sexta-feira, 9 de julho de 2021

Anderson Ferreira abre 10º drive-thru no Jaboatão e antecipa segunda dose da AstraZeneca

Foto: Leandro de Santana/PMJG

A campanha de vacinação contra a Covid-19 no Jaboatão dos Guararapes ganhou mais um reforço na corrida para aplicação das doses. Na manhã desta sexta-feira (9), foi realizada a abertura do décimo ponto de vacinação, instalado no estacionamento do Atacadão do bairro de Prazeres, e está à disposição da população, das 8h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, no formato drive-thru, com faixa rápida para pedestres. A abertura do novo ponto marca também a antecipação da segunda dose de AstraZeneca, que começou a ser feita nos usuários que fizeram a primeira aplicação entre os dias 28 e 30 de abril.

"A partir de hoje, a imunização dos munícipes já passa a respeitar o novo cronograma, ou seja, quem tomou a primeira dose de AstraZeneca poderá completar o esquema vacinal em um período inferior aos 90 dias previstos no início da campanha. Estamos trabalhando para que o público alvo seja 100% vacinado o mais breve possível", comentou o prefeito Anderson Ferreira.

Caetano Guilherme, de 62 anos, não via a hora de se imunizar. "Fiquei surpreso por conseguir tomar a segunda dose tão rápido, mas estou muito feliz. Estar 100% imunizado é um sonho que acaba de se realizar. Agora só nos resta torcer para que a população inteira seja vacinada logo. Enquanto isso não acontecer, a gente continua se cuidando com máscara, álcool e mantendo o distanciamento social, só assim vamos vencer esse vírus".

quinta-feira, 8 de julho de 2021

Jaboatão inicia projeto Território 100% Vacinado

 

Foto: Leandro de Santana/ PMJG

Apesar dos diversos mutirões de vacinação contra Covid-19 que vêm sendo realizados no município, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes identificou um grande número de pessoas do público-alvo que sequer se cadastraram para receber a primeira dose do imunizante. Para diminuir esse índice, foi desenvolvido o projeto “Território 100% Vacinado”. A primeira ação aconteceu, nesta quinta-feira (8), na USF Retiro, onde foi realizada a vacinação de 50 pessoas.

“Com ajuda dos agentes comunitários de saúde, estamos identificando quem ainda não está cadastrado. Há uma parte da população que mora em áreas mais distantes e que muitas vezes não tem condições de ir até um drive-thru. Por isso realizamos mais esse mutirão com doses únicas da Janssen, para garantir a completa imunização dessas pessoas”, explicou o prefeito Anderson Ferreira.

Maria dos Prazeres, de 59 anos, foi uma das munícipes contempladas pela ação. Muito emocionada, ela comentou sobre a sensação de estar vacinada e mandou um recado para quem ainda não tomou a vacina. “Já passei por muitos problemas na minha vida e hoje estou aqui, viva mais um ano, pra tomar essa vacina. Eu acabei de renovar minha fé e minha esperança em tempos melhores. Quem não tomou essa vacina, tome! Não guarde a doença em casa porque ela pode levar você ou um ente querido seu, alertou”. 

Josilene Maria, 42, também não conseguiu conter a emoção na hora da vacinação. “Eu só tenho a agradecer pelo dia de hoje. Me sinto mais segura, mais confiante. Graças a Deus que chegou essa vacina aqui. Sinto que hoje eu tomei uma dose de esperança”. 

O prefeito Anderson Ferreira reforçou que quanto mais doses aplicadas, maior é a imunidade individual e a cobertura da população em geral. “Para que a proteção seja cada vez maior, é essencial que as pessoas compareçam aos agendamentos, completem a vacinação com a segunda dose e também não recusem a vacina no momento da aplicação”, pontuou.

Segunda etapa do Binário Piedade/Prazeres, no Jaboatão, será implantada neste sábado


A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes implantará, a partir do próximo sábado (10), a segunda etapa do Binário Piedade/Prazeres, desta vez tornando a Avenida Agamenon Magalhães mão única entre as ruas Aarão Lins de Andrade e Santa Flora. A outra alteração ocorrerá na Avenida Almirante José Dias Fernandes, que será toda no sentido da Rua Santa Flora para a Rua Aarão Lins de Andrade até o cruzamento com a Avenida Barreto de Menezes.

Objetivo desta nova etapa é garantir mais rapidez no trânsito na área e reduzir o tempo de deslocamento dos veículos. Equipe da Secretaria Executiva de Ordem Pública e de Mobilidade distribuirá folhetos informando sobre os novos roteiros. Durante o período de 15 dias, haverá ação educativa junto aos motoristas e não serão aplicadas multas a quem trafegar de forma irregular nas avenidas Agamenon Magalhães e Almirante José Dias Fernandes.

A mudança de itinerários só afetará a linha de ônibus Massangana/Boa Vista, que seguirá pelas avenidas Zequinha Barreto e Agamenon Magalhães, Rua Santa Flora, Avenida Almirante Dias Fernandes e Rua Aarão Lins de Andrade. Serão substituídas três paradas de ônibus, com a instalação de uma na Rua Santa Flora e duas na Avenida Almirante José Dias Fernandes.

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Jaboatão cria Bloqueio por Recusa de Vacina

Foto: Matheus Britto


A partir desta quarta-feira (7), o usuário que queira escolher o tipo de vacina contra a Covid-19, no município do Jaboatão dos Guararapes, só poderá ser imunizado após um prazo de 60 dias. O agendamento será bloqueado no aplicativo De Olho na Consulta, através da ferramenta Bloqueio por Recusa de Vacina. Contudo, o código permanecerá o mesmo, não sendo necessário novo agendamento. Passados os dois meses, o próprio sistema fará o desbloqueio.

A medida visa conscientizar as pessoas sobre a qualidade e segurança dos imunobiológicos, independente da marca, pois todos foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e têm eficácia comprovada. Em Jaboatão, são aplicadas as vacinas Coronavac, Astrazeneca, Pfizer e Jansen.

A informação sobre a marca da vacina que está disponível nos pontos de imunização só será dada após o usuário se identificar. No caso de recusa, o bloqueio será imediato e a pessoa terá que aguardar o desbloqueio por 60 dias.

“Nosso objetivo é evitar a escolha do imunobiológico e o atraso do processo vacinal no nosso município. Atualmente, estamos oferecendo quatro tipos de vacinas e é fundamental que as pessoas tenham a consciência da importância de estarem vacinadas. Toda vacina é segura e eficaz e os resultados estão evidentes, com a redução de casos graves”, ressaltou o prefeito Anderson Ferreira.

terça-feira, 6 de julho de 2021

Jaboatão inicia vacinação de público com 40 anos ou mais contra Covid-19

Foto: Leandro de Santana/PJG

Arlan Francisco, de 40 anos, não esperava que pudesse tomar a vacina tão cedo. O motorista de aplicativo é morador do Jaboatão dos Guararapes e recebeu a tão sonhada vacina contra a Covid-19 nesta terça-feira (6), no drive-thru do Shopping Guararapes, em Piedade. "Quando a pandemia começou, a vacina parecia um sonho distante, mas graças a Deus, o ritmo de vacinação tem sido bom. Finalmente, chegou o meu momento. Estou feliz por isso porque me sinto mais seguro. Aliás, a cidade volta respirar segurança novamente, né? Agora é só comemorar muito, a vacina e a vida". 

Desde a manhã desta terça-feira (6), pessoas com 40 anos começaram a receber as primeiras doses da vacina contra a Covid-19, no Jaboatão dos Guararapes. A prefeitura disponibilizou o cadastramento para esse novo público ontem, segunda-feira (5), que deve ser feito pelo site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br ou pelo aplicativo para smartphones De Olho na Consulta. “Precisamos sempre reforçar junto à população que continue mantendo todos os cuidados necessários, como uso da máscara e as medidas de distanciamento, protocolos que nos têm ajudado a evitar novos casos da doença”, alertou o prefeito Anderson Ferreira.

A vacinação contra o novo coronavírus no município é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, em nove pontos da cidade que funcionam no formato de drive-thru, com faixa rápida para imunização de pedestres. São eles: a Casa da Cultura, em Jaboatão Centro; a Praça Murilo Braga, em Cavaleiro; as escolas municipais Iraci Rodovalho, no Curado, e Benjamin Constant, no Socorro; o Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres; a Faculdade Metropolitana, o Shopping Guararapes, o Sesc e a UniFG, no bairro de Piedade.

Anderson Ferreira vistoria obra da nova unidade do Atacadão, em Jaboatão Centro

Foto: Leandro de Santana/PJG


O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, esteve nesta semana, vistoriando as obras da nova unidade do Atacadão que será inaugurada no final deste mês de julho, em Jaboatão Centro. O empreendimento ocupa terreno de 60 mil metros quadrados, sendo 10 mil m2 de área construída. A loja do Grupo Carrefour tem um investimento de R$ 40 milhões e vai gerar cerca de 500 empregos quando entrar em atividade.

“Esta loja do Atacadão chega para incrementar a economia do nosso município e gerar mais empregos, num momento em que precisamos enfrentar uma crise econômica. E a mão de obra será prioritariamente de Jaboatão, por isso já estamos cadastrando profissionais através da nossa Agência do Trabalhador. A nova unidade também será a principal opção de compra para os 300 mil habitantes daquela região”, ressaltou o prefeito Anderson Ferreira.

A segunda filial do Atacadão no município do Jaboatão fica localizada no Km19,5 da PE-07, em Jaboatão Centro. O local foi escolhido justamente por ser uma área comercial consolidada tanto pelo potencial de consumo quanto pela facilidade de acesso. A outra loja unidade funciona no bairro de Prazeres.


domingo, 4 de julho de 2021

Jaboatão reduz para 40 anos faixa etária para vacinação contra a Covid-19

Foto: Chico Bezerra/ PMJG


Jaboatão dos Guararapes abre, nesta segunda-feira (5), o cadastramento para vacinação de pessoas com idade a partir dos 40 anos contra a Covid-19. A aplicação das doses para esse novo grupo vai ser iniciada no dia seguinte, terça-feira (6), nos nove pontos disponibilizados pela prefeitura e que funcionam em formato de drive-thru, com faixa rápida para pedestres, das 8h30 às 17h. O agendamento deve ser feito pelo site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br ou aplicativo De Olho na Consulta.

Além dessa nova faixa etária, Jaboatão continua vacinando todos os grupos prioritários listados no Plano Nacional de Operacionalização (PNO) do Ministério da Saúde. Funcionam como locais para vacinação contra o novo coronavírus no município: a Casa da Cultura, em Jaboatão Centro; a Praça Murilo Braga, em Cavaleiro; as escolas municipais Iraci Rodovalho, no Curado, e Benjamin Constant, no Socorro; o Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres; a Faculdade Metropolitana, o Shopping Guararapes, o Sesc e a UniFG, no bairro de Piedade.

“Iniciamos a semana com mais uma grande notícia e é dessa forma, com planejamento e foco, que temos trabalhado para poder baixar cada vez mais rápido as faixas etárias da nossa campanha de vacinação contra a Covid-19. Recebemos um lote de vacinas da Janssen, o que, com certeza, vai nos ajudar a acelerar ainda mais esse processo”, explicou o prefeito Anderson Ferreira.

Polícia encerra festa e detém organizadores no Sertão


Duas pessoas foram detidas, no final da madrugada deste domingo (04/07), por descumprimento do Decreto Estadual de combate ao Covid-19. Policiais militares do 7º BPM realizavam a Operação Convivência quando receberam denúncia de que estava acontecendo uma festa com aglomeração na Fazenda Santa Rita, na zona rural do município de Santa Cruz. 

Foi feito o deslocamento até o local e lá, encontrada a movimentação de pessoas com venda de bebidas alcoólicas e música. O evento foi encerrado e a dupla responsável pela organização acabou encaminhada para a delegacia da cidade, para prestar as devidas explicações.