sábado, 1 de abril de 2023

Lançado edital para eleição de membros do Conselho Tutelar do Jaboatão

 

Foto: Chico Bezerra/PMJG

O edital para eleição dos 35 membros do Conselho Tutelar do Jaboatão dos Guararapes e seus suplentes foi publicado no Diário Oficial do município deste sábado (1º). O eleitos irão compor o Conselho Tutelar do município pelos próximos quatro anos (2024/2028), com possibilidade de recondução mediante novo processo de escolha. As inscrições que terão início no dia 19 de abril e vão até o dia 19 de maio,  deverão ser feitas de forma online por meio do site: www.jaboatao.pe.gov.br

Os interessados em se candidatar à função de conselheiro tutelar devem atender aos seguintes requisitos: ser pessoa de reconhecida idoneidade moral, ter idade superior a 21 anos, residir no município, ter concluído o ensino médio, estar no gozo de seus direitos políticos, comprovar boa saúde física e mental, e comprovar experiência de atuação em atividades ligadas à promoção, defesa e atendimento dos direitos da criança e do adolescente. 

Os membros terão jornada de trabalho de 40 horas semanais, mais regime de plantão e receberão remuneração mensal de R$ 4.145,73 e demais garantias trabalhistas.

O processo de escolha será realizado em três etapas: inscrição dos candidatos, prova de aferição de conhecimentos e eleição dos candidatos por meio do voto popular. Para mais informações acerca do processo acesse o edital por meio do link: jaboatao.pe.gov.br/processoescolhact2023

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, cumprindo as atribuições previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

sexta-feira, 31 de março de 2023

LBV busca apoio de parceiros para ação solidária de Páscoa



A Legião da Boa Vontade (LBV) iniciou uma mobilização para entregar chocolates para as crianças e os adolescentes atendidos em seu Centro Comunitário de Assistência Social, localizado na Rua dos Coelhos, 219 Bairro Coelhos. 

A Instituição atende diariamente centenas de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e convida todos a participar da iniciativa. A campanha solidária visa presentear cerca de 200 crianças nesta Páscoa.  

 

Faça parte desse time solidário e leve sua doação, até dia 06/4 (Quinta-feira) 

 

Informações pelo telefone: (81) 3413-8607.  Conheça as ações da Entidade em prol da infância acessando o site www.lbv.org ou @lbvBrasil nas redes sociais. 

Prefeitura do Jaboatão contratará 399 auxiliares de apoio pedagógico

 

Foto: Leandro de Santana/PMJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, através da Secretaria Municipal da Educação, contratará 399 auxiliares de apoio pedagógico, que vão atuar nas salas de aula, dando apoio aos estudantes com deficiência e com transtorno do espectro do autismo. Decreto assinado pelo prefeito Mano Medeiros, autorizando a abertura do processo de seleção simplificada, foi publicado na edição do Diário Oficial do município desta sexta-feira (31). O prazo de inscrições e critérios do certame estarão no edital que será publicado em breve.

Além dos auxiliares de apoio, o decreto autoriza a contratação temporária de outros 76 profissionais, entre professores de educação física (16), brailistas (19) e intérpretes de libras (41). Ao todo, o processo de contratação vai suprir 475 vagas na rede de ensino municipal.

“Temos atualmente a necessidade de contratar 399 auxiliares de apoio, porque há uma parcela de estudantes com deficiência e com autismo precisando desse atendimento especial. É uma demanda que tem crescido muito na nossa rede de ensino e estamos fazendo o possível para acompanhar. Na nossa gestão, educação e inclusão andam juntas e esses alunos serão atendidos”, ressaltou o prefeito Mano Medeiros.

quinta-feira, 30 de março de 2023

Jaboatão sedia 5ª Conferência municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Fotos: Chico Bezerra/PJG 

A 5ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, está sendo sediada no Jaboatão dos Guararapes, nesta quinta-feira (30), no auditório da UNIFG, em Piedade. O objetivo do encontro é ampliar e fortalecer o sistema de segurança alimentar no município. O evento conta a participação de conselheiros dos municípios da Região Metropolitana do Recife, gestores públicos e representantes da sociedade civil.

A secretária de Assistência Social e Cidadania do Jaboatão, Gentila Guedes, disse que esse é um tema importante que deve envolver a participação dos órgãos públicos e a sociedade civil. "O município vem trabalhando fortemente nessa questão. Temos visitado as unidades dos CRAS, onde várias famílias estão sendo acompanhadas. Iremos fazer uma atualização do plano municipal de segurança alimentar para que outras ações sejam executadas", informou a gestora.

A presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar do Jaboatão, Aparecida Santana, que abriu oficialmente o evento, falou da importância de buscar mais políticas públicas para fortalecer a oferta de alimentos. "Esse é o espaço para debater junto com o poder público e a sociedade civil a melhoria da segurança alimentar", disse ela.

Ao final da conferência, os delegados irão elencar propostas e elaborar um relatório.

O documento será apresentado durante a 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada em agosto deste ano.

terça-feira, 28 de março de 2023

1º Prêmio Mulheres Conectadas com a Sustentabilidade acontece sexta


 Serrate Queiroz, professora de Gastronomia, é uma das vencedoras
do 1º Prêmio Mulheres Conectadas com a Sustentabilidade.

A entrega do 1º Prêmio Mulheres Conectadas com a Sustentabilidade,  promovida pela Academia Brasileira de Ciências Criminais (ABCCRIM(),  será na próxima sexta, 31 de março, as 19h na UNSÃOMIGUEL na Boa Vista, Recife-PE,  em solenidade restrita para convidados. 

Entre as homenageadas este ano, foram indicadas advogadas,  gestoras públicas, magistradas e  empreendedoras, entre elas a Desembargadora do TRT 6, Nise Pedroso;  a desembargadora do  Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, Iasmina Rocha;  a  Desembargadora do TJPE Daisy de Andrade Costa Pereira; a  presidente  da Amatra VI,  juíza Ana Freitas;  a promotora de justiça Dalva Cabral de Oliveira Neta; a pedagoga Vicência Barbosa de Andrade Torres;  a advogada Magda Machado Bragança,  a publicitária Alessandra Pires;  a empresária Bianca Lacerda;  a Prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino;  a Vice Prefeita do Recife, Isabela  Roldão;  a confeiteira artesanal Bruna Hinterlang;  a Vice Presidente da OAB-PE, Ingdir Zanella;  a professora de gastronomia Serrate Queiroz;  a Reitora da UNISÃOMIGUEL  Antonieta Chiappetta, entre outras. 

 As mulheres homenageadas foram  indicadas em pesquisa de opinião  coordenada pelas professoras Emília Queiroz e Anna Paula Canto de Lima, que integram a Comissão da Mulher da Academia Brasileira de Ciências Criminais (ABCCRIM(), tendo como critério  suas atuações nos setores de igualdade de gênero, empreendedorismo,  industria,  consumo responsável,  trabalho, saúde, educação, meio ambiente,  justiça, paz e instituições eficazes que fazem parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

Emlume faz manutenção da iluminação das orlas de Piedade e Candeias

  


Por solicitação do vereador do Jaboatão dos Guararapes, Nando Ceres, a Empresa Municipal de Iluminação e Energia Elétrica (Emlume), está realizando a manutenção e reposição das luminárias nas orlas de Candeias e Piedade. Desde o último domingo, as equipes já identificaram tentativas de furtos de cabos, que provocaram problemas no sistema de iluminação do calçadão. O serviço será concluído nesta terça-feira para garantir tranquilidade e segurança aos frequentadores da orla .

O vereador Nando Ceres disse que entrou em contato com prefeito Mano Medeiros para solicitar os reparos e ouviu do gestor que os trabalhos começariam de imediato.

Quartel da PM vira sala de aula no Cabo


Com o objetivo maior de aproximar a comunidade da Polícia Militar, foi criado pelo 18º BPM o projeto social Em Busca da Farda, mais uma iniciativa do sistema de policiamento comunitário Koban.

O projeto tem como público-alvo os jovens com idade de maior vulnerabilidades, entre os 16 e 28 anos. Esse grupo tem recebido instruções de direito, português e história, além de receberem orientações sobre boas práticas e praticarem atividades físicas.

As aulas são ministradas por policiais militares dentro do próprio Batalhão, no Cabo de Santo Agostinho, o que cria fortes vínculos e amplia a credibilidade no trabalho policial.

domingo, 26 de março de 2023

Quase 30 kg de maconha apreendidos em Jaboatão

 


Um homem e duas mulheres foram presos, no início da manhã deste domingo (26/03), na comunidade da Sardinha, em Barra de Jangada, Jaboatão dos Guararapes. Policiais militares do 6º BPM faziam rondas na região, quando receberam denúncia de que um suspeito estaria realizando vendas e distribuição de entorpecentes, fizeram a checagem e constataram a veracidade dos fatos.

De posse das informações, foi realizada uma incursão a pé e o homem foi capturado, mesmo tendo tentado fugir. Numa mochila que trazia nas costas, foram apreendidos dez tabletes de maconha. Ao ser questionado, ele confessou ter recebido o material de outra pessoa, para mantê-lo em depósito numa casa alugada.

Ele levou o policiamento até a residência, na Rua Cuiabá, onde estavam mais 36 tabletes, sua companheira e uma amiga, que o ajudavam na distribuição. Dessa forma, foram recolhidos cerca de 29 kg do entorpecente, que foram entregues na Delegacia de Prazeres, juntamente com os três envolvidos, para a tomada das providências legais.

Mais de 700 doses aplicadas no Dia D da Vacinação, no Jaboatão

 

Foto: Chico Bezerra/PMJG


O Dia D da Vacinação contra a Covid-19 Bivalente, realizada nesse sábado (25), no município do Jaboatão dos Guararapes, teve uma boa procura nos três pontos instalados pela Secretaria Municipal de Saúde. No período das 9h às 15h, foram aplicadas 736 doses nas Policlínicas Manoel Calheiros (Curado) e Mariinha Melo (Vila Rica) e no Shopping Guararapes (Piedade). O objetivo da ação foi incentivar as pessoas a se protegerem do coronavírus e dar oportunidade a quem tem dificuldades de ir às unidades de saúde durante a semana.

A vacinação bivalente contra a Covid vem sendo aplicada em pessoas que tenham tomado a última dose contra a Covid-19, pelo menos, há 120 dias, conforme o público-alvo determinado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).


Nesta fase a vacina é aplicada em idosos com 60 anos de idade ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores; pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas e funcionários do Sistema de privação de liberdade.

A rede de saúde do Jaboatão continua ofertando a vacinação, de segunda a sexta-feira, e o local mais próximo da residência pode ser conferido no site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br ou no aplicativo De Olho na Consulta. É importante levar o cartão de vacinação, documento com foto, CPF ou cartão do SUS.