sexta-feira, 8 de abril de 2022

Jaboatão vence prêmio nacional APS Forte no SUS

Foto: Chico Bezerra/PJG

O Projeto Conviver Mais, da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, foi o grande vencedor do prêmio APS Forte no SUS 2021, na cerimônia realizada, nesta quinta-feira (7), em Brasília. A ação concorreu no Eixo 4, referente à promoção da saúde, dentro da linha temática de Atividades Físicas, tão fundamentais nesse período pós pandemia, onde o corpo e a mente precisam ser estimulados. A premiação é organizada anualmente em conjunto pelo Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da SaúdeOrganização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).

Em agosto de 2021, foi lançado o Plano Municipal de Incentivo à Atividade Física, para o enfrentamento das consequências provocadas pela pandemia do Covid-19. A ação pioneira no Estado integra vários setores através de projetos que promovem a prática de atividade física em locais de maior vulnerabilidade social. O público-alvo é principalmente idosos e pessoas com deficiência.

 

Entre os principais benefícios para os praticantes estão a diminuição da morbimortalidade por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), promoção da saúde e melhora da qualidade de vida e bem-estar. Tal ação vem sendo realizada intersetorialmente, em parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social, através da Secretaria Executiva de Juventude, Esporte e Lazer.


O Projeto Conviver Mais acontece durante cinco dias na semana com duração de quatro horas, em sete espaços da cidade, incluindo Academias da Saúde, praças e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O público geral é de aproximadamente 500 pessoas, que são cadastradas e passam por avaliações físicas por profissionais de educação física. As atividades incluem alongamentos, caminhada, exercícios de fortalecimento muscular e condicionamento físico, aeróbicos, de equilíbrio e postura, entre outros. O projeto articula-se também com as Unidades de Saúde da família, CAPS e outros projetos sociais presentes no território do Jaboatão, que também participam da captação de usuários.

Os organizadores do Prêmio APS Forte do SUS 2021 consideraram os resultados positivos alcançados pelo Projeto Conviver Maiscom a implementação de espaços de prática de avaliação e atividade física, capacitação dos profissionais de educação física, revitalização de espaços de lazer e promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças e agravos não transmissíveis (como hipertensão, obesidade, diabetes e depressão),  melhoria da qualidade de vida e a socialização da população, a prevenção de quedas, a prática da preceptoria para estudantes e residentes, a inclusão social de pessoas com deficiência e a promoção do envelhecimento saudável.

Além disso, através do desenvolvimento de um software, é realizado o cadastro, registro da frequência e avaliação física dos usuários para acompanhamento dos resultados. A articulação intersetorial favorece o vínculo entre os gestores, promovendo novas articulações para oferta de serviços de qualidade, além da possibilidade de criação de vínculos com a sociedade civil, ouvindo as demandas e promovendo melhorias sociais.

quinta-feira, 7 de abril de 2022

Anderson e Gilson recebem apoio do prefeito de Barreiros em ato da Caravana Simbora Mudar Pernambuco

Fotos: Leandro de Santana


O presidente estadual do Partido Liberal (PL) e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, recebeu, nesta quinta-feira (7), o apoio do prefeito de Barreiros, Carlinhos da Pedreira (PP), na corrida ao Palácio do Campo das Princesas. A ida ao palanque de Anderson se deu durante ato de filiação ao PL do vice-prefeito do município, João Marreca Filho, que, agora, assume a presidência da sigla no município. Acompanhado do pré-candidato ao Senado Federal, o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado, a dupla iniciou a Caravana Simbora Mudar Pernambuco pelo Litoral Sul.

A primeira agenda do dia foi realizada em Sirinhaém, em um bate-papo nos estúdios da Rádio Aliança FM. Em seguida, os pré-candidatos seguiram para o município vizinho de Barreiros, onde concederam entrevista à Rádio Liderança FM. Após um almoço com lideranças da região, em São José da Coroa Grande, Anderson e Gilson retornaram a Barreiros. Diante de uma quadra lotada de entusiastas e apoiadores, Anderson abordou as particularidades e desafios para mudar os índices negativos do Litoral Sul “causados pelo descaso da gestão do governador Paulo Câmara (PSB)”.


“Estamos diante de um governador que abandonou o píer de Sirinhaém e acabou com um dos principais atrativos turísticos do Litoral Sul. Estamos falando de um governador que sucateou a segurança pública e deixou a população e turistas de Porto de Galinhas sob estado de sítio pela segunda vez em menos de cinco anos. Estamos diante de um governador que conseguiu fazer todos os municípios do estado, a exemplo de Barreiros, sofrerem com a falta d’água”, disse Anderson.





“Hoje, faltam 273 para o povo de Pernambuco se ver livre do pior governo de sua história, o governo do PSB. Pernambuco é o segundo estado mais violento do Brasil e isso causa reflexos diretos no trade turístico, pois afasta os turistas, diminui a lotação nos hotéis e pousadas, impactando no comércio local, e, consequentemente, na geração de emprego e renda”, disse o ex-ministro Gilson Machado.


“O resultado surge quando se tem compromisso, honestidade e capacidade de realizar entregas. Já demonstramos nosso comprometimento com a mudança e a transformação na vida das pessoas à frente da Prefeitura do Jaboatão, e agora estamos montando um time do bem para mudar Pernambuco”, pontuou Anderson Ferreira.

Jaboatão terá núcleo de reabilitação para pessoas com autismo

Foto: Chico Bezerra/PJG

No segundo semestre deste ano, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes entregará o núcleo de reabilitação para pessoas com autismo, que será instalado em Jaboatão Centro. A novidade foi informada, nesta quinta-feira, durante o Seminário Autismo: Compreender Para Incluir, que aconteceu no auditório da UniFG, numa parceria com a Aliança de Mães e Famílias Raras (Amar). A implantação dessa unidade era uma reivindicação das famílias que têm filhos com Transtorno do Espectro do Autismo.

O Seminário teve o objetivo de propagar conhecimento acerca do transtorno do espectro do autismo, fomentar pesquisas e debater estratégias de inserção social e ampliação do acompanhamento das pessoas com autismo, em especial nos âmbitos da saúde e da educação. O público-alvo eram pessoas com autismo e/ou seus familiares, profissionais de saúde, profissionais da educação, representantes do poder legislativo, acadêmicos e outras pessoas interessadas na temática.

A mesa de abertura foi composta por representantes da instituição AMAR, das secretarias de Saúde, Educação e Direitos Humanos, e uma convidada especial, Maria Júlia, autista, que emocionou a todos ao falar das suas sensações e vivências enquanto pessoa com TEA. O seminário contou com apresentações artísticas protagonizadas por pessoas com autismo, palestra informativa acerca da temática e debate sobre o assunto.

Nos últimos cinco anos, a gestão municipal ampliou em 430% a capacidade de acompanhamento a este público. E a meta a aumentar ainda mais esse trabalho, depois que foi inaugurada a Arena Cão Terapia, no Parque da Cidade, um projeto pioneiro de terapia para autistas. É oferecida, através SUS, terapia complementar assistida por animais, realizada por equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Executiva de Bem-Estar Animal, que utiliza cães como co-terapeutas e reforçadores, auxiliando às crianças com autismo na socialização, comunicação, afetividade, estabelecimento de vínculos, entre outros.

Prefeito Mano reúne secretários para traçar planejamento de ações

 

Foto: Chico Bezerra/PJG

Nesta quinta-feira (7), o prefeito Mano Medeiros reuniu o secretariado da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes para traçar o planejamento da gestão até o final de 2024. Cada secretário apresentou suas prioridades sobre o que está em andamento e estipulou metas para as ações que serão colocadas em prática. 

De acordo com o chefe do executivo municipal, é necessário realizar uma avaliação do cronograma já executado e debater sobre ações futuras. "Essa reunião serviu para definirmos as ações mais importantes para darmos continuidade ao desenvolvimento do município nos próximos anos. É importante estabelecermos metas e prioridades para que a prefeitura possa continuar caminhando de forma consistente e com transversalidade de comunicação entre as secretarias", pontuou o prefeito. 

Dentre todas as principais propostas, está a ampliação dos números de creches e unidades de saúde, mais obras de pavimentação de ruas, melhorias para mobilidade urbana e implantação de iluminação de LED em novos pontos da cidade.

quarta-feira, 6 de abril de 2022

Prefeito Mano Medeiros entrega mais um muro de contenção no Jaboatão


O município do Jaboatão dos Guararapes vem se preparando para o período de chuvas e uma das prioridades vem sendo a construção de muros de contenção em áreas de morros e encostas. Nesta quarta-feira (6), o prefeito Mano Medeiros entregou mais uma obra, no Alto do Vento, bairro de Cavaleiro, garantindo tranquilidade às famílias que residem no local. Este, inclusive, é o 11º muro de contenção construído pela atual gestão municipal desde o ano passado. Outros três estão com obras em andamento e há 22 projetos para serem executados, num investimento total de R$ 22,7 milhões.

“Com a chegada do período das chuvas, temos intensificado nossas ações preventivas, com limpeza de canais, galerias e canaletas e construção de muros nas encostas e morros. Hoje estamos entregando esta obra no Alto do Vento, onde os moradores viviam sob tensão há muito tempo, quando começava a chover. Agora o local está seguro e essas famílias passam ter mais tranquilidade”, disse o prefeito.

Dona Maria Aparecida mora há 36 anos no Alto do Vento. Emocionada, ela agradeceu pela obra. “Só um grande homem seria capaz de fazer o que nenhum outro fez. Foram muitos anos de espera e muitas promessas. Agora, vamos ter o que nunca tivemos, segurança. É a certeza de que vamos acordar num dia de chuva e nossa casa e nossas vidas não correm perigo”, salientou a dona de casa. 

“Meu pai dizia que ia morrer e não ia ver esse muro construído. Infelizmente, ele morreu e não viu. Foi preciso chegar uma gestão compromissada e empenhada de verdade pra que eu pudesse ver o sonho dele realizado”, disse Edilson Alves, morador do local há 46 anos.

Fernanda Resende é eleita a primeira presidente mulher do SINDAPER

Fernanda Resende é a primeira mulher eleita para o cargo de presidente do Sindicato dos Advogados de Pernambuco (Sindaper). Ela foi escolhida por aclamação para o mandato complementar do período 2021/2024, sucedendo o advogado Lyses Feitosa. Resende é formada pela Universidade Católica de Pernambuco no ano 2000.

A nova presidente do Sindaper se tornou conhecida em todo o estado após ministrar cursos de atualização jurídica para advogados nas 25 subseções da OAB-PE, através de caravanas organizadas pela Escola Superior da Advocacia. Além da mudança na presidência, foram também eleitas as advogadas Rogéria Gladys, Carol Tosaka e Martha Rosa, que assumiram os cargos de diretora tesoureira, diretora administrativa e diretora de cultura, esporte e lazer, respectivamente.

Fundado desde 1989, o Sindaper é registrado no Ministério do Trabalho e Emprego e possui carta sindical ativa para defender os direitos coletivos e individuais da advocacia, podendo, inclusive, propor dissídios trabalhistas, celebrar acordos ou convenções coletivas e ajuizar demandas na condição de substituto processual.

Entre as lutas a serem encampadas pela nova direção, a presidente ressaltou a efetivação do piso salarial da classe instituído pela Lei 16.116/17 que em muitos escritórios de Pernambuco não vem sendo cumprido. Destacou também a necessidade de ampliar a defesa das prerrogativas, a fiscalização do exercício irregular da profissão e a importância da paridade de gênero e raça na formação das listas sêxtuplas de composição dos Tribunais.

terça-feira, 5 de abril de 2022

Estudante com autismo expõe obras de arte no Jaboatão


O estudante Arthur Silva, de 12 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), tem sido visto como inspiração no município do Jaboatão dos Guararapes. Os desenhos, que serviam para se comunicar melhor com a família, evoluíram e agora ele está com a sua própria exposição Abril, Autista, Artista, Astro, Arthur, no hall do Palácio da Batalha, no bairro de Prazeres. Além de conhecer o talento de Arthur, os visitantes poderão adquirir os quadros através do leilão silencioso. Basta preencher a ficha, indicar a obra de arte que tem interesse e depositar na urna indicando o valor que pretende pagar. No dia 12 de abril, os lances mais altos serão os vencedores. O artista mirim sonha em ter um vídeogame, mas quer comprá-lo com os próprios recursos.

 Arthur cursa o 7º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Otávio Miranda, onde também está expondo suas obras. A exposição faz parte da programação da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes na Semana de Conscientização do Transtorno do Espectro do Autismo, que segue até a próxima sexta-feira. A campanha inclusiva tem como tema Lugar de Autista é em Todo Lugar.

O estudante esteve na abertura da exposição acompanhado pelos principais incentivadores, seus pais George José de Lima e Raquel Mendonça da Silva. Perguntado sobre como se sentia naquele momento, Arthur disse: “Me sinto feliz porque sou um artista”.

“Meu filho tinha dificuldade para se comunicar e fazia isso através de desenhos. Aos 8 anos, justamente quando foi diagnosticado com autismo, começou a pintar. Mas foi no período da pandemia da Covid-19 que Arthur desenvolveu mais a sua arte. As aulas e o tratamento estavam suspensos e a pintura foi a grande terapia. Conhecemos o artista plástico Heleno Neves, que é professor da rede municipal de Jaboatão, e ele deu excelentes orientações. Hoje meu filho está com seus quadros expostos e colocando à venda porque quer comprar o videogame com dinheiro do próprio trabalho. Mas também temos a intenção de lançar um livro sobre a arte dele, até para incentivar outras crianças que têm o mesmo talento”, disse Raquel.

“Arthur Silva, com a sua arte, é inspiração para todos nós e nos estimula a trabalhar ainda mais em favor dessas crianças e das famílias. Cada atendimento ou ação que a nossa gestão realiza, consolida o Projeto Unir Para Incluir como uma política pública no município. Esta Semana de Conscientização do Transtorno do Espectro do Autismo agora é lei e nós vamos realizar todos os anos para envolver toda a sociedade numa questão relevante como essa”, assegurou o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros.

segunda-feira, 4 de abril de 2022

CBTU Recife inicia integração temporal na Estação Aeroporto


A partir deste sábado, 09, a Estação Aeroporto, da Linha Sul do Metrô do Recife, funcionará em esquema de integração temporal. A integração temporal será realizada tanto no sentido ônibus-metrô quanto metrô-ônibus. Com isso, os cerca de 5 mil e 300 passageiros que utilizam a estação diariamente tanto num sentido, quanto no outro, farão o segundo embarque em ambos os modais exclusivamente com o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Comum, Trabalhador, Estudante ou Livre Acesso sem que seja debitada uma nova tarifa dentro do período de duas horas.

Com a mudança na operação na Estação Aeroporto, o usuário que desembarcar no terminal integrado deverá passar seu cartão VEM na linha de bloqueios do Metrô para entrar na estação, sem o pagamento de uma nova tarifa. Já o passageiro que for sair da estação para embarcar nos ônibus do terminal integrado deverá passar o cartão VEM no validador do ônibus, sem o desconto de uma nova tarifa.

Passageiros que tiverem uma segunda tarifa descontada antes do período de duas horas, característico da integração temporal, devem procurar a Urbana-PE, através do telefone 3125.7858. É necessário informar o número do cartão VEM, o dia e horário do fato para checagem. Se confirmada a cobrança indevida, o usuário terá a passagem devolvida ao cartão VEM.

Com a Estação Aeroporto, a CBTU Recife possuirá treze estações de metrô funcionando com integração temporal. As outras doze são: Cavaleiro, Largo da Paz, Recife, Santa Luzia, Prazeres, Cosme Damião, Rodoviária, Afogados, Cajueiro Seco, Jaboatão, Tancredo Neves e Camaragibe.

Arena Cão Terapia inicia atividades no Jaboatão

Fotos: Chico Bezerra/ PMJG

A Arena Cão Terapia, instalada no Parque da Cidade do município do Jaboatão dos Guararapes, iniciou as atividades de forma pioneira no Estado, nesta segunda-feira (4), com o objetivo de acolher crianças de 2 a 7 anos diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), que ainda não tiveram acesso a tratamento. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, com apoio de psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e adestradores. A Arena Cão Terapia tem capacidade para 200 atendimentos por mês.

Catarina Lima da Costa levou seu filho Richarlisson logo no primeiro dia e se mostrou confiante com o acolhimento que é dado pela gestão municipal. “Há muito tempo que eu estava querendo iniciar o tratamento do meu filho e tive até que deixar o emprego para me dedicar exclusivamente a ele. Essa terapia e o contato com os cães vai ajudar muito Richarlisson a interagir melhor com as pessoas”, contou a dona de casa. Richarlisson chegou ainda tímido à Arena Cão Terapia, mas com pouco tempo já estava brincando com Frida, da raça labrador. 


Cada sessão de 45 minutos é realizada em duas etapas. Na primeira etapa, os profissionais iniciam as sessões sozinhos com as crianças e, no segundo momento, há o contato com os cães, que atuam como co-terapeutas e reforçadores, ajudando às crianças a trabalharem áreas como socialização, comunicação, afetividade e estabelecimento de vínculos. A Arena Cão Terapia também garante a oportunidade para as crianças poderem socializar com outras pessoas, por estar localizada no maior parque da Região Metropolitana.

“A Arena Cão Terapia é mais um opção que a Prefeitura do Jaboatão está colocando de forma pioneira à disposição para atender às crianças com transtorno de espectro de autismo e avançarmos ainda mais nessa apoio. De 2017 até agora, elevamos em 430% o número de crianças atendidas gratuitamente. Temos uma equipe comprometida, que tem se empenhado em ajudar essas famílias. No segundo semestre deste ano, também vamos entregar o Núcleo de Reabilitação para Autistas, em Jaboatão Centro”, disse o prefeito Mano Medeiros.

Para ter acesso ao tratamento na Arena Cão Terapia, os pais ou responsáveis devem levar as crianças a uma unidade básica de saúde ou policlínica da rede municipal do Jaboatão, onde serão realizadas as avaliações necessárias. Sendo diagnosticado o Transtorno do Espectro do Autismo, o agendamento para o tratamento é realizado através da Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Abertura da Arena Cão Terapia foi planejada estrategicamente para coincidir com a Semana Municipal de Conscientização Sobre o Transtorno do Espectro do Autismo, promovida pela Prefeitura do Jaboatão. Até a próxima sexta-feira, acontecerão várias ações entre as quais seminários, palestras, rodas de conversa, grupo de acolhimento para cuidadores, cinema e exposições, reforçando o tema da campanha anual de conscientização sobre o autismo, que é  “Lugar de autista é em todo lugar”.

LBV busca apoio de parceiros para ação solidária de Páscoa em Recife

Segundo estudo feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a prevalência global de ansiedade e depressão subiu para 25% no primeiro ano da pandemia do novo coronavírus. Preocupações financeiras também foram citadas como fatores estressantes. Aliás, enquanto há pesquisas que indicam que os brasileiros estão consumindo uma maior quantidade de chocolates e com uma frequência significativa durante este período pandêmico, há aqueles brasileiros que não possuem condições de manter uma alimentação saudável e cujo consumo de chocolates nesse período de Páscoa é inviável.

Por esse motivo, a Legião da Boa Vontade (LBV) iniciou uma mobilização a fim de arrecadar balas, doces e chocolates para distribuir a crianças e jovens atendidos pela Instituição em seu Centro Comunitário de Assistência Social localizado no Bairro dos Coelhos, na área central do Recife. A Instituição continua sua mobilização de amparo às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e convida todos a participar dessa iniciativa para ajudar. A campanha solidária visa presentear cerca de 210 crianças nesta Páscoa. 

Faça parte desse time solidário e leve sua doação, até dia 12/4 (terça-feira), ao seguinte endereço: Rua dos Coelhos, 219, no bairro dos Coelhos — Área Central do Recife/PE.

Informações pelo telefone: (81) 3413-8601.

Conheça as ações da Entidade em prol da infância brasileira acessando o site www.lbv.org ou @lbvBrasil nas redes sociais.

André Ferreira entrega tratores em Sairé e São Joaquim do Monte

 


Empenhado em ajudar os municípios pernambucanos, o deputado federal André Ferreira entregou a  Sairé e São Joaquim do Monte máquinas que ajudarão a melhorar a infraestrutura nas cidades. Atendendo aos pedidos dos prefeitos Gildo Dias (Sairé) e Duguinha Lins (São Joaquim do Monte), o parlamentar conseguiu, junto ao Governo Federal, uma pá carregadeira para cada um dos municípios. 

Na primeira parada de um giro pelo Agreste, André Ferreira já entrou na cidade  na máquina, solicitada pelo prefeito Gildo para obras tanto na zona rural. Em seu discurso, o deputado historiou o que já conseguiu para a cidade desde durante a atual gestão.

“Agradeço a confiança em mim depositada, amigo Gildo. Tenho me empenhado em obter recursos para saúde, educação e infraestrutura. Também estamos conseguindo veículos, como trator e ambulância. Sei as dificuldades que os municípios enfrentam, e isso me estimula ainda mais a trabalhar para ajudar”, destacou André Ferreira.

O deputado também esteve em São Joaquim do Monte, ao lado do prefeito Duguinha Lins, onde entregou uma pá carregadeira. “Sempre que sou procurado por Duguinha, me esforço para atender às demandas. São Joaquim tem uma gestão voltada para ajudar a população e isso podemos ver todas as vezes que estamos por aqui”, avaliou André Ferreira, que foi elogiado pelo trabalho que vem executando em Brasília.

Advogado On Line com o Dr. Ney Araújo: Celular - Prova da localização da empregada



A Justiça do Trabalho considerou válido o pedido feito por um banco para que o registro de localização do aparelho celular de uma empregada fosse utilizado como evidência numa ação judicial. O banco pretende provar que o registro de ponto estaria correto. Por maioria de votos, a Seção Especializada 2 do TRT-12 entendeu que o pedido não representa violação à intimidade da trabalhadora e pode ser atendido antes da realização de outros meios de prova.



Saiba como proceder na greve dos médicos peritos do INSS


Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram surpreendidos com mais uma greve. Iniciada no dia 30 de março pelos médicos peritos, a paralisação é por tempo indeterminado.   
Os cerca de 3 500 médicos peritos já haviam paralisado as atividades, em sinal de alerta, por 48h, nos dias 31 de janeiro e 8 de fevereiro de 2022. 
Segundo o vice-presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), Francisco Eduardo Cardoso Alves, a paralisação foi decidida porque não houve, até o momento, por parte do governo sinalização de que serão atendidas as reivindicações colocadas em pauta. A principal pretensão é a recomposição salarial da categoria de 19,99%.
O vice-presidente da ANMP alerta que a ordem é para que todos os médicos peritos paralisem suas atividades. No entanto, pode haver agências em que o serviço de perícia médica se realize.
Os segurados com perícia médica agendada devem comparecer à agência na data. Caso não seja efetuada a perícia devem procurar remarcá-la na própria agência. Se não for possível o reagendamento presencial, de imediato devem executá-lo pela Central 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.         
Importantíssimo não perder a data original da perícia, eis que, o INSS considerará esta data para concessão do benefício e pagamento dos atrasados.




Ney Araújo
Advogado Previdenciarista e Trabalhista
Todas às segundas no Programa do Léo Lima a partir das 7 da manhã com a sua coluna.