sábado, 23 de setembro de 2023

Incêndio atinge depósito de material reciclável em Barra de Jangada

Foto: Valter Junior

Um incêndio atinge neste momento um galpão com material reciclável na Rua Guepardo em Barra de Jangada, Jaboatão dos Guararapes. 

Segundo a assessoria, o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta do meio dia de hoje (23/09). 

Compareceram ao local 05 (cinco) Viaturas dos Bombeiros, onde as equipes estão combatendo as chamas que atingiram o material de reciclagem de equipamentos eletrônicos que eram armazenados num galpão de área aberta.

Ocorrência em andamento e sem vítimas.

Prefeito Mano: “Participação da população no Plano Diretor mostra confiança no nosso trabalho”

Fotos: Divulgação PMJG

A primeira semana de escuta popular para a revisão do Plano Diretor do Jaboatão dos Guararapes chamou a atenção pela participação dos moradores e a expectativa é que, na próxima semana, quando acontecem mais oficinas de debate, a presença seja ainda maior. Até o momento, a discussão passou pelas Regional 1, reunindo moradores de Jaboatão Centro, Vila Rica, Santo Aleixo, entre outros bairros; Regional 6, com representantes de Piedade, Candeias e Barra de Jangada; e da Regional 3, que reúne os Curados. O prefeito Mano Medeiros ressalta que essa participação ativa é uma demonstração de confiança da população, que está disposta a dialogar, sugerir, ouvir e preparar o município para o futuro.

“Esse início de escuta deixou todos nós muito satisfeitos, porque deu para sentir a confiança de todos os participantes em querer contribuir com o novo Plano Diretor. Isso acontece porque a população confia no nosso trabalho e percebe que, diante dos avanços que nossa gestão já realizou, na infraestrutura, educação, assistência social, saúde, inovação e tantos outros setores, podemos fazer muito mais. Estamos preparando Jaboatão para os próximos anos, por isso vamos a cada Regional, porque quem mora nas comunidades pode apontar as demandas, dizer o que está dando certo e o que pode melhorar. Também vamos ouvir estudantes, quem representa a cultura, quem investe no município, para tornar Jaboatão cada vez mais atrativo a quem gera emprego e renda”, destacou o prefeito Mano.


Nas oficinas, os participantes se dividem em grupos, conforme os temas que têm mais interesse. Assim é possível fazer o mapeamento de zonas de risco, áreas que necessitam de serviços públicos adicionais e planejamento urbano. “Nosso enfoque, na revisão do Plano Diretor, está ancorada nos cinco pilares dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030: Pessoas, Parcerias, Planeta, Prosperidade e Paz. E adicionamos os temas Patrimônio e Poder Público, pela relevância que têm para o município. Esses princípios são a base da metodologia que está sendo aplicada para moldar uma cidade mais inclusiva, resiliente e sustentável para todos os jaboatonenses”, ressaltou Mano Medeiros.

Nesta segunda-feira (25), a escuta popular será no Colégio Instituto Brasília, situado na Avenida Gonçalves Dias, S/N, em Jardim Jordão, das 17h45 às 20h. Na terça (26), moradores de Cavaleiro participarão da oficina na sede da Regional 2, localizada na Praça Severina Rita Coelho, 20. O debate com representantes da Muribeca e do Conjunto Marcos Freire está marcado para quarta-feira (27), na Regional 4, que fica no Eixo da Integração. Esta primeira etapa de escuta encerra em 2 de outubro, ouvindo moradores da Regional 5, em Prazeres.

Para confirmar os locais das oficinas e obter quaisquer atualizações, bem como se manter informado sobre outros eventos programados, consulte a agenda do Plano Diretor no portal planodiretor.jaboatao.pe.gov.br/agenda. Também é possível dar sugestões preenchendo o formulário disponível no mesmo portal.

CipMoto conduz à delegacia indivíduo com grande quantidade de entorpecente


Na sexta-feira (22), policiais militares da CIPMoto realizavam rondas no bairro de Boa Viagem, quando na Rua Bruno Veloso, visualizaram um Chevrolet Ônix, avançando vários sinais vermelho. Imediatamente, foi realizado um acompanhamento e em momento oportuno feita a abordagem. 

No interior do veículo, estava um indivíduo e uma caixa contendo 10 kg de maconha. Diante dos fatos, o envolvido e todo material apreendido, foram conduzidos à CEPLANC para adoção das medidas legais cabíveis.

Procon-PE interdita Mirabilândia

            

O Procon-PE interditou  o Mirabilândia, localizado em Olinda, na Avenida Professor Andrade Bezerra. Ação foi necessária devido ao ocorrido na tarde desta sexta-feira (22), quando uma visitante foi arremessada de uma das atrações do parque, sofrendo traumatismo craniano grave e outros ferimentos.  

Agora, o estabelecimento tem o prazo de cinco dias para apresentar um relatório contendo toda a manutenção periódica de todos os brinquedos instalados no parque, além de cópia da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), de cada brinquedo, da cópia do Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) válido do parque e, também, da licença de funcionamento emitida pelos órgãos competentes 

O parque ficará fechado até que toda a documentação seja apresentada.

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

URGENTE: Mulher sofre grave acidente em brinquedo do Mirabilândia. Veja o video

Na tarde desta sexta-feira (22) uma mulher sofreu acidente no Wave Singer, um dos brinquedos do Parque Mirabilândia, localizado no Complexo de Salgadinho.

A vitima de aproximadamente 30 anos foi arremessada da atração, junto com o assento.

veja o momento da queda no canto direito inferior do video:

E agora os primeiros socorros a vitima:


Em nota o Samu Metropolitano do Recife informa que foram deslocadas para o local uma ambulância de suporte avançado (USA) e quatro motolâncias. 

A mulher sofreu traumatismo cranioencefálico (TCE) grave e possível fratura de membros superiores, foi assistida no local pelos socorristas do Samu e transferida para o Hospital da Restauração (HR).


Atualização 

Hospital da Restauração (HR) informa que a mulher, vítima de um acidente no Parque Mirabilândia, nesta sexta-feira (22), deu entrada na Unidade do Trauma, pouco antes das 16h, e foi submetida a exame de imagem. A paciente teve fraturas pelo corpo e traumatismo cranioencefálico. O estado de saúde dela é grave.


Mais informações em instantes.

Prefeitura do Jaboatão inicia obra de requalificação da orla, com investimento de R$ 14,9 milhões

Fotos: Divulgação

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, assinou ordem de serviço para requalificação da orla e as obras já começaram, de forma paralela, em Piedade e Barra de Jangada. Ao todo, serão seis quilômetros de obras ao longo da orla, com previsão de conclusão em 15 meses e investimento de R$ 14,9 milhões.

A ordem de serviço foi dada junto à Igrejinha de Piedade, de onde o trabalho segue até a divisa com o Recife. Já em Barra de Jangada, o serviço segue em direção ao Paiva, na divisa com o Cabo de Santo Agostinho, onde calçadas e ciclovias se encontrarão. Representantes de vários segmentos, como sociedade civil, órgãos ambientais, rede hoteleira e imobiliária participaram do evento.


“A conclusão da requalificação da orla vai beneficiar o turismo, o lazer, o esporte, a economia, enfim, toda uma rede de atores sociais. Vamos poder movimentar mais a beira-mar, promovendo eventos esportivos e culturais, como os que serão lançados em breve pelo Sesc, que está montando uma arena de beach tênis, vôlei e futevôlei, em frente ao seu prédio, em Piedade. Ou seja, teremos muitos atrativos para os munícipes e turistas. Está nascendo uma nova orla do Jaboatão”, comemorou o prefeito Mano Medeiros.


A requalificação da orla foi dividida em trechos. O primeiro a ser entregue, em março do ano passado, tem mais de dois quilômetros  de extensão, entre a curva do Sesc e a Igrejinha de Piedade. Agora, será dada continuidade ao projeto, mantendo o foco no pedestre e ciclista. Para isso, haverá ampliação do calçadão em alguns trechos e construção em outros, a ciclovia terá 8,7 km de extensão (conectando-se com as dos dois municípios vizinhos), pista de cooper, espaços de convivência e contemplação, tudo com a devida sinalização e acessibilidade. Novas árvores serão plantadas, para dar sombreamento e melhorar o microclima.

O calçadão foi desenhado de forma a garantir a harmonia da paisagem na transição entre os municípios, mas assumindo identidade própria, mesclando piso intertravado e pedras portuguesas, além de garantir o piso tátil, sinalizando obstáculos para pessoas com deficiência visual. Os bancos também seguem essa proposta de harmonização e serão em concreto. A iluminação passará a ser toda em LED, dando mais segurança e economia. Posteriormente à conclusão da obra, serão implantados equipamentos de esportes e lazer.


“Toda a drenagem da orla estará requalificada ao final da obra, garantindo o fluxo adequado às águas pluviais e resolvendo um problema crônico de alagamentos existente há décadas. Os ganhos diretos e indiretos serão contínuos. Já estivemos com o presidente da Compesa, Alex Campos, e ele se comprometeu a construir as ligações necessárias para que possamos implantar banheiros na orla, um pleito antigo dos frequentadores. Sem as redes de água e esgoto, hoje utilizamos banheiros químicos. Essa realidade também vai mudar”, salienta o prefeito.

Yara Edna Bezerra, que mora há mais de 25 anos na orla de Piedade, estava visivelmente emocionada com o anúncio das obras de requalificação da orla. “Fico muito agradecida à prefeitura porque essa requalificação era muito aguardada pelos moradores e comerciantes daqui. Agora vamos poder usufruir ainda mais dessa linda orla”, afirmou Yara.

A presidente da Associação dos comerciantes e ambulantes de Piedade, Candeias e Barra de Jangada, Maria Edileide, não escondeu as lágrimas ao saber que os serviços já iniciaram. “Tenho certeza que muitas coisas vão melhorar para comerciantes, moradores e turistas, a partir dessa revitalização. A nova orla vai atrair mais clientes e aumentar as nossas vendas, assim esperamos”, disse Edileide.

Já o gerente geral do Hotel Dan Inn, Antônio Almeida, comentou que “a revitalização da orla será de extrema importância para a rede hoteleira, tendo em vista que os turistas vão ter mais opções para curtir a orla com mais segurança, conforto e lazer”.


PLANO DE GESTÃO

Um outro avanço para a orla é o Plano de Gestão Integrada (PGI), que será lançado em audiência pública em outubro, quando também será formalizado o comitê gestor do PGI, um grupo paritário, com sete integrantes da sociedade civil e sete da gestão pública, nas esferas municipal, estadual e federal. A audiência é a última fase do processo, que antes passou por levantamento em campo do território, oficinas participativas, elaboração do plano e validação do documento e do comitê gestor pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU). Era a SPU quem geria a orla até 2017, quando ocorreu a municipalização. O PGI norteia questões como zoneamento, desenvolvimento econômico, impactos ambientais e até estabelece pontos de táxi, áreas viáveis para esporte, shows, áreas de preservação, enfim, tudo o que pode impactar a orla.

Curso do Detran-PE capacita mulheres em mecânica básica de automóveis


Para garantir que mulheres estejam aptas para identificar defeitos ou situações críticas em veículos, além de evitar que sejam enganadas na contratação de serviços, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) promoveu hoje (22), curso gratuito de mecânica básica para mulheres. O treinamento ocorreu na Escola Pública de Trânsito (EPT), localizada no Recife, de forma prática, dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito, realizada de 18 a 25 deste mês.

Com 3 horas/aula, o curso abordou questões fundamentais para um bom funcionamento dos veículos. Itens importantes como verificação de óleo, arrefecimento, correias do motor, velas e cabos, foram pontos tratados durante a capacitação. O instrutor, Aênio Oliveira, ainda reforçou orientações sobre avaliação de bateria e fusíveis, iluminação, sinais do painel e cuidados para a segurança pessoal da motorista, como ter atenção ao abrir o capô do veículo, em casos de emergência.


Elaine Rodrigues, que dirige habitualmente seu próprio veículo, disse que o curso é uma grande oportunidade oferecida pelo Detran-PE. Era um desejo antigo dela, mas como é um universo muito masculino, não havia nada específico para mulheres. “Tirei dúvidas e ganhei mais conhecimento, entre eles, a verificação do fluido de arrefecimento, que aprendi de forma mais completa”, disse.

Na finalização do curso foi realizada uma espécie de competição com as participantes divididas em dois grupos. Elas receberam um check list, para identificar defeitos e apontar soluções nos veículos. As novas turmas do curso de mecânica básica para mulheres já estão com as inscrições disponíveis para os meses de outubro e novembro. Para se inscrever basta acessar o link: https://www.detran.pe.gov.br/sempre-alerta-detran/cursos .

Linha troncal do TI Pelópidas Silveira passa a operar por meio da integração temporal

Mais uma linha do Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista, passa a operar por meio da integração temporal. A mudança acontece na linha 1977 – TI Pelópidas (Conde da Boa Vista) com início neste sábado (23) quando os usuários deverão acessar os ônibus pela porta da frente e passar o cartão VEM no validador para liberar a catraca. O Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) do tipo Comum está sendo distribuído mediante cadastro do passageiro no local.

Para agilizar o embarque nos horários de pico, um segundo validador pode ser colocado na plataforma, conforme a necessidade da linha, para permitir o acesso pela porta do meio do coletivo e evitar transtornos. Os TIs Joana Bezerra, Macaxeira, PE-15 e Pelópidas operam parcialmente com o sistema temporal.

Até o momento, a integração temporal está implantada integralmente em 22 dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife. Em 2021 e 2022, foram integrados os TIs Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe, Abreu e Lima e Igarassu. O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente nos Tis Barro, Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.

A integração temporal permite a circulação com o pagamento de uma tarifa no intervalo de até 2h por sentido da viagem (ida ou volta). O Grande Recife reforça que a integração temporal acontece apenas com a utilização do cartão VEM. Passagens pagas em dinheiro ou PIX não contemplam a integração.

Quem ainda não tem o cartão VEM pode adquirir o tipo Comum, distribuído gratuitamente no TI Pelópidas Silveira. Basta procurar a equipe de distribuição e apresentar um documento oficial com foto que comprove o CPF e o nome da mãe. Logo após o cadastro, o usuário recebe seu cartão.

As recargas podem ser realizadas nas máquinas de autoatendimento instaladas nos terminais, estações de BRT e no Posto de Atendimento do VEM na Rua das Ninfas, 278, bairro da Boa Vista. Há ainda vários pontos de recarga e venda do VEM com parceiros descentralizados da Urbana-PE, gestora da bilhetagem eletrônica, espalhados na Região Metropolitana do Recife.

O sistema de bilhetagem eletrônica possibilita a identificação do usuário no embarque e o mapeamento do trajeto, ajudando o Grande Recife Consórcio a sempre planejar melhor o itinerário das linhas de ônibus.

DUPLA COBRANÇA – Nos casos de cobrança de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, os usuários têm direito ao ressarcimento do valor, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5512/5518.

TV Guararapes nos Bairros levou serviços e diversão aos moradores de Cavaleiro


Moradores do bairro de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, e de bairros vizinhos lotaram a quadra da Praça Rita Coelho nesta quinta-feira durante a realização do projeto TV Guararapes nos Bairros. O evento realizado pela TV Guararapes/Record TV em parceria com a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes levou diversos serviços, atendimentos de saúde e muita diversão para a população. Centenas de pessoas estiveram no local que estava lotado antes mesmo das ações serem iniciadas. O próximo TV Guararapes nos Bairros será realizado, em Olinda, no mês de outubro.

Vice-líder em audiência no estado de Pernambuco, a TV Guararapes está realizando esse projeto em vários pontos da Região Metropolitana do Recife (RMR) e também chegará ao interior pernambucano. A iniciativa é uma ação da emissora para chegar cada vez mais perto dos telespectadores e levar até eles o que estão precisando. Os apresentadores Evenilson Santana, Gernand Lopes e André Estanislau participaram do evento. A equipe de entretenimento da TV, que faz o Programa Que Arretado, também esteve junto com a comunidade.


Antes mesmo da realização do evento no bairro de Cavaleiro, as equipes de reportagem da emissora produziram matérias relatando o potencial da localidade, que é um dos maiores bairros de Jaboatão. O bairro de Cavaleiro tem um comércio forte com feira livre e mercados, estação de metrô, bancos, escolas e muitas lojas. Os moradores são apaixonados pelo lugar onde vivem. Além disso, é o bairro limite para o Recife, que começa no bairro de Coqueiral. Também falamos da origem do bairro, que inicialmente era chamado de Cavalheiro. 


Entre os serviços oferecidos para a população estavam atendimento odontológico, do Procon, solicitação de documentos, atualização do Cadúnico, vacinação contra a Covid 19 e aferição de pressão arterial. Também foi possível ter acesso a consultas com clínico geral, realização de exames de HIV e hepatite e muita gente aproveitou para cortar os cabelos. Tudo isso de graça. Durante toda a manhã e início da tarde, foram realizados três mil e dezesseis atendimentos para a população que compareceu ao evento.

Para o superintendente do Sistema Opinião, Cacá Marthins, o projeto TV Guararapes nos Bairros é uma forma da TV retribuir o carinho dos telespectadores com a emissora. “Essas ações que a TV Guararapes realiza são em retribuição à atenção do público com a emissora. Levamos até as pessoas o que elas precisam oferecendo serviços e muita diversão aos nossos telespectadores. Tem sido sempre um sucesso absoluto”, destacou Cacá Marthins.

Quem compareceu ao TV Guararapes nos Bairros também dançou muito brega ao som da cantora e apresentadora da TV Guararapes, Michelle Melo, da Banda Kitara e da cantora Carla Alves. Todas as atrações tocaram sucessos do brega pernambucano e os clássicos que estavam na boca dos telespectadores da TV. Além disso, o público fez fotos com os apresentadores da emissora e também puderam tirar fotografias com uma mala com o nome do reality A Fazenda, em exibição na Record, para postar em suas redes sociais.


Os telespectadores da TV Guararapes também puderam fazer denúncias e reclamações para nossa produção. Um totem com a imagem do apresentador do Balanço Geral, Gernand Lopes, foi colocado na quadra da Praça Rita Coelho com a frase "Fale com Gernand". Uma produtora conversou com a comunidade que fez suas reclamações e denúncias que serão pautas na programação da TV Guararapes. A próxima edição do TV Guararapes nos Bairros, que será na cidade de Olinda, acontecerá no dia 26 de outubro.

2ª Copa do Jaboatão de Futebol começa neste sábado

Foto: Divulgação/PMJG

A 2ª Copa Jaboatão de Futebol tem início, neste sábado (23), reunindo 24 equipes masculinas e femininas, com finais marcadas para o dia 28 de novembro. Os dois jogos de estreia acontecerão, simultaneamente, a partir das 19h. No Campo do Fagundes, localizado no bairro de Floriano, a disputa será entre os times Jamaica e Família Juventus. Já as equipes Azulão e Pica Pau se enfrentam no Campo do Centro, em Cajueiro Seco. O torneio tem apoio da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes.

Na noite dessa quinta-feira, aconteceu a cerimônia de abertura, no Campo do Centro, com as presenças da secretária municipal de Educação e Esporte, Iany Jardim, representantes dos times de futebol e desportistas do município. Após as execuções dos Hinos do Jaboatão e do Brasil, houve o jogo amistoso entre o Jaguar e o Nova Divineia F.C.

"Esta competição representa um marco para a cidade, pois, além de proporcionar momentos emocionantes para os entusiastas do futebol, reafirmamos nosso compromisso de promover o esporte local. Para isso, iniciamos a implantação da iluminação com LED em todos os campos de futebol do Jaboatão para garantir a prática desportiva em todo o município”, falou o prefeito Mano Medeiros, ressaltou.

Márcio Henrique representou o C.J. Futebol Clube, de Jaboatão Centro, na cerimônia de abertura e falou da importância da 2ª Copa Jaboatão. “Essa é a nossa participação na Copa estamos com o time pronto. Em cinco anos de existência, já conquistamos três torneios e a expectativa é positiva. Essa Copa Jaboatão é importante porque movimenta os bairros e levanta os nomes dos times da cidade”, falou.

As semifinais e a final masculina estão marcadas para as duas últimas semanas de novembro, ao mesmo tempo que as equipes femininas iniciarão a disputa da competição, quando serão definidos os finalistas da Copa Jaboatão. Os torcedores terão a oportunidade de assistir a todos os jogos online, bem como acompanhar a tabela do campeonato, notícias, estatísticas, o calendário e uma variedade de informações sobre a 2ª Copa Jaboatão de Futebol através do link: https://campeonato.ifut.com.br/campeonato/copa-jaboatao-dos-guararapes/.

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Pesquisa de medicamentos do Procon-PE demonstra variação de mais de 500% nos genéricos


O Procon-PE, órgão ligado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), realizou, entre os dias 12 e 15 de setembro, uma pesquisa de medicamentos genéricos, onde foram pesquisados 26 tipos de medicamentos. Durante a pesquisa foram identificadas diferenças de valores para um mesmo medicamento, que chegaram a até 544,13%, a exemplo do Hemitartarato de Zolpidem, de 10mg, com 30 comprimidos, que pôde ser encontrado em farmácias diferentes nos valores de R$ 8,00 e R$ 51,53. 

Os fiscais do órgão de defesa do consumidor passaram por 13 farmácias nos bairros de bairros de Boa Viagem, São José, Encruzilhada, Casa Amarela, Torre, Madalena e Iputinga. O levantamento mostra que, entre os medicamentos, a diferença percentual é grande. Um exemplo é o Cloridrato de Fluoxetina, utilizado para tratar transtornos como: humor, síndromes psicóticas, depressão e ansiedade. A caixa de 20 mg, com 30 comprimidos, varia entre R$ 6,00 e R$ 38,05. Uma diferença percentual de 534,17%.

Outros medicamentos também chamaram a atenção com variações que ultrapassam 400%. O Maleato Enalapril, usado para controle da pressão arterial, a caixa de 20mg, com 30 comprimidos,  apresentou uma variação de 495,42%. O Ácido acetilsalicílico- ASS, a cartela do analgésico, com dez comprimidos, chegou a apresentar uma variação de 460% . Ainda na casa de variações acima de 400%, está a Rosuvastatina Cálcica, utilizada na redução dos níveis elevados de colesterol total e gordura no sangue, encontrada por R$ 11,99 em uma farmácia, e por R$ 61,93, em outra representando uma diferença percentual de  416,51%.

“O objetivo da pesquisa é oferecer ao consumidor pernambucano um instrumento auxiliar para a determinação de compras mais racionais do ponto de vista do preço”, explicou Hugo Souza, Gerente Geral do Procon - PE. 

O consumidor pode ter acesso a pesquisa completa no site do Procon, no seguinte endereço: www.procon.pe.gov.br.

Espaço Semeando o Futuro promove ações sustentáveis no Dia da Árvore


Nesta quinta-feira (21, para celebrar o Dia da Árvore, o Shopping Guararapes, através do seu braço socioambiental, o Espaço Semeando o Futuro, está com uma série de ações voltadas para a preservação do meio ambiente e a conscientização da comunidade local. A comemoração envolverá clientes e estudantes em atividades que destacam a importância da natureza e promovem a sustentabilidade. 

A primeira ação envolve a entrega de adubo reciclado no próprio Shopping, resultado de um processo de compostagem dos resíduos orgânicos gerados no mall. Além disso, os clientes também receberão sementes de plantas variadas e sacolas confeccionadas pelo projeto Solarte, do Instituto Shopping Guararapes, que apoia mulheres empreendedoras na produção de artesanatos e outros produtos para complementar a renda familiar. A iniciativa busca estimular o plantio, promover o ciclo sustentável dos recursos naturais e conscientizar o público sobre a importância da reutilização de materiais.

Para promover a educação ambiental entre crianças e adolescentes, o Espaço "Semeando o Futuro" vai receber a visita de vários estudantes. Durante a visita, os jovens terão a oportunidade de se familiarizar com a importância das árvores e da preservação do meio ambiente. Além disso, eles participarão de uma prática demonstrativa de plantio de árvores e serão presenteados com mudas para que possam levá-las consigo, incentivando-os a se tornarem defensores do meio ambiente em suas comunidades.

"O Dia da Árvore é uma ocasião especial para celebrar e refletir sobre o nosso compromisso com a natureza e a importância das árvores em nosso ecossistema. Estamos entusiasmados em promover essas ações que não apenas beneficiam o meio ambiente, mas também envolvem nossa comunidade local", destacou Jaziele Maria, assistente de sustentabilidade do Shopping.

Detran lança nova edição de Prêmio de Educação para o Trânsito e recebe a primeira turma do projeto Trânsito Cidadão


Estão abertas, gratuitamente, até o dia 13 de outubro as inscrições para o 'V Prêmio Detran-PE de Educação para o Trânsito: Lailson de Holanda Cavalcanti'. Com premiação total de R$ 47 mil, o concurso é destinado a professores e estudantes e contribui para a adoção de hábitos e atitudes em prol de um trânsito mais seguro e civilizado.

De acordo com o diretor-presidente do Detran-PE, Carlos Ferreira, a premiação, além de estimular os estudantes, “encoraja os professores para um trabalho qualitativo e permanente de Educação para o Trânsito dentro da sala de aula”. A medida reforça as demais iniciativas do órgão, favorecendo a preservação da vida e a humanização do trânsito.

O certame possui três categorias: “Redação”, “Prática Educativa”, “Relatório de Atuação em Rede Municipal com professores – com duas divisões: "Percentual” e "Absoluto”. As inscrições podem ser feitas on-line pelo site do Departamento Estadual de Trânsito (detran.pe.gov.br). O anúncio ocorreu na manhã de hoje (21), na Escola Pública de Trânsito (EPT), Recife, dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito, realizada de 18 a 25 deste mês. A relação dos premiados está prevista para ser divulgada no dia 11 de dezembro.

Trânsito Cidadão - Ainda durante a manhã, a EPT recebeu a primeira turma do projeto Trânsito Cidadão, com os estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Bartolomeu de Gusmão, de Jaboatão dos Guararapes. O grupo participou de atividades interativas, entre elas, contação de histórias, criação e gravação de conteúdo para Instagram, além de utilizar ferramentas educativas, como os óculos que simulam embriaguez, game sobre trânsito e conhecer o simulador de direção.

Ruas em Nova Divineia são beneficiadas com pavimentação

Foto: Divulgação/PMJG

A comunidade de Nova Divineia, no bairro de Cajueiro Seco, está sendo beneficiada com a pavimentação das ruas Nova Divineia, do Dendê, Silvano Emiliano e das Flores. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, durante atos realizados junto aos moradores. Além do pavimento, as vias terão sistema de drenagem e já estão iluminadas com lâmpadas de LED.

“Estamos com essa rotina de toda semana anunciar ou entregar ruas pavimentadas em todo o município. Hoje estamos em Nova Divineia para informar aos moradores que o acesso às suas casas será totalmente diferente, quando essas obras terminarem. Rua pavimentada e bem iluminada significa dignidade e qualidade de vida, além de segurança. Por isso, temos nos empenhado muito para avançar cada vez mais nessas entregas”, disse o prefeito Mano Medeiros.

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Prefeitura do Jaboatão abre cadastro para a Lei Paulo Gustavo

Fotos: Leandro de Santana/PMJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes anunciou, na manhã desta quarta-feira (20), no Complexo Administrativo, o lançamento do cadastro destinado a artistas e profissionais da área cultural, visando à aplicação da Lei Paulo Gustavo. Esta lei tem como objetivo oferecer suporte financeiro para incentivar o setor cultural. O município recebeu uma verba de mais de R$ 5,2 milhões que serão repassados conforme os projetos que forem aprovados. O cadastro estará acessível ao público a partir das 14h de hoje (20), por meio do portal www.viver.jaboatao.pe.gov.br. O sistema online funcionará 24 horas por dia.

Durante o evento, o prefeito Mano Medeiros ressaltou a importância da Lei Paulo Gustavo para a cultura do município. "Esta lei representa um marco significativo em nosso compromisso com a cultura do Jaboatão dos Guararapes. Reconhecemos a relevância da cultura em nossa cidade e estamos empenhados em apoiar os artistas, preservar nossa identidade cultural e enriquecer o calendário de eventos da nossa cidade", afirmou o prefeito.

 

O presidente do Conselho de Cultura do município, Tony Borba, também enfatizou a importância deste novo incentivo para a categoria. "A cultura desempenha um papel fundamental em nossa sociedade, e a Lei Paulo Gustavo é uma oportunidade única de fortalecer o cenário cultural. A lei vai garantir a regulamentação da cultura e vai beneficiar todos os envolvidos do setor", comentou.

 


O cronograma da Lei Paulo Gustavo seguirá por etapas. Em outubro, além do cadastro cultural, também serão lançados os editais e chamamentos públicos. Neste período, haverá iniciativas de capacitação e qualificação para orientar os interessados na elaboração dos projetos exigidos pelos editais. Em novembro, será divulgado o resultado final e terá início a distribuição dos recursos aos beneficiários.

 

A Prefeitura do Jaboatão, a partir desta quinta-feira (21), disponibilizará dois pontos presenciais para tirar dúvidas dos interessados, que serão: a Biblioteca Municipal Poeta Benedito da Cunha Melo, localizada em Jaboatão Centro, e o Centro Cultural Miguel Arraes, situado em Prazeres. Já a partir desta segunda-feira (25), além dos dois pontos citados, os cidadãos poderão realizar seus cadastros nas sedes das sete regionais e na Casa da Cultura, em Jaboatão Centro. O atendimento presencial será de segunda a sexta, das 9h às 14h. Mais informações podem ser obtidas, por meio do Whatsapp: (81) 99939-9333.

terça-feira, 19 de setembro de 2023

Com a ação 'Plante Amor' no Detran-PE, a Escola Pública de Trânsito é reinaugurada

Fotos: Peu Ricardo

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) reabriu, na manhã de hoje (19), a Escola Pública de Trânsito (EPT), espaço voltado para a população, com a oferta gratuita de cursos de educação no trânsito. Com o tema “Plante Amor no Trânsito”, a reabertura contou com uma nova parceria do órgão junto com o artista cicloativista, Rafa Mattos, que grafitou painel na entrada do prédio e realizou palestra sobre o tema.

Para o diretor-geral do Detran-PE, André Trajano, a retomada sempre foi uma meta da nova gestão do órgão, agora concretizada com a entrega das instalações da escola. “A educação é a base de tudo, nesse caso, possibilita entender a responsabilidade de entrar em um veículo e circular pelas ruas”, atestou. É dessa forma que o projeto Trânsito Cidadão passa a funcionar, contribuindo na conscientização para um trânsito seguro. Para tanto, vai dispor de canais de comunicação digitais com professores e gestores e utilizar ferramentas modernas de aprendizagem, como simulador de direção, óculos que simulam embriaguez e jogos interativos.

Numa sala lotada pelos estudantes, Rafa Mattos deixou a sua mensagem, focada na paz, na gentileza e no amor, assim como estão projetadas as iniciativas do Detran-PE para garantir um trânsito mais humanizado. O artista falou de sua trajetória e alertou para a necessidade de refletir sobre o trânsito, para não gerar consequências desagradáveis. “Trânsito é vida, é saúde, precisamos sair de casa e voltar melhores”, afirmou.

Estudantes da Escola Municipal João Fonseca de Albuquerque, localizada em Paulista, na Região Metropolitana, foram os primeiros a usufruir da nova estrutura, que fica dentro da sede do Detran, no bairro da Iputinga, no Recife. No local, serão ministrados cursos, palestras, atividades de extensão e eventos. Nesse retorno, por exemplo, foi lançado o programa “Trânsito Cidadão”, direcionado a alunos do ensino fundamental II, jovens e adultos das redes pública e privada. O evento fez parte das ações da Semana Nacional de Trânsito, que vai de 18 a 25 deste mês.

A professora Marta Verônica, acompanhante dos primeiros alunos da EPT, considerou o resgate da EPT uma grande oportunidade. “Como trabalhamos a questão da educação no trânsito em nossa escola, é um apoio importante, pois considera o respeito e a preservação da vida”, avalia. Um dos estudantes, Pedro Dantas, de 14 anos, aluno do 9º ano B, concorda. Ele disse que tais ações ajudam a “conscientizar para gerar mais respeito, principalmente, ao observar as leis de trânsito”.

A reabertura da EPT contou com a presença do diretor da Escola de Governo de Administração Pública de Pernambuco, Henrique de Oliveira, e do representante do Observatório Nacional de Segurança Viária – PE, Carlos Valle. Também estiveram presentes diretores do Detran-PE, gerentes, gestores e técnicos do órgão.

A EPT foi inaugurada em julho de 2010, regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Art. 74 - § 2º) e dentro dos parâmetros do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Sua criação foi definida pelo Decreto Estadual Nº 31.199 de 14 de dezembro de 2007. Em 2016, a estrutura da EPT foi cedida para a Secretaria das Cidades, posteriormente substituída pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. Agora, de volta ao modelo inicial, a Escola Pública de Trânsito figura como ferramenta importante para a qualificação, expansão e aperfeiçoamento da Educação para o Trânsito em Pernambuco.


Prefeitura do Jaboatão abre 2 mil vagas para oficinas e cursos profissionalizantes para mulheres do município


A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva da Mulher, abre inscrições nesta quarta-feira (20) para oficinas e cursos gratuitos em diversas áreas profissionais voltados exclusivamente para as mulheres do município. Ao todo, serão disponibilizadas 2 mil vagas com oferta estendida até janeiro de 2024. Para se inscrever e acompanhar as informações sobre o cronograma e a quantidade de vagas disponíveis, basta acessar o site oficial da prefeitura (www.jaboatao.pe.gov.br).

Nesta primeira etapa, estão disponíveis 395 vagas distribuídas em 11 cursos e oficinas, com inscrições até a próxima terça-feira (26). As aulas serão realizadas no Espaço Mulher Empreendedora, localizado no mezanino do Mercado da Mangueira, em Prazeres. Dentre as opções oferecidas, destacam-se cursos de corte e costura, drinks e coquetéis, comida de botequim, unhas em gel e oficinas de produção de conteúdo digital, práticas e vendas que dão resultado e gastronomia sustentável, entre outros.


Parte das vagas oferecidas nessas qualificações já está reservada para mulheres vítimas de violência, mulheres negras e com deficiência. A ação tem como objetivo promover o desenvolvimento socioeconômico feminino, além de inserir as mulheres no mercado de trabalho, garantindo autonomia financeira. Mais informações podem ser obtidas, das 8h às 17h, por meio do número: (81) 99975-3918.

Estudantes da Rede Municipal do Jaboatão limpam orla em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza da Água

Foto: Rodrigo Baltar/PJG

Na manhã desta terça-feira (19), um grupo de estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Nossa Escola, localizada no bairro de Candeias, realizaram uma ação de limpeza na orla de Barra de Jangada, no encontro do rio Jaboatão com o mar, em comemoração ao Dia mundial de Limpeza da Água.

A ação foi coordenada pelo Supervisor da EMTI Nossa Escola, Eduardo Félix, e pelas professoras Fabíola Galdino (Geografia e Meio Ambiente), Fernanda Alves e Jaceline Maria (Ciências) e contou com alunos dos oitavos e nonos anos.

Em pouco mais de 30 minutos de coleta, os estudantes recolheram 15 sacos de lixo, totalizando cerca de 100 kg de poluentes que estavam às margens do mar e do rio Jaboatão.

“Um momento como esse é muito bom porquê a gente aprende como fazer o descarte correto do lixo e ajuda outras pessoas que já fazem isso de forma isolada”, afirmou Emily Wanderley de Santana, do 9º ano B da EMTI Nossa Escola.

O aluno José Cláudio, do 9º A, ressaltou a importância de cada um fazer a sua parte no que diz respeito à limpeza e conservação do meio ambiente. “Uma atividade dessa é maravilhosa. Vai colaborar para a preservação do ambiente em que vivemos e vai servir pra vida toda. Se todo mundo fizer um pouquinho do seu, a gente vai ter um ambiente limpo e praias melhores, mais saudáveis”, afirmou. 


segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Revisão do Plano Diretor começa a ser debatida com a população do Jaboatão

Foto: Divulgação/PJG 

A revisão do Plano Diretor do Jaboatão dos Guararapes começa a ser debatida com a população, para definir o planejamento da política de desenvolvimento e expansão urbana do município. Envolve questões como mobilidade, preservação ambiental, uso do solo, habitação, infraestrutura, entre outras. O início da escuta popular aconteceu, nesta segunda-feira (18), com a presença do prefeito Mano Medeiros e representantes de vários setores. A partir desta terça (19), serão realizadas as audiências públicas com a coleta de sugestões para o novo Plano Diretor.

Durante o evento realizado no auditório da UNIT, em Piedade, o prefeito Mano Medeiros convidou todos os segmentos da sociedade jaboatonense a contribuir com sugestões que venham agregar ao Plano Diretor do município. “Este é um processo que deve ser pensado coletivamente, junto com os munícipes e demais segmentos. Vamos pensar em estratégias para construção de um Plano Diretor inovador, diferente e que seja exemplo para outras cidades. Nesta terça-feira, já vamos iniciar as escutas públicas, pois a participação de cada um fará a diferença. A ideia é escutar toda a população durante esse processo”, afirmou o gestor.

O coordenador do Plano Diretor, Thomaz Ramalho, fez uma explanação sobre o potencial de Jaboatão que precisa ser explorado e os desafios que devem ser enfrentados nos próximos anos, daí a importância da participação da população. “É preciso que o município tenha uma visão compartilhada e de longo prazo, com a participação da gestão pública e da sociedade na elaboração do plano”, comentou o especialista.

 

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

A partir desta terça-feira (19), começam as audiências públicas com os moradores de cada regional do Jaboatão, sempre no horário das 17h45 às 20h. A primeira será realizada na Agência do Trabalhador, em Jaboatão Centro. Na quarta-feira (20), a escuta será na sede da Regional 6, em Piedade. No dia seguinte, ocorrerá na Regional 3, no Curado II.

 As questões da Regional 7 serão tratadas na segunda-feira (25), na quadra do Colégio Instituto Brasília, no bairro de Guararapes. A programação segue na terça (26), na sede da Regional 2, em Cavaleiro. No dia 27, terá debate na Regional 4, bairro da Muribeca. O calendário de setembro fecha, na sexta-feira (28), com a audiência pública na Regional 5, localizada no Mercado das Mangueiras, em Prazeres. 

As audiências públicas seguem nos próximos meses, em todas as regionais, com a participação de representantes do comércio, indústria, construção civil, representantes da sociedade civil, movimentos sociais, entre outros segmentos. Haverá ainda escuta nas escolas e a população poderá participar preenchendo o formulário disponível no portal planodiretor.jaboatao.pe.gov.br. O cidadão também pode obter este formulário nas unidades do CRAS do Jaboatão.

A partir das informações coletadas, será feita a avaliação do potencial de cada setor do Jaboatão, definidas as diretrizes e normas do Plano Diretor. Em seguida, o projeto de lei será encaminhado pelo Poder Executivo à Câmara Municipal.

Neste projeto devem constar quais as áreas são permitidas construções residenciais, comerciais e industriais. Também devem ser definidos os regramentos para lotes, ruas e infraestrutura, ocupação do solo, limites de altura, distanciamento e recuos dos imóveis. Outra questão considerada fundamental é o planejamento das vias públicas para transporte público, calçadas e ciclovias. No Plano Diretor ainda devem constar diretrizes para proteção ambiental e patrimônios históricos. A regularização fundiária para áreas ocupadas de forma irregular é outra questão a ser incluída na revisão do Plano.

A coordenadora do movimento social Semente Urbana, Valdelene Lima, elogiou a iniciativa da gestão municipal. “É uma oportunidade de debatermos intensamente temas tão importantes para o município, junto com a população. As questões da sustentabilidade e da inovação estão na pauta do dia. Fico feliz em saber que vão acontecer essas escutas e que possamos colher bons frutos com esse Plano Diretor”, disse Valdelene.

Já o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), José Antônio de Lucas Simon, pontuou que “Jaboatão tem um enorme potencial industrial com grandes oportunidades nesse segmento”. “É importante identificar essas vocações para fortalecer o polo logístico e também o polo turístico através da melhoria da infraestrutura”, acrescentou.  

Mega blitz Educativa do Detran-PE dá início à Semana Nacional de Trânsito em Pernambuco

Fotos: Peu Ricardo

Com informação e conscientização é possível uma circulação de veículos com mais segurança para todos. Para isso, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) deu início a programação da Semana Nacional de Trânsito (SNT), com uma Mega Blitz Educativa na orla de Piedade, Jaboatão dos Guararapes, na manhã de hoje (18). A operação destacou os cuidados para uma direção correta, reforçou a necessidade do uso dos equipamentos de proteção e alertou para os perigos da alta velocidade e da ingestão de álcool antes de conduzir veículos. Durante a manhã também ocorreu a estreia do esquete da Turma do Fom-Fom nas Escolas. A SNT acontece de 18 a 25 com atividades variadas no Recife, Região Metropolitana e cidades polos do Interior.

O diretor presidente do Detran-PE, Carlos Ferreira, destacou o caráter educativo da ação, que tem a finalidade de promover um trânsito mais harmônico. “Levando informação, incentivamos práticas saudáveis e reforçamos a necessidade de mais atenção e gentileza entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres para preservar vidas”, comenta.

Cada condutor abordado durante a blitz esteve atento às orientações prestadas pela equipe de educadores do Detran-PE e da Turma do Fom-Fom, que complementava as informações. Utilizar o capacete, manter a viseira fechada e instalar a antena corta pipa, foram algumas das dicas para quem anda de motocicleta. Ricardo Pereira, motociclista de aplicativo, gostou das orientações. Para ele, a ação “é uma boa medida que contribui para aumentar a segurança”.

Já para os motoristas de veículos, a blitz levou como recomendações, colocar sempre o cinto de segurança, não usar o celular enquanto dirige, respeitar os limites de velocidade e nunca ingerir álcool antes de dirigir. Para relatar as consequências da bebida alcoólica, Thiago Dantas, cadeirante e representante da Operação Lei Seca (OLS), contava sua história. Há 22 anos, dirigindo sob efeito de álcool, ele capotou o veículo e sofreu uma lesão na medula. A dona de casa, Cristina Correa, ouviu a narração e achou a operação do Detran-PE importante “para conscientizar mais, principalmente motoristas acostumados a beber e dirigir”.

Com uma média de oito automóveis, quatro veículos e quatro motos, abordadas a cada quatro minutos, a Mega Blitz foi montada tendo como parceiros, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), o 1ª Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRan), OLS, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), Secretaria de Ordem Pública e Mobilidade (Semop) e Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Além de instruções educativas, quem passou pela blitz recebeu lixeirinhas e chaveiros, como brindes. A circulação de veículos na área ficou por conta dos agentes da Diretoria de Fiscalização do Detran-PE.

Enquanto ocorria a Blitz, outra equipe da Turma do Fom-Fom estreou o esquete em Escolas, reunindo 200 estudantes do ensino fundamental 1, na quadra do Colégio Damas, bairro das Graças, Recife. A peça contou os preparativos para o aniversário da Bibite, uma das seis integrantes da trupe, com a garotada interagindo bastante em vários momentos. Dicas de segurança e cuidados no trânsito integram o esquete, aprovado pelos alunos, que no final fizeram filas para ganhar autógrafos da Turma do Fom-Fom.

Setembro Amarelo reforça a importância da saúde mental e do autocuidado

Posso ter outras preocupações e desafios e ainda ser feliz? A resposta é sim! Sujeitos a ter contato com uma variedade de emoções o dia inteiro, também precisamos olhar para aquilo que nos incomoda para entender e ressignificar os sentimentos. 

Segundo estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2019, o suicídio foi a quarta principal causa de morte entre jovens (de 15 a 29 anos). Numa escala global, mais de 700 mil pessoas perdem a vida todos os anos dessa forma. Daí a importância de falarmos sobre a saúde mental. Em princípio, as emoções têm importante papel para nossa sobrevivência, mas precisam ser acionadas adequadamente pelo nosso cérebro.  

Tudo bem ter emoções que não nos orgulhamos, já que elas têm um espaço na nossa vida, a questão é que não podemos nos render para um único sentimento. Para Fernanda Costa, psicóloga da Legião da Boa Vontade (LBV), de Maceió/AL, é essencial desenvolver o autoconhecimento, o equilíbrio e a inteligência emocional além de analisar constantemente os pensamentos. 


Permitir se ouvir e ser ajudado 

A psicóloga enfatiza que “quando estamos passando por conflitos pessoais e não conseguimos lidar com nossas emoções, consequentemente não conseguimos lidar com as do outro. Não se consegue ouvir, compreender e ajudar porque nós estamos internamente enfraquecidos e fragilizados”. No entanto, também é fundamental pedir apoio especializado quando necessário: “Sabemos o quanto é desafiador quando se está passando por uma depressão ou enfrentando uma ansiedade, a gente precisa ter em mente a importância de conversar, de pedir apoio, seja de um amigo ou de um profissional que possa ajudar no processo de ter uma compreensão e de se reerguer”, relata Fernanda.  

Nesse sentido, entender as emoções torna-se um exercício diário visto que necessidades, desafios e preocupações nos acompanharão durante nossa existência. “Mesmo sendo um adulto que sabe se autodefender a gente precisa valorizar as emoções tanto para conosco como com o outro. É fácil? Não é fácil, mas é essencial para que possamos conseguir lidar com anseios, dificuldades e com nossas particularidades.” A psicóloga finaliza com o recado: “Sempre há Esperança”. 



Vale a pena lutar 

A LBV promove diversas campanhas temáticas com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância de valorizar a Vida em todas as suas formas, as quais consistem na realização de atividades socioeducativas e divulgação de conteúdos de utilidade pública aos seus assistidos e para a população em geral, a exemplo da campanha Pela Vida, vale a pena lutar, que foca no combate e na prevenção ao suicídio, como também na saúde emocional. 


Apoie essa Causa:    

A Solidariedade não pode parar! Ajude acessando o site www.lbv.org.br ou faça uma transferência bancária pelo PIX: pix@lbv.org.br . Saiba mais sobre o trabalho da Instituição acessando @LBVBrasil no Instagram e no Facebook.

Menor é apreendido com arma de fogo em Barra de Jangada


Um menor de idade foi apreendido neste domingo (17), após ser flagrado portando uma ama de fogo, drogas e munições em Barra de Jangada, Zona Sul do Recife. Policiais Militares do 6º Batalhão realizavam o policiamento ostensivo no local quando receberam informações de que indivíduos estariam praticando roubo no local, utilizando uma motocicleta com placa suprimida.

De posse das características dos suspeitos, o efetivo saiu em incursões e conseguiu visualizá-los no final de um beco, momento em que empreenderam fuga pelas escadarias. Um dos envolvidos foi alcançado, e com ele foram apreendidos um revólver calibre .32 com seis munições, sendo duas deflagradas, uma pinada e três intactas, 26 pedras de crack, 14g de maconha, R$ 132,00 e uma motocicleta. 

O menor foi encaminhado, juntamente com sua genitora, até a Delegacia de Polícia Civil de Prazeres para serem tomadas as medidas legais cabíveis.

1º BPM cumpre mandado de prisão de homicida em Olinda


Um homem foi preso na noite deste domingo (17), no bairro de Jardim Brasil, em Olinda, após cumprimento de mandado de prisão realizado por policiais militares do 1º Batalhão. O efetivo foi acionado pela Delegacia de Homicídio de Olinda e conseguiu prender o acusado de dois homicídios, um na Orla da cidade e o outro no bairro de Jardim Fragoso. O homem foi preso quando se dirigia para praticar mais um crime contra outro desafeto.

No momento da abordagem foram apreendidos um revólver calibre .38, com 06 munições e uma motocicleta com queixa de roubo, além de 54 pedras de Crack e um aparelho celular. O envolvido foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil do Varadouro para serem tomadas as medidas legais cabíveis.

Diante dos fatos, o imputado foi conduzido à DP - Varadouro para serem tomadas as medidas cabíveis.

domingo, 17 de setembro de 2023

Milhares de pessoas prestigiam Desfile Cívico-militar em Jaboatāo Centro

Fotos: Divulgação/PMJG

Um público estimado em 12 mil pessoas assistiu ao Desfile Cívico-militar em Jaboatāo Centro, neste domingo (17). Cerca de 70 instituições participaram do evento que marcou as comemorações da independência do Brasil, entre as quais escolas da rede municipal, Forças Armadas, Polícia Militar, Bombeiros militares e civis, Guarda Municipal, agentes de trânsito Coleta Seletiva, servidores da Prefeitura do Jaboatāo dos Guararapes, grupos de escoteiros. O desfile percorreu a Avenida Barão de Lucena, com a dispersão na Praça Nossa Senhora do Rosário, diante do palanque oficial.

Entre as autoridades presentes, o prefeito Mano Medeiros; a secretária estadual de Educação, Ivaneide Dantas; presidente da Câmara de Vereadores, Adeildo da Igreja; tenente-coronel Fábio Menezes, gestor do Parque Histórico Nacional dos Guararapes; major PM Ladstone Pereira, sub-comandante do 25º BPM; major Jivago Barros, do 14º Batalhão da Infantaria Motorizada; e o capitão Luann Lucian, da Base Aérea do Recife. Vereadores e secretários municipais também prestigiaram a homenagem.


“O Desfile Cívico-militar é uma tradição do nosso município e a cada ano procuramos realizar um evento mais bonito. Jaboatāo tem um lugar especial na história do Brasil. A Pátria nasceu aqui,daí a importância de realizarmos um evento desse porte. Foram cerca de 70 instituições desfilando e uma grande presença do público”, destacou o prefeito Mano Medeiros.

Maria Isadora da Silva chegou cedo à Praça Nsª Srª do Rosário no final da manhã para acompanhar o Desfile Cívico-militar , com faz há mais de 10 anos. “Acho muito lindo esse desfile e venho todo ano. Quando era estudante, sempre desfilava e agora venho ver meu filho”, contou a autônoma. Antônio Fernando também estava na arquibancada e falou da importância de um evento como esse. “A gente tem que valorizar a nossa Pátria e a presença de tanta gente prestigiando e aplaudindo os participantes mostra que esse povo gosta muito desse País”, ressaltou.

Na próxima quarta-feira (20), a partir das 14h, outro desfile cívico será realizado no bairro da Muribeca, com a participação de escolas das redes municipal e privada e servidores municipais.