sábado, 18 de dezembro de 2021

PM prende suspeito de assalto e recupera pertences das vítimas, em Jaboatão dos Guararapes


Na manhã deste sábado (18), policiais militares do 6°BPM, receberam informações que dois suspeitos, em um veículo branco, haviam acabado de assaltar algumas pessoas em uma parada de ônibus, em Muribeca, Jaboatão dos Guararapes. De imediato, o efetivo seguiu para averiguar a situação, quando visualizou o referido automóvel. Ao perceberem a presença policial, empreenderam fuga, momento em que foi realizado o acompanhamento. Nas proximidades da Estrada da linha férrea, em Marcos Freire, os indivíduos desembarcaram do veículo e dispararam contra e efetivo, que revidou. Eles adentraram no matagal e a equipe policial então os perdeu de vista. 

Já na delegacia, os policiais foram informados que um dos suspeitos encontrava-se com um disparo no pé, na UPA de Lagoa Encantada. O efetivo também recebeu imagem do suspeito, onde as duas vítimas reconheceram como um dos autores do roubo.

Reconhece o suspeito?
Compareça a Delegacia de Prazeres

Então, o acusado recebeu o atendimento na unidade hospitalar e foi conduzido para a Delegacia de Prazeres para adoção das medidas cabíveis. Dentro do veículo abandonado, foram encontrados os objetos do roubo: cinco telefones e uma carteira.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Suspeito de invadir Instagram de juíza é descoberto por perito

 


Em virtude da proximidade do período natalino, as pessoas estão realizando compras para presentear seus familiares, ou a si mesmo, adquirindo objetos de desejo, e, portanto, procuram ofertas atrativas, principalmente na Internet.

Da mesma forma que as vendas aumentaram nesse período, o número de golpes pela Internet também aumentou consideravelmente.

No último dia 11 de dezembro de 2021, às 19:30, a Juiza do Trabalho Roberta Araujo foi vítima de uma ação de hackers e sofreu uma invasão em sua conta do Instagram que conta com mais de 21 mil seguidores. 

De acordo com a magistrada, foram realizados diversos contatos e procedimentos junto ao Instagram para recuperar a conta, mas não houve retorno do Instagram. 

Em posse da administração da conta, os invasores passaram a comercializar eletrodomésticos, iPhones e outros produtos, na página da juíza e infelizmente muitas pessoas foram vítimas do golpe, realizando depósitos e transferências, através de PIX.  

Dezenas de pessoas começaram a telefonar, solicitando informações sobre os produtos adquiridos.

Quando as vítimas enviavam o comprovante dos depósitos pelo direct (onde negociavam a compra), eram imediatamente bloqueadas.

Sem acesso a conta e com suas imagens, vídeos e mensagens sob o poder e controle dos criminosos, a juíza do trabalho e professora universitária Roberta Corrêa de Araujo procurou o Presidente da Academia Brasileira de Ciências Criminais, Cristiano Carrilho, que designou o perito  paulista Thiago Pereira, professor/membro associado da Academia Brasileira de Ciências Criminais - (ABCCRIM),  Perito Judicial e Extra Judicial especialista em Investigação Digital, que apurou, segundo as informações enviadas pelo e-mail de segurança da mídia social do Instagram security@mail.instagram.com, que o código de  identificação da conta no Instagram e o número de telefone da vítima foram trocados. 

Com base nessas informações, coletadas pela Juíza e pelo o perito, a  Presidente da Comissão de Crimes Cibernéticos da  Academia Brasileira de Ciências Criminais, a advogada Ana Paula Canto de Lima protocolou, na quarta-feira 15/12, uma tutela cautelar antecedente requerendo que o Facebook (Instagram) devolva o acesso da conta à Juíza da Justiça do Trabalho, Roberta Araújo. Houve ainda requisição para que o magistrado determine multas diárias para o caso de descumprimento da decisão.  

Centenas de seguidores estão sendo vitimados com golpes praticados na conta do Instagram, em nome da Juíza, vítima do golpe, razão pela qual ela decidiu denunciar os fatos à imprensa, com o objetivo de alertar aos usuários das redes sociais sobre o golpe e a forma de agir dos criminosos, evitando assim que mais pessoas sejam vítimas desse golpe.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Anderson Ferreira recebe segundo prêmio da ONU por excelência em gestão pública

  


 Pelo segundo ano consecutivo, o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, recebeu o prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU), na categoria Prestação de serviços inclusivos e equitativos para todos. A cerimônia de premiação do United Nations Public Service Awards (UNPSA) aconteceu, nesta segunda-feira (13), no centro de convenções Madinat Jumeirah, , na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Jaboatão venceu com o Programa Jaboatão Prepara, na área da Educação, e foi o único representante da América Latina a ter um projeto reconhecido pelo impacto social em 2020. Além do Jaboatão Prepara, somente seis programas de outros países foram agraciados com a premiação.

A solenidade foi comandada pela sub-secretária-geral de Estratégia de Gestão, Política e Conformidade da ONU, Catherine Pollard. Representando o governo dos Emirados Árabes Unidos, participou a ministra para o Desenvolvimento do Governo e o Futuro, e Ohood Al Roumi. O United Nations Public Service Awards é o mais prestigiado reconhecimento internacional a práticas de excelência no setor público e de apoio para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Emocionado ao receber o troféu, o prefeito Anderson Ferreira destacou a importância do reconhecimento da ONU ao trabalho realizado na área da Educação. “O Programa Jaboatão Prepara proporciona aos alunos da nossa rede pública a oportunidade de buscar um futuro melhor através dos estudos e da escolha de uma profissão. Receber esse prêmio nos gratifica porque mostra que priorizar os investimentos na Educação dá resultado”, ressaltou.

Anderson ainda destacou que Jaboatão é o único município a ganhar dois prêmios consecutivos das Nações Unidas. Em 2019, a ONU também reconheceu o impacto social do Programa de Coleta Seletiva na vida dos catadores de resíduos recicláveis. “O reconhecimento da ONU por excelência em gestão no serviço público é algo que dá muito orgulho e ganhamos duas vezes consecutivas com programas nas áreas social e da educação. Cada prêmio que conquistamos nos incentiva a continuar trabalhando para avançar ainda mais e cumprir o objetivo de transformar a vida das pessoas”, ressaltou o prefeito.

Ministra para o Desenvolvimento e o Futuro dos Emirados Árabes Unidos, Ohood Al Roumi destacou o momento de celebrar os modelos de governos que representam o legítimo espírito público e o impacto positivo na vida das pessoas em situação de vulnerabilidade. A sub-secretária geral de Estratégia de Gestão da ONU, Catherine Pollard, enalteceu o trabalho realizado pelos governos vencedores dos prêmios e citou os serviços oferecidos como exemplos de inclusão social.


CURSOS


O Programa Jaboatão Prepara acontece todos os anos com a participação de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e tem o objetivo de prepará-los para os vestibulares das escolas técnicas estaduais e federais. Além das aulas da base curricular, dois mil estudantes têm aulões aos sábados com matérias específicas para as provas e orientação vocacional. Todos os anos, mais de 85% dos alunos que se inscrevem são aprovados nos vestibulares. “É um índice espetacular que chamou a atenção da ONU e hoje estamos aqui recebendo este prêmio”, disse Anderson Ferreira.