sábado, 4 de dezembro de 2021

Levanta Pernambuco: Salgueiro abre programação no Sertão


Salgueiro abriu as portas do Sertão para o Movimento Levanta Pernambuco num grande ato realizado na noite desta sexta, 03. No encontro, a presidente do PSDB em Pernambuco e prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, o presidente do PL e prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, o presidente do Cidadania e deputado federal, Daniel Coelho e lideranças do Movimento e de diversas cidades sertanejas ouviram a população sobre os principais problemas que atingem a região. A crise no abastecimento de água foi novamente uma questão apontada assim como em debates anteriores com relato de pessoas que chegam a ficar mais de trinta dias sem água nas torneiras. A população também levantou os problemas na segurança pública, educação e saúde no encontro que lotou o auditório do Salgueiro Plaza Hotel. Neste sábado, 04, as lideranças do Movimento cumprem agenda em Floresta, Arcoverde e Buíque.



“É preciso olhar  para o Sertão Central  do nosso estado, investir na educação que  transforma. Todo mundo tem o direito de ser ouvido mesmo as menores regiões tem o direito de poder construir riqueza e oportunidades. Esse movimento tem um lado, o do povo de Pernambuco. Esse é nosso lado e é muito fácil defender”, frisou Raquel Lyra.


Na sua fala, Anderson Ferreira destacou o compromisso do grupo com a população e a falta de resultados do atual governo do estado. “A motivação para estarmos no Sertão Central é pela ausência do olhar do governo para essa região, mas isso não acontece só no Sertão. Por onde andamos não encontramos resultados desse governo que está aí. Nós percebemos as dificuldades que a população sente no dia a dia, na falta de água nas torneiras, no desemprego. Mas temos o compromisso de tirar Pernambuco da inércia e mudar essa situação que envergonha os pernambucanos. Isso só se faz ouvindo as pessoas e apresentando soluções”, disse o prefeito do Jaboatão.


“O Movimento Levanta Pernambuco ao em vez de esconder problemas debaixo do tapete, coloca foco e luzes sobre eles. Eles têm nascedouro local, então as soluções também tão colocadas localmente e regionalmente e a gente espera poder até o final deste ano visitar todas as microrregiões de desenvolvimento do estado, os sertões, os agrestes, as zonas da mata e a Região Metropolitana do Recife”, afirmou Daniel Coelho.


Para o ex-senador Armando Monteiro, “esses encontros têm o objetivo maior que é poder ouvir a população, porque essas lideranças estão conduzindo esse processo de renovação da política de Pernambuco. A política é a única forma que nós temos de poder mudar as coisas e transformar a realidade. É um exercício de esperança”. 


Já a deputada Priscila Krause destacou a situação das estradas em Pernambuco entre outros problemas. “Três das piores estradas do Brasil estão em nosso estado”, acrescentou. Para o deputado Álvaro Porto, o povo pernambucano vai dar uma resposta. “Vamos fazer uma verdadeira mudança que só depende de nós”, acrescentou.

Também participaram do ato organizado na cidade por Fábio Lisandro, o ex-senador Douglas Cintra, os ex-prefeitos Izaías Régis (Garanhuns)João Batista (Mirandiba), Eudes Caldas (Cabrobó), Francisco Tavares e Adailton Monteiro (Verdejante), o presidente da Câmara de Vereadores de Salgueiro, professor Agaeudes, vereadores e lideranças de toda a região. A noite também foi marcada por apresentações culturais do grupo Mazurca de Santana e de índios da Aldeia Urubu Buquerão Atikum de Salgueiro.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Movimento Levanta Pernambuco chega ao Sertão a partir desta sexta


O Movimento Levanta Pernambuco, iniciativa do PSDB - PL- PSC e Cidadania, chega nesta sexta,03, ao sertão do estado com um encontro às 19h, no Salgueiro Plaza Hotel. Já no sábado, 04, a programação continua nas cidades de Floresta e Arcoverde. O fim da primeira etapa do Movimento acontece em ato no município de Jaboatão dos Guararapes, no próximo dia 22.  Até lá, vão acontecer encontros no Sertão, Agreste e Região Metropolitana. Os detalhes das próximas agendas foram alinhados hoje, no Recife, durante reunião coordenada pela presidente do PSDB Pernambuco e prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, e pelo presidente do PL e prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira.

Também participaram do encontro o deputado federal e presidente do PSC, André Ferreira; o deputado federal e presidente do Cidadania, Daniel Coelho, as deputadas Priscila Krause e Alessandra Vieira; o vereador do Recife, Fred Ferreira e os ex-prefeitos Edson Vieira (Santa Cruz do Capibaribe) e Joãozinho Tenório (São Joaquim do Monte).

“O nosso movimento está ouvindo os pernambucanos de todas as regiões. Os desafios são grandes. Estamos saindo de uma pandemia e o nosso estado passou a ter nos últimos anos números constrangedores. O Levanta Pernambuco é um debate sobre a vida real para construir uma agenda que dialogue, construindo estratégias de desenvolvimento para gerar um olhar para o futuro”, afirmou Raquel Lyra.  “Já passamos por as outras regiões do estado e agora estamos chegando ao Sertão e onde as dificuldades que a população enfrenta são várias. Podemos citar o problema da falta de água, onde há locais que ficam 30 dias sem abastecimento. Por isso queremos ouvir as pessoas e discutir as soluções”, complementou Anderson Ferreira.

O Movimento Levanta Pernambuco, lançado no Recife, no dia 28 de outubro já esteve nas cidades de Catende, Vicência, Santa Cruz do Capibaribe e Bonito.

Anderson Ferreira recebe prefeito de Vicência no Complexo Administrativo do Jaboatão

Foto: Chico Bezerra/PJG

Prefeito do município de Vicência, na Zona da Mata de Pernambuco, Guiga Nunes visitou o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, para tratar de assuntos administrativos, e disse que ficou surpreso com o modelo de gestão adotado no município da Região Metropolitana. Ao circular pelo Complexo Administrativo da Prefeitura do Jaboatão, Guiga destacou que a integração entre os servidores de todas as secretarias em um mesmo espaço é uma experiência única e que deve ser copiada por outros gestores municipais.

“Esse Complexo Administrativo é bem elogiado e tinha curiosidade de conhecer, por isso marquei essa visita a Anderson. Toda essa estrutura, com todo mundo trabalhando no mesmo local, facilita a troca de informações e dá mais qualidade ao serviço público. E não é só essa integração, tem o monitoramento de segurança nas escolas e nos postos de saúde, tem os prêmios da ONU que Jaboatão ganhou na gestão de Anderson. São muitos programas e ações que dão resultado que foi importante vir conhecer de perto”, afirmou Guiga Nunes.


Anderson Ferreira agradeceu a visita e também ressaltou a gestão que Guiga Nunes vem realizando em Vicência. “Guiga vem fazendo uma administração diferenciada em sua cidade, que é aprovada pela população. Na conversa que tivemos pudemos falar das experiências exitosas dos nossos governos e que poderão beneficiar a população do Jaboatão dos Guararapes e de Vicência”, contou o prefeito.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

ABCCRIM LANÇA CAMPANHA DEZ ANOS PARA MUDAR O MUNDO - COMPROMISSO NO COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA


A Academia Brasileira de Ciências Criminais- ABCCRIM, associação de fins culturais com sede nacional em Olinda-PE, pretende desenvolver suas metas para a campanha Década de Ação, da ONU, por meio de seu compromisso no combate a violência doméstica.

Em setembro de 2019, a ONU convocou todos os setores da sociedade civil a se mobilizarem  até 2030 para uma década de ação em três níveis: ação global (para garantir maior liderança, mais recursos e soluções mais inteligentes para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável); ação local (incorporando as transições necessárias nas políticas, orçamentos, instituições e estruturas regulatórias de governos, cidades e lideranças); e ação popular, (incluindo jovens, sociedade civil, mídia, setor privado, sindicatos, academia e outras partes interessadas, para gerar um movimento imparável em busca das transformações necessárias).

O termo “Década de Ação” trata-se de um movimento internacional da ONU, com apoio de empresas, governos e sociedade, para desenvolvimento de ações efetivas entre 2020 e 2030 e surgiu para  fortalecer a Agenda 2030, que foi um documento internacional elaborado pela ONU em 2015, constituído por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que abordam todas as dimensões do desenvolvimento sustentável (social, econômico, ambiental) e promovem a paz, a justiça e instituições eficazes. 

Cristiano Carrilho
Pres. Nacional ABCCRIM


Segundo o Presidente Nacional da ABCCRIM, Cristiano Carrilho, no Brasil, os casos de violência doméstica aumentaram em meio ao isolamento social e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública registrou mais de 1.350 casos de feminicídio em 2020, o que representa uma morte a cada seis horas e meia. Esses números representam um aumento de 0,7% comparado ao total de feminicídios ocorridos em 2019. Três a cada quatro vítimas tinham idade entre 19 e 44 anos.  Diante da necessidade de enfrentamento ao  avanço da violência doméstica e dos feminicídios no Brasil, a Academia Brasileira de Ciências Criminais –ABCCRIM,  participará da campanha DÉCADA DE AÇÃO da ONU por meio da campanha COMPROMISSO NO COMBATE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, articulando lideranças, empresas, instituições de ensino, organizações da sociedade civil e governos  desenvolvendo diversas ações de sensibilização sobre o tema,  até 2030.

O objetivo da campanha da ABCCRIM intitulada:  COMPROMISSO NO COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA é mobilizar formadores de opinião para sensibilizar a sociedade divulgando a meta do nº 05 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas” através de várias ações educativas,  entre elas outdoors e vídeos que serão divulgados até 2030.

Na noite de 02 de dezembro de 2021, a partir das 19h, em jantar de adesão por conta dos convidados, no restaurante PARRAXAXÁ, na Av. Fernando Simões Barbosa, 1200 - Boa Viagem, Recife - PE, ocorrerá a CONFRARIA ABCCRIM onde a campanha será apresentada e se realizará Sessão de Fotos com personalidades da sociedade pernambucana que participarão da campanha.

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Anderson Ferreira antecipará 13º e salários. R$ 156 milhões serão injetados na economia

Foto: Chico Bezerrra/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes antecipará a segunda parcela do 13º salário aos servidores municipais, na próxima sexta-feira (3), e no dia 22 pagará os salários de dezembro. Com isso, serão injetados mais de R$ 156 milhões na economia do município em menos de 30 dias, somando com a folha de pagamentos de novembro, que foi paga no último dia 26. O anúncio foi feito pelo prefeito Anderson Ferreira, nesta terça-feira (30).

“Estamos encerrando o ano com as nossas finanças equilibradas, apesar das dificuldades causadas pela pandemia. Mas com planejamento financeiro, mantivemos a folha de pessoal dentro de cada mês e agora estamos antecipando o 13º e vamos pagar os salários de dezembro no dia 22. Dessa forma, os servidores poderão se planejar para as festas de final de ano, e poderemos contribuir com o comércio e com a retomada da economia do município”, disse Anderson Ferreira.

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Jaboatão e Neoenergia firmam parceria para ajudar municípios do estado em eficiência energética

 

Foto: Leandro de Santana/PJG

 O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, se reuniu, nesta segunda feira (29), com o diretor-presidente do grupo Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral, para firmar um termo de cooperação técnica com a meta de compartilhar, com outros municípios pernambucanos, experiências exitosas e boas práticas na gestão eficiente dos parques de iluminação pública (IP). O acordo, na prática, afirma que a Empresa Municipal de Energia e Iluminação Pública (Emlume) da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes desenvolve boas práticas na gestão em setores relacionados à segurança, eficiência, qualidade e economicidade. O objetivo da prefeitura é que a Emlume passe a funcionar como um braço para ajudar outras cidades a alcançarem medidas de eficiência energética e práticas sustentáveis, otimizando investimentos e expandindo as possibilidades de aplicação de recursos.

A Resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) transferiu aos municípios a gestão dos ativos dos parques de iluminação pública, bem como a responsabilidade pela padronização de contratos. Indo ao encontro a essas normativas, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Emlume, implementou ações voltadas ao uso eficiente e à conservação de energia elétrica, visando à redução do consumo e da demanda, bem como a melhoria da qualidade dos sistemas elétricos e atualização da legislação municipal. Essas iniciativas resultaram na parceria entre a prefeitura e a concessionária, que confirmou as boas práticas.

“Jaboatão agora passa a ser um braço para ajudar outros municípios a buscarem essa eficiência no setor energético. A Emlume vai estar de portas abertas para auxiliar no que for preciso, porque, dessa forma, ganha o estado como um todo. O recurso economizado, e aplicado com inteligência, tem seu valor multiplicado. E isso se reflete diretamente na vida das pessoas”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

De acordo com o termo firmado entre os dois órgãos, caberá à Emlume avaliar as cidades que precisam realizar melhorias na gestão do parque de iluminação pública, propondo consultoria individualizada. Diretor-presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral, destacou a importância da parceria para Pernambuco. “O termo de cooperação assinado com a Prefeitura do Jaboatão é uma confirmação de que a Emlume desenvolve boas práticas na gestão da Iluminação Pública da cidade. Essa iniciativa é muito importante porque a gestão do ativo de IP é um dos grandes desafios da administração municipal em qualquer cidade do Brasil”, comentou.