sábado, 26 de março de 2022

Prefeitura do Jaboatão inicia mais uma edição do Programa Jaboatão Prepara que terá participação de 6.400 alunos da rede municipal



O Programa Jaboatão Prepara 2022 da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, teve início neste sábado, 26 de março, com abertura comandada pelo prefeito Anderson Ferreira (PL). Neste ano, serão oferecidos aulões aos sábados para 6.400 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da rede municipal.

O objetivo é prepará-los para os vestibulares das escolas técnicas federais e estaduais e contribuir para a melhoria dos resultados das avaliações externas, como Seape e Seab. Além das aulas presenciais, os estudantes poderão ser orientados através da TV Escola Jaboatão em canal aberto ou on-line nos tablets que foram distribuídos pela Prefeitura sem custos com internet. Os professores da rede também estão recebendo notebooks.

“A cada dia, a gente comemora uma nova conquista em Jaboatão e, nos últimos cinco anos, foram muitos os avanços, principalmente na Educação. Hoje  temos o reconhecimento internacional com o prêmio da ONU de excelência em gestão pública, justamente para o Programa Jaboatão Prepara. Os estudantes do nosso município são a prova de que é possível conquistar prêmios, reconhecimento e transformação. Nunca desistam dos seus sonhos porque podem transformar a vida de famílias com formação, qualificação, emprego e aumento de conhecimento. Nossa gestão continuará cuidando do futuro dessa juventude, que vai contribuir para que tenhamos um Pernambuco melhor”, destacou o prefeito Anderson Ferreira.

As aulas presenciais aos sábados serão das 8h às 12h, em seis polos de estudos: Escola Municipal Humberto Barradas, Escola Municipal Nova Visão, Escola Municipal Barão de Muribeca, Escola Municipal Oscar Moura, Escola Municipal Vereador Antônio Januário e Escola Municipal Professora Cândida Maciel.

Uma equipe de professores mediadores qualificados, de Língua Portuguesa e Matemática, vai orientar os estudantes sobre assuntos recorrentes e questões das provas dos últimos anos das escolas técnicas e institutos federais, com apostila elaborada especificamente para o Programa.

A Prefeitura Municipal do Jaboatão, por conta do Jaboatão Prepara, recebeu o prêmio por Excelência em Gestão Pública em 2020. A premiação, concedida pela Organização das Nações Unidas (ONU), reconheceu como o melhor programa na categoria Prestação de Serviços Inclusivos e Equitativos para Todos.

sexta-feira, 25 de março de 2022

PL de Pernambuco filia Pastor Eurico e reforça chapa para Câmara dos Deputados

Foto: Divulgação 

Presidente do Partido Liberal (PL) em Pernambuco e prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira abonou a ficha de filiação à legenda do deputado federal Pastor Eurico. O ato foi realizado na manhã desta sexta-feira (25), nas dependências de uma faculdade localizada no bairro da Boa Vista, área central da capital pernambucana. Em seu terceiro mandato como deputado federal, Pastor Eurico é uma liderança de destaque no Congresso Nacional em pautas conservadoras cristãs e em defesa da família. Eurico entra no PL para reforçar a pré-candidatura de Anderson Ferreira ao Governo do Estado e à reeleição do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

“Chego ao Partido Liberal atendendo à convocação feita pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e pela minha afinidade com Anderson, um amigo de longas datas. Ingresso no partido com uma vontade única, de contribuir para com um projeto de mudança para Pernambuco. Sou parte desse time anti-Lula e anti-PSB de Paulo Câmara porque prefiro muito mais andar ao lado de quem ora o Pai Nosso do que quem tira o pão nosso de cada dia”, afirmou o deputado Pastor Eurico.

“A chegada do deputado federal Pastor Eurico no PL reforça o partido na disputa por vagas na Câmara Federal. É uma importante liderança evangélica e árduo defensor dos princípios cristãos, da valorização da fé e na luta em defesa da família”, disse Anderson Ferreira durante o ato de filiação.

Jaboatão terá a maior unidade de triagem mecânica de resíduos sólidos da América Latina

 

Foto: Leandro de Santana/PJG

A maior unidade de triagem mecânica (UTM) de resíduos sólidos da América Latina, que está sendo construída pela Orizon Valorização de Resíduos no município do Jaboatão dos Guararapes, entrará em atividade até o mês de junho. O  sistema vai receber os resíduos sólidos e fazer a separação mecanizada dos materiais que podem ser enviados à reciclagem para aproveitamento na cadeia produtiva da indústria. Nesta sexta-feira (25), o prefeito do Jaboatão, Anderson Ferreira, e o CEO da Orizon, Milton Pilão, fizeram uma visita técnica nas instalações e reafirmaram a parceria entre a gestão municipal e a iniciativa privada, através do Programa de Coleta Seletiva.

Com investimentos da ordem de R$ 70 milhões, a planta vai integrar o ecoparque da empresa na cidade e será referência internacional. A meta da UTM é reaproveitar 500 mil toneladas por ano do que é coletado, quer seja comercializando o material ou produzindo combustível para gerar energia elétrica. O empreendimento vai criar 150 postos de trabalho no Jaboatão.

A nova tecnologia trará mais eficiência de tratamento ao ecoparque do Jaboatão, com reaproveitamento de 75% a 85% de todo o material reciclável para diversos fins, além de potencial de produção de até 100 mil toneladas ano de combustível derivado de resíduos, o chamado CDR. Bastante utilizado na Europa e Estados Unidos, o método foi adaptado no Brasil para não abrir mão da qualidade humana na separação de materiais. A  planta recebe 1,5 milhão de toneladas de resíduos.

“Parcerias como essa entre o Poder Público e a iniciativa privada são de fundamental importância para a preservação do meio ambiente. Jaboatão já é referência no mundo e foi premiado pela ONU com o trabalho de coleta seletiva. Com essa parceria, estamos unindo forças. As cooperativas da coleta seletiva irão contribuir e também terão retorno. Esse empreendimento é um exemplo de como cuidar do meio ambiente e a sociedade também é uma parceira, por saber que os resíduos sólidos também são uma fonte de renda”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

 “É um orgulho estarmos construindo a maior planta da América Latina. É um marco para Jaboatão, mas também para o Brasil, por ser uma das maiores do mundo. Jaboatão e Pernambuco entram num novo patamar, num setor que é tão carente no País. Esse projeto faz bem para o meio ambiente e para a população. Agradeço ao prefeito Anderson Ferreira, que tanto nos apoia na implantação desta unidade de triagem mecânica”, destacou o CEO da Orizon Valorização de Resíduos, Milton Pilão.

quinta-feira, 24 de março de 2022

Anderson anuncia Espaço Tartaruga em Jaboatão


O município do Jaboatão dos Guararapes é um dos principais destinos das tartarugas marinhas todos os anos, na época da desova, e, dentro de 90 dias, passará a contar com o Espaço Tartaruga. A estrutura será montada na praia de Piedade, numa parceria entre a Prefeitura do Jaboatão e a empresa OrizonValorização de Resíduos com apoio do Tamar/ICMBio. O projeto foi apresentado, nesta quinta-feira (24), pelo prefeito Anderson Ferreira, no Complexo Administrativo, e será mais um atrativo turístico para a cidade. Além disso, terá função educacional, com foco no meio ambiente e sustentabilidade. Outro diferencial é que o acesso será gratuito.

O Espaço Tartaruga terá 1.200 metros quadrados, num investimento de aproximadamente R$ 400 mil. A estrutura contará com soluções sustentáveis, como a instalação de containers pré-fabricados, teto verde com vegetação, captação de águas pluviais, uso de solo permeável, sala de audiovisual, bicicletário e piscinas para os cuidados dos animais que chegarem à praia com debilidades ou ferimentos. O local irá oferecer exposições, fotografias, palestras sobre a vida marinha e educação ambiental. O funcionamento será de terça-feira ao domingo, das 10h às 17h. A Prefeitura contratará todos os profissionais como biólogos, veterinários e instrutores técnicos e a Orizon Valorização de Resíduos cuidará da manutenção da estrutura.

"Jaboatão tem um dos maiores berçários de tartarugas marinhas no litoral de Pernambuco, por isso estamos muito felizes em poder proporcionar à população um local tão completo. O Espaço Tartaruga vai contemplar a educação, turismo, economia e lazer. Não vamos cobrar pela visitação, permitindo um grande acesso às informações de educação ambiental. Nossa meta é receber 10 mil de pessoas por mês", afirmou o prefeito Anderson Ferreira, no ato de lançamento.

Gerente operacional do Ecoparque Candeias, Fábio Zorzi representou a Orizon Valorização de Resíduos no lançamento do projeto. “Somos uma empresa que se preocupa em proteger o meio ambiente e a saúde da população e, como responsáveis pelo Ecoparque Candeias temos o cuidado de pensar em projetos que tragam benefícios para a região”, disse.

O comandante da Capitania dos Portos, Frederico Medeiros, participou do evento e ressaltou a importância de um empreendimento desse porte. “É um projeto importante que vai ao encontro da prevenção à poluição hídrica. Se trata de um pioneirismo e a Marinha será uma parceira, porque é mais uma oportunidade de ensinar a importância do mar. Jaboatão deu um grande passo com esse projeto”, destacou.


A orla do Jaboatão chega a ter 35 ninhos de tartarugas marinhas na temporada de desova e mais de três mil filhotes nascem nas praias de Piedade e Candeias. Todo cuidado é tomado pela Prefeitura, através do Núcleo de Monitoramento de Animais Marinhos e Silvestres (Moamas) e do Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente (Gama), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretária Executiva de Be-Estar Animal. Os ninhos são catalogados e protegidos e a soltura dos filhotes é feita sob orientação da equipe do Moamas. As espécies que desovam nas praias do município são a oliva, cascuda, verde e pente.

Anderson Ferreira entrega títulos de posse e anuncia nova USF em Jaboatão

Foto: Chico Bezerra/PJG


O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, entregou mais de 260 títulos de legitimação fundiária, nesta quarta-feira (23), a famílias do Córrego do Balaio e do Sítio Bananeiras, atendendo a um pleito de décadas desses moradores. O ato de entrega aconteceu na Praça do Córrego da Batalha, localizado no Monte dos Guararapes, e na ocasião Anderson avisou que mais títulos de regularização serão anunciados em outras áreas do município, dentro da programação do programa municipal de habitação Agora é Meu. Anderson também anunciou que o Córrego da Batalha terá uma nova unidade de saúde da família ainda neste ano.

“Entregar esses títulos é a realização de um sonho dessas famílias e para nós é uma satisfação participar desse momento, porque a casa própria é o maior bem, é onde se constroi e se acolhe a família. Quando criamos o programa Agora é Meu, foi pensando em assegurar o direito de pertencimento do imóvel e garantir moradia digna. E vem mais por aí, porque vamos entregar mais de 1.500 títulos de legitimação fundiária, inclusive em todo Córrego da Batalha”, avisou  Anderson Ferreira.

No Córrego do Balaio, as 209 famílias beneficiadas residem em terrenos  que pertenciam à União e reivindicavam o direito à posse. Em 2017, o prefeito Anderson Ferreira procurou a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e foi firmado o termo de compromisso para operacionalizar o processo de transferência de propriedade, que foi concretizado nesta quarta.

Já no Sítio Bananeiras, localizado em Piedade, a gestão municipal desapropriou a área privada, em 2018, para garantir o direito à moradia às 53 famílias que ocupam o local. A partir de agora, todos passam a ter direito total sobre os imóveis.

Elizabete Silva contou o quanto foi difícil todo esse tempo tentando ter o direito definitivo ao seu imóvel. “Teve muita gente que chegou nos enrolando, mas o prefeito Anderson Ferreira disse que iria entregar nossos títulos. Foi a Brasília e cumpriu o que disse que ia fazer. Essa é uma vitória nossa através de um guerreiro que veio pra fazer diferente. Por isso quero agradecer ao prefeito por essa conquista”, falou a moradora do Córrego do Balaio. “Agradeço a Anderson Ferreira porque cada um de nós sabe o que passou na nossa comunidade. Essa é a chave do sítio da vitória”, acrescentou Ana Claudia, do Sítio Bananeiras.


Foto: Chico Bezerra/PJG


Unidade de saúde 

Anderson Ferreira aproveitou o evento e assinou o contrato no qual o Iphan cede ao município o imóvel localizado na rua Maria do Carmo Cruz. “Vamos reformar o imóvel e entregar a USF Córrego da Batalha com duas equipes para prestar atendimento médico, odontológico, vacinação. Fico feliz em dar mais essa boa notícia, porque estamos falando de moradia digna e serviço de saúde com um equipamento bem montado para servir à população”, disse o prefeito.

Advogado On Line com o Dr. Ney Araújo - Cortador de cana - Descanso especial


Por se tratar de atividade pesada e contínua, o trabalho no corte de cana-de-açúcar permite a aplicação, por analogia, do artigo 72 da CLT, que estabelece, para digitadores, pausas de 10 minutos a cada 90 trabalhados. Embora o texto da NR31 não defina claramente o tempo de descanso, o TST tem aplicado, por analogia, o intervalo previsto na CLT para os digitadores.


Empréstimo consignado para beneficiários do BPC e Auxílio Brasil


Por meio da Medida Provisória nº 1 106, de 17 de março de 2022, houve a ampliação da margem de empréstimo consignado para os segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS/INSS) e a autorização para concessão do empréstimo consignado aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) e do Auxílio Brasil.
O empréstimo consignado é uma forma de empréstimo em que os juros são mais baixos por serem as parcelas descontadas mensalmente diretamente na folha de pagamento do benefício.
O novo limite estabelecido pela Medida Provisória nº 1 106/2022 poderá ser usado para quitação total do empréstimo ou separar 5% para pagamento dos gastos por intermédio do cartão de empréstimo consignado.
A abertura do empréstimo consignado para os beneficiários do (BPC/LOAS), que recebem um salário-mínimo por mês e que poderão comprometer até R$ 484,80 mensais, nas mesmas condições pelas quais são concedidos aos aposentados, traz preocupação como a de quando houver cessação do benefício, o qual deverá ser revisto no mínimo a cada dois anos, de quem será a dívida?
Quem passou a receber o Auxílio Brasil poderá se socorrer do empréstimo consignado nas mesmas condições dos demais acima citados.



Ney Araújo
Advogado Previdenciarista e Trabalhista
Todas as segundas-feiras no Programa do Léo Lima às 7 da manhã.

quarta-feira, 23 de março de 2022

Ao lado de Anderson e Gilson, Bolsonaro lança pedra fundamental da Escola de Formação de Sargentos do Exército

Foto: Divulgação

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes e pré-candidato do Partido Liberal (PL) ao Governo do Estado, Anderson Ferreira, participou, na manhã desta quarta-feira (23), ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), do lançamento da pedra fundamental da Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército, no município de Paudalho, Zona da Mata Norte de Pernambuco. A unidade irá ocupar uma área de 75 mil metros quadrados, conta com investimento de R$ 1,5 bilhão e deve gerar oportunidades para cerca de 2,4 mil jovens que buscam ingressar nas Forças Armadas.

“Retornando mais uma vez a Pernambuco, ao nosso Nordeste, tenho a grata satisfação, como chefe-supremo das Forças Armadas, em inaugurar as obras de uma grande e única Escola de Formação dos Sargentos do Exército. Aqui, juntam-se três escolas e 15 cursos do Brasil. Obviamente, a instituição, melhor centralizada, será melhor administrada, poupando recursos e garantindo uma melhor formação para esses jovens que se voluntariam a entrar para o nosso Exército Brasileiro. [...] Ganha o Nordeste, ganha o Exército e, mais que tudo, ganha nosso Brasil com essa escola que nasce com tudo para ser uma das melhores do mundo”, disse o presidente Bolsonaro.

O prefeito Anderson Ferreira, convocado no início do mês por Bolsonaro para liderar o palanque bolsonarista no estado, defendeu os investimentos realizados pelo Governo Federal em Pernambuco, “que mesmo diante de tantas dificuldades, não deixou de estender para os estados”. “Mas cabe a cada governador desempenhar o seu papel. E o que nós temos visto em Pernambuco, nos últimos anos, na gestão do PSB, é um governo que colocou nosso estado na liderança nacional do desemprego e da baixa competitividade. Teremos um palanque que vai debater e mostrar caminhos para avançar, novas propostas para o Brasil e para Pernambuco”, pontuou Anderson.

IPI

Anderson integrou a comitiva presidencial vinda de Brasília, ao lado do ministro do Turismo e pré-candidato ao Senado, Gilson Machado (PSC). Pouco antes de pousar, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a redução em 25% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos e motocicletas. Em vídeo divulgado ao lado de Anderson e Gilson, Bolsonaro afirma, ainda, que pediu ao Ministério da Economia um estudo sobre a possibilidade de zerar o IPI para a categoria de mototaxistas.

Moradores do Córrego do Balaio e Sítio das Bananeiras receberão títulos de regularização fundiária nesta quarta-feira


O prefeito Anderson Ferreira entrega, na noite desta quarta-feira, 262 títulos de regularização fundiária a moradores do Córrego do Balaio e do Sítio das Bananeiras. O evento do programa habitacional do Jaboatão, Agora É Meu, terá início às 19h, na Praça do Córrego da Batalha.

O direito à posse dos terrenos dos imóveis é uma luta de décadas desses moradores, mas que começou a virar realidade na atual gestão municipal.

Os imóveis do Córrego do Balaio estão em área da União, no Monte dos Guararapes, mas a Prefeitura tomou a iniciativa de dialogar com o Governo Federal e conseguiu o direito à regularização fundiária.

Já a área do Sítio das Bananeiras foi desapropriada pela Prefeitura, e as famílias que moram no local passam a ser proprietários legalmente.

Além da entrega dos títulos de posse, os moradores do Córrego do Balaio, Córrego da Batalha e do Sítio das Bananeiras poderão ter acesso a serviços gratuitos oferecidos pela Prefeitura do Jaboatão. 

Poderão se cadastrar ou renovar o CadÚnico, solicitar tarifa social de energia elétrica, tomar vacina contra a covid-19, ter atendimento odontológico, entre outros serviços. E quem tiver seu animal de estimação também pode levar pra ser examinado por veterinários e tomar vacina antirrábica.


segunda-feira, 21 de março de 2022

MPPE concede ao Jaboatão dos Guararapes o selo Município Compromissado com a Segurança Pública

Foto: Chico Bezerra/PJG


Jaboatão dos Guararapes recebeu, nesta segunda-feira (21), o Selo Município Compromissado com a Segurança Pública, concedido pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A entrega ao prefeito Anderson Ferreira foi feita pelo procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, em solenidade realizada na sede do órgão, em reconhecimento ao cumprimento dos eixos e metas estabelecidas pelo projeto Cidade Pacífica. O projeto tem por objetivo envolver as cidades em um trabalho de parceria, por meio de ações e programas, com foco na redução dos índices de criminalidade. Jaboatão foi o primeiro município de Pernambuco a receber o certificado em 2022.


“Nossa gestão cumpriu todas as metas estabelecidas e agora teve seu desempenho avalizado pelo Ministério Público. Esse selo mostra que Jaboatão vem fazendo a sua parte, construindo caminhos que dão oportunidade às pessoas em situação de vulnerabilidade social, em áreas como educação, esportes e emprego. Também intensificamos as fiscalizações e as ações de orientação em locais considerados de risco. É gratificante saber que estamos fazendo algo que está impactando positivamente na vida das pessoas. Além do reconhecimento do MPPE, o selo nos incentiva a avançar mais, porque o compromisso da nossa gestão é proporcionar uma melhor condição de vida para a população”, disse Anderson Ferreira.


"Jaboatão se soma à iniciativa do Ministério Público, através do projeto Cidade Pacífica, ao cumprir os requisitos para receber o selo de Município Compromissado com a Segurança Pública. Esse é um projeto que foi pensado no envolvimento dos municípios porque todos têm um papel importante nas ações preventivas”, disse o procurador geral Paulo Augusto. Coordenador do projeto no MPPE, o promotor de Justiça Luiz Sávio Loureiro ressaltou que, além do cumprimento dos eixos e metas, Jaboatão avançou em outras áreas, a exemplo da criação do IPTU Verde, que também colabora para um ambiente saudável para a população. “Houve um compromisso de Jaboatão de contribuir com a redução da criminalidade”, acrescentou.

 

Um dos eixos do Projeto Cidade Pacífica é a iluminação pública, cujo objetivo é passar a sensação de mais segurança nas ruas. Jaboatão investiu na instalação de nove mil pontos de LED e, até o final de 2023, todos os pontos do município terão a tecnologia. Outra ação bem-sucedida tem sido a fiscalização em bares, restaurantes e similares, como as operações Sossego, Bar Seguro, Convivência, Flexibilizar e Integrada Cidade Segura.


Outro eixo cumprido pelo município foi o Pacificando Escolas, com a criação do Fórum de Educação, que garante a interação entre a Guarda Municipal e os gestores das unidades escolares. São prestadas orientações e os pais são ouvidos, sempre com foco na redução da violência. Ainda no campo da juventude, a prefeitura criou o programa Jaboatão Através do Esporte, dirigido aos estudantes da rede municipal, em parceria com academias de ginástica, entre outras modalidades esportivas, com apoio de entidades filantrópicas.

Em Canhotinho, prefeita Sandra Paes enaltece trabalho de André Ferreira


Em um dia de festa, que marcou uma série de anúncios de obra em Canhotinho, a prefeita Sandra Paes, realizou um ato no centro da cidade para anunciar o recapeamento de várias ruas da cidade e a pavimentação de outras. Ao falar sobre as obras, a gestora destacou o papel do deputado federal André Ferreira, que vem trabalhando para levar verbas para o município e destinou emenda de R$ 1,7 milhão para a execução deste serviço, que terá custo total de R$ 3 milhões.

Sandra Paes também assinou a ordem de serviço para a reforma e ampliação da Escola Municipal Edite Porto. As obras começarão já nesta segunda-feira, com os serviços nas ruas da cidade.

“Há quatro anos a população escolheu um homem de bem, que é André Ferreira. E ele honra a cada dia o voto de vocês. Eu queria agradecer pelo seu compromisso, André, pelo seu mandato. Você tem trabalhado pelo nosso povo e tem honrado o que promete”, afirmou a prefeita Sandra Paes.

Nos discursos dos vereadores, o compromisso do deputado com Canhotinho foi exaltado. “Agradeço por tudo que o senhor tem feito por nós, pelas emendas, pelas máquinas... Saiba que o senhor tá em casa”, destacou o vereador Adelson da Saúde.

Em seu discurso, André Ferreira destacou a relação que tem com Canhotinho, desde 2018, e do trabalho que tem feito voltado para o município.

“E hoje, vendo tudo que foi feito por canhotinho, as máquinas, os investimentos na saúde, na educação, na área de esportes e infraestrutura, eu quero dizer, pessoal, da minha alegria de estar aqui para dizer que Canhotinho é a minha casa, a cidade que me acolheu. E que muito mais vai vir por aí”, assinalou o deputado, que foi muito aplaudido.