sábado, 8 de abril de 2023

Suspeito é detido após assalto no centro do Recife


Na madrugada de sexta-feira (07), policiais militares do 16 BPM, em rondas na Av. Dantas Barreto, foram solicitados por um transeunte que informou ter sido assaltado e que o suspeito, além de levar o aparelho celular e dinheiro, desferiu um golpe de facão que machucou as costas da vítima e cortou dois dedos do mesmo.

O efetivo foi informado sobre as características do indivíduo e, durante incursões, identificou o mesmo na travessa do forte, no Forte das Cinco Pontas. Segundo o policiamento, ao se aproximar, o mesmo soltou algo no chão. Durante abordagem, ao ser  indagado sobre o ocorrido, ele negou os fatos, porém foi encontrado um celular no seu bolso, o qual ele não soube desbloquear. Em ato contínuo, um policial foi verificar o objeto que o suspeito soltou no chão, onde foi encontrado um facão, que teria sido utilizado no crime. 

O efetivo então conduziu o suspeito até a vítima que o reconheceu imediatamente, assim como também o celular furtado. Vitima e suspeito foram então  encaminhados  para a UPA e, após alta médica, a ocorrência foi conduzida para a Ceplanc para adoção das medidas legais cabíveis.

CIPMOTO CONDUZ À DELEGACIA EX-PRESIDIÁRIO EM POSSE DE ESPINGARDA CALIBRE 12


Na tarde de sexta-feira (7), uma equipe da CIPMoto, durante a Operação Semana Santa, em Gravatá, realizava rondas no distrito de Mandacaru, quando na PE-087, visualizou um veículo Chevrolet Prisma,  parado.

De imediato, foi realizada a verbalização para que o condutor descesse do automóvel a fim de proceder a abordagem. Nesse momento, o motorista acelerou o veículo e empreendeu fuga em alta velocidade. 

Diante disso, o efetivo realizou o acompanhamento do citado automóvel, e, na tentativa de aproximação, um policial sofreu um acidente de trânsito, vindo a ser socorrido pelo SAMU. Ato contínuo, após entrar em uma rua de barro e sem saída, o indivíduo parou o veículo e desceu com uma espingarda calibre 12, fabricação americana,  a qual foi apreendida com seis munições intactas e duas deflagradas.

Durante a fuga a pé, o ex-presidiário efetuou disparos contra o efetivo policial, que teve que revidar para cessar a injusta agressão sofrida. Com o apoio policial da 5ª CIPM no terreno, foram realizadas incursões e então encontrado o indivíduo.

Diante dos fatos, o suspeito juntamente com os materiais apreendidos, foram conduzidos para a DP de Vitória de Santo Antão para adoção das medidas legais cabíveis.

sexta-feira, 7 de abril de 2023

PL, Simbora Trabalhar

 


 Anderson Ferreira, presidente do PL em Pernambuco, tem se dedicado a discutir e definir os rumos do partido no estado, para ele “ o PL em Pernambuco e no Brasil vivem  um bom momento com o desempenho nas eleições de 2022 e com a volta de ex presidente Bolsonaro ao país. Anderson destacou a qualidade dos quadros do partido e a ambição de crescer , mas quer também elevar o nível do debate sobre o estado e por isso o partido já solicitou uma agenda com a governadora Raquel Lyra para apresentar um documento com os pontos mais importantes para a retomada do desenvolvimento econômico e social no estado, na visão dos liberais.

Anderson reforçou que Pernambuco precisa se ajudar nesse momento. “É hora de trabalhar pelo estado e contar com a colaboração de todos. O PSB deixou uma  herança maldita e isolou o estado . A governadora completa 100 dias reorganizando a casa, elencando prioridades e desde o primeiro momento destaquei o nosso compromisso em ajudar Pernambuco. Essa foi, inclusive ,uma responsabilidade assumida por todos os candidatos nas últimas eleições”. Para Anderson, Raquel tem procurado dialogar e o PL quer fazer a sua parte apresentando sugestões, caminhos e se colocando , como sempre fez , à disposição do povo pernambucano. “Se ajudar é  lutar por recursos e apoiar o estado ou contribuir com quadros técnicos de qualidade, vamos fazer isso, sempre colocando os interesses de Pernambuco à frente”, afirmou Anderson, que também anunciou um ciclo de palestras, debates e encontros setoriais, a partir de maio, buscando consolidar o PL como um partido de ampla discussão política. “Como já havia dito, crescemos em quantidade e qualidade. Esse é o novo PL: maduro, pronto para avançar e ajudar os municípios, nosso estado e o Brasil“.

Paixão dos Guararapes encanta o público na noite de estréia, no Jaboatão

 

Fotos: Chico Bezerra/PMJG

A noite de estreia do espetáculo Paixão dos Guararapes, no município do Jaboatão, foi marcada pela emoção, nessa quinta-feira (6). O cenário voltou  a ser montado no Pátio das Bandeiras, no Monte dos Guararapes, após três anos sem a peça ser apresentada diante do público, devido à pandemia da Covid-19. 

A encenação conta com 72 atores e 100 figurantes, narrando os últimos dias de Jesus Cristo, a crucificação e ressurreição, em 1 hora e 20 minutos duração. O espetáculo volta a ser apresentado na noite deste sábado e no domingo, a partir das 19h. A entrada é gratuita.


Maria Erenice mora no bairro de Guararapes e levou as duas filhas para assistir à Paixão dos Guararapes e disse que foi a primeira vez que viu uma peça de teatro. “Foi maravilhoso, que coisa mais linda! A gente conhece a história de Jesus, mas não tem como não se emocionar, ainda mais numa apresentação dessa. Venho de novo e vou trazer mais gente”, disse a dona de casa.

Renan Oliveira já conhecia a encenação, que está na 8ª edição, e falou que era grande a expectativa para assistir novamente ao vivo. “Já tinha assistido uma vez, mas veio a pandemia e a gente ficou sem esse belo espetáculo. Mas a Paixão dos Guararapes está de volta, encantando como sempre. Estão todos de parabéns, foi muito bonito”, ressaltou o estudante.

quinta-feira, 6 de abril de 2023

Prefeito Mano e ministro André de Paula visitam Carapitanga

Fotos: Chico Bezerra/PJG

O prefeito Mano Medeiros e o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, visitaram, nesta quinta-feira (6), a sede do Grupo Carapitanga, no bairro de Prazeres, no Jaboatão dos Guararapes, e conheceram a área que está sendo ampliada. Eles foram recebidos pelos sócios-diretores Marcelo Varela e Pedro Duque e pela diretora de Comércio Exterior, Muriele Chettrit. Os executivos informaram ao prefeito e ao ministro que, no prazo de dois a três meses, a Carapitanga passará a ter capacidade de aumentar a produção de camarões de 300 toneladas para 500t por mês.

Proprietária da marca Qualimar, a Carapitanga tem 21 anos de fundação e está entre os três maiores produtores de camarão do País, com mais de 7 mil toneladas por ano, nas 15 fazendas do grupo. Além de elevar os números da produção, a empresa localizada no Jaboatão também contratará mais 200 funcionários, passando a contar com 600. Isso significa que mais de 50% do total dos 1.100colaboradores estarão na unidade do Jaboatão.


O prefeito Mano Medeiros falou da importância para Jaboatão ter uma empresa do porte da Carapitanga e colocou a gestão municipal à disposição, principalmente, na questão de contratação de mão de obra. “Nossa gestão tem o compromisso de formar trabalhadores e podemos atuar juntos, na capacitação do pessoal que a Carapitanga pretende contratar, para que os jaboatonenses sejam prioridade. Pelo que conversamos, deu para perceber que temos algo em comum, que é a visão social de dar oportunidade a quem precisa”, disse.

O ministro André de Paula também ficou impressionado com a estrutura e capacidade de produção da empresa. “Vim hoje conhecer a área que está sendo ampliada e aceitei o convite para a inauguração. Estarei presente, porque temos de valorizar as empresas que buscam sempre crescer e se desenvolver”, ressaltou.

O sócio-diretor Pedro Duque salientou a importância da visita do prefeito Mano Medeiros e do ministro André de Paula. “É muito bom ver os governos dialogando com a classe empresarial. Demonstra a boa vontade de reduzir os entraves burocráticos e elevar os índices de geração de renda e emprego”, disse o executivo.

Marcelo Varela também destacou a importância do município no mercado nacional e mundial. “O camarão que sai do Jaboatão atende às cinco regiões do Brasil, vai para os Estados Unidos, Egito, Dubai, Vietnã, Malásia, entre outros países da Ásia. E a safra da lagosta, que começa em 1º de maio, com previsão de 300 toneladas do ano/safra, será toda exportada para a China e Hong Kong. Foi esse o potencial da Carapitanga que mostramos ao prefeito Mano Medeiros e ao ministro André de Paula”, acrescentou o sócio-diretor.

366ª Festa de Nsª Srª dos Prazeres começa no próximo domingo, no Jaboatão

 


A 366ª Festa de Nossa Senhora dos Prazeres começa no próximo domingo (9), no município do Jaboatão dos Guararapes, e segue até o dia 17 com uma extensa programação religiosa e mais de 30 atrações musicais, no Monte dos Guararapes. A abertura oficial será com a Procissão da Bandeira, a partir das 16h, seguida da Missa Campal, no Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres. 

A Missa de Encerramento será celebrada após a tradicional procissão, na noite de segunda-feira (17). Na quarta-feira (12), terão início os shows da conhecida Festa da Pitomba. Durante seis dias, subirão ao palco vários artistas, entre os quais Mc Troinha, Banda Luará, Boi Sorrizo, Michelle Melo, Alan Carlos, Rogério Som, Jorge Aragão, Raphaella Santos, Banda Praieira, Limão com Mel, Lua, Letto do Cavaco, Conde Só Brega, Mc Roginho e Priscilla Sena.


A Procissão da Bandeira sairá da Igreja Matriz de Santo Antônio dos Guararapes, em Prazeres, e seguirá pela Rua Almirante Dias Fernandes, Avenida Emiliano Ribeiro, Estrada da Batalha, Rua Maria do Carmo Cruz e chegará ao Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres. A partir da segunda-feira (10) até o domingo (16), serão realizadas missas e novenas. 

O Polo Religioso também terá atrações com shows religiosos que começarão às 21h. Na quinta-feira, o Quinteto Violado abre a programação do palco montado em frente à Igreja. Na sexta (14), o Padre Damião Silva se apresentará, no sábado, será a vez do Padre João Carlos e, no domingo, o público assistirá à apresentação do Padre Rosivaldo Torres.

No Polo Show da Festa da Pitomba, a abertura de apresentações, na quarta-feira, dia 12, será às 18h e vai até a meia-noite, com Rossi do Brega, Banda Praieira, Condinho do Brega, Banda Luará, Mc Troinha e Mc Elvis. Na quinta (13), estarão no palco Alisson Príncipe, Zorra Virada, Telmo Santiago, Luanny Vital e Raphaella Santos. A noite da sexta-feira (14) será animada pelo Boi Sorrizo,Michelele Mello, Alan Carlos, Rogério Som e Jorge Aragão.

No sábado, os shows vão das 17h à meia-noite, com Alegria de Brincar, Côco Vermelho, Dudu do Acordeon, Lua, Eduarda Alves e Limão com Mel. As apresentações do domingo também iniciam mais cedo com Tio Dody, Alessandra Vieira, Letto do Cavaco, Mc Neiff e Conde Só Brega com participação de Iany Francyni. O último dia da Festa da Pitomba será das 19h à meia-noite e terá como atrações Sheyla Swingar, Marcelo Pernambucano, Mc Roginho e Priscilla Sena.

A Festa da Pitomba ainda terá o Espaço Pitombinha e as apresentações serão no sábado e domingo, das 14h às 17h. A criançada se divertirá com Alegria de Brincar, no sábado, e Tio Dody no domingo. A animação também será garantida pelo Maracatu Aurora Africana, Maracatu Nação Cambinda Africana e Maracatu Nação Almirante do Forte, que sairão em cortejo do Espaço Pitombinha até o Polo Show.



O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, se mostra confiante com o sucesso da Festa da Pitomba, após dois anos sem poder ser realizada devido à pandemia da Covid-19. “Foram dois anos de muita expectativa. No ano passado, tivemos a festa religiosa em homenagem a Nossa Senhora dos Prazeres, com a presença dos devotos, e este ano a previsão é de uma participação muito maior. Mas não pudemos promover a Festa da Pitomba. Para este ano, preparamos um grande evento, inclusive, ampliando a grade de shows para seis dias. Da quarta a segunda-feira, serão mais de 30 atrações entre artistas do Jaboatão e do cenário nacional . Será uma festa para as famílias e o público de todas as idades terá várias opções de ritmos para se divertir muito, com segurança e toda estrutura de apoio que vamos ter no Monte dos Guararapes”, ressaltou o gestor. A Festa da Pitomba promovida pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes conta com as parcerias do Sesc e do Governo do Estado, através da Fundarpe.

quarta-feira, 5 de abril de 2023

Estudantes com autismo do Jaboatão recebem tablets para criação de jogos digitais

 

Foto: Leandro de Santana/PJG 


Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados nas Salas de Recursos Multifuncionais da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes vão ajudar a desenvolver conteúdos digitais lúdicos que estimulem a aprendizagem de outros estudantes neurodivergentes (com TEA, TDAH, dislexia e demais condições neurológicas fora do padrão social). O desafio surge a partir de um acordo de cooperação técnica firmado entre a Secretaria de Educação do município e a empresa Agora Eu Consigo Tecnologias Ltda (Livox), com o patrocínio e apoio da Lego Foundation.  

O projeto Aprender Brincando foi anunciado, na tarde desta quarta-feira (05), no Complexo Administrativo, pelo prefeito Mano Medeiros e o sócio-diretor da Livox, Paulo Rodrigues, como parte das atividades que integram a Semana Municipal de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante o evento, foi iniciada a entrega de tablets a um pequeno grupo de estudantes, de 6 a 13 anos, representante dos 27 que atuarão como coautores de jogos digitais. Ao todo, serão entregues 245 tablets, com licenças vitalícias do software Livox, nos próximos quatro meses.

“Mais uma vez Jaboatão é pioneiro em um projeto que vai transformar a vida de muita gente. Não se trata de uma ação isolada e sim de uma política de gestão. Estamos dando mais um passo. Plantando mais uma semente, plantaremos diversas outras e juntos vamos colher os frutos”, comemorou o prefeito Mano Medeiros, agradecendo à Livox, às famílias presentes e às equipes de Educação, Saúde e Assistência Social que atuam na causa.

Paulo Rodrigues lembrou que já tem uma parceria com o município desde 2017, com o uso da plataforma Livox, já utilizada em todo o mundo para comunicação de pessoas com impossibilidade ou dificuldade de fala. “Agora, estamos iniciando esse projeto-piloto que vai ajudar a ensinar e a aprender. E, a partir de Jaboatão, o mundo inteiro vai ser beneficiado com essa tecnologia assistiva”, declarou, animado.

Laura Caciano, de 15 anos, é uma das selecionadas para o grupo de coconstrução de jogos digitais que recebeu seu tablet. “Eu estou ansiosa”, declarou a garota, com um sorriso estampado no rosto. Os pais também eram pura alegria. “Eu estou nas nuvens. Nem acreditei quando ela foi selecionada. A gente não tem noção da capacidade das pessoas com TEA”, contou Kátia Caciano. O pai complementou: “É muito bom acreditarem neles. Só quem tem um filho com autismo sabe como é difícil. Eles sofrem muito bullyng, são muitas terapias, o apoio da Prefeitura do Jaboatão tem sido fundamental”.


 PÁSCOA AZUL

Após a solenidade, as atividades da Semana de Conscientização continuaram com a Páscoa Azul, uma festinha organizada para mais de 100  crianças e adolescentes com TEA atendidos pela rede municipal, com distribuição de ovos de Páscoa arrecadados junto aos servidores. Eles foram recebidos com música e uma decoração montada com muito carinho, que incluiu fotos dos alunos e um caminho cheio de passinhos de coelhos.

André Ferreira quer inclusão automática das famílias de baixa renda na Tarifa Social da Água

 


Sempre atento às necessidades das famílias brasileiras de baixa renda, o deputado federal André Ferreira (PL-PE) deu entrada no projeto de lei projeto de lei nº 1556/2023, que torna automática a inclusão dos inscritos no CadÚnico na Tarifa Social da Conta de Água e Esgoto. A proposta é similar à apresentada pelo próprio André Ferreira, em 2020 e que já está em vigor, que beneficiou mais de 26 milhões de famílias brasileira com a inclusão automática na Tarifa Social da Conta de Energia. Com o projeto, os beneficiários ganharam até 65% de desconto nas contas de luz.

No caso da Tarifa Social da Água, têm direito as famílias que apresentam um consume de até 10m³ mensais. No entanto, para obter o benefício atualmente as pessoas precisam ir a uma loja da concessionária apresentar documentos. Quando a proposta for aprovada, essa etapa burocrática será eliminada. Em Pernambuco, o valor da tarifa social é de R$ 9,44 e a cobrança de esgoto fica isenta.

“É importante que todos os brasileiros tenham acesso à água. Queremos dar abrangência nacional à tarifa mais barata e garantir que todas as famílias que têm direito ao benefício sejam atendidas. Sabemos que o acesso à água potável e ao tratamento de esgoto têm impacto direto na saúde e na qualidade de vida da população. A nossa proposta facilita o ingresso das famílias de baixa renda, repassando para as concessionárias de saneamento a responsabilidade de incluir automaticamente todos os inscritos no CadÚnico”, afirma o parlamentar.

De acordo com um estudo da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), menos de 20% dos beneficiários do CadÚnico têm acesso à tarifa social de água e esgoto. De acordo com levantamento, dos 48,1 milhões de brasileiros com rendimento familiar per capita de até meio salário mínimo abastecidos com água, só 9,6 milhões têm a tarifa subsidiada (19,9%). E dos 28,3 milhões na mesma situação econômica com acesso à rede de esgoto, 5,6 milhões têm o benefício (19,7%). Em Pernambuco, mais de 600 mil pessoas têm direito à tarifa.

Inscrições para o processo seletivo da Educação do Jaboatão iniciam dia 11

Foto: Chico Bezerra/ PMJG

As inscrições para o processo seletivo simplificado da Secretaria de Educação do Jaboatão dos Guararapes, com 475 vagas, têm início na próxima terça-feira (11) e vão até o dia 3 de maio. As contratações têm por objetivo atender às necessidades emergenciais de pessoal para o referido órgão. As inscrições devem ser feitas por meio do site da organizadora: www.processoseletivoabdesm.com. Os candidatos poderão preencher o cadastro online e anexar os documentos pessoais digitalizados, constantes no edital que está disponível no Diário Oficial do município: (www.jaboatao.pe.gov.br) e no site: www.processoseletivoabdesm.com.  

As vagas ofertadas são para os seguintes funções: auxiliar de apoio pedagógico (399), brailista (19), Intérprete de libras (41) e professor de Educação física (16).

O processo será realizado em uma única etapa com a análise de experiência profissional e de títulos. A etapa é eliminatória e classificatória. O resultado final será divulgado no dia 23 de maio e homologado no dia 26.


Para participar da seleção simplificada por uma vaga, a pessoa interessada deverá ter idade mínima de 18 anos, ser brasileiro, estar em dia com as obrigações eleitorais, estar quite com o serviço militar (no caso de sexo masculino; gozar de aptidão física e mental para o exercício das atribuições da função; não acumular função, empregos ou cargo público, em qualquer esfera de governo ou em qualquer poder, não ter antecedentes criminais e se encontrar no pleno exercício de seus direitos civis e políticos.


É importante que o interessado digitalize e anexe o formulário existente no site da organizadora e os documentos comprobatórios, no ato da inscrição, conforme previsto no edital.

Os candidatos que desejarem concorrer às vagas reservadas para pessoas com deficiência deverão declarar essa condição, no ato da inscrição e especificar sua deficiência, preenchendo o formulário existente no portal e anexando à devida comprovação da deficiência.


Para mais informações acesse o Diário Oficial do município por meio do site: www.jaboatao.pe.gov.br.

PRF e Detran alinham integração na Operação Semana Santa em Pernambuco


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) reuniram-se nesta terça-feira (4) para tratar do alinhamento de ações integradas de segurança viária na Operação Semana Santa no estado. O encontro aconteceu na sede do órgão executivo de trânsito localizado na Iputinga, Zona Oeste do Recife.

Na ocasião, o superintendente da PRF/PE, Alexandre Rodrigues da Silva, esteve acompanhado do chefe do Serviço de Operações, Washington Barros, do chefe do NPF da Delegacia Metropolitana, Cláudio Andrade, do chefe do Núcleo de Gestão Operacional (NGO), Nildo Campos e da integrante do Núcleo de Segurança Viária (NSV), Iêda Rezende. A equipe foi recebida pelo diretor-presidente do Detran, Carlos Fernando Ferreira da Silva Filho, e pelo diretor-geral do órgão, André Trajano de Oliveira.

Durante o encontro, os gestores trataram do fortalecimento das ações educativas e de fiscalização para o trânsito entre os órgãos, inclusive com a participação da Operação Lei Seca. A reunião também foi uma oportunidade de alinhar informações sobre os sistemas utilizados pela PRF e Detran no processamento de autuações.

“A integração com o Detran representa um ganho para a sociedade no tocante às atividades de segurança viária, além de reafirmar nosso compromisso com a preservação de vidas no trânsito”, ressaltou o superintendente da PRF, Rodrigues Silva.



terça-feira, 4 de abril de 2023

Partido Democracia Cristã entra na base de apoio do Governo Mano Medeiros, no Jaboatão

 

Foto: Chico Bezerra/PMJG

A base de apoio ao prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), ganhou o apoio de mais um partido, o Democracia Cristã. O anúncio aconteceu, nesta terça-feira (4), durante encontro de Mano com o presidente estadual da legenda, Edmar de Oliveira. Também participaram da reunião o secretário de Articulação Política, Roberto Santos, e o líder do Governo na Câmara Municipal do Jaboatão, vereador Belarmino Sousa.

Edmar de Oliveira contou que a decisão do Democracia Cristã foi unânime, em virtude do trabalho que o prefeito Mano está fazendo no município. “Fui vereador do Jaboatão por três mandatos e continuo andando muito pela cidade. Vejo o quanto o prefeito Mano Medeiros vem trabalhando nas comunidades, com pavimentação e na melhora dos serviços públicos. É um prefeito popular, que já conquistou a simpatia e o apoio da população. Por isso, o Democracia Cristã decidiu compor a base e colaborar com os avanços sociais que a gestão de Mano vem realizando.”, ressaltou o dirigente partidário.

“A entrada do Democracia Cristã na nossa base é mais um importante reforço que recebemos. Agradeço ao presidente Edmar de Oliveira pelas palavras de apoio e confiança no nosso trabalho. Ele conhece profundamente Jaboatão, sabe dos desafios que temos e reconhece todo o empenho da gestão municipal em fazer o melhor pela população”, disse o prefeito Mano Medeiros.

Paixão dos Guararapes estreia quinta-feira, no Jaboatão

A Paixão dos Guararapes estreia, na próxima quinta-feira (6), no Monte dos Guararapes, com apresentações até o sábado (8), em sua  8ª edição. O espetáculo conta a história da criação do universo, a vida, crucificação e ressurreição de Jesus Cristo. A peça, com uma hora e 20 minutos de duração, iniciará sempre às 19h, no Pátio das Bandeiras, com o tema Que Haja Luz. O texto é de Albemar Araújo, com direção de Geraldo Dias e apoio da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. A encenação volta a acontecer com participação do público, após dois anos devido à pandemia da Covid-19 e a entrada é gratuita.

A encenação terá a participação de 72 atores e 100 figurantes selecionados entre moradores do entorno do Monte dos Guararapes. O ator jaboatonense Artur Henrique interpretará Jesus; Nelma Barros será Maria; Neemias Duarte fará o papel do Satanás; Roberto Vasconcelos será Caifás e Sóstenes Vidal interpretará Anás.


Toda a estrutura está sendo preparada para que o público tenha visão total do cenário e acompanhe cada passagem da história. Para garantir uma apresentação que encante ainda mais as pessoas, a Paixão dos Guararapes traz um novo conceito, utilizando artifícios inovadores de tecnologia. No palco de 20 metros, um grande telão terá a imagem do cenário em alta definição.

“Tivemos dois anos sem poder apresentar o espetáculo para o público, mas produzimos ótimos filmes, em 2021 e 2022, como alternativa. Agora estamos de volta ao Monte dos Guararapes, com uma bela peça, inovações tecnológicas e tudo muito bem feito para contar essa história que já tem mais de dois mil anos e que continua emocionando as pessoas. Convidamos a todos para assistir a Paixão dos Guararapes, a entrada é gratuita”, falou o diretor Geraldo Dias.

O prefeito do Jaboatão, Mano Medeiros, ressaltou a importância de apoiar um espetáculo que fortalece a cultura e o turismo do município. “A Paixão dos Guararapes já faz parte do calendário cultural do Jaboatão e é compromisso da nossa gestão valorizar o setor. Agora, com o retorno do público, nossos artistas voltam a ter um importante espaço para se apresentar no Monte dos Guararapes, é mais uma opção de lazer e um grande atrativo para os turistas”, disse o gestor.

segunda-feira, 3 de abril de 2023

Prefeito Mano anuncia carteira de identificação e atendimento prioritário para pessoas com autismo no Jaboatão

Fotos: Leandro de Santana/PMJG

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, anunciou, na tarde desta segunda-feira (3), a criação da Carteira de Identificação para a pessoa com autismo, que garante a gratuidade no transporte público municipal para os autistas e seus acompanhantes, além de acesso prioritário aos serviços públicos e privados. O anúncio aconteceu após Caminhada de Conscientização pelo TEA, que reuniu centenas de pessoas com o transtorno e familiares, no Parque da Cidade, em Prazeres. 

"A Carteira de Identificação da pessoa com o Transtorno do Espectro do Autismo é muito importante. Com ela, será prioridade o acesso aos serviços públicos e privados e nosso cadastro ajudará no mapeamento dos cidadãos com autismo para realizarmos políticas públicas mais eficazes. Políticas que vão ajudar, também, as mães de crianças e jovens com autismo de nosso município", declarou Mano. "Sabemos que temos muito a fazer ainda. E junto vamos avançar muito mais", disse o gestor.


As crianças e adolescentes se divertiram com muita música e brincadeiras, juntamente com suas famílias, durante a tarde no parque. Houve ainda distribuição de algodão doce e pipoca. A dona de casa Juliana Barbosa levou seu filho Pedro Lucas, de 6 anos, para a caminhada. Ela relatou que seu filho evoluiu bastante depois que passou a frequentar o projeto Cão Terapia, serviço oferecido gratuitamente pela Prefeitura do Jaboatão, no Parque da Cidade.

"Ele melhorou na interação com outras pessoas e evoluiu na sua fala. Esse projeto está ajudando muito na reabilitação do meu filho. Ele até me pediu para adotar um cão. Sou muito grata ao Cão Terapia", comentou Juliana, reforçando que isso também teve efeito sobre a família.  "Melhorei da depressão e ansiedade”, contou.


NAT

Pela manhã, foi inaugurado o Núcleo de Atenção Terapêutica, no Lote 92, Jaboatão Centro,  com atendimento multiprofissional para crianças e adolescentes com autismo.  A programação da Prefeitura do Jaboatão continua, nesta terça-feira (4), com ações promovidas pelas secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, no sentido de sensibilizar as pessoas sobre a importância de interagir socialmente com as pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Prefeito Mano entrega Núcleo de Atenção Terapêutica para crianças e adolescentes com autismo no Jaboatão

Foto: Leandro de Santana/PMJG

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, inaugurou, nesta segunda-feira (03), o Núcleo de Atenção Terapêutica (NAT), localizado na avenida Dom Carlos Coelho, Lote 92, s/n, no Jaboatão Centro. O novo espaço chega para ampliar a rede de reabilitação municipal e oferecer aos usuários com Transtorno do Espectro Autista (TEA) terapias específicas de estimulações sensoriais e de aprendizagem. A unidade irá atender crianças e adolescentes do Jaboatão Centro, diagnosticados com TEA, entre 18 meses e 18 anos de idade. A Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo, no Jaboatão, foi instituída através da Lei municipal número 1.505/22.   

A unidade foi planejada e equipada para ofertar terapias multidisciplinares, com apoio de terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, psicóloga, nutricionista, nutricionista e psiquiatra infantil. Todas as dependências do NAT são acessíveis e possibilitam as vivências de integração sensorial e atividades do cotidiano, por meio de atendimento individualizado e compartilhado, com participação da família ou em grupos.

O prefeito Mano Medeiros enfatizou a importância da inauguração de  um núcleo terapêutico para o acompanhamento de crianças com autismo. “O município tem uma demanda em relação  às pessoas com autismo e nossa gestão está atenta a isso. Por conta disso, temos focado em ações que promovam a inclusão, a exemplo do NAT. Esse espaço é mais um passo fundamental para ampliar a assistência terapêutica aos autistas no Jaboatão. A equipe está bastante motivada para prestar o melhor atendimento aos pacientes e também para dar suporte às famílias. Estamos focados em proporcionar ainda mais inclusão no município.Tenho dito que temos vontade e determinação para fazer muito mais”, falou o gestor. 

A utilização do espaço será feita por meio da regulação das unidades de saúde com encaminhamento para terapias de reabilitação, sendo avaliados pela equipe multidisciplinar do núcleo de apoio. Com isso, será definida a vinculação ao serviço, com vistas à melhoria da qualidade de vida e autonomia do indivíduo, o que também traz um impacto positivo para suas famílias.De três a seis meses os pacientes do NAT serão avaliados pela equipe de especialistas.

A terapia é um suporte para a criança com TEA iniciar a vida social regular. A ideia é que o trabalho seja individualizado, mas também em grupo. É fundamental envolver a família no processo de reabilitação para que pacientes consigam conviver socialmente e se comunicar da melhor maneira possível. 

A autônoma Maria Cristina Prudêncio levou seu filho João Paulo, de 4 anos, para iniciar a reabilitação no NAT. Há dois anos, o seu pequeno foi diagnosticado com TEA e desde então, ele é atendido na rede municipal de saúde. “Percebi que meu filho é muito agressivo e dormia muito pouco. Na unidade de saúde o neuro-pediatra fechou o diagnóstico de autismo do meu filho. Para fazer a reabilitação eu tinha que me deslocar para o bairro de Massangana. Agora, com a chegada desse núcleo no Jaboatão Centro, ficou mais fácil para mim, já que eu moro em Vila Rica, achei ótimo”, disse a autônoma. 


DIAGNÓSTICO

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um déficit do desenvolvimento, de caráter neurológico, que se caracteriza pelas dificuldades na comunicação, interação social e/ou presença de padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados. Pessoas com TEA podem apresentar repertório restrito de interesses e atividades. Esses sinais representam o núcleo do transtorno, contudo a gravidade do mesmo será variável de acordo com os prejuízos nas áreas de comunicação social e padrões de comportamento. Há pessoas com TEA que sequer sabem disso, pois têm vida independente.

Prêmio Mulheres Conectadas com a Sustentabilidade foi um sucesso


O Prêmio Mulheres Conectadas com a Sustentabilidade promovido pela Academia Brasileira de Ciências Criminais (ABCCRIM), em sua primeira edição, foi entregue na sexta-feira (31.03), reconhecendo profissionais pernambucanas que vêm atuando em sintomia com os Objetivos de Desenvolvimento Social (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS buscam a redução das desigualdades sociais e a proteção do meio ambiente. 


Entre as homenageadas, as presidentes da Amatra VI, Ana Freitas; e do TRT6, desembargadora Nise Pedroso e as juízas do trabalho Andréa Keust e Roberta Araújo.

domingo, 2 de abril de 2023

Grupo é preso com explosivos em jogo de futebol


Policiais militares 1º BIEsp que faziam a segurança do jogo Central x Sport, sábado(01), em Caruaru, prenderam cinco adultos e apreenderam dois adolescentes que estavam de posse de quatro bombas caseiras e nove foguetes de artifício. 


O efetivo solicitou apoio e encaminhou todos os envolvidos e o material explosivo para o Juizado Especial do Torcedor, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.