sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Jaboatão inicia vacinação contra a Covid-19 em crianças com comorbidades

Foto: Leandro de Santana/PJG

Jaboatão dos Guararapes iniciou, no fim da tarde desta sexta-feira (14), a vacinação contra a Covid-19 em crianças, na faixa de cinco a 11 anos, com doenças neurológicas crônicas, autismo e Síndrome de Down. A Secretaria Municipal de Saúde organizou estruturas diferenciadas, com espaços lúdicos, em três pontos do município para essa nova fase da campanha de combate ao novo coronavírus. O prefeito Anderson Ferreira acompanhou de perto a chegada das doses pediátricas e as primeiras aplicações, realizadas no ponto montado na UniFG, no bairro de Piedade.

“Tão logo houve essa sinalização, por parte do Ministério da Saúde, quanto à possibilidade de vacinarmos nossas crianças, montamos toda a estrutura necessária para que a aplicação dessas doses fosse feita tão logo quanto os insumos estivessem à disposição do município. E foi muito bom ver que deu tudo certo, com nossos pequenos guerreiros fazendo parte dessa campanha exitosa, contribuindo para o avanço no combate à pandemia”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

Arthur, de oito anos, criança com autismo e morador no bairro de Cajueiro Seco, foi o primeiro a receber a dose pediátrica do imunizante contra o novo coronavírus. O pai, Ricardo Sena, emocionado, disse: “É um momento de muita emoção. Além de meu filho receber a vacina, foi o primeiro de Jaboatão. Agora nos sentimos mais seguros”.

Neste sábado (15), a vacinação para esse novo público vai ser realizada no período das 8h às 13h, nos drives montados na UniFG, em Piedade; e no Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres. A partir da próxima segunda-feira (17), além desses dois pontos, vai estar disponível o Espaço Cidadania Ativa, no Socorro, com capacidade para aplicar doses das 8h30 às 17h.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que, no ato da vacinação, além da documentação oficial com foto e comprovante de residência, será exigido laudo comprobatório, a ser assinado por médico ou enfermeiro. O modelo de formulário está disponível no site do De Olho na Consulta. O cadastramento deve ser feito no site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br ou via aplicativo para smartphones De Olho na Consulta.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

PL-PE ganha reforço feminino com Izabel Urquiza


O Partido Liberal (PL) de Pernambuco ganha o reforço feminino da secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Olinda. O anúncio foi feito durante reunião com o presidente estadual do PL e prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira. Izabel pretende se candidatar a deputada federal, nas eleições deste ano, e disse que optou por uma legenda que tem um projeto político concreto para o Estado.

“Estou nesse projeto com Anderson Ferreira, que é o nosso líder. A decisão que ele tomar estaremos juntos. Sempre tivemos uma ótima relação e agora chegou o momento de oferecer nosso trabalho a Pernambuco. A gestão de Anderson em Jaboatão é uma referência e cabe agora apresentar uma nova proposta aos pernambucanos”, disse Izabel. A secretária também ressaltou a necessidade de Olinda ter uma mulher na Câmara Federal. “Existe esse vácuo, por isso estamos nos colocando para representar a nossa cidade e defender o empoderamento feminino, principalmente, na luta para ocupação no mercado de trabalho”, acrescentou.

Anderson Ferreira ressaltou a importância da entrada de Izabel Urquiza no PL. “Estamos montando uma chapa competitiva tanto para a Assembleia Legislativa quanto para a Câmara dos Deputados e Izabel é um grande reforço. Ela já provou que tem liderança, capacidade e condições de entrar na disputa para vencer. Nosso objetivo é eleger uma bancada forte com maior participação feminina. E Olinda precisa de uma representante que possa colaborar de forma efetiva com a cidade”, disse o presidente do PL.

Anderson Ferreira anuncia obras no bairro de Marcos Freire

Foto: Leandro de Santana/PJG

O prefeito Anderson Ferreira anunciou uma série de benfeitorias no bairro de Marcos Freire, localizado no município do Jaboatão dos Guararapes, na noite dessa quarta-feira. Uma delas é a requalificação da avenida Domingos Fernandes, que ganhará nova pavimentação, calçadas e ciclofaixa, com previsão de entrega em dois meses.

 Outro anúncio foi sobre a Policlínica Marcos Freire, que já está com as obras em andamento e será entregue neste primeiro semestre. A unidade de saúde oferecerá especialidades médicas, entre as quais cardiologia, endocrinologia e psiquiatria. 

“Temos trabalhado muito em todo o município e em Marcos Freire não é diferente. Assinamos a ordem de serviço para requalificação da avenida Domingos Fernandes, mas outras vias também já foram beneficiadas, como as avenidas Barreto de Menezes e Fernandes Vieira. Também requalificamos o Ginásio de Esportes Marcos Freire e iluminamos campos de futebol para garantir lazer aos moradores. E neste primeiro semestre também vamos entregar a policlínica para reforçar nossos serviços de saúde. É dessa forma que nossa gestão trabalha, pensando no Jaboatão de agora e do futuro”, falou Anderson Ferreira, durante o ato de assinatura da ordem de serviço.

Jaboatão abre cadastramento para vacinação contra a Covid-19 de crianças com comorbidades

Foto: Leandro de Santana/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu início, nesta quinta-feira (13), ao cadastramento para vacinação contra o novo coronavírus de crianças, na faixa etária de cinco a 11 anos, com quadros de doenças neurológicas crônicas, autismo e Síndrome de Down. O cadastro deve ser feito no site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br ou pelo aplicativo De Olho na Consulta. A previsão é de que as doses destinadas ao novo grupo cheguem ao estado nesta sexta-feira (14). A aplicação das vacinas será iniciada assim que as doses forem disponibilizadas ao município - há expectativa de que o início se dê ainda no fim de semana.

“Estamos nos adiantando para iniciar mais uma etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19 tão logo as doses sejam disponibilizadas ao município. A previsão é de que a aplicação tenha início neste sábado (15). Por isso lembramos aos pais e responsáveis a importância desse pré-cadastro”, destacou o prefeito Anderson Ferreira. Recentemente, o gestor comemorou a marca de mais de um milhão de doses aplicadas pelo município contra o vírus, e os índices de mais 84% da população imunizada com ao menos uma dose e de 74% de pessoas com esquema vacinal completo.

As doses para esse novo público serão aplicadas em três pontos estratégicos de vacinação contra a Covid-19: no Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres; na UniFG, em Piedade; e no Espaço Cidadania Ativa, no bairro do Socorro. Unidades Básicas de Saúde que tiverem junto ao cadastro de usuários o público-alvo dessa nova fase da campanha irão realizar busca ativa e realizar a vacinação nas próprias unidades. Crianças acamadas ou com mobilidade reduzida receberão as doses em suas residências.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que, no ato da vacinação, além da documentação oficial com foto e comprovante de residência, será exigido laudo comprobatório, a ser assinado por médico ou enfermeiro. O modelo de formulário está disponível no site do De Olho na Consulta.

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Jaboatão ultrapassa marca de 1 milhão de doses aplicadas contra a Covid-19

 

Foto: Chico Bezerra/PJG

Jaboatão dos Guararapes ultrapassou, nesta terça-feira (11), a marca de um milhão de doses aplicadas das vacinas contra a Covid-19. Boletim emitido pelo Programa Municipal de Imunização (PMI), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, mostra que 83,96% da população recebeu ao menos uma dose dos imunobiológicos disponibilizados contra o novo coronavírus, e que 73,7% das pessoas estão com o esquema vacinal completo. Ainda segundo o documento, 97.228 pessoas estão com a dose de reforço garantida.

"Estávamos todos ansiosos por esse momento. Esse número é resultado de um esforço coletivo, que envolveu cada área da nossa gestão, de uma equipe que vestiu a camisa e trabalhou para que as vacinas pudessem chegar às pessoas. E esse ritmo vai ser mantido até quando for preciso porque aqui a gente tem paixão por fazer diferente”, comemorou o prefeito Anderson Ferreira.

Atualmente, Jaboatão dos Guararapes conta com sete pontos de vacinação contra o novo coronavírus, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, no formato de drive-thru, com faixa rápida para pedestres. São eles: a Casa da Cultura, em Jaboatão Centro; o Espaço Cidadania Ativa, no bairro do Socorro; a Policlínica Manoel Calheiros, no Curado; o Atacadão e o Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres; o Shopping Guararapes e o Sesc, em Piedade.

É preciso realizar o agendamento para a primeira dose, que pode ser feito pelo site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br ou pelo aplicativo De Olho na Consulta. No ato da vacinação, o usuário deve apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência. Não é necessário realizar agendamento para a segunda dose ou dose de reforço.

Além dos pontos fixos de vacinação, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes conta com a Van da Vacina e o projeto Território 100% Vacinado, estratégias de busca ativa que têm como objetivo agilizar a entrega de doses e garantir que toda a população do município possa ser imunizada o quanto antes. As programações são disponibilizadas semanalmente nos canais oficiais de comunicação da prefeitura.

Presidente da Petrobras recebe o prefeito Anderson Ferreira para tratar da conclusão da Refinaria Abreu e Lima

Foto: Divulgação

O presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, pernambucano de Barreiros, recebeu, nessa segunda-feira (10), o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, na sede da empresa, no Rio de Janeiro. O encontro teve como tema a conclusão da Refinaria Abreu e Lima (RNEST) prevista no Plano Estratégico 2022-2026 da Petrobras. A participação de Anderson nesse debate se dá porque Jaboatão faz parte do território estratégico de Suape e é por onde circula grande parte da produção da refinaria com destino a outras regiões.

Segundo Anderson Ferreira, “o objetivo da visita foi colocar o município à disposição da Petrobras para ajudar na fase de desenvolvimento do projeto, através da capacitação prévia da mão de obra e das empresas fornecedoras de produtos e prestadores de serviços locais para a fase de execução das obras”.

Joaquim Silva e Luna detalhou um pouco o projeto para a conclusão de obras da RNEST. “O projeto do segundo trem da Refinaria Abreu e Lima, conforme previsto no Plano Estratégico de 2022-2026, ainda precisa passar por instâncias internas de aprovação conforme previsto pela governança da companhia, assim como terá ainda o alinhamento com órgãos externos de controle. O projeto prevê que após a conclusão das obras, a capacidade de processamento da refinaria possa ser ampliada de 115 mil para 260 mil barris de petróleo por dia em 2027”, explicou o presidente da Petrobras.