sábado, 11 de setembro de 2021

Anderson Ferreira e Raquel Lyra juntos no Agreste

Os prefeitos de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), e de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), estiveram neste sábado (11) nos municípios de Vertentes e São Joaquim do Monte, no Agreste do Estado, que celebraram os 93 anos de emancipação política.

Juntos, pontuaram as dificuldades que passam os municípios pernambucanos, a troca de experiência entre os gestores e destacaram, durante a inauguração do Hospital Municipal Evaristo Ferreira Filho, em Vertentes, a esperança no futuro melhor.

“Aqui se abre mais uma porta de esperança para esta cidade. Investir na saúde é pensar no futuro. E eu vejo tanto na saúde como na educação uma revolução promovida pelo prefeito Romero Leal aqui em Vertentes. Por isso fiz questão de vir aqui hoje, para trocar experiências. Obrigado pela oportunidade de aprender e poder rever grandes amigos como a prefeita Raquel Lyra. A gente tem uma ligação de amizade muito forte e tem mantido esse elo”, destacou o prefeito de Jaboatão Anderson Ferreira, em seu discurso durante a inauguração da unidade de Saúde.

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, por sua vez, ressaltou que o fato de o prefeito Romero Leal estar entregando o hospital após passar pela pandemia demonstra que é possível sair da crise, “desde que se tenha pessoas comprometidas em trabalhar pelo povo e junto com o povo”.

A inauguração do hospital em Vertentes reuniu os deputados federais André Ferreira e Fernando Rodolfo e estadual Alessandra Vieira, os prefeitos Nelson Sebastião (Santa Maria do Cambucá0, Janjão (Bom Jardim), Zé Martns (João Alfredo), Edilson Tavares (Toritama), Sávio Torres (Tuparetama) e Lero (Taquaritinga do Norte), os ex-prefeitos Joãozinho Tenório e  Edson Vieira, vereadores e lideranças do Agreste.

O prefeito Anderson Ferreira também foi a São Joaquim do Monte para dar um abraço no prefeito Duguinha Lins, seu vice, Guto Coelho, e o ex-prefeito Joãozinho Tenório, pela passagem dos 93 anos de emancipação da cidade.

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Alunos da rede municipal do Jaboatão conquistam medalha de ouro na Olimpíada de Matemática da Unicamp

Foto: Rodrigo Baltar/PJG

A rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes voltou a ganhar notoriedade nacional, nesta sexta-feira (10), após a divulgação do resultado da 37ª Olimpíada de Matemática da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A equipe Olímpicos de Ouro, da Escola Municipal Jaboatão dos Guararapes, localizada no bairro da Muribeca, composta pelos estudantes dos 8º e 9º anos Ketlin Rodrigues, Regynaldo Ramos e Severino Rafael, foi a única representante do Norte e Nordeste a alcançar a medalha de ouro na premiação.

A olimpíada foi realizada no período de 15 de abril a 18 de agosto de 2021. Devido às medidas de segurança adotadas em razão da pandemia do novo coronavírus, todas as atividades foram feitas a distância, por meio virtual, em que cada equipe, composta por três alunos e um professor responsável, precisava passar, semanalmente, por provas e desafios relacionados à área do conhecimento, promovidas pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp.

“Sobre boas escolhas, investir com seriedade na educação é ter a certeza de que estamos formando bons cidadãos para o mundo. Mesmo diante desse cenário de pandemia, continuamos a assistir nossos alunos, com cadernos de atividades e aulas remotas transmitidas pela TV Escola. Temos uma equipe de profissionais da educação ímpar no tocante à dedicação, uma turma realmente motivada, e o resultado é esse, Jaboatão ocupando lugar de destaque no ensino público. Parabéns a todos pela conquista’, destacou o prefeito Anderson Ferreira.

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Covid-19: Jaboatão anuncia vacinação com doses de reforço para idosos e imunossuprimidos

Foto: Chico Bezerra/PMJG

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes anunciou, na manhã desta quinta-feira (9), o agendamento para as doses de reforço das vacinas contra o novo coronavírus. O cadastramento vai ser feito a partir da próxima segunda-feira (13) e a aplicação dos imunizantes iniciada no dia seguinte, terça-feira (14), no público a partir dos 60 anos que reside em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, o reforço vacinal vai ser feito, preferencialmente, com uma dose da Pfizer - na falta do imunizante, serão utilizados imunobiológicos da Janssen ou Astrazeneca.

É importante ressaltar que o usuário não precisa realizar o agendamento, bastando apenas verificar, no site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br ou aplicativo De Olho na Consulta, com o mesmo código gerado no ato do cadastramento para a primeira dose, as informações sobre o reforço. A segunda fase dessa campanha irá contemplar idosos a partir dos 70 anos e imunossuprimidos. Acamados ou com dificuldade de locomoção receberão as doses em suas próprias residências.

ADOLESCENTES

Jaboatão dos Guararapes iniciou nesta quinta-feira o agendamento para vacinação de adolescentes com idade a partir dos 15 anos. A imunização desse novo público vai ser iniciada nesta sexta-feira (10) nos 11 pontos de drive-thru - com faixa rápida para pedestres - montados no município. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Anderson Ferreira anuncia agendamento para vacinação contra a Covid-19 para adolescentes a partir dos 15 anos

Foto: Chico Bezerra /PMJG

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, anunciou a abertura do agendamento para vacinação de adolescentes com idade a partir dos 15 anos contra a Covid-19. O cadastramento poderá ser feito a partir do meio-dia desta quinta-feira (9) e a aplicação das doses para esse novo grupo vai ter início já na sexta-feira (10), nos 11 pontos de imunização montados no município. O agendamento deve ser feito por meio do aplicativo De Olho na Consulta ou no site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br.

Até o momento, cerca de 92% do público-alvo do Jaboatão já recebeu a primeira dose e quase 35% estão completamente imunizados, conforme o Acompanhamento Vacinal Covid-19 da Secretaria Estadual de Saúde.

“Já avançamos muito na imunização dos jaboatonenses e agora estamos abrindo agendamento para quem tem 15, 16 e 17 anos. Hoje, Jaboatão é a primeira do ranking da vacinação entre as cidades com mais de 300 mil habitantes. Todo esse esforço das nossas equipes está sendo recompensado com a redução de casos de Covid-19. Além disso, há quatro dias, não registramos casos de morte devido à pandemia em nossa cidade. Importante também vem sendo a colaboração da população nos cuidados para evitar a disseminação da doença”, relatou o prefeito Anderson Ferreira.

Funcionam como pontos de vacinação no Jaboatão dos Guararapes: o Centro Cultural Miguel Arraes e o Atacadão, em Prazeres; a Casa da Cultura, em Jaboatão Centro; a Escola Municipal Benjamin Constant, no Socorro; a Igreja da Fé do Brasil, em Cavaleiro; a UniFG, o Shopping Guararapes, a Faculdade Metropolitana e o Sesc, em Piedade; a Escola Municipal Iraci Rodovalho, no Curado; e o Centro de Vigilância Ambiental (CVA), na Muribeca.

 

SEGUNDA DOSE

Além da aplicação da primeira dose, o município do Jaboatão dos Guararapes mantém programação especial para a segunda dose em locais descentralizados e horários  específicos. No Centro Cultural Miguel Arraes, foi aberto um novo ponto exclusivo para a D2 e funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

Para facilitar o acesso da população à segunda dose, 18 unidades de saúde do município estão à disposição, de segunda a sexta, das 13h às 16h: UBT Amélia Lucena, Policlínica Mariinha Melo, USF Vila Rica, USF Socorro, UBT Mário Santiago, Policlínica Cônego Pedro, USF Jardim Monte Verde, Policlínica Manoel Calheiros, USF Curado IV, UBT Marcos Freire, USF Odorico Melo, UBT Muribeca dos Guararapes, USF Jardim Prazeres, Policlínica José Carneiro Lins, USF Vietnã, UBT Praia do Sol, USF Guararapes e USF Jardim Jordão.

domingo, 5 de setembro de 2021

Trio suspeito de furto é preso na orla de Boa Viagem


Policiais militares do 19° BPM prenderam na madrugada deste domingo (05/09), três homens suspeitos de furto, na orla de Boa Viagem. Por volta das 2h40, o vídeo monitoramento acompanhou quando o trio furtava diversos pertences de uma Kombi, que estava  estacionada no calçadão. 

O policiamento de imediato foi ao local e na abordagem aos suspeitos foi recuperado 72 latas de cervejas e refrigerantes. Diante dos fatos, a equipe conduziu os indivíduos e os materiais furtados para DP de Boa Viagem, para adoção das medidas legais cabíveis.