sábado, 16 de julho de 2022

Anderson defende interiorização do desenvolvimento como medida de estímulo à competitividade

Foto: Divulgação

Durante ato realizado em uma casa de recepções na cidade de Carpina, na Mata Norte, o pré-candidato ao Governo de Pernambuco pelo Partido Liberal (PL), Anderson Ferreira, criticou o governador Paulo Câmara (PSB) por conduzir o estado à liderança nacional no ranking do desemprego e defendeu medidas voltadas à interiorização do desenvolvimento como meio de estímulo à atração de investimentos. Entre as alternativas, o ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes destacou o fim da prorrogação do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (Feef).

“E esse cenário de desolação seria ainda pior se não fosse a atuação direta do Governo Federal, e o empenho pessoal do presidente Jair Bolsonaro (PL), por meio do Auxílio Brasil. Isso porque, atualmente, é muito maior o número de pessoas que recebem o auxílio que as que contam com a carteira assinada em nosso estado. Então fica claro que o PSB de Paulo Câmara e Danilo Cabral se firma como símbolo do atraso e da falta de compromisso com as famílias pernambucanas”, disse Anderson.

A extinção do Feef é uma das propostas do plano de governo do liberal e que foi apresentada por meio de um projeto de lei encaminhado pela bancada do PL na Assembleia Legislativa (Alepe). “Um relatório do Banco Mundial aponta que Pernambuco se tornou o pior estado do país em competitividade durante os últimos oitos anos do governo Paulo Câmara. Isso significa que faltam estímulos para a atração de novos investimentos e, consequentemente, abertura de postos de trabalho”, concluiu Anderson Ferreira.


sexta-feira, 15 de julho de 2022

Anderson Ferreira e Gilson Machado lideram grande motociata pelas ruas em Cupira

Foto: Divulgação 


As ruas da cidade de Cupira, município localizado na região do Agreste Central de Pernambuco, foram tomadas, nesta sexta-feira (15), por uma multidão formada por apoiadores e entusiastas das pré-candidaturas de Anderson Ferreira (PL) e Gilson Machado ao Governo do Estado e Senado Federal. O ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes e o ex-ministro do Turismo lideraram uma grande motociata durante uma série de eventos da caravana Simbora Mudar Pernambuco.

Após terem sido recebidos com entusiasmo pelo prefeito Zé Maria (UB) na sede do Executivo Municipal, os pré-candidatos seguiram pelas ruas da cidade em direção à Câmara de Vereadores. A agenda foi encerrada com uma entrevista ao comunicador Josenilton Santos nos estúdios da Rádio Agreste FM.

“Cupira recebeu nossa pré-candidatura de braços abertos e deu uma prova de que o povo pernambucano tem entendido nossa mensagem de que chegou a hora de virar a chave, de trabalhar com compromisso e responsabilidade social para mudar a realidade do nosso estado”, disse Anderson Ferreira. “A cidade é um dos principais polos de confecção de Pernambuco e uma das mais afetadas pela falta de responsabilidade do governo estadual com o setor de infraestrutura devido a estradas abandonadas que prejudicam o escoamento da produção”, acrescentou o liberal ao criticar a ineficiência do PSB.

A agenda da caravana Simbora Mudar Pernambuco em Cupira contou com a presença do deputado federal André Ferreira (PL); do deputado estadual Alberto Feitosa (PL); do vice-prefeito de São Joaquim do Monte, Guto Coelho (PSDB); do vereador Vinícius Lessa; e do ex-prefeito de São Joaquim do Monte e pré-candidato a deputado estadual Joãozinho Tenório (Patriota).

À noite, Anderson e Gilson irão comandar evento do Simbora Mudar Pernambuco no município de Carpina, na Zona da Mata Sul.

Domingo é a grande final do Festival de Quadrilhas Juninas do Jaboatão

Foto: Chico Bezerra/PJG


No próximo domingo (17), acontece a grande final do Festival de Quadrilhas Juninas do Jaboatão dos Guararapes, no Parque da Cidade, em Prazeres. As cinco finalistas serão conhecidas no sábado, após as três etapas classificatórias realizadas na quarta e quinta-feira e nesta sexta. O grupo vencedor levará o prêmio de R$ 10 mil.


As apresentações das quadrilhas hoje começam às 20h, mas, a partir das 19h, tem forró pé-de-serra com a Banda Magia e Allen Jerônimo & a Rave de Raiz. No domingo, o evento iniciará mais cedo, às 17h, com shows de Allan Carlos e Fernando M. Rio. A partir das 18h, o público acompanhará a disputa final.


“O Festival de Quadrilhas Juninas vem sendo um sucesso de público, depois de dois anos de espera por causa da pandemia da Covid-19. A cada noite, a presença de espectadores cresce e a expectativa é muito positiva para o domingo. Eventos como esse mostram o compromisso da nossa gestão com a cultura. Além das quadrilhas que estão se apresentando, garantimos espaço às bandas e forrozeiros do Jaboatão, valorizando os artistas da nossa cidade”, ressaltou o prefeito Mano Medeiros.

Anderson e Gilson reúnem lideranças e apoiadores do Agreste em ato em Gravatá

Foto: Hermes Costa Neto/Divulgação

Pré-candidatos ao Governo do Estado e Senado Federal, Anderson Ferreira (PL) e Gilson Machado (PL) realizaram, na noite dessa quinta-feira (14), em Gravatá, mais um grande evento da caravana Simbora Mudar Pernambuco. O ato contou com a presença do vice-prefeito Júnior Darita (PL), de pré-candidatos da base de apoio a Anderson e Gilson à Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados, lideranças políticas e apoiadores de diversas cidades do Agreste.

“Estamos seguindo o caminho da verdade e ouvindo as pessoas por cada canto desse estado por onde estamos andando com a caravana Simbora Mudar Pernambuco. E é assim, com o compromisso de apresentar propostas, em vez de promessas vazias, que a gente tem unido um time do bem. O resultado dessa união é visto em atos como esse, um auditório lotado, um movimento orgânico em prol do melhor para o nosso estado”, disse Anderson.


“Gravatá não pode continuar sofrendo os impactos pelo abandono e pela falta de gestão de um governo que envergonha os pernambucanos. O nosso estado deixou de ser uma potência para se tornar sinônimo de atraso. Paulo Câmara (PSB) precisa olhar pro presidente Jair Bolsonaro (PL) para aprender a trabalhar pelos que mais precisam”, acrescentou Gilson, ao comemorar a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que eleva para R$ 600 o valor do Auxílio Brasil.


quinta-feira, 14 de julho de 2022

Prefeitura do Jaboatão inicia estudos para construção de pontes no Engenho Santana e em Curcurana

Foto: Leandro de Santana/PJG 

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes iniciou, esta semana, os estudos de geotecnia necessários para construção de duas pontes em concreto, no município. Uma, de 35 metros, é para recompor a ligação entre o Engenho Santana , em Dois Carneiros, e regiões mais centrais do município, destruída com a força das águas da enchente registrada no final de maio, que atingiu vários municípios pernambucanos. A outra, de 120 metros de extensão, vai permitir nova ligação entre os bairros de Curcurana e Barra de Jangada.

“Estamos elaborando, em caráter de urgência, um projeto de estrutura definitiva, que garanta uma travessia segura para os moradores do Engenho Santana, já que essa ponte é fundamental para facilitar o acesso a escolas e posto de saúde”, destaca o prefeito Mano Medeiros. “Para  permitir a mobilidade das famílias, reforçamos a estrada de acesso ao local, que liga a Vila Piedade, e, quando as aulas forem retomadas, vamos disponibilizar ônibus para o deslocamento das crianças no trajeto entre casa/escola/casa. Desde o início, estamos solidários a essas famílias e prestamos todo o atendimento em saúde e assistência social”.

Liderança local, Tânia Amorim diz que a assistência municipal tem sido positiva. “Recebi cestas básicas, kits de higiene e de limpeza pessoal e fiquei satisfeita com o serviço feito na estrada. As crianças que vão poder usar os ônibus da prefeitura para ir à escola eu mesma fui atrás de cadastrar junto com o município”, afirma. O engenho tem 31 lotes, onde moram cerca de 50 famílias.

 A ponte de Curcurana irá substituir uma travessia de pedestres em madeira existente entre a Rua do Sol e a Rua A,  sobre o Canal Olho D´água. Com ela, a travessia não apenas poderá ser feita com mais segurança pelos moradores das comunidades locais, que rotineiramente fazem o trajeto a pé, como também por motoristas que vão ganhar mais uma rota de circulação, entre Curcurana e Barra de Jangada.

Instituição abre inscrição gratuita para dez formações profissionalizantes

 


Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as capacitações e atualizações continuam sendo diferenciais em processos seletivos, mesmo nas férias. Por isso, a Faculdade Nova Roma está com inscrições abertas e gratuitas para 10 cursos. A programação acontece de 25 a 30 de julho, e terá temas apresentados por professores da instituição.

"Para essa edição, selecionamos temas atuais para contribuir e compartilhar as principais técnicas com a comunidade, sempre com foco na prática e aplicabilidade. Nossa perspectiva é de que os participantes tenham acesso a conteúdo das mais diversas áreas de ensino, como negócios, direito, engenharia, tecnologia da informação e licenciatura”, explica o gerente de marketing da Faculdade Nova Roma, Paulo Sedicias.

As formações vão acontecer diariamente, em formato presencial e online, no Recife e em Caruaru. As inscrições são para os cursos de Marketing para Engenheiros, Análise e Ciência de Dados, Empregabilidade, Empreendendo na advocacia, Apresentação assertiva, Educação Financeira e Investimento em Renda Fixa, Sete passos para se tornar um educador nota 10, Visual Law na advocacia, Vendas de alto impacto - como vender mais e melhor, e Aprender brincando: metodologias ativas em sala de aula.

Para se inscrever, as pessoas interessadas devem acessar o  http://novaroma.edu.br/cursosdeferias e escolher os temas. Em salas online fechadas, o participante receberá o link de acesso via SMS. As demais transmissões online vão acontecer pelo canal da instituição no Youtube:  https://www.youtube.com/user/FaculdadeNovaRoma.


Programação:


25/07 - Marketing para engenheiros (Remoto)

26/07 - Análise e Ciência de Dados no mundo atual: data is the new oil (Remoto)

26/07 - Empregabilidade - Aumente suas chances de entrar no mercado de trabalho (Caruaru)

27/07 - Empreendendo na advocacia: como gerir o meu escritório (Recife / com transmissão)

27/07 - Apresentação assertiva: como defender sua ideia em um pitch (Recife / com transmissão)

28/07 - Educação Financeira e Investimento em Renda Fixa: como chegar do mil ao milhão. (Recife)

28/07 - 7 passos para se tornar um educador nota 10 (Caruaru)

29/07 - Visual Law: O que é, e como usar na advocacia? (Recife)

29/07 - Vendas de alto impacto - Como vender mais e melhor (Caruaru / com transmissão)

30/07 - Aprender brincando: metodologias ativas em sala de aula (Remoto)

Anderson lidera multidão e apresenta eixos do plano de governo em ato no Recife

Fotos: Hermes Costa Neto/Divulgação

Uma multidão participou, na noite dessa quarta-feira (13), de mais um grande ato da caravana Simbora Mudar Pernambuco realizado na cidade do Recife. Liderada pelo ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, pré-candidato do Partido Liberal (PL) ao Governo do Estado, o encontro com a população e lideranças políticas foi realizado na zona norte da capital.

Ao lado do deputado federal André Ferreira (PL) e de pré-candidatos que dão sustentação ao palanque do presidente Jair Bolsonaro em Pernambuco, representado por Anderson Ferreira e o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado (PL), pré-candidato ao Senado, o liberal apresentou eixos temáticos e algumas das propostas que compõem o plano de governo.

“Desde o momento em que lançamos nossa pré-candidatura ao governo estadual em contraponto ao atraso, representado pelo governador Paulo Câmara (PSB) e seu apadrinhado político, o pré-candidato Danilo Cabral (PSB), temos trilhado o caminho da verdade e do respeito para com o eleitor. Enquanto muitos propagam um verdadeiro festival de promessas, nós apresentamos propostas, algumas delas por meio de projetos de lei enviados à Assembleia Legislativa (Alepe), um formato diferente e que vai de encontro a práticas da velha política”, disse Anderson Ferreira.



“Reunimos a bancada do PL na Alepe e protocolamos projetos de lei que vão reduzir a conta de água e o valor do IPVA de milhões de pernambucanos, além de devolver a competitividade às empresas sediadas no estado e tornar o ambiente mais atrativo a novos investidores, uma medida que contribui diretamente para a geração de postos de trabalho. Essa é a nossa forma de fazer política, com responsabilidade social e apresentando resultados”, acrescentou.

quarta-feira, 13 de julho de 2022

Carros roubados são recuperados durante operação em Garanhuns

Fotos; PRF

Dois carros roubados foram recuperados nesta quarta-feira (13), durante a Operação Nordeste Seguro da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Três homens que estavam nos veículos foram detidos nas ações.

O primeiro carro foi recuperado após o motorista desobedecer a ordem de parada dos policiais e jogar outros veículos para fora da pista. Durante a abordagem na área urbana do município, foi constatado que o veículo portava placas clonadas e havia sido roubado em fevereiro, no Recife.


O outro carro era ocupado por dois homens que foram abordados no Km 94 da BR 423. Eles portavam um celular com registro de roubo e o veículo havia sido roubado em dezembro do ano passado no bairro do Ibura, também no Recife.

Em consulta,  a equipe também descobriu que o passageiro possuía passagem na polícia por porte ilegal de arma de fogo. Os três homens e os carros foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Garanhuns.

Anderson Ferreira inicia agenda da semana pela Região Metropolitana

Foto: Hermes Costa Neto/Divulgação

Após um fim de semana de extensa programação por cidades da região do Sertão de Itaparica, o pré-candidato do Partido Liberal (PL) ao Governo do Estado, Anderson Ferreira, iniciou pela Região Metropolitana os compromissos de mais uma semana da caravana Simbora Mudar Pernambuco. Em entrevista a veículos de comunicação sediados nas cidades do Recife e de Olinda, Anderson destacou a receptividade da população e lideranças políticas às propostas apresentadas por onde tem caminhado e os entraves à retomada da economia causados pela inoperância da gestão do PSB.

Durante participação no podcast Talk Hugo, comandado pelo jornalista Hugo Esteves, o pré-candidato afirmou que a caravana tem percorrido todas as regiões do estado para ouvir as demandas de cada localidade a fim de elencar prioridades para uma eventual gestão à frente do Palácio do Campo das Princesas a partir de 2023. “Definir prioridades foi uma ação que contribuiu diretamente para o êxito do nosso governo na Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. E para determinar o que é prioridade para uma cidade ou região é preciso ouvir as pessoas e é isso o que temos feito”, disse o ex-prefeito.

Já em entrevista à jornalista Meiry Lanuce, na TV Guararapes, Anderson Ferreira lamentou os gargalos enfrentados por comerciantes e empresários na geração de postos de trabalho devido à falta de apoio do governo Paulo Câmara (PSB) à retomada econômica. “A incapacidade inerente ao modo PSB de governar tem sido danosa para a população como um todo, em seus mais diversos setores, e isso tem prejudicado quem quer e tem como gerar emprego e renda no estado. É um cenário triste e lamentável, mas que está com os dias contados”, pontuou.


Policia Federal cumpre mandados de prisão, busca e apreensão contra o tráfico internacional de drogas



A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, 13/7, a Operação Maritimum visando desarticular organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro que atuava nos terminais portuários do Nordeste e Sudeste, principalmente, tendo como bases as regiões de Natal/RN, Salvador/BA e Baixada Santista.

Cerca de 350 policiais federais e 28 policiais do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (BOPE-PM/RN) estão cumprindo 46 mandados de prisão preventiva e 90 mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Criminal da Justiça Federal/RN nos estados do Rio Grande do Norte, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará e Pará.



Durante as investigações, iniciadas no final de 2021, foi identificado um grupo logístico responsável pelo transporte e armazenamento da droga oriunda da fronteira do Brasil com os países produtores e, em seguida, realizada a “contaminação” de contêineres, ou seja, introduziam entorpecentes nas cargas de frutas e outras mercadorias que teriam como destino os portos da Europa.

Durante o transcorrer do Inquérito Policial foram realizadas apreensões de drogas nos Portos de Santos/SP, Salvador/BA, Natal/RN, Fortaleza/CE e Barcarena/PA, além da interceptação de cargas nos países europeus de destino (Bélgica, França e Países Baixos), totalizando cerca de 8 toneladas de cocaína apreendidas durante o curso da investigação.

A Polícia Federal também identificou que três dos maiores traficantes em atividade no Brasil eram os destinatários dessa droga no exterior, um deles preso recentemente na Hungria.

Além dos integrantes do núcleo operacional da quadrilha, diversas pessoas físicas e empresas foram utilizadas para lavar o dinheiro do crime, ocultando e dissimulando a origem dos valores ilícitos com o objetivo de criar uma rede estruturada de tráfico internacional de drogas por intermédio da exportação de mercadorias. Nesse ponto, foi deferido o bloqueio do valor de R$ 169,6 milhões nas contas bancárias dos investigados.

Os presos nesta operação estão sendo encaminhados para as sedes da Polícia Federal no Rio Grande do Norte, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará e Pará, e responderão na medida das suas participações, pelos crimes de integrar organização criminosa (art. 2º da Lei nº 12.850/2013); tráfico internacional de drogas (art. 33, caput c/c 40, inciso I, da Lei 11.343/2006) e lavagem de dinheiro (art. 1º da Lei 9.613/1988), dentre outros em apuração.

O nome da Operação “Maritimum” é uma alusão ao modus operandi da organização criminosa que utilizava o transporte marítimo para exportar a cocaína aos portos europeus. Não haverá entrevista coletiva.

Em Pernambuco dentro da operação Maritimum foi dado cumprimento a 02 (dois) Mandados de Busca e Apreensão e 01 (um) Mandado de Prisão Preventiva. Sendo 01 (um) Mandado de Busca e 01 (um) de Prisão Preventiva cumprido em desfavor de um empresário de 41 anos, que trabalha no ramo de transportadora e logística. 

Em sua residência, um flat, situado no bairro de Barra de Jangada-Jaboatão dos Guararapes foram apreendidos 02 Aparelhos celulares, 01 Notebook, 02 Hds e 01 Agenda. Todo o material será enviado para a Coordenação da Operação no Rio Grande do Norte, onde passará por perícia técnica a fim de subsidiar as investigações que estão em andamento. 

O empresário passará por audiência de custódia e caso seja confirmada a sua prisão preventiva será encaminhado para o COTEL onde ficará à disposição da 2ª Vara Criminal da Justiça Federal/RN. Já o segundo Mandado de Busca e Apreensão foi cumprido num galpão situado no Cabo de Santo Agostinho/PE, lá não foi encontrado nenhum material que pudesse ser de interesse da investigação.

terça-feira, 12 de julho de 2022

PM apreende grande quantidade de maconha no Recife


Na manhã desta terça-feira (12/07), policiais militares do 13°BPM, durante a tentativa de cumprir um mandado de prisão no bairro de Água Fria, identificaram uma residência que estava sendo usada para depósito de entorpecentes, na Rua Aníbal Benévolo. 

No local, foram encontrados dois sacos, contendo 27,385kg de maconha natural e uma balança de precisão. Todo o material aprendido foi apresentado na Ceplanc para adoção das medidas legais cabíveis.

Prefeitura do Jaboatão já entregou 113 toneladas de alimentos a vítimas das chuvas

 

Foto: Chico Bezerra/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes segue atuando na assistência às pessoas afetadas pelas últimas chuvas e, com a entrega das 545 cestas básicas desta terça-feira (12), em Vila Piedade e Vila dos Palmares, já são 113,5 toneladas de alimentos distribuídas. Além dos alimentos, também ocorreu a doação de kits de limpeza, produtos de higiene pessoal, fraldas, roupas e colchões.

Quem perdeu ou teve o imóvel interditado por causa dos desabamentos de barreiras ou alagamentos, pôde fazer o cadastro para receber o auxílio-moradia. Cada caso será analisado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil.

O líder comunitário Leandro Miguel agradeceu à Prefeitura do Jaboatão pela ajuda fornecida. “Estão sendo atendidas famílias que precisaram sair da comunidade por causa dos estragos da chuva. Estamos muito gratos pela ajuda da equipe da Prefeitura,” enfatizou. 

A dona de casa Naedja da Silva, que está com sua casa interditada, falou da importância das doações. “A gente estava precisando dessa força da Prefeitura. Estou com a minha casa interditada e não consegui voltar para buscar minhas coisas.” relatou.

Festival de Quadrilha Junina 2022 do Jaboatão começa nesta quarta-feira

Foto: Chico Bezerra/ PJG


O Parque da Cidade, no bairro de Prazeres, será palco do Festival de Quadrilhas Juninas 2022 promovida pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. A abertura do evento acontece nesta quarta-feira (13), a partir da 18h. Ao todo, 15 grupos irão se apresentar, nos dias 13, 14, 15 e 17 de julho.  No domingo (17), dia da final, o evento começa às 17h, com as apresentações  das cinco primeiras colocadas e o prêmio para a vencedora será de R$10 mil.  Antes das exibições das quadrilhas, o público presente poderá dançar muito forró com artistas locais, como Allan Carlos,  Banda Magia, Oficina do Forró e  Manoel do Arcordeon. O evento é gratuito e tem o intuito de valorizar e manter vivas as tradições culturais da região.

A edição de 2022 do Festival de Quadrilhas Juninas do Jaboatão dos Guararapes contará com a presença dos grupos Junina Tradição, Dona Matuta, União Junina, Junina Xotear, União Junina, Origem Nordestina, Junina Bacamarte, Junina Arrocha Nó, Junina Evolução, Junina Zabumba, Chá de Zabumba, Junina Traque, Junina Raízes, Junina Lumiar e Junina Matuta. De acordo com a Secretaria Executiva de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, nos três primeiros dias, acontecerão as fases eliminatórias. No sábado (16), a comissão julgadora definirá as cinco finalistas.

“Após dois anos de espera, devido à pandemia, temos uma alta expectativa para a retomada do evento, que contará com apresentações culturais locais.  Nossa intenção é continuar valorizando a tradição do nosso município, foi por isso que iremos realizar mais um ano do festival. Estamos montando uma grande estrutura para receber os grupos e o público, com todo conforto e segurança”, comentou o prefeito, Mano Medeiros.


Confira, abaixo, a programação do Festival de Quadrilhas Juninas:


13 de julho (quarta)


Shows de artistas locais:

18h- Cia de Dança Valdeck Farias

19h- Manoel do Arcodeon


Apresentação das quadrilhas juninas:

20h- Junina Raizes

20h40- Dona Matuta

21h20- Junina Lumiar

22h- Raio de Sol

22h40- Junina Matuta


14 de julho (quinta)


Shows de artistas locais:

18h- Oficina do Forró

19h- Côco do Serrote


Apresentação das quadrilhas juninas:

20h- Junina Arrocha Nó

20h40- Junina Evolução

21h20- Junina Zabumba

22h- Chá de Zabumba

22h40- Junina Traque


15 de julho (sexta)


Shows de artistas locais:

18h- Banda Magia

19h- Allen Jeronimo & a Rave de Raiz


Apresentação das quadrilhas juninas:

20h- Junina Xotear

20h40- União Junina

21h20- Origem Nordestina

22h- Junina Bacamarte

22h40- Junina Tradição


17 de julho (domingo)


Shows de artistas locais:

17h- Allan Carlos

17h- Fernando M. Rio


Apresentação das quadrilhas juninas:

A grande final do Festival de Quadrilha Junina 2022

domingo, 10 de julho de 2022

Prefeito de Jaboatão sugere que o governador Paulo Câmara mude lei do Auxílio Emergencial Pernambuco

 

Foto: Chico Bezerra/PJG 

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, encaminhou ofício ao governador Paulo Câmara, na última quarta-feira (06), solicitando a alteração de um dos critérios estabelecidos pela Lei Estadual Nº 17.811, de 9 de junho, regulamentada pelo Decreto Estadual Nº 53.017, de 17 de junho de 2022. A legislação cria o Auxílio Emergencial Pernambuco, no valor de R$ 1.500, para famílias em situação de vulnerabilidade social que tenham perdido imóveis ou bens essenciais com as enchentes. Contudo, exige que elas estejam com a inscrição atualizada no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), o que vem gerando dificuldade na validação do pagamento do auxílio a milhares de pessoas e vai de encontro ao cronograma estabelecido pelo Governo Federal.

Em virtude da pandemia da Covid-19, o Ministério da Cidadania suspendeu, em maio de 2020, as atualizações das inscrições no CadÚnico para evitar aglomerações de pessoas e a exposição ao novo coronavírus. Em fevereiro passado, o ministério estabeleceu os novos prazos, por meio da Portaria Nº 747, em três períodos, um a cada ano, se estendendo até 2024. Portanto, todos os municípios vinham trabalhando com o calendário do Governo Federal.

“Ao determinar que só pode receber o benefício quem estiver com o cadastro atualizado nos últimos 24 meses, o Estado cria uma demanda extremamente alta de atualizações, de uma só vez, impossibilitando que o auxílio chegue a milhares de famílias que estão em situação de vulnerabilidade social e já foram cadastradas, mas têm essa pendência", esclarece o prefeito, Mano Medeiros. "Acredito que o governador terá a sensibilidade e o bom senso necessários para que os municípios possam repassar o auxílio sem essa exigência”.

O cadastramento continua sendo feito, dia a dia, de porta em porta, com fotografias dos danos e georreferenciamento dos imóveis. O morador precisa estar em casa, por isso, se algum morador não é encontrado é feita nova visita das equipes. A comprovação dos danos e atendimento aos critérios estabelecidos pela Lei Estadual passa por avaliação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e pela Superintendência da Defefesa Civil. Cada cadastro aprovado é enviado à Caixa Econômica Federal para validação. 

Diariamente, os nomes dos beneficiados são inseridos no Portal da Transparência do município. E novos lotes continuam no processo de avaliação e validação. “Temos todo o cuidado e transparência com os recursos públicos. Estamos cruzando todos os dados levantados para que sejam beneficiadas as famílias que atendam aos critérios estabelecidos pela Lei Estadual. E se o Estado seguir o calendário federal facilitará o acesso de milhares de famílias ao auxílio”, destaca o prefeito.

O que diz a Portaria 747 MC:

Art. 4º As famílias com registros cadastrais que estiverem desatualizados serão convocadas para o processo de Revisão Cadastral, conforme o seguinte cronograma:

I - Em 2022, se o ano de última atualização for 2016 ou 2017;

II - Em 2023, se o ano de última atualização for 2018 ou 2019; e

III - Em 2024, se o ano de última atualização for 2020, 2021 ou 2022.

 


Mais Jaboatão realiza 2.885 atendimentos neste sábado

Foto: Leandro de Santana/PJG 

A ação do Programa Mais Jaboatão, que aconteceu no bairro de Santo Aleixo neste sábado, realizou 2.885 atendimentos. Foram 30 tipos de serviços ofertados gratuitamente pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, entre as 8h e o meio-dia na estrutura montada na Escola Municipal José Carneiro de Barros Campelo e na rua Chile.

Maria Aparecida, moradora do bairro, elogiou esse tipo de serviço que a gestão municipal oferece, principalmente, para quem é dona de cada e quem trabalha durante a semana e não tem muito tempo de se deslocar para tratar de alguma questão. “Assim que soube que ia ter essa ação aqui, me organizei para fazer um bocado de coisa. Tirei dúvidas sobre o CadÚnico, aproveitei para me consultar com o médico e ainda fiz um tratamento de pele”, contou.

Entre os serviços oferecidos pela Prefeitura, teve exames de mamografia, oftalmológico, atendimento psicológico, vacinação, orientações do Procon e para microempreendedores, emissão de boletos do IPTU, solicitação de 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, corte de cabelo e atendimento para animais de estimação.

“Essas ações que realizamos aos sábados, como o Mais Jaboatão e, em dias da semana, com a Caravana Mais Jaboatão, são fundamentais para a população, porque são serviços levados diretamente às comunidades. E também aproveitamos para ouvir as demandas e procurar resolver o mais rápido possível”, disse o prefeito Mano Medeiros, que passou a manhã acompanhando os trabalhos em Santo Aleixo.