sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Prefeito Mano Medeiros vistoria obras de pavimentação em Muribeca

Foto: Divulgação/PMJG


A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes segue melhorando a infraestrutura do município e o prefeito Mano Medeiros vem acompanhando pessoalmente os serviços. Ele esteve na Rua Cruzeiro do Sul, no bairro de Muribeca, para vistoriar a fase final de obras de pavimentação, drenagem e construção de um muro de contenção no local. De acordo com o prefeito, a ação faz parte de um grande plano de estruturação da cidade. "Me sinto muito gratificado em conversar com as pessoas e ver a satisfação em perceber a prefeitura melhorando o acesso às residências e dando mais qualidade de vida dos moradores", afirmou.

A Rua Cruzeiro do Sul tem 500 metros de extensão e faz parte de um grande projeto de revitalização do Loteamento Gregório Bezerra. Outras cinco ruas e uma avenida da localidade também serão pavimentadas e calçadas. A conclusão de todo o projeto está prevista para agosto de 2024.

Segundo o morador Marcos Antônio, conhecido como Maninho, as expectativas são as melhores possíveis. "Quando conversamos com o prefeito, é possível sentir a esperança de que nossa comunidade realmente está recebendo atenção da gestão municipal. Fomos premiados. Tudo que foi prometido foi cumprido e por isso sou muito grato à prefeitura", disse.

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Anderson mobiliza aliados e seguidores nas redes sociais pela reeleição do presidente Jair Bolsonaro

Foto: Peu Ricardo/Divulgação

Presidente do Partido Liberal (PL) em Pernambuco e candidato ao Governo do Estado nas eleições de 2022, Anderson Ferreira tem atuado como um fiel escudeiro e militante pela reeleição do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Anderson tem intensificado a mobilização de aliados e as publicações nas redes sociais com peças e mensagens de apoio, e convocado seguidores para irem às ruas em busca de votos para Bolsonaro.

Anderson foi convocado pelo presidente para disputar o Palácio do Campo das Princesas, tendo alcançado 18,15% dos votos válidos no primeiro turno, o que lhe garantiu o terceiro lugar na disputa e o coloca, hoje, como uma das principais forças políticas do estado.

Ao lado do irmão, o deputado federal André Ferreira (PL), reeleito com a maior votação no Nordeste para a Câmara Federal, Anderson tem promovido encontros com lideranças evangélicas, conservadoras e da juventude para destacar a importância da reeleição de Bolsonaro e enfatizado o atual momento de recuperação econômica do país, com o crescimento do emprego e os programas sociais.

"Domingo é o grande dia. Dia da grande vitória do povo brasileiro. Simbora, Brasil!", escreveu Anderson na legenda de um vídeo, divulgado em perfil no Facebook e Instagram na manhã desta quinta-feira (27), com imagens da campanha do presidente Bolsonaro.


Caminhada/Corrida encerra programação do Outubro Rosa no Jaboatão

Foto: Matheus Britto/PMJG

As atividades de prevenção contra o câncer de mama e colo de útero, promovidas pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, encerraram, nesta quinta-feira (27), com a 1ª Caminhada/Corrida Outubro Rosa, no calçadão de Candeias e Piedade. Além das primeiras colocadas, todos que percorreram os 4 quilômetros da prova receberam medalhas. A ação teve o objetivo de divulgar a importância da prevenção, não só na realização frequente de exames médicos, mas através da prática de exercícios físicos e boa alimentação. A Caminhada/Corrida reuniu, principalmente, participantes do Programa Viver Atividade, que é realizado em conjunto pela Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Executiva de Juventude, Esporte e Lazer.

O prefeito Mano Medeiros deu a largada da caminhada/corrida, junto com a primeira-dama Andréa Medeiros, e ressaltou a importância dos cuidados com a saúde. “A prevenção é fundamental para a prevenção, por isso montamos toda uma programação ao longo do mês de outubro para estimular e incentivar as mulheres a se prevenir. A caminhada/corrida de hoje culminou o Outubro Rosa, mas o trabalho não para na nossa rede de saúde porque os cuidados com a saúde têm que acontecer diariamente”, ressaltou o gestor.

Coordenadora da Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Samara Brelaz destacou que apenas 5% dos casos de câncer de mama e colo de útero têm causa hereditária, enquanto a maioria é devido maus hábitos alimentares e sedentarismo. “A prática do exercício físico previne sete tipos de câncer, entre os quais o de mama. A maior chance de ter câncer depende do que se come e de como se vive. Toda mulher, principalmente com idade entre 50 e 69 anos, tem que se tocar na hora do banho, quando trocar de roupa e fazer exame de mamografia. Esse exame salva vidas”, alertou.

A primeira colocada na corrida de hoje foi a dona de casa Maria Edvânia Porto Silva, de 57 anos, que subiu ao pódio para receber a medalha. “Participo quatro vezes por semana das atividades do Conviver Mais, em Barra de Jangada, por entender a importância de praticar exercícios físicos. As mulheres não podem ficar em casa. Têm que fazer todo tipo de prevenção para evitar doenças graves. Além dos exercícios, também faço exames frequentemente e procuro me cuidar”, contou. O Conviver Mais é uma das ações do Programa Viver Atividade.

Quem também participou da ação de hoje foi a campeã brasileira de Duathlon e Aquathlon e triatleta Carolline Gomes. Ela falou sobre a importância da prática esportiva na vida das pessoas e prestigiou a entrega das medalhas às vencedoras da 1ª Caminhada/Corrida Outubro Rosa.

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Crianças com autismo fazem tratamento com terapia musical na Arena Cão Terapia em Jaboatão

Fotos: Leandro de Santanna/PMJG

Crianças entre 2 e 7 anos, portadoras do Transtorno de Espectro Autista (TEA), tiveram um dia especial nesta quarta-feira. A Prefeitura do Jaboatão, numa ação conjunta entre as secretarias de Saúde, Educação e Bem-Estar Animal, promoveu uma terapia coletiva por meio de uma dinâmica musical na Arena Cão Terapia, no Parque da Cidade. A atividade faz parte do tratamento que os pequeninos têm feito desde a inauguração do projeto.

A atividade teve como objetivo desenvolver a socialização, para um melhor convívio com sons e barulhos do cotidiano. Dessa forma, as crianças ouviram músicas e tocaram instrumentos. De acordo com Carolina Lemos, Secretária Executiva do Bem-Estar Animal, esse tipo de ação é fundamental no tratamento, devido à grande sensibilidade auditiva dos portadores do TEA. "Trouxemos a musicalidade para essas crianças, trabalhando a comunicação audiovisual. A audição das crianças autistas é muito sensível, então buscamos adaptá-los ao som para que eles não os interpretem como algo negativo", disse.
O programa atende 45 crianças que fazem parte da rede municipal de ensino. O tratamento acontece na Arena instalada no Parque da Cidade, no bairro de Prazeres. O projeto iniciou as atividades em abril deste ano, oferecendo atendimento psicológico e fisioterapêutico individual, de segunda a sexta-feira.



Os cães participaram de toda a atividade. Segundo Joaquim Cavalcanti, coordenador do projeto, a presença dos pets é um dos principais pilares do sucesso do tratamento. "Os cães foram treinados previamente para lidarem com o barulho. Então, mesmo com todo o tumulto sonoro, eles permanecem calmos. As crianças vêem essa calma e também ficam tranquilos. Dessa forma, o cão funciona como um apoio emocional", disse.
Mesmo com apenas seis meses de trabalho, a evolução dos pequeninos já é percebida pelos pais. "A progressão do meu filho tem sido muito boa, o comportamento dele melhorou muito. Até mesmo a dicção está melhor. Acho que todos que têm crianças autistas devem procurar o Cão Terapia. Só tenho a agradecer", afirmou Gilmar Lopes, pai do pequeno Heitor Gabriel.

Esta ação continuará acontecendo no mês de novembro. Mês passado, a terapia coletiva teve o objetivo de colocar as crianças em contato com a água, através do Banho de Acessibilidade.

É carnaval: Pauta Caindo vem com tudo

Fotos: Divulgação

Entre textos, apuração, produção e inúmeros links ao vivo e uma verdadeira mistura de profissionais de imprensa, nasceu o Pauta Caindo, uma troça carnavalesca diferente, que além de preservar a essência e irreverência do carnaval de Pernambuco, homenageia os profissionais da imprensa Pernambucana este ano, e estreita os laços com os colegas de profissão dos estados vizinhos da Paraíba e de Alagoas. 

O Pauta Caindo existe desde 2018 e nasceu em um encontro após a despedida da jornalista Graça Araújo, que partiu para a eternidade em 08 de setembro daquele ano.

“A união dos profissionais de imprensa era algo que Graça sempre prezava. Muitas vezes, mesmo trabalhando na mesma empresa, por conta da rotina corrida, a gente quase não consegue se encontrar. E no carnaval isso era ainda mais difícil. As vezes só víamos o colega no vídeo ou mesmo na assinatura de uma reportagem. O Pauta surgiu para que todos os profissionais de imprensa pudessem celebrar juntos o carnaval, já que durante os dias oficiais da festa de momo, estamos de plantão.” conta Alvaro Lopes, Presidente do Pauta Caindo.

Alvaro ressalta que a intenção do “Pauta Caindo” é valorizar os profissionais de imprensa. Não somente os que estão na linha de frente, mas todos que ajudam a contar a história do nosso estado e da comunicação pernambucana, além de ajudar inúmeras instituições sociais através do “Baile do Pauta Caindo”.


Prepare a fantasia

A boa notícia é que a prévia do “Pauta Caindo 2023” já tem data marcada. O evento será realizado no dia 04 de fevereiro, no Clube Português, em Recife.

De acordo com o Presidente da troça, os foliões terão conforto, acessibilidade, segurança e muita animação.

“Como já é tradição, reverenciamos profissionais de comunicação. Os homenageados escolhidos pela diretoria da prévia serão a diretora de jornalismo da Globo NÉ, Jô Mazzarolo e os 30 anos da personagem Cinderela, interpretada pelo ator Jeison Wallace, da Tv Jornal/SBT. O repórter da TV Guararapes/Record TV, Rodrigo de Luna, será coroado o Príncipe do baile e a colunista social Jaciara Fernandes, da CBN de Caruaru, a Princesa.

A página Recife Ordinário receberá uma homenagem “Embaixadores digitais” pelo trabalho realizado nas redes sociais e O Bonde, Bloco Carnavalesco Lírico, com mais de 30 anos de história, também será homenageado por sua contribuição à nossa cultura. Para finalizar as homenagens, o nosso padrinho será o comunicador e empresário Pedro Paulo de Carvalho Neto, da TV Nova, afirma Álvaro."

Em 2023, seguindo a diversidade musical dos anos anteriores, o público poderá dançar e se divertir muito ao som de ritmos como maracatu, samba, brega, frevo, manguebeat, mpb e funk. Passistas e bonecos gigantes recepcionarão o público e vão abrilhantar ainda mais a festa. 

Convites para os profissionais da imprensa, mídia e publicidade, mais uma vez, serão ofertados gratuitamente. Uma quantidade de ingressos será colocada à venda para o público em geral. Parte das vendas do Ingresso Social será destinada para as ações de salvaguarda da Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP) e para a Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (AMOTRANS-PE). Os alimentos arrecadados, serão destinados à Central Única das Favelas (CUFA).

“Como é de costume, os homenageados do Pauta Caindo participarão da festa conosco. Estamos preparando muitas novidades que serão divulgadas em breve.”, diz Alvaro Lopes.

Para mais informações acompanhe as redes sociais do Pauta Caindo: @pautacaindo.


terça-feira, 25 de outubro de 2022

Jaboatão disponibiliza consulta sobre valores do abono do Fundef para professores

Foto: Divulgação 

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Educação, disponibilizou, nesta terça-feira (25), consulta aos valores que professores da rede básica de ensino municipal vão receber como abono do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Para consultar o valor da primeira parcela, basta acessar https://tecbrasil.org/?unidade=educacao

O valor será dividido em três parcelas, sendo pago um abono de R$ 27,3 milhões, nesta primeira parcela, no próximo dia 31, contemplando mais de dois mil profissionais, entre ativos e inativos da rede. Os próximos pagamentos serão realizados em 2023 e 2024, após repasse das referidas parcelas pela União. 

Contestações e requerimentos para profissionais temporários e herdeiros poderão ser feitos a partir de 7 de novembro. Têm direito ao benefício professores da educação básica da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes que trabalharam entre os anos de 1997 e 2006. Jaboatão é o único município do País que também está pagando abono aos trabalhadores da educação.

Anderson parabeniza Grupo EQM por prêmio nacional de preservação ambiental

Foto: Divulgação

O presidente do Partido Liberal (PL) em Pernambuco e ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, parabenizou, nesta terça-feira (25), o presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro, pela premiação recebida durante a 23ª FMC Agricultural Solutions, em São Paulo. O grupo foi contemplado na vertente Performance da categoria Preservação Ambiental.

"O Brasil é a maior potência ambiental do mundo, e queiram ou não queiram os juízes, essa é a realidade. Esse é um prêmio que me deixa muito honrado e reflete o esforço de toda uma equipe que trabalha para que tenhamos um desenvolvimento sustentável. E o resultado desse empenho pode ser visto pela reintrodução em biomas de espécies tidas como extintas", disse Eduardo Monteiro ao direcionar o discurso e saudar os produtores.

"Fui prefeito da segunda maior cidade do estado, localizada na Região Metropolitana e que conta com mais de 70% do seu território distribuído em áreas rurais, então sei da importância da valorização do produtor e da implementação de políticas voltadas à valorização do meio ambiente. Por isso, quero registrar nosso reconhecimento ao Grupo EQM, em nome do presidente Eduardo Monteiro, pela conquista do prêmio", pontuou Anderson Ferreira.

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Missa marca lançamento da 425ª Festa de Santo Amaro, no Jaboatāo

  

Foto: Chico Bezerra/ PMJG

A 425ª Festa do Glorioso Santo Amaro acontecerá entre os dias 6 e 15 de janeiro de 2023 na paróquia de Santo Amaro, em Jaboatão Centro, mas já está com todo o planejamento praticamente pronto. A programação foi apresentada, na noite desse domingo, durante a missa de lançamento da festa, pelo padre Rogério Silva. Foi a primeira vez que ocorreu essa celebração e o anúncio da programação faltando mais de dois meses para o início das homenagens a Santo Amaro. Até então, a divulgação ocorria no dia 15 de dezembro.

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, esteve presente na missa celebrada na paróquia de Santo Amaro e garantiu todo apoio da gestão municipal. “A Prefeitura sempre apoiou essa festa, que é uma das principais do calendário da Igreja Católica no Estado, e continuaremos presentes ano que vem. Tivemos as duas últimas edições com restrições devido à pandemia, mas agora é diferente. Os devotos de Santo Amaro aguardam muito por esse momento. Tenho certeza de que teremos uma grande festa para que possamos agradecer pela superação de tantas dificuldades pelas quais passamos”, disse o gestor.

O padre Rogério apresentou a programação logo após a missa de lançamento e revelou o tema escolhido para a edição de 2023: “Espelho da Obediência e Perfeição para Todos”. No telão instalado no interior da igreja, os fiéis puderam conhecer, desde já, o modelo das camisas e o material gráfico, além das principais atrações e convidados para a festa. Entre as atrações previstas estão os padres Damião Silva e João Carlos e o cantor Dudu do Acordeom. A missa de encerramento contará com a presença do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

Responsável pela inovação de antecipar o anúncio da programação, o padre Rogério ressaltou que a celebração a Santo Amaro no Jaboatão é a terceira maior festa religiosa da Arquidiocese de Olinda e Recife. O pároco explicou que decidiu realizar a missa de lançamento para que, não só a sua equipe, mas os devotos também tenham conhecimento de tudo que está sendo organizado e possam se preparar com antecedência. Apesar da apresentação de ontem, a data do lançamento oficial da 425ª Festa do Glorioso Santo Amaro está mantida para o dia 15 de dezembro.

domingo, 23 de outubro de 2022

Anderson, André, Fred e Joel prestigiam culto de Ação de Graças pelo aniversário do pastor Ailton

Foto: Divulgação 

O deputado federal André Ferreira (PL) participou, na noite do último sábado (22), ao lado do presidente do Partido Liberal (PL) em Pernambuco, Anderson Ferreira; do deputado estadual Joel da Harpa; e do vereador do Recife, Fred Ferreira (PL), do culto de Ação de Graças no Templo Central da Assembleia de Deus, no Recife, em virtude do aniversário do pastor Ailton.

"Fomos dar um abraço e desejar a ele que nosso Deus continue abençoando sua vida e seu ministério", disse André em publicação nas redes sociais.


Vale a pena registrar que as igrejas evangélicas foram - e têm sido - visitadas à exaustão durante o período eleitoral, mas o culto de ontem deu vez apenas aos que são de casa, aos que, de fato, têm a religião como um dos pilares de suas vidas.


Anderson Ferreira comanda maior movimentação pró-Bolsonaro na Região Metropolitana

Foto: Peu Ricardo/Divulgação

O último sábado (22) foi marcado por intensas movimentações políticas em Pernambuco. De um lado, o presidente estadual do Partido Liberal (PL), Anderson Ferreira, foi responsável por liderar a maior mobilização da Região Metropolitana em prol da reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). Do outro, o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), recebeu a candidata do PSDB ao Governo do Estado, Raquel Lyra, no município do Sertão do São Francisco, que posou para fotos usando uma praguinha do presidente.

Ontem, a capital pernambucana sediou mais um grande evento em apoio à campanha de Bolsonaro, comandado por Anderson Ferreira e que reuniu milhares de jovens bolsonaristas no comitê central, no bairro da Imbiribeira. O “Juventude pelo Brasil” contou com a presença dos três deputados federais mais bem votados do país, Nikolas Ferreira (PL), André Ferreira (PL) e André Fernandes (PL), que, juntos, obtiveram mais de dois milhões de votos de confiança do povo brasileiro.

O trio fez questão de reforçar a importância do papel da juventude nestas eleições. “Esse é um segmento responsável por mais de um terço do eleitorado e que representa uma parcela da sociedade fundamental na recuperação da economia do país”, disse André Ferreira, vice-líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara Federal, que, na ocasião, assumiu, ao lado de Nikolas Ferreira, o compromisso de criar uma frente parlamentar da juventude brasileira no Congresso Nacional e colocar a pauta como prioridade de uma nova gestão do presidente Bolsonaro.

“O objetivo desse evento foi de resgatar a esperança, o entusiasmo e a perspectiva de futuro da juventude pernambucana. Esses jovens viveram seus piores momentos no período pandêmico, mas agora estão assistindo a um Brasil que está se recuperando”, afirmou Anderson. “Temos um país que está dando exemplos para o mundo, que está gerando empregos e, ao mesmo tempo, investe em áreas sociais, a exemplo do Auxílio Brasil”, pontuou.