sábado, 17 de abril de 2021

PM tira drogas de circulação em Boa Viagem


Policiais militares da ROCAM realizaram importante apreensão de drogas, na noite desta sexta-feira, em Boa Viagem. A equipe foi informada por populares de que estava ocorrendo intenso tráfico de entorpecentes na comunidade do Veloso e foi até o local fazer a checagem. Ao chegar na Rua Coronel Benedito Chaves, notou alguns rapazes, ao notar a presença do efetivo, fugiram por becos e vielas do local, sendo impossível serem alcançados.

Dessa forma, foi feita uma varredura onde os suspeitos estavam, sendo encontradas duas sacolas plásticas que continham 140 invólucros de cocaína, 78 big bigs de maconha, dez pedras de crack e uma balança de precisão. Diante dos fatos, os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Boa Viagem, onde foi lavrado um Auto de Apresentação e Apreensão.

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Covid-19: Jaboatão monta força-tarefa para aplicar segunda dose da vacina em idosos faltosos

Foto: Leandro de Santana/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes desenvolveu uma estratégia para alcançar o público de idosos que deixou de comparecer aos pontos de vacinação montados no município para receber a segunda dose dos imunizantes contra a Covid-19. Equipes da Atenção Básica têm se dedicado a entrar em contato com esses usuários, por meio de ligação telefônica, para reforçar a necessidade do comparecimento para aplicação da chamada “D2”.

De acordo com o último boletim emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, 10,73% do público que deveria ter retornado na data programada para receber a segunda dose deixou de comparecer a um dos nove pontos de vacinação disponibilizados pela prefeitura. A partir da análise desses dados, foi estabelecido um novo protocolo, que orienta as equipes vacinais a ligar para os ausentes quando do não comparecimento após algumas horas do horário agendado para o atendimento.

A orientação do município é para que os idosos retornem sempre ao mesmo ponto de vacinação no qual receberam a primeira dose. A Secretaria Municipal de Saúde informa que não é necessário realizar um novo agendamento no caso da impossibilidade de comparecer na data marcada, mas salienta a importância do cumprimento da agenda para que a campanha de imunização contra o novo coronavírus siga avançando dentro do planejamento.

Escola particular no Grande Recife realizará entrega de donativos


Com a pandemia, mais de 240 mil brasileiros morreram de Covid-19. O desemprego bate recorde. Até o fim de 2020, já são mais de 14 milhões de brasileiros desempregados, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse cenário é um passo para refletir sobre solidariedade as pessoas em vulnerabilidade social. Pensando assim, professores e estudantes do colégio Alpha, que fica no Shopping Norte Janga, Grande Recife, realizam uma campanha solidária para ajudar ao próximo.

Com o tema “Acolher, cuidar e amar” essa é a missão de professores e estudantes que reúnem esforços para fazer diferente a páscoa de várias crianças do Lar Maná. Vários objetivos motivaram os professores com as famílias a ajudarem a quem precisa.

Os objetivos são: desenvolver a colaboração e a coletividade, mostrar como funciona um lar de acolhimento, ensinar a importância de um trabalho voluntário, trabalhar a solidariedade e a empatia, mobilizar e sensibilizar a escola para a importância de vivenciar de forma real a perspectiva pascal, realizar trabalhos com a comunidade e fazer o estudante refletir sobre a questão da comercialização que existe nestas datas.

Para Nathalia Lumarina, Diretora Pedagógica do Colégio Alpha, a ideia central desse trabalho é a mobilização da escola para que os estudantes e toda a equipe escolar, trabalhe com o mesmo objetivo que é entender o real sentido da páscoa e ajudar aos necessitados.

“Sabemos que páscoa é passagem, mudanças e transformação. Então a nossa perspectiva é que possamos plantar nestas crianças novos caminhos, cheios de renovação e esperanças. Vamos trabalhar com diversos materiais, vídeos, músicas, para sensibilização, produção e confecção de brinquedos para serem entregues, com as doações no lar de acolhimento”, ressalta a diretora.

A campanha de arrecadação de donativos começou no mês de março e segue até o dia 17 de abril. A entrega dos materiais arrecadados será feita no dia 23/04, às 10h. A data está sujeita a alteração, obedecendo decretos vigentes do período de pandemia. Os donativos a serem doados vão desde produtos de limpeza, higiene pessoal, álcool líquido ou em gel, alimentos não perecíveis, roupas e brinquedos em bom estado.

Quem sentir do coração em ajudar e proporcionar solidariedade e acolhimento as crianças e adolescentes do Lar Maná, é só se dirigir a um dos pontos de coleta, que fica na sede da Faculdade Alpha — Rua Gervásio Pires, n° 826 — Santo Amaro. Recife (PE). E no Colégio Alpha — Av. Dr. Cláudio José Gueiros Leite, n° 2491. Janga — Paulista, no Shopping Norte Janga. 


Sobre o Lar Maná: 

O Lar de Acolhimento e Reintegração Maná ou L.A.R. Maná, fundado em 2008, é uma instituição sem fins lucrativos que trabalha em prol do acolhimento e da reintegração de crianças e adolescentes na faixa dos 0 a 12 anos em situação de vulnerabilidade social e que estejam sob medida de proteção de acolhimento institucional, encaminhadas pela Vara da Infância e Juventude do município de Paulista-PE e pelo Conselho Tutelar. Oferecemos assistência física, psicológica e jurídica. 


Sobre o colégio: 

Em 2018, o Grupo Alpha com perspectiva de expansão de suas ramificações na área de educação, inicia o seu projeto na Educação Básica, ofertando os níveis de Educação Infantil e Fundamental, com uma proposta sócio interacionista que foi cuidadosamente elaborada, considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/Ensino Fundamental e a Base Nacional Curricular Comum. 

A estrutura é arrojada e moderna estrategicamente pensada para o estímulo do desenvolvimento através de vivências práticas e de interação, mas sempre respeitando a individualidade de cada estudante e trabalhando as suas limitações.

O Colégio Alpha, capacita o estudante para a vida, considerando os 4 pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. Estes são itens fundamentais para a transmissão da informação e da comunicação adaptada à sociedade, e vital para a manutenção de uma sociedade justa e democrática.

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Prefeitura do Jaboatão disponibiliza cadastramento para idosos a partir de 61 anos contra Covid-19

Foto: Leandro de Santana/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes passou a disponibilizar, nesta quarta-feira (14), o cadastramento para o público com idade a partir de 61 anos para vacinação contra o novo coronavírus. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o município recebeu 13.430 novas doses do imunizante, o que possibilitou mais esse avanço na campanha. O agendamento deve ser feito pelo aplicativo gratuito para smartphones De Olho na Consulta ou pelo site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br.

Jaboatão segue com a vacinação do público de 62 anos e mais. Idosos acamados recebem as doses em domicílio, com auxílio de equipes da Atenção Básica. Estão disponíveis à população nove pontos de vacinação no formato drive-thru, com faixa rápida para pedestres. São eles: a Casa da Cultura, em Jaboatão Centro; a Praça Murilo Braga, em Cavaleiro; o Centro Cultural Miguel Arraes e o Palácio da Batalha, em Prazeres; o Shopping Guararapes, o Sesc e a UniFG, no bairro de Piedade; e as escolas municipais Iraci Teixeira, no Curado, e Benjamin Constant, no Socorro.

O atendimento ao público é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. De acordo com o prefeito Anderson Ferreira, além da remessa que chegou ao município, os protocolos implementados pela gestão têm garantido que, a cada semana, novas faixas de idade consigam ser alcançadas. “É esse exercício diário e constante de planejamento que nos permite avançar cada vez mais. O controle na aplicação e a atenção às estratégias traçadas são pilares fundamentais para o sucesso da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Jaboatão”, afirmou o gestor.

Mais uma parte do forro do teto do Hospital da Restauração desaba

Mais uma parte do forro do teto  do Hospital da Restauração, no Recife, desabou na madrugada desta quarta-feira (14/04). O problema aconteceu no setor de Imagem, situado no primeiro andar, onde são realizados exames de diagnósticos (tomografia, raio-x e ultrassom). A situação foi registrada pelos trabalhadores e encaminhada para o Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (SATENPE). 

Os profissionais alertaram que o problema é recorrente. Há 20 dias, outra parte do teto desabou e nenhuma providência foi tomada pela gestão da unidade hospitalar. Apesar do iminente risco de outros desabamentos, o corredor não foi isolado e continua com fluxo constante de pacientes e de trabalhadores.



"Estamos buscando, por parte do Governo do Estado, que haja investimento para que essa unidade tenha condições de funcionamento. O que não pode é continuar fazendo paliativos, colocando em risco a vida dos trabalhadores e usuários. Pedimos para que tenha mais seriedade nos investimento das verbas do SUS", denunciou o presidente do SATENPE, Francis Herbert.

Ele também chamou a atenção da Comissão de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para que também acompanhe esse descaso com os trabalhadores e usuários do Hospital da Restauração.

terça-feira, 13 de abril de 2021

Praia de Piedade, no Jaboatão, volta a ser palco do nascimento de filhotes de tartaruga-marinha


20210413_162437.jpg
Foto: Chico Bezerra/PJG


No fim da tarde desta terça-feira (13), 378 filhotes de tartaruga-marinha, da espécie pente, realizaram o percurso da faixa de areia até o mar da praia de Piedade, no Jaboatão dos Guararapes. Os filhotes saíram de quatro ninhos que vinham sendo monitorados pelo Núcleo de Monitoramento de Animais Marinhos e Silvestres (Moamas), ligado à Secretaria Executiva de Bem-Estar Animal da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes.

A orla do município, por ser considerada ponto de reprodução de diversas espécies de tartarugas-marinhas, é alvo de monitoramento intensivo, realizado 24 horas por dia. O ato da soltura é um momento especial, normalmente acompanhado por alunos de escolas das redes pública e privada, mas diante da pandemia do novo coronavírus, o encontro precisou ser suspenso.

De acordo com o Moamas, Jaboatão registra, em média, mais de 30 ninhos de tartarugas-marinhas por ano. O trabalho de proteção desses nascedouros tem garantido a preservação das espécies, ameaçadas de extinção devido, principalmente, à pesca com rede de arrasto, artefato que, ao se enroscar no animal, acaba levando-o a óbito. Por isso a prefeitura tem intensificado as ações educacionais junto à população e, principalmente, à comunidade pesqueira.

LBV lança nova campanha para ajudar famílias mais vulneráveis que sofrem com a fome

Milhares de pessoas não têm o que comer: falta-lhes o alimento básico. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em cinco anos, a fome aumentou no Brasil e já são 10,3 milhões de pessoas que vivem em insegurança alimentar grave no país. A fome é mais prevalente nas áreas rurais, atinge mais os domicílios chefiados por mulheres e quase metade dos famintos são da região Nordeste. Com a pandemia do novo coronavírus os índices de desemprego também aumentaram atingindo a marca de 14,1 milhões de pessoas, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) pelo IBGE, divulgada em dezembro/2020. Outra preocupação é a alta nos preços dos alimentos que também afeta as famílias mais vulneráveis, principalmente as que moram com pessoas abaixo dos 18 anos. 

Por isso, a Legião da Boa Vontade (LBV) continua sua intensa mobilização social, por meio de suas campanhas emergenciais que visam angariar donativos para entregar itens essenciais, a exemplo do leite, que compõe a cesta de alimentos, tão necessário para reforçar a alimentação da família e ajudar no desenvolvimento de crianças. 


A LBV precisa de doações para continuar prestando o atendimento a milhares de famílias em vulnerabilidade social e em risco alimentar que foram fortemente afetadas com os impactos socioeconômicos da pandemia da Covid-19.  


A meta da LBV é entregar por meio da Campanha Diga SIM, até agosto, nas cinco regiões do país, 85 mil cestas de alimentos242 mil litros de leite91 mil kits de higiene e de limpeza; e ainda 20 mil cobertores para famílias que residem em regiões onde o inverno é mais rigoroso, além de continuar com todo atendimento em suas 82 unidades socioeducacionais. 


 

Comunidades atendidas X Fome 


O público atendido pela LBV no Recife, são famílias de comunidades vulneráveis da Região Político Administrativa – RPA 1, entre elas, Cabanga, Coelhos, Coque, Ilha de Joana Bezerra, Santo Antônio, São José, Santo Amaro. Contudo, a Instituição está presente também no Agreste e no Sertão do Moxotó, assistindo famílias oriundas da zona rural. 


No Recife, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018, divulgada em setembro/2020, descreve que a Região Político Administrativa do Recife – RPA 1, é a região mais vulnerável do Recife, com uma renda per capita de meio salário mínimo por família, que lutam para o sustento familiar. Dados ainda da pesquisa, aponta que em Pernambuco, 661 mil pessoas enfrentam a insegurança alimentar grave, que ocorre quando os moradores passam pela privação de alimentos, levando à fome. 


 

SAIBA COMO AJUDAR: 

Acesse www.lbv.org.br e colabore. Selecione a opção que desejar e, de coração, doe qualquer valor. Se preferir, faça uma transferência bancária pelo PIX oficial da LBV: pix@lbv.org.br. 


 

CONTAS BANCÁRIAS: 

Bradesco: Agência: 0292-5 — C/C: 92830-5 

Itaú: Agência: 0237 — C/C: 73700-2 

Banco do Brasil: Agência: 3344-8 — C/C: 205010-2  

Caixa Econômica Federal: Agência: 1231 — operação: 003 — C/C: 100-0 

Santander: Agência: 0239 — C/C: 13.002754-6 

 

Confira essas e outras ações realizadas pela LBV no endereço @lbvbrasil no Facebook, no Instagram e no YouTube 

domingo, 11 de abril de 2021

Novo binário Piedade/Prazeres no Jaboatão beneficia 100 mil pessoas

Foto: Chico Bezerra/PJG

O novo binário Piedade/Prazeres foi implantado no município do Jaboatão dos Guararapes, neste domingo (11), com o objetivo de reduzir retenções e garantir melhor fluxo de veículos na região. As alterações realizadas pela Prefeitura do Jaboatão envolvem 6,5 quilômetros de vias, por onde passam, diariamente, cerca de 25 mil veículos. Estudos apontam que o binário vai beneficiar uma faixa de 100 mil pessoas com a diminuição de 50% do tempo de deslocamento, devido à eliminação de semáforos, recapeamento asfáltico, sinalização e instalação de iluminação de LED. Nos próximos 30 dias, as equipes de trânsito estarão orientando os motoristas sobre as modificações, sem notificação de infrações.

Com as alterações realizadas, a Avenida Barreto de Menezes passou a ser mão única, de Prazeres até a Avenida Bernardo Vieira de Melo. Já a Avenida Arão Lins de Andrade, que até então seguia no sentido Piedade/Prazeres, agora passa a ser mão dupla entre as avenidas Beira Mar (Piedade) e Agamenon Magalhães (Prazeres). Já as linhas de ônibus do transporte coletivo que circulavam pela Avenida Barreto de Menezes passam a trafegar na Avenida Arão Lins e entram na Avenida Ulisses Montarroyos para ter acesso à Avenida Francisco Galvão.

Outra via importante que passou por modificação foi a Rua Santos Elias, que agora é mão dupla em toda sua extensão. Para quem vem de Piedade, deve seguir pela Avenida Francisco Galvão, entrar à esquerda na Rua Almirante Dias Fernandes e cruzar a Avenida Barreto de Menezes para ter acesso à Rua Santo Elias. Já a Rua 4 agora é sentido único entre as ruas Recife e Santo Elias. Um acesso provisório entre as avenidas Arão Lins de Andrade e Barreto de Menezes foi aberto no Palácio da Batalha, até a conclusão da rua que será construída ao lado da loja do Atacadão.

“A partir deste domingo, nossas equipes estarão nas ruas orientando os motoristas sobre o novo binário. Percebemos que a aceitação foi boa neste primeiro dia, até porque nosso objetivo é facilitar o fluxo de veículos numa área tão importante do nosso município. Assim como o binário, estamos realizando muitas obras de pavimentação e recuperação de vias em todo Jaboatão”, destacou o prefeito Anderson Ferreira.