sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Policiais do 6° BPM capturam dois suspeitos de tentativa de latrocínio em Piedade. Veja vídeo.

 



Um homem ficou ferido após ser vítima de assalto no bairro de Piedade em Jaboatão dos Guararapes  na noite desta quinta-feira (10/02). 

Ele foi abordado próximo a um hospital veterinário na Av. Bernardo Vieira de Melo. Um video feito por morador de um edifício em frente ao local do crime mostra toda a ação. 

Como a vítima não entregou os pertences aos dois criminosos e correu para dentro do hospital ele foi perseguido e sofreu varios golpes de objeto cortante pelo corpo, mesmo com a intervenção do segurança da unidade veterinária.

Os criminosos sairam tranquilamente em direção da praia levando alguns pertences da vítima que foi atendida pela equipe de plantão do hospital que prestou os primeiros socorros fazendo os curativos necessarios para estancar os sangramentos.

Policiais do 6° BPM foram ao local e após verificar o estado de saúde da vítima, foram em busca dos acusados que foram alcançados na orla de Piedade. Um dos acusados tem 15 anos de idade.

Com eles, além do material do crime (2 facas, 1 canivete, 1 Ziplock de maconha e 2 pedras de crack), foi localizado os pertences da vítima.

Os acusados foram autuados em flagrante no DHPP, ficando assim a disposição do Poder Judiciário.

A vítima passa bem.

Prefeitura do Jaboatão realiza ação contra o trabalho infantil

Fotos: Chico Bezerra/PMJ

Lugar de criança é na escola. Esse é um princípio básico previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Nesse sentido, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria de Assistência Social, realiza mensalmente uma ação de conscientização voltada para o combate ao trabalho infantil em mercados públicos, orla, estações de metrô, feiras livres, entre outros pontos de aglomeração do município. Nesta sexta-feira (10), as equipes da secretaria percorreram as orla de Piedade, Candeias e Barra de Jangada.

Durante as abordagens corpo a corpo, os servidores da Secretaria de Assistência Social do município entregaram panfletos à população, onde foram repassadas informações relevantes para sensibilizar banhistas e comerciantes da orla, a respeito dos problemas causados pelo trabalho infantil.



Foi o caso do comerciante da orla de Candeias, Josué Cardoso, de 52 anos. Ele achou importante a ação da prefeitura em orientar as pessoas quanto ao problema. "Achei ótima essa ação porque sabemos as crianças devem frequentar a escola e brincar e não estarem trabalhando por aí", disse ele.
Ao presenciar alguma situação de trabalho infantil, a pessoa poderá ligar para o Disque 100 e formalizar a denúncia.  

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Prefeitura do Jaboatão inicia 1ª Campanha de Vacinação Contra Brucelose

Fotos: Divulgação/PMJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Companhia Municipal de Agricultura e Abastecimento (Comab), realiza a 1ª Campanha de Vacinação Contra a Brucelose com o objetivo de reduzir a incidência e prevalência dessa enfermidade nos rebanhos bovinos. O objetivo é tornar as propriedades livres e monitoradas para Brucelose, visando a médio e longo prazo a erradicação desta doença no município. A equipe está em campo, desde quarta-feira (8), para aplicar as doses.

A previsão é que a campanha tenha duração de quatro meses e, nesse período, serão utilizados dois tipos de vacinas, sendo a B19 em 300 bezerras de 3 a 8 meses de idade, e a vacina RB51, que visa imunizar 500 fêmeas bovinas acima de 8 meses. Dessa forma, serão aplicadas 800 doses (única), ambas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Estão aptos a participar da campanha os pequenos produtores cadastrados e acompanhados pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro).

Um dos beneficiados da campanha foi José Cícero Lopes, proprietário da Granja Sonho Meu, localizada no bairro de Sucupira. “Essa vacinação é uma coisa boa porque, antigamente, ninguém via isso. Ainda bem que a Prefeitura está se preocupando em nos ajudar. Isso dá muita segurança para os criadores. Com o nosso gado protegido, acredito que agora vem coisa boa por aí”, comemorou.


Assim como outras doenças bovinas, a brucelose é uma das grandes ameaças para o rebanho e para o homem, mas que pode ser evitada através de procedimentos de prevenção. Essa doença leva à diminuição da produtividade, causando a perda de competitividade nos mercados, vulnerabilidade a barreiras sanitárias e, consequentemente, diminuição da renda do produtor, além de ser uma das principais zoonoses que impacta na saúde pública.

A vacinação é o principal recurso para combater a doença no rebanho e o controle sanitário traz grandes benefícios ao criador, pois favorece o aumento da produtividade geral do rebanho. Além disso, contribui para a saúde pública, produzindo alimentos seguros para a sociedade e protegendo a saúde dos trabalhadores que lidam diretamente na cadeia de carne e leite.

Por se tratar de uma vacina viva, passível de infecção para quem a manipula, a aplicação é realizada por um médico-veterinário contratado pela Prefeitura do Jaboatão, que possui registro no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT). Após a vacinação, o profissional fornece o atestado de imunização ao produtor. Para mais informações, o criador pode ligar para o número (81) 99444-2742.

Prazo para pagamento do IPTU do Jaboatão termina nesta sexta-feira

Foto: Chico Bezerra/PMJG

Termina, nesta sexta-feira (10), o prazo para pagamento do IPTU no Jaboatão dos Guararapes, com descontos que chegam a 30%. Para ter direito a esse abatimento, o contribuinte precisa estar quites com os anos anteriores e pagar a cota única. Se optar pelo parcelamento em 10 vezes, o desconto é de 10%.

Para os contribuintes que têm débitos do IPTU de outros anos, mas que desejam quitar de uma só vez o exercício de 2023, o desconto é de 20%. Se optar pelo pagamento em 10 parcelas, o abatimento é de 5%.

Os boletos já foram entregues nas residências, mas o contribuinte também pode acessar o portal jaboatao.pe.gov.br para emitir o documento e efetuar o pagamento.

Homem é preso por tráfico de drogas em Piedade


Policiais militares do 6º BPM prenderam, na madrugada desta quinta(9), um homem por tráfico de entorpecentes em Piedade, Jaboatão dos Guararapes.

Durante rondas no bairro, o efetivo recebeu informações sobre um comércio intenso ocorrendo nos becos e vielas da Rua Sucupira do Norte e foi até a área fazer a checagem. Ao chegar na Travessa Maria Rita Barradas, o suspeito foi avistado e correu ao notar a aproximação da viatura. No entanto, foi alcançado e com ele encontrados 64 big bigs de maconha e uma balança de precisão. 

Ele admitiu que estava vendendo a droga e foi encaminhado, juntamente com o material apreendido, para a Delegacia de Prazeres, onde foram tomadas as medidas cabíveis neste tipo de ocorrência.

Tartaruga Cabeçuda deposita ovos na Praia de Piedade, no Jaboatão

 

Foto: Chico Bezerra/PMJG

O Núcleo de Monitoramento a Animais Marinhos (Noamas) da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes registrou a desova de uma Tartaruga Cabeçuda, por volta das 6h desta quinta-feira (9), na praia de Piedade. O chefe do Núcleo, Adriano Artoni, estava monitorando a chegada do animal desde a madrugada e acompanhou a postura. A Tartaruga Cabeçuda deposita entre 80 e 200 ovos e a eclosão ocorre após 45 dias. Durante esse período, o Noamas fará o monitoramento e a proteção do local.

Jaboatão é um dos principais destinos das tartarugas marinhas, em Pernambuco. Todos os anos, além da Cabeçuda, as espécies Oliva, Verde e de Pente chegam às praias de Piedade e Candeias para fazer a desova. Neste ano, foram registrados seis ninhos e 166 filhotes já nasceram.

Em 2022, foram mais de 3 mil tartarugas marinhas que eclodiram nos 37 ninhos monitorados pelo Noamas em parceria com o Centro Tamar e ICMBIO. A violação dos ninhos de tartarugas marinhas é crime e quem cometer pode ser condenado à prisão de seis meses a um ano, além de pagar multa que vai de R$ 500 a R$ 5 mil.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Policiais do 6° BPM flagram assalto e capturam envolvidos


Policiais militares do 6º BPM apreenderam um menor e prenderam um adulto, numa ocorrência finalizada no final da madrugada desta quarta-feira (08/02). Eles foram flagrados roubando o carro de um casal na BR-101 Velha, em local próximo à Vitarella.

O efetivo estava em deslocamento quando observou a dupla apontando uma arma de fogo e os ocupantes deixando o veículo, um Fiesta prata, com as mãos para cima. Para preservar a integridade física das vítimas, o policiamento esperou os suspeitos saírem com o carro e deram voz de parada.

Eles não só seguiram em fuga, como atiraram contra a viatura, que fez o devido revide e iniciou o acompanhamento. Mais à frente, no trecho sentido Cabo de Santo Agostinho, eles perderam o controle do carro e capotaram. Mesmo assim, voltaram a atirar contra os policiais, que novamente devolveram a agressão.


Quando os envolvidos finalmente se renderam, foram detidos e, com eles, apreendido um revólver calibre .38 e dois celulares pertencentes às vítimas. Nesse momento um transeunte se apresentou, mostrando que havia sido ferido no braço por um disparo dos assaltantes. 

Todos foram encaminhados para a atendimento médico e, depois de liberados, a dupla foi levada para o DHPP, para a adoção das medidas cabíveis.

Prefeito Mano Medeiros entrega a 25ª creche do Jaboatão

Fotos: Leandro de Santana/PJG

A rede de ensino municipal do Jaboatão dos Guararapes passa a contar com a 25ª creche, a partir desta quarta-feira (8), com a inauguração do Centro Municipal de Ensino Infantil Professora Rakelly Nogueira do Nascimento, no bairro de Barra de Jangada. A unidade tem capacidade para receber 85 crianças de 0 a 3 anos de idade e o início das atividades aconteceu, justamente, no começo do ano letivo. A cerimônia de inauguração contou com as presenças do prefeito Mano Medeiros e familiares de Rakelly, que era servidora concursada do município e faleceu, num acidente junto com o marido, em 2020. A homenagem prestada à professora é em reconhecimento à dedicação ao trabalho que realizou em prol da Educação no Jaboatão.

O CEMEI é fruto de um investimento superior a R$ 900 mil, sendo composto por cinco turmas, espaço de lazer e cozinha para o fornecimento das cinco refeições diárias.O horário de funcionamento vai das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. Nesse período, os alunos participam de atividades pedagógicas e de lazer, sob orientação dos professores.




“Entregamos essa creche com muito orgulho, certos de que, além das 85 crianças matriculadas, ela vai beneficiar várias famílias de Barra de Jangada. Mudar a vida das pessoas não é apenas com rua e calçada, mas com condições de vida. Tenho certeza que muitos pais e mães vão poder trabalhar e buscar novas fontes de renda porque sabem que seus filhos estarão em um local seguro e bem cuidados”, salientou o prefeito Mano. “Ainda este ano, vamos entregar mais três creches, totalizando 28, um avanço significativo, pois encontramos o município com apenas quatro creches, em 2017”.

 

Lidiane Gomes matriculou sua filha Aylla Beatriz, de 3 anos, pela primeira vez numa creche e disse que agora poderá buscar trabalho. “Já trabalhei no comércio, mas tenho dividido meu tempo entre cuidar de Aylla e da casa. Agora, com essa creche, vou poder trabalhar para aumentar a renda. A Prefeitura do Jaboatão fez uma creche com uma boa estrutura e gostei da professora. Isso deixa a gente mais tranquila”, disse a dona de casa.


 

 

Familiares da Professora Rakelly participaram do evento
(Foto: Leandro de Santana/PJG)


HOMENAGEM

 

A escolha do nome da professora Rakelly Nogueira do Nascimento para o CEMEI foi aprovado de imediato, por conta do seu compromisso com o ensino. Ela era formada em Música e ensinou na rede municipal do Jaboatão entre 2011 e 2020. Nesse período, atuou na Secretaria de Educação, na equipe de Normatização.

 

“A vida de Rakelly é um exemplo, porque ela se dedicou muito à Educação do Jaboatão, e nos ajudou a implementar mudanças importantes. Que esse legado sirva de exemplo, porque ela fez muito em tão pouco tempo. Por isso, não tivemos dúvida em prestar essa homenagem, principalmente, sendo uma creche, que é a porta de acesso entre a comunidade e a Educação”, destacou Mano.


Os pais de Rakelly, Josias Vieira e Raquel Nogueira, a filha Laura e o irmão Willian participaram da inauguração e agradeceram a homenagem prestada à professora. “Essa homenagem foi um ato de grande importância, voltado para a Educação. Minha filha era uma pessoa dedicada, era um grande ser humano. Rakelly tinha muito carinho e gostava de cuidar das pessoas. Essa homenagem foi muito importante para a nossa família. Agradeço muito esse reconhecimento da Prefeitura do Jaboatão”, falou o pai de Rakelly.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Vigilância Sanitária do Jaboatão apreende pomadas modeladoras que causam problemas de visão

Foto: Divulgação/PMJG

Diante de diversos casos de intoxicação ocular, com danos graves à visão,provocada pela utilização de de pomadas modeladoras para modelar e trançar cabelos, registrados em todo o país, as equipes de Vigilância Sanitária da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realizaram, nesta terça-feira (07), uma inspeção em vários estabelecimentos comerciais, a exemplo de barbearias, farmácias e salões de beleza. Ao final da inspeção, foram recolhidos 68 produtos e fiscalizados 59 estabelecimentos comerciais.

A ação da força-tarefa da Vigilância Sanitária do município teve por objetivo verificar a procedência das pomadas modeladoras comercializadas, verificando para fins de apreensão e recolhimento das prateleiras, de acordo com a resolução da Anvisa número 258, de 25 de janeiro deste ano. 


A secretária municipal de Saúde, Zelma Pêssoa, destacou a importância de inspecionar os estabelecimentos que comercializam pomadas modeladoras para trançar e modelar cabelos. "O uso desse produto desencadeou um grave problema de saúde pública. Por isso, temos que realizar fiscalizações sistemáticas no município, visando preservar a saúde da população", enfatizou a secretária. 

Outra recomendação repassada pela Vigilância Sanitária é que os consumidores que adquirirem esse tipo de produto verifiquem a composição química, em seguida, entrem em contato com o referido órgão por meio do telefone: (81)99975-3952.

Prefeito Mano confere ações preventivas para evitar alagamentos no Jaboatão

Fotos: Leandro de Santana/PMJG


O trabalho preventivo que vem sendo realizado pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, com a limpeza de canais e galerias mostrou, nessa segunda-feira (6) que, em muitos pontos onde normalmente sofrem alagamentos, não houve acúmulo de água, apesar da chuva intensa que caiu no município. Ontem, o prefeito Mano Medeiros foi conferir de perto o resultado dos serviços. Para se ter ideia do volume de chuvas, a média para o mês de fevereiro é de 128 milímetros, no entanto em seis horas do domingo para a segunda-feira foram registrados 176 mm.
No bairro de Santo Aleixo, os moradores tiveram uma madrugada tranqüila, graças à limpeza no Canal Beira Rio. Além da retirada dos entulhos, foi feito o alargamento do canal para aumentar o fluxo das águas. Em outras ocasiões, várias residências foram invadidas pelas águas e os moradores tiveram que ser transferidos para locais mais seguros pela Defesa Civil do município.
“No ano passado, quando teve aquela chuva que alagou tudo, perdi muita coisa. Foi uma tristeza. Mas nessa noite foi diferente. Mesmo com a chuva que caiu, o canal não transbordou e pudemos dormir tranqüilos”, contou o aposentado Marcos Antônio, que reside na rua Cícero Caldas. “A limpeza e o alargamento do canal deu certo e dessa vez não perdi nada”, acrescentou o ambulante Josias Ribeiro de Lima.



Outro ponto do Jaboatão onde os moradores passaram a madrugada da segunda-feira sem sustos foi a Rua Severino Varejão, no bairro de Cavaleiro. A via está recebendo novo sistema de drenagem e, apesar de a obra ainda não estar concluída, o serviço feito até o momento foi suficiente para evitar alagamento. “Há 40 anos que vemos nossas casas serem alagadas quando chove, mas essa obra que está sendo feita pela Prefeitura já foi suficiente para suportar o volume da água que caiu. Foi um verdadeiro teste de fogo. Agora estamos confiantes de que vamos ter mais tranquilidade no inverno”, disse Marcelo Torres.
“Ouvir o relato dos moradores sobre o resultado do trabalho que estamos realizando dá muita satisfação, porque estamos nos empenhando com ações preventivas para evitar tantos transtornos nos períodos de chuva. Diariamente temos equipes limpando canais, galerias e canaletas. A chuva de ontem foi muito forte e tivemos vários pontos sem alagamentos. Ainda há muito o que fazer na cidade, mas exemplos como de Santo Aleixo e Cavaleiro demonstram que a prevenção é fundamental nesse trabalho de proteção da população”, ressaltou o prefeito Mano Medeiros.
 

GABINETE DE EMERGÊNCIA
 
Ontem, inclusive, o prefeito reuniu o secretariado e anunciou a instalação do Gabinete de Emergência, que tem o objetivo de cuidar do planejamento dAS ações preventivas. “Estamos no mês de fevereiro, no entanto é preciso cuidar de cada detalhe com antecedência. As secretarias vão trabalhar unidas, definindo suas prioridades, mas com um só objetivo, que é preparar Jaboatão para os momentos de maior dificuldade. Sabemos que não podemos fazer tudo, porém reduzir os transtornos e salvar vidas têm que ser a prioridade”, disse Mano.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Homem preso por tráfico de drogas em Barra de Jangada

 


Policiais militares do 6º BPM prenderam um homem e debelaram um ponto de venda de drogas na Rua da Independência, em Barra de Jangada, Jaboatão dos Guararapes. O efetivo recebeu informações de populares dando conta de que o suspeito estava comercializando entorpecentes dentro do Conjunto Habitacional Mércia Albuquerque, foi ao local fazer a checagem e constatou a veracidade das denúncias.

De posse das informações das características do envolvido e sua forma de atuação, foi montada uma campana até o momento ideal para a abordagem, sem chance de fuga. No momento em que foi revistado ele estava com apenas dois big  bigs de maconha no bolso, mas ao fazer um varredura os policiais localizaram outras 156 unidades.

Diante dos fatos, o homem foi encaminhado para a Delegacia de Plantão de Prazeres, para que fossem adotadas as medidas legais para formalização do flagrante.

Prefeitura do Jaboatão abre seleção simplificada com 95 vagas para Defesa Civil

 

Foto: Divulgação/PJG

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes abre processo seletivo simplificado para a contratação temporária emergencial de 95 profissionais. As inscrições iniciam nesta quarta-feira (08) e vão até o dia 1º de março. Essa é uma das medidas adotadas pelo município, com objetivo de ampliar as equipes de Defesa Civil e, consequentemente, reforçar as ações de prevenção em relação ao período de chuvas.

O certame se dará em uma única etapa, com a análise da experiência profissional e de títulos. O candidato deverá, necessariamente, acessar o site da organizadora (www.processoseletivoabdesm.com) para realizar o seu cadastro e anexar os documentos pessoais digitalizados, para ter sua inscrição iniciada, de acordo com as orientações indicadas no portal eletrônico.


As vagas contemplam os seguintes cargos: Auxiliar operacional, Encarregado operacional e Motorista (categoria D), para nível fundamental. Operador de drone, Assistente administrativo e Técnico em engenharia para nível médio/técnico. E por fim, Engenheiro civil, Geógrafo e Técnico social para o nível superior.


A lista com as vagas correspondentes e todos os documentos necessários para efetuar a inscrição consta no edital, disponível no Diário Oficial do município publicado no último sábado (4), e também no site da organizadora. Somente serão aceitos os documentos com imagens nos seguintes formatos: jpg, jpeg, gif, png ou documento em PDF.


Para concorrer a uma das vagas, a pessoa precisa obedecer aos seguintes pré-requisitos: ser brasileiro; ter idade mínima de 18 anos; estar em dia com as obrigações eleitorais; ser quite com o serviço militar (no caso do sexo masculino); ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições da função; e não acumular função, empregos ou cargo público, em qualquer esfera de governo ou em qualquer poder, salvo nos casos constitucionalmente permitidos.


Já para a análise da experiência profissional e de títulos, o concorrente à vaga terá que, no ato da inscrição, digitalizar e anexar ao formulário constante no site da organizadora, os documentos comprobatórios, conforme anexo III do edital, depois enviar de forma eletrônica.


Caso o (a) candidato (a) tenha algum tipo de deficiência deverá comprovar, mediante documentação, prevista no edital. A listagem final dos selecionados deverá ser publicada no dia 21 de março, no portal da organizadora: (www.processoseletivoabdesm.com) e será homologado por meio de portaria, que será publicada no Diário Oficial do Município, no dia 24 de março.


A Secretaria Especial de Defesa Civil foi criada pelo prefeito Mano Medeiros, neste mês, para garantir um trabalho mais efetivo na prevenção de desastres naturais e na atuação de proteção às pessoas. "A Defesa Civil, até então, era uma superintendência, mas percebemos a necessidade de criar uma secretaria específica. Consequentemente, temos a necessidade de aumentar o quadro de pessoal para atender ao município", disse o  gestor.

Cantor João Junior lança música nesta sexta 10/02 com participação de Almir Rouche



domingo, 5 de fevereiro de 2023

Baile Municipal do Jaboatão abre o Carnaval 2023 em clima de muita alegria, no Clube Ferroviário

Fotos: Divulgação/PMJG


O Jaboatão dos Guararapes foi aberto, oficialmente, pelo prefeito Mano Medeiros, durante o Baile Municipal, na noite deste sábado, no Clube Ferroviário, ao som dos Clarins de Momo de Pernambuco. O local foi invadido por diversos heróis e heroínas, vilões e vilãs, Colombinas e Pierrôs, faraós, passistas, piratas, marinheiros, anjos e demônios, índios, caboclinhos, maracatus, além de muito brilho e muita alegria.

“Estou imensamente feliz com esse momento de resgate de nossa cultura. Após 12 anos sem essa festa, voltamos em grande estilo e a participação e satisfação da população mostra o quanto ela precisava disso”, afirmou Mano Medeiros. A primeira-dama, que coordenou a organização do evento junto à equipe de cultura, complementou: “Além de trazer diversão para as pessoas, o baile também é solidário, a renda será revertida para instituição beneficente e agradeço o apoio da Paróquia de Santo Amaro nessa missão”.




A festa começou ainda na rua, com um cortejo do Bloco Lírico Flabelo do Amor, Maracatu Aurora Africana, Rebeldes do Samba e Boi Sorriso. O cortejo entrou no Clube Ferroviário, dando início às apresentações. A cantora Lua (destaque do The Voice) balançou o público com músicas como Alô Paixão, Leão do Norte e A Praieira, encerrando com uma grande ciranda. A classe artística marcou forte presença no evento.

A atriz Nelma Barros comandou o cerimonial e chamou ao palco os homenageados do baile: a Tribo Caboclo Candidé e a Tupinambá de Cavaleiro, além da artista circense Índia Morena, patrimônio vivo de Pernambuco, que falou pelos homenageados. “Só queria agradecer e falar que foi preciso coragem do prefeito chegar e dizer: Jaboatão vai ter Carnaval. Estou muito feliz”, comemorou.

Allan Carlos veio em seguida, com uma entrada cenográfica, desfilando pelo salão fantasiado de La Ursa e botou os foliões para frevar incansavelmente, ao som metálico da sua guitarra, sempre interagindo muito com o público. Com apoio do Sesc, o Maestro Forró – que participou do último Baile Municipal, em 2011 – chegou com a Orquestra Bomba do Hemetério e não deixou ninguém sentado, indo do frevo ao forró, e trazendo Allan Carlos de volta.

Encerrando a festa, a Orquestra 90 Graus subiu ao palco, tocando os tradicionais frevos carnavalescos até os foliões se esbaldarem. E Os Clarins de Momo de Pernambuco (composto por músicos do Jaboatão) ecoaram o alvorecer carnavalesco, lembrando ao público que era hora de ir para casa, mas o Carnaval estava só começando.

A professora Ana Paula Oliveira estava devidamente fantasiada de pirata junto com o marido, Cláudio Arruda, e curtiu muito o baile. “A gente estava sentindo falta disso. Jaboatão é lugar de tradição e precisa de sua cultura. Viemos de Candeias prestigiar e estamos muito felizes. O baile está muito organizado. A decoração está linda. Estamos nos sentindo bem. A prefeitura está de parabéns”, declarou Ana Paula.

A decoração do baile foi assinada pelo artista plástico, diretor, cenógrafo e decorador Bilé Ares, que contou com a colaboração de grupo de artistas cênicos, além de voluntários para confeccionar e montar todos os adereços. Entre eles, estandartes pintados pela artista plástica e conselheira cultural do Jaboatão, Maraçane França, representando as sete regionais do município e remetendo ao tema do baile: Yapoatan e os Primeiros Brincantes do Brasil.


CARNAVAL

A programação de rua do Carnaval de 2023 terá início no Sábado de Zé Pereira, dia 18, com encontro de blocos na orla de Piedade, das 16h às 20h e o Polinho infantil Brincantes (Parque da Cidade), das 16h às 22h. Do domingo a terça-feira, os foliões também contarão com o Polo Candidé (Cavaleiro); Yapoatan (Jaboatão Centro); e os polos itinerantes Preacas (Curados) e Índia Morena (Muribeca dos Guararapes/Marcos Freire), sempre das 16h, às 22h.