sábado, 18 de fevereiro de 2023

Jaboatão já está em clima de Carnaval com shows e blocos nas ruas

 

Foto: Matheus Britto/PMJG

A folia já tomou conta dos polos de Carnaval e as ruas do Jaboatão dos Guararapes e até a próxima terça-feira a promessa é de levar alegria aos foliões nas mais de 200 atrações da programação preparada pela Prefeitura do Jaboatão. Neste sábado (18), a animação no Polo Tupinambá, em Piedade, ficou a cargo de Nelma Barros, Orquestra Pernambucana de Ritmos, CIA de Dança Valdeck Farias e Allen Jerônimo e a Rave Raiz. No Polinho Brincantes, no Parque da Cidade, as crianças se divertiram com Mateus & Katilinda, Tio Rodrigo, DJ Baloo e Lua. 

Neste domingo (19), além do Polo Tupinambá e do Polinho Brincantes, os foliões terão os demais polos oficiais para brincar, das 16h às 22h. No Polo Yapoatan montado na Praça Nossa Senhora do Rosário, em Jaboatão Centro, estarão Coco Serrote, Gustavo Travassos, DJ P Lira, Dudu Moral, Orquestra Frevo Lumiar e Dudu do Acordeon. No Polo Candidé de Cavaleiro, localizado na Praça Rita Coelho, a folia será com Danda e Sua Orquestra, Val Beija Flor e Banda, Orquestra J. Júnior, Banda Magia, Orquestra Amizarte e André Viana.

No Polo Tupinambá, terá shows do Balé Popular Pernambucanidade, Orquestra Quebra Galho e Lua. O Polo Brincantes terá carnaval com Boneca Encantada, Tio Geraldo e Banda, Orquestra Esquenta Mulher e Bilé Ares.

A partir deste domingo, também haverá animação nos polos itinerantes. A Folia tomará conta da Praça da Bíblia, no Curado II, com Samba 6 PE, Dja Baloo, Marcelo Pernambucano, Banda Chamego Nordestino de Todos os Ritmos e Roginho. O outro polo itinerante deste domingo será na Rua do Rosário, em Muribeca dos Guararapes, com Allan Carlos, Dona Del do Coco, Kátia Santos e Banda Ky Baby, DJ Baloo e Banda i9.

“O Carnaval em Jaboatão começou com tudo. A programação está excelente e com opções para todo mundo. Moro em Candeias e virei todos os dias para esse polo em Piedade. A Prefeitura do Jaboatão teve uma grande iniciativa ao resgatar o Carnaval. Isso é cultura, diversão e alegria”, disse a estudante Maria Eduarda.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Policiais do 6°BPM encontram com suspeitos revolver e munição dentro de onibus na Estrada da Muribeca



No inicio da tarde desta sexta-feira, policiais militares do 6° BPM foram acionados por passageiros de um ônibus da empresa Vera Cruz que fazia a linha Conj. Marcos Freire / Cajueiro Seco que estava trafegando na PE-17 (Estrada da Muribeca).

Os policiais foram informados que 02 indivíduos haviam embarcado no veículo e pulado a catraca.

Um dos suspeitos aparentava estar armado.

Os policiais fizeram acompanhamento do ônibus com a viatura e ordenaram ao motorista que parasse o veículo para que os suspeitos fossem abordados.

Com um dos suspeitos, menor de idade foi encontrado um revólver Taurus calibre 38 e 4 munições do mesmo calibre intactas.

De posse da arma e dos indivíduos os policiais seguiram para a DPCA.


A ocorrência segue em andamento.




Edital do concurso público para professores do Jaboatão será publicado no D.O. deste sábado

Foto: Chico Bezerra/PJG 

O edital do concurso público para professores da rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes, com 627 vagas, será publicado no Diário Oficial do município deste sábado (18). Nele, os interessados poderão se informar sobre o início das inscrições, o cronograma de datas e demais detalhes do certame. A organizadora do concurso será a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A rede municipal de ensino possui aproximadamente 65 mil alunos.

O concurso tem por objetivo a recomposição e ampliação do quadro efetivo de professores da rede de ensino. Neste ano, inclusive mais três serão inauguradas pela Prefeitura. Daí, a necessidade de profissionais. 

As aulas nas unidades escolares do Jaboatão tiveram início no dia 6 de fevereiro. A  temática que está sendo trabalhada pelos professores ao longo deste ano é “Arte e Cultura em Jaboatão: fortalecendo tradições!”.

Carnaval do Jaboatão terá mais de 200 apresentações do sábado a terça-feira

  

Leandro de Santana/PJG

Os foliões do município do Jaboatão dos Guararapes estão na contagem regressiva para o início do Carnaval 2023, que inicia neste sábado e vai até terça-feira, das 16h às 22h. A programação oficial da Prefeitura do Jaboatão está pronta com mais de 200 apresentações nos quatro polos fixos, em dois itinerantes e nos blocos e cortejos apoiados pela gestão municipal. Desse total, 180 serão com artistas, blocos e grupos jaboatonenses, a exemplo de Allan Carlos, Lua, Eduarda Alves, Maracatu Encanto do Dendê e Rebeldes do Samba. Entre os convidados, estão Nena Queiroga, Gustavo Travassos, Dudu do Acordeon, Patusco e Sedutora.

A volta do Carnaval jaboatonense tem como tema “Yapoatan e os Primeiros Brincantes do Brasil” e homenageia representantes da cultura popular: a Tribo Caboclo Candidé e a Tupinambá de Cavaleiro, além da artista circense Índia Morena, patrimônio vivo de Pernambuco. O Polo Yapoatan será na Praça Nossa Senhora do Rosário, em frente à Casa da Cultura. O Candidé de Cavaleiro, será na Praça Rita Coelho, em Cavaleiro. O Polo Tupinambá estará na praia de Piedade e o Polinho Brincantes, ficará no Parque da Cidade, em Prazeres.

 

No primeiro dia de festa, neste sábado, a folia será em dois polos, a partir das 16h. No Polo Tupinambá, no bairro de Piedade, se apresentarão a Orquestra Pernambucana de Ritmos, a Companhia de Danças Valdeck Farias e Allen Jerônimo e Rave Raiz. No Polinho Brincantes, no Parque da Cidade, em Prazeres, a criançada vai se divertir com Mateus & Katilinda e Banda, Tio Rodrigo, DJ Baloo e Lua.

 

De domingo a terça-feira, as opções para os foliões serão ampliadas e os mais incansáveis poderão sair pulando de um polo a outro, curtindo seus artistas e ritmos prediletos. É quando entram em cena o Polo Candidé de Cavaleiro (Na Praça Rita Coelho, em Cavaleiro); Yapoatan (Na Praça Nossa Senhora do Rosário, Jaboatão Centro); e os polos itinerantes Preacas (Curados) e Índia Morena (Muribeca dos Guararapes/Marcos Freire). Esses palcos funcionarão sempre das 16h às 22h. Na programação, muito frevo, maracatu, caboclinhos, ciranda, brega e blocos líricos.

 

ESQUENTA

A programação carnavalesca no Jaboatão iniciará oficialmente amanhã, mas, na noite dessa quinta-feira, já teve o Esquenta, em Jaboatão Centro. Blocos, grupos folclóricos e representantes de todos os ritmos que se apresentarão nos quatro dias de folia, participaram do evento de confraternização, em frente à Casa da Cultura, onde está o Polo Yapoatan. No palco, a Banda Praieira tocou muito frevo para o público presente. A animação foi uma prévia do que acontecerá até a próxima terça-feira.

 

Na ocasião, o prefeito Mano Medeiros foi homenageado pelos blocos que vão desfilar pelas ruas da cidade, num reconhecimento à valorização que a Prefeitura do Jaboatão vem dando a quem faz a cultura no município. “Há dois anos, não brincamos Carnaval e há muito tempo Jaboatão não tinha uma estrutura e uma programação tão representativa. Decidimos fazer este ano porque o jaboatonense merece um momento de diversão e alegria. Serão mais de 200 apresentações, sendo 180 com artistas que representam a nossa cultura. Foi tudo feito com muita dedicação para abrilhantar o Carnaval do Jaboatão”, disse Mano, ao agradecer a homenagem dos blocos.

 

SEGURANÇA

 

A produção do Carnaval envolve várias secretarias e órgãos do município, totalizando 869 servidores mobilizados para o evento. A segurança do Carnaval também terá uma atenção especial e contará com cerca de 1.500 profissionais da Polícia Militar, segurança privada e guardas municipais. Ao todo, serão 2.317 profissionais trabalhando nos quatro dias de folia. 


 

Confira a Programação:

 

 

SÁBADO (18/02/2023)

Polo Tupinambá (praias)

– Orquestra Pernambucana de Ritmos

– CIA de Danças Valdeck Farias

– Allen Jerônimo e Rave Raiz

 

Polinho Brincantes (Parque da Cidade)

– Mateus & Katilinda e Banda

– Tio Rodrigo

– DJ Baloo

– Lua

 

 

DOMINGO (19/02/2023)

Polo Tupinambá (praias)

– Balé Popular Pernambucanidade

– Orquestra Quebra-Galho

– Lua

 

Polinho Brincantes (Parque da Cidade)

– Boneca Encantada

– Tio Geraldo e Banda

– Orquestra Esquenta Mulher

– Bilé Ares

 

Polo Yapoatan (Jaboatão Centro)

– Coco do Serrote

– Gustavo Travassos

– DJ P. Lira

– Dudu Moral

– Orquestra Frevo Luminar

– Dudu do Acordeon

– Clarins de Momo de Pernambuco

– Rebeldes do Samba

– Maracatu Encanto do Dendê

 

Polo Candidé de Cavaleiro (Cavaleiro)

– Danda e Sua Orquestra

– Val Beija-Flor e Banda

– Orquestra Amizarte

– Orquestra Jota Junior

– Orquestra Expresso

– Banda Magia

– André Viana

 

Polo Preacas (Curados)

– Samba 6 PE

– Dj Baloo

– Marcelo Pernambucano

– Banda Chamego Nordestino de Todos os Ritmos

– Roginho

 

Polo Índia Morena (M.Freire/Muribeca)

– Katia Santos e Banda Ky Baby

– Dona Del do Coco

– Allan Carlos

– Banda i9

– DJ Baloo

 

 

SEGUNDA (20/02/2023)

Polo Tupinambá (praias)

– Caboclinho Tupinambá

– Banda Alegria de Brincar

– Luísa Pérola

 

Polinho Brincantes (Parque da Cidade)

– Grupo Palpite

– Boneca Encantada

– Tio Dody

– Val Paraíso

 

Polo Yapoatan (Jaboatão Centro)

– Orquestra Frevo Turbilhão

– Banda e Orquestra Expresso da Folia

– Orquestra Frevo no Pé

– Leto do Cavaco

– Zito e Sua Orquestra

– Nena Queiroga

 

Polo Candidé de Cavaleiro (Cavaleiro)

– Maracatu da Percussão Pesada

– Patusco

– Orquestra W.M

– Aborto do Cavaco

– Dj Baloo

– Orquestra Cavalerence

 

Polo Preacas (Curados)

– Leo Nascimento e Banda

– Orquestra Tropicana 2001

– Orquestra 90 Graus

– Dj P

– Eduarda Alves

 

Polo India Morena (Marcos Freire/Muribeca)

– Banda Luminar

– Orquestra Expresso

– JR. Máximo

– Orquestra Big Frevo

– Grupo Cultural Boi Sorrizo

– Grazi Almeida

 

 

TERÇA (21/02/2023)

Polo Tupinambá (praias)

– Orquestra Pernambucana de Ritmos

– Balé Popular Jaboatão dos Guararapes

– Bilé Ares

 

Polinho Brincantes (Parque da Cidade)

– Tio Dody

– MiniRock

– Orquestra Pernambucana de Ritmos

– Balé Folclórico de Jaboatão

 

Polo Yapoatan (J.Centro)

– Grupo Cultural Boi Sorrizo

– Maracatu Encanto do Dendê

– Dona Del do Coco e Ciranda

– Gustavo Travassos

– Orquestra Multishow

– Allan Carlos

– Aurora Africana

– Bloco Lírico Flabello do Amor

– Coco do Rosário

– Maracatu Baque Forte

 

Polo Candidé de Cavaleiro (Cavaleiro)

– Alexandre e sua Orquestra

– Orquestra Prime

– Marcelos Pernambucano

– Banda Magia Nordestina

– Grupo Cultural Boi Sorrizo

 

Polo Preacas (Curados)

– Danda e Seu Regional de Ouro

– DJ Baloo

– Gangga Barreto

– Luan Santos

– Banda Kitara

 

Polo Índia Morena (Marcos Freire/Muribeca)

– Grupo Samba Ponto 7

– Índia Morena

– Banda Harkoayt

– Sedutora

– DJ Baloo

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Caravana Mais Jaboatão em clima de Carnaval nesta quinta

 

Foto: Leandro de Santana/PMJG

A Caravana Mais Jaboatão, realizada nesta quinta-feira (16), em Jaboatão Centro, foi em clima de Carnaval e muita alegria. Uma orquestra de frevo animou o público que compareceu à praça Nossa Senhora do Rosário, local onde foram ofertados diversos serviços à população. A criançada que estava acompanhada dos pais também se divertiu com a chegada do bloco Pitombinha na Folia, da Secretaria Municipal de Educação. Algumas delas até ensaiaram passos de frevo. 

Paralelamente ao clima de folia, na praça do Rosário, as equipes da Caravana prestaram vários atendimentos, tais como emissão de documentos, aferição de pressão, teste de glicemia, corte de cabelo, atendimento médico/odontológico, vacinação contra a Covid, entre outros. Ao todo, foram feitas 2.915 prestações de serviço.

O prefeito Mano Medeiros visitou as unidades móveis, onde fez questão de conversar com os moradores que estavam em atendimento e também com os que circulavam na praça. “Fico feliz em participar mais uma vez dessa ação tão importante da Caravana Mais Jaboatão. Você percebe a receptividade das pessoas e a gratidão delas pelos serviços prestados pela gestão municipal. É importante frisar que esses serviços acontecem semanalmente em regionais diferentes, para que possamos atender toda a população de Jaboatão. E foi uma Caravana num clima especial, nas vésperas do Carnaval, para esquentar a programação da folia que preparamos”, atestou o gestor. 

A auxiliar de serviços gerais, Maria José de Lira, chegou cedo ao local, onde recebeu uma ficha para o balcão de atendimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) . “Vim solicitar a segunda via do meu carnê do IPTU, pois ainda não recebi o documento pelos Correios. Achei ótimo esse serviço da prefeitura porque fica mais prático resolver essa e outras questões”, elogiou.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Jaboatão promove Dia D de Multivacinação nas escolas

Foto: Matheus Britto/PJG


A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realiza até às 15h desta quarta-feira (15), o Dia D de Multivacinação nas escolas municipais de ensino, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), coordenado pelas Secretarias de Saúde e Educação do município. O objetivo é incentivar os pais e responsáveis a atualizarem o cartão vacinal dos seus filhos, incluindo a dose contra a Covid, nesse início de ano letivo.

Uma das oito unidades de ensino contempladas, nesta etapa da campanha, é a Escola Nova Divinéia, localizada no bairro de Cajueiro Seco. Cerca de 800 alunos do Ensino Infantil, com idades entre 4 e 12 anos, estão matriculados nessa unidade escolar. Os pais compareceram ao local para incentivar seus filhos a tomarem vacina.

A dona de casa Célia dos Prazeres França, fez questão de levar o seu neto Breno, de 8 anos para tomar a segunda dose contra a Covid. Ele  estuda na Escola Nova Divinéia, no turno da tarde, onde cursa o 2º ano do Ensino Infantil. “Acho importante trazê-lo para tomar a vacina e se proteger do vírus da Covid. Lá em casa, todos nós estamos com a vacinação em dia”, comentou ela. Indagado se tinha medo de injeção, o pequeno Breno foi taxativo. “Não tenho medo, não”, disse sorrindo.

Além da Escola Nova Divinéia, o Dia de Multivacinação contempla mais sete unidades de ensino de Jaboatão: Padre Aurino Caraciolo, Antônio Vieira de Melo, Alberto Santos Dumont; Professor Maria José Bezerra, Tecla Teixeira Arruda, Novo Horizonte e Escola Nossa Senhora dos Prazeres.

A secretária municipal de Saúde, Zelma Pêssoa, informou que o município já vinha realizando campanhas de vacinação, no ambiente escolar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. “Nossa ideia é promover um dia de vacinação, dentro de cada mês do ano, nas escolas municipais, a partir do mês de março. Com isso, iremos ampliar a cobertura vacinal junto ao público infantil”, adiantou a gestora. 


terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Prefeito Mano vistoria obra de pavimentação em Jardim Piedade, no Jaboatão

  

Foto: Leandro de Santana/PJG 

A Rua Santos Dumont, localizada em Jardim Piedade, está recebendo serviços de pavimentação e drenagem e a previsão para conclusão da obra é em junho deste ano. A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes está investindo R$ 596 mil para que os moradores tenham melhor acesso às suas residências. Nesta terça-feira, o prefeito Mano Medeiros vistoriou os trabalhos, acompanhado pela equipe de engenharia da Secretaria de Infraestrutura.

Quem estava satisfeito com a chegada da pavimentação da rua foi o mototaxista José Francisco da Conceição, de 60 anos. Ele reside há vários anos na Rua Santos Dumont e não escondia a felicidade de ver o pavimento intertravado em frente ao portão da sua casa. “Esse serviço está sendo excelente, pois beneficia todos que moram aqui. A pavimentação melhorou tanto a circulação dos pedestres quanto de veículos. A prefeitura está de parabéns”, exaltou o morador. 

O prefeito Mano disse que a obra na Rua Santos Dumont faz parte do programa de pavimentação de vias que vem sendo implementado em toda a cidade. “Viemos acompanhar de perto essa obra. Durante a vistoria percebemos que o serviço já está surtindo efeito, antes mesmo de ser concluído. Ouvi de vários moradores que a obra só trouxe benefícios à comunidade. Isso demonstra que estamos no caminho certo. É a prefeitura nas ruas para atender aos anseios da população“, concluiu o gestor.

Prefeitura do Jaboatão prorroga Consulta Popular até 10 março

Foto: Divulgação/PJG 


A Consulta Popular 2023 promovida pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, iniciada no dia 4 deste mês e que encerraria na próxima quinta-feira, será prorrogada até 10 de março. O acesso dos cidadãos à plataforma digital www.tamojunto.jaboatao.pe.gov.br tem sido elevado, o que demonstra um grande interesse da população em participar dessa pesquisa que serve para a gestão municipal ter conhecimento dos principais anseios. Os temas colocados à disposição na plataforma dizem respeito a Saúde, Educação, Infraestrutura, Assistência Social, Mobilidade, Segurança Cidadã e Defesa Civil. 

Após a conclusão da consulta popular, a Secretaria Executiva de Planejamento, Orçamento, Monitoramento e Avaliação fará o levantamento sobre o que é prioritário e a Prefeitura poderá, assim, direcionar melhor os recursos. Esta é a terceira edição de participação social do Projeto #TamoJunto.Jaboatão. Além da plataforma digital, promotores também estão nas ruas coletando informações com tablets.

A orientação para prorrogar a consulta popular partiu do prefeito Mano Medeiros, que ressaltou a importância de ouvir os moradores. “Lançamos esta pesquisa no começo do mês, mas é preciso ampliar esse prazo, que acabaria quinta-feira. Além das informações que já vêm sendo registradas na plataforma digital, tenho andado muito pelo município e conversado com as pessoas. Nossa gestão já realizou muitas obras, ações e programas, nos últimos anos, mas Jaboatão continua sendo uma cidade carente de muita coisa. E quem está vivendo o dia a dia é que sabe realmente onde estão os problemas e pode dar sugestões. Ouvir a população é o caminho mais adequado para podermos apresentar os melhores resultados”, salientou o gestor.

O #TamoJunto.Jaboatão de 2023 disponibiliza uma sessão exclusiva para o empresariado local, de forma que o setor possa destacar as prioridades de investimentos voltadas à melhoria do ambiente de negócios. A meta da Consulta Popular 2023 é alcançar 1% da população e 200 empresas de todos os portes.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Prefeito Mano anuncia programação do Carnaval 2023, valorizando cultura do Jaboatão

Foto: Leandro Rafael/PJG

A programação do Carnaval do Jaboatão saiu do forno e os foliões já podem ir escolhendo onde vão brincar, a partir do próximo sábado (18). Ao todo, o município terá seis polos de atração, sendo quatro fixos e dois itinerantes, além de cortejos e encontros de blocos. Ao anunciar a folia, nesta segunda-feira (13), o prefeito Mano Medeiros disse que foi dada prioridade à valorização da cultura local. Das mais de 200 apresentações programadas em todo o período carnavalescoincluindo os blocos apoiados pela gestão municipal,180 são com artistas e grupos jaboatonenses, como Bilé Ares, Rebeldes do Samba, Maracatu Aurora Africana, Allan Carlos e Lua. Entre as atrações convidadas estão Gustavo Travassos, Dudu do Acordeon, Nena Queiroga, Patusco e Sedutora.

A produção do Carnaval envolve várias secretarias e órgãos do município, totalizando 869 servidores mobilizados para o evento. Só da Secretaria de Saúde serão 256 servidores, atuando na orientação, fiscalização de alimentos e bebidas e atendimento emergencial. Já a Secretaria de Serviços Públicos terá 240 funcionários atuando na limpeza, organização de comércio e fiscalização. Conselheiros tutelares terão pontos de apoio nos polos para qualquer ocorrência envolvendo crianças.


A segurança do Carnaval também terá uma atenção especial e contará com cerca de 1.500 profissionais da Polícia Militar, segurança privada e guardas municipais. Ao todo, serão 2.317 pessoas trabalhando no evento.
“Estamos organizando tudo de forma articulada e integrada, para que a população possa brincar com tranquilidade, junto à família e amigos, como aconteceu nos festejos do Natal e Réveillon. Há muitos anos, Jaboatão não tem um Carnaval nesse modelo de polos descentralizados e resolvemos retomar a festa considerando a necessidade de valorizar os nossos artistas, estimular a economia local e o turismo. Queremos oferecer lazer de qualidade aos jaboatonenses, sem que eles precisem se deslocar para outros municípios”, declarou o prefeito Mano Medeiros. “O Baile Municipal mostrou que isso é possível e necessário”, acrescentou..


Os palcos foram batizados inspirados no tema da folia, Yapoatan e os Primeiros Brincantes do Brasil, e serão distribuídos de forma a atender às diversas regionais da cidade. Dois deles começam a funcionar no dia 18: o Polo Cultura Popular (Praia de Piedade) e o Polinho Brincantes (Parque da Cidade, em Prazeres).
No Polo Praias, os blocos vão sair pela orla e se encontrar no palco, que ficará localizado próximo ao antigo Hotel Dorisol, das 16h às 20h. As atrações, no primeiro dia, serão a Orquestra Pernambucana de Ritmos, Companhia de Dança Valdeck Farias, Allen Jerônimo e a Rave Raiz.

O Polo Brincantes é infantil e contará com apresentações voltadas para esse público, das 16h às 22h. No sábado, quem fará a festa da garotada serão Matheus & Katilina e Banda; Tio Rodrigo; Tio Geraldo & Banda e Val Paraíso. 


De domingo a terça-feira, as opções para os foliões serão ampliadas e os mais incansáveis poderão sair pulando de um polo a outro, curtindo seus artistas e ritmos prediletos. É quando entram em cena o Polo Candidé de Cavaleiro (Na Praça Rita Coelho, em Cavaleiro); Yapoatan (Na Praça Nossa Senhora do Rosário, Jaboatão Centro); e os polos itinerantes Preacas (Curados) e Índia Morena (Muribeca dos Guararapes/Marcos Freire). Esses palcos funcionarão sempre das 16h às 22h. Na programação, muito frevo, maracatu, caboclinhos, ciranda, brega e blocos líricos.




Confira a Programação:


SÁBADO (18/02/2023):


Polo Cultura Popular (praias):


- Orquestra Pernambucana de Ritmos
- CIA de Danças Valdeck Farias
- Allen Jeronimo e a Rave Raiz


Polinho Brincantes (Parque da Cidade):


- Matheus & Katilina e Banda
- Tio Rodrigo
- Tio Geraldo & Banda
- Val Paraiso



DOMINGO (19/02/2023)


Cantora Lua - Foto: Chico Bezerra/PJG



Polo Cultura Popular (praias):


- Balé Popular Pernambucanidade
- Orquestra Quebra-Galho
- Lua.  


Polinho Brincantes (Parque da Cidade):


- Índia Morena – Bloco do Circo
- Grupo Cultural Boi Sorrizo
- Bilé Ares


Polo Yapoatan (Jaboatão Centro):


- Coco do Serrote
- Gustavo Travassos
- Empada Frevo Orquestra
- Banda Dida Paixão
- Dudu do Acordeon
- Orquestra Frevo Mulher
- Orquestra Evoé

Cortejo Cultura Popular (Jaboatão Centro :


- Clarins de Momo de Pernambuco
- Rebeldes do Samba
- Maracatu Encanto do Dendê


Polo Candidé de Cavaleiro (Cavaleiro):


- Orquestra Amizarte
- Orquestra Jota Junior
- Orquestra Expresso
- Danda e Sua Orquestra
- Banda Magia
- André Viana


Polo Preacas (Curados):


- Samba 6 PE

- Dj Baloo
- Banda Turma da Hora
- Banda Chamego Nordestino de Todos os Ritmos
- Roginho


Polo Índia Morena (M.Freire/Muribeca):


- Katia Santos e Banda Ky Baby
- Dona Del do Coco
- Banda Praieira
- Banda i9



SEGUNDA (20/02/2023):


Polo Cultura Popular (praias):


- Orquestra Pernambucana de Ritmos
- Balé Folklorico de Jaboatão
- Luísa Perola


Polinho Brincantes (Parque da Cidade):

- Bilé Ares
- Xuxinha e Banda Lê


Polo Yapoatan (Jaboatão Centro):


- Orquestra Frevo Turbilhão
- Zorra Virada
- Leo Nascimento e Banda
- Nena Queiroga
- Orquestra Big Frevo
- Orquestra Banda Frevo


Polo Candidé de Cavaleiro (Cavaleiro):


- Maracatu da Percussão Pesada
- Patusco
- Orquestra W.M
- Ozz Cuecas
- Dj Baloo
- Danda e Sua Orquestra


Polo Preacas (Curados):


- Zitto e Sua Orquestra
- Orquestra Frevo Tropical
- Danda e Sua Orquestra
- Dj Ricardo
- Eduarda Alves


Polo India Morena (Marcos Freire/Muribeca):


- Banda Luminar
- Grupo Cultural Boi Sorrizo
- Orquestra Capibaribe
- Banda Chamego Nordestino
- Grazi Almeida


TERÇA (21/02/2023):


Polo Cultura Popular (praias):


- Orquestra Pernambucana de Ritmos
- Balé Popular Jaboatão dos Guararapes
- Bilé Ares


Polinho Brincantes (Parque da Cidade):

- Tio Dody
- MiniRock
- Banda Xinelo Nordestino
- Danda e Seu Regional de Ouro



Cantor Allan Carlos - Foto: Leandro de Santana/PJG


Polo Yapoatan (J.Centro):


- Maracatu Encanto de Dendê
- Dona Del do Coco e Ciranda
- Zorra Virada
- Allan Carlos
- Maracatu Aurora Africana
- Bloco Lírico Flabello do Amor
- Coco do Rosário
- Maracatu Baque Forte
- Orquestra Big Frevo
- Orquestra Banda Frevo


Polo Candidé de Cavaleiro (Cavaleiro):


- Alexandre e sua Orquestra
- Orquestra Prime
- Allan Carlos
- Sheyla Toy


Polo Preacas (Curados):


- Lua
- Banda Kitara


Polo Índia Morena (Marcos Freire/Muribeca):


- Banda Harkoayt
- Sedutora

“Pacote Perdido de Carnaval” faz sucesso na internet


Um vídeo de humor sobre o desejo de curtir o carnaval, sem a companhia do cônjuge, tem feito sucesso na internet. Produzido pelo ator Eduardo Lassah, que já coleciona diversos virais de sucesso na Internet, junto a atriz e agente de atores da NK Talentos, Núbia Koelho, a esquete “Pacote Perdido de Carnaval” já alcançou mais de 10 milhões de visualizações nas redes sociais, sem falar do compartilhamento massivo e imensurável pelo WhatsApp que tem recebido a mensagem “encaminhada com frequência” desde o primeiro dia. O vídeo, que ainda conta com a participação dos amigos atores: Felipe Sanches, (dj, ator e locutor da Rádio Globo), e do comediante Fábio Nunes (Parafernalha), reunindo esses 4 nomes de expressão da TV, teatro e do universo digital e essa foi uma das fórmulas desse viral que caiu no gosto do público.

Para o ator e diretor Eduardo Lassah, sucesso no Instagram e no Tiktok, é sempre algo surpreendente, produzir trabalhos artísticos para a internet e ver a nossa brincadeira se alastrar por todo canto. Ele conta que está feliz com o resultado de reunir um time de talentos e levar entretenimento para a população, e revela que faz questão de interagir e responder aos fãs, todas as mensagens e comentários dos vídeos, que somam milhares de mensagens orgânicas.

“A ideia de juntar essa galera talentosa pra gente brincar de fazer o que gosta, sempre sai coisa boa. Mas, confesso que o sucesso desse vídeo deixou a gente surpreso com a rapidez que explodiu no Brasil todo.”, afirma Eduardo Lassah.

Fábio Nunes brinca com o interesse do público sobre o vídeo, e comenta que além do carinho e do cuidado, para ter um bom resultado é preciso pensar na identificação que o público possa ter. “Foi isso que fez esse vídeo ser compartilhado mais e mais vezes. Um monte de gente, que a gente nem sabia, querendo dar esse perdido de carnaval (rs)”, brinca.

O DJ Felippe Sanches também brinca com a situação comentando: "Acho que a vontade de passar o carnaval solteiro, fez com que o vídeo ganhasse essa proporção. E o vídeo mostra que tanto o marido, quanto a esposa podem ser espertos … O tal do chumbo trocado não dói ou melhor, Chifre trocado não dói. Rsrsrs”

Já a atriz Núbia Koelho, que também soma ao seu trabalho o agenciamento de atores, conta que quando recebeu o roteiro do vídeo, tinha certeza que seria sucesso, mas, não imaginou que seria tão rápido. Em 24h, após a publicação nas redes sociais, o vídeo já tinha atingido 1 milhão de visualizações no TikTok do Lassah. Com vídeo na Internet e diversos trabalhos em comerciais para TV, ela já participou de outro lançamento antes da pandemia, que falava sobre o Rio e suas particularidades, como a violência vivida pelo carioca, em formato de crítica, com toques de humor, que também teve uma grande repercussão, mas, comenta que é sempre uma surpresa participar de produções que tomam grande abrangência.

“É tão espantoso, estar nos lugares e ser abordada por pessoas que nos perguntam se era eu a pessoa do vídeo que viram na internet, mas, amo produzir arte que diverte e entretém a sociedade”, comenta.

Ator e diretor Eduardo Lassah
e atriz e agente de atores da NK Talentos, Núbia Koelho


Sobre o tema abordado no esquete ter sido sucesso, Núbia acredita que histórias de casais serão sempre sucesso, pois as pessoas se identificam com situações cotidianas, e até mesmo absurdas, retratadas na arte.

“Acredito que histórias de casais serão sempre sucesso, tivemos muitas séries na TV abordando o tema, na minha opinião os homens sempre tentam esses truques para não precisar dizer a verdade às namoradas e mulheres, então se todos fazem ou tentam fazer, quer dizer que se identificam com as situações cotidianas e absurdas que retratamos nas encenações. Acho que cada casal precisa encontrar esse equilíbrio para negociarem, mas, se não querem compromisso é melhor ficarem solteiros, sou contra o passe livre para curtir Carnaval (risos), esse negócio de vale night não é comigo!”, revela.

A atriz conta que já ouviu uma história de um homem casado que inventou uma doença para assistir a Copa do Mundo em outro país.  “Fico me perguntando se a realidade supera a ficção porque, se meu marido da ficção que saiu preso, já foi um pouco bizarro imagina achar que seu marido está doente e precisa se internar, foi na verdade assistir jogo, nem consigo acreditar que é história real tenho até minhas dúvidas. Mas acho que com bom humor podemos contar essas histórias e fazer todas as pessoas entenderem que não estão sozinhas nessa, existem muitos casais passando por situações parecidas, o importante é levar com leveza porque a vida é curta. E dar umas gargalhadas da gente é uma ótima terapia”, finaliza.


Acompanhem o vídeo nas redes sociais:

Link do Vídeo no Instagram:

https://www.instagram.com/reel/Cn-v6z_jFRy/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D

 

Link do Vídeo no TikTok:

https://www.tiktok.com/@eduardolassah/video/7193868506662784261

 

Conheça o Canal do Lassah no Youtube: https://www.youtube.com/c/CANALDOLASSAH/

 

Acompanhem o Instagram de todo elenco:

@eduardolassah

@nubiakoelho

@nunesfabio1

@felippesanches 


65ª Festa de Nsª Srª de Lourdes encerra com grande procissão no bairro de Cavaleiro

Foto: Chico Bezerra/PMJG

A 65ª Festa de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira do bairro de Cavaleiro, no município do Jaboatão dos Guararapes, encerrou, neste domingo (12), com a Missa Solene e uma grande procissão que percorreu as ruas do bairro. As homenagens iniciaram no dia 3 e todos os dias aconteceram novenários na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes com a participação dos devotos. A devoção à Santa iniciou em 1858, após a aparição na França e depois se espalhou por vários países. Na noite de ontem, após a procissão, ainda houve a apresentação do Padre Damião Silva, no palco montado em frente à igreja.

A dona de casa Maria de Lourdes falou que foi registrada com esse nome porque sua mãe que é devota da padroeira. “Quando nasci, minha mãe não teve dúvida na hora de escolher meu nome e sou muito grata por isso. Hoje também sou devota de Nossa Senhora de Lourdes e sempre que posso vou à igreja. Mas não falto às procissões. Todo ano venho para agradecer por tudo que ela já fez por mim”, contou.

Foto: Leandro de Santana /PMJG

O prefeito do Jaboatão, Mano Medeiros, compareceu ao encerramento da 65ª Festa de Nossa Senhora de Lourdes e ressaltou a importância das homenagens. “Essa Festa é uma das mais tradicionais do calendário religioso do nosso município e é uma data marcante para os moradores de Cavaleiro, particularmente para os devotos da Santa. Fiz questão de participar, não só do encerramento, mas também compareci à Paróquia nos novenários. Aproveitei para pedir a Nossa Senhora de Lourdes que tenhamos um ano de paz, saúde e prosperidade para todos”, disse o gestor.

domingo, 12 de fevereiro de 2023

Vigilância Sanitária do Jaboatão entrega Selo de Certificação a comerciantes da orla

 

Foto: Divulgação/PMJG

Com a chegada do verão, cresce o número de turistas e banhistas que frequentam as praias. Atenta a isso, a Prefeitura de Jaboatão, por meio da Vigilância Sanitária, realizou uma capacitação junto aos comerciantes da orla. E, neste domingo, as equipes realizaram ação para verificar a qualidade e a manipulação dos alimentos vendidos nas praias. Além disso, a inspeção os orientou a respeito da prevenção e o controle de riscos relacionados a produtos e serviços de saúde. Também foram avaliadas as condições sanitárias dos pontos de comércio. 

Após o trabalho, os comerciantes receberam o Selo de Certificação, já que eles atenderam rigorosamente às instruções repassadas pela Vigilância Sanitária. Uma das principais funções da Vigilância Sanitária é o gerenciamento de risco diante de qualquer situação que possa colocar em perigo à saúde da população.