sábado, 7 de maio de 2022

Anderson e Gilson cumprem agenda em Ribeirão e defendem investimentos no setor turístico

 

Foto: Leandro de Santana/Divulgação 


A caravana Simbora Mudar Pernambuco, liderada pelo ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes e pré-candidato ao Governo do Estado, Anderson Ferreira; e pelo ex-ministro do Turismo e pré-candidato ao Senado, Gilson Machado, visitou, na manhã deste sábado, o município de Ribeirão, na Mata Sul. A dupla foi recepcionada na entrada da cidade pela população e lideranças da região, de onde partiram em caminhada pelas ruas do município em direção à Câmara de Vereadores.

Em entrevista ao radialista Jota Neto, da Rádio Santana FM, Anderson fez um breve resumo de sua gestão à frente da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e destacou que um dos principais acertos enquanto gestor público foi ter caminhado ao lado do povo para conseguir elencar prioridades. O pré-candidato defendeu melhores condições para as rodovias que funcionam como rota de escoamento da cana-de-açúcar e políticas públicas voltadas ao fomento turístico dos grandes engenhos.

“A Mata Sul é uma região de rico patrimônio histórico e cultural, pela cultura da cana-de-açúcar, e essa riqueza é expressada em seus engenhos, um grande acervo arquitetônico que precisa ser melhor valorizado na rota turística do estado. Estivemos ao lado da população para ouvir demandas e o desemprego segue como principal problema a ser encarado. Defendemos a criação de postos de trabalho como o maior programa social de uma gestão e o turismo é, de fato, uma alternativa para abertura de oportunidades”, disse Anderson Ferreira.

A visita a Ribeirão contou com a presença do deputado federal André Ferreira (PL); dos deputados estaduais Alberto Feitosa (PL) e Joel da Harpa (PL); do prefeito de São Joaquim do Monte, Duguinha Lins (PSDB), e pré-candidatos do Partido Liberal à Assembleia Legislativa e Câmara Federal.

Ainda neste sábado, Anderson e Gilson ainda cumprirão agendas nos municípios de Olinda e Abreu e Lima, na Região Metropolitana, ao lado da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e do pastor Silas Malafaia.

sexta-feira, 6 de maio de 2022

Imagens do Cehibra compõem exposição que celebra os 429 anos de Jaboatão


A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) participa de mais uma iniciativa que resgata a memória de momentos importantes da formação do estado de Pernambuco e da Região Metropolitana do Recife. Uma exposição gratuita que utiliza imagens pertencentes ao acervo do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira (Cehibra), da Fundaj, entrou em cartaz nesta semana no Shopping Guararapes, localizado no bairro de Piedade, em Jaboatão.

A mostra “Lendas de Jaboatão”, realizada em parceria com o mall e a Prefeitura da cidade, faz parte das comemorações pelo aniversário do município, que completou 429 anos no dia 4 de maio. Na exposição, são apresentados painéis que resgatam contos populares e histórias locais. A ação é inspirada em um livro do professor James Davidson, que assina a curadoria.


Entre as imagens cedidas pelo Cehibra, está uma fotografia de um engenho do século 17 conhecido pela lenda da Casa Mal-Assombrada de Megaípe, em Comportas. Segundo conta a tradição, o casarão, descoberto por Gilberto Freyre no início do século passado, assustava os moradores do entorno com barulhos de louça na sala de jantar, choros de crianças e correntes se arrastando, além de restos mortais de pessoas sepultadas sob a edificação, que acabou demolida em 1928.

A exposição “Lendas de Jaboatão” segue disponível no corredor do Cinema do Shopping Guararapes até dia 15 de maio, no mesmo horário de funcionamento do mall, que abre de segunda a sábado, das 9h às 22h, e aos domingos, das 12h às 21h.

Entrada gratuita.





quinta-feira, 5 de maio de 2022

Anderson participa das comemorações aos 429 anos do Jaboatão dos Guararapes

Foto: Leandro de Santana/Divulgação

O ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), participou, na noite de ontem (4), das festividades em comemoração aos 429 anos do município. Presidente do Partido Liberal em Pernambuco, Anderson renunciou ao mandato à frente do Executivo Municipal após a convocação do presidente Jair Bolsonaro (PL) para disputar as eleições para o Governo do Estado. Anderson esteve no Parque da Cidade, ao lado do ex-ministro do Turismo e pré-candidato ao Senado, Gilson Machado (PL), e da cantora gospel Fernanda Brum, uma das atrações do evento, organizado pela prefeitura do município.

“É muito bom saber que Jaboatão segue sendo governada por boas mãos. O prefeito Mano Medeiros compartilha dos nossos princípios, desse compromisso de fazer uma gestão olhando para o povo, elencando prioridades e mudando para melhor a vida da população. Preparamos Jaboatão para o futuro, com muito trabalho e seriedade, e sentimos em cada olhar o reconhecimento desse esforço”, disse Anderson.

“Tivemos a honra de poder estarmos com o ex-prefeito Anderson Ferreira nessa data tão importante, para, juntos, comemorarmos os 429 anos da nossa cidade. Anderson desempenhou um trabalho exitoso à frente da prefeitura e nós seguimos com o compromisso de manter Jaboatão dos Guararapes no rumo do desenvolvimento”, pontuou o prefeito Mano Medeiros (PL).


VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

Já nesta quinta-feira (5), Anderson Ferreira e Gilson Machado estiveram no município de Vitória de Santo Antão, na Mata Sul de Pernambuco. Iniciaram a agenda recebidos pelo presidente e diretor-comercial da Pitú, Alexandre Férrer, que os guiou pelas instalações da destilaria, uma das mais importantes e tradicionais do Brasil. Em seguida, os pré-candidatos foram recebidos pelo prefeito Paulo Roberto (MDB). Anderson e Paulo conversaram sobre as raízes históricas do Jaboatão dos Guararapes e Vitória de Santo Antão, duas cidades com fortes ligações com o patriotismo.

“Recebemos com grande alegria o ex-prefeito Anderson Ferreira e cientes de sua capacidade de disputar o governo estadual pela sua trajetória exitosa à frente da Prefeitura do Jaboatão. Anderson conseguiu algo muito importante em sua gestão, que foi resgatar o sentimento de pertencimento, e isso é algo fundamental para a população de uma cidade”, disse Paulo Roberto.

“Encerramos a agenda em Vitória de Santo Antão ao lado do prefeito Paulo Roberto, com quem trocamos experiências administrativas sobre os desafios de estar à frente de uma prefeitura. Falamos sobre nossa trajetória à frente do Jaboatão dos Guararapes e nos colocamos à disposição para construirmos um novo projeto para o estado”, pontuou Anderson.


Prefeitura do Jaboatão lança Refis com descontos de até 90%

Foto:Chico Bezerra/PMJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lançou o Plano Especial de Pagamento de Débitos Tributários (Refis), que já está em vigor desde a última terça-feira (3) e vai se estender até 31 de agosto. O pacote de medidas oferece descontos de até 90% nos juros e multas para quitação de débitos com IPTU, ISS, TLP e CIM. O Refis também facilita o pagamento do ITBI em até dez parcelas. A meta da gestão municipal é arrecadar cerca de R$ 30 milhões.

O contribuinte, seja pessoa física ou jurídica, que deseja quitar os débitos de IPTU, CIM e TLP vencidos até o dia 31 de dezembro de 2021, pode acessar o Portal do Contribuinte no site jaboatao.pe.gov.br ou realizar agendamento para atendimento no Palácio da Batalha, em Prazeres, através do telefone (81) 99975-5532.

Se  pagar à vista, o desconto é de 90% nos juros e multas. Caso opte por dividir de 2 a 6 parcelas, o abatimento é de 80%; Se for de 7 a 30 parcelas, o desconto é de 60%; e para pagamentos de 31 a 60 parcelas, o desconto é de 30%. Já o Refis para o ISS beneficia quem tem débitos até o dia 31 de agosto de 2022, tendo os mesmos descontos. No caso do ITBI, o pagamento pode ser feito em dez vezes, sem abatimentos.
Para quem deseja negociar suas dívidas e tenha dúvidas, é possível entrar em contato com a Secretaria de Planejamento e Fazenda do Jaboatão via Whatsapp, através do número (81) 99975-1601, pelo e-mail atendimento.sefaz@jaboatao.pe.gov.br ou pelo telefone 0800-281-1925 (das 8h às 14h).

Show marca encerramento das homenagens aos 429 anos do Jaboatão


O show de Fernanda Brum, que encerrou as comemorações dos 429 anos do Jaboatão dos Guararapes, atraiu milhares de pessoas, na noite dessa quarta-feira (4). A cantora gospel subiu ao palco do Parque da Cidade, em Prazeres, por volta das 20h, levando emoção ao público com seus principais sucessos e louvores, durante quase duas horas. Antes da atração principal, cantores locais também se apresentaram no palco do parque.

“Vim celebrar esta data com a cidade e foi muito emocionante voltar a cantar para este público, depois de dois anos de pandemia. Foi tudo muito bom, não só pelo show, mas por toda a programação que aconteceu durante o dia, com tanta gente participando. Jaboatão está de parabéns pelos 429 anos e a prefeitura também, pela organização desse evento”, disse Fernanda Brum.

O prefeito Mano Medeiros destacou o sucesso que foi a festa de aniversário do município, depois de dois anos sem prestar homenagem à cidade devido à pandemia da covid-19. “Tivemos um dia de muita prestação de serviços, atividades, ações e celebrações com a participação da população. E os shows da noite culminaram toda essa programação. Depois de dois anos, pudemos voltar a celebrar a data, com o orgulho de saber que, nos últimos cinco anos, tivemos muitos avanços e conquistas que estão transformando a vida das pessoas”, disse Mano.

A programação de aniversário no Parque da Cidade iniciou às 6h da quarta-feira, com Aulão Viver Atividades, zumba, Mutirão Mais Jaboatão, feira da economia solidária, polo infantil, danças populares, apresentação de chorinho e os shows da noite. Em Jaboatão Centro, os 429 anos do Jaboatão também foram comemorados com missa e apresentação do tenor Otávio Lira, na Matriz de Santo Amaro.

terça-feira, 3 de maio de 2022

Procon do Jaboatão notifica Bob's e Burger King


O Procon do Jaboatão dos Guararapes notificou, na manhã desta terça-feira (3), a Bob's do Shopping Guararapes e a Burger King Piedade, pela comercialização de sanduíches de costela sem utilizar esse tipo de corte da carne. Equipe do órgão municipal esteve nos dois estabelecimentos e não encontrou comprovações de que o blend seja composto pelo insumo. De acordo com o Procon-Jaboatão, as rede de fast-food têm o prazo de 30 dias para comprovar a composição real dos produtos. Até lá, foi determinada a retirada imediata do produto dos cardápios de todas as unidades do shopping e lojas externas. 

Na semana passada, o Procon já havia notificado a Mc Donald's também por comercializar uma linha de hambúrgueres sabor picanha que também não utilizavam o corte nobre em sua composição. Ainda na semana passada, após duras críticas nas redes sociais, a empresa confirmou que o produto realmente não tem o insumo em seus ingredientes. Em nota, a rede de fast-food disse que a campanha busca "proporcionar uma nova experiência ao consumidor, ao oferecer sanduíches inéditos desenvolvidos com um sabor mais acentuado de churrasco", e traz "a novidade do exclusivo molho sabor picanha".

De acordo com o Superintendente do Procon, José Rangel, a ampla divulgação e comercialização de um produto que é inexistente na tabela nutricional de um lanche é considerado como propaganda enganosa. "Esse tipo de prática induz o consumidor ao erro, prometendo algo que na verdade não existe. Ao trazer uma informação falsa do que está sendo comercializado, a empresa comete o crime de propaganda enganosa", explicou.

Aniversário de 429 anos do Jaboatão terá mutirão de serviços, ações e show da cantora Fernanda Brum


O município do Jaboatão dos Guararapes completa 429 anos, nesta quarta-feira (4), e a data, que é feriado municipal, será marcada com ações, lazer e shows das 6h às 22h, no Parque da Cidade/Prazeres e em Jaboatão Centro, com uma programação que atenderá aos jaboatonenses de todas as idades. O corte do bolo de aniversário de 140 kg está marcado para as 9h e o encerramento das homenagens será com a cantora Fernanda Brum, às 20h.

O início das atividades será com o Aulão Viver Atividades, das 6h às 8h. A partir das 8h até o meio-dia, a população terá acesso aos cerca de 40 serviços gratuitos oferecidos pelo Programa Mais Jaboatão. A população será atendida com exames clínicos, vacinação, aferição de pressão, odontologia, orientações ao consumidor e às mulheres, Procon, solicitação de tarifa social de energia elétrica e inclusão no Cadastro Único, embelezamento, empreendedorismo e informação sobre seguro desemprego, entre outros serviços.


Das 9h às 9h30, tem a solenidade do corte do bolo com a presença de autoridades. Ainda haverá atrações culturais com danças populares e chorinho e o polo infantil, a partir das 16h. Os shows musicais começam às 18h no palco do Parque da Cidade. Quem for participar do evento ainda poderá adquirir produtos artesanais na Feira da Economia Solidária, das 8h às 22h.

Em Jaboatão Centro, a programação inicia às 19h, com apresentação do tenor Otávio Lira, que é natural do município, e seus convidados, na Matriz de Santo Amaro. Este é o 10º ano que o artista realiza o concerto em homenagem ao aniversário da cidade.

“Passamos dois anos sem poder realizar a festa de aniversário que Jaboatão merece, devido à pandemia, e este ano tínhamos que montar uma programação à altura. Teremos opções de serviços, lazer e cultura para as famílias, durante todo o dia, no Parque da Cidade, que é um dos mais recentes presentes que o nosso município ganhou. Estamos esperando os jaboatonenses com uma bela festa para marcar mais um aniversário, num momento que o município vive uma nova fase da sua história”, convocou o prefeito Mano Medeiros. Jaboatão dos Guararapes tem a segunda maior população do Estado, com cerca de 700 mil habitantes e a segunda arrecadação.

Anderson é ovacionado por multidão em ato pelo Dia do Trabalho no Recife

Foto: Leandro de Santana/Divulgação


O presidente estadual do Partido Liberal (PL) e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira, participou, na tarde deste domingo (1), de um grande ato, na Avenida Boa Viagem, no Recife, em alusão ao Dia do Trabalho. Ao lado do pré-candidato do PL ao Senado, o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado, Anderson foi ovacionado por uma multidão que foi às ruas para demonstrar apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) e para criticar o estado de estagnação econômica causado pela gestão do PSB à frente do governo estadual.

“O que vimos foi uma manifestação bonita e pacífica feita pelo povo de Pernambuco na praia de Boa Viagem, no Recife. Um ato resultante da profunda indignação desse povo para com o atual cenário econômico do nosso estado. Hoje, Pernambuco apresenta Recife como a capital do desemprego e ainda ocupa a liderança no ranking nacional dos estados com os maiores índices de pessoas sem carteira assinada. Isso precisa mudar”, disse Anderson.

Em publicação nas redes sociais, após o ato, Anderson alertou para a urgência em debater temas como a crise histórica no sistema estadual de abastecimento de água e o combate à fome e à miséria.  “Hoje, a festa foi da esperança de quem quer mudar Pernambuco. Mudar  para crescer, para gerar empregos, para investir na saúde e na educação. O povo de Pernambuco mostrou força e deu um recado claro de que quer mudança”, pontuou.

segunda-feira, 2 de maio de 2022

Prefeitura do Jaboatão firma parceria com colônia de pescadores para beneficiamento e venda de pescados

Foto: Chico Bezerra/PJG


A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes firmou, nesta segunda-feira (2), parceria com a Colônia de Pescadores Z-25, situada no bairro de Piedade, que beneficiará os mil pescadores que fazem parte da instituição, com a criação da Unidade de Comercialização da Produção de Pescadores e Pescadoras Artesanais. O termo de cooperação técnica foi assinado pelo prefeito Mano Medeiros e o presidente da Colônia, Marcos Antônio da Silva, durante ato realizado na sede da instituição. Também estiveram presentes representantes do Sebrae, que integra essa parceria com a prestação de consultorias e cursos de capacitação. O investimento é de R$ 322 mil, que a Prefeitura garantiu junto ao Ministério da Cidadania.

Os pescadores fundaram a Colônia Z-25 em 1999, mas desde então vendem os produtos aos atravessadores, ainda na praia, a preços baixos. A partir da criação da unidade beneficiadora, com a sede da instituição totalmente reformada e equipada, passarão a ter marca própria e espaço para a comercialização de duas toneladas de pescados por mês, já tratados e em embalagens seguras. O encontro também foi marcado pela assinatura de um Termo de Permissão Remunerada de Uso, que permitirá a comercialização de pescados no Mercado das Mangueiras.

"A assinatura desses termos vêm para sanar algumas barreiras e impulsionar de forma expressiva a organização do setor e fomentar ainda mais o escoamento da produção de  pescados. Ganham os pescadores e a população, vai ter um produto de boa qualidade e mais acessível.", comentou o prefeito Mano Medeiros. 

"Essa é a primeira vez que temos um ponto de comercialização de pescados. Estamos muito gratos porque essa é a nossa chance de aumentar a geração de renda dos pescadores. Agora teremos também nossos boxes no Mercado das Mangueiras para comercializar nossos peixes", explicou Marcos Antônio da Silva, presidente da Colônia. 

Entre os principais equipamentos que serão fornecidos à Colônia de Pescadores Z-25, estão seladoras a vácuo de câmara e profissional, embalagens a vácuo, serra fita,  filetadeira, picador, freezers, geladeira, fogão industrial, balanças comercial digital e industrial, lavadora de alta pressão, arcondicionados, mesas de aço, conjuntos de facas e escamador. Além disso, os pescadores também estão recebendo botas, aventais, luvas, óculos de proteção, toucas, entre outros insumos.

A parceria com o Sebrae envolve mapeamento socioeconômico, compreensão dos aspectos culturais e laborais, busca de soluções coletivas para melhora da qualidade de vida, exigências legais, elaboração do plano e modelo de negócio, identificação de custos e noções de preços e oportunidade de negócios no mercado de pescados.