sábado, 4 de abril de 2020

Cientistas acham remédio em testes que "mata" coronavírus 48h após infecção


Em primeiro lugar, atenção: este texto faz referência a um medicamento em estudo e que, por enquanto, ainda não tem eficácia comprovada contra o coronavírus. Ninguém deve comprar ou tomar um remédio sem eficácia comprovada.

Agora vamos para a notícia positiva. Um remédio contra parasitas, usado normalmente no combate a piolhos, mostrou eficácia em testes feitos in vitro contra o coronavírus. O estudo foi feito por pesquisadores australianos da Universidade Monash e do laboratório de infecções virais do Hospital Real de Melbourne, sendo publicado no periódico Antiviral Research.

Na pesquisa, os cientistas usaram o remédio ivermectina, já utilizado no mercado e aprovado para tratamentos médicos, para inibir o coronavírus em cultura de células. O resultado do teste inicial foi efetivo: injetado duas horas após a infecção da célula, a droga com uma única dose erradicou em 48 horas todo o material genético do vírus - em 24 horas, a redução da infecção já era de 93%.

Apesar de animador, os próprios pesquisadores realçam que os testes são iniciais e que as próximas etapas do estudo determinarão se, de fato, o remédio pode ser efetivo ou não. A intenção é evitar usos desnecessários por pessoas pelo mundo com a possibilidade de intoxicação e morte, como já ocorreu com a cloroquina.

"A ivermectina é muito usada e considerada uma droga segura. Mas agora precisamos entender se a dosagem que seria usada em humanos é efetiva e este é o próximo passo", afirmou em comunicado Kylie Wagstaff, chefe da pesquisa e membro do Instituto de Biomedicina de Monash.

A estratégia dos cientistas na pesquisa é semelhante à de outros pelo mundo: o reposicionamento de fármacos. A intenção é abreviar o tempo para que um remédio contra o coronavírus fique disponível. No Brasil, cientistas usam a mesma tática e já selecionaram cinco compostos promissores que estão passando por testes in vitro.


Cautela

A droga entra no rol de mais uma que se mostrou promissora contra o coronavírus em testes in vitro. Anteriormente, a cloroquina, remdesivir, lopinavir, emitine e outras também já se mostraram eficazes na replicação do coronavírus in vitro - ou seja, com células infectadas em laboratório.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) tem organizado testes clínicos com cinco compostos, em parcerias com instituições de todo o mundo, para ver se há eficácia de algum remédio em humanos de fato contra o coronavírus.

No estudo sobre a ivermectina, pesquisadores apontam que ela já se mostrou eficaz in vitro contra outros vírus como o HIV, dengue e influenza. No estudo envolvendo o coronavírus, os pesquisadores relembram que a droga deu resultados mistos após testes clínicos na Tailândia envolvendo a dengue.

"A ivermectina foi o foco de teste clínico de fase 3 na Tailândia entre 2014 e 2017 contra dengue, em que uma dose oral única diária foi segura e resultou em redução significante de níveis de proteínas virais, mas nenhuma mudança em viremia (presença de vírus no sangue) ou benefício clínico foi observada", apontam.

Os pesquisadores ainda sugerem que a eficácia pode ser definida pelo regime de doses do medicamento, que pode ser alvo do estudo futuro para verificar a real eficácia em humanos contra o coronavírus. Eles avaliam que o remédio pode ser usado em infecções iniciais - o teste feito ocorreu com doses aplicadas após duas horas de infecção em células.





Fonte:Gabriel Francisco Ribeiro
De Tilt, em São Paulo


Coronavírus no Brasil: País tem 72 mortos em 24h e 10.278 casos confirmados


O Ministério da Saúde anunciou hoje que subiu para 431 o número de mortes pelo novo coronavírus no Brasil —aumento de 72 óbitos confirmados nas últimas 24 horas.

No total, são 10.278 casos oficiais no país até agora, segundo o governo —1.222 casos novos de ontem para hoje—, com uma mortalidade de 4,2%.

A região que mais concentra casos de covid-19, segundo o ministério, é a Sudeste (6.295). Na sequência estão Nordeste (1.642); Sul (1.139); Centro-Oeste (675) e Norte (527).

Rede privada pode ser necessária

O Ministério da Saúde admitiu ontem que pode precisar de leitos da rede privada, embora o SUS (Sistema Único de Saúde) esteja dando suporte aos hospitais particulares na atual fase da pandemia.


O secretário-executivo da pasta, João Gabbardo dos Reis, afirmou que está monitorando a situação dos leitos e que, no momento, a rede privada tem necessitado mais do SUS do que o contrário. "Nós vamos passar a acompanhar e monitorar a utilização dos leitos de UTI tanto da rede do SUS como da rede privada", garantiu.





Fonte:Felipe Amorim
Do UOL, em Brasília

Homem é detido com carga de lingerie roubada no Recife


Um homem de 24 anos que transportava uma carga de lingerie roubada foi detido neste sábado (04), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 101, no Ibura, na Zona Sul do Recife. O caminhão utilizado para o transporte da mercadoria portava placas clonadas e havia sido roubado em fevereiro deste ano, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana da capital.

Policiais do Setor de Operações Especiais da PRF realizavam uma ação de combate ao crime na BR 232, quando avistaram o motorista de um caminhão acessando a BR 101 para não ser fiscalizado. Foi realizado o acompanhamento do veículo, com o apoio do helicóptero da Base de Operações Aéreas do órgão, até que o veículo foi alcançado no quilômetro 73 da rodovia.

Veja o momento da abordagem:


Ao verificar a carga que era transportada, as equipes constataram que se tratava de produtos roubados. O motorista informou que havia sido contratado para transportar a mercadoria até o terminal do Jordão, na Zona Sul do Recife.

O homem foi encaminhado junto com o caminhão à central de plantões da Polícia Civil, localizada na Várzea, na Zona Oeste da capital. No local, será verificado quando a carga foi roubada.

Covid-19: 40 novos casos confirmados em Pernambuco com 4 óbitos


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que, nas últimas 24 horas, confirmou mais 40 casos da Covid-19 em Pernambuco, em pacientes entre 21 e 95 anos, sendo 22 do sexo feminino e 18 do masculino. Com isso, já são 176 confirmações no Estado. Foram registradas, também, mais 4 mortes, totalizando 14 óbitos. Já as curas totalizam 23.

Os casos confirmados estão distribuídos por 14 municípios (Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, São Lourenço da Mata, Palmares, Belo Jardim, Caruaru, Petrolina, Ipubi, Aliança e Goiana), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países. No momento, 52 pacientes estão internados, sendo 18 em UTI/ UCI e 34 em leitos de isolamento. Outros 87 estão em isolamento domiciliar.

ÓBITOS – As 4 mortes confirmadas foram em 3 homens, de 65, 71 e 74 anos, e uma mulher de 95, todos do Recife. A senhora tinha fibrose cística e faleceu na última quinta (02.04) em uma unidade privada da capital pernambucana. O homem  de 65, ex-tabagista, veio a óbito na última sexta (03.04) no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), enquanto o de 71, cardiopata, diabético e hipertenso, faleceu na última terça (31.03) em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Já o idoso de 74, com doença cardiovascular crônica, faleceu no dia 31.03 em uma Upinha. 

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Flagrante de acidente na tarde desta sexta-feira na Serra das Russas em Pombos-PE




Uma série de acidentes na tarde desta sexta-feira na descida da Serra das Russas. 

O primeiro acidente ocorreu volta das 15h00 no km 61 da BR 232, em Pombos, no sentido Recife.

O motorista de um caminhão que transportava grãos de milho perdeu o controle do veículo e capotou. O motorista ficou ferido gravemente e foi socorrido para um hospital da região.



Uma fila se formou no local e cerca de 400 metros antes do acidente, outro caminhão  colidiu em dois carros. O motorista de um dos carros teve ferimentos leves.

Na sequência, o motorista de uma carreta perdeu o controle do veículo no km 62,5 da BR 232 e saiu para o acostamento. Ninguém se feriu. A princípio esse terceiro acidente não teve relação com os outros.

Nesse momento uma das faixas está sendo liberada para a circulação de veículos.

Jaboatão abre seleção simplificada para contratar 25 médicos


A Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes abriu inscrição para seleção simplificada para o preenchimento de 25 vagas na área de Medicina, para contratos temporários. A contratação desses profissionais se dá devido à situação de emergência decorrente da pandemia do novo coronavírus (Convid-19). Os interessados devem se inscrever através do e-mail selecaosaudejaboatao@jaboatao.pe.gov.br, até o dia 6 de abril. Todas as informações sobre a seleção simplificada estão publicadas no Diário Oficial do Jaboatão do dia 1º de abril -diariooficial.jaboatao.pe.gov.br.

As vagas a serem preenchidas são: 16 médicos de Estratégia Saúde da Família, cinco médicos clínicos e quatro médicos pediatras. Seleção Pública Simplificada será realizada em única etapa, denominada avaliação curricular. Os aprovados serão distribuídos nas unidades de saúde do município.

No ato de inscrição, os candidatos devem anexar toda documentação pessoal e os certificados profissionais para comprovar a capacitação para exercer os cargos. Todas as informações sobre a seleção simplificada estão no Diário Oficial do Jaboatão, do dia 1º de abril - diariooficial.jaboatao.pe.gov.br.

Coronavírus dura 7 dias em máscaras; veja quanto ele vive nas superfícies




Nova pesquisa divulgada por cientistas da faculdade de medicina da Escola de Saúde Pública da Universidade de Hong Kong apontou que o novo coronavírus tem uma alta sobrevida, de até 14 dias, quando submetido a baixas temperaturas. Esse prazo cai bastante conforme a temperatura sobe, mas o que chama a atenção é que o SARS-CoV-2 (ou HCoV-19) se mantém ativo por mais tempo em máscaras cirúrgicas e utensílios de aço inoxidável, como maçanetas.


Os pesquisadores chineses mensuraram qual o grau de estabilidade do vírus causador da Covid-19 em diferentes condições para tentar determinar o nível de contaminação indireta, ou seja, por meio do contato com objetos infectados.

Anteriormente, pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde (NIH) dos Estados Unidos e das universidades de Princeton e da Califórnia em Los Angeles (UCLA), ambos dos Estados Unidos, já haviam publicado estudo no "The New England Journal of Medicine" sobre a duração do coronavírus em papelão, plástica e metal inoxidável.






     
   
              


O estudo chinês ressalta que:
"Surpreendentemente, um nível significativo de vírus infeccioso ainda pode ser detectado na camada externa de uma máscara cirúrgica no dia 7, indicando que o SARSCoV-2 é extremamente estável nessa superfície"
O que se sabe até agora é que o vírus precisa de um hospedeiro para se multiplicar e fica muito vulnerável fora do organismo, ou seja, o nível de infecção vai caindo ao longo do tempo. Para os pesquisadores chineses, a infecção por contato indireto "não está clara", enquanto os americanos consideraram-na "plausível", embora faltem mais estudos.
A via de transmissão mais importante do novo coronavírus através de gotículas e outras secreções que saem do trato respiratório superior (boca e nariz) de uma pessoa doente ou assintomática, que atingem as mucosas (olhos, nariz e boca) de outras pessoas, causando a doença. A transmissão poderia ocorrer também pelo contato das mãos com superfícies contaminadas com o vírus, que pode ser transferido para os olhos, nariz e boca, mas ainda não está claro qual o grau de contaminação.
Nos surtos anteriores causados pelos coronavírus SARS-CoV e MERS-CoV, não houve transmissão dos vírus pelos alimentos.


Fonte: Fabiana Uchinaka / Tilt - Uol                                                                                                        



                   



  

Sobe para 136 o número de casos confirmados da Covid-19 em Pernambuco. Bebê de 01 mês está entre as vítimas.




Nas últimas 24 horas, com a ampliação em 120% das testagens pela rede pública, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou mais 30 casos da Covid-19, sendo 1 óbito, totalizando, agora, 136 casos e 10 mortes pelo novo coronavírus.

É importante ressaltar que, além do aumento no número de testes realizados pela SES-PE, laboratórios privados que realizam a testagem, tanto dos casos leves quanto os das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (Srag), voltaram a ter capacidade de testagem e  passaram a informar sobre os resultados. Nesses casos, o Lacen-PE analisa a metodologia e protocolos utilizados para coleta e processamento das amostras e, estando em conformidade com as normas técnicas do Ministério da Saúde, passa a validar os resultados do estabelecimento, que também deve enviar alíquotas das amostras positivas para compor o banco de amostras do Estado. Além disso, alguns destes laboratórios também já tinham sido validados pelo MS.

Dos 30 novos confirmados, 17 são do sexo masculino e 13 do feminino, com idades entre 18 e 93 anos, além de um bebê de 1 mês. A criança, do sexo masculino, apresentou sintomas gripais e foi levada ao Imip na última segunda (30.03). Ela foi encaminhada nesta manhã para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), apresentando bom estado de saúde. A mãe do menino não apresenta sintomas e o pai está em isolamento domiciliar.

Os casos confirmados estão distribuídos por 14 municípios (Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, São Lourenço da Mata, Palmares, Belo Jardim, Caruaru, Petrolina, Ipubi, Aliança, Goiana), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países. No momento, 45 pacientes estão internados, sendo 19 em UTI/ UCI e 26 em leitos de isolamento. Outros 64 estão em isolamento domiciliar e 17 já se recuperaram da Covid-19.

Já o óbito confirmado neste boletim é de uma mulher de 51 anos, residente no Cabo de Santo Agostinho. Ela foi atendida na UPA de Ipojuca no dia 31.03. Chegou a ser entubada, mas não resistiu. A paciente era fumante e já tinha entradas anteriores na UPA por problemas respiratórios.

Secretaria de Saúde de Igarassu anuncia pacote de ações de reforço ao enfrentamento ao Coronavírus


O anúncio da Saúde municipal aconteceu na manhã desta sexta-feira (03).

Seguem as novas ações para combater o Corvid19:

• Contratação de técnicos Cubanos (ex participantes do programa mais médicos) residentes em Igarassu. Especializados para integrar o Comitê de enfrentamento a vírus respiratórios emergentes da Secretaria de Saúde de Igarassu com ênfase no coronavírus.

• Entrega de 2 novas ambulâncias

• Aquisição de Equipamentos para reforçar a estrutura e assistência da Unidade Hospitalar de Igarassu

• Aquisição de aparelho de Raio-X para reforçar a Unidade Hospitalar de Igarassu

• Busca ativa de pacientes sintomáticos, com nosso exército de ACS's, equipados com tablets e software baseado em georreferenciamento, com capacidade de resposta instantânea das equipes de saúde.

Suspeito de agressão e estupro é capturado pela PM em Petrolina


Policiais militares do 2º BIEsp prenderam, na noite desta quinta-feira, um homem suspeito de estupro e tentativa de homicídio no bairro Carujo, Setor Leste II, em Petrolina, no Sertão pernambucano. O efetivo foi acionado pela Central de Operações do  Batalhão de que uma mulher havia sido agredida e foi até o local indicado com apoio também de viatura do 5º BPM.

Ao chegar na área, foi constatado que a vítima havia sido ferida com coronhadas de uma arma de fogo desferidas pelo próprio companheiro. Após realizar incursões na comunidade, o suspeito foi localizado ainda portando uma espingarda. Ele foi capturado e no local uma segunda mulher afirmou também ter sido estuprada e agredida pelo mesmo homem, dois dias antes.

Diante dos fatos, o agressor foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil para a tomada das providências legais. A PMPE lembra à população do Vale do São Francisco a importância de que fatos dessa natureza sejam denunciados e esse apoio ao trabalho policial pode ser feito através do WhatsApp (87) ) 9-8877-0741.

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Coronavírus: 106 Casos confirmados em Pernambuco.


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta quinta-feira (02.04), 11 novos casos da Covid-19 no Estado. Com a atualização, Pernambuco contabiliza 106 ocorrências pelo novo coronavírus. Mais 1 óbito também foi confirmado, subindo para 9.

De acordo com o boletim epidemiológico desta quinta (02.04), dos 11 novos casos confirmados, 2 são do sexo masculino, com idades entre 31 e 61 anos; e 9 do sexo feminino, na faixa etária entre 33 e 71 anos. Dos pacientes, 10 são residentes do Recife e 1 de Jaboatão dos Guararapes.

Até agora, os 106 casos confirmados estão distribuídos por 12 municípios (Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Palmares, Belo Jardim, Caruaru, Petrolina, Ipubi, Aliança, Goiana), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

No momento, 30 pacientes estão internados, sendo 19 em UTI/ UCI e 11 em leitos de isolamento. Outros 50 estão em isolamento domiciliar e 17 já se recuperaram da Covid-19.

Sobre o novo óbito, trata-se de uma mulher de 37 anos, residente no Recife, com relatos de problemas cardíacos. No dia 25/03 foi atendida em uma emergência de uma unidade privada, sendo medicada para dor no corpo e dor de garganta, recebendo alta médica. No dia 26/03, relatou desconforto respiratório intenso, dores no corpo, além de apresentar cianose (coloração azul-arroxeada) das extremidades, sendo socorrida na mesma emergência, onde foi entubada, mas não resistiu.

Estão sendo realizadas as devidas orientações sobre isolamento e monitoramento dos familiares e contatos da pacientes.

As três novas curas anunciadas são de dois homens, 47 e 34 anos, ambos residentes do Jaboatão dos Guararapes e uma mulher, de 39 anos, moradora do Recife.

15º BPM EVITA ROUBO A INSTITUIÇÃO FINANCEIRA EM TACAIMBÓ

Na madrugada desta quinta-feira (02), policiais militares do 15º BPM realizavam rondas quando se depararam com quatro homens em um veículo em atitude suspeita, no município de Tacaimbó. Ao perceber a presença do policiamento, eles efetuaram disparos contra o efetivo.

A ação dos policiais foi cautelosa, uma vez que os suspeitos estavam com um homem, que é vigilante de rua, de refém. Eles fugiram dos PMs e nesse momento liberaram a vítima. A fuga foi pela zona rural e, as viaturas tiveram dificuldade em progredir no acompanhamento do veículo, por terem seus pneus furados por grampos provavelmente deixados pelos criminosos. 

Equipes do Batalhão Integrado Especializado (Biesp) e do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) também apoiaram a ocorrência, que possivelmente seria uma investida criminosa contra as instituições financeiras do local. Foi constatado que haviam grampos para dificultar a ação policial, em três pontos de acesso ao município.

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Covid-19: número de casos oficiais é 'muito menor' que o real, diz ministro

Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou hoje que o número de casos confirmados oficialmente do novo coronavírus é "muito menor" que o número real de pessoas infectadas na sociedade.

Oficialmente, segundo divulgado hoje pela pasta, o Brasil tem 6.836 casos confirmados do vírus, registrando 241 óbitos. O ministro, no entanto, disse não ter como fazer uma estimativa sobre qual seria o número real de pessoas infectadas.

"Hoje o número de casos confirmados está muito menor do que o número de casos que está circulando dentro da nossa sociedade. Eu não tenho como estimar. O que aumenta em muito a necessidade de a gente ter muito mais cuidado para segurar [o isolamento social]", disse Mandetta.

"Porque, se não tivéssemos cuidado para segurar, provavelmente hoje já estaríamos em espiral de casos, mesmo fazendo essa dinâmica social diminuída", afirmou o ministro.

Mandetta fez a afirmação ao explicar o crescimento no número de casos notificados. Hoje, o boletim oficial do Ministério da Saúde registrou 1.119 casos nas últimas 24 horas. Ontem esse número foi de 1.138, o recorde de casos por dia até o momento.

Segundo o ministro, um dos motivos para o crescimento dos casos confirmados é o aumento da capacidade dos laboratórios de processarem os testes para detecção do vírus.

"A partir dessa semana o número de casos começa a ter um aumento", disse Mandetta. "A testagem que estava represada", afirmou o ministro.

Um dos motivos que vem sendo apontado por autoridades em saúde para a que o número de casos notificados seja menor que o número real é o de que mais de 80% dos infectados pelo coronavírus não apresentam sintomas ou têm apenas sintomas leves e não entram nas estatísticas oficiais.

Hoje, a orientação do Ministério da Saúde é fazer testes apenas em pacientes graves que estão internados. O aumento na realização dos testes, portanto, poderia tornar a estatística oficial mais próxima da realidade.




Fonte:UOL

Servidores aposentados do Jaboatão recebem parcela do 13º na sexta-feira. Prefeitura entregará 4 toneladas de alimentos em abrigos para idosos

Foto: Chico Bezerra

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, anunciou que antecipará, para a próxima sexta-feira (3), o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos 3.254 servidores aposentados e pensionistas do município. Ao todo, serão injetados mais de R$ 5,7 milhões na economia da cidade. O pagamento estava programado para a folha salarial do mês de junho, mas foi antecipado pela gestão para que os servidores possam se planejar melhor na hora de adquirir alimentos e material de higiene pessoal durante o período de quarentena provocado pela pandemia do novo coronavírus.

“Devido ao isolamento social que estamos vivendo para evitar a disseminação do coronavírus, muitas famílias estão sendo sustentadas pelos aposentados e pensionistas. Por isso, decidimos fazer essa antecipação, que será uma importante ajuda na compra da feira, de remédios e nos gastos essenciais. Já pagamos os salários dos funcionários e continuamos garantido todos os cuidados com o nosso pessoal, nesse momento tão preocupante”, disse o prefeito.

Anderson Ferreira também comunicou que a Prefeitura do Jaboatão iniciará, nesta quinta-feira (2), a entrega de quase quatro toneladas de gêrenos alimentícios e material de limpeza em dez Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) do município. Equipes da Secretaria Executiva de Direitos Humanos e da Coordenação da Vigilância Sanitária realizaram vistoria técnica e constataram que nos abrigos de idosos escolhidos há um número significativo de beneficiários de políticas assistenciais como o Benefício de Proteção Continuada (BPC). O Abrigo Cristo Redentor, no bairro de Cavaleiro, será o primeiro a receber a doação.

“A preocupação com os idosos tem sido constante na nossa gestão e agora, por conta dessa pandemia, nosso foco é proteger as pessoas e salvar vidas. Além dos gêneros alimentícios e produtos de limpeza, realizamos várias ações preventivas, capacitamos agentes de saúde e de endemia e profissionais que cuidam de idosos sobre como evitar o coronavírus. E também estamos realizando vacinação nas próprias instituições de longa permanência”, ressaltou o prefeito Anderson Ferreira.


terça-feira, 31 de março de 2020

Coronavírus: Jaboatão oferece atendimento psicológico online gratuito

Foto: Chico Bezerra/PJG
A Secretaria de Saúde da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes passou a disponibilizar, desde a última segunda-feira (30), serviço de atendimento psicológico online gratuito para pessoas com sintomas de medo ou ansiedade causados pela pandemia do novo coronavírus. O atendimento é realizado por ligação ou videochamada, via aplicativos como Skype ou WhatsApp. Uma equipe formada por 15 psicólogos se reveza, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, para dar assistência aos que têm procurado auxílio profissional.

Entre os principais motivos relacionados à procura do serviço, estão pontos ligados ao distanciamento de familiares, amigos e do próprio ambiente de trabalho. Essas questões têm contribuído para o aumento da tensão emocional em parte da população.

Desde ontem, quando foi implementada, a ferramenta tem sido bastante procurada. O acesso é feito por meio do número: (81) 99937-3569. O serviço se soma à rede de assistência à saúde mental do município, que continua funcionando normalmente, nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Coronavírus: 87 casos confirmados em Pernambuco.


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta terça-feira (31.03), mais 10 casos da Covid-19 em Pernambuco. Com a atualização, o Estado contabiliza 87 ocorrências pelo novo coronavírus. Não houve nenhuma nova morte confirmada nas últimas 24h, sendo 6 o número de óbitos registrados até agora.

De acordo com o boletim epidemiológico, dos 10 novos casos confirmados, 7 são do sexo masculino, com idades entre 30 e 69 anos; e 3 do sexo feminino, na faixa etária entre 30 e 70 anos. Dos pacientes, 6 são residentes do Recife, 2 de São Lourenço da Mata, 1 de Ipubi, no Sertão do Araripe, além de 1 novo caso registrado em Fernando de Noronha. Este é o 2º caso registrado na Ilha – contactante do 1º caso confirmado na última sexta-feira (27.03).

Até agora, os casos estão distribuídos por 11 municípios (Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Palmares, Belo Jardim, Caruaru, Petrolina, Ipubi e Goiana), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

No momento, 23 pacientes estão internados, sendo 12 em UTI/ UCI e 11 em leitos de isolamento. Outros 44 estão em isolamento domiciliar e 14 já se recuperaram da Covid-19.

*Recuperados -* Subiu para 14 a quantidade de pacientes considerados recuperados da doença. A paciente, que teve cura clínica, é do sexo feminino, tem 97 anos e reside no Recife.

*Arquipélago –* Na última sexta-feira (27.03), foi confirmada a primeira ocorrência no Arquipélago Fernando de Noronha. Um homem de 48 anos, funcionário de uma empresa terceirizada, que permanece em isolamento domiciliar.

Para evitar a propagação do vírus, todos os contactantes do homem foram monitorados e colocados em quarentena, em quartos isolados e diferentes, além de serem testados. Apenas um deles testou positivo para a doença, e permanece em isolamento.

segunda-feira, 30 de março de 2020

Pernambuco registra 77 casos do novo coronavírus


De acordo com o boletim epidemiológico desta segunda-feira (30.03), Pernambuco confirmou 77 casos da Covid-19, 4 a mais do que o divulgado no último domingo (29.03). Dos novos confirmados, 3 são do sexo masculino e 1 do feminino, na faixa etária entre os 30 e 80 anos. Dos pacientes, 2 são residentes do Recife, 1 de Olinda e 1 de Palmares, 2 estão em isolamento domiciliar e 2 em leito de UTI. 

Até agora, os casos estão distribuídos por 10 municípios (Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Palmares, Belo Jardim, Caruaru, Petrolina e Goiana), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países. No momento, 19 pacientes estão internados, sendo 12 em UTI/ UCI e 7 em leitos de isolamento. Outros 39 estão em isolamento domiciliar e 13 já se recuperaram da Covid-19.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) também confirmou mais uma morte pela Covid-19 no Estado, ocorrida no último domingo (29.03). Trata-se de um homem de 62 anos, com quadro de hipertensão e diabetes. Ele deu entrada no Hospital dos Servidores do Estado (HSE) no dia 25 de março, depois de ser encaminhado por uma unidade de saúde do município de Goiana, com quadro de infecção no trato respiratório. No HSE, recebeu tratamento intensivo, foi entubado em ventilação mecânica e teve as amostras colhidas para os exames laboratoriais, que confirmaram a Covid-19 na última sexta-feira (27.03). O paciente evoluiu com piora do quadro clínico e veio a óbito na tarde do domingo. Com isso, sobem para 6 o número de mortes pelo novo coronavírus em Pernambuco. Os óbitos envolvem 5 homens e 1 mulher, todos acima dos 60 anos.

Novo golpe do WhatsApp promete liberação de auxílio emergencial no valor de R$ 600 a R$ 1.200 para quem fizer o cadastramento



A Polícia Federal alerta para um novo golpe no WhatsApp que promete a liberação de um auxílio emergencial no valor entre R$ 600 a R$ 1.200 para quem fizer um cadastramento.

O link que está sendo enviado para as contas do WhatsApp e Facebook não está mais ativo e começou a circular no final da semana passada, logo após o Congresso Nacional aprovar a medida que ainda deve passar pela votação no Senado e sanção presidencial. É bastante comum que os cibercriminosos se aproveitem de períodos e situações específicas, como épocas festivas, promoções feitas por empresas e grandes lojas, liberação por parte do governo de vantagem financeira como FGTS, 13º salário, PIS ou até a situação que envolvam calamidades para criar e aplicar golpes financeiros com temáticas personalizadas para enganar as pessoas. Infelizmente com a pandemia do Coronavírus, não tem sido diferente. 

O golpe é uma nova versão de uma mensagem falsa que circulou anteriormente e amplamente desmentida pelo governo. A versão anterior falava em um cadastro para receber os R$ 200 de auxílio-cidadão. A nova versão do boato apenas mudou o valor, mas continua igualmente falsa. Independentemente da resposta e mesmo não se enquadrando no perfil de pessoas que tem direito ao auxílio emergencial, o golpe avisa que a pessoa tem direito a receber um benefício financeiro no valor entre R$ 600 e R$ 1.200 reais de auxílio emergencial para ter uma renda e para isso basta apenas fazer um cadastramento pelo link malicioso enviado pelos bandidos. 

Para dar veracidade a mensagem, os golpistas exibem relatos falsos em redes sociais de supostas pessoas que já fizeram o cadastramento e atrelam para isso a atual logomarca do governo federal para dar mais credibilidade ao golpe.  A vítima ainda é incentivada a compartilhar o link malicioso com todos os seus amigos e contatos do WhatsApp, espalhando a fraude e tornando as pessoas de seus contatos vítimas em potencial de possíveis outros golpes orquestrado pela quadrilha e no final a vítima é informada que receberá em 5 minutos o número do seu protocolo de cadastramento. 


AO CLICAR NA MENSAGEM FALSA, A PESSOA É DIRECIONADA A RESPONDER UM QUESTIONÁRIO COM TRÊS PERGUNTAS:

VOCÊ TEM FILHOS? 

VOCÊ É AUTÔNOMO?

CONFIRME AGORA, VOCÊ PRECISA RECEBER O AUXÍLIO EMERGENCIAL?

Por fim, a pessoa é direcionada para preencher um cadastro com informações pessoais (CPF, endereço, RG, número da conta corrente e senha). O perigo é que com esses dados o bandido pode abrir contas correntes em bancos virtuais ou físicos onde terá acesso a cartão de crédito, cheque especial, poderá abrir empresas fantasmas e fazer compras pela internet tudo em nome de terceiros. E quando as vítimas se dão conta são surpreendidas com contas em seu nome que não fizeram e dívidas que não contraíram.  Tais cibercriminosos também podem instalar programas maliciosos nos celulares e computadores onde passarão a ter acesso a todos os dados contidos neles tais como senhas, fotos, vídeos e mensagens. A boa notícia é que o link que foi utilizado para aplicação dos golpes já foi bloqueado.

COMO SE PROTEGER:

1. Ao receber uma mensagem deste tipo, desconfie sempre antes de clicar nos links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais. 

2. Não compartilhe links duvidosos com seus contatos sem antes saber se são autênticos – você pode estar sendo usado por bandidos para espalhar o golpe e prejudicar outras pessoas, inclusive seus parentes.

3. Cuidado com o imediatismo de mensagens tais como: agendamentos liberados até hoje, último dia para o saque, urgente, não perca essa oportunidade, quase sempre tais conteúdos querem fazer com que as pessoas não averiguem a veracidade do conteúdo nas páginas e órgãos oficiais.

4. O Cadastramento do Auxílio Emergencial é falsa porque depende, ainda, da aprovação do Senado Federal e em última instância passará pela sanção do presidente da República, que deverá publicar um decreto sancionando à medida.

5. Nenhum órgão do governo federal se comunica solicitando dados e informações dos seus beneficiários ou servidores através de links via WhatsApp;

6. Certifique-se no site oficial da empresa ou governamental sobre a veracidade do que está sendo oferecido, principalmente quando se tratar de supostas promoções, ofertas de dinheiro, brindes, descontos ou até promessas de emprego. Nesse caso, o Ministério da Cidadania já esclareceu e alertou que são falsas as informações do link acerca de um suposto Cadastramento Emergencial

7. Nunca preencha nenhum cadastro, formulário ou pesquisa fornecendo seus dados financeiros ou pessoais através de links enviados pelo WhatsApp;

8. Nunca baixe programas piratas para o celular ou computador, tais sites costumam ter a maior concentração de vírus;

9. Instale um bom antivírus em seu celular ou computador e tenha o sistema operacional do seu celular e computador atualizados.





Com informações da Assessoria de Comunicação da Policia Federal em Pernambuco.

Jaboatão retoma vacinação contra gripe nesta segunda (30)



Após ter sido temporariamente suspensa na última quinta-feira (26) devido à falta de doses, a Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR), retoma nesta segunda-feira (30) a primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe. O segundo lote conta com 18.310 doses.

A expectativa é de que 59.174 idosos (60 anos ou mais) e 15.528 profissionais da área da saúde - público-alvo da primeira fase da campanha - sejam imunizados. Ao todo, serão disponibilizadas 100 salas de vacinação, nas sete regionais do município, além do ‘drive-thru’, montado no estacionamento do Shopping Guararapes, em Piedade.

Idosos devem comparecer preferencialmente às unidades de saúde no turno da manhã, considerando-se que as crianças continuarão sendo imunizadas contra o sarampo no período da tarde. Diante do atual cenário, é recomendável que o usuário, em caso de dúvidas, busque informações junto ao agente de saúde de referência de sua comunidade. Os idosos acamados serão vacinados no próprio domicílio, e os que se encontram em Instituições de Longa Permanência receberão a vacina sem precisar sair do local.

Para mais informações, o usuário pode entrar em contato com a Coordenação de Vacinação, por meio dos números (81) 3476-2866 / 99975-2376, ou ainda pelo e-mail: imuniza.jaboatao@gmail.com




domingo, 29 de março de 2020

Novo coronavírus: Sobe para 73 o número de casos confirmados em Pernambuco



De acordo com boletim divulgado na manhã deste domingo (29) pela Secretaria Estadual de Saúde, nas últimas 24h foram confirmados mais 5 casos da Covid-19, sendo 3 homens e 2 mulheres. As ocorrências envolvem pessoas na faixa etária dos 27 aos 83 anos. Atualmente, já são 73 casos confirmados da doença no território pernambucano.

Até agora, os casos estão distribuídos por 9 municípios (Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Belo Jardim, Caruaru, Petrolina e Goiana), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países. 



No momento, 19 pacientes estão internados, sendo 9 em UTI/ UCI e 10 em leitos de isolamento. Outros 38 estão em isolamento domiciliar e 11 já se recuperaram da Covid-19.

ÓBITOS – Não foram confirmados novos óbitos pela Covid-19 em Pernambuco no Boletim Epidemiológico deste domingo. Até o momento são 5, sendo 4 homens e 1 mulher. As faixas etárias são: 2 entre 60 e 69 anos, 1 entre 70 e 79 anos e 2 acima de 80. Em relação ao local de residência, 4 são do Recife e um é estrangeiro.

Importante destacar que, até o momento, além das 5 mortes de pacientes com a Covid-19, o Lacen-PE já confirmou, entre os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag),  outros 9 óbitos causados pela influenza A e 5 para influenza B. Outras 30 amostras não positivaram nem para Covid-19, nem para influenza. Apenas 1 caso ainda está no aguardo do resultado de influenza, mas já teve descartada a suspeita do novo coronavírus. Os quadros de Srag podem ser provocados por diversos vírus, como os vários tipos de influenza - A(H1N1), B, A(H3N2) - ou até mesmo o da covid-19, além de bactérias.

Maconha é apreendida em fundo falso de carro roubado em São Caetano


Uma mulher de 33 anos que transportava sete quilos de maconha foi detida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na madrugada de domingo (29), na BR 232, em São Caetano, no Agreste de Pernambuco. A droga estava escondida em um fundo falso, localizado na tampa do porta-malas de um carro roubado.

O flagrante foi realizado durante uma ação de combate ao crime no quilômetro 145 da rodovia. Ao abordar um carro ocupado por uma mulher e duas crianças, de um e nove anos, a equipe percebeu que a motorista estava nervosa.

A equipe realizou um  verificação no automóvel e constatou que o carro portava placas clonadas e  havia sido roubado em janeiro deste ano no Recife. Em seguida, foi realizada uma vistoria minuciosa e encontrada a droga escondida no compartimento do porta-malas.

A mulher informou que havia sido contratada para entregar a maconha no Recife, mas não disse quem receberia a droga. Ela foi encaminhada à delegacia de Polícia Civil de Caruaru e familiares foram buscar as crianças.

Novo coronavirus: Brasil tem 117 mortes e quase 4 mil casos confirmados


O Ministério da Saúde atualizou os números de casos confirmados pela Covid-19 no Brasil.

São 3.904 pessoas infectadas com 117 mortes.

A região Sudeste concentra a maior parte dos casos, com 2.222.

Nordeste com 624, Sul 514, Centro-Oeste 360 e Norte com 184.