sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Prefeitura do Jaboatão entrega a primeira UBS PET do Estado, em Piedade

 


A primeira Unidade Básica de Saúde PET (UBS PET) do Estado entrou em funcionamento, no bairro de Piedade, para atendimentos clínicos de animais domésticos. Instalada pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, a UBS PET realiza consultas clínicas e dermatológicas, vacinação antirrábica, atendimentos ambulatorial, para esporotricose com citologia e recebimentos de denúncia sobre maus tratos de animais.

“Esse novo serviço amplia a atenção que a nossa gestão dá aos animais domésticos. Através do Programa Bem Estar Animal, percorremos todo o município com as unidades móveis de atendimento clínico e castração. Agora temos a primeira UBS PET do Estado, onde as pessoas podem levar seus animais, certos de que encontrarão uma unidade bem equipada e com ótimos profissionais”, destaca o prefeito Anderson Ferreira.

A dona de casa Socorro Queiroz ressaltou a importância desse serviço, principalmente para quem não tem condições financeiras de pagar pelas consultas. “Tenho 16 gatos e não tenho como levar para uma clínica particular. Mas essa UBS PET tem um bom atendimento, vacinação, achei ótima essa iniciativa”, disse Socorro, que levou uma gata que encontrou abandonada para fazer exames.

A UBS PET está localizada na Rua Quatro de Outubro, S/N, Piedade. Funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 14h. Informações e marcações podem ser feitas pelo número 99229-3837, que também é WhatsApp.

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Jaboatão lança aplicativo pioneiro com resultados de exames para usuários do SUS

Foto: Chico Bezerra/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lançou, nesta quinta-feira (12), um aplicativo para smartphones que permite aos usuários da rede pública de saúde acompanhar os resultados de exames laboratoriais realizados no Laboratório Municipal Zeferino Veloso. Disponível no Google Play, o "De Olho no Exame" é uma ferramenta gratuita e que dará acesso aos exames realizados pela rede, permitindo a verificação do andamento de testes laboratoriais, bem como a visualização e impressão dos resultados.

Nas unidades de saúde já interligadas ao laboratório, o usuário receberá um login e senha, além de um QR Code. Para ter acesso aos resultados dos exames, é necessário digitar essas informações no aplicativo ou abrir a câmera do celular e ler o código. Nas unidades que ainda não estão interligadas, o usuário deverá enviar uma foto do seu Cartão SUS, via Whatsapp, para o número (81) 99138-2407, e em até 48 horas receberá o login e a senha para acessar o resultado ou acompanhar o andamento dos exames no aplicativo.

De acordo com o prefeito Anderson Ferreira, o aplicativo é mais uma inovação da atual gestão, que se soma a outras ferramentas já implantadas, com um único objetivo: fortalecer e universalizar o acesso da população a um serviço público de excelência. "Criamos o 'De Olho na Consulta' e o 'Saúde Vigilante', aplicativos premiados nacionalmente pelos benefícios proporcionados aos seus usuários, e hoje, lançamos mais uma plataforma pioneira no estado, algo que até então só era visto na rede particular. Temos um compromisso firmado junto à população da nossa cidade e vamos seguir trabalhando para que Jaboatão continue como sinônimo de referência no cuidado das pessoas”, disse o prefeito.

Com 61% nas pesquisas , Anderson Ferreira será reeleito prefeito no primeiro turno no próximo domingo



A pesquisa para a corrida eleitoral de Jaboatão dos Guararapes, realizada em parceria entre a Folha de Pernambuco e o Instituto de Pesquisas Sociais Políticas e Econômicas (Ipespe), mostra o atual prefeito Anderson Ferreira (PL) em um cenário propício para a sua REELEIÇÃO , no próximo domingo, com chances, inclusive, de ser o prefeito eleito MAIS VOTADO da história do município.

O atual prefeito Anderson Ferreira (PL) possui 61% das intenções de voto e, portanto, seria eleito em primeiro turno.

Na pesquisa estimulada, o candidato do PL aparece com 46% das intenções de voto, com folga sobre o segundo colocado que conta com 13% da preferência dos entrevistados e aparece empatado dentro do limite da margem de erro máxima de 4,1% com a candidata terceira colocada , que conta com 5% das intenções dos votos dos jaboatonenses. Ela por sua vez, está empatada dentro da margem de erro, com os outros oito candidatos, que também estão empatados entre si.

Rejeição

A pesquisa Folha/Ipespe aferiu, ainda, a certeza de voto e a rejeição dos candidatos a prefeito de Jaboatão dos Guararapes. Os números mostram que a maior rejeição é de Arnaldo (PC do B) e Eduardo Porto ( PTC ) com 43% , seguidos por Daniel Alves ( MDB ) com 40% e Maíra ( PDT ) com 37%.

Anderson Ferreira será reeleito em primeiro turno e pode ser o prefeito mais bem votado da história da cidade.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o protocolo PE-09683/2020




Fonte: Hoje Pernambuco

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

SATENPE denuncia transtornos causados por reforma de maternidade e risco de contágio pelo coronavírus


Profissionais da saúde e usuários registraram vídeos sobre a situação da Maternidade Arnaldo Marques, no Ibura. O equipamento público está em reforma mas os atendimentos ocorrem simultaneamente, causando possíveis danos sonoros e respiratórios, além do atendimento de usuários com suspeita de Covid-19 sem as devidas precauções. O presidente em exercício do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem de Pernambuco (SATENPE), Gilberto Flávio, visitou o local nesta terça-feira (10/11) e encaminhou os depoimentos e materiais ao Ministério Público do Trabalho de Pernambuco.


Segundo relatos, o mesmo elevador que transporta os pacientes está levando os materiais de construção, o alto nível de ruídos provocados pelos equipamentos utilizados na reforma e casos de pessoas que passaram mal por conta da grande quantidade de poeira.



Nas imagens, o cinegrafista registrou o setor da triagem que é uma das dependências em obras. Já as pacientes com suspeita de Covid-19 ficam no mesmo ambiente com as usuárias de outros atendimentos, descumprindo às determinações sanitárias e de segurança de combate ao novo coronavírus.

A usuária Ingrid Ribeiro, que chegou na madrugada desta terça na maternidade, relatou as dificuldades enfrentadas. “Estou me sentindo incomodada. Assim que amanheceu o dia, o barulho não para. É um absurdo”, reclamou.

“Todo serviço de manutenção é válido mas a administração da unidade deve realizar um planejamento para evitar todos esses transtornos. Visitamos a maternidade e averiguamos a real situação. Como é que as mães dão luz e o recém-nascido fica nesse mesmo ambiente? E pior: pessoas com suspeita de Covid-19 no mesmo local. É um descaso com o usuário e com o profissional que está sem condições de trabalho”, alertou Gilberto Flávio, presidente em exercício do SATENPE.

terça-feira, 10 de novembro de 2020

Fórum Diálogos de PE, celebra oito anos com programação virtual


Nesta quinta-feira, 12 de novembro, será celebrado os oito anos de existência 

do Fórum da Diversidade Religiosa em Pernambuco – Fórum Diálogos, que 

atua na construção de uma cultura de tolerância e paz entre as religiões e 

lideranças do Estado, que se reúnem e caminham juntas em prol da Paz. 

Por causa da pandemia enfrentada pelo novo coronavírus, e respeitando, todas as 

medidas de segurança, a celebração será virtual. 

A programação inicia às 9h30, desta quinta-feira, 12, no canal do Youtube/Fórum 

Diálogos, https://www.youtube.com/watch?v=3zu3-vjULVM, que apresentará uma 

retrospectiva das atividades empreendidas em 2019 e início de 2020. 

No ano passado, a comemoração ocorreu no Espaço Sinspire, com a 

temática tolerância religiosa e meio ambiente. 


Programação – Canal do Youtube/Fórum Diálogos 


9h30 – Boas vindas e apresentação da programação 


10h   -  Vídeo Luta contra à intolerância religiosa  


11h   - Vídeo Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa 


12h   -  Vídeo 7 anos do Fórum Diálogos – Tolerância Religiosa e Meio Ambiente 


13h    Vídeo sobre o sacrifício votivo 


14h   -  Lançamento do Livro/E-book Fórum Diálogos 


15h   -  Vídeo Juntos pela Criação   


O Fórum Diálogos de Pernambuco, convida a todos a acessarem o livro/e-book 

Religiões e Espiritualidades por uma Cultura de Respeito e Paz, através do 

link: https://www1.unicap.br/observatorio2/wp-content/uploads/2020/08/LIVRO-

Religi%C3%B5es-e-Espiritualidades_Por-uma-cultura-de-respeito-e-paz.pdf 

Para acompanhar as ações do Fórum Diálogos, acessem as redes sociais 

@forumdialogos no Facebook e @oforumdialogos no Instagram. 

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Jaboatão: Anderson comemora avanços na saúde com entrega de Ambulatório de Endocrinologia Feminina

Foto: Leandro de Santana/Divulgação

A rede de saúde pública do Jaboatão dos Guararapes ganhou um importante reforço, nesta segunda-feira (9), quando passou a funcionar, no Centro de Referência à Saúde da Mulher, em Piedade, o Ambulatório de Endocrinologia Feminina. A abertura do espaço, que tem capacidade para oferecer até 240 consultas por mês a mulheres e gestantes em atendimento de pré-natal de alto risco, foi comemorada pelo prefeito Anderson Ferreira (PL). Candidato à reeleição, o gestor reafirmou o compromisso com os investimentos no setor e apresentou dados que reforçam o avanço do município na prestação de serviços de saúde com excelência na qualidade do atendimento.

Anderson apresentou dados importantes, como a construção, reforma e ampliação de mais de 40 unidades de saúde ao longo do mandato, iniciado em 2017. Destacou, também, a implantação do programa Cuidar Bem, que garante transporte seguro e de qualidade a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS); e a expansão no número de bases do Samu, que teve a frota de ambulâncias renovada pela atual gestão. Investimentos em tecnologia possibilitaram a criação do De Olho na Consulta e Saúde Vigilante, aplicativos premiados por facilitar a vida do usuário do SUS.

“Fizemos muito pelo sistema público de saúde do nosso município e vamos avançar muito mais. Para se ter uma ideia, ainda nesta semana, teremos ações importantes, como a abertura da Unidade de Saúde da Família (USF) Macujé, na zona rural da cidade, e o anúncio da parceria com a Aids Healthcare Foundation, organização não-governamental com sede nos Estados Unidos e atuação em 43 países, que irá nos ajudar a ampliar as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis. É esse ritmo acelerado de trabalho que tem feito a diferença na vida de quem precisa”, disse Anderson.