sexta-feira, 14 de maio de 2021

Atenção! Jaboatão suspende vacinacão nesta sexta-feira(14) contra Covid-19 devido as fortes chuvas

A Secretaria de Saúde de Jaboatão informa que, devido às chuvas que continuam no município e à dificuldade de acesso, está suspensa a vacinação contra a Covid-19, nesta sexta-feira (14). 

Os agendamentos desta sexta foram transferidos para o sábado (16), das 8h às 17h, nos nove pontos de drive-thru. As vacinações marcadas para o sábado, serão aplicadas no domingo (17), das 8h às 13h.

O agendamento deve ser acompanhado pelo portal deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br ou no aplicativo deolhonaconsulta


Pontos de Drive-thru de vacinação contra Covid19 em Jaboatão 


  • Centro Cultural Miguel Arraes (Prazeres)
  • Casa da Cultura (Jaboatão Centro)
  • Escola Municipal Iraci Teixeira (Curado)
  • Escola Municipal  Benjamim Constant (Socorro)
  • Praça Murilo Braga (Cavaleiro)
  • Sesc de Piedade
  • Faculdade Metropolitana (Piedade)
  • Shopping Guararapes
  • UniFG (Piedade)


quinta-feira, 13 de maio de 2021

Fred Ferreira defende que os ônibus disponibilizem álcool gel


Em mais um esforço para combater o coronavírus, o vereador Fred Ferreira (PSC) apresentou um projeto propondo que todos os ônibus que circulam no Recife passem a contar com dispensadores de álcool a 70% para que os usuários possam utilizar. 

Pela proposta, as empresas de transporte público deverão deixar os dispensadores em local visível nos coletivos, juntamente com placas informado: "Este veículo dispõe de dispensadores de álcool em gel 70% para a higienização das mãos".

“O mundo vem sofrendo com o coronavírus. Então, todo o esforço tem que ser feito para combatê-lo. Esse é um gesto simples, de fácil execução e que ajudará na prevenção da doença”, destacou Fred Ferreira. 

O vereador acrescenta que o projeto também propõe punição para as empresas que descumprirem a determinação. Segundo ele, a penalidade em caso de descumprimento pode ir de uma simples advertência a uma multa. Em caso de reincidência, a penalidade será ampliada.

quarta-feira, 12 de maio de 2021

ABCCRIM CAPACITA PROFISSIONAIS PARA TRANSCRIÇÃO DE ÁUDIO NOS TRIBUNAIS DO BRASIL


Um novo mercado se  ampliou no mundo jurídico: as carreiras de perito (com nível superior) e de assistente técnico. O perito e o assistente técnico podem atuar prestando serviços aos tribunais, como auxiliares na  Justiça Estadual, Federal e do Trabalho, sem necessidade de concurso ou inscrição na OAB.  Para quem quer conhecer essas novas carreiras em perícia forense, é recomendável primeiro iniciar uma capacitação intensiva como assistente técnico.

Entre as  novas carreiras de assistente técnico, sem necessidade de concurso e com capacitação rápida em poucas horas, surge a  transcrição de áudio que não exige nível superior, sendo  indicada para alunos e profissionais com interesse em trabalhar em casa, com apenas um computador.  Os assistentes em transcrição de áudio podem prestar serviços a peritos, tribunais e escritórios de advocacia, entre outros.

A demanda por transcrição de áudio aumentou bastante nos tribunais de todo o Brasil, tendo em vista  o número de produção de provas, audiências e reuniões que demandam  transcrição dos áudios gravados no âmbito de  videoconferências e transmissão em aplicativos, que se tornaram rotina em meio ao distanciamento social da Covid-19.


Foto: Perito Ricardo Caires dos Santos, com atuação em transcrição de áudio, a exemplo dos casos Michel Temer e Joesley Batista (2017) é perito Presidente da Comissão Pericia Audiovisual na ABCCRIM.


Sábado, dia 05 de junho, das 9 as 14h a Academia Brasileira de Ciências Criminais-ABCCRIM vai  transmitir ao vivo pelo zoom o curso online de “Transcrição de Áudio” com o perito Ricardo Caires-SP,  com direito ao pdf livro “Transcrição de Áudio nos Tribunais”. As inscrições podem ser feitas no site www.even3.com.br/abccrim com direito a certificado de 6 horas.


Anderson Ferreira entrega centro ambulatorial para testes de Covid-19 no Jaboatão

Foto: Chico Bezerra/ PMJG


O prefeito Anderson Ferreira entregou, na manhã desta quarta-feira (12), o Centro de Referência Ambulatorial Covid-19 do Jaboatão dos Guararapes. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e é mais uma opção no município para que, pessoas que possam contar com atendimento clínico caso venham a apresentar sintomas causados pelo novo coronavírus e realizar testes gratuitamente, conforme necessidade, que serão divulgados em até 24 horas através do aplicativo De Olho no Exame. A solenidade de inauguração do equipamento contou com a presença do secretário-executivo de Gestão Estratégica e Participativa do Governo de Pernambuco, Humberto Antunes.

O atendimento se dará por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento prévio. Além do RT-PCR, serão realizados exames de hemograma completo, coagulograma, proteína C reativa, perfil metabólico completo, biomarcadores cardíacos, vitamina D e íons. Usuários diagnosticados com a Covid-19 serão devidamente orientados acerca dos cuidados necessários e, nos casos mais graves, os pacientes serão encaminhados à emergência do Hospital Jaboatão Prazeres para iniciar o tratamento imediatamente.

“Esse é mais um serviço que estamos oferecendo à população para, juntos, enfrentarmos a pandemia da Covid-19. Já vínhamos realizando testes em nossas unidades de saúde, mas é necessário ampliar as ações que complementam o trabalho das equipes da Atenção Primária à Saúde. Da mesma forma, estamos avançando na vacinação com a inclusão de novos públicos-alvos. Temos um sistema eficiente de marcação, um ótimo planejamento e isso vem fazendo a diferença no enfrentamento à Covid-19 em Jaboatão”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

“O centro é resultado do que chamamos de articulação interfederativa, uma ação entre o estado e o município, que se mostrou interessado em ocupar esse espaço para que possamos ampliar os serviços de promoção à saúde à população. Chega em um momento muito importante e vai ajudar a evitar um eventual aumento na procura de leitos críticos, na medida em que o diagnóstico feito precocemente, com as orientações para o isolamento social e o tratamento adequado irão evitar a evolução da infecção”, explicou Antunes.

A nova unidade foi montada no prédio anexo ao Hospital Jaboatão Prazeres, na Rua Recife, no bairro de Prazeres. A equipe multiprofissional é formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e dentista. O Centro de Referência Ambulatorial Covid-19 do Jaboatão dos Guararapes atenderá aos moradores das Regionais 4, 5, 6 e 7. Outro centro está sendo instalado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Mário Santiago, no bairro de Sucupira.

terça-feira, 11 de maio de 2021

Dia Internacional da Enfermagem: Coren – PE promove semana de lives para profissionais de saúde da linha de frente contra a Covid-19


Há mais de um ano, a categoria da enfermagem ganhou grande notoriedade no mundo, ao combater na linha de frente o coronavírus e variante. Nesta Pandemia, a classe de trabalhadores se dedica a cuidar da saúde da população, e ao mesmo tempo coloca em risco a própria vida, exposto a um vírus tão resistente. O papel do enfermeiro é de grande relevância para garantir a recuperação e o salvamento de vidas, seja nos hospitais ou instituições, por meio da assistência e cuidados médicos continuados ou não. 

Para comemorar a data, o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco - Coren – PE, fará Circuito de Lives entre os dias 12 a 20/05 pelo Instagram, sempre no mesmo horário, às 19h. 


Confira a programação:


12/05 - A importância da Enfermagem na Espanha e no Brasil com conteúdo da Pandemia

Palest. Dr. Gilmar Júnior | Dr. Domingo Muñoz Arteaga


13/05 - Refletindo a práxis da Enfermagem: O cuidado de “si” para o cuidar do “outro”

Palest. Raianne Monteiro Soares | Dr. Gidelson Gabriel Gomes


14/05 - Liderança da Enfermagem no contexto da pandemia

Palest. Dra. Carmela Lília Espósito, Dra. Aracele Cavalcanti


15/05 - Desafios para o Atendimento Pré Hospitalar no contexto de crise: Em que avançamos após um ano de pandemia.

Palest. Dr. Bruno de Luna Oliveira | Dr. Eduardo de Andrade Quintas


16/05 - Qualidade e segurança do Paciente e a Enfermagem de Valor

Palest. Dr. Richardes de Souza Caúla |Dr. Marcos Antônio de Oliveira


17/05 - Enfermagem Estética: Atuação do Enfermeiro especialista e perspectivas para o futuro

Palest. Dr. Mikael Silva dos Santos \ Dra. Suzana Costa


18/05 - Marketing digital como ferramenta para o protagonista da Enfermagem

Palest. Dra. Marília Mendes dos Santos | Dr. José de Almir Alves


19/05 - Lutas Clássicas da Enfermagem:  uma perspectiva ética e política

Palest. Dr. Lêimisson Leonardo Gravo, Dra. Thaíse Torres de Albuquerque.


De acordo com a Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco, e professora convidada da Pós - Graduação da Faculdade Alpha,  Bruna de Souza Buarque, as condições de saúde no país são precárias e intensificaram-se com a Covid-19, os profissionais de saúde precisam lidar diariamente com a falta de equipamento de proteção individual (EPI), estrutura precária de suprimentos nas instituições assistenciais, além da baixa valorização salarial, agravada pela sobrecarga de trabalho para suprir suas necessidades de sobrevivência demandando excessivas horas de trabalho, restringindo a disponibilidade para capacitações, lazer e interação familiar. 

“A repercussão da pandemia recai não só na prática clínica, mas também nos serviços de gestão hospitalar, no ensino e pesquisa. No que se refere à gestão de enfermagem, a pandemia do Covid-19 gerou em novas contratações, necessidade de treinamento e dimensionamento de equipes para lidar com pacientes acometidos pelo coronavírus, organização dos recursos materiais, desenvolvimento de novos Protocolos Operacionais Padrão e fluxos de atendimento. Os profissionais de enfermagem têm sido incansáveis no enfrentamento da pandemia e como reconhecimento, espera-se que a profissão seja reconhecida e valorizada como merece na pós-pandemia”. Ressaltou a Enfermeira Bruna. 

Sobre a data: O Dia Internacional da Enfermagem e Dia do Enfermeiro são celebrados simultaneamente, desde 1965. Porém a data só foi oficializada em 1974, após decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. A data 12 de maio foi escolhida em homenagem a Florence Nightingale, considerada referência da enfermagem moderna.

Aos 17 anos, a jovem britânica decidiu ser enfermeira. Mas tarde, entre 1853 e 1856, quando o Reino Unido entrou na Guerra da Crimeia, ela foi para o campo de batalha para cuidar dos feridos. Já em 1860, Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo, na Inglaterra.

No Brasil a Enfermagem passou a ser comemorada a partir de 1938. Por isso, a data é celebrada como a Semana da Enfermagem, de 12 a 20 de maio, comemorando também o Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem.

André Ferreira e Zé Martins tratam de pavimentação para João Alfredo


O deputado federal André Ferreira (PSC-PE) recebeu nesta terça-feira (11), em Brasília, a visita do prefeito de João Alfredo, Zé Martins; do seu vice, Cabôco de Véi de Dada; e o presidente da Câmara, Walque do Celular, que foram a Brasília para tratar da liberação da emenda individual de R$ 1 milhão para pavimentação no município. A verba foi um compromisso do deputado com o povo de João Alfredo.

De acordo com o prefeito Martins, essa verba vai ajudar muito o município, principalmente na zona rural, que carece de infraestrutura. Três povoados já têm projetos prontos e aguardavam apenas os recursos: Santa Cruz, Campo do Borba e Lagoa Funda. O serviço de pavimentação também alcança vários bairros do município, como Frei Damião, Vila da Caixa e Capal.

“Fiquei muito feliz e satisfeito com essa ação do deputado André Ferreira. Foi um compromisso assumido por ele e que foi cumprido. O povo de João Alfredo é que ganha com o resultado dessa parceria”, afirmou Zé Martins. “É uma grande ajuda para o nosso município. É com trabalho que João Alfredo crescerá cada vez mais”, destacou, por sua vez, o vice-prefeito Cabôco.

Presidente da Câmara, Walque do Celular avaliou que a pavimentação das ruas terá impacto não só na questão da urbanização da cidade, mas também terá ação direta na saúde. “As ruas pavimentadas deixarão a cidade mais bonita. Além disso, elas terão serviço de saneamento, que reflete na qualidade de vida da população”, afirmou o vereador.

O deputado André Ferreira agradeceu a parceria com o prefeito e acrescentou que cumpre o seu trabalho, de melhorar a vida das pessoas.

“Estive no mês passado em João Alfredo acompanhado do colega de Câmara Fernando Rodolfo e do vereador Fred Ferreira para ouvir as demandas da população da cidade e aproveitei para me comprometer em buscar recursos para a pavimentação de ruas. Agora é trabalhar para fazer as entregas ao povo”, ressaltou o deputado.

Jaboatão cadastra beneficiários do BPC com deficiência para vacinação contra Covid-19

Foto: Chico Bezerra/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes iniciou, nessa segunda-feira (10), o cadastramento para vacinação contra o novo coronavírus de pessoas com deficiência, maiores de 18 anos e que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O cadastramento do novo público deve ser feito por meio do aplicativo De Olho na Consulta ou pelo site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br. As doses serão aplicadas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, nos nove pontos de vacinação disponíveis no município. É importante lembrar que usuários cadastrados no BPC deverão apresentar, no ato da vacinação, algum documento que comprove o recebimento do benefício, além de documento oficial com foto e comprovante de residência. Além desse novo público, Jaboatão dos Guararapes continua imunizando contra a Covid-19 idosos com idade a partir dos 60 anos, pessoas com comorbidades a partir de 50 anos, grávidas e puérperas. “É sempre muito gratificante para toda nossa gestão poder incluir novos públicos em nossa campanha de vacinação contra a Covid-19. Diante de todo o planejamento e das ações que temos implementado desde o início, hoje, Jaboatão ultrapassou a marca das 137 mil doses aplicadas, o que significa que, a cada 10 pessoas do município, ao menos uma foi imunizada, um dado importante e que motiva toda nossa equipe”, destacou o prefeito Anderson Ferreira.

PL ganha reforço de liderança do Agreste pernambucano

O Partido Liberal (PL) ganhou reforço de peso na Região do Agreste com a filiação de Zaqueu Lins, que foi candidato a prefeito de Garanhuns, nas eleições de 2020. O presidente estadual da sigla, Anderson Ferreira, e o vice, deputado federal Fernando Rodolfo, ressaltaram que Zaqueu chega para fortalecer a chapa de candidatos a deputado estadual, no pleito do próximo ano. Zaqueu já foi candidato à Assembleia Legislativa, tendo obtido 23 mil votos, dos quais 20 mil no seu município.

“Anderson Ferreira é prefeito de Jaboatão, vem fazendo uma grande administração e é um dos principais líderes do Estado. Fernando Rodolfo está se destacando em Brasília por tudo que defende. É importante ser bem acolhido por pessoas reconhecidamente capacitadas, por isso tenho certeza que fiz a escolha certa. Vamos marchar juntos para transformar o PL num dos maiores partidos de Pernambuco”, disse Zaqueu, que também foi vereador por cinco mandatos.

Ao abonar a ficha no novo filiado, Anderson destacou o crescimento do PL e do grupo político numa região tão importante de Pernambuco. “Nosso partido se fortalece ainda mais no Agreste com a filiação de Zaqueu Lins. Além do deputado Fernando Rodolfo, agora temos mais uma liderança que conhece como poucos as necessidades da região. A meta do nosso grupo é eleger a maior e melhor bancada de deputados estaduais, com nomes que saberão representar os pernambucanos na Assembleia Legislativa”, disse Anderson Ferreira, durante o encontro na sede regional do PL.

Fernando Rodolfo também destacou a entrada de Zaqueu Lins , ressaltando a força política que ele representa. “Zaqueu Lins é uma grande aquisição para o projeto do PL para 2022. Sou testemunha do seu trabalho e do empenho em servir aos mais carentes. Tenho certeza de que ele fará um trabalho nunca visto por Garanhuns e pelo Agreste na Assembleia Legislativa”, disse o deputado federal.

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Jaboatão lança Programa de Monitoramento dos Atendimentos a Vítimas de Violência

Foto: Chico Bezerra/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes cria Programa de Monitoramento dos Atendimentos a Vítimas de Violência, um sistema pioneiro no estado de Pernambuco, com o objetivo de registrar, monitorar e gerenciar os atendimentos  às denúncias de supostas violações aos Direitos Humanos.  Os casos monitorados são referentes a violência contra idosos, pessoas com deficiência, população LGBTQI+ e as violações motivadas por racismo e intolerância religiosa.  A criação do programa tomou por base os dados coletados entre os meses de janeiro e abril deste ano. Entre as principais denúncias, 87,2% foram contra Idosos, 11,5% a pessoas com deficiência e 1,2%  contra a população LGBTQI+. 

Os atendimentos são realizados pelo Núcleo de Apoio a Vítimas de Violência (NAVV), da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, através de visitas domiciliares. O sistema  permite cadastrar os atendimentos prestados às vítimas de violência e acompanhar os encaminhamentos efetuados junto à rede socioassistencial e de saúde do município e ao Ministério Público Federal (MPF).  As denúncias podem ser feitas através do Disque 100 do Governo Federal,  da Ouvidoria Municipal (0800 081 8899) ou outros órgãos da Rede de Proteção.

 

"Trata-se de uma importante ferramenta para nortear as políticas públicas visando à proteção de direitos humanos. Através do sistema, é possível quantificar as denúncias e atendimentos, diagnosticar os perfis de violações e as áreas que registram maiores índices em nosso município. Também é possível verificar qual o canal mais utilizado para as denúncias.  O nosso objetivo é garantir a segurança destas pessoas que são vítimas de preconceito", afirmou o prefeito Anderson Ferreira.

André Ferreira convida Labanca para comandar PSC em Olinda e disputar vaga na Alepe

O presidente estadual do PSC, deputado federal André Ferreira, definiu que o vereador Vladimir Labanca comandará o partido em Olinda. Ainda sem definição sobre as regras da disputa do próximo ano, o parlamentar adiantou, também, que Labanca é pré-candidato a deputado estadual nas eleições de 22.

Por sua importância para Pernambuco, o deputado André Ferreira iniciou por Olinda a reestruturação da legenda no Estado. Vereador eleito pelo PSC em 2020, sendo o quarto mais votado do município, Labanca foi a escolha do deputado por entender que ele poderá reforçar o partido na cidade.

“Labanca vem demonstrando poder de articulação. Prova disso é que foi um dos mais votados nas eleições passadas no município. Tem vontade de trabalhar e tenho certeza de que fará o PSC crescer”, afirmou André Ferreira.

O presidente estadual do PSC também convidou o vereador para compor a chapa da legenda na disputa de uma cadeira de deputado estadual, proposta aceita imediatamente. 

“Olinda já teve grandes deputados, como Nivaldo Machado e Inaldo Lima, que tão bem defenderam o povo e os interesses de cidade. Nivaldo, inclusive, foi presidente da Alepe. Como filho de Olinda, nascido aqui, nos colocamos à disposição da população olindense e do partido”, pontou o vereador Labanca.