sábado, 30 de julho de 2022

“A experiência nos trouxe até esse momento”, diz Anderson Ferreira em ato em Salgueiro

Foto: Hermes Costa Neto/Divulgação


Em publicações nas redes sociais, o pré-candidato do Partido Liberal (PL) ao Governo do Estado, Anderson Ferreira, agradeceu à população do Sertão por todo o apoio e entusiasmo com o qual a caravana Simbora Mudar Pernambuco foi recebida pelos municípios por onde passou ao longo dos últimos três dias. Ao lado do pré-candidato ao Senado, Gilson Machado Neto (PL), e da pré-candidata à vice-governadora, Izabel Urquiza (PL), Anderson declarou, neste sábado (30), que o sertanejo deu uma “bonita demonstração de que quer e vai virar a chave”.

“É muito bom ter esse contato direto com a população porque essa é uma grande oportunidade de ouvirmos os anseios dos que mais precisam da presença do poder público e de apresentar nossas ideias para solucionar problemas que têm colocado nosso estado no ranking dos piores indicadores do país”, disse o pré-candidato.

A caravana Simbora Mudar Pernambuco chegou ao Sertão na última quarta-feira (27). Em três dias, o grupo visitou as cidades de Araripina, Exu, Ouricuri, Parnamirim e Trindade. A última parada foi na noite de ontem (29), em Salgueiro, onde rodeado por lideranças da região e centenas de apoiadores, Anderson foi enfático ao afirmar que a realidade na qual se encontra Pernambuco só irá mudar caso o governo estadual passe a voltar a investir em obras públicas e de incentivo à interiorização do desenvolvimento.

O pré-candidato reforçou a necessidade de “pensar grande”, ao se referir a um conjunto de pequenas soluções práticas que têm forte impacto na vida das pessoas e são aplicadas por meio de políticas públicas que cumpram com o papel de levar oportunidades a todos. “Em apenas três anos e meio, o Governo Federal, por meio da atuação direta e incansável do presidente Jair Bolsonaro (PL), conseguiu fazer a sua parte, concluindo obras importantes como a Transposição do Rio São Francisco. E conseguiu fazer isso ao mesmo tempo tendo a sensibilidade de ampliar os programas sociais de combate às desigualdades, como o Auxílio Brasil”, afirmou .

“Então quando falo sobre compromisso não é apenas um discurso, mas sobre como saber fazer, por estar caminhando com um time que apresenta resultados. A nossa experiência nos trouxe até aqui. Sou pré-candidato a governador de Pernambuco e o meu maior compromisso é o de trabalhar para mudar para melhor a vida das pessoas”, pontuou Anderson Ferreira.

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Anderson avança no Sertão com apoios de ex-prefeitos de Araripina, Exu e Trindade

Foto: Hermes Costa Neto/Divulgação

Anderson Ferreira, pré-candidato do Partido Liberal (PL) ao Governo do Estado, acaba de reforçar o palanque de sua pré-campanha com a adesão de três ex-prefeitos de cidades do Sertão. Lideranças históricas nas regiões Central e do Araripe, os ex-prefeitos Valmir Lacerda (Araripina), Zilclécio Silveira (Exu) e Chico Leite (Trindade) declararam apoio ao liberal.

Anderson tem cumprido uma intensa agenda em diversas cidades da região, desde a última quarta-feira (27), ao lado da pré-candidata à vice-governadora, Izabel Urquiza (PL), e do pré-candidato ao Senado, Gilson Machado Neto (PL). Salgueiro, no Sertão Central, é a última parada da caravana Simbora Mudar Pernambuco na região, com um grande evento a ser realizado, às 19h, no auditório do Salgueiro Plaza Hotel.

“Estamos contando os dias para a chegada do próximo domingo (31), dia da nossa convenção, o momento em que iremos oficializar a nossa chapa por Pernambuco e fortalecer a base de apoio no nosso estado à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). E é com grande satisfação que recebemos em nosso time fortes e históricas lideranças no Sertão como os ex-prefeitos Valmir Lacerda, Zilclécio Silveira e Chico Leite. Essa é a hora de virar a chave e mudar Pernambuco”, disse Anderson Ferreira.

Jaboatão lança Programa Mais Pecuária Brasil

Foto: Chico Bezerra/ PMJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, celebra o Acordo de Cooperação Técnica com a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (CONAFER), para realização do Programa Mais Pecuária Brasil. A ação tem o objetivo de promover o melhoramento genético dos rebanhos de corte bovinos e leiteiros de pequenos e médios produtores do município, por meio de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) com sêmens doados pela multinacional Alta Genetics.

O programa fornecerá de forma gratuita ao produtor a realização dos serviços de médico veterinário de inseminação artificial, ultrassom, o protocolo, os sêmens, a assistência técnica e o acompanhamento de todo período gestacional do bovino.

De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Avellar, essa parceria beneficiará os pequenos e médios produtores do município, possibilitando o desenvolvimento e o fortalecimento da cadeia produtiva de bovinocultura, refletindo positivamente na renda e na qualidade de vida da família do produtor rural. Ao final do programa, há uma perspectiva de crescimento de 80% do número total de rebanhos do município.

Os pecuaristas interessados em participar do programa podem ir à sede da Companhia Municipal de Agricultura e Abastecimento  (COMAB), localizada no 1º andar no Mercado das Mangueiras, em Prazeres, ou tirar dúvidas através do número (81) 99465-3906. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Sertão do Araripe abre as portas para a caravana Simbora Mudar Pernambuco

Foto: Hermes Costa Neto/Divulgação

A cidade de Araripina recebeu, na noite dessa quinta-feira (28), a caravana Simbora Mudar Pernambuco, liderada pelos pré-candidatos ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira (PL) e Izabel Urquiza (PL), e o pré-candidato ao Senado, Gilson Machado Neto (PL). Aliados do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), a comitiva reuniu a população no Centro Educacional do Araripe para apresentar os eixos do programa de governo, debater propostas e elencar prioridades para a região.

A caravana foi recepcionada pelo ex-prefeito Valmir Lacerda, importante liderança na região do Sertão do Araripe e considerado um dos melhores prefeitos do interior do Nordeste, título recebido à época de sua gestão. Lacerda destacou o potencial da chapa majoritária e enalteceu a trajetória política de Anderson Ferreira.

"Anderson é um jovem político preparado e que, ao contrário dos demais, carrega em seu currículo resultados que transformaram para melhor a vida das pessoas. O discurso de Anderson por dias melhores para Pernambuco faz a gente ter vontade de levantar da cadeira e sair batendo de porta em porta para apresentar ao povo o seu projeto. E é isso que a gente vai fazer aqui, no Sertão, caminhar com quem tem experiência e apresentou resultados", disse o ex-prefeito Valmir Lacerda.

Em um discurso mobilizador, Anderson ressaltou o compromisso assumido, desde o lançamento da pré-campanha, de percorrer o estado para ouvir a população para formular o plano de governo a partir das demandas de cada localidade. “Esse é um diferencial não apenas da nossa pré-campanha, mas que norteia toda a nossa trajetória política. Há muitos pré-candidatos por aí que estão bolando ideias mirabolantes dentro de escritórios fechados com marqueteiros e assessores. A gente é diferente, o nosso compromisso é com o povo”, disse o liberal.

A agenda da quinta-feira se encerrou com uma visita à Expogesso, em Trindade. Mais cedo, os pré-candidatos estiveram reunidos com lideranças políticas do município de Ouricuri, em um evento repleto de apoiadores e lideranças de diversas regiões do Araripe.

quinta-feira, 28 de julho de 2022

“Felicidade com corrupção e incompetência custa caro”, diz Anderson Ferreira

Foto: Hermes Costa Neto/Divulgação 


O pré-candidato do Partido Liberal (PL) ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira, reagiu, nesta quinta-feira (28), às comparações feitas pelo pré-candidato Danilo Cabral (PSB) entre os governos do ex-presidente Lula (PT) e do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Ao destacar a incoerência política na recém-firmada e conturbada aliança entre PSB e PT, Anderson foi categórico ao classificar o socialista como “desorientado” e lembrou que “Lula nunca governou o Brasil em momentos de crise, mas ainda assim conseguiu afundar o país por meio da corrupção”.

“Lula assumiu o país em um período de bonança e de crescimento da economia mundial. E esses resultados defendidos por Danilo foram obtidos a custo do desmantelamento do Estado e da corrupção, segundo apontam investigações realizadas à época e cujos desdobramentos são de amplo conhecimento”, afirmou Anderson.


O pré-candidato do PL ainda observou que, no cenário estadual, o governador Paulo Câmara (PSB) e Danilo Cabral foram responsáveis “por ir além e afundar Pernambuco no desemprego, na violência e na falta de crescimento”. “E como sempre vemos o PSB buscar culpados para tentar se eximir de suas responsabilidades. Já os vimos culpar a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), a quem o próprio Danilo ajudou a derrubar à época do impeachment, depois ao ex-presidente Temer (MDB) e, agora, é a vez do presidente Bolsonaro (PL)”, disse Anderson.


“A grande diferença é que o presidente Bolsonaro, ao contrário de Lula, tem governado o Brasil em seu pior momento nos últimos 100 anos, e ainda assim estendeu a mão aos brasileiros, sem distinções. Essa incapacidade e incompetência do PSB não é de ninguém além deles mesmos. E podem ter a certeza de que nessas eleições eles terão que se explicar por tudo que fizeram a Pernambuco”, continuou.


Anderson encerrou ao fazer uma provocação: “Danilo deveria ‘dar um Google’ para descobrir quem é o pior governador da história de Pernambuco”. “O PSB perdeu a condição de liderar um projeto para unir a todos e é necessário que Pernambuco tenha condições de voltar a fazer prevalecer o protagonismo perdido ao longo dos últimos oito anos. E é isso que vamos buscar porque o que estamos vendo às vésperas das convenções é, mais uma vez, uma intriga entre a família Arraes. E reafirmo que qualquer solução vinda de Danilo ou Marília seria a mesma coisa que trocar seis por meia dúzia. Pernambuco precisa de uma nova oportunidade”, pontuou.

quarta-feira, 27 de julho de 2022

“Danilo e Marília, no fundo, significam a mesma coisa”, diz Anderson Ferreira

Foto: Divulgação

A realidade na qual se encontra o estado não permite que o debate político se estreite apenas em torno de apoios, sendo preciso avaliar entre os nomes postos quem teria capacidade de liderar um time para reerguer Pernambuco. A observação foi feita nesta quarta-feira (27) pelo pré-candidato do Partido Liberal (PL) ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira. “As discussões que vi até agora são pequenas diante da gravidade da situação, meramente políticas e ignoram o campo prático”, afirmou o liberal.

Anderson ponderou que o próximo nome escolhido para governar o estado precisa, mais do que experiência administrativa, ter maturidade e sensibilidade para lidar com os entraves que serão encontrados a partir de 2023. “Caso contrário o estado não sairá da situação na qual se encontra. Falar em esperança é fácil, difícil é conseguir resgatar esse sentimento não por meio de palavras, mas por ações concretas”, disse.

O pré-candidato contou que tem percorrido o estado com a caravana Simbora Mudar Pernambuco, e que não enxerga, na maioria dos pré-candidatos apresentados, a experiência o qual o cenário deixado pelo PSB exige de um futuro gestor. “É como se isso fosse apenas um circo eleitoral. Nós temos mais vez a oportunidade de realizar um debate elevado, colocando em perspectiva o que verdadeiramente importa. Vamos mostrar a nossa experiência, mas, sobretudo, a nossa capacidade de governar em meio às adversidades. E espero que o povo de Pernambuco saiba definir os rumos do nosso futuro”, destacou.

Anderson lembrou ainda que, “mais uma vez, a família Arraes tenta dividir a população, brigando por migalhas deixadas pelo ex-presidente Lula (PT), quando o momento pede por união”. “Pernambuco não pode mais ficar à mercê de disputas pessoais e familiares. Chegou a hora de dizer não ao PSB, não ao PT, não a Danilo e não à Marília. Pernambuco é maior que isso”, pontuou.

Prefeitura do Jaboatão contabiliza mais de R$ 126 milhões em ações de infraestrutura e assistenciais

Fotos: Leandro de Santana/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes contabiliza mais de R$ 126,3 milhões em ações de contenção de encostas, prevenção às chuvas, recuperação de prédios públicos e assistência às famílias atingidas pelas últimas enchentes, considerando as medidas de resposta imediata e as que já estão programadas até o final da gestão. Destes, R$ 40 milhões serão direcionados para a construção de 189 muros de arrimo, em áreas de risco de vários bairros.

Desde o início da calamidade que afetou vários municípios pernambucanos, há dois meses, Jaboatão já aplicou R$ 21,6 milhões na reestruturação da cidade e atendimento à população, sendo R$ 11,7 milhões em ações de infraestrutura, como remoção de entulhos, tapa-buraco, recuperação de vias, limpeza de canais e galerias. Outros R$ 9,9 milhões foram investidos em assistência social, com aquisição de cestas básicas, colchões, kits de limpeza e de higiene e auxílio emergencial municipal.

“Temos atuado em várias frentes. Ao mesmo tempo em que continuamos dando assistência às famílias afetadas pelas inundações, limpando e recuperando ruas, diariamente, também começamos a reconstruir a cidade e elaborar novos projetos. Há muito a ser feito”, declara o prefeito Mano Medeiros. O gestor salienta que o município já tinha investido R$ 22,3 milhões em ações preventivas de outubro do ano passado a maio deste ano e havia construído 125 muros de arrimo, desde 2017. “Mas o volume de chuvas em apenas quatro dias superou todos os índices históricos registrados na Região Metropolitana e, infelizmente, os danos foram imensos à população e ao município”.



INFRAESTRUTURA

Os recursos referentes à infraestrutura priorizam a construção de muros de arrimo, em áreas de risco de várias localidades, como Cavaleiro, Jardim Monte Verde, Zumbi do Pacheco, Sucupira, Muribeca, Socorro, Santo Aleixo, Vila Rica e Alto Canaã, entre outros, até o final da gestão. Quatro deles já em construção. Aplicações de lonas e gel polímero estão sendo feitas continuamente, assim como pavimentação e recapeamento de ruas e serviços de drenagem. Projeto para construção da Ponte do Engenho Santana, em Dois Carneiros, destruída pelos temporais, já está em andamento.



PRÉDIOS PÚBLICOS

Os investimentos em infraestrutura ainda incluem recuperação de muitos prédios públicos, bastante danificados, alguns precisarão ser praticamente reconstruídos, como o Parque Jefferson de Freitas, no bairro de Jaboatão Centro. A Estação Cidadania, em Dois Carneiros, também foi muito atingida e já está sendo recuperada. Nove escolas municipais tiveram problemas graves, como telhados destruídos, queda parcial de muros e de forros. Só de equipamentos escolares o prejuízo foi superior a R$ 2,3 milhões. Das 126 unidades de saúde locais, 12 foram fortemente afetadas. A recuperação das unidades (incluindo as com problemas mais leves) está estimada em R$ 5,8 milhões.

 


ASSISTÊNCIA

A primeira medida adotada pelo município, logo após as primeiras enchentes, foi o acolhimento às pessoas desabrigadas ou desalojadas, para lhes garantir segurança, alimentação e assistência médica e psicológica. Ao todo, 23 escolas passaram a funcionar como abrigos, chegando a receber 1.225 pessoas. Hoje há apenas um abrigo em funcionamento, com 11 pessoas, a Comunidade Obra de Maria, onde têm atendimento completo. As demais voltaram para suas casas ou estão recebendo auxílio-moradia.

“A prefeitura pra gente foi tudo. Tudo como? Médico, material de higiene, alimentação, assistência social, psicólogo, ou seja, foi um conjunto de assistência que não nos deixou faltar nada. Primeiro é agradecer a Deus e segundo à colaboração da prefeitura, que foi indispensável e até hoje  continua nos assistindo”, agradece Rosana Maria da Silva, assistente administrativa que está no abrigo.

 


AUXÍLIOS

Das 380 famílias que passaram pelos abrigos, 363 já receberam o Auxílio Emergencial Municipal, de R$ 1.500

Já no que se refere ao Auxílio Emergencial Pernambuco, das cerca de 12 mil famílias que deverão recebê-lo (também no valor de R$ 1.500), 6.090 pagamentos foram validados pelo município, até o momento. Milhares ainda estão com pendência na inscrição do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Por isso, além do atendimento diário em sede, equipes do Balcão da Cidadania e do CadÚnico vêm participando de mutirões e ações itinerantes e indo diretamente aos territórios afetados pelas águas para resolver essas pendências.


ALGUNS NÚMEROS DO QUE JÁ FOI FEITO

 

37 mil toneladas de lixo e entulhos recolhidas

2.884 intervenções em iluminação pública

2.440 intervenções em árvores

 

4.912 vistorias da Defesa Civil

216 mil metros quadrados de lona aplicados

 

11.419 cestas básicas distribuídas

2.489 colchões entregues

3.966  kits de higiene distribuídos

37.168 garrafas e copos de água mineral

1.840 encaminhamentos para emissão de documentos

 

12.853 atendimentos médicos de enfermagem

8.041 vacinas aplicadas contra Covid-19, gripe e outras doenças 

1.220 testes para Covid realizados, com apenas 34 positivos

266 encaminhamentos de saúde

27.106 atendimentos em mutirões

 

2.711 atendimentos veterinários

4.176 kg de ração distribuídas

29 animais recolhidos

Nova Unidade de Saúde da Família é inaugurada pela Prefeitura do Jaboatão, no Alto Dois Carneiros

Fotos: Leandro de Santana/PJG

Os moradores do Alto Dois Carneiros, no Jaboatão dos Guararapes,  ganharam uma nova Unidade de Saúde da Família (USF). Com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e capacidade para ofertar todos os serviços da Atenção Básica  para  4.000 pessoas e 1.069 famílias das imediações,  a unidade foi inaugurada nesta quarta-feira (27), com a presença do prefeito Mano Medeiros, secretários, equipe de atendimento e moradores.

“Essa é mais uma conquista dos jaboatonenses na nossa gestão, que vem avançando e se destacando em vários serviços. A própria USF foi reformada em parceria com a Faculdade Tiradentes (FITS), por meio do COAPES ( Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde ), ferramenta premiada como a melhor experiência de Pernambuco, neste mês. Estamos reforçando o setor de saúde com novas contratações de várias especialidades e vem aí a PPP da saúde, que investirá R$750 milhões em novas unidades e melhores serviços”, declarou o prefeito.

 

A USF  fica localizada na 2ª Travessa Belém de Judá, Nº 43. A equipe conta com médico, dentista, enfermeira, técnica de enfermagem, auxiliar de saúde bucal e sete agentes comunitários. “Por dessa unidade, a comunidade local vai dispor de consultas, exames pré-natal e preventivo, vacinação, atendimento domiciliar e todas atividades de promoção da saúde e prevenção das doenças e agravos. O agendamento é feito pela equipe nas visitas às famílias, mas pode ser no local também”, salientou a secretária de saúde, Zelma Pessôa.

 



O registro das informações dos usuários será realizado através do Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC, sendo todos os consultórios equipados com computador para essa finalidade, assim como os resultados dos exames também estarão disponíveis via internet através da própria unidade e do aplicativo De Olho no Exame, além do acesso aos demais pontos de atenção da rede através do sistema de regulação, a fim de garantir a continuidade do cuidado. Os dados são lançados no Sistema Nacional de Saúde.

 

“Isso aqui é um presente que a comunidade recebe. Vamos vir aqui e ser muito bem atendidos, como sempre fomos. A equipe (que já atuava em outra unidade, mas ficava muito distante) não é dez  nem cem. É mil! Só tenho amor e gratidão”, comemorou o aposentado Abdias Assis Menezes, de 73 anos, que ajudou o município a encontrar o melhor local para funcionamento da USF. O prefeito agradeceu a ajuda da comunidade na instalação do espaço. “É assim que se constrói, com colaboração”, disse.


terça-feira, 26 de julho de 2022

Polícia Federal realiza apreensão de quatro quilos de cocaína no Aeroporto Internacional dos Guararapes e prende um homem por tráfico de drogas


A Polícia Federal em Pernambuco, prendeu em flagrante, no dia  26/07/2022, por volta das 11h, no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, um homem de 27 anos, casado, natural de Recife/PE e residente em Várzea Grande/MT-(não possui antecedentes criminais)

A prisão aconteceu durante os trabalhos de fiscalização da Polícia Federal destinados a reprimir o tráfico internacional e doméstico de entorpecentes bem como outros tipos de crimes praticados no Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre. Os federais desconfiaram de um passageiro num voo vindo de Brasília/DF e que tinha como destino final Recife/PE por ter tentado se esconder atrás de outros passageiros evitando passar diante dos policiais federais e por se contradizer em suas respostas quando foi levado até à sala da Polícia Federal para uma entrevista prévia. Ao ser feito uma inspeção no corpo do passageiro foi encontrado preso na barra da calça do passageiro  e dentro de sua mala 4.2Kg (quatro quilos e duzentos ) gramas de cocaína. 

Terminada a abordagem policial, o preso foi autuado pela prática do crime contido nos artigos 33 e 40, item V da Lei nº 11.343/2006 (tráfico interestadual de drogas) e caso seja condenado poderá pegar penas que variam de 5 a 15 anos de reclusão. Além da droga também foi apreendido um aparelho celular.



Em seu interrogatório o preso informou que foi aliciado em Cuiabá/MT por uma pessoa na qual não deu maiores detalhes. Disse que pelo serviço de transporte iria receber cerca de R$ 2.500 (dois mil e quinhentos reais) quando desembarcasse no aeroporto de Recife/PE, destino final da droga. Por fim informou que resolveu transportar a cocaína por estar passando por situação financeira difícil e com várias dividas.

O preso já passou por audiência de custódia e teve a sua prisão preventiva confirmada sendo encaminhado para o COTEL- Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna onde ficará à disposição da Justiça Estadual/PE.

Esta é a décima sétima apreensão de drogas realizada no aeroporto internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre no ano de 2022 – até agora 47,4Kg de cocaína e 33Kg de maconha foram apreendidos e efetuada a prisão de 11 (onze) mulheres e 06 (seis) homens.

PL anuncia André Ferreira como coordenador em Pernambuco da campanha de Bolsonaro à reeleição



A Executiva Nacional do Partido Liberal (PL) comunicou, nesta terça-feira (26), que o deputado federal André Ferreira (PL) foi convocado para coordenar a campanha à reeleição do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL), em Pernambuco. André ainda passa a ser o responsável pela coordenação das pré-campanhas dos pré-candidatos de Bolsonaro ao Governo do Estado, Anderson Ferreira (PL), e ao Senado, Gilson Machado Neto (PL). O anúncio foi feito pelo presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto.

“Quero mandar uma mensagem ao povo de Pernambuco. Acabamos de tomar a decisão e convocamos o deputado federal André Ferreira para coordenar no estado a campanha à reeleição do nosso presidente, Jair Messias Bolsonaro, e dos seus pré-candidatos ao Governo de Pernambuco e ao Senado, Anderson Ferreira e Gilson Machado. Vamos juntos construir essa vitória. Agora é Anderson, Gilson e Bolsonaro”, disse Valdemar em vídeo publicado nas redes sociais.

De acordo com o dirigente, caberá a André Ferreira definições acerca do comitê central, sobre a articulação política estadual e a construção da agenda dos pré-candidatos e do presidente Jair Bolsonaro em Pernambuco.

“É uma honra poder estar à frente de um time que foi formado para vencer, que conseguiu unir os melhores nomes em torno de um projeto que vai mudar Pernambuco para melhor e garantir que o Brasil siga avançando. É grande o desafio, mas a nossa trajetória nos colocou neste lugar e sei que temos um time do bem que trabalha unido para superar barreiras”, cravou André Ferreira.

De Olho na Consulta tem mais de 80% de aprovação dos usuários

Foto: Chico Bezerra/PMJG

Pesquisa realizada com 2.018 usuários do aplicativo De Olho na Consulta, da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, indica que em torno de 80% deles consideraram que o acompanhamento dos agendamentos de consultas ficou melhor com o app e o acham fácil de utilizar e 94% o veem como importante. O levantamento foi realizado entre os dias 16 e 30 de maio, no próprio aplicativo, em uma parceria do município com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio de um Acordo de Cooperação Técnica. O Relatório de Consulta Popular - feito pelo Núcleo de Estudos em Estatísticas Sociais (NEES), da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundaj - foi apresentado nesta segunda-feira a Jaboatão.

“O De Olho na Consulta foi premiado como melhor experiência do Sistema Único de Saúde (SUS) no Nordeste, em 2017, e buscamos sempre aprimorar o serviço, a fim de que possamos oferecer o melhor atendimento possível à população. Esse é o objetivo da pesquisa, indicar onde devemos investir”, afirma o prefeito Mano Medeiros. “Pela demanda da população, por exemplo, estamos contratando os médicos nas especialidades mais necessárias, por meio da seleção simplificada que já homologamos”.

 

O trabalho foi direcionado para a área de saúde do município, em colaboração com a Secretaria de Planejamento. Realizado a partir do cruzamento de informações de uma pesquisa primária da prefeitura com a análise de dados da Lei Orçamentária Anual de Jaboatão dos Guararapes, em 2021 (no pico da pandemia), o estudo definiu um ranking de prioridades para um aprofundamento de ações do governo municipal.

 

“Nesta frente de trabalho começamos ajudando a prefeitura a formatar pesquisa com moradores para ver prioridades no planejamento. Isto permitirá à Secretaria de Saúde priorizar ações”, explicou Luís Henrique Romani, economista e um dos pesquisadores envolvidos no projeto.

 

O De Olho na Consulta é uma ferramenta utilizada pela Secretaria de Saúde do município para que os jaboatonenses possam verificar o status de solicitações para consultas especializadas e exames. “Antes, era preciso se dirigir à unidade de saúde para confirmar o agendamento ou aguardar a informação de um agente de saúde. Desde 2017, é só olhar no aplicativo, que manda mensagem avisando do agendamento e alerta quando o dia se aproxima”, explica a secretária de Saúde, Zelma Pessôa.

 

De acordo com o relatório, algumas das variáveis consideráveis que afetam a opinião de qualidade de serviços no De Olho na Consulta são escolaridade, tipo de Unidade de Saúde que realizou o agendamento, percepção do atendimento no posto de saúde e do prazo para a efetiva realização do atendimento. “São detalhes que dizem muito”, observa Zelma. Mais de 80% da amostra foram respondidas por mulheres, 82% têm o ensino médio completo e 72,6% possuem renda de até um salário mínimo. “Isso mostra que o app está sendo usado por quem mais precisa, pois 80% da população jaboatonense é dependente do SUS”.

 

Outras pesquisas e projetos estão sendo desenvolvidas entre a Fundação Joaquim Nabuco e a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. O objetivo é auxiliar o município a identificar quais áreas de atuação do governo municipal merecem mais atenção para garantir o bem estar da população.

Vágner Love é o novo reforço do Sport

Foto: Divulgação/Midtjylland


Vagner Love é o novo reforço do Sport para o restante da Série B. O experiente atacante de 38 anos, com passagens por Palmeiras, Corinthians, Flamengo e seleção brasileira, chegou aos últimos acertos com o Rubro-Negro pela manhã e viaja nesta quarta-feira ao Recife para se apresentar ao time pernambucano. É o primeiro reforço da equipe nesta janela de transferências.

O atacante de 38 anos também foi procurado outros times da Série B e pelo Paysandu, mas deu preferência ao Sport na negociação. Ele, inclusive, já conversou com o novo técnico rubro-negro, Claudinei Oliveira, e se mostrou animado com a possibilidade de jogar no Sport.

Love defendeu as cores do Midtjylland, da Dinamarca, no primeiro semestre. Foram nove jogos e um gol com a camisa escandinava. Antes, ele havia defendido o Kairat Almaty, do Cazaquistão. À época, o jogador disse que pretendia tentar jogar até os 40 anos.

O atacante foi revelado pelo Palmeiras, em 2003, onde foi campeão Brasileiro da Série B. Em 2004 foi transferido para o CSKA de Moscou, onde foi campeão da Europa League, tetracampeão russo e hexacampeão da taça da Rússia. Retornou ao Brasil em 2009 para o Palmeiras, mas logo se transferiu para o Flamengo.

Entre idas e vindas do futebol russo, chinês e brasileiro, Vagner Love jogou pelo Corinthians de Tite e foi campeão brasileiro de 2015. Pela seleção brasileira, o atacante conquistou duas Copas Américas, 2004 e 2007, além de ter feito 25 jogos e marcado nove gols.


Fonte: GE


Primeiro TV Guararapes nos Bairros foi um sucesso

Fotos: Divulgação/TV Guararapes

Moradores do bairro da Mustardinha, Zona Oeste do Recife, e das localidades próximas aprovaram o primeiro TV Guararapes nos Bairros. O evento que aconteceu na sexta-feira levou diversos serviços, atendimento de saúde e diversão para a comunidade. A Praça do ABC ficou pequena para a quantidade de gente que participou das atividades. 

Vice-líder em audiência no estado, a TV Guararapes/Record TV realizará outras ações iguais a essa em vários pontos da Região Metropolitana do Recife e também do interior pernambucano. O projeto TV Guararapes nos Bairros é mais uma ação da TV Guararapes para estar cada vez mais perto dos telespectadores e levar até eles o que estão precisando.


Entre os serviços que foram oferecidos para a população estiveram vacinação de Covid e Influenza, testagens de ISTs, corte de cabelos masculino e feminino, mutirão de contas da Celpe e Compesa, aferição de pressão, teste de glicemia, atendimento do Detran e exames de mamografia.


Esse último foi bastante disputado pelas mulheres que foram até a Praça do ABC. A dona de casa Iraci Cintra chegou cedo e conseguiu garantir o exame. "Fazia dois anos que eu não conseguia realizar meu exame de mamografia. Vi a oportunidade na TV Guararapes e aproveitei logo. Peguei minha ficha e fiz o meu exame", comemorou Iraci. 


A animação tomou conta do espaço com a apresentação de duas grandes atrações da cena brega recifense. A Banda Sedutora fez todo mundo dançar ao som de letras românticas. Já as Amigas do Brega relembraram clássicos do brega pernambucano que são conhecidos do grande público.






Os apresentadores Evenilson Santana, Gernand Lopes, André Estanislau e Meiry Lanunce participaram do evento e receberam de perto o carinho dos telespectadores. Eles tiraram fotos com o público e dançaram muito durante o dia de ação social e diversão. A turma do Programa Que Arretado também levou muita animação para a Praça do ABC, assim como Pablo Marques, que apresenta a Hora do Venenoso.


Os telespectadores da TV Guararapes também puderam fazer denúncias e reclamações para nossa produção. Um totem com a imagem do apresentador do Balanço Geral, Gernand Lopes, foi colocado na Praça do ABC com a frase "Fale com Gernand". Essa iniciativa também vai circular por vários pontos do Grande Recife.

Também durante o evento aconteceu a divulgação do novo reality da Record TV. Foi realizada uma ativação para reforçar o Ilha Record, onde as pessoas podiam tirar fotos e postar nas redes sociais. O gerente de projetos da TV Guararapes, Jorge Griz, reforça que o projeto TV Guararapes nos Bairros está apenas no começo. "Vamos levar o TV Guararapes nos Bairros para o estado inteiro, porque a TV Guararapes é isso, é a TV de Pernambuco", pontuou Jorge.

Ídolo do Futebol do Recife visita garotos em vulnerabilidade social na área central da capital pernambucana



Meninas e meninos atendidos pela Legião da Boa Vontade (LBV), receberam a visita do atacante ex-Sport, Náutico, Santa Cruz e CruzeiroCarlinhos Bala, nesta última terça-feira, 19, no Dia Nacional do Futebol para uma roda de conversa a qual ele dividiu sua história de vida e como o esporte o fez vencer grandes desafios, como a todos os obstáculos enfrentados, ressaltando que com persistência e disciplina é possível vencer!  

Na oportunidade o atleta conheceu todo o trabalho socioeducacional empreendido pela LBV na capital pernambucana que oferece serviço de convivência e fortalecimento de vínculos da criança ao idoso, por meio de atividades esportivas, musicais, de leitura e cidadania. 

 

As crianças e adolescentes interagiram bastante com o atleta que com muito carinho e atenção respondeu a todas as perguntas sobre o futebol e como ser um atleta de rendimento. 

 


Campanha Esporte é Vida, não Violência! 


A LBV acredita na força do esporte como uma importante ferramenta de transformação social. Em suas ações realizadas em todo o Brasil, promove atividades que potencializam e que despertam novos talentos na área esportiva, oferecendo a crianças e jovens um local seguro e de realizações no bem, dentro da Campanha pioneira Esporte é Vida, não Violência!, idealizada pelo jornalista Paiva Netto, desenvolvida pela Instituição desde a década de 1970, pela promoção da paz nos estádios, quadras e torneios diversos. 

 

O trabalho da LBV é permanente em prol da educação com espiritualidade ecumênica. As doações para a manutenção de seus serviços, podem ser feitas no site www.lbv.org.br ou por transferência bancária via PIX, pelo e-mail: pix@lbv.org.br. No Recife, a Unidade da Instituição está situada à Rua dos Coelhos, 219 – Bairro dos Coelhos – Área Central da Capital Pernambucana. 

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Anderson, Gilson e Izabel convocam população para a convenção do PL em Pernambuco

Foto: Divulgação


O Partido Liberal (PL) em Pernambuco realiza, no próximo domingo (31), a partir das 10h, no Clube Português, no Recife, a convenção que irá oficializar as candidaturas de Anderson Ferreira (PL) ao Governo do Estado; de Gilson Machado (PL) ao Senado Federal; e de Izabel Urquiza (PL) ao cargo de vice-governadora. Antes do evento, os pré-candidatos irão participar de uma grande motociata até o local e, nesta segunda-feira (25), convocaram a população para participar do ato.

“Estamos há quatro meses na estrada com a caravana Simbora Mudar Pernambuco nesse período de pré-campanha debatendo ao lado da população, e de lideranças políticas de cada região do estado, as prioridades para que possamos, a partir de 2023, virar a chave e trabalhar para resgatar em cada pernambucano o orgulho de pertencer a essa terra. A convenção é um novo marco nessa jornada e, com certeza, será um momento de grande emoção para todos”, disse Anderson Ferreira.

“Foi uma emoção muito grande participar da convenção nacional do PL e ver o ginásio do Maracanãzinho lotado, ovacionando o presidente Jair Bolsonaro (PL), e reafirmando o desejo do povo brasileiro pela continuidade de um governo de entregas e sem corrupção. E é esse sentimento que vamos levar para a nossa convenção, no próximo domingo, um novo marco nessa caminhada em valorização da família, da liberdade e dos valores cristãos”, acrescentou Gilson Machado.

“Estamos afinando os últimos detalhes para entregar à população pernambucana um momento onde o sentimento de união e esperança por dias melhores irá nortear cada ato desse evento”, pontuou Izabel Urquiza.

Operação Feira Livre resgata 51 passarinhos

 


Em mais um final de semana de muita atividade, policiais militares da Cipoma voltaram às ruas, na capital e no interior, para realizar a Operação Feira Livre, que tem como objetivo combater crimes como roubos e homicídios, mas também reprimir a comercialização de animais silvestres. 

No sábado (23/07), o alvo da operação foi a cidade de Carpina, na Zona da Mata Norte do Estado. Durante a movimentação, 42 aves silvestres foram resgatadas do cativeiro, sendo 25 delas encontradas nas mãos de 16 pessoas, que foram detidas e apresentadas na Delegacia de Plantão de Nazaré da Mata. O restante dos pássaros estava em gaiolas abandonadas pelos proprietários, ao notarem a chegada do efetivo.



No domingo (24/07), foram visitadas as feiras dos bairros do Cordeiro, Bomba do Hemetério e Água Fria, no Recife. Nesses locais, foram apreendidos nove pássaros e detidos sete suspeitos que estavam conduzindo as aves. Eles foram apresentados na Central de Plantões da Capital. Nenhum dos detidos nas operações possuía licença ambiental, em desacordo com o artigo 29, inciso III da Lei 9605/98.

Todos os animais foram conduzidos para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETAS-Tangará), onde ficarão sob os cuidados da equipe técnica do órgão até estarem aptas a serem reintroduzidos no habitat natural.

domingo, 24 de julho de 2022

Anderson e Gilson são ovacionados ao lado de Bolsonaro na convenção nacional do PL

Foto: Divulgação 

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira (PL), participou, neste domingo (24), no Rio de Janeiro, ao lado do pré-candidato ao Senado, Gilson Machado Neto (PL), da convenção nacional do Partido Liberal. O evento, realizado no Maracanãozinho, oficializou, há pouco, a candidatura à reeleição do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

Após o ato, que confirmou o general Walter Braga Netto (PL) como candidato a vice, Anderson destacou o ato como o início de uma nova jornada.


“Uma nova etapa se inicia a partir deste momento. Eu, Gilson e o presidente Jair Bolsonaro vamos levar adiante essa mensagem de liberdade. Vamos à luta”, disse Anderson ao convocar a população para a convenção estadual do PL, a ser realizada no próximo domingo (31), a partir das 9h, no Clube Português, no Recife.


“Bolsonaro tem feito pelo Brasil o que nenhum outro presidente fez na história. Esse evento representa mais um marco para a democracia brasileira, que se estabelece cada vez mais como uma jovem democracia”, acrescentou Gilson.