sábado, 29 de abril de 2023

Estudantes com autismo do Jaboatão se divertiram em sessão de cinema inclusiva

 

Fotos: Leandro de Santana /PMJG

Para celebrar o encerramento da II Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes promoveu, neste sábado (29), a atividade “Cinema Acessível”. O filme “Super Mario Bros” foi exibido para 400 convidados, na sala de cinema do Shopping Guararapes. A ideia foi promover a inclusão cultural e social dos estudantes autistas matriculados em salas de recursos do município e seus acompanhantes. A Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo foi instituída pelo município, em 2022, por meio da Lei 1.505.

A sala de cinema do shopping ficou lotada. Joaquim de 10 anos estava acompanhado de sua mãe, Valéria Gomes, e não escondia a felicidade. "Acho muito legal essa diversão porque meu filho pode interagir com outras crianças. Essa é a terceira vez que venho com ele a esse evento. É muito bom", disse ela.

A dona de casa Wilma Maria Bernardo levou, pela primeira vez, seu filho Abrãao para participar da sessão de cinema. Ambos se divertiram bastante. "Amei essa oportunidade de proporcionar, ao meu filho esse lazer. Nem sempre eu consigo levá-lo para esses locais. Fiquei super feliz e ele também", comentou a mãe.


Ao longo deste mês, a prefeitura promoveu diversas atividades alusivas à Semana de Conscientização do TEA. “É uma grande satisfação está promovendo, cada vez mais, ações de inclusão, como essa, em nosso município. Queremos sensibilizar ainda mais a população para a importância de acolher e respeitar as pessoas com autismo”, disse o prefeito Mano Medeiros. 

A gerente de Educação especial do Jaboatão, Lauriceia Thomaz, enfatizou que a gestão trouxe ainda mais inclusão para o município com várias atividades. "Apesar de termos uma semana municipal dedicada à conscientização do autismo, foi pertinente estendermos às comemorações até o final deste mês. Queremos ampliar ainda mais essa pauta no município", disse ela.


COMEMORAÇÃO 

A II Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo, no Jaboatão dos Guararapes, foi vivenciada no período de 3 a 7 deste mês, com uma programação especial alusiva ao tema. Na ocasião, o prefeito Mano Medeiros anunciou a criação da Carteira de Identificação para a pessoa com autismo, que garante a gratuidade no transporte público municipal para os autistas e seus acompanhantes, além de acesso prioritário aos serviços públicos e privados.

sexta-feira, 28 de abril de 2023

Renato Antunes enaltece trabalho de Mano Medeiros e anuncia parcerias para Jaboatão


Uma das principais lideranças políticas do Partido Liberal em Pernambuco, o deputado estadual Renato Antunes visitou nesta sexta-feira o Complexo Administrativo de Jaboatão dos Guararapes. Durante encontro com o chefe do executivo municipal, Renato fez questão de destacar a gestão de Mano Medeiros e afirmou que Jaboatão dos Guararapes receberá ainda mais serviços, emendas e entregas. 

“ Por onde a gente caminha na cidade, encontramos o reconhecimento da população por ver o trabalho e esforço da gestão em trazer melhorias para as pessoas. Jaboatão é uma cidade de muitos desafios, mas Mano tem se destacado por fazer um trabalho de entregas e sempre próximo do povo”, afirmou Renato. 


Renato Antunes afirmou conhecer de perto os desafios de Jaboatão dos Guararapes, maior município no norte-nordeste fora as capitais, mas admitiu que os últimos anos tem sido de avanços e que eles continuarão em todas as áreas da cidade. O parlamentar reafirmou que na Alepe vai lutar para trazer mais serviços e se colocou à disposição da gestão Mano Medeiros para ser uma voz na Assembleia Legislativa e perante o Governo do Estado. 

“ A gestão Mano Medeiros tem o compromisso do nosso trabalho, do nosso mandato e da nossa luta para seguirmos essa parceria na busca por serviços e ações para todo Jaboatão. Vamos trazer emendas, que chegarão na ponta da linha e vão beneficiar esse povo tão importante para Pernambuco. E na Tribuna, vamos reverberar a voz de toda população, buscando ações e intervenções do governo Raquel Lyra, seja na habitação, educação e potencializando o desenvolvimento econômico da cidade. A PE-017 tem que se tornar uma realidade e estamos juntos nesta luta” , garantiu Renato Antunes.

Grupo Iquine expandirá setor de logística no Jaboatão


Foto: Chico Bezerra/PJG

O Grupo Iquine anunciou, nesta sexta-feira (28), a expansão do setor de logística do Condomínio DAS Empreendimentos Imobiliários, no município do Jaboatão dos Guararapes. O empreendimento será construído às margens da BR-101, onde funcionava a antiga fábrica de pólvora Elefante. O condomínio de galpões ocupará uma área de 80 mil metros quadrados e a previsão é que entre em atividades ainda neste ano. O anúncio foi feito durante encontro do presidente do Grupo Iquine, Delino de Souza, sua diretoria e o prefeito Mano Medeiros. A DAS atua na gestão e aluguel de galpões em dois condomínios instalados no Jaboatão.

A obra vai gerar emprego para 500 trabalhadores e, quando o empreendimento começar a funcionar, serão contratados mil profissionais. Na ocasião, foi discutida a parceria entre o Grupo Iquine e a Prefeitura do Jaboatão para contratação de mão de obra no município. Atualmente, o grupo emprega 900 colaboradores, dos quais 487 nas unidades do Jaboatão. Destes, 80% são do município. Desde 2021, há uma parceria na formação de pintores através do Projeto Cores Para Todos e 400 já saíram do curso prontos para trabalhar. Neste mês de maio, mais duas turmas serão capacitadas.

 O prefeito Mano Medeiros destacou a importância dessa expansão, pois mostra o potencial do Jaboatão para o setor de logística. “Nosso município tem um dos principais polos logísticos do Estado, pela posição estratégica que ocupa na Região Metropolitana. Além disso, trata-se de um grupo fundado no Jaboatão há quase 50 anos e que continua crescendo. Já temos parcerias importantes e agora também nos colocamos à disposição para agilizar o processo de licenciamento e na capacitação de mão de obra especializada, através da nossa Agência do Trabalhador”, disse o gestor.

O Grupo Iquine está sediada no Jaboatão e também tem linha de produção no Ceará. Nos quase 50 anos de existência, a Iquine tornou-se a terceira maior marca de tintas do Brasil, além de liderar a comercialização de produtos nas regiões Nordeste e Norte.

Prefeito Mano reduz burocracia para abertura de empresas de baixo risco em 100%, no Jaboatão

Foto: Chico Bezerra/PJG 

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes ampliou para 490 o número de negócios com Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) considerados de baixo risco e reduziu em 100% a burocracia para a liberação de funcionamento na modalidade de alvará automático emitido em tempo real. Isso passa a ser possível porque o município aderiu ao sistema da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalidade de Empresas e Negócios (Redesim). O anúncio foi feito pelo prefeito Mano Medeiros, nesta sexta-feira (28), tendo como objetivo atrair novos empreendimentos para o município.

A partir de agora, o empreendedor que pretende abrir seu próprio negócio de baixo risco, basta dar entrada diretamente na Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) para dar início às atividades. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Turismo, Cultura e Lazer informa que atualmente Jaboatão é a cidade de Pernambuco que recebe o maior número de solicitações para abertura de empresas, sendo que 55% são de baixo risco, principalmente, do setores de comércio, cabeleireiro, pedicure e manicure. Com a atualização, a expectativa é que a procura aumente para 75%.

Mas também será dada atenção especial aos negócios de médio e alto risco, com tratamento diferenciado para agilizar as solicitações de viabilidade. A meta é focar na expansão da economia, agilização dos processos burocráticos e fomentar os negócios no Jaboatão. Atualmente, o município possui 70.734 CNPJs registrados.
"Nossa gestão tem tomado iniciativas para facilitar a abertura de empresas e agora estamos avançando com a redução de 100% da burocracia para o alvará de funcionamento automático. Negócios de baixo risco são a grande maioria das empresas instaladas e queremos ampliar a participação desses setores na nossa economia. Isso significa geração de emprego, renda e arrecadação. Jaboatão é um município muito atrativo para todo tipo de negócio, não só por ter a segunda maior população do Estado, mas também pela posição estratégica que ocupa na Região Metropolitana", ressaltou o prefeito Mano Medeiros.

A atualização do número de CNAEs está respaldada no Decreto Estadual n° 52.005 de 14 de dezembro de 2021, através do sistema da Redesim, à Lei Federal n°13874/2019 simultaneamente com a Lei Federal n° 14195/2021 e à Lei Municipal n° 1426/2019.

quinta-feira, 27 de abril de 2023

Jovem atendido pela LBV é premiado pela Nasa


Um projeto sustentável criado pelo grupo de pesquisa composto por alunos e alunas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi premiado com o 1º lugar durante a maior maratona de Inovação do Mundo, o Nasa Space Apps Challenge International 2019, criado pela Nasa.

Um dos jovens criadores do projeto, Antônio Rocha, de 20 anos, cresceu em uma comunidade simples. Quando tinha seis anos de idade, participava das ações socioeducativas realizadas pela Legião da Boa Vontade (LBV) em sua unidade em Salvador/BA. No local, atividades como rodas de conversas e oficinas de artes, do saber e de cidadania irrestrita abordavam com os atendidos temas voltados à sustentabilidade, ao desenvolvimento social e solidário, à consciência cidadã, entre outros, que despertaram em Antônio, ainda na infância, o interesse e a atenção pelo cuidado do ser humano e do mundo.

Sempre muito comunicativo e atencioso, aproveitou intensamente cada momento vivenciado na unidade da LBV descobrindo sua vocação para a arte de criar e descobrir o novo. O jovem Antônio Rocha atualmente cursa Administração na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e, como complemento das suas atividades acadêmicas, integra a equipe Cafeína Team, formada por outros estudantes de diversas áreas.  

A equipe Cafeína Team foi a desenvolvedora do projeto Ocean Ride — dispositivo para recolher partículas de microplásticos das águas, ajudando a limpá-las —, vencendo o Nasa Space Apps Challenge International 2019, maior hackathon do mundo, uma maratona de programação que incentiva o surgimento de ideias inovadoras para resolver determinados problemas sociais e/ou empresariais. 

O grupo brasileiro ocupou o 1º lugar entre 2.076 projetos de todo o mundo, ficando entre os 30 finalistas na primeira etapa no hackathon. Como premiação, os jovens da equipe tiveram a oportunidade de fazer a apresentação do projeto para a Agência Aeroespacial Americana.


O projeto

O projeto premiado usou como base o Gerador de Van Der Graff para desenvolver um mecanismo que possa atrair e captar resíduos plásticos nos oceanos. O peixe-robô, apelidado de “Dendê”, tem 50 centímetros de comprimento e coleta partículas de até 2 milímetros. Além disso, ele conta com sensores a bordo que monitoram a turbidez e níveis de luz subaquática, além de utilizar uma Unidade de Medição Inercial (IMU) para rastrear seus movimentos dentro da água. E, para completar, ele também brilha no escuro!

Saiba mais sobre essa e tantas outras ações cujos protagonistas participaram das atividades da Legião da Boa Vontade acessando o perfil @LBVBrasil no Instagram e no Facebook.

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Secretaria de Saúde do Jaboatão realiza ação voltada ao combate da hipertensão arterial

Fotos: Matheus Britto/PMJG

Para conscientizar a população a respeito da prevenção e o combate à hipertensão arterial, a Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes, promoveu nesta quarta-feira (26) - Dia nacional de combate à doença - 

uma ação de saúde do projeto Conviver Mais, na Academia da Cidade, em Barra de Jangada. Na ocasião, foram realizadas atividades físicas, aferição de pressão arterial , taxa de glicose, além de orientações para ter uma pressão arterial normal e controlada. Várias pessoas participaram da ação. 


Os principais fatores de risco para a doença são: obesidade, histórico familiar, cigarro, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, estresse, consumo exagerado de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade física, entre outros.  

A hipertensão arterial é uma das causas de doença cardiovascular, que pode levar à morte. O ideal é procurar um médico regularmente para avaliar seu histórico de pressão arterial e realizar exames periódicos, além de praticar atividade física.

terça-feira, 25 de abril de 2023

Encontro discute cooperação entre Detran-PE e Polícia Civil para coibir crimes ligados a veículos

A diretoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) deu início a medidas para coibir a possibilidade de fraudes relacionadas a veículos. O diretor-presidente do órgão, Carlos Fernando Ferreira, e o diretor-geral, André Trajano, receberam representantes de departamentos e delegacias da Polícia Civil de Pernambuco para discutir sobre o tema. O primeiro encontro, ocorrido na manhã de hoje (25), na sede do Detran-PE, serviu para alinhar estratégias e parcerias voltadas para repressão a tais delitos. 

Participaram da reunião o diretor do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), Ramon Teixeira, o diretor do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Depatri), Paulo Berenguer, além de titulares e adjuntos da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), Delegacia de Polícia de Delitos de Trânsito (DPDT) e Delegacia de Polícia de Repressão ao Estelionato (DPRE). 

A possibilidade de efetivação de um convênio, entre o Detran-PE e a Polícia Civil, foi um dos pontos abordados, conforme destacou o diretor-presidente Carlos Fernando Ferreira. Ele mencionou ainda, que a parceria pode incluir campanhas pedagógicas voltadas aos servidores do órgão, com a finalidade de esclarecer dúvidas e trazer mais informações sobre questões legais relacionadas a veículos. 

O encontro também teve como finalidade estreitar o relacionamento com os responsáveis pelas delegacias com demandas recorrentes junto ao órgão. Entre os casos mais frequentes, aparece a clonagem de veículos, por exemplo. A reunião também contou com a participação de integrantes da Corregedoria do Detran-PE. Estavam no encontro, a servidora Rosa Virgínia Breckenfeld e a assessora jurídica Andréa Borba.

Jaboatão inicia aplicação da vacina bivalente na população com idade a partir de 18 anos

  

Foto: Divulgação/PMJG

A aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 teve início, nesta terça-feira (25), no município do Jaboatão dos Guararapes, na população acima dos 18 anos de idade. Não é necessário agendamento e o local mais próximo da residência pode ser encontrado através do site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br ou no aplicativo De Olho na Consulta. A rede de saúde do Jaboatão tem mais de 100 salas de vacinação disponíveis, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. 

A vacina é aplicada em pessoas que já tenham tomado pelo menos duas doses da monovalente e o intervalo mínimo em relação à última aplicação é de quatro meses. A bivalente se diferencia da monovalente por conter novas cepas, já que o coronavírus passa por mutações. A ampliação do reforço a partir dos 18 anos foi liberada pelo Ministério da Saúde, nessa segunda-feira, e o Governo do Estado seguiu a recomendação, autorizando os municípios a iniciarem a aplicação. 

O funcionário público Kahllyl Viana, de 22 anos, foi logo no primeiro dia à USF Massaranduba do Campo, em Prazeres, para tomar o reforço da bivalente e falou da importância da proteção. “Vim tomar a quarta dose porque a Covid não passou e está entre nós. Por isso temos que procurar as unidades de saúde para estarmos protegidos. Nós passamos por um momento muito difícil e não podemos permitir que tudo aconteça novamente”, ressaltou. Além da bivalente, Kahllyl tomou vacinas contra Hepatite e antitetânica.

Outro que buscou a proteção foi o psicopedagogo Mário Ferreira, 66. “Soube que a vacina bivalente está sendo aplicada e vim hoje porque é importante até mesmo para a sobrevivência do ser humano. Devemos confiar na vacina para não pegar a Covid e nem passar para outras pessoas”, alertou.

 

DIA D

No próximo sábado (29), acontecerá o Dia D da Vacinação, no município do Jaboatão. Dois pontos já foram definidos, sendo um na Policlínica Mariinha Melo, bairro de Vila Rica; e outro no Shopping Guararapes, em Piedade. Os dois locais funcionarão das 9h às 15h e também não é preciso fazer o agendamento.

“O Ministério da Saúde fará um Dia D em 6 de maio, mas Jaboatão decidiu se antecipar e realizar a ação, no dia 29, para reforçar a conscientização junto à população sobre a importância de tomar a vacina contra a Covid-19”, explicou a secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa.

segunda-feira, 24 de abril de 2023

PM desmonta esquema de distribuição de drogas


Policiais militares do 18º BPM prenderam dois homens por tráfico de entorpecentes, neste domingo(23), no Cabo de Santo Agostinho. O efetivo levantou que haveria uma entrega no Mercado Público, no Centro, montou uma operação de inteligência e localizou os suspeitos.

O primeiro envolvido foi encontrado em um bar e com ele foram apreendidos 300g de maconha e 50g de crack. O segundo estava em um Versa. Ao realizar a abordagem, havia no interior do veículo 500g de maconha e 565g de crack. O condutor admitiu que estava realizando entrega de drogas na área e confessou que havia mais em sua casa.

Na residência foi apreendido o restante do material: 11kg em tabletes e 779g em pacotes menores de maconha, 1,113kg de cocaína e 200g de merla, que é um subproduto da cocaína. A dupla foi encaminhada para a Polícia Civil, onde foram tomadas as providências legais cabíveis.

domingo, 23 de abril de 2023

Motorista alcoolizado tomba com carreta na BR-232 em Jaboatão


O sinistro ocorreu hoje por volta de 12h15 deste domingo, no Km 11 da BR 232, em Jaboatão dos Guararapes, no sentido interior.

O motorista de uma carreta perdeu o controle do veículo, colidiu na mureta e tombou fora da rodovia. 

O motorista teve escoriações (arranhões) e foi atendido no local pelo Corpo de Bombeiros, mas não quis ser socorrido.

O motorista realizou o teste do bafômetro e o resultado foi de 0,80 mg/l, que configura crime de trânsito. Ele foi autuado e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.

Uma parte do caminhão está interditando uma faixa no sentido interior, mas não está causando retenção.

Ainda não há previsão de retirada do veículo do local.