sexta-feira, 12 de março de 2021

Procon do Jaboatão amplia lista de atividades do mutirão virtual de renegociação de dívidas

Foto: Chico Bezerra/PJG

O Procon do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com  a Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil) e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), estende a lista de atividades do mutirão virtual de renegociação de dívidas. A nova etapa tem início na próxima segunda-feira (15) e segue até dia 31 de março. A ação acontece exclusivamente pela internet, por meio do site www.consumidor.gov.br.

A iniciativa tem o objetivo de restabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas e precisam manter o nome limpo, longe de qualquer inscrição em cadastros de proteção ao crédito. De acordo com José Rangel, superintendente do Procon do Jaboatão dos Guararapes, “o mutirão se consolida como uma importante ferramenta para o consumidor conseguir quitar dívidas com instituições financeiras, especialmente neste delicado momento econômico e sanitário que enfrentamos em razão da Covid-19”.

Para participar do mutirão on-line, basta o consumidor se registrar na plataforma  www.consumidor.gov.br, quando receberá login e senha. A partir daí, o consumidor irá relatar o problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira passa a ter um prazo de 15 dias para apresentar uma proposta ou resposta ao consumidor.

quarta-feira, 10 de março de 2021

Jaboatão cria plataforma eletrônica para ouvir prioridades da população

Foto: Chico Bezerra/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes irá lançar, no próximo dia 16 de março, a consulta popular ‘Tamo Junto Jaboatão’, para ouvir as prioridades da população a serem inseridas no Plano Plurianual 2022/25 (PPA), na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). Os jaboatonenses poderão apresentar sugestões até o dia 31, por meio do portal tamojunto.jaboatao.pe.gov.br, nas sedes das sete regionais, mercados públicos e no Shopping Guararapes, onde poderão preencher os formulários.

Estão previstos seminários regionais com representantes de cada segmento da população e também reuniões virtuais com participação dos setores econômicos, como indústria, comércio e serviços. Na plataforma eletrônica, será disponibilizado um formulário exclusivo para pessoas jurídicas indicarem alternativas de investimentos no município. O objetivo é estimular a participação dos cidadãos com mais de 16 anos e garantir que a realidade de cada localidade do município seja pensada de forma estratégica.


“Nossa gestão trabalha ouvindo as pessoas e vamos democratizar ainda mais as decisões com um canal a mais para que apresentem suas prioridades. Tudo que for sugerido será avaliado porque a nossa meta é garantir melhores condições de vida para a população. Por isso, é importante o engajamento de todos”, ressaltou o prefeito Anderson Ferreira.


Concluído o período de consulta popular, os pleitos sugeridos serão reunidos no Plano Plurianual a ser encaminhado pela prefeitura à Câmara de Vereadores até o dia 5 de agosto. As propostas ainda servirão de base tanto para a elaboração da LDO, quanto para a LOA, também no segundo semestre.


André Ferreira conquista agência da Caixa para Ponte dos Carvalhos 

 


O município do Cabo de Santo Agostinho ganhará uma nova agência da Caixa Econômica Federal, que será instalada em Ponte dos Carvalhos. A notícia foi dada nesta quarta-feira (10) pelo presidente da instituição, Pedro Guimarães, que atendeu a um pedido do vice-líder do Governo na Câmara Federal, deputado André Ferreira (PSC-PE). 

Um dos mais votados do município nas eleições 2018, quando obteve 7,96% dos votos, André Ferreira havia recebido o apelo do prefeito aliado Keko do Armazém, que identificou a necessidade de uma nova agência no distrito, que conta com mais de 25% da população da cidade. “O município do Cabo sempre teve um grande carinho comigo. Então, estou retribuindo com trabalho, para melhorar a vida da população. O prefeito Keko do Armazém é um grande aliado e acompanho o trabalho dele para mudar a situação da cidade. De Brasília, venho ajudando sempre que há uma demanda”, pontuou André Ferreira. 

 O vice-líder do Governo acrescentou que o presidente da Caixa prometeu acelerar os tramites para que a nova agência comece a funcionar o mais rápido possível. “O presidente Pedro Guimarães vem fazendo um belo trabalho na Caixa e é muito sensível às necessidades dos municípios brasileiros. Tenho a certeza de que outras cidades serão beneficiadas em breve”, avaliou André Ferreira.

Anderson Ferreira recebe autorização para compra de vacinas contra Covid-19


O prefeito Anderson Ferreira recebeu, nesta quarta-feira (10), autorização para incluir Jaboatão dos Guararapes no consórcio formado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para compra de vacinas contra a Covid-19. Projeto de Lei enviado pelo Executivo Municipal foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores. Além dos imunizantes, a prefeitura poderá adquirir medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde para enfrentar a pandemia do novo coronavírus.

“Nossa gestão vem seguindo o planejamento de vacinação que implantamos, à medida que novas remessas são enviadas pelo Governo Federal, mas é necessário que haja outras alternativas. Com o consórcio criado pela FNP, envolvendo cidades de todo o País, entendemos que essa união vai ampliar a quantidade de imunizantes disponíveis e, consequentemente, mais pessoas poderão ser imunizadas em menos tempo”, ressaltou o prefeito.

Anderson Ferreira já havia protocolado, junto à FNP, o interesse do município em participar do consórcio e, na semana passada, encaminhou o projeto de lei ao Legislativo Municipal. Com a aprovação da lei, está autorizada a abertura de dotação orçamentária para a aquisição dos produtos. Na justificativa apresentada no projeto, o prefeito ressaltou a urgente necessidade de vacinação em massa da população para frear os casos de Covid-19.

O Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar) tem aval do Supremo Tribunal Federal (STF) e visa dar suporte ao Programa Nacional de Imunização (PNI), no caso de a distribuição das doses não suprir as necessidades. Até o momento, mais de 2.100 municípios já comunicaram à FNP que desejam participar do consórcio, abrangendo quase 150 milhões de brasileiros.

terça-feira, 9 de março de 2021

André Ferreira visita nova sede da CBTU e trata da liberação de R$ 21 milhões para obras no Metrorec

 


Vice-líder do Governo na Câmara, o deputado André Ferreira (PSC-PE) visitou nesta terça-feira (9), em Brasília, a nova sede da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Durante a visita, reuniu-se com o diretor-presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, José Marques de Lima; o diretor de Planejamento e Relações Institucionais do órgão, Pedro Cunto; e Bruna Fittipaldi, chefe de gabinete da CBTU-PE, para tratar da liberação de R$ 21 milhões para obras de recuperação do sistema metroferroviário do Recife.  

Diariamente, o sistema transporta aproximadamente 350 mil pessoas. No entanto, a falta de manutenção da rede nas gestões passadas reflete diretamente na qualidade do serviço prestado. Procurado pela atual gestão do Metrorec, o deputado conseguiu, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a liberação de recursos que serão utilizados na requalificação das cobertas das estações, recuperação das vias permanentes e em infraestrutura.

“O metrô do Recife é um dos mais importantes meios de transporte da Região Metropolitana. No entanto, nas gestões anteriores não recebia a atenção que merecia. Em nome do diretor-presidente da companhia, José Marques de Lima, agradeço a toda equipe da CBTU pelo empenho em reestruturar o sistema metroferroviário do Recife”, destacou o deputado André Ferreira.

O Metrô do Recife tem a sua malha cruzando, além da capital, outros três municípios: Jaboatão, Cabo e Camaragibe. Além disso, beneficia indiretamente outras 10 cidades, por meio do sistema integrado de transporte público.

O presidente da CBTU destacou a importância da ação do deputado em trabalhar pela liberação da verba. 

“A visita do vice-líder demonstra o compromisso do Governo Federal com parcela menos favorecida da nossa população, que necessita de um transporte público subsidiado pela administração federal. Com essa importante ação, o deputado André Ferreira dá uma grande contribuição para a reestruturação do sistema de transporte urbano”, afirmou José Marques de Lima.

Jaboatão inicia cadastramento de idosos de 72 e 73 anos para vacinação contra Covid-19

Foto: Leandro de Santana/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes abriu, nesta terça-feira (9), o cadastramento para idosos de 72 e 73 anos de idade para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A imunização será feita a partir da próxima segunda-feira (15), no horário das 9h às 16h, nos quatro pontos de drive-thru, que contam com faixa rápida para pedestres, montados na Casa da Cultura (Jaboatão Centro), no Sesc de Piedade, no Centro Cultural Miguel Arraes (Prazeres) e no Shopping Guararapes. O agendamento deve ser feito por meio do aplicativo De Olho na Consulta ou pelo site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br.

Com esta nova etapa, Jaboatão avança em mais uma fase da imunização. Amanhã (10), será concluído o processo de vacinação da primeira dose em idosos de 75 a 79 anos, que podem comparecer nos mesmos quatro pontos que funcionam como drive-thru, no horário das 9h às 19h. Jaboatão segue com a campanha de vacinação junto ao grupo de idosos com 74 anos. Já na quinta (11) e sexta-feira (12), serão aplicadas as segundas doses nos públicos vacinados entre os dias 17 e 25 de fevereiro.


SOROLOGIA

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes iniciou, nesta terça-feira (9), a aplicação de testes sorológicos junto a permissionários dos mercados públicos do município. O serviço está disponível aos cerca de cinco mil profissionais em dois pontos de atendimento, no Mercado de Cavaleiro e no Mercado das Mangueiras, em Prazeres. A entrega dos resultados será feita em até 48 horas após a coleta, por meio do aplicativo De Olho no Exame. “Estamos pontuando em todas as áreas possíveis a fim de garantir a maior segurança possível à população da nossa cidade. São medidas que nos garantem maior controle sobre os números de casos e que nos possibilitam traçar novas estratégias de combate ao vírus”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

Primeira parcela do CIM do Jaboatão vence nesta quarta-feira




O prazo para pagamento da primeira parcela do CIM 2021, no município do Jaboatão dos Guararapes, vence nesta quarta-feira (10). Empresas e profissionais autônomos podem imprimir o boleto do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) no Portal do Contribuinte, acessando www.tinus.com.br/jaboatao/portal/lidex.csp na aba Mercantil/CIM (TLF/ISSAUTONOMO/DAM) de Exercício Atual.

Para maiores informações, os contribuintes podem procurar os postos de atendimento da Secretaria Municipal de Planejamento e Fazenda, no Palácio da Batalha, em Prazeres, e nas sedes das Regionais de Jaboatão Centro, Cavaleiro e Curado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. 

LBV inicia Campanha SOS ACRE para atender famílias afetadas pelas chuvas

A Legião da Boa Vontade iniciou uma intensa mobilização por meio de sua campanha LBV — SOS Acre para angariar recursos para a compra de itens de primeira necessidade tais como alimentos e produtos de higiene e limpeza para atender as pessoas atingidas pelas cheias amparadas nas cozinhas e abrigos comunitários no Estado acreano.  

A Defesa Civil estima 118.496 (números atualizados no último domingo) pessoas foram atingidas por inundações causadas pelas cheias de rios na capital Rio Branco e em dez municípios no Estado do Acre. O nível de água em alguns rios começou a retroceder de volta para dentro das margens, mas a situação ainda é crítica. O número de pessoas desalojadas e desabrigadas ainda deve aumentar por causa dos efeitos pós-cheia.  

 

O governo do Estado decretou na última terça-feira (16), situação de emergência, pois além das intensas chuvas e transbordamento de rios, o Estado do Acre ainda sofre com alta de casos de Covid-19, surto de dengue e com a crise migratória na fronteira com o Peru.  

 

Por isso, toda ajuda é necessária nesse momento em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade social que sofrem com todos esses desafios. Os recursos arrecadados pela LBV serão revertidos na compra de fardos de leite, café, biscoitos e água potável; e de material de higiene e limpeza como álcool, sabonete, detergente e papel higiênico, os quais serão entregues diretamente aos órgãos oficiais do Estado para destinar às cozinhas e aos abrigos comunitários de atendimento e apoio aos desabrigados e desalojados. 

 

DOAÇÕES: 

Os donativos para a campanha LBV — SOS Acre podem ser feitos pelo sitewww.lbv.org; transferência bancária via pix pelo e-mail: pix@lbv.org.br. 

 

Contas bancárias: 

CNPJ: 33.915.604/0001-17  

Bradesco: Agência: 0292-5 — C/C: 92830-5 

Itaú: Agência: 0237 — C/C: 73700-2 

Banco do Brasil: Agência: 3344-8 — C/C: 205010-2  

Caixa Econômica Federal: Agência: 1231 — operação: 003 — C/C: 100-0 

Santander: Agência: 0239 — C/C: 13.002754-6 

 

Confira essas e outras ações realizadas pela LBV no endereço @lbvbrasil no Facebook, no Instagram e no YouTube. 

‘Projeto Plus No Samba RJ’: Inclusão social e representatividade no desenvolvimento e autoestima das mulheres plus sizes


O Carnaval não aconteceu da forma tradicional costumeira, mas, isso não desanimou um grupo de mulheres empoderadas, liderado por Nilma Duarte. A moradora do Lins de Vasconcelos, uma mulher “Grandona”, como gosta de chamar as mulheres plus size, percebeu uma crescente demanda de mulheres gordas, ávidas por atividades pensadas para elas, e desde o ano de 2017, criou o ‘Projeto Plus No Samba RJ’, grupo que reúne mulheres que buscam romper os padrões pré-estabelecidos por estereótipos da ‘sambista padrão’, promovendo diversas atividades.

Tudo começou no samba, mas o projeto desenvolve um importante trabalho de cunho social, levantando a autoestima das mulheres plus sizes, com um trabalho de  empoderamento, para elevar a autoestima e incentivar a qualidade de vida, assim como o bem-estar, com ações que possam enaltecer a valorização da mulher plus size.

 

Atualmente, Nilma tem representado o movimento das passistas Plus Size, que conta com participantes de todas as classes sociais, mas principalmente, mulheres que se amam e se valorizam. Periodicamente, elas se reúnem pelo samba, por ideais, pela vida. O projeto deu tão certo que no ano do lançamento, a ideia rendeu a Nilma o título de honra ao mérito cultural, concedido pela Confederação Brasileira de Letras e Artes - CONBLA em prol do Projeto Plus No Samba-RJ.

 

Com diversas atividades como: palestras, workshops, dicas de passarelas e comportamentos, além do queridinho de todas: um ensaio fotográfico, a proposta é sempre transformar e empoderar as mulheres que ainda não conseguem se enxergar de forma positiva. Só podem participar mulheres a partir do manequim 46. E através do samba e atividades que enalteçam a beleza e bem-estar da mulher plus size, a comunidade só tende a crescer.

 

E foi na pandemia que uma grande recompensa chegou para Nilma. Neste ano, o projeto foi comtemplado com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa RJ, através da lei Aldir Blanc, o que possibilitará que ela gere novas oportunidades para continuar tocando seu trabalho de inclusão social.

 

“Eu amo incentivar as mulheres a serem felizes como estão, mas, reforço que é sem apologia à obesidade. Ser grandona não significa que a pessoa não é saudável.  É preciso ter desenvoltura e buscar qualidade de vida, pois vida saudável é primordial. E, buscar qualidade de vida faz parte do nosso projeto.

Malhamos, dançamos, sambamos e buscamos nos alimentar corretamente.  O samba pede passagem é um ditado antigo, então não brinco ‘eu digo’. Eu sempre cheguei nos locais empoderada, sempre sambei e me joguei. A mulher ‘grande’ pode frequentar roda de samba, assistir shows e ser o que ela quiser”, ressalta Nilma Duarte.

 

Nilma ainda comenta que uma mulher positiva é capaz de transformar a realidade ao seu redor. “Eu pretendo com esse projeto mostrar que a mulher acima do peso ou demais medidas impostas pela sociedade pode ser feliz ‘grandona’ como está, e saudável também. Quero conquistar mais mulheres grandes para minha tribo, e ajudá-las a se descobrirem através do autoamor e empoderamento”, comenta.

 

Para quem deseja conhecer melhor e participar do projeto ‘Plus No Samba RJ’ da modelo e plus size, Nilma Duarte basta acessar o Instagram: https://www.instagram.com/plusnosambarj/

segunda-feira, 8 de março de 2021

“Lugar de mulher é onde ela quiser”: Oito de março, Dia Internacional da Mulher e o Empoderamento Feminino


Você já ouviu falar em empoderar-se, empoderamento e empoderada? Esses e outros sinônimos fazem parte do dia-a-dia de todo mundo e principalmente da autoestima de uma mulher, ou quando uma amiga fala para a outra “Aceite seu corpo, ele é lindo”, “Você pode viajar sozinha sim, isso vai contribuir para a sua carreira” ou a expressão “Lugar de mulher é onde ela quiser”. Afinal o que é Empoderamento Feminino? Este é um ótimo momento para debater e discutir o tema, já que neste mês, celebramos o Dia Internacional da Mulher em (08) de março. 

Para que não haja equívoco ou comparação entre Empoderamento Feminino e Feminismo, aqui vai a diferença. Feminismo é um movimento que prega a ideologia da igualdade social, política e econômica entre os gêneros. Já o Empoderamento Feminino é a consciência coletiva, expressa por ações que visam fortalecer as mulheres e desenvolver a equidade de gênero. O primeiro termo é uma consequência do movimento feminista, mas ambos os temas diferem, mesmo estando interligados. 

Empoderar-se é o ato de adquirir poder sobre si, embora a mulher ainda lute bastante para conquistar o seu espaço nas organizações e provar serem capazes de fazer parte do crescimento destas empresas, muitas mulheres também precisam reconhecer que elas são capazes de chegar longe em carreiras profissionais e objetivos, para então poder começar as mudanças. 

Em 2010, a ONU lançou os princípios de empoderamento das mulheres, no intuito de colocar em prática um posicionamento positivo da mulher no mundo. Estes princípios são: 

 

• Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.

• Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação. 

• Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa. 

• Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres. 

• Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e “marketing”. 

• Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.

• Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero. 


De lá para cá, estes princípios ainda precisam ser massificados e aplicados. O empoderamento está presente em grandes ações, como, por exemplo, quando empresas decidem seguir uma política interna de equidade entre gêneros e quebra de preconceitos contra as mulheres. 

Um exemplo a ser citado é o Grupo Alpha, um grupo educacional do Recife, idealizado por duas mulheres, as CEOs Luciana Vitor e Suelandre Gonsalves. O Grupo iniciou suas operações em 2012, e hoje detém de 90% da sua gestão liderada por mulheres, onde é coordenado com apenas 10% do público masculino. O Grupo empresarial vem dando certo, sob ótica feminina da qual é perceptiva e persistente, além de outros atributos, galgando dia a dia seu crescimento e conquistando resultados positivos no quesito educação de qualidade. Os cargos são estratégicos que vão desde diretores, gestores acadêmicos e gestores administrativos. 

Para Priscila Santana, Diretora de Marketing do Grupo Alpha, é muito gratificante fazer parte do quadro funcional da empresa. “Assumir um cargo de gestão tão importante no Grupo Alpha, é uma realização desafiadora, por isso, me sinto grata e realizada pelo trabalho que exerço com tanto afinco. É um orgulho saber que além de mim, temos na instituição outras gestoras empoderadas compondo o quadro da empresa, que ‘Case de sucesso’. A prova disso é o nosso crescimento gradual.” Ressaltou a gestora.

Você mulher! Pode aplicar o empoderamento em sua vida, trabalhe a sua confiança, se fortaleça e busque com garra de dedicação os seus sonhos. Assim que se sentir empoderada, poderá encorajar outras mulheres: amigas parceiras e familiares com seu exemplo. 

Como surgiu o Dia Internacional da Mulher: Conta-se uma história que no dia 25 de março de 1911, um incêndio atingiu uma fábrica têxtil em Nova York. Neste incidente cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Por isso, foi criada a data “Dia internacional da mulher”, para lembrar e homenagear aquele dia que marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século XX, durante a Segunda Guerra Mundial. 

Bem antes do incêndio, durante a Segunda Guerra Mundial, houve lutas que também propiciaram na criação da data, no final do século XIX, grupos femininos de operárias protestavam em países da Europa e nos Estados Unidos por melhores condições de trabalho, redução na jornada de trabalho e salários justos além, do fim da exploração infantil. 

Desde 1960, a comemoração do dia 8 de março já era tradicional, mas só em 1975, o Dia Internacional da Mulher, foi oficializado pela ONU, declarando o Ano Internacional das Mulheres, para atuar no combate as desigualdades e discriminação de gênero em todo mundo.

domingo, 7 de março de 2021

Jaboatão abre cadastramento para idosos com 74 anos para vacinação contra Covid-19

 

Foto: Leandro de Santana/PJG


O prefeito Anderson Ferreira utilizou as redes sociais para divulgar o início do cadastramento do público de idosos de 74 anos para a vacinação contra a Covid-19 no Jaboatão dos Guararapes. O agendamento pode ser realizado pelo aplicativo De Olho na Consulta ou pelo site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br. De acordo com o prefeito, quatro pontos irão funcionar no formato drive-thru, com faixa rápida para imunização de pedestres, das 9h às 19h.

Estarão disponíveis à população como pontos de vacinação, para idosos de 74 a 79 anos, o Shopping Guararapes e o Sesc, em Piedade; o Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres; e a Casa da Cultura, em Jaboatão Centro. É importante lembrar que, no ato da vacinação, o usuário deve levar documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência. As datas, bem como os locais e horários, serão informados aos usuários por meio de mensagens enviadas pelo app do De Olho na Consulta.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde informa que, na quinta (11) e sexta-feira (12), serão aplicadas as segundas doses para todo o público que foi imunizado entre os dias 17 e 25 de fevereiro com as doses da CoronaVac - as informações constam no documento entregue ao usuário no ato da vacinação. A recomendação é para que os idosos retornem ao mesmo local onde receberam a primeira dose.

“Todas as informações acerca de datas, horários e locais estão sendo enviadas aos nossos usuários por meio do aplicativo de Olho na Consulta. Estamos com nossas equipes devidamente orientadas a fornecer todas as informações necessárias para que possamos dar continuidade a essa campanha de vacinação com o êxito que temos obtido até agora. Nossas redes sociais estão à disposição da população como um canal para esclarecer dúvidas e auxiliar nesse processo”, comentou o prefeito Anderson Ferreira.