municipal já desenvolve.

"A ideia é que o lançamento do programa seja no Jaboatão. Nós viemos hoje para ver a parte técnica e o espaço. Agora, que já conhecemos e conversamos, podemos anunciar que, em no máximo dois meses, este piloto já estará em execução neste município. Escolhemos Jaboatão para fazer o lançamento desse programa porque observamos que o prefeito Anderson Ferreira faz uma gestão participativa. Nós já conhecemos as iniciativas do prefeito, sabemos do seu compromisso e sabemos do seu trabalho na defesa e proteção da mulher. Jaboatão será um ‘case’”, disse Damares Alves.

A ministra disse que a administração municipal “ousou em nos procurar”. “O prefeito já bateu em nossa porta inúmeras vezes, querendo trazer todos os projetos do Ministério pra cá. A Prefeitura já vem realizando ações e nós vamos fortalecer o que já existe. Aqui é o lugar ideal para os programas pilotos”, garantiu a ministra. Ela acrescentou que um desses projetos será de qualificação para a juventude, na área de tecnologia.

O prefeito Anderson Ferreira ressaltou a importância da parceria para a implantação dos programas Qualifica e Salve Uma Mulher, porque coincide que as ações que o município realiza. Daqui a 30 dias, vamos inaugurar o Espaço Mulher Empreendedora, no Mercado das Mangueiras, e com essa parceria vamos fortalecer as atividades de qualificação e de proteção às mulheres. Vamos oferecer capacitação nas áreas de beleza, corte e costura, gastronomia e estética.

O gestor jaboatonense explicou que também haverá palestras e orientações sobre como combater a violência contra a mulher, que já fazem parte das das políticas públicas desenvolvidas no município. “Quando a ministra Damares Alves vem a nossa cidade e faz anúncios como o de hoje, nos estimula ainda mais a continuar e fortalece o que estamos realizando”, ressaltou Anderson Ferreira.

PROGRAMAS

O programa Salve Uma Mulher, que será lançado pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos terá o objetivo de orientar profissionais que trabalham com o público feminino a identificar sinais de agressão e, dessa forma, ajudar a vítima da violência. Já o Qualifica, vai oferecer capacitação de mão de obra, visando aumentar a autoestima e empoderamento às mulheres.

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Ministra Damares Alves vem a Jaboatão anunciar parceria com a Prefeitura


Nesta sexta-feira (13), a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, firmarão parcerias que serão implementadas pela Secretaria Executiva da Mulher.

O anúncio será feito pela ministra Damares Alves e o prefeito Anderson Ferreira. A reunião está marcada para as 9h, no Complexo Administrativo de Jaboatão.

O município será contemplado com os programas “Qualifica” e “Salve Uma Mulher”.



quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Cristina Amaral promove bazar solidário no Shopping Tacaruna


Cerca de 300 roupas multimarcas, incluindo peças do acervo pessoal e de show da cantora Cristina Amaral e também de outras artistas, como saias, vestidos, calças e blusas, estarão à venda no Bazar da Cris, iniciativa promovida pela própria artista, que acontece no próximo sábado e domingo (14 e 15 de setembro), no Shopping Tacaruna. Toda a renda será destinada ao Lar Fraterno Vovó Cavendish, localizado na cidade de Sertânia, Sertão de Pernambuco, que atende em média 50 crianças carentes. O bazar será realizado no segundo piso do Shopping Tacaruna, próximo à escada fixa da Praça de Eventos, durante o horário de funcionamento do mall. A entrada é gratuita.

Para a produção do bazar, Cristina Amaral contou com a colaboração de amigos, como a colunista social, da Folha de Pernambuco, Roberta Jungmann, lojistas parceiros e artistas que doaram peças. Estarão disponíveis roupas de Elba Ramalho, Bia Villa-Chan, Gerlane Lops, Irah Calderia, Nena Queiroga, Fabiana Karla e mais o cantor Petrúcio Amorim. Das peças de Cristina Amaral, destaca-se um vestido, assinado pelo estilista paraibano Ary Rodrigues, que já criou roupas para Elba Ramalho, Daniela Mercury e Luciana Gimenez. “Sempre quis promover um bazar beneficente, e a importância que vejo será a troca, o lindo gesto dos amigos, lojistas e artistas doarem roupas em prol de um bem maior, que é a solidariedade. A participação do público também vai representar um lindo gesto”, revela Cristina Amaral.

Criado em setembro de 2015, o Lar Fraterno Vovó Cavendish é uma das vertentes do projeto Sertânia Sem Fome, que acolhe 200 famílias carentes residentes em singelas casinhas de taipa. O objetivo do espaço é acolher crianças humildes e acompanhar o desenvolvimento delas através de encontros que visam orientá-las quanto aos valores referentes à instrução e à educação voltadas aos princípios éticos e morais. Assim como, aos princípios básicos de saúde e higiene. Atualmente são atendidas cerca de 50 crianças, na faixa dos 2 aos 15 anos. Porém, considerando o projeto Sertânia Sem Fome, que nasceu em 2011, certamente mais de mil crianças já foram beneficiadas. Cada criança faz todas as refeições (almoço, lanche e jantar), recebe reforço e acompanhamento escolar, aulas de educação física, informática e conhecimentos gerais, entre outras atividades.

terça-feira, 10 de setembro de 2019

AMAPE irá entrar na justiça para barrar vistorias no Recife



A AMAPE - Associação dos Motoristas de Aplicativos de Pernambuco, irá ingressar com ação judicial para suspender as vistorias a veículos de aplicativos no Recife.

O argumento é que as vistorias veiculares feitas pelas vistoriadoras credenciadas pela CTTU - Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife, fere a lei federal, que diz que compete a estados e municípios regulamentar a atividade, não criar filtros, que impeçam o exercício da atividade e a livre iniciativa.

Além disso, a AMAPE alega que as vistorias estão muito bagunçadas e não há garantia alguma que elas serão validadas pela CTTU, uma vez que sequer está sendo feita a certificação digital dos arquivos enviados.

Outro erro grave cometido pela CTTU, é que as vistorias estão sendo feitas com validade de 30 dias, quando a regulamentação municipal prevê vistoria anual dos veículos, ou seja, com validade de 1 ano.

O presidente da AMAPE, Thiago Silva, afirma que a Autarquia se precipitou em fazer o chamamento para as vistorias. “Hoje somente 8 empresas estão credenciadas. Como elas irão atender 25 mil motoristas em menos de 60 dias? Teriam que ser feitas mais de 700 vistorias por dia”, disse.

Além disso, ele critica o fato da CTTU não ter diálogo com a categoria. “A CTTU começou as vistorias sem nos ouvir. Sem ouvir a nossa opinião. Nos colocamos à disposição e não fomos chamados. Esse é o jeito de se construir políticas públicas?”, questionou.

Silva também é contra qualquer tipo de cobrança, pois de acordo com ele, a vistoria onera mais uma vez o bolso do trabalhador, sem nenhuma contra partida por parte da prefeitura do Recife.

Em São Paulo a empresa Uber conseguiu barrar na justiça a obrigatoriedade de vistoria veicular. A decisão abre jurisprudência para que em qualquer outro lugar do Brasil, também seja possível ingressar com pedido de liminar suspendendo as vistorias.

Processo número: 1047093-16.2019.8.26.0053 - Mandado de Segurança Cível.

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Pagamento de R$ 500 por conta do FGTS começa na próxima sexta-feira (13)


A Caixa Econômica Federal começa, na próxima sexta-feira (13), a efetuar o pagamento de até R$ 500 por conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS. Inicialmente, o valor vai ser depositado automaticamente para pessoas nascidas em janeiro, fevereiro, março e abril, que têm conta poupança na Caixa.
Já para aquelas pessoas que nasceram em maio, junho, julho e agosto, o pagamento só vai ser feito a partir do dia 27 de setembro de 2019. No caso, para aqueles trabalhadores nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro, o pagamento será realizado a partir do dia 9 de outubro de 2019.
Segundo o professor de Gestão Financeira do Centro Universitário Internacional Uninter, Daniel Cavagnari, existem várias formas de usar este dinheiro.
“A primeira delas é, justamente, poder pagar algumas dívidas, preferencialmente a que está na família. Pode até ir lá e quitar alguma dívida, alguma coisa que tenha com o banco, mas antes de pagar qualquer dívida, é importante que sente com o gerente do banco ou com o administrador do cartão e verifique outros meios de pagar menos juros. É sempre bom negociar antes de quitar qualquer dívida. Por outro lado, este dinheiro vai ser muito bem-vindo também para se programar, agora, para o fim do ano e quem sabe guardar ele já para o começo do ano, para todas aquelas contas que se tem”, comenta.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, aproximadamente 33 milhões de trabalhadores vão receber esse crédito automático na conta poupança. Já aquelas pessoas que são clientes do banco que não quiserem retirar o dinheiro têm até 30 de abril do ano que vem para informar esta decisão em um dos canais divulgados pela Caixa: que é o site do banco, o Internet Banking ou o aplicativo para celular.
Para quem tem o cartão Cidadão e a senha, o saque poderá ser feito nos terminais de autoatendimento, em unidades lotéricas ou correspondentes Caixa Aqui. E para aqueles que não possuem o cartão Cidadão, é orientado que eles procurem uma agência da Caixa.
Lembrando que esse crédito automático só vai ser feito para quem abriu conta poupança na Caixa até o dia 24 de julho deste ano. Para quem não é correntista do banco, é importante ficar atento ao cronograma, acessando o site www.caixa.gov.br.



Tirar CNH fica mais fácil


A partir da semana que vem, o processo para tirar a carteira de habilitação vai ficar diferente. Isso porque passa a valer a resolução 778 do Conselho Nacional de Trânsito, que traz mudanças a formação de condutores no Brasil. Dentre os pontos alterados está a não obrigatoriedade do uso de simuladores em auto escolas. 

O motorista em formação que vai escolher se usará, ou não, o equipamento. Em junho, quando a resolução foi publicada, o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, afirmou que o simulador não tinha eficácia comprovada, e encarecia a obtenção da CNH. 

A quantidade de horas-aula também vai mudar. Antes, para a categoria A e B eram exigidas 25 horas-aula. Com a resolução, caem para 20. Aulas noturnas também foram reduzidas de duas para apenas uma. 

domingo, 8 de setembro de 2019

Celulares poderão vir com Rádio FM


Um projeto que corre na Câmara dos Deputados pode fazer com que os novos celulares fabricados no Brasil voltem a pegar rádio.

Isso porquê o texto prevê que as fábricas instalem nos telefones o Chip FM, que possibilita sintonizar as emissoras gratuitamente. 

Atualmente, poucos modelos de aparelhos têm o chip, o que faz com que o usuário gaste dados móveis caso queira acompanhar a programação de uma rádio, num processo online. 

A ideia é que todos tenham acesso às informações divulgadas nas fms, independente de plano, créditos ou conta. 

O projeto de lei está em tramitação na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, da Câmara Federal.