sábado, 26 de janeiro de 2019

Bahia vence Santa Cruz e assume liderança na Copa do Nordeste

Foto: Alexandre Gondim


Pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste, Santa Cruz e Bahia entraram em campo na Arena de Pernambuco, neste sábado. Melhor para o Esquadrão de Aço, que contou com dois gols de Gilberto, ex-São Paulo, para fazer 3 a 1 em cima dos rivais e sair com a vitória no clássico da região.

Os outros gols da partida foram anotados por Marcos Martins (contra), em favor dos visitantes, além de Elias Carioca, para os donos da casa.

Com o resultado, o Bahia agora soma quatro pontos na tabela de classificação do Grupo B da disputa, já que empatou na estreia contra o CRB, na Fonte Nova. Por outro lado, o clube coral segue sem vencer no torneio: apenas um ponto conquistado e a vice-lanterna da primeira chave.

Na próxima rodada, o Santa Cruz vai em busca da recuperação na Copa do Nordeste contra o ABC, no Arruda, às 16h00 (horário de Brasília) do sábado seguinte. Já os comandados de Enderson Moreira fazem o maior clássico da Bahia diante do Vitória, na Fonte Nova, às 17h00 do domingo.

O jogo - Em uma etapa inicial movimentada na Arena Pernambuco, o Bahia contou com um gol contra do Santa Cruz para abrir o marcador da partida. Arthur serviu Nino, que invadiu a área e fez o lançamento para o meio rasteiro. O defensor Marcos Martins tentou fazer o corte antes que a bola chegasse em Moisés, mas acabou empurrando para as próprias redes e inaugurando o marcador em favor do Esquadrão de Aço.

Ainda no primeiro tempo, os pernambucanos chegaram ao empate. Aos 36 minutos, Jô tocou por cima para Elias Carioca - o camisa 9 fez a finta e bateu cruzado rasteiro, não dando chances para o goleiro Douglas: 1 a 1.

Logo no primeiro minuto do segundo tempo, a "Lei do Ex" fez sua aparição em favor do Bahia. Depois de tique de Artur, Moisés escorou para Gilberto: o atacante, formado nas categorias de base do Santa Cruz, completou livre de marcação para o fundo das redes.

Pouco depois, o centroavante da equipe baiana fez mais um e colocou os comandados de Enderson Moreira em grande posição para sair da partida com o triunfo. Após chute desviado de Artur, a bola sobrou livre para Gilberto tirar Ricardo Ernesto da jogada e tocar para a meta livre.



Fonte: LANCE!

34 mortos em Brumadinho: tragédia já é maior do que a de Mariana

Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou na tarde deste sábado (26) que 34 pessoas morreram por conta da queda da barragem da Mina do Feijão, em Brumadinho (MG).

Com essa informação, a queda da barragem em Brumadinho já fez mais vítimas que o desastre ambiental de Mariana, em 2015, que deixou 19 mortos. Os oficiais informaram ainda que 296 pessoas continuam desaparecidas. Há também 81 desabrigados e 23 pessoas hospitalizadas.

Em entrevista coletiva, o coronel Anderson Almeida afirmou que ainda há um risco de desmoronamento de outra barragem do complexo, mas que os bombeiros e a Vale estão trabalhando para tentar garantir a segurança da área. "Não descartamos o rompimento da barragem VI, ainda estamos trabalhando numa situação em que pode estar seguro, estamos drenando.", afirmou o oficial.

Segundo o oficial, mais de 200 pessoas trabalham nas buscas na área que foi atingida pela lama da barragem. O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais recebeu reforço de oficiais da corporação no Rio de Janeiro e de oficiais da Força Nacional.

"Não estamos atrás de corpos, estamos atrás de pessoas", disse.

De acordo com Almeida, as pessoas que foram encontradas sem vida até o momento estavam soterradas pela lama, e não sob escombros, o que pode ter dificultado a sobrevida das vítimas após a tragédia. Ele não soube precisar, no entanto, por quanto tempo uma pessoa pode sobreviver debaixo da lama.


Imagem: Isac Nóbrega/Presidência da República

Bolsonaro sobrevoou área

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) sobrevoou na manhã deste sábado (26) a área atingida pelo rompimento da barragem em Brumadinho. Ele não deu declarações no local e já voltou para Brasília.

Bolsonaro usou o Twitter para dizer que é "difícil ficar diante de todo esse cenário e não se emocionar" e prometer que o governo fará o que estiver ao seu alcance para atender as vítimas, minimizar danos, apurar os fatos, cobrar justiça e prevenir novas tragédias, citando ainda o desastre de Mariana (MG), há mais de três anos.


Difícil ficar diante de todo esse cenário e não se emocionar. Faremos o que estiver ao nosso alcance para atender as vítimas, minimizar danos, apurar os fatos, cobrar justiça e prevenir novas tragédias como a de Mariana e Brumadinho, para o bem dos brasileiros e do meio ambiente.



Na sexta, depois de afirmar para uma rádio que o "governo não tem nada a ver com essa questão da Vale", o presidente criou um conselho para monitorar os desdobramentos da queda da barragem.

O conselho será composto por dez ministros e será chefiado por Onyx Lorenzoni (Casa Civil). O órgão terá como objetivo "acompanhar e fiscalizar as atividades a serem executadas em decorrência da ruptura da barragem".


Já o comitê fará a gestão e a avaliação das respostas ao desastre. O grupo fará reuniões semanais e contará com representantes dos mesmos dez ministérios.


Tragédia se repete

Na sexta-feira (25), uma barragem da Vale se rompeu em Brumadinho (MG), a cerca de 60 km de Belo Horizonte. A tragédia aconteceu na região do córrego do Feijão, que deságua no rio Paraopeba, na Bacia do Rio São Francisco.

O rompimento acontece três anos após a queda de uma barragem da Samarco também em Minas Gerais, em Mariana, o maior da história da mineração no Brasil. A Vale é uma das donas da Samarco, junto com a mineradora anglo-australiana BHP Billiton.



Fonte: UOL

Morre o apresentador e político Wagner Montes



Neste sábado (26), morreu no Rio de Janeiro o apresentador, jornalista e político Wagner Montes. Ele tinha 64 anos e havia sido internado por conta de uma infecção urinária.

Formado em direito, era deputado estadual pelo Rio e foi eleito deputado federal pelo PRB na última eleição. Ficou conhecido pela participação em programas do SBT e Record, como Show de Calouros e Balanço Geral, gravou discos, teve programa de rádio e sempre se viu envolvido com o noticiário policial.


Nos últimos anos, apresentava problemas de saúde e passou por internações. Era casado desde 1987 com a atriz e apresentadora Sônia Lima.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Bombeiros divulgam lista de pessoas resgatadas vivas após rompimento de barragem em Brumadinho




O Corpo de Bombeiros divulgou na noite desta sexta-feira (25) uma lista com nomes de pessoas que foram resgatadas vivas após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Veja nomes.



Adriana Ferreira de Jesus
Alan Jeferson dias Ribeiro
Alex Ricardo Pereira
Alexander Sales Barbosa
Ariane Aparecida de Oliveira Resende
Carlos Antônio
Cassio Henrique de Souza Freitas
Claudio Pereira dos Santos
Clever Júnior dos Santos
Cristiane França da Fonseca
Daniel Coelho
Derlaine Silva Oliveira
Edilson Ferreira
Edna Cândida Rodrigues
Ednei Cândido Rodrigues
Eliana Almeida cardosa
Emerson Cordeiro Maciel
Emili Vitória de Resende
Francisco Rafael Silva Alves
Jailton Rodrigues Pereira
Jasiel Leandro Silva Ramos
João Roque de Paula
Juci Albina de Assis
Júnior Paulo Vilela
Juraci dos Santos Adílio
Laci Lameu de Carvalho
Leandro Dias
Leonardo da Silva Mendes
Luciney Alves Neto
Luciona Oliveira dos Santos
Maiana Vitória de Resende
Marcela Vitória Almeida Alves
Marcelo Henrique Nascimento
Marcelo José Dinis
Marcelo Luiz de Paulo
Márcio de Resende Junio
Márcio Eusébio de Resende
Março Ribeiro da Silva
Maria de Lourdes da Silva Almeida
Maria Geraldo de Souza
Melissa Tainara
Messias Leite
Milena Rodrigues Souza
Mirella Kailainy
Rafael Arcanjo Pereira
Rawgleison Batista Amaral
Renato Cassimiro dos Santos
Robson Oliveira
Rosana Santana de Miranda
Sebastião de Souza
Sebastião Miguel de Oliveira
Ueslei Almeida Soares
Ugo Simão Charles
Vinicius Rodrigues Alexandrino
Wilson Pereira Souza



Pessoas resgatadas pelos bombeiros na Vale


Adeilson Henrique Gomes Rabelo
Adilson dos Santos
Alan Rodrigues Costa
Amilton Ferreira
Ângelo Ferreira Resende
Augusto Sergio Araújo França
Charles Cícero Lima
Conceição Maria De Oliveira
Daimison de Souza Batista
Diego Henrique da Silva
Edivaldo Alves Moreira
Elias Ferreira Santos de Araujo
Emerson Almeida de Soares
Evandro Antônio da Silva
Fábio Inocêncio
Fernando Júnior de Freitas
Francisco Estevan da Silva Filho
Jailson Patrick Martins dos Reis
Jeferson Gonsalves Silva
João Otaviano Campos
José de Paula
José Raimundo Alves Pereira
José Rodrigues de Oliveira
Leandro José de Oliveira
Lucilene Prates Chavier
Lucimar Ferreira da Cunha
Otávio Santos França
Paulo Henrique Rocha Chagas
Pedro Ivo de Morais
Rangel da Silva Araujo
Robert Pereira da Silva
Tiago Oliveira Ferreira
Walace Teixeira de Andrade
Wander Araújo Divino
WIlson Alves de Macedo

Bombeiros falam em 200 desaparecidos após rompimento de barragem em Brumadinho

Foto: Divulgação Bombeiros

O Corpo de Bombeiros confirmou por volta das 17h (horário de Brasília) que há, pelo menos, 200 pessoas desaparecidas após o rompimento de uma barragem nesta sexta-feira, 25 de janeiro, na Mina do Feijão, em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo a mineradora Vale, o rompimento atingiu áreas administrativas da empresa e uma comunidade chamada Vila Ferteco. A empresa ainda não se pronunciou sobre o número de funcionários envolvidos na tragédia.

A lama já atingiu o rio Paraopebas e deixa cidades abastecidas em alerta. Em Brumadinho, a Prefeitura local determinou que moradores de partes mais baixas do município deixem suas casas.


Anderson Ferreira apresenta Complexo Administrativo de Jaboatão a prefeitos de Petrolina e Paudalho

                                                                   Foto: Matheus Britto


O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, recebeu as visitas dos prefeitos de Petrolina, Miguel Coelho, e de Paudalho, Marcelo Gouveia. Ambos conheceram a experiência do Complexo Administrativo, implantado por Anderson, que torna a gestão mais moderna. Também estiveram presentes o deputado federal André Ferreira e os deputados estaduais Manoel Ferreira e Gustavo Gouveia.

Anderson explicou que a ideia foi reunir cerca de mil servidores no mesmo local de trabalho. “Entregamos várias casas que eram alugadas para as secretarias a preços elevados e trouxemos o pessoal para o Complexo Administrativo. Além da economia de recursos, esse novo formato garante a tomada mais rápida das decisões”, explicou.

Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho elogiou a iniciativa, destacando o fato de todos os funcionários trabalharem no mesmo espaço, sem divisórias. “A gente percebe que aumenta a interação entre os servidores, principalmente, na troca de informações”, assinalou.

Marcelo Gouveia contou que, antes de ser prefeito de Paudalho, trabalhou numa empresa privada, onde esse modelo de eficiência já era adotado. “O que o prefeito Anderson Ferreira implantou em Jaboatão é o que a iniciativa privada vem fazendo cada vez mais. A forma de governar está evoluindo e essa estrutura em Jaboatão serve de exemplo”, disse o gestor.

Barragem em Brumadinho tem volume de 1 milhão de m³ de rejeito de mineração

Imagem: Reprodução/TV Record

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que a barragem VI no Córrego do Feijão em Brumadinho (MG), que se rompeu na tarde desta sexta-feira, 25, tem volume de 1 milhão de metros cúbicos de rejeito de mineração. A título de comparação, o órgão destacou que no desastre de Mariana (MG), ocorrido em novembro de 2015, o volume era de 50 milhões de metros cúbicos.

As principais preocupações dos órgãos no momento, entre eles a Defesa Civil, é com resgate de vítimas e proteção de pontos de captação de água, disse o Ibama. "O Ibama acompanha o evento também por meio do Grupo de Informações de Emergências em Barragens, integrado pela Defesa Civil e os órgãos fiscalizadores de barragens. A Defesa Civil confirmou a existência de pessoas isoladas."

Ainda de acordo com o Instituto, em situações de emergência, a competência primária para acompanhamento é dos órgãos licenciadores no Estado. "A competência federal, na situação, será estabelecida se o incidente ultrapassar os limites territoriais ou atingir significativamente um bem da União", afirmou o órgão federal. O Ibama garante que continuará acompanhando o evento e prestando o apoio necessário aos órgãos públicos.


Mina Córrego do Feijão possui 13 estruturas para rejeitos

A Mina Córrego do Feijão, cujo rompimento da barragem provocou mais um acidente da mineradora Vale em Minas Gerais em menos de três anos, faz parte do Complexo de Paraopeba, que possui 13 estruturas utilizadas para disposição de rejeitos, retenção de sedimentos, regulação de vazão e captação de água.

Ao todo, o Complexo de Paraopeba produziu 26,3 milhões de toneladas de minério de ferro em 2017, cerca de 7% da produção da Vale, que no mesmo ano produziu 366,5 milhões de toneladas de minério de ferro, segundo a assessoria da empresa.

A Vale ainda não tem informação sobre mortos por causa do acidente.



Fonte: Estadão

Barragem se rompe em Brumadinho, na Grande BH


Uma barragem se rompeu na tarde desta sexta-feira (25) em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. Militares do Corpo de Bombeiros com o apoio da Polícia Militar, incluindo dois helicópteros, estão empenhados para atender a ocorrência. Ainda não há confirmação sobre vítimas.

Segundo as primeiras informações, a barragem seria a de Minas Feijão. A RecordTV Minas flagrou o momento que uma vítima, que teria fraturado a perna, foi resgatada pelo helicóptero do Corpo de Bombeiros.

A Polícia Militar em auxílio a Defesa Civil de Brumadinho faz a evacuação das casas às margens do Rio Paraopeba, atingindo pelos rejeitos da barragem. A ponte que dá acesso ao centro da cidade, que passa pelo rio, também foi interditada.



Veja o momento do rompimento:



Imagens: RecordTV Minas


Aguardem mais informações.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Copa América: Seleção Brasileira estreia contra a Bolívia, no Morumbi, depois pega a Venezuela em Salvador e o Peru na Arena Corinthians




A Conmebol realizou na noite desta quinta-feira (25) o sorteio da 46ª Copa América, que será realizada no Brasil entre os dias 14 de junho e 7 de julho. E a Seleção Brasileira passará na primeira fase por São Paulo (dois jogos) e Belo Horizonte. Já o Maracanã, palco da decisão da competição, receberá ainda três duelos na fase de grupos, com destaque para Chile x Uruguai.

Vale lembrar que, assim como na Copa do Mundo de 2014, o Brasil pode não jogar no Maracanã. Entenda: se avançar na primeira colocação, a Seleção vai a Porto Alegre para jogar na Arena do Grêmio, em 27 de junho, às 21h30 (de Brasília). 

Caso avance, o Brasil voltaria a disputar uma semifinal no Mineirão, em Belo Horizonte, em 2 de julho, às 21h30 (de Brasília). A grande final será no Maracanã, em 7 de julho, às 17h.


Confira abaixo os locais e horários dos jogos na fase de grupos:


Grupo A

Brasil x Bolívia - Morumbi (14/06), às 21h30 (de Brasília)

Venezuela x Peru - Arena do Grêmio (15/06), às 16h (de Brasília)

Brasil x Venezuela - Arena Fonte Nova (18/06), às 21h30 (de Brasília)

Bolívia e Peru - Maracanã (18/06), às 16h (de Brasília)

Brasil x Peru - Arena Corinthians (22/06), às 16h (de Brasília)

Bolívia x Venezuela - Mineirão (22/06), às 16h (de Brasília)


Grupo B

Argentina x Colômbia - Arena Fonte Nova (15/06), às 19h (de Brasília)

Paraguai x Catar - Maracanã (16/06), às 16h (de Brasília)

Argentina x Paraguai - Mineirão (19/06), às 21h30 (de Brasília)

Colômbia x Catar - Morumbi (19/06), às 18h30 (de Brasília)

Argentina x Catar - Arena do Grêmio (23/06), às 16h (de Brasília)

Paraguai x Colômbia - Arena Fonte Nova (23/06), às 16h (de Brasília)


Grupo C

Uruguai x Equador - Mineirão (16/06), às 19h (de Brasília)

Japão x Chile - Morumbi (17/06), às 20h (de Brasília)

Uruguai x Japão - Arena do Grêmio (20/06), às 20h (de Brasília)

Equador x Chile - Arena Fonte Nova (21/06), às 20h (de Brasília)

Uruguai x Chile - Mineirão (24/06), às 20h (de Brasília)

Equador x Japão - Maracanã (24/06), às 20h (de Brasília)

CORPO DE CAIO JUNQUEIRA É SEPULTADO SOB APLAUSOS


Foto: AG News
Na tarde desta quinta-feira (24), o corpo de Caio Junqueira foi velado e sepultado no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro. O ator, 42 anos, morreu na manhã da última quarta-feira (23). Ele estava internado desde o dia 16 de janeiro, quando sofreu um grave acidente de carro no Aterro do Flamengo, na zona sul do Rio de Janeiro.
Grandes amigos de Caio como Rodrigo Santoro, Danton Mello, Louise Cardoso, André Gonçalves, entre outros famosos fizeram questão de darem o último adeus ao colega de profissão.

O irmão de Caio, o também ator Jonas Torres, veio dos Estados Unidos para se despedir do familiar. Muito abatido, Jonas preferiu não falar com a imprensa.

Na hora do sepultamento, todos aplaudiram e agradeceram por terem convivido com o ator.


Fonte: O Fuxico

Protesto contra o aumento de passagem acontece no Centro do Recife



Foto: Leo Malafaia/Esp.DP


Um ato unificado contra o aumento da tarifa de ônibus aconteceu na manhã de hoje, em frente à sede dos Correios na Avenida Guararapes, área central do Recife. Os manifestantes chegaram a fechar o cruzamento da via com a Rua do Sol por cerca de uma hora. De lá, seguiram em passeata em direção ao Palácio do Campo das Princesas.

O Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) marcou votação da proposta de aumento para esta sexta-feira (25), mas grupos da sociedade civil tentam cancelar a reunião denunciando irregularidades. 

O protesto foi articulado pela Frente de Luta pelo Transporte Público (FLTP) com o apoio da Articulação Recife pelo Transporte. Por volta das 11h, o grupo de manifestantes chegou à Avenida Guararapes e fechou a via no sentido Boa Vista. O movimento pede cancelamento da reunião de amanhã justificando que não foi respeitado o prazo de 10 dias desde as nomeações dos membros até a votação. 

Além disso, denuncia irregularidades e defende a diminuição da tarifa para R$ 2,70 porque os dois últimos aumentos foram acima da inflação. A caminhada, acompanhada por carro de som, deve seguir até o Palácio só Campo das Princesas.

A Articulação Recife pelo Transporte, composta por entidades da sociedade civil da capital, sob assessoria jurídica do Centro Popular de Direitos Humanos (CPDH), protocolou, nessa quarta (23), pedido de Liminar à 4ª Vara da Fazenda da Comarca da Capital, solicitando cancelamento da reunião do CSTM ou a suspensão dos efeitos da recomposição tarifária.


Foto: Leo Malafaia/Esp.DP



A petição se soma à Ação Popular ajuizada no dia 18 de dezembro de 2018 pela mesma entidade e se baseia nas denúncias já realizadas sobre as irregularidades do funcionamento do CSTM e a eleição de conselheiros na 3ª Conferência Metropolitana de Transportes. Outros pontos abordados no pedido de liminar foi a apresentação pública de toda documentação que justifique a pretendida revisão tarifária, com prazo razoável de 90 dias para que a sociedade civil possa realizar uma auditoria participativa da documentação.


Também foi solicitado prazo mínimo de 45 dias entre posse dos conselheiros e reunião de discussão e votação das propostas de recomposição tarifária, para permitir tempo suficiente para os conselheiros analisarem as propostas existentes e desenvolverem as suas próprias. Novas eleições regulares dos membros do CSTM e instauração de grupo de trabalho reunindo entidades de cunho acadêmico, organizações da sociedade civil e outros atores sociais para se debruçar sobre a política de financiamento do transporte público na RMR também fizeram parte do pleito. 


Além desses pontos, o documento afirma a necessidade de se implementar “uma política tarifária que garanta um sistema de transporte público economicamente sustentável, socialmente justo e de qualidade”, conforme está escrito no documento. Uma das prerrogativas dessa real política seria “desenvolver, avaliar e propor modelos alternativos de financiamento do transporte público, que diversificasse as fontes de custeio do sistema e desonerassem ao máximo os usuários pagantes de tarifa”, completa o pedido de liminar.


Fonte: DP

Empresa anuncia nova fábrica e centro de distribuição em Jaboatão

Foto: Reprodução TV Jornal

O grupo pernambucano MegaÓ terá novo endereço na Região Metropolitana partir de fevereiro. 

Com mais de 85 anos no mercado nordestino, a empresa integrará suas unidades fabris e de distribuição na nova planta, que ficará no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

Na mudança para a nova sede, o grupo investirá R$ 10 milhões, divididos em etapas, ao longo dos próximos meses. Com a novidade, a expectativa é que sejam gerados cerca de 100 empregos diretos e 300 empregos indiretos. Segundo a empresa, será anunciado um processo seletivo para o preenchimento de vagas ociosas.

A nova sede do Grupo MegaÓ possui 17 mil m² e localiza-se no km 85, da Rodovia BR-101 Sul. O espaço está sendo modificado para abrigar a fábrica de tintas acrílicas, de complementos acrílicos e de esmaltes sintéticos da marca, além do centro de distribuição de cal de pintura, calmix, argamassa, rejunte aditivo e cimento. 


Fonte: TV Jornal com modificações

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, em entrevista ao LeiaJá, elogiou a equipe do presidente Jair Bolsonaro (PSL)





O governo Bolsonaro nem completou um mês e já divide opiniões da sociedade e dos políticos de forma geral. Em entrevista concedida ao LeiaJá, na ala dos defensores do presidente Jair Bolsonaro (PSL), o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PR), contou que sua expectativa sobre o mandato do militar é “muito positiva”.

“A nossa expectativa é muito positiva, pois, como todo brasileiro que viu nas urnas, um sentimento que nunca foi visto, uma campanha completamente diferente onde o sentimento de mudança, o vento que soprou de mudança, foi muito forte. Com isso, cria uma expectativa também muito grande”, declarou.

O prefeito também elogiou a composição da equipe de Bolsonaro. “Demonstra bons sinais nessa nova etapa que o país enfrenta. Lógico que não vai ser fácil, é um momento difícil, mas eu sou aquele tipo de político que acredito nas pessoas, acredito no nosso país, e acredito que ainda tem muita gente do bem que pode dar sua contribuição para a transformação da nossa sociedade”.

Ferreira falou que da mesma forma que os problemas de Jaboatão estão sendo enfrentados, é possível o Brasil também conseguir. “Estou muito confiante, sei que o brasileiro tem uma facilidade de se reinventar e vencer as dificuldades e é isso que eu espero. Nós enfrentamos em Jaboatão, vimos que é possível e, com certeza, eu quero ver isso acontecendo em todo o país”.

Vanderson sai do BBB19



A delegada Rita Salim, titular da Delegacia de Atendimento à Mulher de Jacarepaguá (DEAM), no Rio de Janeiro, esteve na manhã desta quarta-feira, dia 23, nos Estúdios da Globo, e intimou o biólogo e coordenador educacional indígena, Vanderson, de 35 anos, a prestar depoimento em inquérito instaurado após denúncias feitas contra o participante.

A saída de um candidato da casa resulta na sua desclassificação do BBB19.

Vanderson não será substituído e o programa seguirá com 15 participantes.

O apresentador Tiago Leifert anunciará a decisão na edição desta noite, 23/1.


Fonte: GShow

Morre o ator Caio Junqueira, uma semana após acidente de carro no Rio de Janeiro

Foto: Gustavo Stephan

O ator Caio Junqueira morreu nesta quarta-feira, aos 42 anos, após ser vítima de um acidente de carro no Aterro do Flamengo, Zona Sul do Rio, na semana passada. O intérprete do policial Neto do filme "Tropa de elite" (2007) foi levado para o Hospital Miguel Couto. A Secretaria de Saúde do Rio confirmou a morte.

Na quarta-feira passada, dia 16, Caio dirigia sozinho pelo Aterro do Flamengo, em direção ao Centro da cidade, quando perdeu o controle do carro, que subiu o meio-fio, bateu numa árvore e capotou. Com duas fraturas expostas, seria operado hoje, mas os médicos decidiram esperar um pouco.

Caio era filho do ator Fábio Junqueira (1956/2008) e irmão de Jonas Torres, conhecido como o Bacana da série "Armação ilimitada" (1985/1988). Aos 9 anos, Caio deu os primeiros passos na carreira artística na série "Tamanho família" (1985/1986), da extinta Rede Manchete.

O gosto pela profissão revelado na infância se consolidou na adolescência quando o ator estreou na Globo, em 1990. Neste ano, emendou dois trabalhos na emissora: a minissérie "Desejo" e a novela "Barriga de aluguel". Quatro anos depois, fez sua segunda novela, "A viagem", seguida pelas séries "Engraçadinha" (1995), "Hilda Furacão" (1998) e "Chiquinha Gonzaga" (1999).

Na década seguinte, Caio também fez vários trabalhos na Globo, entre eles a novela "O clone" (2001) e a minissérie "Um só coração" (2004). Um ano depois, o ator fez o remake de "Escrava Isaura", na Record TV, onde protagonizou "Ribeirão do tempo" (2010) e atuou em obras bíblicas como "José do Egito" (2013) e "Milagres de Jesus" (2014).

O cinema também ocupou espaço de destaque na trajetória profissional de Caio. O ator atuou em grandes sucessos nacionais, entre eles "O que é isso companheiro" (1997), "Central do Brasil" (1998), "Abril despedaçado" (2001), "Zuzu Angel" (2006) e "Tropa de elite" (2007). As peças de teatro "Os justos" (2005) e "Hamlet" (2008) também estão no currículo de Caio.



Fonte: Extra

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Acredite na Vida




Acreditar que a nossa vida não é melhor ou pior do que a de ninguém. Nunca sentir-se maior ou menor, mas igual. Fazer o bem sem olhar à quem e não esperar nada em troca, é uma maneira de encontrar a felicidade.

Procurar sorrir sempre, mesmo diante das dificuldades e não se envergonhar das lágrimas, diante da necessidade, é outra maneira de irmos ao encontro dela. Ser humilde, prestar favores sem recompensas, abrir as mãos e oferecer ajuda, é uma maneira de buscar a felicidade.

Chorar e sofrer, mas lutar e procurar vencer, sem deixar o cansaço te derrotar, nem o desânimo ou o preconceito te dominar, é uma maneira de ganhar a felicidade. Aprender à defender seus ideais e a amar seus semelhantes, à conquistar seus amigos pelo que é e não pelo que queiram que seja, é mais uma maneira de abraçar a felicidade.

Saber ganhar e saber perder, é uma rara conquista, mas você consegue. Tenha fé, acredite em Deus!!! Viva cada momento de sua vida como se fosse o último. Faça de sua vida uma conquista de vitórias, uma virtude e aproveite tudo o que ela te der como oportunidade. Mesmo sofrendo, sofra amando. Pois é através do amor que você encontrará as chaves para abrir as portas da felicidade...


Ouça nossas Reflexões diariamente às 07h00 no www.blogdoleolima.com.br ou no www.facebook.com/leolimalocutor

CORPO DE BOMBEIROS RESGATA ANIMAL PRESO EM UMA CACIMBA

Foto: CB Adelino - Corpo de Bombeiros
 
O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para retirar um cavalo que havia caído em uma cacimba na Rua Verde, Curado II, Jaboatão dos Guararapes.

Segundo o agricultor e dono, o animal estava sumido desde a noite de ontem. Hoje (22) pela manhã, o senhor saiu à procura do cavalo quando o encontrou preso em uma cacimba desativada de aproximadamente 3 metros de altura. 


Por volta das 08h56, uma equipe de salvamento do Corpo de Bombeiros chegou ao local e utilizando de técnicas de remoção retiraram o animal do buraco. Aparentemente o quadrúpede estava saudável e sem ferimento. Assim sendo, foi entregue ao dono que acompanhou toda a operação.



segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Reflexão do Dia - Recomeçar




Recomeçar é começar de novo. É jogar fora, destruir, remover tudo que não foi bom, que não valeu a pena, que foi feito errado, e com o que sobrou, reconstruir.

É fazer novas paredes, no lugar daquelas que os erros encheram de buracos e rachaduras. Até as mais pequenas imperfeições no reboco tem que ser removidas, para que as novas estruturas possam ser sólidas.
Para recomeçar, é preciso ter em mente que tudo que é bom deve ser refeito, revivido. Portas de liberdade, janelas de confiança, assentadas sobre tijolos de verdade e justiça. No teto, uma laje de carinho e perdão, para que possamos ficar ao abrigo das tempestades que a vida fatalmente traz. No chão, um piso seguro e sólido, feito de companheirismo e compromisso, será a base para caminhar de mãos dadas.
Nada de querer aproveitar uma meia bancada, ou uma pintura esmaecida. Afinal, com a vida não se pode brincar. Lembrando apenas dos momentos em que os olhos falaram mais que as palavras, é preciso tomar o outro pela mão e trabalhar. É começar do zero, usando o único material que não se esgota.

Quantas vezes pensamos: Ah, se eu pudesse começar de novo, faria tudo diferente...

Começar de novo não é necessariamente começar novo. Quando a vida lhe der uma oportunidade de recomeçar, pense novo. Às vezes, essas oportunidades chegam em forma de rupturas, mudanças dramáticas, perdas, rejeição, doenças. Às vezes, a chance se esconde no fim das grandes crises, das guinadas da sorte, das puxadas de tapete. Às vezes, só criamos coragem depois que perdemos o rumo, o chão. Na maior parte das vezes, só enxergamos com clareza quando estamos de fora.

Começar novo não é reiniciar, é inventar outro padrão. É preciso reconhecer os erros, os nossos e os alheios, as fraquezas, os excessos, os entraves. Começar novo é permitir-se inclusive novos enganos, erros, fragilidades mas não os mesmos.

Só quem já apanhou da vida é capaz dessa façanha: passar os planos a limpo, faxinar os porões do coração, despedir-se daquelas dores crônicas, libertar-se do passado. Quando os velhos modelos falem, os antigos códigos não dizem mais nada, o futuro imaginado desaparece e até os sonhos murcham mas a despeito de tudo você percebe saídas, diagnostica a crise, identifica as fragilidades e não se dá por vencido, nesse momento você está engendrando o novo. Não uma retomada mas uma nova história.

Só quem viveu bem suas perdas e enganos pode começar novo. Só quem conhece o peso do fracasso, da solidão e da esperança perdida pode trocar de pele, escolhas, script. Como disse o filósofo: O que não me mata, me fortalece. Alguns caminhos, erros e ideais só se percorre, comete e persegue uma vez. Muitos deles têm prazo de validade. Nossas escolhas, certezas e sonhos não são estáticos nem imexíveis; muitas vezes são eles que se mudam de nós, desistem de nós. Insistir é burrice, é prolongar o desgaste.

Quando a vida lhe der uma oportunidade de recomeçar, seja generoso, diga sim, surpreenda-se e experimente ser a pessoa que você se tornou depois que enfrentou suas noites traiçoeiras, chorou suas perdas, atravessou seus desertos, matou seus leões.



Ouça nossas Reflexões diariamente às 07h00 no www.blogdoleolima.com.br ou no www.facebook.com/leolimalocutor

Reforma da Previdência pode não passar pelo Congresso, diz diretor do FMI

Foto: Pedro Franca/ Agencia Senado


Considerada como crucial para as finanças públicas brasileiras, a reforma da Previdência pode não passar pelo Congresso Nacional. O dilema foi apresentado nesta segunda-feira (21) pelo diretor-adjunto do Departamento de Pesquisa do Fundo Monetário Internacional (FMI), Gian Maria Milesi-Ferretti, a jornalistas brasileiros, após entrevista coletiva realizada no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

"Não fazemos projeções para eventos políticos, mas esperamos que a reforma passe", disse ele. "A reforma é um passo necessário para as finanças públicas brasileiras. Na área fiscal, a reforma da Previdência é importante, mas pode não passar pelo Congresso", acrescentou.

Ele também disse que a expectativa de expansão da economia brasileira - atualizada pelo Fundo nesta segunda-feira em 2,5% para 2019 e de 2,2%, para 2020 - leva em conta não apenas um crescimento inercial em relação a 2018, mas também a expectativa de uma recuperação de uma recessão profunda. "Há, no entanto, ainda muitos temas para serem resolvidos".

Durante a entrevista coletiva, a nova economista-chefe do FMI, Gita Gopinath, afirmou que continua-se a esperar um crescimento no Brasil por fatores cíclicos de expansão.

Ela ponderou, no entanto, que há riscos nas projeções do Brasil, como altos níveis da dívida pública.

Também no evento, Ferretti disse que o País deve seguir um longo percurso para atingir um crescimento sustentável. "O Brasil saiu de recessão profunda e agora precisa de mais espaço para fechar o gap", considerou.



Fonte: AE

Nova câmera de trânsito flagra quem usa o celular enquanto dirige

Foto: SWNS/Daily Mail/Reprodução
Atire a primeira pedra quem nunca mexeu no celular enquanto estava no volante. 

O smartphone é uma das maiores, se não a maior, distração dos motoristas na atualidade, mas uma nova tecnologia que já estreou no Reino Unido pode forçar uma reeducação contra esse hábito perigoso de motoristas. Além de multados por guardas, eles agora são pegos por câmeras de trânsito que identificam quem está mexendo no celular enquanto dirige. Em vez de simplesmente registrar se o carro está acima do limite de velocidade, o aparelho também identifica quem está no celular, comendo ou fumando no volante. Ele vai além disso: enxerga até se pessoas estão sem cinto de segurança dentro do automóvel.

De acordo com o "Daily Mail", estas câmeras são colocadas em pares separados por um mínimo de 200 metros, para detectar a velocidade média dos carros. Isso faz com que o motorista tenha que respeitar de verdade o limite, pois apenas frear logo antes do radar não é suficiente para evitar a multa --esse tipo de sistema já existe aqui no Brasil. A diferença está na detecção daquilo que o motorista está manuseando --que não seja o próprio volante. Como funciona com infravermelho, o radar é capaz de enxergar mesmo durante a noite.

Com esta rigidez maior e mais ostensiva do trânsito, ficará mais difícil dar uma olhada nas últimas mensagens e passar impune. Melhor para a segurança das ruas, que ficarão menos sujeitas a acidentes causados por distração --o que vinha aumentando, segundo Charlie Klauer, chefe do grupo de prevenção de riscos e lesões a adolescentes do Virginia Tech Transportation Institute. Ao "New York Times", ele sinalizou que os smartphones estariam relacionados a esse aumento, mas os dados que mostrem quantos acidentes são causados pelo uso de celulares são escassos. No Brasil, por exemplo, o Ministério da Saúde tem levantamentos sobre quantos brasileiros bebem e dirigem, além do número de mortes ou internações causados por acidentes.


Fonte: Uol


domingo, 20 de janeiro de 2019

Santa Cruz vence o América-PE com tranquilidade e larga bem no Pernambucano

Foto: Marlon Costa/ Pernambuco Press

O Santa Cruz foi soberano na Arena de Pernambuco e, simplesmente, não foi incomodado pelo América-PE. A vitória foi construída de forma muito tranquila, com o time coral ditando o ritmo e largando bem no Campeonato Pernambucano. Com golaços, marcados por Vitão (duas vezes) e Elias, o Santa confirmou a superioridade e, com o saldo conquistado, já aparece na liderança do Estadual.

PRIMEIRO TEMPO


O Santa foi o único time que entrou em campo com sede. Com vontade de fazer gols. O América-PE não conseguiu driblar ou superar a falta de qualidade técnica e viu o Tricolor passar o carro. Mesmo quando as finalizações não eram boas, era o Santa que tentava, que ditava o ritmo. O Tricolor errou várias vezes, mas de tanto insistir, foi premiado com um golaço. Vitão chutou do meio da rua e abriu o placar com um senho golaço. Isso foi o suficiente para que os corais mantivessem a tranquilidade, mostrada no segundo gol. Allan Dias serviu Elias, que, com uma cavadinha calculada, encobriu Gerson para deixar o placar bonito.


SEGUNDO TEMPO


O enredo foi o mesmo: o Santa Cruz tinha o controle das ações e não deixava o América-PE respirar. O Periquito se restringia apenas a marcação. Mesmo assim, via o Santa levar vantagem em vários lances. O Tricolor teve a chance de aumentar o placar com Allan Dias logo no começo da segunda etapa e depois com Cesinha, que chutou a bola na trave esquerda. A superioride era grande e o América só conseguiu chegar com perigo em um lance isolado, de falta. Na cobrança de Matheus Silva, a bola bateu no travessão de Ricardo Ernesto (foi apenas um dos dois chutes que o Periquito acertou no gol). Só que foi o Santa que encontrou o caminho do gol, mais uma vez com Vitão, que aproveitou um bom cruzamento de Charles para completar.


Fonte: GE

Único eclipse lunar total do ano poderá ser visto de hoje para amanhã

Foto: Joseph Eid/AFP

Boa parte do planeta poderá ver na madrugada desta segunda (21) um eclipse lunar completo, com direito a "superlua". O fenômeno estará visível em todo o país, se o céu não estiver nublado, e durará 62 minutos em sua fase total. Mas, para apreciá-lo, será preciso fazer corujão.

Pelo horário de Recife, a Lua começará a entrar na sombra da Terra à 00h33, mas ficará encoberta totalmente só a partir das 01h41, permanecendo assim até 02h43, quando começa a sair da sombra. Às 03h51 a Lua já estará totalmente iluminada pelo Sol novamente.

Os eclipses lunares ocorrem quando a Lua penetra no cone de sombra da Terra, o que só pode acontecer na fase de Lua cheia, como explica Paulo Sergio Bretones, doutor em educação em astronomia e professor da Universidade Federal de São Carlos.

"A Terra gira ao redor do Sol num plano. Por exemplo, supondo que o Sol esteja no centro da face superior de uma mesa, a Terra se move em torno do Sol no nível desta superfície. Ao mesmo tempo a Lua gira em torno da Terra, mas o plano de órbita lunar é inclinado um pouco mais de 5º em relação à face da mesa", ensina.

"Embora a Terra projete sempre a sua sombra não a percebemos porque geralmente a Lua passa acima ou abaixo da sombra. Assim, quando a Lua cruza o plano da órbita da Terra e, além disso, o Sol, a Lua e a Terra ficam alinhados, ocorre um eclipse lunar. A sombra da Terra projetada no espaço se estende em forma cônica por cerca de 1,38 milhão de quilômetros e com um diâmetro de cerca de 9 mil quilômetros na distância onde está a Lua", complementa o pesquisador.

O eclipse desta vez ocorrerá com uma "superlua", nome que se tornou popular para explicar as situações em que o satélite está no seu ponto mais perto da Terra.

"Como a Lua gira ao redor da Terra numa órbita elíptica, fica mais próxima no perigeu, que pode chegar a 356.400 km, e mais afastada, no apogeu, a até 406.700 km de nosso planeta", ensina Bretones.

"Isso leva a uma pequena variação de tamanho angular e no seu brilho. Quando a Lua cheia ocorre perto do perigeu, a Lua pode ficar até 14% maior e 30% mais brilhante do que a Lua cheia do apogeu", diz.

O fenômeno com essas duas características, totalmente visível no país e com superlua, só voltará a ocorrer em 2022. Neste ano, teremos cinco eclipses: três do Sol e dois da Lua. Somente este de segunda será totalmente visível no Brasil.



Fonte: Agência Estado com modificações