sábado, 27 de maio de 2023

Prefeito Mano Medeiros entrega 18 novos veículos à Defesa Civil do Jaboatão

 

Foto: Leandro de Santana/PJG

Depois de criar a Secretaria Especial de Defesa Civil e contratar 94 profissionais para reforçar o quadro do órgão, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes dá mais um passo importante para ampliar a capacidade de atuação da Defesa Civil, com a aquisição de 18 novos veículos, sendo seis camionetes S-10 e 12 Cronos.  A nova frota já começou a atender à população, neste sábado (27).

“Ao criar a secretaria vinculada diretamente ao gabinete do prefeito e garantir-lhe toda a estrutura operacional necessária, estamos viabilizando um serviço de melhor qualidade, mais rápido e mais acessível para a população jaboatonense, seja na execução de trabalho preventivo, seja nos casos de respostas a desastres naturais”, afirma o prefeito Mano Medeiros, na manhã deste sábado (27), no ato de entrega dos veículos. “Estamos com várias ações em andamento para enfrentar os efeitos das chuvas, mas todas com o objetivo de salvar vidas”, acrescentou.

A Secretaria de Defesa Civil foi criada em janeiro deste ano e a seleção simplificada de pessoal se deu em março, sendo contratados funcionários para os cargos de Auxiliar operacional, Encarregado operacional e Motorista (categoria D), para nível fundamental; Assistente administrativo, Técnico em engenharia para nível médio/técnico; Engenheiro civil, Geógrafo e Técnico social para o nível superior. Todos foram devidamente treinados e já estão em operação.


A Defesa Civil também estruturou um Plano Integrado de Emergência (PIE) e uma Sala Integrada de Emergência, onde está sendo feito o monitoramento das precipitações pluviométricas, condições meteorológicas e riscos geológicos, a fim de antecipar a atuação do município durante as chuvas e a informação aos moradores de todas as regionais. 

O PIE foi dividido nos estados de Vigilância (sem chuvas nem ocorrências), Observação (com previsão de chuvas, mas sem ocorrência), Atenção (com  chuvas e possibilidade de danos), Alerta (com chuvas e ocorrências intensas, havendo possibilidade de danos muito alta) e Alerta Máximo (situação que indicam evacuação imediata e acionamento de todos os órgãos envolvidos no Plano de Contingência). 

“A saída preventiva de imóveis em locais específicos pode ser feita já no estado de alerta. E o direcionamento a abrigos fica a cargo da Defesa Civil. Dois abrigos oficiais já estão em condições de receber moradores desalojados ou desabrigados”, salienta o secretário de Defesa Civil, Elton Moura. A Defesa Civil deve ser acionada nos casos de necessidade de vistoria de barreiras, instalação de lonas, podação emergencial de árvores, ocorrências de deslizamento e inundações e outros tipos de desastres. Este ano, mais de 180 mil metros quadrados de lonas já foram instalados nas encostas para dar mais segurança às famílias, no período de chuvas.

sexta-feira, 26 de maio de 2023

PM prende dupla e recupera moto roubada em Candeias


Dois homens foram presos, quinta-feira(25), na Rua Brás Moscow, na comunidade do Omelete, em Candeias, Jaboatão dos Guararapes. Policiais militares do 6º BPM foram acionados por uma vítima de roubo de motocicleta e prenderam a dupla não só por esse crime, mas também por porte ilegal de arma de fogo e adulteração de veículo.

A localização da moto informada pelo proprietário não estava correta, mas lá foram encontrados quatro homens em um bar, que se assustaram com a presença do efetivo. Com um deles foi encontrado uma pistola calibre .380 com dez munições e, com outro, a chave da moto CG Fan, que estava estacionada em local perto, já com a placa de outro veículo. 

Os outros dois suspeitos foram ouvidos como testemunhas na Delegacia de Prazeres, para onde a ocorrência foi encaminhada.

PL busca união no Recife com Gilson Machado candidato

 

Foto: Divulgação 

O Partido Liberal em Pernambuco (PL/PE) tem feito um debate interno sobre as eleições municipais de 2024. De acordo com o presidente estadual da legenda, Anderson Ferreira, o partido vai trabalhar para ter candidaturas fortes em todo o estado, mas o objetivo é focar nas principais cidades e na Região Metropolitana do Recife. 

“Nosso partido quer crescer ainda mais e para isso é importante fazer uma construção que busque a unidade interna para fortalecer os nossos candidatos”, afirmou Anderson.

Em relação à capital pernambucana, Anderson Ferreira destacou que o partido caminha para marchar unido em torno do nome do ex-ministro do Turismo, Gilson Machado, que, segundo ele, tem a confiança de todos e do próprio ex-presidente Jair Bolsonaro.

quinta-feira, 25 de maio de 2023

Prefeito Mano Medeiros anuncia reajuste de 9,95% para profissionais da Educação do Jaboatão

 

Foto: Chico Bezerra/PMJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes concederá reajuste salarial de 9,95% a todos os professores e servidores administrativos da rede municipal de ensino(GOAAM). Serão beneficiados mais de 3.500 profissionais.

As negociações vinham sendo feitas entre as secretarias municipais da Educação, Planejamento e Fazenda e da Administração com o Sinproja, mas o prefeito Mano Medeiros se dispôs a receber a direção do sindicato e garantiu que seria apresentada a melhor proposta possível, desde que estivesse dentro das condições financeiras da gestão.

“Temos muito respeito pelos profissionais da Educação e por isso sempre pagamos salários acima do piso nacional. Fomos à mesa de negociação e mostramos como estão as finanças da Secretaria de Educação, diante de um cenário de desafios para a economia. Depois de um esforço concentrado e entendendo que a categoria deve ser valorizada, chegamos a esse percentual de 9,95%. O Sinproja levou a proposta à categoria, que aprovou durante assembleia. É um reajuste que beneficia mais de 3.500 servidores, entre professores e pessoal do GOAAM”, disse o prefeito Mano Medeiros. No ano passado, os professores já haviam recebido reajuste de 36%, que foi o maior concedido em Pernambuco.

Com diversas passagens na polícia, homem é detido com carro roubado em Garanhuns


Um homem que estava em um carro roubado foi detido na quarta-feira (24) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 423, em Garanhuns. O motorista possuía diversas passagens na polícia por furto, lesão corporal, porte ilegal de arma de fogo e consumo de drogas.

Policiais do Grupo de Patrulhamento Tático da PRF realizavam uma fiscalização, quando abordaram um carro que estava acessando uma estrada de terra. Após um procedimento de identificação, foi constatado que a placa era adulterada e o veículo havia sido roubado em março na cidade de Angelim/PE.

O motorista disse que era inabilitado e havia pego o carro próximo a Jupi. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Garanhuns e poderá responder por receptação, além de adulteração de sinal identificador de veículo.

quarta-feira, 24 de maio de 2023

Mutirão do Procon Jaboatão tem início nesta quinta-feira, no Shopping Guararapes

  

Foto : Chico Bezerra/PMJG

Tem início nesta quinta-feira (25) e vai até o próximo domingo (28), o grande mutirão do Procon do Jaboatão dos Guararapes de renegociação de débitos, que será realizado no estande montado no Shopping Guararapes. Os consumidores jaboatonenses poderão resolver situações junto a lojas comerciais, às instituições financeiras e bancárias, empresas de telefonia, prestadoras de água e energia elétrica, IPTU, ISS e TLP. A Procuradoria-geral do município também estará participando do mutirão, resolvendo questões referentes a débitos fiscais ajuizados, ou seja, que estão na esfera jurídica. Além do atendimento espontâneo, o consumidor poderá fazer agendamento através do site procon.jaboatao.pe.gov.br ou ainda ligar para o telefone 9.9975-5639 para obter mais informações. 

O estande do Procon no Shopping Guararapes funcionará das 9h às 22h, na quinta, sexta e no sábado. No domingo, será das 12h às 21h. Consumidores receberão orientações sobre a melhor forma de negociar as dívidas, pois serão oferecidas propostas que vão desde o parcelamento à redução dos juros. O objetivo é retirar as restrições impostas aos nomes dos cidadãos para recompor a saúde financeira e a possibilidade de acesso a novas linhas de crédito.

Na oportunidade, poderão ser submetidos débitos vencidos e/ou vincendos, inclusive os decorrentes de cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, prestação de serviços e aquisição de produtos, independentemente do montante. O mutirão do Procon Jaboatão contará com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) nas consultas de SPC e Serasa.

Prefeitura do Jaboatão de prontidão no período das chuvas e com nova sala de monitoramento

Fotos: Divulgação/PJG

O município do Jaboatão dos Guararapes entrou em estado de alerta, nesta quarta-feira (24), devido ao volume de chuvas que vem caindo desde a madrugada. Foram 148 milímetros, nas últimas 24 horas. O contingente da Secretaria da Defesa Civil está nas ruas atendendo aos chamados, mas, até o momento, não houve registro de incidentes graves. Outra equipe está fazendo o acompanhamento na nova Sala Integrada de Emergência, que começou a funcionar hoje, no Palácio da Batalha, em Prazeres. No espaço, passa a ser feito o monitoramento ininterrupto das precipitações pluviométricas, ocorrências e meteorologia. Além da Defesa Civil, todas as secretarias municipais estão mobilizadas de forma integrada para garantir a antecipação de respostas e mitigação de danos.


O estado de alerta faz parte do Plano Integrado de Emergência (PIE) estruturado pela Defesa Civil, para, gradativamente, ir mobilizando os órgãos e pessoas necessárias e ampliando a forma de ação, conforme avaliação de riscos.  No caso de a situação se agravar, o município entra no estado de Alerta Máximo, com evacuação imediata e acionamento de todos os órgãos envolvidos no Plano de Contingência, inclusive do Gabinete Integrado de Emergência, sob comando do prefeito Mano Medeiros. 

 “A criação da Secretaria de Defesa Civil, com o reforço de 94 profissionais contratados recentemente, foi uma das principais medidas adotadas pelo município do Jaboatão para reforçar a prevenção referente a deslizamentos e inundações e agir mais rapidamente quando preciso, pois nosso foco é o de salvar vidas”, declara o prefeito Mano Medeiros. “Desde o ano passado, temos um Grupo de Trabalho (GT) que coordenou e integrou as ações preventivas e as medidas de preparação para o inverno. Temos buscado parcerias e conversado com comunidades. É preciso trabalharmos juntos nessa missão”, acrescentou.


Até a próxima semana, a Prefeitura do Jaboatão colocará em funcionamento duas bases de plantão da Defesa Civil, uma na comunidade de Jardim Monte Verde, no bairro de Dois Carneiros, e outra no Curado II, na Unidade de Saúde da Família (USF). Montadas em contêineres, as bases têm o objetivo de manter equipes do órgão mais próximas a áreas de alto risco de deslizamentos, durante o inverno, a fim de dar respostas mais rápidas à população.

A Prefeitura também está indicando locais de refúgio e abrigo, para receber moradores que venham a ficar desalojados ou desabrigados, caso não tenham aonde ir. Moradores de alguns locais com maiores riscos já receberam orientação para buscarem locais seguros, preferencialmente em residências de parentes ou amigos. Pela quantidade de chuvas, há muitos alagamentos no município.


INVESTIMENTOS

Ao todo, já foram instalados mais de 180 mil metros quadrados de lona em áreas de risco, entre janeiro e abril. A equipe da Defesa Civil do Jaboatão demoliu 54 imóveis e outros 111 estão sendo demolidas por empresa contratada, tendo em vista o alto grau de complexidade dessas demolições. A Operação Inverno tem investimento de R$ 54 milhões em limpeza de canais, canaletas e rios, serviços de microdrenagem e recuperação de vias.

Em obras de contenção, os investimentos em andamento somam R$ 40,5 milhões, com seis frentes de trabalho em andamento (três em Monte Verde/Dois Carneiros, uma em Murilo Braga/Cavaleiro, uma em Socorro e outra na UR-6. Nos próximos dias, também será aberta mais uma frente em Vista Alegre. E o município elaborou diversos outros projetos de contenção para os quais busca recursos. Juntos, eles somam cerca de R$ 200 milhões. Só em Monte Verde, as obras estão estimadas em mais de R$ 80 milhões.

 “Atualizamos o Protocolo de Acionamento de abrigos e realizamos treinamento de todos os recém-contratados da Defesa Civil e dos funcionários que vão atuar no Plano de Contingência, além gerentes regionais e de lideranças comunitárias, que nos ajudarão no reforço da comunicação junto às comunidades. O aporte de pessoal de outras secretarias poderá ir aumentando gradativamente, de acordo com a situação enfrentada”, explica o secretário de Defesa Civil, coronel Elton Moura.

 O gestor exemplifica que, em uma situação de evacuação, é preciso mobilizar veículos, motoristas, alojamento, alimentação, assistentes sociais, pessoal de saúde, segurança, além de acionar outros órgãos. Tudo isso está contemplado no plano, detalhadamente. “A Sala de Emergência, inclusive, terá uma pessoa do Ciods/SDS, pois no ano passado muitas ocorrências chegaram por meio deles”, observa.


 

RESPOSTA IMEDIATA APÓS AS CHUVAS de 2022: (maio até agosto/22)

R$ 11.2 milhões investidos em infraestrutura, sendo: R$ 4 milhões na retirada de 37 mil toneladas de lixo e entulho, R$ 2,4 milhões em regularização e recapeamento de ruas mais R$ 1,6 milhão em tapa-buraco, R$ 1,25 milhão em maquinário, R$ 1,5 milhão em limpeza de canais, canaletas e galerias, R$ 386 mil em colocação de lonas, entre outras ações.

R$ 6,9 milhões em assistência social aproximadamente -alimentação, colchões, cobertores, kits de limpeza, de higiene e cestas básicas. Foram 28.290 cestas básicas, 21.760 colchões, 22.960 kits de higiene, 37.246 garrafas e copos de água mineral, 1.840 encaminhamentos para emissão de documentos, entre outros dados.

Saúde: 12.853 atendimentos, 8041 vacinas aplicadas, 1.220 testes para covid, 27.106 atendimentos em mutirões do Mais Jaboatão, entre outros números.

Educação: R$ 2,3 milhões em aquisição de equipamentos danificados e R$ 266 mil para recuperação em escolas

Bem-estar animal: 2.711 atendimentos veterinários, 4.176 quilos de ração distribuídas e 29 animais acolhidos.


23 abrigos utilizados

32.392 endereços cadastrados na CEF para recebimento de FGTS

19.293 famílias cadastradas no Auxílio Pernambuco

12.409 famílias pagas com os R$ 18,6 milhões liberados pelo Estado

R$ 1 milhão complementado por Jaboatão para 704 famílias

R$ 561mil de Auxílio Emergencial Municipal pagos a 377 famílias abrigadas


Saúde Mental: Logo após a calamidade do ano passado, a Secretaria de Saúde implantou um Plano Emergencial em Saúde Mental para Situações de Emergências e Desastres, com atuações imediatas voltadas tanto para o cuidado da população atingida quanto para profissionais que atuaram diretamente nessa demanda. O município instalou rapidamente plantões psicológicos nas sete comunidades mais atingidas pelas chuvas com atendimento imediato, sem necessidade de agendamento prévio ou filas de espera: Santo Aleixo, Bola de Ouro, Dois Carneiros Baixo, Jardim Monte Verde, Jardim Muribeca, Comportas e Novo Horizonte.  Atualmente, quatro plantões continuam acontecendo semanalmente em três comunidades: Jardim Monte Verde (dois plantões semanais), Bola de Ouro (um plantão semanal) e Dois Carneiros Baixo (um plantão semanal). 

Auxílio-moradia: Antes das chuvas era de R$ 150 e a prefeitura pagava 200 benefícios. Já naquele momento o valor foi aumentado para R$ 300 e atualmente é pago a 916 famílias. Portanto, investimentos saltaram de R$ 30 mil para R$ 274,8 mil ao mês, R$ 3,3 milhões ao ano.

terça-feira, 23 de maio de 2023

Jaboatão cria a Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

Fotos: Leandro Santana/PJG 

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu mais um passo para promover a inclusão social no município, com a criação da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, em parceria com a Instituição Down +, que está vinculada à Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Além de ações inclusivas que serão planejadas e executadas, a gestão municipal terá um olhar atento para a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho, com apoio de empresas e prestadoras de serviços que atuam no Jaboatão.

A iniciativa de criar o órgão partiu do próprio prefeito Mano Medeiros, que vem realizando escutas junto à população em suas visitas aos diversos bairros e comunidades. “A gestão municipal está inovando mais uma vez ao contratar pessoas com deficiência para atuar nessa nova superintendência. Outras ações de inclusão social serão fomentadas. Espero que demais instituições sigam esse exemplo e deem mais oportunidade a essas pessoas”, falou Mano Medeiros.



Um dos jovens que irá integrar a equipe é Carlos Eduardo, de 28 anos, que tem Síndrome de Down. Ele não escondia a gratidão e o entusiasmo por essa conquista. “Muito feliz porque terei oportunidade de ajudar o próximo através do meu trabalho”, declarou Eduardo, que estava acompanhado de sua mãe, Rosana Correia. “Essa é uma ação extraordinária que o prefeito Mano Medeiros está fazendo ao criar essa superintendência. Ele está criando oportunidade e eu tenho muita gratidão por isso”, disse emocionada.

A dona de casa Leila Oliveira, mãe de Hugo José da Silva, jovem que possui deficiência intelectual, também elogiou a iniciativa do prefeito. “Isso mostra a sensibilidade que a prefeitura tem pelas pessoas com deficiência. Como gestor, Mano Medeiros está redimensionando a política de inclusão em Jaboatão. Isso é único e maravilhoso”, destacou Leila. Seu filho Hugo também irá integrar a equipe da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Jaboatão. “Estou bastante empolgado porque vou ajudar outras pessoas que precisam ser incluídas na sociedade”, falou Hugo.

Jaboatão segue com atividades voltadas para a educação no trânsito

Foto: Chico Bezerra/PJG

Durante este mês a Secretaria executiva de Ordem Pública e Mobilidade (Seorp) do Jaboatão dos Guararapes vem realizando diversas ações educativas, voltadas para a educação no trânsito, em alusão ao Maio Amarelo. Ao longo desta semana haverá outras atividades no município. Nesta quarta-feira (24), acontece uma blitz educativa na avenida Ayrton Senna, no bairro de Piedade, com distribuição de panfletos informativos e sacos de lixo para veículos, das 9h às 11h. Na próxima sexta-feira (26), a equipe da Seorp irá realizar uma palestra sobre o tema na Empresa Via Ambiental, no bairro de Marcos Freire. 

Já no próximo sábado (27), das 15h às 17h, terá uma ação conjunta com o Detran-PE, das 15h às 17h, no estacionamento do Shopping Guararapes, sobre o uso correto das vagas prioritárias em locais públicos e privados. As ações educativas do Maio Amarelo seguem até o próximo dia 31, no Jaboatão.

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Procon Jaboatão fará mutirão de renegociação de débitos

Foto: Divulgação/PMJG

O Procon do Jaboatão dos Guararapes realizará um grande mutirão de renegociação de débitos, a partir da próxima quinta-feira (25) até o domingo (28), no estande montado no Shopping Guararapes. Os consumidores jaboatonenses poderão resolver situações junto a lojas comerciais, às instituições financeiras e bancárias, empresas de telefonia, fornecedoras de água e energia elétrica, IPTU, ISS e TLP. Além do atendimento espontâneo, o consumidor poderá fazer agendamento, a partir desta segunda-feira (22), através do site procon.jaboatao.pe.gov.br.

O estande do Procon no Shopping Guararapes funcionará das 9h às 22h, na quinta, sexta e no sábado.No domingo, será das 12h às 21h. Consumidores receberão orientações sobre a melhor forma de negociar as dívidas, pois serão oferecidas propostas que vão desde o parcelamento à redução dos juros. O objetivo é retirar as restrições impostas aos nomes dos cidadãos para recompor a saúde financeira e a possibilidade de acesso a novas linhas de crédito.

Na oportunidade, poderão ser submetidos débitos vencidos e/ou vincendos, inclusive os decorrentes de cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, prestação de serviços e aquisição de produtos, independentemente do montante. O mutirão do Procon Jaboatão contará com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) nas consultas de SPC e Serasa. 


domingo, 21 de maio de 2023

Ataques com perfis falsos atingem o perfil do prefeito de Jaboatão

Na tarde deste sábado, o perfil oficial do prefeito de Jaboatão Mano Medeiros, foi alvo de um ataque cibernético perpetrado por perfis falsos, que proferiram xingamentos e ofensas ao gestor da cidade. O ataque aparenta ter sido orquestrado, considerando a quantidade de postagens simultâneas e a natureza coordenada das mensagens difamatórias.

Foto: Perfil Falso

As autoridades brasileiras, em colaboração com a Delegacia de Crimes Cibernéticos, já estão aptas a rastrear os ips dos telefones utilizados para logar nessas contas. A identificação dos responsáveis por trás dos perfis falsos se torna cada vez mais próxima, o que pode levar à punição dos envolvidos.

Os crimes cibernéticos têm sido uma preocupação crescente, e as autoridades estão empenhadas em combatê-los. A Delegacia de Crimes Cibernéticos, em conjunto com a justiça brasileira, tem intensificado os esforços para coibir esse tipo de ação e responsabilizar os envolvidos. Os ataques realizados por perfis falsos são passíveis de punição, uma vez que configuram difamação, calúnia e outros delitos virtuais.

A população também desempenha um papel fundamental no combate aos crimes cibernéticos. É importante que todos estejam atentos a práticas seguras na internet, como não compartilhar informações pessoais indiscriminadamente e denunciar qualquer comportamento suspeito ou ofensivo nas redes sociais. Somente com a conscientização coletiva e ações conjuntas será possível construir um ambiente virtual mais seguro e saudável.

Hoje é facilmente encontrado na internet sistemas pagos para “unificar” contas falsas e proferirem ataques a perfis indicados. A Polícia Federal já identificou e tirou do ar algumas dessas páginas.

Parece que a eleição já começou em Jaboatão dos Guararapes. As redes sociais do prefeito Mano Medeiros – provável candidato do PL – está sendo bombardeada por falsos moradores do município. O curioso é que são perfis de vários estados. Brasília, Salvador, Minas Gerais, São Paulo. Alguns com zero seguidores. Se já jogam baixo agora, já podemos imaginar quando estivermos próximos à eleição.

A equipe que administra a rede social do prefeito agiu rápido identificando os perfis e excluindo os comentários ofensivos.

Em tempo – Quem será que está por trás disso ? Ganha um doce quem acertar.



Fonte: Hoje Pernambuco