sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Prefeitura do Jaboatão instala telão na Praça do Rosário para torcida assistir ao jogo do Brasil X Croácia, nesta sexta

 


Atendendo a pedidos de moradores do Jaboatão Centro, a prefeitura terá um telão na Praça Nossa Senhora do Rosário, nesta sexta-feira, para que a torcida possa se reunir e vibrar junto, assistindo ao jogo do Brasil X Croácia, que acontece às 12h. A partir das 11h30, o local estará em clima de festa, com animação de três orquestras de frevo, que vão tocar antes do jogo, no intervalo e ao final.

“A Praça do Rosário virou ponto de encontro dos moradores, com a iluminação natalina que instalamos no local, após reforma. E como muitos estabelecimentos fecham e reabrem após os jogos, achei mais do que justo atender ao pedido para montar uma estrutura que permitisse a quem mora e trabalha no Centro assistir ao jogo em grande estilo e com muita animação”, declara o prefeito Mano Medeiros.

Nesta sexta, a animação está garantia com Mendes e sua Orquestra, Orquestra Recife Band Show e Orquestra de Pau e Corda Evocações. Caso saia vencedor na partida com a Croácia (atual vice-campeã mundial), pelas quartas de final, o próximo jogo do Brasil já será na semifinal, contra Holanda ou Argentina. E a torcida poderá se reunir novamente na Praça do Rosário.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Prefeito Mano entrega Policlínica da Criança e do Adolescente totalmente reformada


Foto: Chico Bezerra/PJG

A Policlínica da Criança e do Adolescente, localizada no bairro de Piedade, no Jaboatão dos Guararapes, voltou às atividades, nesta quinta-feira (8), após passar por uma ampla reforma. O prefeito Mano Medeiros esteve na unidade de saúde para conferir e avaliar o resultado junto com as mães e pais dos pacientes que já estavam sendo atendidos. A Policlínica passa a ter capacidade de realizar cerca de cinco mil atendimentos por mês a pacientes com idades entre 0 e 17 anos.

A requalificação da unidade de saúde foi realizada nos ambulatórios médicos, de psicologia, odontológicos, nutricionais e no setor de reabilitação. O objetivo foi garantir mais conforto e funcionalidade, além de ampliar a oferta de consultas dermatológicas e psiquiátricas. Com a reforma, também estão sendo expandidos serviços como estimulação precoce para crianças em situação de pós-cirurgia de frenotnomia.

“A Policlínica da Criança e do Adolescente foi entregue em 2017 e chegou o momento de fazermos uma reforma para oferecer melhores condições de atendimento. Melhoramos a infraestrutura das salas e consultórios, visando garantir um ambiente mais aconchegante, acessível e seguro. Temos uma equipe preparada, que faz atendimentos humanizados e que cuidam dessas crianças e adolescentes de acordo com os objetivos funcionais de cada paciente”, ressaltou o prefeito Mano.

Germana Soares, presidente da União de Mães de Anjos (UMA), tem seu filho Guilherme entre os pacientes e esteve na Policlínica logo no primeiro dia de atendimento após a reforma. “É de grande importância essa valorização para as famílias que têm filhos com deficiência. Meu filho tem atendimento com fisioterapeuta, fonoaudióloga e terapia ocupacional há aproximadamente dois anos. Jaboatão há alguns anos atrás não tinha essa assistência e hoje tem um espaço de muita importância Que sirva de exemplo para outros municípios. ”, salientou.

A Policlínica da Criança e do Adolescente fica localizada na rua Arão Lins de Andrade, 364, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. As consultas são previamente agendadas e podem ser acompanhadas pelos pais ou responsáveis através do aplicativo De olho na consulta. Os serviços oferecidos são nas áreas de pediatria, dermatologia, psicologia, fisioterapia, odontologia, ortopedia, ortodontia, terapia ocupacional, nutrição, assistência social e fonoaudiologia.

Policiais Militares do 6° Batalhão acabam com boca de fumo e prendem traficantes no Ibura


No final da noite desta quarta-feira (08/12), Policiais Militares do 6° Batalhão que estavam realizando rondas pela Vila Betel no Ibura, foram informados por moradores que quatro indivíduos estariam traficando drogas e controlando aquela area e em posse de armas de fogo estes mesmos elementos estariam tomando a casa de populares.

Ao chegar na rua informada foi visualizado pelo efetivo dois individuos saindo de um beco, quando estes perceberam a presenca da viatura tentaram empreender fuga, um dos suspeitos ainda nao identificado retirou a pistola da cintura e atirou contra o efetivo conseguindo se evadir. O outro tentou se esconder no matagal mas foi capturado pelos PMs.

Um revolver 38 que havia sido jogado pelo suspeito em cima de uma casa foi apreendido. Após conversas com os policiais ele indicou a casa onde estaria um de seus comparsas. Ao chegar na casa do suspeito ele foi localizado no quarto dos pais e segundo os policiais estaria tentando apagar dados do celular.

Esse suspeito após conversa com os policiais informou o local onde estariam os materiais utilizados na prática criminosa. Na casa informada, foi preso um terceiro suspeito. No local foram encontrados além dos entorpecentes, balanças de precisão, facas e 2 revolveres.

Em outro local, residência de um dos suspeitos no bairro do UR-10 foram encontrados 2 celulares com queixa de roubo e furto.


Um vasto material foi apreendido:


  • 1kg de maconha
  • 4 armas brancas
  • 10 balancas de precisão
  • 280 pedras de crack
  • 3 revólveres calibre 38
  • 2 celulares queixados de roubo/furto
  • 14 munições calibre 38


Os suspeitos foram conduzidos junto com todo o material apreendido para a delegacia.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Mais Jaboatão promove serviços gratuitos em Jardim Monte Verde

Fotos: Leandro de Santana /PMJG

Os moradores da Comunidade de Jardim Monte Verde recebem a Caravana Mais Jaboatão nesta quarta-feira (07). O mutirão teve início às 9h e acontece em frente à Igreja Assembleia de Deus. Até o meio-dia, 1667 pessoas haviam sido atendidas na ação, que trouxe à população mais de 25 serviços, como o cadastro no Cadúnico e mamografia. A caravana seguiu em funcionamento até às 16h.

De acordo com o prefeito Mano Medeiros, a atividade é mais uma prova do compromisso da gestão com a comunidade. "Nosso objetivo é mostrar à população que estamos todos juntos. Prezamos pelo bem-estar dos cidadãos e este mutirão é apenas uma entre diversas atividades que a Prefeitura do Jaboatão está promovendo em Jardim Monte Verde", afirmou.

A Caravana contou também com a presença da Defesa Civil, que deu assistência aos moradores de trechos de risco. "Estamos fazendo vistorias em toda a área com o auxílio de oito engenheiros e oito assistentes sociais, bem como outros profissionais instalando lonas plásticas em locais atingidos pelas chuvas. Além disso, realizamos também o acompanhamento das famílias que têm direito ao Auxílio Moradia", disse o Superintendente de Proteção e Defesa Civil, Cel. Artur Paiva.

"É uma atividade muito boa. Nem todos têm tempo ou mesmo condições financeiras para ir até esses serviços, principalmente os mais burocráticos. Então a realização dessa caravana é uma coisa maravilhosa", disse Dayse Cristina dos Santos, que fez o cadastro no Cadúnico e emitiu uma nova via da Certidão de Nascimento.

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Jaboatão vai pagar com recursos próprios novo Auxílio Municipal a vítimas da chuva que aguardavam benefício estadual

Foto: Chico Bezerra/PJG 

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, encaminhou projeto de lei à Câmara Municipal determinando o pagamento do Auxílio Emergencial Municipal, no valor de R$ 1.500, a 706 famílias que foram cadastrados no Auxílio Emergencial Pernambuco, no período das chuvas, mas ainda não foram beneficiadas. O prefeito Mano solicitou ao Governo do Estado repasse complementar, contudo o pleito não foi atendido. O município fará o pagamento com recursos próprios, totalizando mais de R$ 1 milhão.

 
“Tivemos na nossa cidade uma tragédia que atingiu milhares de famílias com perdas de vidas e de bens materiais. Todos os recursos que recebemos do Estado foram pagos às mais de 12 mil famílias cadastradas, no entanto o valor não foi suficiente para atender a outras 706 que ficaram sem suas casas ou perderam móveis, eletrodomésticos e outros bens considerados essenciais. Como não tive retorno da solicitação de complemento feita ao Estado, pedi a minha equipe um esforço para apertar o orçamento e remanejar recursos de várias secretarias a fim de ampararmos essas pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade”, declara o prefeito Mano.
 
O projeto vai tramitar em caráter de urgência no Legislativo para autorizar os remanejamentos das verbas e assim garantir que os pagamentos sejam efetuados no menor prazo possível. A proposta do Executivo Municipal segue os mesmos critérios adotados pela Lei Estadual 17.811 e atende a pessoas em situação de extrema pobreza, desabrigados, desalojados ou que tiveram perdas materiais essenciais causadas pelos temporais. Para ter direito ao benefício, é necessário estar inscrito no Cadastro Único, além de comprovar residência no município e os danos sofridos.
 
No mês de junho deste ano, a Prefeitura do Jaboatão criou o Auxílio Emergencial Municipal para beneficiar as 375 famílias que foram alojadas nos abrigos oficiais e todos os pagamentos foram concluídos. O projeto encaminhado à Câmara Municipal visa alterar a lei para incluir os 706 cadastrados que aguardavam o benefício por parte do Estado.
 
Auxílio Moradia
 
Além dos auxílios emergenciais que já foram pagos, a Prefeitura do Jaboatão ampliou, no pagamento deste mês, os repasses do Auxílio-Moradia para mais 129 famílias que tiveram suas casas interditadas. Paralelamente a isso, a gestão municipal encaminhou ao Governo Federal a solicitação para a construção de 308 unidades habitacionais em áreas que não sejam de risco. O pedido está sendo avaliado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

Escola do Jaboatão é premiada em torneio científico

Foto: Rodrigo Baltar/PJG

A Escola Municipal José Rodovalho, em Candeias, ganhou na última sexta-feira (02) o primeiro lugar na sétima edição do Torneio Virtual de Ciência entre as escolas da Região Metropolitana do Recife. A instituição de ensino participou da competição com uma equipe formada por estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental, e além da liderança no Grande Recife, também ficou em 3° lugar na classificação geral. 

A competição, organizada pelo Espaço Ciência, foi realizada entre os meses de abril e outubro, e consistiu na resolução de quatro desafios, respondidos em formato de vídeo. As perguntas simulavam situações do cotidiano e dessa forma buscavam estimular o conhecimento científico. Além da pontuação técnica, os participantes garantiam pontos extras pelo compartilhamento dos vídeos nas redes sociais, para dar maior visibilidade ao processo de descoberta científica.

Entre os alunos vencedores, está o estudante André Luiz Ventura Cavalcanti, de 12 anos. O jovem, que possui deficiência motora e estuda através do atendimento domiciliar especializado, driblou todas as dificuldades e abrilhantou a participação da escola no torneio.

A solenidade de encerramento e premiação será realizada no dia 19 de dezembro, a partir das 9h, no Espaço Ciência. Os três melhores colocados de cada série receberão medalhas e troféus. Os primeiros colocados em cada mesorregião pernambucana garantem certificados.


Torneio

O Torneio Virtual de Ciência é uma disputa coletiva, organizada anualmente pelo Espaço Ciência, em que toda a turma se junta e usa o conhecimento científico para buscar a solução para um problema ou para encontrar melhorias para situações do cotidiano. A cada desafio, os melhores de cada série recebem medalhas virtuais, que são compartilhadas nas redes. Ao final da disputa, são premiados os três primeiros lugares de cada série. Há certificados também para os melhores colocados em cada região de Pernambuco.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

CBTU Recife divulga Cartão Múltiplo


A CBTU Recife começa na data de hoje, 05, o cadastro e distribuição gratuita do Cartão Múltiplo recarregável, que poderá ser usado exclusivamente no sistema do Metrô do Recife. Os passageiros interessados em receber um cartão devem fazer o cadastro nos postos instalados nas Estações Recife e Cajueiro Seco.

Os horários de atendimentos nos postos de cadastro são: de segundas as sextas, das 8h às 18h, e sábados, das 8h às 12h. Para o cadastro o usuário deve apresentar documento com foto e CPF. Caso o usuário já possua o Cartão Múltiplo, ele precisa realizar o cadastro para continuar a usar o cartão que já possui.
 
Atenção! O Cartão Unitário vai ser tirado de circulação dentro de alguns meses, à medida que os usuários forem realizando o cadastro (ainda sem prazo definido para tal). A atual campanha visa aumentar o uso dos Cartões Múltiplos e diminuir o uso dos Cartões Unitários.
As vantagens de utilização do Cartão Múltiplo:
 
• Agilidade na recarga dos créditos;
• Créditos inseridos em qualquer valor (mínimo de R$ 0,05 e máximo de R$ 600,00);
• O saldo de crédito não expira e fica visível ao passar no validador do bloqueio;
• O primeiro cartão é gratuito para todos. O segundo cartão custará R$ 3,00.
 
Os usuários do sistema podem tirar dúvidas através dos telefones: 2102.8744 ou 2102.8508

POLÍCIA FEDERAL/PE DEFLAGRA SEGUNDA FASE DA OPERAÇÃO ZONA CINZA




A Polícia Federal (PF) em Pernambuco deflagrou, na manhã desta segunda-feira (05/12/2022), a Segunda fase da Operação Zona Cinza, que investiga fatos relacionados a possíveis práticas de crimes como pertencimento a organização criminosa de modelo empresarial, falsidade ideológica, uso de documento falso perante a Polícia Federal e o Exército Brasileiro, comércio, aquisição, posse e porte ilegais de armas de fogo, além de incitação ao crime. A segunda fase da operação visa a cumprir 06 (seis) mandados de busca e a apreensão. As ordens judiciais foram expedidas pela 37ª Vara Criminal da Justiça Federal em Caruaru/PE.

Os mandados estão sendo cumpridos em uma residência e no endereço-sede das pessoas jurídicas suspeitas de envolvimento com os fatos na cidade de Caruaru/PE, e visam a localização de provas complementares para a investigação. 

A investigação se iniciou em outubro de 2021, quando foi instaurado Delegacia de Polícia Federal em Caruaru/PE – DPF/CRU/PE o Inquérito Policial para apurar a notícia de que um clube de tiro e uma loja de armas pertencentes ao mesmo grupo estariam ministrando cursos, prestando serviços de conserto, manutenção e customização de armas de fogo, executados por pessoas sem licença da Polícia Federal para atuarem como armeiros, e produzindo documentos ideologicamente falsos em nome de armeiros legalmente credenciados, mas que não mantinham vínculo com essas pessoas jurídicas. 



Ao longo da ação investigativa foi identificada a existência de organização criminosa dedicada à produção de documentos ideologicamente falsos e o uso desses documentos para viabilizar e dar aparência de legalidade tanto ao comércio, quanto ao porte ilegais de armas de fogo. Além disso, o grupo utilizaria pessoas jurídicas como instrumentos para produzir entrevistas, vídeos e outros conteúdos, e difundir em nome delas, sobretudo por meio da internet, publicidades ilegais para a venda, estimulando o uso indiscriminado de armas de fogo e incitando a prática de crimes. 

Na primeira fase da operação (21/10) buscou-se identificar diversos envolvidos e confirmar o modus operandi do grupo investigado sobre a execução de fraudes contra os sistemas dos órgãos públicos de fiscalização e controle. Conforme a apuração, os esquemas delitivos seriam operados através do registro de cidadãos, mediante declarações falsas de que seriam caçadores, colecionadores e/ou atiradores desportivos, isto, para possibilitar a aquisição e o porte ilegais da armas de fogo.

Essa segunda etapa tem por objetivos retirar e transportar as armas de fogo e munições apreendidas, contando com o apoio logístico do Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de pertencimento a organização criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso, porte ilegal de arma de fogo, comércio ilegal de arma de fogo, dentre outros crimes, tipificados no artigo 2º da Lei 12.850/2013, artigo 299 do Código Penal e artigos 14 e 17, ambos da Lei 10.826/2003 §1º do Código Penal Brasileiro, cujas penas, se somadas, podem alcançar 30 (trinta) anos de reclusão e multa.


PM recupera carro roubado e apreende arma e munições


Policiais militares do Batalhão de Radiopatrulha recuperaram um carro roubado e apreenderam arma de fogo e outros equipamentos usados para a prática de crimes. Através de denúncias de populares, o efetivo levantou a localização do esconderijo de um suspeito de homicídios, tráfico e roubo de carga, e fez deslocamento para checar a informação.

Ao avistar a chegada da viatura, o homem empreendeu fuga por uma área de mata e não foi encontrado. No entanto, no endereço havia um Fiat Fiorino com queixa de roubo. No interior do veículo havia uma pistola calibre .40, 14 munições, três carregadores, duas balaclavas e dois coletes balísticos.

Todo o material apreendido foi entregue no Depatri, da Polícia Civil, para a tomada dos procedimentos cabíveis.

PM aborta roubo de loja no Centro do Recife


Policiais militares do 16º BPM, em ação pela Operação Papai Noel, prenderam em flagrante, na  manhã deste domingo(4), um homem por roubo a estabelecimento comercial, tentativa de homicídio e roubo seguido por tentativa de homicídio, na Boa Vista, Centro do Recife. O efetivo fazia rondas na área comercial da cidade quando foi acionado para um roubo que acabara de acontecer na loja Cattan, da Avenida Conde da Boa Vista. Foi feito imediato deslocamento para o local, e o suspeito recebeu o policiamento a tiros, agressão que forçou o devido revide. 

O envolvido, então, tentou roubar uma moto e depois outra, chegando a atirar nas costas do piloto na segunda tentativa, mas acabou fugindo a pé. A vítima foi socorrida por uma das viaturas acionadas. Os policiais mantiveram as buscas, localizando o agressor, já de roupa trocada, tentando subir em um ônibus, na Rua do Riachuelo. Ele ainda quis ludibriar a equipe se fazendo de deficiente mental, mas foi reconhecido por vítimas e testemunhas que chegaram ao local.

A arma de fogo usada no crime ainda estava com ele, mas a importância de R$ 1.900,00 subtraída da loja não foi localizada. Com o homem, havia apenas R$ 184,00. Ele acabou admitindo a autoria de todos os crimes e foi apresentado na DHPP, da Polícia Civil, para a tomada das medidas cabíveis.

Sesc inscreve para oficinas de dança para crianças e adultos


O Sesc Santa Rita, no Centro do Recife, está com inscrições abertas para Oficinas de Dança Contemporânea. A atividade, que integra o objetivo da unidade de promover o bem-estar físico e mental da população, vai acontecer nos próximos dias 6 e 7 de dezembro. As vagas são gratuitas.

A primeira oficina, no dia 6, às 15h, é exclusiva para crianças com idade a partir de oito anos. Nela, o objetivo é estimular a consciência corporal e o desenvolvimento cognitivo dos pequenos e pequenas. No dia seguinte, também às 15h, a turma é para jovens e adultos, com mais de 15 anos, que vão trabalhar a motricidade e a sofisticação de movimentos.

Nos dois dias, quem vai ministrar o encontro é o bailarino e professor Rafael FX. Podem se inscrever participantes iniciantes ou que já tenham vivência no conteúdo. Para isso, é preciso ir até a Sala de Dança do Sesc Santa Rita. São 20 vagas.

SESC – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 24 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br).


 

domingo, 4 de dezembro de 2022

Homem é preso com 40 kg de maconha dentro de casa



Um homem foi preso, sábado(3), em Ponto de Parada, por tráfico de entorpecentes. Policiais militares do Batalhão de Radiopatrulha receberam informações sobre o comércio ilegal no bairro e foram até o edifício indicado. Embaixo do prédio, alguns moradores revelaram que estavam sentindo um cheiro estranho vindo de um apartamento no segundo andar. 

O efetivo bateu na porta citada e, quando o morador abriu, viu uma grande quantidade de maconha na mesa da sala. Sem ter como negar, o proprietário informou que recebeu uma carga da droga naquele mesmo dia, que seria distribuída em vários locais do Recife. Diante dos fatos, o suspeito foi encaminhado para a Central de Plantões da Capital, juntamente com o material apreendido: 40 kg de maconha e uma balança de precisão.

Trio é preso logo após cometer assalto em Joana Bezerra

 


Policiais militares da CIPMoto agiram rápido, prenderam três suspeitos de roubo e recuperaram bens da vítima, na madrugada deste domingo(4), em Joana Bezerra. O efetivo voltava para a sede da Companhia quando foi abordado pelo homem que informou ter sido roubado, naquele momento, na alça do viaduto Capitão Temudo. 

Diante da informação, tiveram início as buscas e os envolvidos foram localizados ao lado do pontilhão da Rua Imperial. Eles tentaram fugir, mas foram alcançados ainda com o celular e R$ 18,65 subtraídos da vítima, além da faca peixeira usada para intimida-la na hora do crime. 

O trio foi conduzido para a Central de Plantões da Capital para adoção das medidas julgadas pertinentes.