sábado, 2 de julho de 2022

Anderson: “Pernambuco precisa mudar e estamos prontos para liderar esse processo

Foto: Hermes Costa Neto/Divulgação

O pré-candidato do Partido Liberal (PL) ao Governo do Estado, Anderson Ferreira, comandou, ao lado do ex-ministro do Turismo e pré-candidato da sigla ao Senado, Gilson Machado Neto, um mais um grande encontro com lideranças políticas e apoiadores em ato da caravana Simbora Mudar Pernambuco. Diante de um auditório lotado, em um colégio no bairro das Graças, no Recife, Anderson conversou com os presentes sobre as experiências vividas desde o último mês de abril, quando oficializou a pré-candidatura, e agradeceu o apoio em torno do projeto.

Anderson lembrou a receptividade por onde a caravana tem passado e afirmou ser “muito bom sentir a vibração das pessoas em torno de um projeto de mudança”. “Estamos muito empolgados com os rumos da nossa pré-campanha diante dos gestos de carinho, das palavras de incentivo e de todo calor humano com o qual nossa pré-candidatura tem sido recebida pela população de todo o estado. Já percorremos todas as regiões do nosso estado e a receptividade em torno das nossas propostas só aumenta”, disse.

O pré-candidato reiterou o compromisso com a apresentação de um plano de governo construído em torno de propostas debatidas junto às pessoas em vez de promessas meramente eleitoreiras. “A prioridade tem sido conversar sobre o cenário do estado e coletar ideias para mudar a triste a atual realidade de Pernambuco diante dos índices negativos que puxam para baixo a autoestima do pernambucano. Está na hora de resgatar a liderança do nosso estado e estamos preparados para liderar esse processo”, cravou Anderson Ferreira.

Anderson convoca população para grande ato da caravana Simbora Mudar Pernambuco no Recife

Foto: Leandro de Santana/Divulgação 


Após três meses desde a oficialização da pré-candidatura ao Governo do Estado, quando passou a percorrer todas as regiões com a caravana Simbora Mudar Pernambuco, o ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), divulgou, nesta sexta-feira (1), por meio de publicação em redes sociais, um vídeo no qual convoca a população para um grande ato a ser realizado no próximo domingo (3), no bairro do Pina, no Recife. O evento irá contar com a presença de prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, pré-candidatos e lideranças políticas que apoiam as pré-candidaturas de Anderson Ferreira e Gilson Machado (PL).

“Pessoal, eu e Gilson Machado (PL), nosso pré-candidato ao Senado, vamos estar reunidos em um grande ato neste domingo, dia 3 de julho, a partir das 14h30, na Avenida Herculano Bandeira, no Pina. Será um grande encontro e eu conto com a sua presença. E vamos, juntos. Simbora mudar Pernambuco!”, diz Anderson na peça divulgada aos seguidores.

O ato vai ser realizado a partir das 14h30, em uma área próxima ao túnel do Pina, na saída para a Avenida Herculano Bandeira.

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Estudantes e agentes de vigilância ambiental em campanha contra o Aedes Aegypti em Jaboatão

 



Com apoio de estudantes como agentes-mirins e de seu mais novo mascote, o Motosquito, a Prefeitura do do Jaboatão dos Guararapes inicia, nesta sexta-feira (1), a campanha de conscientização e prevenção contra o Aedes Aegypti, causador das arboviroses dengue, zika e chikungunya, que tendem a aumentar no período chuvoso. O lançamento será às 7h30, na Escola Municipal José Carneiro de Barros Campelo, em Santo Aleixo, onde os estudantes passarão por um treinamento teórico, para depois sair em aula prática por ruas do bairro, acompanhando agentes de Vigilância Ambiental.

“Temos obtido redução do número de arboviroses ano a ano, graças ao intenso trabalho preventivo que realizamos e estimular o engajametno da população nessa luta é fundamental”, salienta o prefeito Mano Medeiros. “Os estudantes são um público imprescindível, pois eles absorvem rapidamente as informações e levam a prática para casa”, acrescenta o gestor.

A secretária de saúde, Zelma Pêssoa, explica que o trabalho é diário, com mutirões aos sábados. “A cada dois meses aplicamos o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRA), a fim de identificar os locais com focos do mosquisto e, nessa época chuvosa, a campanha vem para ressaltar junto à população que não podemos relaxar”, destaca.

Durante a campanha, motosquitos de pelúcia ajudarão na disseminação dos cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes, por meio de moto-som. E sua versão adulta participará de ações em solo. Também serão utilizados spots de rádio, panfletos e redes sociais. 

“Diarimente, são 280 agentes de Vigilância Ambiental atuando nas diversas regiões do município, orientando as pessoas e aplicando produtos que eliminam as larvas do mosquito em áreas com água parada”, afirma o gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Otoniel Barros. “A melhor forma de prevenção é não armazenar água em possíveis criadouros, como vasos, pneus, garrafas, piscinas sem uso e tampinhas”.

De janeiro até a semana epidemiológica 25 (sábado passado), foram 59 casos de Dengue confirmados este ano contra 68 no mesmo período do ano passado (redução de 13%). E os de Chikungunya caíram de 41 para 21 (48%). Não houve registro de casos de Zika.

Anderson e Gilson reúnem apoiadores e lideranças em edição do Simbora Mudar Pernambuco em Igarassu

Foto: Hermes Costa Neto/Divulgação


Lideranças políticas e apoiadores das pré-candidaturas de Anderson Ferreira (PL) ao Governo do Estado, e de Gilson Machado Neto (PL) ao Senado Federal, prestigiaram, em Igarassu, na Região Metropolitana, mais uma edição do Simbora Mudar Pernambuco. Ao lado de pré-candidatos à Assembleia Legislativa (Alepe) e Câmara dos Deputados, o ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes e ex-ministro do Turismo ressaltaram o compromisso com valores éticos e princípios como a defesa da liberdade como pilares que têm norteado a pré-campanha.

“Essa eleição vai ser dividida por quem continua a perpetuar práticas da velha política como o festival de promessas e quem demonstra compromisso com a verdade e respeito ao eleitor. A população há muito se cansou desse papo de quem promete o mundo na tentativa de ser eleito sem nenhum tipo de responsabilidade para com a verdade. A nossa pré-candidatura tem base fincada em princípios éticos e que apresenta não falsas promessas, mas, sim, propostas”, disse Anderson durante o ato.

O pré-candidato lembrou que entre as propostas que integram o plano de governo estão três projetos de lei apresentados pela bancada do PL na Alepe para reduzir, em 2023, o valor do IPVA; incluir mais de dois milhões de pernambucanos na tarifa social da água a partir da migração automática dos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) no programa da Compesa; e resgatar a competitividade das empresas com o fim da prorrogação do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal.

“É dessa forma que nós fazemos política, deixando claro que é possível fazer e como iremos mudar a realidade do nosso estado”, pontuou Anderson Ferreira.

terça-feira, 28 de junho de 2022

Anderson: “Paulo Câmara e Danilo Cabral não têm compromisso com o povo”

Foto: Hermes Costa Neto/Divulgação

Pré-candidato do Partido Liberal (PL) ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira subiu o tom, nesta terça-feira (28), contra o governador Paulo Câmara (PSB) e o pré-candidato da Frente Popular, Danilo Cabral (PSB), pela falta de sensibilidade e de iniciativa quanto à redução imediata do ICMS no valor dos combustíveis, gás natural, energia elétrica e setor de telecomunicação. Anderson citou o exemplo de São Paulo e Goiás que anunciaram, na última segunda-feira (27), a diminuição na alíquota e o resultado da medida pode refletir numa redução de até R$ 0,48 no preço da bomba.

A Lei Complementar 194/22 aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) na última semana prevê a diminuição das alíquotas do imposto acima de 25% para o limite de 17% ou 18%, a depender do estado, de produtos essenciais tais como os citados anteriormente. A expectativa é de que em Pernambuco a alíquota seja reduzida de 29% para 18% no caso da gasolina, o que deverá resultar em, no mínimo, uma queda de R$ 0,56 no valor cobrado ao consumidor na bomba. De acordo com a lei, uma possível perda na arrecadação seria compensada por meio das dívidas dos estados para com a União.

“E por que, até agora, não vimos uma atitude clara do governo estadual no sentido de beneficiar a população?”, questionou Anderson. O pré-candidato destacou ainda que “que não se observa uma manifestação sequer de interesse do governador ou do seu pré-candidato Danilo Cabral em cumprir a lei em prol do povo”.

“Até porque essa é a postura deles na sanha arrecadatória de cobrar impostos da população mais pobre. Basta ver o exemplo da nossa proposta para reduzir o extorsivo valor do IPVA e que continua sem o apoio do governo na Assembleia Legislativa. Então a pergunta que fica é: até quando os pernambucanos vão ter que aceitar isso? Incompetência tem limite”, pontuou Anderson Ferreira.

segunda-feira, 27 de junho de 2022

Anderson destaca importância do levantamento Austin/IstoÉ para Jaboatão e Pernambuco

 

Foto: Hermes Costa Neto/Divulgação

Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, obteve lugar de destaque em um estudo socioeconômico realizado pela agência Austin Rating entre os 5.565 municípios brasileiros e divulgado pela revista IstoÉ. A cidade pernambucana figura no levantamento com cinco premiações e ocupa espaço de evidência tanto no ranking geral quanto entre os municípios de grande porte. O ex-prefeito e pré-candidato ao Governo do Estado, Anderson Ferreira (PL), se debruçou sobre o tema e detalhou a importância da avaliação para o município e o exemplo de gestão que Jaboatão dos Guararapes deixa para Pernambuco.

Jaboatão foi destaque nas categorias Qualidade de Vida, Aplicação na Saúde e Educação, Mercado de Trabalho, Capacidade de Arrecadação e Indicadores Fiscais. Ao longo da semana, Anderson irá publicar nas redes sociais uma série de vídeos que irão abordar as cinco premiações e explicar o impacto de cada área na vida da população.

Ao falar sobre os eixos relativos à capacidade de arrecadação e aos indicadores fiscais, Anderson afirma que o primeiro passo dado por sua gestão foi no sentido de resgatar a credibilidade do município e sua capacidade de atrair investimentos. “Essa foi uma prioridade nossa desde o primeiro dia. Nós arrumamos as contas públicas e deixamos claro, por meio de um trabalho sério e compromissado, que é possível ter responsabilidade fiscal. E isso nos permitiu investir na cidade e fazer um trabalho de transformação social”, disse o ex-prefeito.

Quanto ao tema sobre mercado de trabalho, Anderson lamentou a liderança do estado no ranking nacional do desemprego. “Nós temos percorrido todas as regiões de Pernambuco e esse é um dado que afeta não apenas a Região Metropolitana, mas o estado como um todo. Então, diante de um cenário tão alarmante, Jaboatão ter recebido um reconhecimento no setor de geração de emprego, sim, é algo muito importante e que prova que muita coisa pode ser feita em Pernambuco para mudar essa estatística”, observou.

“Mas a nossa maior satisfação foi o reconhecimento por termos melhorado a qualidade de vida do povo do Jaboatão dos Guararapes porque isso agrega uma série de fatores que mudam a vida das pessoas e o seu cotidiano. E isso parte do princípio de que nenhum gestor público transforma nada sem investir em saúde e educação, porque são duas áreas prioritárias e sensíveis, mas sem deixar de lado os setores de infraestrutura, iluminação pública, lazer, enfim, foi por pensar em fazer trabalhar todas essas áreas de forma conjunta que conseguimos mudar para melhor a vida das pessoas e iniciar um novo ciclo no Jaboatão”, pontuou Anderson Ferreira.

MPF obtém decisão que viabilizará parque urbano em área de residencial que tinha risco de desabamento

Foto: AC Demolidora/Divulgação 

O Ministério Público Federal (MPF) conseguiu decisão da Justiça Federal que determinou a doação, pela Caixa Econômica Federal (Caixa), ao Município de Jaboatão dos Guararapes do terreno onde se localizava o Conjunto Residencial Muribeca. A intenção é que seja construído no local um parque urbano público, com área de lazer, posto policial e escola, entre outros serviços de interesse da comunidade. O caso é de responsabilidade do procurador da República Alfredo Falcão Jr. 

Na decisão, a Justiça determinou a adoção de providências, pelo Primeiro Cartório de Imóveis de Jaboatão, para destinação irrevogável e sem ônus do imóvel ao município, após cumprida a etapa de demolição das edificações. O MPF seguirá acompanhando o cumprimento dessas medidas. 

Construído em 1982, o Conjunto Muribeca foi um dos maiores da Região Metropolitana do Recife (RMR). Suas edificações foram feitas em alvenaria autoportante, conhecidas como prédios-caixão, que apresentavam risco à integridade dos moradores diante do perigo de desabamento. Prédios com estrutura similar chegaram a desabar. Desde 2005, com o ajuizamento de ação civil pública pelo MPF e pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), os prédios-caixão deixaram de ser construídos na RMR. 


Indenização – Em 2020, foi firmado acordo coletivo entre mutuários e a Caixa para indenização das famílias que tiveram de deixar seus apartamentos, também como decorrência da ação ajuizada por MPF e MPPE. O acordo beneficiou 2.208 famílias que moravam nos 69 blocos, com 32 apartamentos cada. Para o pagamento das indenizações, a Caixa destinou valor aproximado de R$ 300 milhões. 


Processo nº 0010258-68.2013.4.05.8300 – 5ª Vara da Justiça Federal em PE

Nove prisões na orla de Porto de Galinhas



Policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), em operação conjunta com policiais civis, prenderam nove pessoas por tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico, perto da Praça do Relógio, na beira-mar de Porto de Galinhas. Eles estavam consumindo e comercializando drogas no local.

O grupo ainda tentou fugir com a chegada do efetivo, mas sem êxito. Após uma busca minuciosa na área, foram localizados 18 pinos de cocaína, 55 pedras de crack, 174 invólucros de maconha, três celulares, uma corrente de prata e R$ 1..036,00 em espécie. 

Diante dos fatos, todos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia de Ipojuca para adoção das medidas cabíveis. Do grupo, seis homens foram autuados em flagrante e para os demais foram lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrência.

PRF divulga balanço da Operação São João 2022 em Pernambuco



Entre os dias 22 a 26 de junho, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou as ações de fiscalização, combate ao crime e educação para o trânsito nas rodovias federais de Pernambuco, através da Operação São João 2022. Nesse período, foram registrados 39 sinistros, com 34 feridos e cinco mortes, sendo duas na BR 116, em Abaré, na Bahia, em um trecho que é atendido pela Delegacia de Salgueiro. No ano passado, entre os dias 23 a 27 de junho, quando as festas juninas foram canceladas devido à pandemia, foram atendidas 29 colisões, com 32 feridos e três mortes.

Um dos sinistros mais graves ocorreu na sexta-feira(24), na BR 424, em Garanhuns, no Agreste do estado. Uma colisão envolvendo um carro, duas motocicletas e uma van resultou na morte de um casal que estava em uma moto e em quatro feridos dos outros veículos. A suspeita é de que o motorista do carro acessou a contramão da rodovia. Ele realizou o teste do bafômetro e o resultado foi de 0,38 mg/l, que configura crime de trânsito. Após atendimento médico, o homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Garanhuns, que irá investigar o caso. 

Em cinco dias, foram fiscalizados 3.054 veículos e 3.840 pessoas, emitidas 1.165 autuações e  registradas 335 toneladas de excesso de peso. O combate à alcoolemia foi intensificado nesse período, sendo realizados 2.450 testes com o etilômetro, que resultaram em 85 motoristas autuados e retirados da direção de veículos, além de quatro condutores detidos. 

Outras infrações também foram verificadas, com destaque para 109 autuações pelo não uso do cinto de segurança, 69 por ultrapassagens em local proibido, 31 pela falta do capacete e 27 pela falta da cadeirinha. O desrespeito à Lei do Descanso do motorista resultou em 19 autos de infração e 8 pela falta do exame toxicológico. 

As ações de educação para o trânsito alcançaram 35,5 mil pessoas e foram reforçadas com uma ação no pátio de eventos de Caruaru, direcionada ao público que acompanhava as atrações na capital do forró. Além disso, foram realizadas abordagens de segurança viária nas rodovias para sensibilizar motoristas e passageiros. 

As atividades de enfrentamento ao crime contribuíram para apreender três veículos adulterados, 50,3 Kg de maconha, 40 gramas de cocaína e uma arma de fogo. Nessas ações, foram detidas oito pessoas por tráfico de drogas, porte ilegal de arma, adulteração de sinal identificador de veículo e cumprido um mandado de prisão por falta de pagamento de pensão alimentícia. 

As equipes da PRF também auxiliaram 105 motoristas que tiveram panes mecânicas ou outros problemas com o veículo, além de retirarem 107 animais de grande porte das rodovias para prevenir colisões.

domingo, 26 de junho de 2022

Jaboatão é destaque em premiação da conceituada agência Austin Rating em estudo publicado pela IstoÉ

Foto: Divulgação 


Em estudo realizado em 5.565 municípios pela mais conceituada e primeira agência de rating brasileira, a Austin Rating, feito em parceria com a revista IstoÉ, a cidade do Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, aparece como destaque entre os municípios pernambucanos. Jaboatão figura no levantamento com um total de cinco premiações e ocupa espaço de evidência nos 50 primeiros lugares, tanto no ranking geral quanto entre os municípios de grande porte.

O ex-prefeito Anderson Ferreira recebeu a informação com humildade e, ao comentar o feito, neste sábado (25), atribuiu o resultado a um modelo de gestão que priorizou investimentos em áreas sensíveis como educação, saúde, assistência social e geração de emprego e renda.

"Para um município que sempre foi visto como um problema, Jaboatão, hoje, se tornou um exemplo a ser seguido. Conseguimos virar a página do atraso e o município passou a ser reconhecido nacional e internacionalmente como exemplo de boas práticas. Fomos a única cidade brasileira a receber dois prêmios da Organização das Nações Unidas (ONU) por dois anos consecutivos e todos esses reconhecimentos comprovam que conseguimos apresentar resultados que mudaram para melhor a vida das pessoas”, disse Anderson.

Jaboatão dos Guararapes foi apontada pela Austin Rating no ranking geral nas categorias Qualidade de Vida, Mercado de Trabalho e Capacidade de Arrecadação. Já no índice que engloba as cidades de grande porte, o município figura nos eixos Aplicação na Saúde e Educação e Indicadores Fiscais.

AUSTIN

Primeira empresa nacional a conceder ratings no Brasil, a Austin Rating é uma agência classificadora de risco de crédito nacional e, além do pioneirismo na área, se caracteriza pelo desenvolvimento de metodologia própria, a qual adapta padrões internacionais ao mercado financeiro nacional e suas particularidades.

A credibilidade da Austin Rating junto ao setor foi construída ao longo dos seus 36 anos de atuação no Brasil, período no qual a agência teve a oportunidade de acompanhar os momentos decisivos da economia e de suas implicações sobre empresas nacionais e, principalmente, instituições financeiras, tendo se destacando pela segurança e pela independência de suas opiniões.

Atualmente, a Austin é a empresa mais solicitada pela mídia quando o assunto é bancos e mercado financeiro, tendo sido a primeira agência devidamente autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários, autarquia vinculada ao Ministério da Economia, a exercer a atividade de Agência de Classificação de Risco de Crédito.