sábado, 17 de junho de 2023

Carta ao povo de Paulista

    


Aos que conhecem minha gente , sabem o quanto somos ordeiros e gentis. Fica limpo, claro cristalino o  amor danado que temos por nossa cidade.  Paulista, que sempre foi porta de desenvolvimento do litoral norte, vive hoje a reboque de outros municípios da região, espiando pela janela o progresso passar.  Aos saudosistas, remetem a Ademir Cunha o último exemplo de gestor comprometido com os interesses da cidade. O que faz até um certo sentido. Nos últimos anos, o que podemos presenciar são nossos irmãos igarassuanos ditando o ritmo dos paulistenses, talvez apenas, saudade de ser província da Vila de Igarassu. 

Os registros históricos afirmam que Duarte Coelho chegou à Capitania de Pernambuco em 1535, avançando pelo Canal de Santa Cruz até a foz do Rio Igarassu, onde travou batalhas com os índios da região antes de fundar a 1ª vila colonial.

Dava-se início, então, ao processo de povoamento da região que, séculos depois, se emaciparia sob o nome de “Paulista”. Emancipação hoje pleiteada novamente pelo povo das cidades das chaminés, infelizmente hoje todas vendidas, por gestões que tentam reduzir nossa fração linda do Brasil, a um grande pedaço de uma coisa qualquer. 

Nos últimos 18 anos, o que podemos enxergar é um único projeto dicotômico alternado por Yves Ribeiro, ( ex- prefeito de Igarassu) e Junior Matuto (diretor, coreligionario e sucessor de Yves)  ambos conhecidos por suas gestões desastrosas e cheios de visitas do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRACO)  nos corredores da prefeitura. 

Somos um povo sem identidade política, sem referência de liderança e acima de tudo, sem autoestima. Vivemos a triste realidade de sempre escolhemos o menos ruim. Por ausência de idéias, e de um projeto discutido amplamente pela sociedade , que deixamos esses personagens, ditarrem nosso rumo. Hora um especialista em inaugurar maquete, hora um matuto sabido, que vive nos corredores de Brasília, afim de se livrar de seus processos por colocar a mão no dinheiro "da gente".  

Chegou a hora de pensar na gente, na gente que está na fila do posto de saúde, na gente que tem suas casas invadidas pelas águas, na gente que não aguenta mais ver os cofres públicos serem assaltados. É preciso construir uma Paulista de um jeito novo, ouvindo os paulistenses e acima de tudo dialogando com as pessoas.

Só se constrói um grande projeto de cidade com a participação de todos e muito diálogo. Para ser um gestor comprometido como Ademir Cunha não podemos fazer assepsia de ideias. Precisamos, no entanto, ouvir o que cada um precisa falar. O Prefeito que não se dispõe a ouvir as pessoas nunca irá acertar nas suas decisões. Liderança é a arte de fazer as ideias se convergirem e extrair o melhor para nossa população. E ao fim saber que suas decisões irão beneficiar a maioria dos paulistenses.

Certamente não sentimos mais o aroma do eucalipto, mas, ainda podemos ser o palco de um progresso imensurável e símbolo da graça e do labor. É hora de arregaçar as mangas, planejar, ouvir, e parar de colocar a culpa nos Lundgren. 


Luiz Neto, empresário e pré-candidato a prefeito da cidade do Paulista.

Policiais Militares da Radiopatrulha apreendem quantidade expressiva de drogas

Fotos: PMPE

Policiais do Batalhão de Radiopatrulha (BPRP) receberam nesta sexta-feira (17/06) informes que um homem estaria transportando em uma moto uma certa quantidade de drogas. 

No bairro de Campo Grande o efetivo policial deparou-se com o suspeito e ao abordá-lo foram encontrados com o mesmo 03 (três) tabletes de substância análoga à maconha. Ele informou aos policiais que adquiriu o entorpecente no município de Chã Grande, agreste pernambucano, e que no citado local haveria uma maior quantidade de entorpecentes.

A partir de então o efetivo policial militar seguiu em diligência até o Condomínio Campo do Vale, local indicado, onde constatou-se a veracidade dos fatos,  encontrando em frente a uma residência embaixo de uma cobertura improvisada, a quantia de 385 tabletes (345 Kg) de substância análoga a maconha.

O segundo suspeito, morador deste imóvel declarou que um terceiro elemento, conhecido por Rodrigo, apenas havia lhe pedido para guardar caixas lacradas dizendo se tratar de material eletrônico e que depois iria buscar, informando, deste modo, não saber de se tratar de ilícito até  aquele momento.



Os policiais seguiram para Recife após receberem informações de que o proprietário da droga apreendida estaria se desfazendo de outra quantidade do entorpecente no bairro de Casa Forte.

O efetivo avistou um veiculo Onix preto. Com o condutor do veículo foram encontrados 30 Kg quilos de maconha. No mesmo local o condutor de uma SW4 também foi abordado, ja que a informação era de que ele receberia esta droga do suspeito do Onix.

Os suspeitos foram encaminhados para a CEPLANC - Central de Plantões da Capital, em Recife para serem tomadas as medidas cabíveis.

sexta-feira, 16 de junho de 2023

Procon Jaboatão passa a realizar audiências de forma online

Foto: Léo Rafa /PJG 

A partir de agora, o Procon do Jaboatão dos Guararapes passa a realizar também audiências de forma online por meio de videoconferências. Ou seja, as denúncias e outros processos que tramitarem no Procon poderão ser solucionados de forma virtual, entre as partes envolvidas e o órgão. As notificações de marcação das audiências (dia, hora e local) serão gerados por meio de um link, que será disponibilizado pelo Procon para as partes envolvidas.

A expectativa inicial é que cerca de 27% do total dos processos administrativos passem a ser realizados de forma virtual no município. Vale ressaltar que as audiências presenciais continuarão sendo realizadas pelo órgão.


Ainda de acordo com a instituição, todas as unidades instaladas no município já estão agendando eletronicamente as audiências. “Essa medida implementada pelo Procon Jaboatão visa dar mais celeridade à resolutividade dos processos administrativos e também oferecer mais comodidade para que os consumidores solucionem seus problemas”, falou o superintendente do Procon Jaboatão, Orzil Borges.

Obra de esgoto altera trânsito em Barra de Jangada, Jaboatão dos Guararapes


A Compesa inicia nesta sexta-feira (16), a partir das 20h, uma obra de esgoto na Rua Capitão Médico Osias Ribeiro, no cruzamento com a Rua Maria Digna Gameiro, no bairro de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes. A intervenção será realizada em dois turnos (diurno e noturno) e deve ser finalizada até a próxima terça-feira (20).

Por este motivo, o cruzamento ficará interditado ao tráfego de veículos e os motoristas deverão realizar desvios indicados pelos agentes de trânsito do município de Jaboatão dos Guararapes. No sentido Barra de Jangada – Candeias, os motoristas devem seguir pela Rua Água Doce para acessar a Avenida Bernardo Vieira de Melo. Já no sentido Candeias – Barra de Jangada, os motoristas devem entrar na Rua José Olímpio da Cunha, seguir pela Rua Padre Nestor de Alencar e acessar a Rua Capitão Médico Osias Ribeiro.

A ação é uma iniciativa do Programa Cidade Saneada, uma parceria entre a Compesa e a BRK, quando serão implantados 12 metros de tubulações de esgoto na Rua Capitão Médico Osias Ribeiro, com diâmetro de 200 milímetros e uma profundidade de 3,5 metros. A obra contempla ainda a construção de um poço de visita (dispositivo por onde são realizadas as inspeções das redes coletoras de esgoto). Esse trecho é mais uma etapa da obra da segunda etapa de implantação de sistema de esgotamento sanitário nos bairros de Candeias, Piedade, Barra de Jangada e Cajueiro Seco.


 

quinta-feira, 15 de junho de 2023

Shopping Guararapes recebe posto do IITB para emissão de Carteiras de Identidade

A Polícia Civil de Pernambuco, por meio do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), inicia atendimento temporário para a emissão de Carteiras de Identidade no Shopping Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes. A proposta dessa parceria com o Shopping, é proporcionar maior facilidade para os cidadãos que necessitam do documento, tanto em primeira via como as demais. 

Já é possível agendar o atendimento pelo site www.pecidadao.pe.gov.br. O posto do IITB tem capacidade para atender a 200 pessoas por dia. A previsão é que o serviço funcione de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados das 10h às 16h com atendimento digital, realizado por meio do Sistema de Identificação Biométrica Automatizada (ABIS).

Ao agendar a vaga no site, é preciso preencher os dados e informar se o serviço é para a expedição da 1ª ou 2ª via da Carteira de Identidade. É gratuita a primeira via do documento, assim como qualquer via para pessoas maiores de 65 anos. Para cidadãos não idosos a emissão de 2ª via em diante é paga e a taxa custa R$ 28,57, imprimindo o DAE (Documento de Arrecadação Estadual) no mesmo site.

Na data agendada, é preciso levar a Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento; o DAE (o boleto gerado no site) junto com o comprovante de pagamento e, caso queira acrescentar mais alguma informação, tais como como tipo sanguíneo e CPF, basta levar os documentos originais comprovando os dados.

Prefeitura do Jaboatāo remarca eventos do São João na sexta, sábado e domingo

Foto: Divulgação/PMJG

A programação junina desta sexta-feira (16), sábado (17) e domingo (18), no Jaboatāo dos Guararapes, foi adiada em virtude das últimas chuvas. A Prefeitura do Jaboatāo remarcou os eventos e manteve as demais datas de eventos. No Polo Jaboatão Centro terá São João nos dias 22,  23, 24 e 25. No Polo Muribeca, será dia 25; e em Barra de Jangada, nos dias 1 e 2 de julho. Já os eventos juninos do Polo Infantil no Ginásio de Esportes Reginaldo Montenegro, em Jaboatão Centro, serão nos dias 23 e 24. Também estão mantidos o Polo do Curados 4, dia 23; o Polo Curado 2, dia 24; Festival de Quadrilhas nos dias 28, 29 e 30, no Parque da Cidade, em Prazeres; e o Polo de Cavaleiro, nos dias 30 de junho e 1 de julho.

A decisão foi tomada pelo prefeito Mano Medeiros, após visitar, nesta quinta-feira, os locais atingidos por inundações provocadas, principalmente, pelo transbordamento do Rio Jaboatāo. “Neste momento, temos que nos solidarizar, apoiar e prestar toda assistência às famílias que tiveram perdas causadas pelas chuvas. Tivemos muitos locais inundados pelo Rio Jaboatāo e agora é o momento de cuidar das pessoas. Por isso, decidimos transferir os eventos que teríamos neste final de semana”, disse o prefeito Mano Medeiros.

Além de visitar os locais, o prefeito fez um sobrevoo de helicóptero nas áreas inundadas para conferir os efeitos do transbordamento do Rio Jaboatāo, em decorrência das fortes chuvas em Vitória do Santo Antão e Moreno. Desde ontem, Mano Medeiros vem acompanhando de perto os trabalhos da Defesa Civil no apoio à população.

Boletim divulgado pela Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes informa que no período das 7h às 16h desta quinta-feira, choveu 23 mm no município. Ao longo do dia, foram registrados 8 deslizamentos de barreiras sem vítimas, além de alagamentos em áreas da Muribeca e Conjunto Marcos Freire devido ao transbordamento do Rio Jaboatão. No momento, 106 pessoas estão acolhidas em abrigos montados pela Prefeitura do Jaboatão. Os desabrigados estão recebendo alimentação, ajuda da Assistência Social e apoio médico e psicológico.

Alice Delfina da Silva mora em Jardim Muribeca e chegou ao abrigo de Dois Carneiros na madrugada desta quinta-feira, junto com seus três filhos, dois irmãos e uma sobrinha. “A água do Rio Jaboatão subiu muito rápido e saí de casa. Quando estávamos na rua, um pessoal da Defesa Civil perguntou se a gente queria ir para o abrigo. Nossa salvação foi eles. Fomos muito bem recebidos, alimentados e tratados com carinho. Só tenho a agradecer“, contou a dona de casa.

Caju & Castanha: 45 anos de sucesso e reconhecimento

Foto: Divulgação

A renomada dupla Caju & Castanha comemora com entusiasmo e gratidão a marca impressionante de 45 anos de uma carreira brilhante e repleta de conquistas na música raiz do Brasil. Neste São João, Caju & Castanha prometem levar alegria e animação aos festejos juninos de duas cidades pernambucanas. Como parte da programação oficial, contratados pela Fundarpe/Empetur, eles realizarão apresentações em Macaparana, na véspera do São João (23), e em Gameleira, no dia 24 de junho. 

Além disso, Caju & Castanha vão participar do programa Altas Horas, apresentado por Serginho Groissman, na TV Globo, no próximo sábado (17). Com seu talento inconfundível e uma energia contagiante, a dupla levará ao palco do programa toda a paixão e alegria que os tornaram um fenômeno em todo o país.

A história de Caju & Castanha é marcada por uma trajetória de superação e sucesso. Em 2001, a perda de José Albertino da Silva (Caju) para um câncer no cérebro abalou a dupla, mas seu legado e espírito indomável foram honrados por seu sobrinho Ricardo Alves da Silva, que assumiu o nome de Caju (ou Cajuzinho) e continua a escrever o capítulo seguinte dessa jornada musical ao lado de José Roberto da Silva (Castanha).

A celebração dos 45 anos de carreira de Caju & Castanha é um testemunho do impacto duradouro que eles tiveram na música brasileira. Sua dedicação, autenticidade e talento excepcional garantem que seu legado permaneça vivo, continuando a encantar o público e a preservar a essência única do forró.


Contato para shows e imprensa: Madu Produções

Telefone: (81)99401.9992

VLT do Curado liberado

A CBTU Recife informa que o ramal Curado da Linha Diesel foi liberado agora a pouco para operação em todo seu percurso entre as estações: Curado, Jorge Lins, Marcos Freire e Cajueiro Seco. 

A via foi liberada pela manutenção da CBTU Recife que esteve no local para retirar o barro acumulado na linha férrea em decorrencia da chuva.


Cuidados com a saúde no São João: especialistas fazem alerta

Foto: Rafael Lima


Para muitos, principalmente no Nordeste, São João é a melhor época do ano. Quadrilhas, roupas, comidas típicas e muita festa são tradição. Apesar da alegria, é preciso ter atenção com a saúde, por conta das fogueiras, fogos e alimentação. Sobre isso, a oftalmologista Catarina Ventura, do Instituto de Olhos Fernando Ventura, a enfermeira Rubiane Souza, a nutricionista Fabrícia Padilha e a pneumologista Patrícia Bezerra, da Faculdade Pernambucana de Saúde, explicam os cuidados que devem ser tomados para não ter problemas.


Olhos

De acordo com Catarina Ventura, as fogueiras e fogos podem ocasionar desde queimaduras e traumatismos oculares até danos definitivos, além de ardência, conjuntivite, uveíte e alergia. Para a oftalmologista, a melhor forma de evitá-los é ter cuidado na escolha dos fogos, observar as instruções e se manter longe das crianças.

“É bom não ficar olhando para cima quando for soltar, pois pode cair a fagulha no olho. Tem de ter cuidado com os fogos que não acendem. Geralmente as pessoas vão muito próximas para verificar, ele pode acender repentinamente e atingir a visão. Em relação às fogueiras, a fumaça vai existir. Mesmo você estando em casa, não tem como escapar, dependendo da quantidade de fogueiras nas ruas. O ideal é evitar o contato com o vapor e o fogo. Quem tem olho seco, sentirá mais irritação que o normal”, disse a diretora do IOFV.


Queimaduras

A tutora de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), Rubiane Souza, explica que queimaduras nas fogueiras em áreas da genitália, extremidades, pescoço ou face, mesmo que pareçam inocentes, devem ser avaliadas por um profissional em serviço de pronto atendimento. “Ao queimar-se, a pessoa deve remover imediatamente vestes e adornos (anéis, pulseiras, brincos) da área atingida e lavar com água corrente, a fim de aliviar a dor, de resfriar o local e evitar a propagação da queimadura”, orienta a enfermeira.

Especialistas também desaconselham receitas caseiras. Assim, não se deve colocar abrasivos como creme dental, nem temperos, itens culinários ou pós, como talcos para os pés ou talco de bebê. Em casos mais graves, em queimaduras decorrentes de combustíveis (gasolina, querosene, álcool) utilizados em substituição ao gás de cozinha também têm causado grande preocupação e lotação dos serviços que realizam atendimento de queimados.

“Isso deve-se principalmente a lesões graves, que muitas vezes decorrem de explosões, e que frequentemente atingem maior superfície corporal, a exemplo do que ocorre com fogos de artifício”, explica Rubiane. Nesses casos, é melhor sempre procurar a ajuda de um especialista médico.


Fumaça

Além dos riscos de queimadura, a inalação da fumaça pode causar problemas no aparelho respiratório. Nas cidades, ficam espalhadas várias fogueiras pelas ruas, e o ‘cheiro’ traz irritações. De acordo com a pneumologista e tutora de Medicina da FPS, Patrícia Bezerra, quanto mais próximo das fogueiras, mais expostos as pessoas estão aos danos que as fumaças podem causar aos pulmões.

“Muitas vezes, as pessoas possuem doenças respiratórias, como a asma. A fumaça pode fazer os brônquios se contrairem, causando a crise de asma, falta de ar. Os cuidados que devemos ter é de não ficar próximos de fogueiras, tente ficar o mais distante possível, em um local ventilado. Os pacientes com asma, principalmente, precisam ter atenção redobrada. Cuidado também com as crianças, que podem se desgarrar dos pais e, além dos cuidados com as fumaças, fica o alerta com as queimaduras”, detalhou.


Alimentação

Pamonha, cuscuz, canjica, bolo de milho, pipoca, arroz doce, entre outros são muito comuns nessa época do ano. O milho, por exemplo, é uma boa fonte de carboidrato, rico em fibras, e ajuda a melhorar a saúde do intestino, explica Fabrícia Padilha, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde. Mas ela faz um alerta para as festas juninas.

“É importante se preocupar com a manipulação e conservação dos alimentos comercializados, pois além de serem altamente perecíveis e não resistir muitas horas em temperatura ambiente, é necessário ter o cuidado com a matéria prima dos pratos”. Fabrícia lembra que é importante observar o milho, a forma como ele é comercializado e disposto para venda nas feiras livres. “Muitas vezes fica diretamente no chão em contato com sujidades, o que pode causar contaminação da espiga. Todos esses cuidados são importantes, pois alimentos com manipulação, armazenamento ou comercialização incorretos podem causar problemas de saúde”, pontuou.

quarta-feira, 14 de junho de 2023

Carne suína ganha mais espaço na mesa dos brasileiros, enquanto consumo de carne bovina diminui

Inflação faz população diminuir o consumo de proteínas nos primeiros três meses do ano, com destaque para a carne bovina. A exceção foi a carne suína, que no período ganhou mais espaço na mesa dos brasileiros.

Os dados são de pesquisa feita com três mil e 800 pessoas, por meio da plataforma online Kantar.O levantamento mostra a trajetória de queda no consumo de carne bovina no primeiro trimestre de cada ano.

A participação do produto nos lares passou de 43,1%, em 2021, para 40,5%, em 2022, e 39%, de janeiro a março de 2023. No caso da carne suína, o consumo subiu de 4,6%, nos primeiros três meses de 2021, para 7,6%, no mesmo período do ano passado, e 9,1%, no primeiro trimestre de 2023.

Por outro lado, a procura por proteínas mais baratas, como salsichas e linguiças, teve uma pequena queda na comparação com janeiro a março de 2022. No caso das aves, a participação passou de 25,9%, no primeiro trimestre do ano passado, para 28,6%, no mesmo período de 2023, o que de acordo com a pesquisa, indica uma retomada do consumo após a alta dos preços em 2022.

terça-feira, 13 de junho de 2023

Ônibus itinerante do Procon Jaboatão prestará atendimento aos moradores de Barra de Jangada

Foto: Chico Bezerra/PMJG

O Procon Jaboatão estará com o ônibus itinerante nesta quarta-feira (14) e quinta (15), na rua Criciúma, próximo ao supermercado Todo Dia, em Barra de Jangada, disponibilizando diversos atendimentos para os moradores. As pessoas poderão abrir reclamações sobre problemas com empresas fornecedoras, a exemplo de instituições bancárias físicas e virtuais, empresas de telefonia, Grupo Neoenergia, Compesa, entre outros. O atendimento será feito das 8h às 13h. 

De acordo com o superintendente do Procon Jaboatão, Orzil Borges, “o objetivo da ação é garantir apoio aos consumidores que encontram-se mais distantes dos núcleos de atendimento e também em virtude do crescente super endividamento no último ano, que atingiu 81,7% de famílias em situação de inadimplência, em Pernambuco, conforme pesquisa PEIC”.

Jaboatão injeta quase R$ 97 milhões na economia com parcela do 13º e salário do mês, no período junino

Foto: Chico Bezerra/PJG

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, anunciou, nesta terça-feira (13), a antecipação da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais no próximo dia 22 e já garantiu o pagamento salarial do mês, no dia 30. Com isso, serão injetados R$ 96,9 milhões na economia do município, neste período junino. A medida beneficia mais de 14,4 mil servidores, entre ativos e inativos.

 “As festas juninas fazem parte de nossa tradição, de nossa cultura. Então, decidimos antecipar a primeira parcela do 13º, para que nossos funcionários possam aproveitar melhor os festejos, além de fomentar a economia local, inclusive o comércio informal, que fica bastante movimentado, nesta época do ano”, afirma o prefeito Mano Medeiros.


REAJUSTES

Outro anúncio feito nesta terça-feira é sobre o encaminhamento do projeto de lei, à Câmara de Vereadores, estabelecendo o reajuste de 9,95% para os professores e servidores administrativos (GOAAM) da rede municipal. O prefeito Mano também enviou o projeto que dá aumento de 4,65% a todos servidores do Jaboatão.

Mulher é presa com 172Kg de maconha


Policiais militares do 6º BPM realizaram uma grande apreensão de entorpecentes, na madrugada desta terça-feira (13/06), na Rua Alameda das Perobas, em Cajueiro Seco, Jaboatão dos Guararapes. Na ocorrência, uma mulher de 37 anos foi presa por tráfico.

O efetivo levantou com populares que a senhora estava guardando as drogas em sua residência, foi até o local e com ela encontrou apenas uma pequena porção da erva e um caderno com anotações do comércio ilegal. No entanto, a suspeita acabou revelando que guardava em uma casa próxima uma carga maior do produto, e que recebia R$ 2 mil para armazenar e controlar a entrada e saída do material ilícito.

No ponto informado, havia nada menos que 172kg de maconha e quatro balanças de precisão, dentro de baldes e sacos plásticos. Diante dos fatos, a mulher e o material apreendido foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Prazeres, para formalização da prisão em flagrante.

domingo, 11 de junho de 2023

Jaboatão teve muito forró no primeiro final de semana de São João

Fotos: Divulgação/PJG 

O primeiro final de semana do São João do município do Jaboatão dos Guararapes atraiu moradores do bairro de Marcos Freire, que lotaram a quadra esportiva onde foi montado o palco, na abertura dos festejos que aconteceu na sexta-feira (9) e no sábado (10). Os shows ficaram por conta de Jr. Máximo, Condinho, Luanny Vital, Val Paraíso, Júlio Farnei e Banda Dengosa. Foi só o começo e até o dia 1º de julho a programação oficial da Prefeitura do Jaboatão segue nos polos de Barra de Jangada, Jaboatão Centro, Muribeca, Curado II, Curado IV, Dois Carneiros e Prazeres.

A estudante Keyla Santos esteve nos dois dias no Polo Marcos Freire com as amigas e disse que a diversão foi garantida. “Pra gente foi muito bom que acontecesse esses shows aqui no nosso bairro. Teve forró, brega, e tudo foi muito tranquilo”, contou.

Marisa Silva dançou forró no sábado e levou os dois filhos. “Na sexta não pude aproveitar a festa, e no sábado me contaram que tinha sido muito boa. Então, trouxe os meninos, que brincaram muito na quadra, dançaram quadrilha. E eu também aproveitei pra dançar um forrozinho com o marido. Foi excelente a iniciativa da Prefeitura de Jaboatão montar esse polo em Marcos Freire”, disse a dona de casa.

“Fiquei feliz ao ver os moradores de Marcos Freire se divertindo perto de casa com segurança. Foi por isso que programamos um São João descentralizado, montando polos em todas as regionais. Esse final de semana mostrou que o São João do Jaboatão será um sucesso. Além disso, estamos valorizando os artistas da nossa cidade, com 90% de bandas e cantores jaboatonenses na grade de atrações. Jaboatão tem muita cultura e São João”, ressaltou o prefeito Mano Medeiros, que esteve presente no Polo de Marcos Freire.

Na próxima sexta-feira (16), o forró será em Jaboatão Centro, a partir das 18h30, com Alisson Príncipe, As Fulô e Tuca Barros. No Polo Barra de Jangada, terá Chamego Nordestino, Pedrinho Love e Anjos do Forró. No sábado, estarão no palco de Jaboatão Centro, Roxinó do Nordeste, Banda Praieira e Forró das Estrelas. Em Barra de Jangada, se apresentam Forró Xodó, Magia Nordestina e Banda Love. E ainda tem o Polo Muribeca, no domingo, com Nice Valença, Pegada de Mourão, Mecinho Farra e Cézar Paredão.


FESTIVAL DE QUADRILHAS

Neste domingo (11), acontece a final do Festival de Quadrilhas Owthyn na Roça, no Ginásio de Esportes Reginaldo Montenegro, em Jaboatão Centro, que tem apoio da Prefeitura do Jaboatão. As finalistas disputaram as vagas na sexta e no sábado e a equipe campeã receberá o prêmio de R$ 5 mil.


Na noite do sábado, o prefeito Mano e a primeira-dama Andréa Medeiros foram homenageados pelo apoio dado ao setor cultural. “Parabenizo Mano e Andréa pelo empenho e dedicação à cultura. Tenho certeza de que esse é o início de uma nova era para a cultura de Jaboatão”, disse a presidente da Federação de Quadrilhas Juninas de Pernambuco (Fequajupe), Michelly Miguel, ao entregar as placas em nome do Festival de Quadrilhas Owthyn na Roça.

“É uma belíssima festa que temos em Jaboatão Centro, que nos deixa orgulhosos por realizar o São João na nossa cidade. Agradeço essa homenagem, mas tudo que fazemos é pela população do Jaboatão”, falou o prefeito Mano. “Jaboatão merece tudo de bom que nós temos. Cultura se faz assim, com todos de mãos dadas”, acrescentou Andréa Medeiros.