sábado, 20 de agosto de 2022

Grandes mobilizações em São Lourenço da Mata e no Paulista demonstram força de Anderson na Metropolitana

Foto: Hermes Costa Neto/Divulgação

Força, fé e ação. Esse foi o recado dado pelo povo de São Lourenço da Mata que acompanhou, neste sábado (20), a grande caminhada da vitória liderada pelos candidatos do Partido Liberal (PL) ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira (PL) e Izabel Urquiza (PL). A onda azul tomou conta das ruas e reavivou o sentimento de esperança por um estado mais justo e com condições de recuperar o protagonismo perdido nos últimos oito anos.

“O nosso time já demonstrou que tem compromisso social e está unido para iniciar um novo tempo em nosso estado. Nós vamos governar de mãos dadas com o presidente Jair Bolsonaro e trabalhar para resgatar o orgulho que o pernambucano tem por sua terra. A gente vai fazer em quatro anos o que o PSB de Paulo Câmara e Danilo Cabral não fizeram em oito”, disse Anderson.


O segundo ato do dia da caravana Simbora Mudar Pernambuco foi marcado por uma carreata na cidade do Paulista. Anderson e Izabel percorreram ruas e avenidas em carro aberto, e trocaram gestos de carinho com a população que fez questão de sair de casa para apoiar os candidatos.

“Por onde a gente caminha o sentimento de mudança só se fortalece. As pessoas têm compreendido nossas mensagens e as propostas do nosso plano de ação para mudar tirar Pernambuco do atraso. Do Cais ao Sertão, todo mundo é 22”, pontuou Anderson Ferreira.


Anderson sobe o tom contra o PSB por abandono de obras de construção de barragens

Foto: Hermes Costa Neto/Divulgação

Anderson Ferreira (PL) endureceu as críticas ao governador Paulo Câmara (PSB) e ao candidato do PSB ao Governo de Pernambuco, Danilo Cabral (PSB), por abandonar as obras de construção de barragens de contenção. O candidato do Partido Liberal (PL) ao Governo do Estado lembrou que a promessa feita pelo PSB, em 2010, foi de construir cinco barragens na região da Mata Sul para evitar enchentes, mas após 12 anos, apenas uma saiu do papel.

“Doze anos após ter anunciado o plano de construção das cinco barragens, a realidade é que apenas uma foi concluída. Esse é mais um exemplo prático do descaso do PSB de Paulo Câmara e Danilo Cabral para com a população da Mata Sul. As barragens dos Gatos e de Guabiraba estão com menos de 25% das obras em andamento. É esse modelo de gestão que a candidatura de Danilo Cabral representa, o modelo do atraso e da ineficiência”, disse Anderson.

Durante agenda no município de Barreiros, no Litoral Sul, Anderson ainda criticou as péssimas condições da rodovia estadual PE-60 e a falta de políticas públicas de regularização fundiária para evitar conflitos agrários.

APOIOS
A caravana Simbora Mudar Pernambuco retornou à cidade de Barreiros na última sexta-feira (19) e mobilizou uma grande multidão que participou de uma carreata pelas ruas e avenidas do município liderada por Anderson Ferreira, Gilson Machado (PL) e Izabel Urquiza (PL). Ao lado do prefeito Carlinhos da Pedreira (PP), e do vice-prefeito João Marreca (Avante), que aderiram ao palanque dos candidatos do Partido Liberal ainda na fase de pré-campanha, os postulantes apresentaram propostas e agradeceram à receptividade das pessoas por onde têm caminhado.

Ao final do ato, realizado no Clube Recreativo dos Caiadores, o presidente da Câmara Municipal, vereador Henrique Produções (PSB), anunciou apoio à candidatura de Anderson Ferreira.

André Ferreira anuncia apoio do vice-prefeito eleito de Pesqueira a Anderson

Foto: Divulgação 


O deputado federal André Ferreira (PL) anunciou, neste sábado (20), o apoio do vice-prefeito eleito de Pesqueira, Paulo Campos (PL), candidato a prefeito na eleição suplementar a ser realizada no próximo mês de outubro, à candidatura de Anderson Ferreira (PL) ao Governo de Pernambuco. O vereador Zé Maria Campos (Republicanos) participou do encontro, realizado na cidade de Gravatá, e, na ocasião, também garantiu apoio a Anderson, reforçando o palanque do liberal no Agreste.

“São dois apoios importantes para a candidatura de Anderson Ferreira na região do Agreste. Paulo foi eleito vice-prefeito e agora irá disputar a eleição suplementar para o cargo de prefeito, com grandes chances de vencer o pleito e reforçar esse time que vai mudar Pernambuco”, disse André Ferreira, coordenador no estado da campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Presidente da Câmara Municipal de Barreiros, do PSB, declara apoio a Anderson Ferreira

Foto: Hermes Costa Neto/Divulgação

O presidente da Câmara Municipal de Barreiros, Henrique Produções (PSB), declarou apoio à candidatura de Anderson Ferreira (PL) ao Governo do Estado. O anúncio foi realizado na tarde desta sexta-feira (19) durante um ato da caravana Simbora Mudar Pernambuco no município, que contou com a presença do prefeito Carlinhos da Pedreira (PP) e lideranças políticas do Litoral Sul, além do candidato ao Senado, Gilson Machado (PL), e de Izabel Urquiza (PL), candidata à vice-governadora.

“A melhor sensação é a de ter a consciência tranquila, de vestir uma camisa e ter a tranquilidade de saber para que time ir. Eu acredito e sei que Barreiros vai acreditar no 22 para o desenvolvimento de Pernambuco”, disse o vereador. “Estou no PSB e posso até ser expulso amanhã, mas acredito que preciso agir de acordo com minhas convicções e sei que o melhor nome para governar nosso estado é Anderson Ferreira”, acrescentou.


--

Estudantes da rede municipal do Jaboatão visitam o patrimônio cultural da cidade

  

Foto: Chico Bezerra/PMJG

A 15° Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, organizada pela Secretaria Executiva de Turismo e Cultura do Jaboatão, em parceria com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), deu início nesta quinta-feira (18) e vai até o sábado (20). Dando início às atividades, alunos da Escola Municipal Nova Visão, do bairro de Santo Aleixo, participaram de uma city tour pelos prédios históricos de Jaboatão. No roteiro, passaram pela igreja de Santo Amaro, pelo Cine Teatro Samuel Campelo, a Biblioteca Poeta Benedito Cunha Melo e encerraram o passeio no Instituto Histórico de Jaboatão (IHJ).

A aluna Suelen Maria falou o quanto foi interessante a visita aos lugares históricos. "É a primeira vez que eu venho aqui, achei muito interessante, bem legal. Pretendo pesquisar pra saber mais sobre Jaboatão". Comentou a estudante. 

O presidente do IHJ, Eugênio Lincoln, destacou a importância da visita dos alunos ao Instituto. "Com certeza, muitos deles irão absorver informações que irão repercutir em suas formações enquanto cidadãos. Ficou mais uma vez para nós, o sentimento de dever cumprido", afirmou o presidente.

Nesta sexta-feira (19) a programação da 15° Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco continua. Às 19h30, acontece o ato de solenidade “O patrimônio reconhecido por aqueles que resistem em escrever a história com suas vidas” na Câmara Municipal dos Vereadores. Convidados e o público geral poderão participar.

No sábado (20), às 10h, na Fazenda Esperança, ocorrerá a capacitação sobre a história revisitada pelo audiovisual, acolhidos, visitantes e convidados poderão participar. Na sala de leitura do EREM Poeta Mauro Mota, no bairro do Socorro, de 10h às 16h, acontecerá a exposição “Perspectiva sobre um acervo de memória”, onde os alunos do EREM e comunidades poderão comparecer.

“Eu só tenho um lado: o lado do povo de Pernambuco”, diz Anderson em entrevista à Grande Rio FM

Foto: Divulgação


O candidato do Partido Liberal (PL) ao Governo do Estado, Anderson Ferreira, participou, na manhã desta sexta-feira (19), por meio de videoconferência, de uma sabatina promovida pela Rádio Grande Rio FM, com sede em Petrolina. A entrevista foi conduzida pelas jornalistas Neya Gonçalves e Karine Paixão, e abordou temas como infraestrutura e desenvolvimento econômico, além de pautas ligadas ao Sertão do São Francisco. Anderson apresentou propostas das diretrizes do plano de governo e falou sobre a receptividade nas ruas nessa primeira semana de campanha.

A entrevista contou com a participação dos ouvintes, e um dos temas mais recorrentes foi sobre a piora no sistema de abastecimento de água para a população por parte da Compesa, cenário que aflige não apenas a região do Sertão do São Francisco, mas o estado como um todo. Anderson lembrou que coube ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), a conclusão e entrega das obras da transposição, e cobrou do Governo do Estado o papel de realizar as ligações entre as adutoras e o sistema da companhia para que a água, de fato, possa chegar às torneiras das casas das pessoas.

“Pernambuco recebeu, durante o governo do presidente Jair Bolsonaro, investimentos de mais de R$ 130 bilhões em obras e programas que mudaram a vida das pessoas. E o pernambucano é um povo grato e que reconhece aqueles a quem o ajudou. O Governo Federal tem feito a sua parte, mas falta interesse por parte do atual governador em trabalhar por Pernambuco”, observou Anderson. A gestão do PSB, segundo ele, foi responsável por isolar o estado do restante do país. “Estamos há oito anos em uma espécie de ilha, completamente afastados do desenvolvimento, devido à falta de articulação da gestão estadual”, acrescentou.

Anderson citou a experiência como prefeito do Jaboatão dos Guararapes, uma gestão marcada por entrega e resultados. O liberal fez questão de dizer que não entrou na política por conveniência e que sua trajetória é marcada por ter sempre caminhado ao lado dos interesses da população. E ao reforçar o alinhamento com o presidente Jair Bolsonaro, destacou que tem ao seu lado Gilson Machado (PL), candidato ao Senado, “que vai ser o senador que mais vai trazer recursos para Pernambuco na história”.

“Um dos grandes diferenciais para o êxito da nossa gestão à frente da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes foi o fato de termos conseguido construir pontes a cada vez que surgia uma dificuldade. Nós buscamos o diálogo com o Governo Federal e a iniciativa privada para levar investimentos para o município. A humildade é um valor que abre portas, e uma qualidade imprescindível a um gestor público, e é essa experiência que vamos levar para o Governo de Pernambuco”, disse Anderson Ferreira.

Homem é surpreendido pela PRF enquanto extraia areia à margem da BR-101

Fotos e vídeo: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, nesta quinta (17), um homem extraindo areia à margem da BR-101, em Jaboatão dos Guararapes/PE, sem autorização legal. A prática, aparentemente inofensiva, é tida como crime contra o patrimônio da União e ainda vem colocando em risco a segurança de quem trafega no trecho. 

Após denúncia feita na central 191 da PRF, a equipe policial se deslocou até a BR, onde o homem foi localizado. Além dele, os PRFs encontraram o cavalo e a carroça dentro da “cratera” criada pela extração irregular da areia. O solo acabou cedendo com o peso da carga e do animal, que foi retirado sem ferimentos.  


Veja o video:



Aos policiais, o carroceiro confessou que há meses retira areia daquela área para vender na comunidade local. Além disso, ele informou que outras pessoas também fazem essa retirada irregular de areia na região, e conhecem se tratar de uma prática contra a lei.

A extração sem autorização de areia às margens de rodovias federais, além de atentar contra o patrimônio da União, pode ainda danificar o pavimento, como já foi observada a erosão no km 3 da BR-101 Sul, onde aconteceu o flagrante. Além disso, assim como aconteceu com o cavalo e a carroça, outros veículos e pessoas podem sofrer acidente.



O homem foi encaminhado para a Polícia Civil, onde será investigada a prática do crime contra o patrimônio pertencente à União de usurpação de bem ou matéria-prima, e do crime ambiental de executar lavra ou extração de recursos minerais sem autorização.

Jaboatão terá 78 pontos de vacinação no Dia D de Multivacinação

Foto: Divulgação/PMJG

O município do Jaboatão dos Guararapes disponibilizará 78 pontos neste sábado para o Dia D da Multivacinação para imunização e atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Os pais ou responsáveis devem procurar uma das 75 salas de vacinação da rede municipal que seja mais próxima da residência. As outras opções são o Hospital da Aeronáutica, o Shopping Guararapes e o Rotary Club, localizado na rua Cromácio Leão, em Jaboatão Centro. O horário vai das 8h às 16h.

Crianças de 1 a menos de 5 anos de idade serão imunizadas contra a poliomielite e é necessário que os pais apresentem cartão do SUS ou CPF dos filhos. A vacinação contra a covid-19 será para crianças a partir dos 3 anos até menores de 15.


 

MUTIRÃO

 

Neste sábado também será realizado o mutirão Mais Jaboatão, no bairro de Marcos Freire, das 8h às 12h, onde também haverá vacinação contra a covid-19 para todos os públicos-alvo. Ação acontecerá na Escola Municipal Tecla Teixeira de Araújo, situada na rua Arraial do Bom Jesus, 75.

 

Além da vacinação, serão ofertados mais de 30 serviços gratuitos aos moradores do bairro, entre os quais mamografia, atendimentos médico, odontológico e psicológico, orientações do Procon, sobre licenciamento ambiental e enfrentamento à violência contra a mulher, corte de cabelo e atendimento a animais de estimação.

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Anderson defende as tradicionais feiras livres em grande caminhada em Abreu e Lima

Foto: Hermes Costa Neto/Divulgação

A população da cidade de Abreu e Lima, na Região Metropolitana, deu mais uma grande demonstração de apoio à candidatura de Anderson Ferreira (PL) ao Governo do Estado, nesta quinta-feira (18), durante uma caminhada que encheu de esperança em um futuro melhor as ruas do bairro de Caetés I. Mais de mil pessoas andaram lado a lado com Anderson, Gilson Machado (PL), candidato ao Senado Federal, e Izabel Urquiza (PL), candidata à vice-governadora.

“A nossa história tem fortes laços com a cidade de Abreu e Lima, um município que faz parte da nossa trajetória política. E a gente ver essa multidão caminhando ao nosso lado por um Pernambuco mais justo nos enche de orgulho”, disse Anderson.

Anderson ressaltou a importância das tradicionais feiras livres como um polo de geração de emprego, renda e circulação da economia local, quando reafirmou o compromisso em trabalhar ao lado dos municípios na criação de políticas públicas estruturantes voltadas à qualificação de mão de obra e de apoio aos feirantes. O liberal teceu duras críticas às promessas de campanha do candidato do PSB, Danilo Cabral, sobre a criação de “mini-Ceasas”.

“Danilo Cabral quer acabar com as feiras livres do interior, uma tradição do nosso estado responsável pelo sustento de milhares de famílias. Essas ‘mini-Ceasas’ vão aumentar os preços dos produtos e prejudicar tanto a quem compra como a quem vende. Pernambuco precisa de um governo que trabalhe pelo povo e não contra ele, que some esforços e pense em soluções práticas que, de fato, resultem na melhoria de vida das pessoas”, afirmou Anderson Ferreira.

Anderson, Gilson e Izabel recebem apoio do Sindicato Estadual dos Despachantes Documentalistas de Trânsito

Foto: Hermes Costa Neto/Divulgação

O Sindicato dos Despachantes Documentalistas de Trânsito de Pernambuco (Sinddespe) declarou apoio, na quarta-feira (17), às candidaturas de Anderson Ferreira (PL) e Izabel Urquiza (PL) ao Governo do Estado, e de Gilson Machado (PL) ao Senado Federal. O anúncio foi divulgado durante encontro de representantes da categoria e os candidatos em uma reunião no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife.

“Recebemos esse apoio do Sinddepe a nossa campanha com muita alegria e naturalidade. Esse é um gesto que demonstra que a nossa mensagem e a importância de unirmos forças para mudar Pernambuco tem sido compreendida pela população”, afirmou Anderson Ferreira.

Anderson lidera multidão pelas ruas de Roda de Fogo, no Recife

Foto: Hermes Costa Neto/Divulgação

O segundo dia de campanha do candidato do Partido Liberal (PL) ao Governo do Estado, Anderson Ferreira, contou com uma grande caminhada ao lado da população da comunidade de Roda de Fogo, no bairro dos Torrões, Zona Oeste do Recife. Ao longo de todo o percurso, que vestiu de azul as ruas e avenidas da localidade em uma grande onda de alegria e esperança, não faltaram demonstrações de apoio. Anderson participou de um adesivaço e, entre um abraço e outro, fez questão de ouvir as demandas apresentadas.

Durante visita pela manhã à Associação da Polícia Científica de Pernambuco, Anderson apresentou propostas para a categoria como a expansão e interiorização dos Institutos de Medicina Legal (IMLs). O candidato reafirmou o compromisso de liderar uma força-tarefa na área da segurança pública com a participação integrada das forças e destacou a importância de investimentos no setor de inteligência para apresentação de resultados.

“Temos percorrido todas as regiões do estado e o aumento da sensação de insegurança é uma demanda comum das pessoas. O descaso e a falta de investimentos na segurança pública nos oito anos nos fez encontrar cenários absurdos, como viaturas sendo abastecidas pela população e policiais militares tendo que fazer rodízio de coletes à prova de balas. Tudo isso é resultado da ausência de políticas públicas de valorização e de comando por parte do atual governador”, disse Anderson.

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Anvisa libera uso obrigatório de máscaras em aviões e aeroportos


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O uso de máscaras respiratórias em aviões e aeroportos de todo o país não vai mais ser obrigatório. A medida foi aprovada, nesta quarta-feira, pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A decisão foi tomada como uma resposta ao atual momento da pandemia de covid-19. A análise técnica da Anvisa apontou que a flexibilização do uso de máscaras não vai resultar em um aumento no número de mortes pela doença.

Apesar do fim da obrigatoriedade, a utilização de máscaras em aviões e aeroportos continua sendo recomendada pela agência. O relator da matéria na Anvisa, diretor Alex Machado Campos, ressaltou que essa medida de proteção ainda cumpre um papel fundamental no controle da pandemia.

A Anvisa também decidiu que os avisos sonoros sobre a recomendação do uso de máscara como medida de proteção devem continuar nos aviões e aeroportos. Já a necessidade de distanciamento mínimo foi suspensa pela agência.

Por outro lado, o desembarque de passageiros por fileiras nas aeronaves segue obrigatório, bem como os procedimentos de limpeza e desinfecção


Fonte: Agência Brasil

Quatro suspeitos são detidos e armas são apreendidas em Araripina


Policiais da 9ª CIPM, durante patrulhamento na tarde desta quarta-feira (17), receberam informações que indivíduos estariam praticando comércio ilícito de entorpecentes, no bairro Adelino, em Araripina. Em ato contínuo, foi realizado o cerco no local de difícil acesso, onde foram flagrados cinco indivíduos compartilhando entorpecentes. 

Ao perceberem a presença do efetivo, eles tentaram fugir, sendo três deles capturados. Dois tomaram destino ignorado pelo matagal, sendo um deles capturado posteriormente após diligências.  Com os suspeitos foram apreendidos uma espingarda cal.12; sete munições cal.12; um revólver cal.32; nove munições cal.32, intactas; 204 pedras de crack; 47 papelotes de maconha; 16 g de cocaína; um aparelho celular e três balanças de precisão. Os envolvidos e os materiais apreendidos foram apresentados na DPC local, para adoção das medidas legais cabíveis.

PM desmonta quadrilha no Jardim Muribeca


Numa ocorrência concluída somente na madrugada desta quarta-feira(17), policiais militares do 6º BPM prenderam dois homens e apreenderam três adolescentes, na Rua Flor de Laranjeira, no Jardim Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes. Eles vão responder pelos crimes de porte ilegal de arma, tráfico de drogas, receptação, clonagem e adulteração de veículo e associação criminosa, sendo que os adultos também foram enquadrados por corrupção de menores. 

O grupo integra uma quadrilha  que vinha aterrorizando os moradores da região e foi descoberto a partir de um carro roubado, usado para o comércio ilegal que estava estacionado em frente à casa do líder. Ao todo, foram apreendidos com os envolvidos 24 pedras de crack e uma pedra maior do entorpecente, 940g de maconha, uma capa de colete balístico, um revólver calibre .38 e 15 munições, dois celulares, embalagens plásticas para drogas, uma balança de precisão e um veículo Ford KA..

Alunos e professores mergulham na história do patrimônio cultural do Jaboatão

Fotos: Chico Bezerra/PJG

Alunos e professores das redes públicas de ensino municipal e estadual e da rede privada do Jaboatão dos Guararapes vão fazer um mergulho na história do patrimônio do município, nesta quinta-feira (18).  Além de palestra sobre o tema, eles participam de um city tour por prédios públicos impregnados de nossa cultura. A programação local se estende até o sábado (20) e foi organizada pela Secretaria Executiva de Turismo e Cultura do Jaboatão, em parceria com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), responsável pela ação, como homenagem à da 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco.

Nesta quinta, às 10h, ocorre palestra na Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Poeta Mauro Mota, sob o tema "Jaboatão na Rota da Memória". À tarde, das 14h às 17, acontece city tour com roteiro partindo da Igreja de Santo Amaro, seguindo pelo Cine teatro Samuel Campelo, Biblioteca Poeta Benedito Cunha Melo, encerrando com visita guiada no Instituto Histórico de Jaboatão (IHJ).

Na sexta-feira (19), haverá ação educativa na biblioteca do Erem Paulo Mauro Mota, com diálogo interclasse sobre memória e patrimônio do bairro de Socorro. A programação se encerra no sábado (20), na Fazenda Esperança, onde acolhidos, visitantes e convidados vão poder participar de capacitação sobre a história e a memória revisitada pelo audiovisual.




18 de agosto
10h - Palestra - Jaboatão na rota da memória
Local: EREM Poeta Mauro Mota
Público-alvo: Alunos e professores da Rede Estadual

14h às 17h - City Tour Roteiro: Igreja de Santo Amaro -Cine teatro Samuel Campelo - Biblioteca Poeta Benedito Cunha Melo - Instituto histórico de Jaboatão
Público-alvo: Estudantes das escolas Municipais de Jaboatão

18h - Visita Guiada - O patrimônio em meio nós
Local: Instituto Histórico de Jaboatão - IHJ Rua Des. Henrique Capitulino, 65 - Centro
Público-alvo: Alunos e Professores das Escolas das Redes Municipal, Estadual e Privada

19 de agosto
10h - Ação Educativa - Diálogo interclasse sobre memória e patrimônio do bairro de Socorro Local: Biblioteca do EREM Poeta Mauro Mota
Público-alvo: Alunos do EREM Poeta Mauro Mota e Convidados

20 de agosto
10h - Capacitação - História e memória revisitada pelo audiovisual
Local: Fazenda da Esperança Padre Henrique
Público-alvo: Acolhidos, visitantes e convidados

Anderson inicia campanha em casa, no Jaboatão, com grande caminhada em Cajueiro Seco

Foto: Hermes Costa Neto/Divulgação

Ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes, o candidato do Partido Liberal (PL) ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira, fez questão de iniciar a campanha de rua em casa, e liderou, na noite dessa terça-feira (16), uma grande caminhada pelo bairro de Cajueiro Seco. A concentração se deu em um lugar emblemático para a trajetória política de Anderson, em frente à Escola Municipal Natividade Saldanha, a primeira unidade de ensino cívico-militar do estado, uma conquista de sua gestão à frente do Executivo Municipal junto ao Governo Federal.

Ao lado do candidato ao Senado, Gilson Machado (PL); da candidata à vice-governadora, Izabel Urquiza (PL); e do prefeito Mano Medeiros (PL), Anderson demonstrou força e levou milhares de pessoas às ruas do bairro. A chapa majoritária foi aclamada pela população durante todo o percurso. Visivelmente emocionado, Anderson fez questão de agradecer a cada gesto de carinho e apoio, e reforçou, ao discursar, o compromisso de mudar para melhor a realidade do estado.

“Estamos dando aqui, no Jaboatão, a largada para virarmos a chave e mudar Pernambuco. Daqui para frente vamos caminhar ao lado do povo do nosso estado para intensificar ainda mais essa confiança, que se dá na troca de olhares, num abraço apertado, pelo desejo de voltarmos a ter um Pernambuco à altura do seu povo”, disse Anderson.

A agenda do dia teve início com a apresentação das diretrizes do programa de governo, em um evento realizado em formato de coletiva de imprensa no auditório do Mar Hotel Conventions, no Recife. “Faremos em quatro o que não foi feito nos últimos oito anos”, resumiu em uma frase, Anderson Ferreira, o plano de ação que está sendo estruturado para 2023.

De lá, Anderson, Gilson e Izabel seguiram para a cidade do Cabo de Santo Agostinho, onde lideraram uma grande caminhada pelas ruas do bairro de Ponte dos Carvalhos. A concentração aconteceu na Praça da Terceira Idade e, de lá, uma multidão coloriu de azul as ruas da localidade, e renovou a esperança e a alegria de quem fez questão de abrir a porta de casa para demonstrar apoio aos candidatos.

terça-feira, 16 de agosto de 2022

Anderson Ferreira: “Faremos em quatro anos o que não foi feito nos últimos oito”

Foto: Hermes Costa Neto/Divulgação

Candidato do Partido Liberal (PL) ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira reuniu a imprensa em uma coletiva, na tarde desta terça-feira (16), no auditório do Mar Hotel, no Recife, e apresentou as diretrizes do plano de governo. Durante o lançamento do programa, que contou com a participação do candidato ao Senado, Gilson Machado Neto (PL), e da candidata à vice-governadora, Izabel Urquiza (PL), Anderson foi enfático e, em um discurso forte e direto, destacou que vai fazer em quatro anos o que o governador Paulo Câmara (PSB) e Danilo Cabral (PSB) não fizeram nos últimos oito anos. 

A apresentação das diretrizes marcou o primeiro ato da fase de campanha de Anderson ao Palácio do Campo das Princesas. O liberal salientou que o documento é “mais que um plano de governo, é um plano de ação”, e colocou no centro das prioridades o crescimento econômico do estado, ao reiterar que vai ser lembrado como o governador que mais gerou empregos na história de Pernambuco. “Nós precisamos andar para frente, e não para trás como caranguejo, para retomar o crescimento e colocar Pernambuco de volta ao trabalho. Só assim poderemos, em paralelo, fazer uma grande revolução social e tirar nosso estado do mapa da fome e da miséria”, disse.

De acordo com o liberal, não há mágica nem promessas para que esses objetivos possam ser alcançados. “Basta apenas trabalharmos definindo prioridades em parceria com os municípios e a população. Os desafios são grandes, mas o povo pernambucano pode ter a mais absoluta certeza de que a nossa determinação é ainda maior. Nós vamos virar essa chave”, afirmou.

Anderson fez questão de destacar que tem um lado, “o lado do bem”, e que está fechado com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que participou do evento por meio de vídeo, quando, em clima de campanha, pediu votos para Anderson e Gilson, e frisou que “vai trabalhar para trazer para o estado os recursos que Pernambuco precisa”. 

Já o candidato de Bolsonaro em Pernambuco, Anderson Ferreira, reforçou a importância dos programas sociais desenvolvidos pela atual gestão do Governo Federal, a exemplo do Auxílio Brasil, que passou a pagar o valor de R$ 600 para os mais vulneráveis. “Esse, sim, é um programa social de verdade e não a esmola que o PT entregava em troca de votos”, alfinetou.

Ao encerrar o evento, Anderson ressaltou que ao renunciar à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, o primeiro ato foi criar um amplo grupo de discussão e aberto à participação popular para debater Pernambuco. “E agora iniciamos oficialmente nossa campanha seguindo pelo mesmo caminho. Nosso programa está e sempre estará aberto e à mesa. Não somos donos da verdade e as críticas serão sempre bem-vindas e valorizadas”, pontuou.

Anderson reforça importância da isonomia durante a eleição em visita ao MPPE

Foto: Hermes Costa Neto/Divulgação

O candidato Anderson Ferreira (PL) defendeu, nesta terça-feira (16), a garantia de condições de isonomia entre os postulantes ao Governo de Pernambuco ao longo da campanha eleitoral como meio de assegurar a expressão de ideias. A declaração foi feita durante visita institucional ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Acompanhado da candidata à vice-governadora, Izabel Urquiza (PL), Anderson foi recebido pelo procurador-geral de Justiça do MPPE, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, e destacou o caráter plural da instituição e a importância do órgão para o equilíbrio das eleições.

“O Ministério Público de Pernambuco possui um papel de fundamental importância no período eleitoral atuando como fiscal da legislação e isso assegura que o eleitor possa participar do debate democrático a partir do momento em que a isonomia entre os candidatos passa a ser respeitada. Hoje, iniciamos um novo ciclo nesse desafio para mudar Pernambuco, com o início da campanha, e fizemos questão de visitar o MPPE para reafirmar nosso compromisso de respeito para com o eleitor”, afirmou Anderson Ferreira. 

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Prefeitura do Jaboatão e consórcio liderado pela Enel X assinam contrato de Parceria Público-Privada de Iluminação Pública

Fotos: Chico Bezerra/PMJG

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, e o executivo responsável da Enel X Brasil (líder do Consórcio Luz do Jaboatão), Francisco Scroffa, assinaram o contrato da Parceria Público-Privada de Iluminação Pública do município, nesta segunda-feira (15). Formado também pelas empresas Selt Engenharia e Mobit, o consórcio apresentou a melhor proposta e passará a administrar o parque de iluminação pública da cidade pelos próximos 22 anos. O leilão foi realizado em março deste ano, pelo município, na Bolsa de Valores, em São Paulo, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na modelagem e estruturação da PPP. Esse é o maior contrato de PPP assinado em Pernambuco.

O contrato tem valor de R$ 130,8 milhões, sendo R$ 84 milhões em investimentos a serem feitos na modernização e melhoria de aproximadamente 47 mil pontos de iluminação ao longo da concessão, além de ampliação do número de pontos, para atender ao crescimento do município. Serão instaladas iluminação especial e arquitetural em 170 espaços turísticos e históricos, parques, praças, campos e quadras de futebol. Todo o acervo da iluminação usará tecnologia LED e as luminárias das principais vias terão gestão remota de telecontrole, ou seja, o próprio sistema indicará possíveis falhas. O consórcio também implantará um centro de controle para monitoramento 24 horas por dia, com atendimento por uma central telefônica e canais digitais.



 

“A PPP representa um marco na história do Jaboatão. Com ela, o município terá uma redução de até 71% nos gastos com energia, quando o consórcio finalizar a modernização do parque elétrico, prevista para 18 meses. E isso resultará em redução do valor da taxa de contribuição de iluminação pública para os mais de 700 mil moradores do município”, comemorou o prefeito Mano Medeiros. “Tenho certeza de que o município será referência no setor. Teremos uma gestão muito mais eficiente, com uma tecnologia que nos garantirá mais agilidade na correção de possíveis falhas e possibilidades de gerar novas receitas com produtos Smart Cities, além dos ganhos de segurança e ambientais, pois haverá uma redução significativa na troca de lâmpadas”.

 

“Ainda existem no Brasil muitos sistemas de iluminação pública urbana com iluminação tradicional, com fontes de luz obsoletas e ineficientes. Isso traz impactos negativos, como a baixa qualidade luminosa, interrupções frequentes e níveis de consumo muito altos, gerando despesas desnecessárias. Com a modernização, permitiremos que a administração pública torne a cidade do Jaboatão dos Guararapes mais sustentável, trazendo um acervo de iluminação que tornará as áreas urbanas mais seguras, modernas, eficientes e atraentes, sendo um passo para uma cidade circular inteligente. Para nós, essa é uma conquista importante, alinhada com a missão da Enel X de alcançar posição de destaque neste mercado em até cinco anos”, avalia Francisco Scroffa, executivo responsável da Enel X no Brasil, linha de negócio do Grupo Enel dedicada a produtos inovadores e soluções digitais.

 

A Enel X é o principal competidor no segmento de iluminação pública e responde por cerca de 2,9 milhões de pontos de luz no mercado global. A empresa planeja crescer neste mercado no país utilizando tecnologias que permitem, além de ganhos de eficiência energética, menos falhas frequentes e trazem aumento da sensação de segurança graças a ambientes mais iluminados e valorizados. Toda a operação é gerenciada por meio de uma plataforma e aplicativos integrados. O monitoramento em tempo real permite programar manutenção preventiva ou corretiva em casos de falha, otimizando rotas e oferecendo informações ao município paralelamente ao monitoramento da operação. Também é possível criar cenários específicos para programar a dimerização da iluminação ou desligar um circuito com segurança para determinados eventos, além de aumentar a vida útil dos componentes por dimerização (redução dos fluxos luminosos) em casos de pouca movimentação ou por meio de horários programados.  

 


Anderson chama Danilo Cabral de “cara de pau” por fala sobre redução do IPVA

Foto: Hermes Costa Neto/Divulgação


Há três meses, o candidato do Partido Liberal (PL) ao Governo do Estado, Anderson Ferreira, apresentou, por meio da bancada do partido na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), um projeto de lei para baixar o extorsivo valor do IPVA cobrado pelo governador Paulo Câmara (PSB) e seu candidato, Danilo Cabral (PSB). Ao ver uma manifestação do socialista, nesta segunda-feira (15), em que alega que o estado vai passar a ter o menor imposto, Anderson reagiu ironicamente e enfatizou que essa promessa poderia facilmente se tornar realidade caso Danilo aconselhasse o seu governador Paulo Câmara a aprovar o projeto do PL ou resolver a situação por meio de decreto.

“É muita cara de pau de Danilo Cabral e Paulo Câmara abordarem a redução do IPVA quando, ao mesmo tempo, ignoram que há protocolado na Alepe um projeto de lei de nossa autoria que trata sobre o assunto e não anda para frente por falta de interesse do governador em mobilizar a bancada. Bastaria um simples gesto, ou até mesmo um decreto, para que milhões de pernambucanos proprietários de veículos pudessem ter o sofrimento aliviado”, disse Anderson.

Anderson ainda observou que, na declaração enviada à imprensa, Danilo Cabral ainda vai além e reconhece que a política tributária implantada pela gestão do PSB é injusta e penaliza o empreendedor. Em nota, ele afirma ser preciso “garantir uma política tributária para que quem vier empreender aqui, possa ter a certeza que vai pagar imposto de forma justa”.

“Essa é mais uma prova de que o PSB vive sempre correndo atrás do próprio rabo feito gato, sem saber para onde vai, desorientado. O próprio candidato do governador Paulo Câmara externou o caráter abusivo da política tributária instalada nos últimos oito anos, que transformou o governo estadual em uma máquina de arrecadação de impostos e que penaliza a população, sobretudo os mais vulneráveis”, pontuou Anderson Ferreira.

TV Guararapes celebra dez anos de afiliação à Record


A TV Guararapes, a televisão vice-líder absoluta de audiência em Pernambuco, celebra este ano, em grande estilo, os dez anos de afiliação à Rede Record. Também neste ano, a TV Guararapes comemora 22 anos de fundação e agradece o acolhimento e carinho dos telespectadores pernambucanos. Para festejar esse momento, o Sistema Opinião de Comunicação promoverá, nesta terça-feira (16), o (re)conecta Guararapes. O evento será no Cais do Sertão, no Recife Antigo, e contará com a presença de autoridades e representantes da Record TV.

A programação terá início logo cedo e a abertura será comandada pelos jornalistas Meiry Lanunce (apresentadora do Jornal Guararapes) e Eduardo Ribeiro (apresentador do Domingo Espetacular, da Record). Na sequência, o superintendente de rede da Record TV, André Dias, fará uma apresentação. O superintendente do Sistema Opinião de Comunicação, Cacá Marthins, fará uma apresentação institucional. Também haverá explanações sobre o ibope e apresentações sobre os produtos da TV Guararapes, essa última, já na parte da tarde.

Foi em janeiro de 2012 que a TV Guararapes virou afiliada à rede Record no Recife. “Para nós, é motivo de muito orgulho sermos a televisão vice-líder de audiência em Pernambuco. Isso é resultado do esforço e comprometimento do nosso time e também pela parceria exitosa que celebramos há dez anos entre a TV Guararapes e a Record TV. Ser afiliada à Record faz de nós uma televisão mais forte e de muita credibilidade”, destaca Cacá Marthins. Ainda dentro das comemorações, haverá uma palestra ministrada por Leila Navarro e um coquetel no Cais Rooftop, onde os participantes do evento também almoçarão após o término da programação da manhã.

A TV Guararapes tem a maior programação local em Pernambuco, com quarenta e duas horas de conteúdo local toda semana. As notícias mais importantes do estado e as principais informações sobre o início do dia chegam às casas dos nossos telespectadores a partir das 6h30, com o Balanço Geral Manhã, de segunda a sexta-feira, apresentado por Evenilson Santana. Já perto da hora do almoço, entra no ar o Balanço Geral Pernambuco, apresentado por Gernand Lopes, que conta com a participação de Pablo Marques na apresentação da Hora do Venenoso. 

Para animar as tardes dos telespectadores, às 14h40, de segunda a sexta-feira, está no ar o programa Que Arretado. Os integrantes do humorístico levam diversão a quem acompanha a programação da TV vice-líder de audiência em Pernambuco. À noite, a repercussão dos casos policiais chega à tela com o Cidade Alerta Pernambuco, às 18h, apresentado por André Estanislau. Na sequência, vem o Jornal Guararapes. Sob o comando de Meiry Lanunce, o telejornal entra no ar às 19h15 trazendo os principais fatos do dia em todo estado de Pernambuco. 

A informação e a diversão também são garantidas nos finais de semana na tela da TV Guararapes. Aos sábados, os telespectadores podem acompanhar os programas Super Bancada, que traz tudo sobre os times pernambucanos com a apresentação de Roberto Nascimento, o Tudo é Notícia com Priscila Assis, o Simbora e o Que Arretado. Já aos domingos, o programa Poder & Negócios traz entrevistas com autoridades e especialistas em temas variados. É por tudo isso que a TV Guararapes é a televisão vice-líder em Pernambuco.


VARÍOLA DOS MACACOS: Queiroga diz que rede de diagnóstico da doença será ampliada até o fim de agosto

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil


O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que, até o final de agosto, todos os laboratórios centrais de saúde pública (Lacens) do país vão ser capazes de diagnosticar a varíola dos macacos. A informação foi dada em entrevista ao programa A Voz do Brasil. 

Os 26 estados e o Distrito Federal já possuem unidades do Lacen, mas apenas quatro fazem o diagnóstico por enquanto: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e DF. Outras quatro unidades de referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) complementam a rede para detectar a doença. 

Segundo o Ministério da Saúde, a única forma de confirmar ou descartar a varíola símia é a testagem. Mas é importante ficar atento aos sintomas da doença, conforme explicou ao Brasil61.com a doutora Natalia Pasternak, bióloga e pesquisadora na Universidade de Columbia.  

“Em geral, começa com sintomas muito parecidos com uma gripe forte. Então, febre alta, dor no corpo, dor de cabeça e aparecem as lesões de pele, que são bem características.”

Emergência internacional


Por conta do avanço da varíola dos macacos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência de saúde pública global, o que significa que os seus países membros devem reportar os casos para a organização como parte de um esforço para conter a doença. 

Apesar disso, especialistas e autoridades de saúde têm pregado que a doença não é motivo para pânico. “Vale lembrar que a letalidade dessa doença é baixa, ou seja, a maioria dos casos é simples, de tal sorte que não é algo que se assemelhe à Covid-19, apesar de ser uma emergência de saúde pública global reconhecida pela OMS”, disse o ministro. 

Mesmo com o menor risco de contágio, a doutora Natalia Pasternak reforça a importância das campanhas informativas para evitar que a doença se espalhe.

“É muito pouco provável que ela se torne uma pandemia. Não é uma doença altamente contagiosa, como uma virose respiratória, como é o caso da Covid-19 ou da gripe influenza. Os sintomas são mais óbvios, é mais fácil de isolar a pessoa que está infectada, de buscar a rede de contatos. Mas, para evitar que ela realmente se espalhe, precisamos de campanhas informativas.”

A nível interno, o Ministério da Saúde lançou um Plano Nacional de Contingência, documento que traz informações para o controle da doença. Até a última sexta-feira (12), o país tinha 2.584 casos confirmados e um óbito causado pela doença, segundo a pasta. 




Fonte: Brasil 61

domingo, 14 de agosto de 2022

Anderson Ferreira discorda do cronograma dos debates nas emissoras de tevê

Foto: Hermes Costa Neto/Divulgação

O candidato do Partido Liberal (PL) ao Governo do Estado, Anderson Ferreira, classificou como “um desserviço ao povo pernambucano” o calendário dos debates nas emissoras de televisão, agendados para os últimos dias do período eleitoral. Anderson disse que Pernambuco enfrenta problemas em todas as áreas, e o mais importante em uma eleição como a que teremos é poder debater o futuro do estado de forma útil, e não correr o risco de se criar um “circo eleitoral”.

A declaração foi feita pelo candidato ao tomar conhecimento do calendário apresentado pelas emissoras. Anderson afirmou que pensa diferente, irá avaliar o tema junto à equipe de campanha e que não tem pressa para decidir nada. “Nossa assessoria de imprensa participará das discussões com as emissoras e, no momento oportuno, vamos avaliar”, salientou.

“Esses debates deveriam ter sido distribuídos ao longo dos 45 dias de campanha para que a população pudesse melhor avaliar os candidatos ao Governo de Pernambuco. O verdadeiro debate precisa acontecer ao longo da campanha e ter por objetivo dar a oportunidade aos candidatos de se apresentarem, como, também, de colocarem suas ideias e propostas para a população”, destacou Anderson Ferreira.