sábado, 11 de junho de 2022

Sábado de mutirão no bairro da Muribeca, no Jaboatão

  

Foto: Chico Bezerra/PJG

Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e a Marinha do Brasil realizaram, neste sábado (11), mutirão de serviços para os moradores do bairro da Muribeca, que foi um dos principais atingidos pelas chuvas. Os atendimentos foram das 8h às 14h, na Rua Um. Entre os serviços gratuitos oferecidos, consultas clínicas e psicológicas, tratamento odontológico,  exames de mamografia, vacinação, emissão do Cartão SUS, inscrição e renovação do CadÚnico. Também houve distribuição de roupas e cestas básicas.

O prefeito Mano Medeiros acompanhou os trabalhos pessoalmente e ressaltou a importância desses mutirões. “Desde a semana passada estamos descentralizando os serviços com o nosso programa Mais Jaboatão Solidário para que os moradores que sofreram perdas com as chuvas possam ser atendidos próximo de casa. Essas pessoas precisam recomeçar suas vidas e a nossa gestão está dando todo apoio. Na próxima segunda-feira, estaremos de volta a Muribeca com outro mutirão de serviços”, disse o gestor.

A escolha do dia 11 de junho para a realização do mutirão em parceria com a Prefeitura do do Jaboatão teve um significado especial para a Marinha por ser a Data Magna da Batalha Naval do Riachuelo, que aconteceu há 157 anos, em homenagem aos seus heróis. A ação cívico-social faz parte do apoio que a Marinha vem dando a Jaboatão, com a participação de fuzileiros e alunos da Escola de Aprendizes de Marinheiros, Hospital Naval e Capitania dos Portos. Quem foi ao mutirão também pode ver a exposição de veículos operativos, blindados e equipamentos utilizados pelo Corpo de Fuzileiros Navais. 


Anderson aponta incoerência em aliança entre Danilo, Teresa e Paulo Câmara

Foto: Hermes Costa Neto/Divulgação

Em agenda em municípios do Agreste e Sertão do Pajeú com a caravana Simbora Mudar Pernambuco, o pré-candidato do Partido Liberal (PL) ao Governo do Estado, Anderson Ferreira, afirmou enxergar incoerência na aliança firmada entre o PSB e o PT para as próximas eleições. Durante ato realizado na cidade sertaneja de Afogados da Ingazeira, o ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes teceu duras críticas ao pré-candidato do PSB, Danilo Cabral, e seu padrinho político, o governador Paulo Câmara (PSB), pelo que classificou de “oportunismo político” ao se aliarem ao PT do ex-presidente Lula e Teresa Leitão, pré-candidata ao Senado.

“Há um ano e meio, nas eleições para a Prefeitura do Recife, o então candidato João Campos (PSB) e o PSB estavam chamando Lula de ladrão. Danilo Cabral, Paulo Câmara e Teresa Leitão precisam ter um mínimo de coerência e respeito ao eleitor. Esse tipo de aliança, sem nenhum tipo de coerência, repleta de oportunismo para se perpetuar no poder e que só causa danos à população, precisa acabar”, cravou Anderson. “Eu e o ex-ministro Gilson Machado (PL), nosso pré-candidato ao Senado, não vamos vencer essa eleição de qualquer jeito, mas, sim, do jeito que o povo quer, falando a verdade e com respeito às pessoas”, acrescentou.

Desde a última quinta-feira (9), Anderson Ferreira e Gilson Machado têm cumprido extensa agenda no Agreste e Sertão de Pernambuco. A convite do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), os pré-candidatos foram recebidos pelo prefeito de Caruaru e prestigiaram a programação do São João Gospel da cidade. Após entrevista a jornalistas dos portais UOL e Folha de S.Paulo, por videoconferência, Anderson e Gilson cumpriram compromissos em Toritama, no Agreste, e Afogados da Ingazeira, no Pajeú.

A caravana Simbora Mudar Pernambuco percorre, neste sábado (11), as cidades de São José do Egito e Itapetim. “Esse tem sido um momento importante para ouvirmos as pessoas e debatermos os desafios da região. E por onde passamos o sentimento de mudança só cresce”, pontuou Anderson.

sexta-feira, 10 de junho de 2022

Prefeitura do Jaboatão vistoria áreas de risco e faz ações preventivas

  

Foto: Chico Bezerra/PJG

Após três dias sem chuvas fortes, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes intensificou as ações preventivas nas áreas de risco, com equipes da Defesa Civil realizando a remoção de árvores e colocando lonas nas barreiras. Na manhã desta sexta-feira (10), na UR-10, o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, acompanhou a ação, que também está sendo apoiada pela Defesa Civil de Niterói.

“Nossa Defesa Civil tem feito um trabalho incansável em toda a cidade, principalmente nos locais de risco. As vistorias diárias são fundamentais para identificar cada ponto e orientar os moradores sobre medidas de segurança. Além disso, estamos aproveitando estes dias com pouca chuva para erradicar árvores e colocar lonas, já que o solo em muitas encostas estão dando condições para esse trabalho e dessa forma podemos nos prevenir contra novos desastres. O clima melhorou, mas continuamos de prontidão”, ressaltou o prefeito Mano.

Erik de Oliveira, subsecretário da Defesa Civil de Niterói-RJ, explica que uma equipe está em Jaboatão para auxiliar de forma técnica. “Estamos aqui pra prestar apoio para as equipes da Defesa Civil do Jaboatão, com o intuito de mapear as áreas de risco remanescentes”, pontuou. 

“Com a remoção dessa árvore que fica atrás do quintal da minha casa, a prefeitura vai me dar a paz de dormir sossegada. Até hoje, qualquer chuva deixa meu coração minúsculo, com medo dessa árvore ceder e eu perder tudo que eu tenho, inclusive minha vida”, comentou a dona de casa, Rosemary Aurélio.

Anderson prestigia São João Gospel de Caruaru e recebe bênçãos de um público de 25 mil pessoas

Foto: Hermes Costa Neto/Divulgação

Após ter sido recebido pelo prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) em agenda no município de Caruaru, o pré-candidato ao Governo de Pernambuco e ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), prestigiou, na noite dessa quinta-feira (9), a programação gospel do São João de Caruaru. Durante apresentação do cantor Thalles Roberto, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, Anderson foi chamado ao palco para receber orações.

Mais de 25 mil pessoas que acompanhavam o espetáculo se ajoelharam e oraram por Anderson, a pedido de Thalles Roberto. "Anderson tem um grande desafio pela frente, então queria pedir a todos que levantem as mãos e o abençoe como Igreja", disse o cantor, ao lembrar que "quando minha história começou, foi esse cara que me abriu as portas em Pernambuco".


"Muito antes de entrar para a vida pública, lá atrás, temos desenvolvido um trabalho socioevangelístico que tem como base a valorização da família. E Thalles sempre foi um grande parceiro nesse movimento. Esse foi um momento que vai ficar para sempre na memória e pelo qual sou muito grato, desde já, ao povo de Caruaru", disse Anderson.


Anderson: “O pernambucano vai poder voltar a acreditar em Pernambuco”

 

Foto: Divulgação 

O pré-candidato do Partido Liberal (PL) ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira, participou, na manhã desta sexta-feira (10), de uma sabatina promovida pela Folha de S.Paulo/UOL, na qual deixou claro que o principal objetivo da sua postulação ao Palácio do Campo das Princesas é unir forças para resgatar a autoestima da população e o sentimento de orgulho de ser pernambucano. A entrevista foi conduzida pela apresentadora Fabíola Cidral e pelos jornalistas Carlos Madeiro, do UOL, e José Matheus Santos, da Folha de S. Paulo. Anderson participou da conversa por videoconferência diretamente da cidade de Caruaru, no Agreste, onde cumpre agendas da caravana Simbora Mudar Pernambuco.

“Estamos há oito anos vendo nosso estado ocupar espaços vergonhosos enquanto éramos conhecidos pelo nosso protagonismo. Hoje, o pernambucano anda de cabeça baixa, sem autoestima. Pernambuco lidera índices como os do desemprego, da falta de competitividade e de pessoas vivendo em situação de extrema pobreza. São cenários causados diretamente pela falta de capacidade de uma gestão que se instalou e ali permanece trabalhando para se perpetuar no poder, de costas para o povo. Mas isso vai mudar”, comentou Anderson Ferreira.

O ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes fez uma ampla defesa dos investimentos feitos pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) em Pernambuco e reafirmou que “isso vai ser dito na campanha”. “É do povo pernambucano essa coisa de ter gratidão com aqueles que investem em nosso estado, mas é preciso deixar claro que Lula (PT) é passado. Ele deu sua contribuição e eu não estou aqui para desconstruir a biografia de ninguém, mas Bolsonaro estendeu a mão ao nosso estado, investiu em nosso estado como nenhum outro presidente da República e isso nós vamos mostrar”, disse Anderson.

Muribeca recebe mutirão da Prefeitura do Jaboatão e Marinha, neste sábado

 

Fotos: Leandro de Santana/PJG

O mutirão Mais Jaboatão Solidário estará, neste sábado (11), no bairro da Muribeca, numa parceria entre a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e a Marinha do Brasil. A estrutura será montada na Rua Um, entre as 8h e às 14h, com a oferta de diversos serviços gratuitos aos moradores, principalmente, para quem sofreu com as consequências das chuvas. Para a Marinha, a data de 11 de junho tem um significado especial por ser a Data Magna da Batalha Naval do Riachuelo, que aconteceu há 157 anos, essencial homenagem aos seus heróis. A ação cívico-social  faz parte do apoio que a Marinha vem dando a Jaboatão, com a participação de fuzileiros e alunos da Escola de Aprendizes de Marinheiros, Hospital Naval e Capitania dos Portos. 

O reforço vem contribuindo na ajuda humanitária que vem acontecendo nas áreas mais afetadas pelas chuvas dos últimos dias. O público ainda terá a oportunidade de assistir à uma exposição de veículos operativos, blindados e equipamentos utilizados pelo Corpo de Fuzileiros Navais. 


Os moradores terão acesso a diversos serviços . Entre eles, consultas clínicas e psicológicas, tratamento odontológico,  exames de mamografia, vacinação, emissão do Cartão SUS, inscrição e renovação do CadÚnico, além de solicitação de segunda via de RG. Também estarão disponível estandes do Procon para tirar dúvidas da população, distribuição de roupas e cestas básicas.

O Mais Jaboatão Solidário vem sendo realizado pela Prefeitura do Jaboatão para levar os serviços diretamente à população. Quarta-feira passada ocorreu em Jaboatão Centro e nesta sexta-feira em Cavaleiro. Na próxima semana será em Muribeca e na área de Barra de Jangada.

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Anderson e Gilson cumprem agenda no Agreste e são recebidos pelo prefeito de Caruaru

Foto: Hermes Costa Neto/Divulgação

A caravana Simbora Mudar Pernambuco, liderada pelo ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes e pré-candidato ao Governo do Estado, Anderson Ferreira (PL); e pelo ex-ministro do Turismo e pré-candidato ao Senado Federal, Gilson Machado (PL), esteve, na tarde desta quinta-feira (9), no município de Caruaru. Anderson e Gilson foram recebidos pelo prefeito da cidade, Rodrigo Pinheiro (PSDB), em visita de cortesia ao chefe do Executivo Municipal.

“É preciso registrar, antes de qualquer coisa, o quão bem recebidos nós fomos pelo prefeito Rodrigo Pinheiro. Rodrigo assumiu o desafio de governar a Capital do Agreste e tem demonstrado competência para nesses primeiros meses de mandato, sempre muito aberto ao diálogo e isso tem impressionado o meio político. Caruaru é uma cidade de grande relevância para Pernambuco e nossa visita buscou ampliar parcerias para um eventual governo”, disse Anderson Ferreira.

Durante o encontro, Anderson e Gilson falaram sobre a pré-agenda do presidente Jair Bolsonaro (PL) em Pernambuco. Há previsão de que o presidente participe das comemorações do São João de Caruaru na próxima quinta-feira (23).

O prefeito Rodrigo Pinheiro e os pré-candidatos Anderson Ferreira e Gilson Machado irão prestigiar, logo mais, a partir das 20h, as atrações do São João Gospel de Caruaru. Entre as atrações que irão se apresentar no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga estão os cantores Thales Roberto, Emerson Augusto e Regis Danese.

Prefeitura do Jaboatão inicia cadastro para Auxilio Emergencial

Fotos: Chico Bezerra/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes iniciou, nesta quinta-feira (9), o cadastro das famílias que poderão receber o Auxilio Emergencial, no valor de R$ 1.500. Neste primeiro dia, as equipes estiveram em Jardim Monte Verde e Muribeca, que estão entre as áreas mais afetadas por enxurradas, alagamentos ou queda de barreiras, em consequência das últimas chuvas. Estão sendo identificados os moradores que perderam ou tiveram seus imóveis atingidos, se houve prejuízos com eletrodomésticos e móveis. Além dos dados pessoais, há registros fotográficos e por georreferenciamento para comprovar os prejuízos.

As bases para identificação dos beneficiados são a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e os laudos da Defesa Civil do Jaboatão em relação aos danos dos imóveis. Todas as informações colhidas serão avaliadas pela Prefeitura e a informação sobre em qual agência bancária poderá ser feito o saque do pagamento será através de mensagem via WhatsApp.

“Lamentavelmente, temos milhares de jaboatonenses que perderam seus patrimônios e bens materiais, conquistados com muito trabalho. Agora é o momento de ajudar a quem mais precisa, por isso não estamos medindo esforços para identificar as famílias que receberão o Auxílio Emergencial. Estamos fazendo um trabalho com muita transparência e segurança para que o pagamento seja feito às pessoas que realmente tiveram prejuízos e vão recomeçar a vida praticamente do zero”, disse o prefeito do Jaboatão, Mano Medeiros.



Jonas Coutinho Silva, morador de Jardim Monte Verde, já se cadastrou e aguarda a boa notícia de que deverá ser contemplado com o benefício. “Estou achando maravilhoso o trabalho de vocês. Graças a Deus consegui fazer o meu cadastro porque hoje estou na casa de um parente, seguindo a orientação da Prefeitura de procurar um local seguro. Estou com medo, mas estou vivo e com a minha família”, contou.

Maria José da Silva também está na expectativa de ser contemplada, depois de perder todos os seus bens nos alagamentos da comunidade Sapolância, na Muribeca. “Fiquei desesperada ao ver tudo indo embora. Esse auxílio vai ser de grande ajuda para poder reestruturar a minha casa. Vou comprar minha geladeira, fogão, cama...vou me reerguer”, disse a moradora.

 

AUXÍLIO-MORADIA

Paralelamente ao Auxílio Emergencial, a Prefeitura do Jaboatão está cadastrando as famílias que poderão receber Auxílio-Moradia. Os critérios são: perda total ou parcial das casas, ou que o imóvel esteja em área de risco para moradia, conforme avaliação da Defesa Civil. Além disso, é necessário estar inscrito no CadÚnico.

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Família reencontrará sua cadelinha com ajuda da Prefeitura do Jaboatão

 

Foto: Chico Bezerra/PJG 

As fortes chuvas que atingiram Pernambuco nos últimos dias mobilizaram todas as equipes da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, revelando histórias de perdas, mas também de emoção e solidariedade. Em meio a essa rede de apoio que envolve os cuidados da prefeitura, com o auxílio da Marinha do Brasil e da sociedade civil, está Isaac dos Santos, morador do Loteamento Sapolândia, em Muribeca. Ilhado, o autônomo foi resgatado, com a esposa e a filha, no domingo (29). Belinha, uma cachorrinha da raça yorkshire, tida com o “xodó da família”, enfrentou todo o sufoco, mas precisou ser afastada dos tutores no momento do resgate. 

“Minha filha chorava muito por saudade de Belinha. Nós estamos sendo bem cuidados no abrigo, mas a preocupação com nossa cadelinha tava sempre falando alto dentro do peito. Essa semana, o prefeito Mano Medeiros veio nos visitar e eu contei nossa história pra ele, que prontamente prometeu trazer Belinha de volta, e dar o mesmo tipo de tratamento que estamos tendo aqui”, relembrou Isaac, que está sendo acolhido em um abrigo da prefeitura, na Escola Municipal Jaboatão dos Guararapes, no bairro de Prazeres. 

Belinha foi resgatada ainda no domingo (29) por uma equipe da Secretaria Executiva de Bem-Estar Animal. A cadelinha passou por exames veterinários, foi vermifugada, passou por assepsia e recebeu um tratamento para doença do carrapato e cuidados com os olhos, que estavam inchados no momento do resgate. 

Com equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social descentralizadas em vários pontos críticos do município e prestando apoio à população nos abrigos, o prefeito Mano Medeiros fala sobre os cuidados que estão sendo tomados com os animais, que também sofrem por conta das chuvas. “Temos equipes prestando um atendimento humanizado para a população, com atendimento psicológico, aplicação de vacinas e atendimento médico, mas também estamos prestando assistência aos animais. A história de Belinha me comoveu porque ela é um membro da família que não pode ser deixado pra trás. Além de resgatá-los, veterinários estão nas ruas levando ração e realizando atendimentos”, comentou. 

Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Isaac, a esposa e a filha estão recebendo tratamento médico e psicológico. Após 11 dias de cuidados, Belinha retorna para o seio de sua família nesta quinta-feira (9). Assim como os tutores, a cadelinha ficará abrigada na Escola Municipal Jaboatão dos Guararapes, onde ficará em segurança e poderá contar com ração e todos os cuidados necessários.

Mutirão em Jaboatão Centro registra cerca 4,5 mil atendimentos

Foto: Chico Bezerra/PJG

A primeira ação integrada que aconteceu no município do Jaboatão dos Guararapes, nesta quarta-feira (8), registrou 4.487 atendimentos às pessoas que sofreram perdas em consequências das chuvas. O mutirão foi montado na Praça Nossa Senhora do Rosário, em Jaboatão Centro, das 8h às 16h. Nessa sexta-feira, toda estrutura estará na Praça Murilo Braga, em Cavaleiro, e na próxima semana a ação acontecerá em Muribeca e na área de Barra de Jangada.

 A Prefeitura do Jaboatão participou com o Programa Mais Jaboatão Solidário, em conjunto com o Tribunal de Justiça de Pernambuco, Governo do Estado e Defensoria Pública. Entre os serviços gratuitos houve inscrição ou renovação do CadÚnico, orientações da Defesa Civil e de assistência social, solicitação de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, RG, pedido de Cartão SUS, atendimento clínico, mamografia, vacinação contra covid-19, gripe e sarampo.

Rosecleide Gomes da Silva tem cinco filhos e está morando na casa da mãe, na comunidade de Boa Esperança, porque seu imóvel em Moeda de Bronze foi abaixo. “Perdi tudo que tinha e agora tenho que recomeçar a minha vida. Hoje consegui dar entrada em todos os documentos, fiz exames e o pessoal também me deu orientações. Essa ação foi muito boa porque a gente pode vir sem ser longe de casa”, disse a Rosecleide.

O prefeito do Jaboatão, Mano Medeiros, acompanhou os trabalhos pessoalmente e falou sobre a importância de descentralizar este tipo de atendimento. “Diante da tragédia que aconteceu no município, diariamente estamos indo às comunidades para atender às pessoas que precisam refazer as suas vidas. Essa união com outros órgãos do Estado, numa ação integrada, é fundamental para que as famílias que sofreram tantas perdas se sintam acolhidas”, ressaltou o gestor.

Prefeito Mano visita a Câmara do Jaboatão e faz balanço das ações em apoio às vítimas das chuvas

  

Foto: Divulgação/PMJG

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, fez visita surpresa, nesta quinta-feira (8), à Câmara Municipal, e apresentou um balanço das medidas que vêm sendo tomadas em apoio à população, quanto nas ações para fazer com que a cidade volte à normalidade, depois de ser atingida pelo maior volume de chuvas dos últimos 30 anos. O gestor disse que já está sendo montado o plano de trabalho que vai garantir que o município possa receber recursos federais e estaduais. Mano também destacou os pagamentos dos auxílios emergenciais, tão necessários às famílias que tiveram prejuízos materiais, para que possam recomeçar suas vidas.

"Estamos trabalhando com um planejamento no qual a primeira etapa é a ajuda humanitária, com apoio aos desabrigados que precisam emergencialmente de alimentos, abrigo, colchões e roupas. O segundo momento chamamos de restabelecimento, que é a limpeza das vias, desobstrução. A última fase é a reconstrução, quando atuaremos na recuperação da infraestrutura que foi destruída", explicou.

O prefeito agradeceu o ato solidário da Câmara de Vereadores por ter aprovado, em caráter de urgência, na terça-feira, o auxílio emergencial de R$ 1.500 às famílias que foram acolhidas nos 21 abrigos da Prefeitura, entre os dias 25 de maio e 1º de junho. Outro projeto enviado pelo prefeito aprovado pelo Legislativo garantiu o reajuste de 100% do auxílio-moradia, que passou a ser de R$ 300.

“Estamos também fazendo um levantamento para atender às famílias que tiveram as casas destruídas ou parcialmente afetadas, que perderam móveis e eletrodomésticos, mas não foram para os abrigos. Nossas equipes vão às ruas a partir desta quinta-feira para identificar essas pessoas", comentou o prefeito Mano.

O presidente da Câmara, vereador Adeíldo da Igreja, destacou a importância da transparência como o prefeito Mano vem fazendo nesse trabalho de apoio às famílias . "Foi muito bom o senhor ter vindo aqui para nos deixar a par de todo esforço que a Prefeitura de Jaboatão está promovendo, a fim de atender ao povo. Saiba que a Câmara estará sempre à disposição para o que a cidade precisar. Jaboatão é uma cidade guerreira, como a história nos conta, e, através da união de todos, vamos superar esta situação", afirmou.

Anderson reúne pré-candidatas do PL e destaca competitividade de chapas femininas

Foto: Hermes Costa Neto/Divulgação

O ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes e presidente do Partido Liberal (PL) em Pernambuco, Anderson Ferreira, promoveu, nesta quarta-feira (8), na sede da sigla, um encontro com pré-candidatas da legenda à Assembleia Legislativa (Alepe) e à Câmara dos Deputados. Ao lado da presidente estadual do PL Mulher, Juliana Paranhos, Anderson, que é pré-candidato do partido ao Governo de Pernambuco, destacou a importância de ampliar cada vez mais o protagonismo feminino na política.

“Tão importante quanto trabalharmos para vermos as mulheres ocupando espaços na política, à frente de mandatos eletivos, é assegurarmos essa possibilidade por meio da promoção de candidaturas competitivas. Estamos montando chapas amplas e com grandes possibilidades de ampliarmos a presença feminina em nossa bancada na Alepe e Câmara dos Deputados”, afirmou Anderson Ferreira.

A reunião contou com a participação de pré-candidatas de diversas regiões do estado, da Região Metropolitana ao Sertão. “Essa é uma das nossas principais missões na disputa eleitoral deste ano. O PL Mulher tem buscado lideranças femininas em cada região de Pernambuco, de diversos segmentos da sociedade, e trabalhado para que se assegure condições de que essas pré-candidaturas possam disputar com igualdade, afinal de contas, somos a maioria do eleitorado”, pontuou Juliana Paranhos.


terça-feira, 7 de junho de 2022

Instituição promove dia de palestras gratuitas



Com o objetivo de trazer a realidade da prática com a formação educacional de alunos e pessoas interessadas, a Faculdade Nova Roma vai promover um dia de palestras gratuitas e abertas ao público nesta sexta-feira (10/06). Governança, corrupção, prática jurídica, relações internacionais e metaverso serão discutidos no dia.

A primeira atividade é a “Iniciação na Advocacia”, às 14h. O objetivo é falar sobre a atuação no trabalho de mercado jurídico em um encontro com advogados atuantes. Estarão Bruno Xavier, que também é professor da Faculdade Nova Roma, Stela Brayner, presidente da Comissão Especial de Assistência aos Novos Advogados e vice-presidente da OAB Barreiros, Léo Félix, vice-presidente da OAB/PE e a ex-aluna Leia Venite. A inscrição está aberta pelo http://novaroma.edu.br/EventosNovaRoma.

Às 19h, os limites da realidade virtual e as relações internacionais serão algumas das discussões na pauta da conversa “Metaverso e a diplomacia internacional: limites e oportunidades”. Quem vai falar sobre o assunto é o head de Inovação e Empreendedorismo Instituto de Pesquisas Estratégicas em Relações Internacionais e Diplomacia (IPERID), Marcello Bressan. Para participar, é preciso inscrição pelo link: http://novaroma.edu.br/NRConvida-metaverso.

Encerrando o dia de atividade, a Faculdade Nova Roma vai promover, às 19h30, o debate “Combate à corrupção e o papel do cidadão fiscalizador”. O momento vai contar com a participação de Patrícia Domingos, delegada da Polícia Civil e ativista do Combate à Corrupção e do Controle Social, e com o professor Maurilho Alves. Para se inscrever na atividade, é necessário acessar http://novaroma.edu.br/EventosNovaRoma.

 

Serviço: Encontros Nova Roma

Data: 10/06

Informaçõeshttps://www.instagram.com/fnovaroma

Local: Rua Padre Carapuceiro, 590, em Boa Viagem

Programação:

“Iniciação à Advocacia”, às 14h

“Metaverso e a diplomacia internacional: limites e oportunidades”, às 19h

“Combate à corrupção e o papel do cidadão fiscalizador”, às 19h30

 

 

Comunidade da luta se une à LBV para ajudar famílias afetadas pelas chuvas em Alagoas e Pernambuco


Mais uma vez a comunidade das artes marciais une forças para uma luta em comum. Atletas e instituições se juntaram para divulgar a campanha S.O.S Calamidades da Legião da Boa Vontade, que, junto com autoridades públicas locais, está arrecadando fundos e mantimentos para ajudar as vítimas das recentes chuvas em Maceió e Recife, que vitimaram fatalmente mais de 100 pessoas e deixaram milhares de desabrigados.

Entre os apoiadores da campanha estão a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), a Super Rádio Brasil AM 940, o Brazilian Fighting Series e o maior evento de MMA de Pernambuco, o Number One.

Um dos principais pernambucanos no cenário internacional, o lutador Rene "Soldado" Pessoa, atleta do tradicional evento russo ACA, foi às redes sociais convocar os seguidores para que fortaleçam o mutirão.

Muita gente perdeu tudo. Você que pode ajudar, principalmente agora, faça a sua parte. Vamos unir forças e correr atrás para ajudar ao próximo. Vamos vencer essa guerra", disse o pernambucano em um vídeo publicado em sua conta no Instagram.

Outro nordestino que carrega orgulhosamente a bandeira de seu estado mundo afora, Denis "Alagoas" Silva também se prontificou para cativar voluntários para a campanha de arrecadação. 

"Quem puder ajudar, seja com o que for, com 1kg de feijão, roupa usada, pacote de fralda, 5 reais... o que é pouco para você é muito para quem precisa. Vamos ajudar, divulgar as campanhas de doação e minimizar os impactos dessa tragédia", destacou o lutador.

Os interessados em ajudar podem levar mantimentos nos postos de arrecadação dentro das unidades da LBV em Maceió/AL na Rua Muniz Falcão, 964 - Barro Duro. Telefone: (82) 3328-4410 e em Recife/PE Rua dos Coelhos, 219 - Coelhos. Telefone: (81) 3413-8601.

Quem está fora desses estados pode doar através do site LBV.org ou fazer um pix a chave é o e-mail pix@lbv.org.br. Acompanhe as entregas das doações acessando @LBVBrasil no Instagram.

"Todas as doações serão entregues aos órgãos competentes como Defesa Civil e ONGs parceiras para atender as famílias que sofreram com as fortes chuvas Sua doação leva esperança a quem mais precisa", destacou a gestora social da LBV no Recife, Teresa Franco.


Confira abaixo os itens de mais necessidade neste momento:

Alimentos não-perecíveis: arroz, feijão, óleo, café, açúcar, leite em pó, flocão de milho, extrato de tomate, macarrão e sal;

Água potável;

Produtos de higiene e limpeza: detergente, sabão em barra, sabonete, creme dental, fralda descartável e roupa íntima nova.


Outras formas de doar:

Contas bancárias

Bradesco: Agência: 0292-5 — C/C: 92830-5

Itaú: Agência: 0237 — C/C: 73700-2

Banco do Brasil: Agência: 3344-8 — C/C: 205010-2

Caixa Econômica Federal: Agência: 1231 — operação: 003 — C/C: 100-0

Santander: Agência: 0239 — C/C: 13.002754-6

Ação integrada atende vítimas das chuvas em Jaboatão Centro

  


Nesta quarta-feira (8), será realizada uma ação integrada entre a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Governo do Estado, Tribunal de Justiça e Defensoria Pública para atender às vítimas das chuvas. 

Os atendimentos serão das 9h às 16h, na Praça Nossa Senhora do Rosário, Jaboatão Centro, em frente à Casa da Cultura.

Serão solicitadas emissões de 2ª via de RG, certidões de nascimento, de casamento e óbito. Também serão prestadas orientações jurídicas e sobre saque de FGTS, emissão do Cartão SUS, orientações da Defesa Civil e sociais.

Além disso, será aplicada vacina contra a Covid e realizados exames clínicos, odontológicos e mamografia.

Prefeitura do Jaboatão vai às comunidades realizar ações de saúde

  

Foto: Chico Bezerra/PJG 

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes intensifica ações de cuidado com as vítimas da fortes chuvas que caíram no município. Desde o último domingo (29), a Secretaria Municipal de Saúde realiza mutirões com diversos serviços para a população, nas localidades mais afetados pelos desastres, entre as quais: Barra de Jangada, Moeda de Bronze, Engenho Esperança, Muribeca e Cavaleiro. As ações estão sendo desempenhadas em parceria com a Força Nacional do Ministério da Saúde e da Marinha do Brasil. Em uma semana já foram realizados mais de 6.500 atendimentos.

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão levando insumos estratégicos, fazendo atendimentos clínicos e psicológico, vacinas contra a Covid-19, Hepatite A, B,  teste rápido para detectar a Covid,  medicamentos para atender às pessoas que eventualmente contraiam leptospirose, para prevenção das diarreias agudas e para pressão arterial. Além da entrega de materiais para higiene pessoal, também ocorre a distribuição de mantimentos.

"Desde o início das chuvas, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes acompanha a população em todos os momentos em ações integradas com as demais secretarias municipais. Mais de 200 profissionais da saúde e muitos voluntários estão mobilizados, prestando assistência principalmente às pessoas que não conseguem se deslocar. Por essa razão estamos indo diretamente nas comunidades, atender aos mais necessitados. As equipes são compostas por médicos, enfermeiros, agentes de saúde e ambiental que atuam nas comunidades e nos abrigos”, afirmou o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros.

Governo Federal lança edital de licitação para construção de passarela no Jaboatão dos Guararapes

Foto: Divulgação

O Ministério da Infraestrutura divulgou, na manhã desta terça-feira (7), pregão eletrônico para a contratação de empresa para implantação de uma passarela às margens da Rodovia BR-101, no município do Jaboatão dos Guararapes. O anúncio foi feito um dia depois de reunião, em Brasília, entre representantes da pasta e os pré-candidatos ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira (PL), e ao Senado Federal, Gilson Machado Neto (PL). O equipamento vai ampliar o acesso da população ao Parque da Cidade.

A construção da passarela foi um dos principais pleitos elencados pelo ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) quando da fase inicial do projeto de construção do parque, maior da Região Metropolitana, com 87 mil metros quadrados e diversos equipamentos de cultura, esportes e lazer.

“Desde o início da concepção do projeto do Parque da Cidade que temos articulado junto ao Dnit a construção dessa passarela e sempre fomos muito bem recebidos no Ministério da Infraestrutura. Essa é mais uma importante conquista para a população e prova do comprometimento do Governo Federal com Pernambuco”, afirmou Anderson Ferreira. “O ministro Marcelo Sampaio, assim como o ex-ministro Tarcísio Freitas, sempre foram muito atenciosos com nossos pedidos para Pernambuco. E, claro, quero agradecer ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que não mede esforços para trazer benefícios ao estado, como ações e obras estruturantes”, acrescentou o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

segunda-feira, 6 de junho de 2022

Voluntários se unem à Prefeitura do Jaboatão para ajudar moradores atingidos pelas chuvas

Foto: Chico Bezerra/PJG

Uma corrente de solidariedade vem buscando mitigar os impactos das últimas chuvas no município de Jaboatão dos Guararapes, oferecendo todo apoio necessário para população. Em parceria com a  prefeitura, mais de 200 voluntários têm unido forças diariamente para captar e distribuir doações nas comunidades mais afetadas. A ação, que acontece concomitante com outras entregas de donativos realizadas pela prefeitura, conta com o reforço de veículos que vêm rodando o município com doações de alimentos, produtos de higiene pessoal, material de limpeza, ração para animais, colchões, fraldas descartáveis, roupas e brinquedos.

Além da distribuição de kits emergenciais, equipes da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Executiva de Bem-Estar Animal estão acompanhando os voluntários em comunidades que ficaram ilhadas, prestando apoio emocional às vítimas das chuvas e realizando atendimentos veterinários. De acordo com a Coordenadora de Saúde Mental do Município, Paula Pereira, a ideia é prestar um acolhimento humanizado a quem mais precisa neste momento. 

 

“Numa situação de emergência como essa, sem suporte emocional e ajuda psicológica, as pessoas podem apresentar muitas dificuldades a médio e longo prazos. Perdemos muitas vidas e muita gente perdeu tudo que tinha. A prefeitura entende que não é só distribuir o básico, é necessária uma rede organizada para dar assistência”, explicou Paula.

 

Érica Cristina, moradora da comunidade Olho D’Água, foi uma das beneficiadas pelas doações. “Eu perdi muita coisa nessas chuvas. É reconfortante pra nossa comunidade não se sentir só neste momento, e, graças aos voluntários e a prefeitura, estamos recebendo muitas doações de colchões, lençóis, materiais de limpeza e outros itens. O apoio emocional é um dos maiores bens que podemos ter agora”, comentou Érica. 


Prefeito Mano Medeiros lamenta falecimento do ex-prefeito Fagundes de Menezes



O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros divulgou nota na noite desta segunda-feira 06/06 lamentando o falecimento do ex-prefeito do município Fagundes de Menezes.


Nota de pesar 

Foi com pesar que soube do falecimento do ex-prefeito Fagundes de Menezes. Ele foi político que enfrentou as adversidades em diferentes momentos da história do Jaboatão e deixou sua marca como líder. À família e aos amigos presto minha solidariedade.

Prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros


O ex-prefeito Fagundes de Menezes, exerceu 3 mandatos no municipio do Jaboatão dos Guararapes, tinha 93 anos e morreu de causas naturais.

A familia ainda não divulgou local de velório e sepultamento.



Prefeitura do Jaboatão iniciará cadastro para auxílio emergencial

Foto: Chico Bezerra/PJG


A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes iniciará, na próxima quinta-feira (8), o cadastro das famílias que tiveram perdas materiais nas chuvas dos últimos dias que deverão receber o auxílio emergencial de R$ 1.500. As equipes irão aos locais mais atingidos por alagamentos, enxurradas e deslizamentos de barreiras para identificar os moradores, endereços, fazer registros fotográficos e georreferenciamento para comprovar quais as pessoas que realmente terão direito ao benefício.

A inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e os laudos da Defesa Civil do Jaboatão sobre os danos dos imóveis serão a base para a concessão do auxílio emergencial. Todas as informações serão avaliadas pela Prefeitura e os beneficiados serão informados por mensagem de Whatsapp sobre em qual agência bancária poderão sacar o dinheiro.

 

Conforme definiu o Governo do Estado, o auxílio emergencial será pago pela Prefeitura às famílias em situação de vulnerabilidade social que ficaram sem suas casas ou houve dano parcial do imóveis, perderam eletrodomésticos, móveis, entre outros itens considerados essenciais para a retomada da vida.

 

Na última sexta-feira (3), o prefeito Mano Medeiros anunciou outro auxíliemergencial no valor de R$ 1.500 que será pago às famílias que foram acolhidas e cadastradas nos 21 abrigos montados pela Prefeitura do Jaboatão, entre os dias 25 de maio e 1º de junho.

 


AUXÍLIO-MORADIA

 

A Prefeitura do Jaboatão também tomou a iniciativa de enviar projeto de lei à Câmara Municipal, aumentando em 100% o valor mensal do auxílio-moradia, que passará a ser de R$ 300. O benefício é pago a famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, em razão da inabitabilidade do imóvel e que não tenham condições de prover os custos com moradia. A avaliação sobre os danos materiais do imóvel é feita pela Defesa Civil do município.

 

“Tivemos várias famílias que perderam tudo, bens materiais e que precisam de ajuda financeira para recomeçar suas vidas. O auxílio emergencial é uma alternativa que podemos oferecer a essas pessoas e queremos providenciar os pagamentos o mais rápido possível. Vamos em cada comunidade, visitar os moradores. Também aumentaremos em 100% o valor do auxílio-moradia para ajudar no aluguel de imóveis, já que tínhamos um valor defasado. Vale ressaltar que os R$ 300 serão pagos a todos os jaboatonenses que necessitam do benefício", ressaltou o prefeito Mano Medeiros.

domingo, 5 de junho de 2022

Prefeitura do Jaboatão e Marinha realizam ações humanitárias em apoio às vítimas das chuvas

 

Foto: Chico Bezerra/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e a Marinha do Brasil realizaram, neste domingo (5), ações de ajuda humanitária em apoio às vítimas das chuvas. Moradores da Sapolândia, na Muribeca, e da Lagoa Olho D´água, em Barra de Jangada, receberam cestas básicas, orientações de assistentes sociais, atendimento médico, medicamentos e passaram por exames clínicos. Nesta fase de apoio à população, o município ganhou o apoio das Forças Armadas, entre os quais 350 fuzileiros e alunos da Escola de Aprendizes de Marinheiro, que vêm atuando nas áreas mais afetadas por alagamentos.

As ações foram acompanhadas pelo prefeito Mano Medeiros; pelo comandante do 3º Distrito Naval, vice-almirante André Moraes Ferreira; e pelo capitão dos Portos de Pernambuco, Frederico Albuquerque. Para garantir o acesso das equipes às áreas alagadas, a Marinha cedeu veículos e barcos.

 “Ainda há muitos moradores em áreas alagadas que, por motivos diversos, optam por não sair de casa. Essas pessoas necessitam de alimentos, assistência médica e social e o compromisso da nossa gestão é acolher todos, neste momento de tantas dificuldades. E só com o apoio da Marinha podemos chegar até esses locais”, salientou o prefeito Mano Medeiros.


 FORÇAS ARMADAS

Além da Marinha, os trabalhos de apoio às vítimas das chuvas receberam reforços do Exército, Aeronáutica e da Força Nacional do Ministério da Saúde, que atuam diretamente nas comunidades em parceria com as equipes da Prefeitura do Jaboatão.