sábado, 14 de maio de 2022

Anderson e Gilson defendem valorização da cultura popular em agenda em Caruaru

Foto: Leandro de Santana/Divulgação


Ao lado do compositor Onildo Almeida, autor da música A Feira de Caruaru, consagrada como um dos grandes hinos sobre as tradições nordestinas, o pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira (PL), e o pré-candidato ao Senado Federal, Gilson Machado (PL), voltaram a criticar o governador Paulo Câmara (PSB) pela falta de incentivos ao setor cultural. O ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes e o ex-ministro do Turismo elencaram prejuízos aos artistas populares e compositores causados pela burocracia imposta pelo modelo de gestão do PSB.

Durante o encontro, Anderson defendeu a implementação de políticas públicas eficientes voltadas ao fomento da cultura popular como medidas de valorização e geração de emprego e renda. Gilson, por sua vez, lembrou que foi devido ao empenho do presidente Jair Bolsonaro que o forró obteve o devido reconhecimento e recebeu título de patrimônio cultural imaterial.


“Onildo é patrimônio vivo e uma grande referência para a cultura nordestina. Foi gravado e imortalizado pelo Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e um exemplo de que é por meio da humildade que se alcança grandes feitos. Foi uma grande honra e de grande contribuição poder ter estado ao seu lado para conversar sobre projetos para o setor cultural”, disse Anderson Ferreira. “É preciso desburocratizar a máquina pública para que se possa valorizar os compositores e dar o crédito a quem possui um papel fundamental na cadeia produtiva”, acrescentou Gilson Machado.


A caravana Simbora Mudar Pernambuco iniciou o dia nos estúdios da Rádio Cidade FM e, em seguida, percorreu ruas do centro de Caruaru ao lado da população e apoiadores para um café na tradicional Cafeteria Guarani. Já no início da tarde, os pré-candidatos foram recepcionados pelo vereador Val Lima em um almoço com centenas de lideranças da região do Agreste.


A agenda deste sábado contou com a participação dos deputados federais André Ferreira (PL), vice-líder do governo Jair Bolsonaro, e Fernando Rodolfo (PL); do deputado estadual Alberto Feitosa (PL); e dos pré-candidatos a deputado federal e estadual, Coronel Meira (PL) e Joãozinho Tenório (Patriota), respectivamente.

sexta-feira, 13 de maio de 2022

“Jaboatão é, mais uma vez, exemplo na administração dos gastos públicos”, diz Anderson Ferreira

Foto: Leandro de Santana/Divulgação

Ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira (PL) comemorou, nesta sexta-feira (13), mais uma importante conquista do município nas áreas de responsabilidade econômica e transparência fiscal. Jaboatão recebeu nota A no Capag, principal indicador do Tesouro Nacional que apura a situação fiscal e mede a capacidade de pagamento de estados e municípios. A avaliação é superior a de cidades como Recife e Petrolina, que assim como o Governo do Estado, obtiveram nota B. Caruaru, no Agreste, ficou com conceito C.

O Capag é utilizado para realizar diagnóstico da saúde financeira dos entes federativos por meio de três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. O avaliador é responsável por apontar que o município ou estado está apto a contrair financiamentos em organismos de crédito multilaterais para aplicação em políticas públicas com o aval da União. 


“Colocamos Jaboatão dos Guararapes no bom caminho, no caminho do desenvolvimento, do governar com responsabilidade. Ano após ano, o município segue como referência de gestão pública eficiente, que zela pelo equilíbrio das contas públicas e garante o êxito na aplicação de recursos. Isso demonstra que, sim, é possível obter grandes conquistas sem causar danos ao erário. Isso se chama responsabilidade”, frisou Anderson Ferreira.

quinta-feira, 12 de maio de 2022

Cooperativa Europeia de Ensino da Saúde apresenta estrutura de instituição em Pernambuco



O pontapé inicial foi dado. A Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) apresentou, nesta quinta-feira (12), a estrutura da instituição que será inaugurada em Pernambuco. A primeira sede no Brasil será em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, e com previsão para começar a funcionar no segundo semestre de 2022.

A CESPU tem 40 anos de atuação na Europa e chega ao Brasil com investimento de R$ 40 milhões, além de gerar 500 empregos diretos nos primeiros quatro anos. A instituição focará na formação de profissionais de saúde para o mercado de trabalho brasileiro. 

“A Região Metropolitana do Recife (RMR) é um dos maiores polos médicos da América do Sul. Por isso foi a escolhida para receber este projeto da CESPU, que completa 40 anos em 2022. Jaboatão dos Guararapes nos deu as condições de iniciarmos isso e estamos muito felizes. A CESPU é uma rede que preza por formar bons profissionais e também profissionais humanizados. Este é o nosso objetivo. Agradeço ao apoio dos professores e dos nossos colaboradores do administrativo para colocarmos em prática um projeto tão grandioso” afirmou Luís Silva, diretor da CESPU.

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, parabenizou a instituição pela iniciativa e pela comemoração dos 40 anos de história na educação. Ele ainda destacou a importância da chegada da CESPU para a cidade, que irá promover parcerias com a gestão para o melhor atendimento da saúde no município. 

“É uma grande satisfação participar deste momento, comemorando os 40 anos da CESPU com a chegada dessa unidade no Jaboatão.  São instalações modernas, que colocam nosso município numa posição privilegiada na formação de profissionais da saúde. Apoiamos no que foi necessário e estamos à disposição para firmar parcerias que venham ajudar a população jaboatonense”, disse o prefeito Mano Medeiros. 


A primeira unidade da CESPU vai ocupar um espaço de quatro mil metros quadrados (Avenida Estrada da Batalha, 1200, Jaboatão dos Guararapes), oferecendo aos alunos conforto, tecnologia e inovação, com laboratórios, salas de informáticas e bibliotecas, nos cursos universitários e técnicos que serão oferecidos a partir do segundo semestre de 2022. São mais de 20 ambientes para disciplinas teóricas e práticas dos cursos. A Cooperativa portuguesa também já firmou parcerias com grandes hospitais da Região Metropolitana do Recife, que receberão os seus alunos no período dos estágios.

Outro detalhe importante é a inclusão. Na CESPU todos os ambientes têm sinalização interna em braile, equipamentos tecnológicos voltados para as pessoas com deficiência visual, com baixa visão e deficientes auditivos. Também foram instaladas rampas e espaços especiais nas salas de aula para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, além de banheiros para todos os gêneros.

O evento de apresentação do projeto contou ainda com as presenças do presidente da CESPU Europa, professor Almeida Dias; o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Luiz Medeiros; o presidente da Câmara dos Vereadores do Recife, Romero Jatobá; a secretária de Administração de Jaboatão, Maria Gentila; a secretária de Educação de Jaboatão, Ivaneide Dantas; a secretária de Saúde do Jaboatão, Zelma Pessoa, e o representante do Consulado Português no Estado, Adriano Moutinho.

quarta-feira, 11 de maio de 2022

Anderson comemora liberação de recursos pelo governo Jair Bolsonaro para Adutora do Agreste

 
Foto: Leandro de Santana/Divulgação 


O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) anunciou, na tarde desta quarta-feira (11), a liberação de R$ 20,7 milhões para a implantação da Adutora do Agreste Pernambucano. Ao comentar o ato, que contou com a presença do ex-ministro do Turismo e pré-candidato ao Senado, Gilson Machado (PL), o ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira (PL), disse que a medida “a medida se dá em função da calamidade em que se encontra o estado perante a crise no sistema de abastecimento de água”.


O empreendimento do Governo Federal é constituído por captação, estações elevatórias e de tratamento de água, com capacidade para fornecer até quatro litros de água por segundo. As adutoras do sistema têm alcance de 1,4 mil quilômetros e vai permitir o abastecimento de 68 cidades do estado. “Esses recursos levarão água a milhares de pessoas, de pernambucanos, em particular, buscando melhorar a qualidade de vida de quem tem sido esquecido pelo governo Paulo Câmara (PSB)”, afirmou Anderson.

Na última segunda-feira (9), o pré-candidato, que preside o Partido Liberal no estado, convocou a bancada da legenda na Assembleia Legislativa e apresentou, como proposta para o plano de governo, um projeto de lei que preza pela universalização do acesso à água. “Algo que já poderia estar em funcionamento e beneficiando mais de dois milhões de pernambucanos, mas que, por alguma razão que foge à sensibilidade, o governo do PSB deixou de tratar como prioridade. Essa medida do presidente Jair Bolsonaro demonstra o cuidado para com os que mais precisam, diferentemente do que tem sido feito em Pernambuco”, pontuou.

Anderson visita Keko do Armazém e alinha agendas no Cabo de Santo Agostinho

Foto: Leandro de Santana/Divulgação 


O presidente do Partido Liberal (PL) em Pernambuco e pré-candidato da sigla ao Governo do Estado, Anderson Ferreira, realizou, nessa terça-feira (10), visita de cortesia ao aliado e correligionário, Keko do Armazém, prefeito do município do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana. Anderson foi recebido pelo gestor no centro administrativo da prefeitura durante encontro com vereadores que apoiam a pré-candidatura do ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes ao Palácio do Campo das Princesas. A visita fez parte da programação da caravana Simbora Mudar Pernambuco na RMR.

Keko, que ocupa a vice-presidência estadual do PL, reforçou o alinhamento com o grupo e, ao final da visita, alinhou dois grandes atos ao lado de Anderson, no Cabo de Santo Agostinho, agendados para a primeira quinzena do próximo mês de junho e o dia 9 de julho, data em que se celebra o aniversário de emancipação do município.

CARAVANA

Anderson Ferreira iniciou o dia nos estúdios da Rádio Evangélica FM, no Alto Santa Terezinha, no Recife. Em entrevista concedida ao radialista Villa Junior, o ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes detalhou avanços e conquistas à frente do Legislativo Municipal que possibilitaram, por exemplo, em áreas como assistência social e educação, que a cidade se tornasse referência nacional devido a programas que transformaram a vida da população.

Ao lado de lideranças políticas e religiosas, a exemplo do deputado federal André Ferreira (PL) e do vereador recifense Felipe Alecrim (PSC), Anderson participou, em um hotel no bairro de Boa Viagem, do ato de lançamento da pré-candidatura de Renato Antunes (PL) à Assembleia Legislativa (Alepe). “Um momento muito importante não apenas para esse guerreiro, mas para todo um time do bem que torce para o melhor para Pernambuco. [...] Reafirmamos nosso apoio a Renato na certeza de que, juntos, iremos mudar a realidade do estado”, disse o liberal em publicação em redes sociais.

Em seguida, Anderson foi recebido pelo diretor-presidente e pela diretora-executiva do Porto Digital, Pierre Lucena e Pincovsky. O ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes destacou o uso inteligente da tecnologia como um dos pilares nortearam e contribuíram para o êxito da gestão, “pela capacidade de multiplicar avanços e facilitar a vida das pessoas”. “E dentro desse entendimento, do que deu certo e pode ser replicado para todo o estado, fizemos uma visita de cortesia a um dos maiores e mais importantes parques tecnológicos do Brasil, e um orgulho para todos os pernambucanos, para que, trabalhando juntos, possamos pensar em novos meios para inverter cenários negativos”, pontuou.

Suspeito de assaltar caminhão é detido com pistola e carga roubada no Curado

Fotos: Divulgação/PRF


Um homem suspeito de assaltar um caminhão foi detido com uma pistola, nesta quarta-feira (11), após tentar fugir da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 101, no Curado, na Zona Oeste do Recife. Uma carga de medicamentos que era transportada no veículo foi recuperada na ação.

Policiais realizavam uma fiscalização no Km 70 da BR 101, quando receberam informações de que um caminhão de pequeno porte havia sido tomado de assalto a pouco tempo no Ibura, na Zona Sul do Recife. Quando o motorista do veículo avistou a equipe, acessou a alça da rodovia pela contramão e seguiu em direção ao bairro de Jardim São Paulo.

Após um breve acompanhamento, o caminhão retornou para a BR 101 e foi abandonado, mas os dois ocupantes do veículo iniciaram uma fuga a pé. Ao descer do veículo, o passageiro deixou cair uma pistola .40 e foi alcançado logo depois pela equipe. 



Foram realizadas buscas, mas o motorista não foi localizado. Dentro do caminhão foram encontradas 98 caixas de medicamentos diversos. 

O homem foi encaminhado junto com o caminhão, a carga e a pistola ao Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), em Afogados, na Zona Oeste do Recife. A vítima do roubo reconheceu o passageiro como um dos envolvidos no assalto.

Ao lado de André e Anderson Ferreira, Renato Antunes oficializa pré-candidatura à deputado estadual

 


Líder oposicionista na capital pernambucana, Renato Antunes reuniu diversas lideranças do Estado de para anunciar sua pré-candidatura a deputado estadual pelo Partido Liberal (PL). O evento contou com a presença do deputado federal André Ferreira , do vereador do Recife Felipe Alecrim e do pré-candidato ao governo do Estado, Anderson Ferreira. O ato também marcou o apoio do grupo Ferreira na campanha de Renato. 

"Esse é um momento importante, que mostra a força de um grupo diz muito sobre o sentimento do povo de Pernambuco. Não é apenas uma onda pela mudança, é o desejo da população de Pernambuco. Vamos trabalhar muito e lutar para colocar nosso Estado na rota do crescimento", comentou Renato Antunes durante o discurso de apresentação.

Presidente do PL em Pernambuco e pré-candidato ao governo do Estado, Anderson Ferreira ressaltou a importância de um quadro político como Renato Antunes e destacou o desejo de ter Renato na Alepe a partir de 2023. 

" O mandato de Renato Antunes é referência na cidade do Recife. Agora teremos a oportunidade de estender esse trabalho para todo Estado. Renato é competência, entrega e muita eficiência.

Vamos eleger Renato Deputado Estadual de Pernambuco” , disse Anderson. 

Deputado Federal e um dos líderes de Bolsonaro no Congresso Nacional, André Ferreira ressaltou o compromisso do grupo Ferreira com a eleição de Renato.

“ Caminhamos com Renato Antunes desde 2014, e estaremos ainda mais juntos no pleito deste ano. Com a ida de Fred Ferreira para coordenação geral da campanha de Anderson, nosso grupo estará com Renato”, comentou André.

Líder da bancada do PSC na Câmara Municipal Do Recife, o vereador Felipe Alecrim também prestigiou o evento de lançamento.

Prefeitura do Jaboatão formaliza parceria com o IFPE para capacitar jovens do município

 

Foto: Chico Bezerra/PJG 

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) firmaram uma parceria para capacitar jovens no curso de microempreendedor individual (MEI), através do programa Qualifica Mais Progredir. Para participar, os candidatos devem ser moradores do Jaboatão, maiores de 18 anos, ter o ensino fundamental completo e beneficiários do Auxílio Brasil ou cadastrados no Cadúnico. Nessa parceria, serão abertas 500 vagas. Os estudantes receberão uma bolsa-formação, que corresponde ao custeio das despesas com transporte e alimentação, no valor de R$ 45 por semana. O objetivo é qualificar os participantes para planejar, abrir e gerenciar microempresas individuais.

A reunião aconteceu no Complexo Administrativo do Jaboatão dos Guararapes  entre o prefeito Mano Medeiros e o diretor-geral do campus do IFPE no Jaboatão dos Guararapes, Janderson Emmanuel de Souza Santos. O Programa tem carga horária de 160 horas e conta com as seguintes disciplinas: empreendedorismo, matemática financeira para negócios, marketing, mídias sociais para microempreendedores, técnicas de negociação, formalização de microempresas e elaboração de plano de negócios. As datas das inscrições e início das aulas serão divulgadas pelo IFPE.  

O prefeito Mano Medeiros destacou a importância dos cursos de capacitação para a formação dos jovens. " Gerar renda é fundamental neste momento que estamos vivendo, mas é possível melhorar as condições de vida tendo também uma visão empreendedora. Foi com esse intuito que nos reunimos com a diretoria do IFPE para tratar de parcerias para qualificar os jovens da nossa cidade”, afirmou o gestor.

“O programa Qualifica Mais Progredir prioriza a transformação social, educação financeira para estudantes da rede pública de ensino e abre oportunidades de qualificação profissional para a entrada no mercado de trabalho. Os estudantes terão orientações para a sua formalização como microempreendedores e poderão iniciar o próprio negócio”, afirmou o diretor-geral Janderson Emmanuel.

terça-feira, 10 de maio de 2022

Anderson apresenta propostas do plano de governo e mobiliza bancada do PL na Alepe

Foto: Leandro de Santana/Divulgação

O pré-candidato do Partido Liberal (PL) ao Governo do Estado, Anderson Ferreira, apresentou, em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (9), no Recife, três projetos de lei, protocolados pela bancada do PL na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), com medidas que irão compor o programa de governo. As matérias têm base no conteúdo absorvido ao lado da população pela caravana Simbora Mudar Pernambuco nesse período de pouco mais de um mês de pré-campanha. Os textos dialogam diretamente com os setores econômico e social, garantem alívio financeiro às classes mais baixas e estimulam a retomada do desenvolvimento.

O primeiro projeto de lei fala sobre a tarifa social de água, “que, hoje, deveria estar beneficiando mais de dois milhões de pernambucanos, mas se restringe a apenas cerca de 90 mil pessoas”, disse Anderson, ao pontuar que é de senso comum, em todas as regiões do estado, as queixas sobre a falta de água nas torneiras mesmo diante da cobrança mensal por parte da Compesa. A matéria prevê a inclusão automática das famílias inscritas no CadÚnico na tarifa social da Compesa.

Ao lado do ex-ministro do Turismo e pré-candidato ao Senado, Gilson Machado (PL), Anderson falou sobre o projeto de lei que prevê o congelamento da base de cálculo do IPVA para o exercício de 2023. “Prefiro achar que o governo não percebeu que se não congelasse a tabela Fipe em um cenário de aumento no valor dos veículos usados, o IPVA dos pernambucanos iria subir da forma que subiu. Prefiro pensar assim para não ter que acreditar que eles só pensam em arrecadar e esquecem de atender ao povo. Outros estados tiveram essa sensibilidade e a atitude de não gerar esse impacto para a população. E por que Pernambuco não fez isso? Ainda dá tempo”, disse Anderson.

O último projeto apresentado veda a prorrogação da cobrança de depósito para o Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF). A medida que era pra ter sido implementada - pelo governo Paulo Câmara - em caráter provisório, “pesa sobre o programa de benefícios fiscais concedido às empresas instaladas no estado e tem sido sistematicamente prorrogada, trazendo insegurança jurídica, e onerando as empresas, tornando-as menos competitivas”,explicou Anderson.

“São passos que damos no sentido de apresentar à sociedade propostas de governo, soluções objetivas, e não promessas. Estamos percorrendo o estado com o objetivo único de ouvir as pessoas para apresentarmos soluções que, de fato, dialoguem com as prioridades de cada região, de cada cidade”, pontuou Anderson Ferreira.

segunda-feira, 9 de maio de 2022

Ministro do Turismo faz visita técnica a Jaboatão com prefeito Mano

 

Foto:Chico Bezerra/ PMJG

O ministro do Turismo, Carlos Britto, esteve no município do Jaboatão dos Guararapes, a convite do prefeito Mano Medeiros, nesta segunda-feira (9), para realizar visita técnica em pontos turísticos e garantir mais apoio do Ministério para o setor. Durante reunião no Complexo Administrativo da Prefeitura, Mano e Carlos Britto acertaram uma próxima visita, na cerimônia que marcará a ordem de serviço para as próximas etapas da nova orla, prevista para o segundo semestre deste ano, e que conta com apoio do Ministério do Turismo.

“Este convite do prefeito Mano foi importante para ampliarmos ainda mais a parceria entre o Governo Federal com o município, o Estado e o Nordeste. Assumi o Ministério, recentemente, para dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido pelo ex-ministro Gilson Machado, seguindo o que sempre diz o presidente Jair Bolsonaro, que o Nordeste jamais será esquecido”, disse Carlos Britto.

A visita técnica teve início no Monte dos Guararapes, onde o prefeito e o ministro se encontraram com o reitor do Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres, dom Marcos Ferreira do Carmo. Na ocasião, trataram sobre a revitalização da igreja, que é um dos principais pontos turísticos do Jaboatão. “Por essa visita não esperava e agora estou mais esperançoso de que a reforma da igreja vai acontecer”, disse dom Marcos. “Pode ficar tranquilo que vamos nos empenhar para dar celeridade à revitalização junto ao Iphan. Todo pernambucano tem uma história nessa igreja, por isso temos que mantê-la sempre preservada”, disse o ministro.

A segunda parada foi no Mirante Henrique Dias, que também passa por reforma. O gestor do Parque Histórico Nacional dos Guararapes (PHNG), tenente-coronel Azevedo, falou sobre a importância de ampliar os atrativos turísticos do local e teve a garantia de Carlos Britto de que o assunto é do interesse do Ministério.

A agenda foi concluída no Parque da Cidade, onde o prefeito Mano relatou ao ministro do Turismo a importância do novo espaço, não só para Jaboatão, como também pára o Estado, por ser a entrada da Região Metropolitana. “Esse era um espaço abandonado e agora está sendo utilizado pela população para o lazer, cultura e atividades esportivas. A Prefeitura do Jaboatão fez um belo trabalho ao construir o Parque, que se torna um importante atrativo turístico para a cidade”, ressaltou Carlos Britto.

 

“A vinda do ministro Carlos Britto a Jaboatão é mais uma demonstração de que o Governo Federal e, particularmente, o Ministério do Turismo são grandes parceiros para o desenvolvimento do nosso município. Visitamos os pontos turísticos já conhecidos e também o que temos de novo à disposição da população, a exemplo do Parque da Cidade. Também tratamos das próximas etapas da orla. A primeira fase já foi entregue e recebi a garantia de que teremos todo apoio para a conclusão do projeto. O ministro é pernambucano e conhece o potencial do nosso município”, disse o prefeito Mano.

Mais de 100 filhotes de tartaruga-de-pente nascem na praia de Piedade, em Jaboatão

Foto: Divulgação


Na manhã desta segunda-feira (9), a praia de Piedade, no Jaboatão dos Guararapes, foi palco para o nascimento de 101 filhotes de tartarugas da espécie tartaruga-de-pente. O ninho estava sendo monitorado desde a época da desova pelo Núcleo de Monitoramento de Animais Marinhos e Silvestres (Moamas), ligado à Secretaria Executiva de Bem-Estar Animal da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes.

De acordo com o chefe de núcleo do Moamas, Adriano Artoni, mais de 2700 filhotes de tartarugas nasceram nas praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada, desde o início do ano. Ainda segundo o especialista, uma tartaruga pode colocar entre 120 e 200 ovos em cada ninho. O nascimento dos filhotes pode acontecer em até 60 dias.  

 

“Nossa orla é um dos principais pontos de desova de várias espécies de tartarugas-marinhas. A cada ano, milhares de filhotes rompem a casca e atravessam a faixa de areia, em direção ao mar. É um espetáculo da natureza que é rotineiramente acompanhado por nossos técnicos e que pode ser assistido por turistas e pelo povo jaboatonense“, ressaltou o prefeito Mano Medeiros.  

 

Conhecida como berçário das tartarugas em Pernambuco, a orla do Jaboatão chega a ter 35 ninhos de tartarugas-marinhas na temporada de desova. No mês passado, a prefeitura apresentou o projeto Espaço Tartaruga, estrutura que será montada na praia de Piedade, numa parceria com a empresa Orizon Valorização de Resíduos e com apoio do Tamar/ICMBio. O local oferecerá acesso gratuito e ainda abrigará exposições, fotografias, palestras sobre a vida marinha e educação ambiental.

 

A prefeitura lembra que matar, perseguir ou capturar tartarugas-marinhas configura crime ambiental, sujeito a pagamento de multa no valor de R$5 mil por ovo.