sábado, 6 de maio de 2023

Prefeito Mano anuncia ações durante o Bate Papo Regional nos Curados

  

Fotos: Chico Bezerra/PJG

O primeiro Bate Papo Regional promovido pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, neste sábado (6), reuniu o prefeito Mano Medeiros, secretários municipais e moradores dos bairros dos Curados. O objetivo da ação foi ouvir as demandas da população e discutir propostas que atendam às comunidades. Na ocasião, o prefeito Mano anunciou as entregas já realizadas nos Curados, a exemplo da requalificação de 20 ruas e manutenção de outras vias. O gestor também falou sobre os próximos serviços que já estão no planejamento de implantação. O lançamento do Bate Papo Regional fez parte das comemorações dos 430 anos do município.  

"Esse é um novo formato que inicamos aqui no Curado IV, onde ouvimos as demandas e necessidades de vocês. Com a proximidade do período chuvoso, já nos antecipamos e fizemos a limpeza de quatro canais, drenagem das canaletas, capinação de ruas e operação tapa buracos. Além disso, nos próximos dias, vamos instalar a base da Defesa Civil neste bairro com equipe de plantão. Vamos investir também na aplicação de gel polímero nas encostas para proteger a população. Temos outros projetos importantes para os Curados, como modernizar a praça do Curado IV com instalação de equipamentos esportivos; requalificação do campo de futebol de várzea do Curado IV; troca da iluminação pública dos 3.134 pontos com lâmpadas de Led, entre outras ações", ressaltou o prefeito Mano. 


O prefeito agradeceu a presença da secretária de Educação do Estado, Ivaneide Dantas, e por ter cedido o espaço da Escola Aderbal Jurema para realização do Bate Papo Regional e do mutirão Mais Jaboatão. 

Durante o bate papo, foi franqueada a palavra aos moradores, que tiveram a oportunidade de apresentar as principais demandas de suas comunidades, principalmente, nas áreas da saúde, infraestrutura e lazer. A aposentada Fátima Cristina Gomes elogiou a iniciativa promovida pela Prefeitura do Jaboatão. "Achei maravilhosa essa ação do prefeito em nosso bairro. É um trabalho inovador que nunca tinha sido feito antes. Isso faz com que as nossas demandas sejam agilizadas e obras avançem no Jaboatão. Esse trabalho corpo a corpo do prefeito está ótimo", ressaltou Fátima. 


O autônomo Clebson Cardoso também aprovou a formato de escuta popular lançado pela prefeitura. "Esse bate papo foi muito bom porque tivemos a oportunidade de ficar frente a frente com os secretários e levar nossas demandas junto a eles. Essa ação é muito importante para que as comunidades sejam beneficiadas com mais serviços", disse Clebson.    

Após o Bate Papo Regional, teve início o mutirão com a oferta de mais de 40 serviços gratuitos para os moradores dos Curados, das 9h às 12h. Entre os quais vacinação contra a Covid, aferição de pressão arterial, orientações da Defesa Civil, emissão de documentos, atualização do Cadúnico, orientações ao consumidor, atendimento médico;odontológico, entre outros procedimentos.  


PROGRAMAÇÃO DO DOMINGO 

Neste domingo (7) a partir das 7h30, a programação do aniversário dos 430 anos do Jaboatão, segue com um passeio ciclístico, saindo do Parque da Cidade até a Orla de Piedade. A atividade é aberta ao público e terá a participação de pessoas com deficiência, que vão dispor de bicicletas adaptadas.

sexta-feira, 5 de maio de 2023

Prefeito Mano lança Bate Papo Regional para dialogar com a população

Foto: Leandro de Santana/PMJG

Neste sábado (6), as comemorações dos 430 anos do Jaboatão dos Guararapes se iniciam com o lançamento de um novo programa de gestão participativa, o Bate-Papo Regional. Será um espaço de diálogo direto entre a comunidade, prefeito e secretários municipais, que percorrerá as regionais do município ao longo do ano. Esse primeiro encontro acontecerá na Regional 3, no bairro do Curado 4, na Escola Aderbal Jurema, a partir das 8h. O mesmo local onde será realizada mais uma edição do mutirão de Serviços Mais Jaboatão, logo após o bate-papo.

“Acredito que o gestor público deve trabalhar de forma integrada com a população, por isso tenho andado diariamente pelas regionais do município, ouvindo as pessoas. E agora estamos lançando esse programa para uma escuta oficial, momento em que também apresentaremos nossas ações na localidade. Sabemos que não vamos poder atender a todos os desejos da população, mas o que estiver a nosso alcance para dar melhor qualidade de vida aos nossos munícipes será feito”, afirma o prefeito Mano Medeiros.

A programação de aniversário continua à noite, com um culto religioso, na Assembleia de Deus Campo Jordão, localizada no Jardim Jordão. E no domingo, às 7h30, haverá Passeio Ciclístico, saindo do Parque da Cidade, em Prazeres, até a nova orla de Piedade, nas proximidades do Sesc. O passeio é aberto ao público em geral e terá participação de pessoas com deficiência, que vão dispor de bicicletas adaptadas.

De segunda à quarta-feira (8 a 10), as atividades serão voltadas para os pets. Estão programados três mutirões de atendimento e castração, sempre no horário das 9h às 16h. Os dois primeiros serão na UBS Pet de Massangana, e o último, no Centro de Vigilância Animal (CVA), na Muribeca.

Prefeito Mano entrega praça revitalizada em Jaboatão Centro

 

Foto: Chico Bezerra/PMJG

Os moradores do Jaboatão Centro ganharam, nesta quinta-feira (4), mais um presente para marcar o aniversário dos 430 anos do município do Jaboatão dos Guararapes, com a entrega da Praça Dantas Barreto, conhecida como Praça do Coreto, completamente requalificada. Na cerimônia, o coreto já foi utilizado para as apresentações da Orquestra Sinfônica Sol Maior e do Coral Encantos do Mar Sesc Piedade. O projeto, com o investimento de R$ 200 mil, contemplou a troca de pedras portuguesas, acabamento em granilite, revestimento em ardósia, além de plantio de árvores, colocação de lixeiras e mesas com assentos. 

O ato foi comandado pelo prefeito Mano Medeiros, que destacou a importância desse logradouro na história da cidade. "Estamos entregando à população mais um importante espaço público, uma praça que sempre foi utilizada para atividades culturais. Esse local é um resgate da história do município. Hoje, já tivemos apresentações de uma orquestra e um coral e tenho certeza que o coreto continuará sendo utilzado para eventos como esse. A praça passou por uma ampla revitalização e sei que a população terá o sentimento de pertencimento por esse local. Parabéns a todos", disse o prefeito Mano Medeiros. 

A dona de casa Janaína Fonseca levou a sua filhinha Isabela para assistir às apresentações na Praça do Coreto. "Achei maravilhoso o cuidado que tiveram com a reforma dessa praça. Vou trazer meu filho que é cadeirante para se divertir e assistir a outras apresentações aqui", disse Janaína.  

A programação continua esta noite com o lançamento das atividades para elaboração do Plano Municipal de Cultura e shows, na Praça Nossa Senhora do Rosário, o corte do segundo bolo de aniversário da cidade e shows de Eduarda Alves, Roginho e a participação especial de artistas locais. 

As comemorações começaram logo cedo com o mutirão de serviços, em Jaboatão Centro; hasteamento da bandeira, no Monte dos Guararapes; e muita diversão para a criançada na praça Nossa Senhora do Rosário.


PROGRAMAÇÃO DESTA SEXTA-FEIRA

As homenagens aos 430 anos do Jaboatão dos Guararapes seguem nesta sexta-feira (05), com uma seletiva que reunirá times de futsal de escolas da rede municipal do Jaboatão, cujo vencedor disputará os Jogos Estudantis Estaduais. As partidas serão na quadra da Escola Municipal José Rodovalho, em Candeias, a partir das 8h30. 

A partir das 15h, o prefeito Mano Medeiros fará a entrega à população de três ruas que passaram por serviços de drenagem e pavimentação e vão melhorar a trafegabilidade e o escoamento das águas, nesses locais. São as ruas do Campo, em Nova Divineia, Itaporã e Corumbá, em Candeias.

quinta-feira, 4 de maio de 2023

Corte de bolo e mutirão de serviços marcam o início das comemorações dos 430 anos do Jaboatão

Foto: Chico Bezerra/PMJG


No primeiro dia de comemorações dos 430 anos do Jaboatão dos Guararapes, nesta quinta-feira (4), quem ganhou o presente foi a população. Na Praça Nossa Senhora do Rosário foram ofertados mais de 40 serviços gratuitos e, para marcar a data, houve o corte e distribuição do bolo de aniversário. O prefeito Mano Medeiros e outras autoridades estiveram presentes. Mais cedo, aconteceu a cerimônia de hasteamento da Bandeira, no mirante do Monte dos Guararapes. Os dois eventos fizeram parte da programação montada pela Prefeitura para homenagear Jaboatão.“É uma grande emoção estar participando dessa festa que marca os 430 anos do Jaboatão. Nosso município, que é um dos mais importantes do país, tem uma bela história de luta e um povo guerreiro. Essa data é para festejarmos com muito orgulho. E essa comemoração não se restringe apenas a este dia. Por isso, fizemos uma programação extensa para incluir e prestigiar a todo município. Parabéns a todos os jaboatonenses pela passagem dessa data”, disse o prefeito Mano.

Pela manhã, durante o mutirão de serviços Mais Jaboatão, que teve mais de 3 mil atendimentos. O prefeito Mano fez o corte do bolo e prestou uma homenagem aos moradores do Jaboatão, entregando as primeiras fatias ao aposentado Renê Montenegro e a dona de casa Alícia Araújo. "Sou jaboatonense com muito orgulho, por isso vim prestigiar o aniversário da cidade. Essa gestão está bem participativa, ouvindo a população sobre as nossas demandas", disse Alícia.

 

HASTEAMENTO DA BANDEIRA

No início da manhã, o prefeito abriu a programação do aniversário da cidade, participando de hasteamento de bandeiras, no Monte dos Guararapes Estiveram presentes o prefeito Mano Medeiros, o comandante do Batalhão Henrique Dias, tenente-coronel Fábio Menezes, além de outras autoridades. "Me sinto abençoado de estar à frente da gestão e de poder prestar essa homenagem à nossa cidade, justamente no Monte dos Guararapes, onde nasceu a pátria", destacou o prefeito Mano.

quarta-feira, 3 de maio de 2023

Pesquisa do Procon-PE aponta redução na cesta básica


A pesquisa da cesta básica realizada no período de 24 a 28 de abril, por fiscais do Procon Pernambuco na Região Metropolitana do Recife (RMR), registrou uma redução de 0,57% em comparação com o mês de março. A cesta passou de R$ 673,55, para R$ 669,70 em abril, causando um impacto de 51,44% no salário mínimo do consumidor.

Entre os produtos pesquisados, na área de alimentação, a bandeja de 30 ovos, tipo grande, teve a maior variação de preço, 21,89%, sendo encontrado por R$ 15,99 em um estabelecimento, e R$ 19,49 em outro. O quilo da farinha de mandioca torrada vem em segundo lugar com uma diferença de 66,56%, o quilo estava por R$ 2,99 num local e R$ 4,98, em outro.  

Nos itens de limpeza, o sabão em barra, pacote com cinco unidades, apresentou uma maior variação, com uma diferença percentual de 49,36%, onde foi encontrado por R$ 5,49 em um local, e por R$ 8,20 em outro. Já no quesito higiene pessoal, o sabonete foi encontrado com menor preço de R$ 0,99 e o maior de R$ 1,39, variando em 40,40%.

O Procon-PE pesquisou um total de 27 itens, sendo 19 itens de alimentação, 4 itens de limpeza doméstica e 4 itens de higiene pessoal, abrangendo 24 estabelecimentos localizados na Região Metropolitana do Recife. A pesquisa está disponível no site do Procon-PE: www.procon.pe.gov.br

Jaboatão comemora 430 anos com show, cortes de bolos, entrega de obras e serviços, a partir desta quinta

Foto: Chico Bezerra/PJG

Nesta quinta-feira (4), o município do Jaboatão dos Guararapes completa 430 anos e a Prefeitura preparou uma ampla programação para celebrar a data, com atividades que se estenderão até o próximo dia 10, em várias partes da cidade. Às 8h, o prefeito Mano Medeiros participa da abertura das comemorações, com o hasteamento da Bandeira, no Monte dos Guararapes, em solenidade conjunta com o Exército Brasileiro.

Na Praça Nossa Senhora do Rosário, em Jaboatão Centro, será realizado o mutirão Mais Jaboatão, das 8h às 12h, com a oferta de vários serviços gratuitos para a população, tendo as participações do Governo do Estado e Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Nesse mesmo local, haverá o corte do bolo e será cantado o parabéns para Jaboatão. Outro corte de bolo acontecerá à noite, durante o evento cultural, também em Jaboatão Centro.

Foto: Chico Bezerra/PMJG

“Jaboatão está completando 430 anos, sendo o segundo maior município do Estado e um dos maiores do Brasil. Nada mais justo do que montar uma programação que possa contemplar todos os jaboatonenses. Teremos mutirões de serviços para a população e para pets, contemplaremos o setor cultural, entregaremos obras e ainda lançaremos o Bate-Papo Regional, um espaço de diálogo direto entre secretários e comunidades, para se discutir soluções e prioridades de cada local. Jaboatão vive um novo tempo, um tempo de escuta e de valorização desse povo guerreiro, que tem orgulho de sua cidade. Há muito a ser feito, mas também há avanços a comemorar”, ressaltou o prefeito Mano Medeiros.

Como parte das homenagens, a criançada se divertirá nos brinquedos que serão montados em frente à Casa da Cultura, na Praça do Rosário, Jaboatão Centro, a partir das 14h, desta quinta-feira. Personagens infantis e recreadores também participarão desta ação. Outro presente de aniversário será a entrega da Praça Dantas Barreto, conhecida como Praça do Coreto, no totalmente reformada. A solenidade está marcada para as 17h.

A partir das 19h, a praça do Rosário será palco de eventos culturais, com shows e entrega de certificados a 120 artistas jaboatonenses, em reconhecimento ao histórico e contribuição às tradições do município. No palco, subirão cantores locais, Eduarda Alves e Roginho, além de participação especial de Alinson Principe, Banda Praera, Condinho, Léo Nascimento, Orquestra Encanta Mulher e Maracatu Encanto do Dendê. Também serão abertas as discussões para elaboração do Plano Municipal de Cultura do Jaboatão, em frente à Casa da Cultura. Ainda às 19h, será celebrada missa de Ação de Graças, na Matriz de Santo Amaro.

 

SEXTA-FEIRA

A programação segue na sexta-feira (5), com a seletiva que reunirá times de futsal de escolas da rede municipal do Jaboatão, e o vencedor disputará os Jogos Estudantis Estaduais. As partidas serão na quadra da Escola Municipal José Rodovalho, em Candeias, a partir das 8h30. Em seguida, acontecerá a entrega do semáforo sonoro, na Avenida Barreto de Menezes, em Prazeres, que atenderá aos pedestres cegos. O prefeito Mano Medeiros também entregará ruas pavimentadas, como parte das comemorações. 

 

SÁBADO

As comemorações dos 430 anos do Jaboatão, no sábado (6), serão marcadas com o lançamento do Bate-Papo Regional, às 8h, no Curado 4. O primeiro evento reunirá o prefeito Mano Medeiros e os secretários municipais, que apresentarão as ações realizadas pela gestão. Também será dada oportunidade aos moradores para falarem sobre seus pleitos. A Prefeitura realizará o Bate-Papo Regional ao longo do ano, em outras comunidades do Jaboatão. Também no Curado 4, acontecerá outro Mais Jaboatão, na Escola Aderbal Jurema. À noite, um culto religioso celebrará o aniversário do município.

 

Foto Léo Rafa/PMJG

DOMINGO

A programação do domingo (7) começa às 7h30, com o Passeio Ciclístico, no Parque da Cidade, em Prazeres, e o percurso segue até a nova orla de Piedade, nas proximidades do Sesc. O passeio terá participação de pessoas com deficiência, que terão à disposição bicicletas equipadas para esse público.

 

PETS

 Os animais de estimação também receberão atenção especial, durante as comemorações dos 430 anos do Jaboatão. Estão programados três mutirões de atendimento e castração, de segunda (8) a quarta-feira (10), no horário das 9h às 16h. Os dois primeiros serão na UBS Pet de Massangana, e o último no Centro de Vigilância Animal (CVA), na Muribeca.

terça-feira, 2 de maio de 2023

Prefeitura do Jaboatão oferece descontos na renegociação de débitos

Foto: Chico Bezerra/PJG

Os contribuintes que têm dívidas com a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes têm a oportunidade de aderir ao Plano Especial de Pagamento de Débitos Tributários, o Refis 2023. As renegociações iniciaram nesta terça-feira e vão até 30 de maio, com descontos de até 90% nos juros e multas. Os acordos valem para o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), Taxa de Limpeza Pública (TLP) e Contribuição de Inscrição Municipal (CIM). No caso da Taxa de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), não tem desconto, mas o débito pode ser parcelado em 10 vezes.

A expectativa da Secretaria Municipal de Planejamento e Fazenda é arrecadar cerca de R$ 8 milhões. Os débitos tributários poderão ser quitados à vista, com 90% de abatimento nos juros e multas. Se o contribuinte optar por dividir de 2 até 6 parcelas, o desconto é de 80%. O pagamento também pode ser de 7 a 30 vezes, com 60%, e o abatimento de 30% vale para quem dividir entre 31 e 60 parcelas.

Os contribuintes podem requerer o Refis de forma presencial nas Centrais de Atendimento da Secretaria de Planejamento de Fazenda, através do Portal do Contribuinte www.tinus.com.br/csp/jaboatao/portal/index.csp ou acessando o site jaboatao.pe.gov.br.

“Ranking comprova a qualidade dos quadros do PL de Pernambuco”, destaca Anderson

Foto: Divulgação

O presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, comentou hoje o Ranking dos Políticos, promovido pela sociedade civil sem fins lucrativos. Em uma avaliação sobre o desempenho dos parlamentares, dos nove deputados em evidência no estado, quatro são do PL. Ou seja, 100% da bancada do partido em Pernambuco recebeu reconhecimento pela atuação destacada no Congresso Nacional. Os deputados Fernando Rodolfo, Coronel Meira, Pastor Eurico e André Ferreira foram destaque pelo trabalho que vêm realizando a favor da população. 

“Isso reitera aquilo que tenho dito: o nosso partido cresceu em quantidade, mas sobretudo em qualidade. Vamos continuar priorizando um debate de excelência em todo o estado para consolidar o PL como um partido próximo e presente, sempre contribuindo para o bem de Pernambuco e do Brasil”, afirmou Anderson.

Ele ainda ressaltou que o compromisso da legenda não se restringe a Brasília. No âmbito estadual, os parlamentares têm desempenhado papel de fundamental importância na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Inscrições para seleção simplificada da Secretaria de Educação do Jaboatão encerram-se nesta quarta-feira

Foto: Chico Bezerra/PMJG

As inscrições para a seleção simplificada da Secretaria de Educação do Jaboatão dos Guararapes encerram-se nesta quarta-feira (03). Ao todo, são 475 vagas. As oportunidades são para auxiliar de apoio pedagógico (399), brailista (19), Intérprete de libras (41) e professor de Educação Física (16).

A pessoa interessada deverá se inscrever por meio do site: www.processoseletivoabdesm.com O processo será realizado em uma única etapa com a análise de experiência profissional e de títulos, sendo eliminatória e classificatória. O resultado final será divulgado no dia 23 de maio e homologado no dia 26. Mais informações a respeito dessa seleção podem ser obtidas no Diário Oficial do município: www.jaboatao.pe.gov.br.

segunda-feira, 1 de maio de 2023

Para Anderson Ferreira, a transformação econômica e social de Pernambuco se dará pelo emprego


O presidente do Partido Liberal de Pernambuco, Anderson Ferreira, deixou claro que a geração de empregos é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do estado, especialmente após os 16 anos de abandono do PSB. Durante a campanha, ele defendeu essa bandeira e considera que é por esse caminho que Pernambuco pode recuperar a liderança perdida no Nordeste. O estado possui um grande potencial econômico com os polos produtivos como o gesseiro, em Araripina, o de fruticultura, em Petrolina, o de confecções e avicultura, no Agreste, o Automobilístico, em Goiana, o logístico, em Suape, além dos polos industriais de comércio e de serviços. É necessário destacar também o polo turístico, que atrai a atenção do mundo inteiro e oferece atrativos históricos, naturais e culturais. “Essa sempre foi uma marca importante do estado, que gera emprego e renda para o nosso povo”.

Para Anderson, nesse contexto, o setor de pequenas e microempresas é de longe o que mais emprega, e a volta do apoio a esses negócios traz o equilíbrio necessário para retomar o caminho da liderança. O liberal acredita que a cadeia de serviços públicos igualmente pode avançar na geração de empregos, já que investimentos em infraestrutura, saúde e educação podem gerar novos postos de trabalho. Na visão dele, a valorização e a qualificação da mão de obra pernambucana são essenciais para que o estado possa se destacar em relação as demais no Nordeste.

Anderson enfatizou ainda que a governadora tem dado sinais claros de que vai por este mesmo caminho e que está confiante em seus resultados. “A próxima década poderá transformar Pernambuco novamente em uma referência regional e nacional e isso será alcançado através do emprego, emprego e emprego. Simbora Trabalhar “.

domingo, 30 de abril de 2023

Dia D da Vacinação do Jaboatão registra 1.406 doses aplicadas

Fotos: Divulgação/PJG

O Dia D da Vacinação realizado no município do Jaboatão dos Guararapes, nesse sábado (29), teve o registro de 1.406 doses aplicadas, sendo 853 da bivalente contra a Covid-19 e 553 contra a Gripe. Dois pontos foram montados pela Secretaria Municipal de Saúde, na Policlínica Mariinha Melo e no Shopping Guararapes, e o serviço foi oferecido das 9h às 15h. No próximo sábado (6), acontecerá o Dia D Nacional e o objetivo da ação realizada ontem no Jaboatão foi para conscientizar as pessoas sobre a importância de se proteger e evitar grandes aglomerações na semana que vem.

Ontem, o primeiro a ser imunizado foi José Maciel, 92 anos. “Moro em Comportas e cheguei logo cedo para tomar a vacina. Já tomei todas e ainda não peguei a Covid. Tem gente que não tomou e ficou doente e até mesmo aconteceu o pior. Por isso temos que nos cuidar”, alertou o aposentado, que foi vacinado contra o coronavírus e Gripe.


Fátima Chaves tomou a bivalente e disse que ficou mais tranquila. “Já tive Covid duas  vezes sem reações mais graves, mas vi um caso na minha família muito preocupante. Por isso, sempre que chega o período de me vacinar, procuro logo. Essa ação da Prefeitura de Jaboatão foi muito importante”, ressaltou.

Desde a última segunda-feira, a bivalente está sendo aplicada em pessoas com idade a partir dos 18 anos. No Jaboatão há mais de 100 salas de vacinação disponíveis nas unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 16h. Não é necessário agendamento prévio. O local mais próximo da residência pode ser conferido no portal deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br ou no aplicativo De Olho na Consulta.