sábado, 23 de outubro de 2021

Anderson Ferreira acompanha mutirão do Mais Jaboatão em Barra de Jangada

 

Foto: Leandro de Santana/ PMJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realizou mais um mutirão do Programa Mais Jaboatão, neste sábado, desta vez na Escola Municipal Benedito Cunha Melo, no bairro de Barra de Jangada. Foram oferecidos vários serviços gratuitos, das 8h ao meio-dia, quando foram realizados 5.200 atendimentos. O prefeito Anderson Ferreira acompanhou o mutirão, que é uma marca da sua gestão.

No Mais Jaboatão, a população conta com exames de mamografia e oftalmológicos, atendimento com clínico geral, vacinação, aferição de pressão arterial, testes rápidos para doenças sexualmente transmissíveis, solicitação para emissão de segunda via de documentos oficiais, orientação sobre programas sociais e defesa do consumidor, tratamento de pele, corte de cabelo, negociação de conta de energia, vacinação contra gripe e vacina antirrábica para cães e gatos, entre outros. Ao todo, são mais de 40 serviços disponíveis.

“Esse programa, que acontece aos sábados, vai até as comunidades. A cada ano conseguimos avançar nos atendimentos e na prestação de serviços, tudo gratuitamente. Também é uma oportunidade para podermos ouvir os pleitos dos moradores e isso contribui ainda mais para que a nossa gestão possa prestar o melhor serviço à população”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

A dona de casa Maria Aparecida chegou cedo à Escola Benedito Cunha Lima e contou que foi bem atendida nos serviços que procurou. “Aferi minha pressão e tava tudo ok. Cortei meu cabelo, tirei umas dúvidas sobre o CadÚnico e minha filha ainda vacinou o cachorro contra a raiva. Foi muito bom esse mutirão em Barra de Jangada”, disse.

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Movimento Livres e AMAPE acionam Justiça contra regulamentação de aplicativos de transporte privado em Petrolina


A Associação dos Motoristas e Motofretistas por Aplicativos de Pernambuco (AMAPE) e o movimento liberal Livres entraram na justiça pedindo a suspensão da lei 3.094/2018, que dispõe sobre a regulamentação da prestação do serviço de transporte individual privado de passageiros por aplicativos na cidade de Petrolina. Além da cobrança anual de uma taxa de R$ 162,00, a lei exige cadastro municipal, vistoria em empresa autorizada pela Prefeitura, selo de identificação, limitação de idade veicular e restrição de registro de placa a Petrolina e Juazeiro. O descumprimento pode acarretar em multa de R$ 2.900,00 e apreensão do veículo.

O presidente da AMAPE e líder Livres, Professor Thiago do Uber, diz que a lei é ilegal. “Essa lei vai na contramão da lei 13.640, aprovada pelo Congresso Nacional em 2018, que prevê uma regulamentação moderna e equilibrada da atividade”, explicou. Ele também destacou que o dispositivo pune o motorista: “Na prática, as regras são restritivas e estão impedindo pais e mães de família de garantirem seu sustento. Em Pernambuco, que é o estado recordista em desemprego, isso se torna ainda mais absurdo. E o pior de tudo é ver cidadãos que querem trabalhar serem perseguidos pela AMMPLA, agência de trânsito do município, e pela própria prefeitura, como se fossem bandidos”, finalizou.

Coordenadora de relações institucionais do Livres, Karla Falcão destacou que desde 2016 o movimento tem se engajado na defesa da liberdade nos transportes, tanto em Pernambuco quanto no âmbito nacional. “Participamos de várias audiências públicas para frear regulamentações abusivas que tentavam violar o direito ao trabalho dos motoristas e o direito de escolha dos passageiros. E nossa participação, enquanto representantes da sociedade civil, foi efetiva na regulamentação em vários municípios. Mas em casos como o de Petrolina, que violam direitos constitucionais, infelizmente precisamos acionar a Justiça para que se faça justiça.”, destacou.

O advogado da AMAPE e do Livres, Irapuã Santana, afirma que o objetivo da ação é retirar restrições ilegais e inconstitucionais que estão prejudicando os motoristas de aplicativos de Petrolina. “O decreto, junto com o endurecimento das fiscalizações estão gerando enorme prejuízo financeiro aos motoristas. Além disso, o município está colocando a atividade como se fosse pública, quando sua natureza é privada”, pontuou.

O processo foi distribuído com o número 0013356-04.2021.8.17.3130 para o órgão Vara da Fazenda Pública da Comarca de Petrolina.


ADPF 449

Foi de autoria do Livres a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental julgada pelo Supremo Tribunal Federal, aprovada por unanimidade, que diz que leis e regulações municipais não podem vetar ou inviabilizar, através do excesso de restrições, a atividade dos aplicativos de transporte individual.

O ministro Ricardo Lewandowski observou que a proibição do livre exercício da atividade de motoristas profissionais vinculados a aplicativos enfraquece a livre iniciativa e a livre concorrência, prejudicando os consumidores que terão suprimido o direito de livre escolha.


quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Centro de Convenções recebe a maior feira de saúde do Norte Nordeste o HospitalMed


Em sua 9ª edição, a HospitalMed, a mais completa feira do setor de saúde do Norte/Nordeste, reúne profissionais de diversas áreas, entre hospitais, laboratórios, clínicas, setor educacional, fornecedores e prestadores de serviços. São mais de 600 marcas expositoras, 50 eventos simultâneos e mais de 150 horas de conteúdo para aperfeiçoamento profissional durante todo o evento, que acontece entre os dias 20 a 22 de outubro, das 14h às 20h, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, de forma 100% presencial.

O evento deve receber mais de 20 mil visitantes, contando com a presença de mais de 200 expositores e 400 marcas, além de workshops e congressos. A expectativa é movimentar R $200 milhões em negócios. Com foco nas tendências de mercado, a feira conta com programação repleta de inovação e tecnologia, assim como lançamentos de produtos e serviços e geração de negócios.

De acordo com o Presidente da HospitalMed, Rodrigo da Fonte, o principal propósito é conectar os mais diversos profissionais da área com a cadeia produtiva das regiões.  “Contamos com um mix diversificado de marcas, soluções e inovações, resultando em um produtivo ambiente de negócios e de intercâmbio entre especialistas, desenvolvedores, investidores, estudiosos, hospitais, laboratórios, clínicas e os mais variados fornecedores e prestadores de serviços", diz Rodrigo da Fonte.


Para a realização presencial, a feira passou a adotar protocolos sanitários, reforçando o seu papel de reaproximação da indústria da saúde com o mercado. "Nosso ponto de partida para a realização do evento neste ano foi o estabelecimento de procedimentos de higienização e de controle que deem segurança aos envolvidos na feira e aos visitantes", enfatiza Rodrigo.

A Hospital Med firmou parceria com a pernambucana em tecnologia Um Telecom, que implementou no acesso da feira o serviço Video Cloud Inteligente. O recurso, que funciona com o monitoramento do fluxo de visitantes por meio de câmeras térmicas, proporcionará agilidade de acesso ao evento e dará ainda mais segurança. O equipamento permite o reconhecimento fácil e o monitoramento corporal de até dez pessoas simultaneamente, sinalizando, inclusive, quando alguma pessoa estiver sem a máscara de proteção facial.

A feira conta ainda conta com o patrocínio da EcoDisinfect e do Banco do Nordeste, Colortel além do apoio da Um Telecom, ASSEMED Laudos, Ecosystem, HF Higiene Fácil, M.R. Tech e do Sebrae, que nesta edição aumentará seu suporte às micro e pequenas empresas pernambucanas do segmento de saúde.

Entre grandes empresas pernambucanas expositoras estão: Sebrae, Sesc, Fundação Altino Ventura, Senac, Petribú, Invitro, Fecomércio, Unicred, Faculdade Alpha, SIND+IOSPE, Hospital Maria Lucinda, Cloud Consultórios, IMIP e Medical.

Jaboatão vai às escolas para vacinar alunos da rede municipal contra a Covid-19

Foto: Chico Bezerra/PJG

A fim de garantir celeridade à campanha de vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes anunciou, nesta quinta-feira (21), uma nova estratégia para imunização do público de adolescentes entre 12 e 17 anos. A partir da próxima segunda-feira (25), alunos da rede municipal, incluídos nessa faixa etária, poderão receber a primeira dose contra o novo coronavírus na própria unidade de ensino onde estão matriculados. A expectativa é vacinar aproximadamente 25.325 estudantes matriculados.

Para que a ação pudesse ser implementada, foi montada uma força-tarefa com equipes das secretarias municipais de Saúde e Educação. Os pais ou responsáveis pelos alunos serão comunicados pela unidade escolar sobre a data e o horário em que a vacina será aplicada e, a eles, encaminhado termo de consentimento, por se tratar de um grupo formado por pessoas menores de 18 anos. Além dos adolescentes, poderão ser imunizados por meio dessa iniciativa os estudantes inseridos no programa de Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

“Esse é mais um protocolo de segurança que estamos implementando para garantir que, no próximo dia 3 de novembro, quando todo nosso alunado retomar às aulas presenciais, essa volta possa ser feita com a maior segurança possível. Nossas escolas passaram por reformas para se adequarem às novas normas de combate e convivência com a Covid-19. Testamos nossos profissionais da educação e, agora, abrimos mais uma possibilidade para avançar na aplicação de doses”, pontuou o prefeito Anderson Ferreira. 

No município do Jaboatão dos Guararapes, mais de 425 mil pessoas foram imunizadas com a primeira dose, de acordo com boletim divulgado na última terça-feira (19) pelo Programa Municipal de Imunização (PMI). Estão com esquema vacinal completo (ou seja, as duas doses ou dose única) 283.493 pessoas.

Jaboatão e CGU firmam parceria para conscientizar estudantes sobre ética e cidadania

Foto: Chico Bezerra/PJG


A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes firmou parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), nesta quinta-feira (21), para implantação do programa Um Por Todos, Todos Por Um (UPT), com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes do ensino fundamental da rede municipal sobre a importância da ética e cidadania. O programa, que já vinha sendo aplicado como projeto-piloto no município, utiliza materiais didáticos, vídeos e histórias em quadrinhos da Turma da Mônica produzidos pelo Instituto Maurício de Souza, com temas sobre integridade, empatia, conscientização social, responsabilidade, cultura digital, pensamento crítico e conhecimento. Os alunos terão acesso através do canal da TV Escola Jaboatão e no YouTube. 

O prefeito Anderson Ferreira e o superintendente substituto da CGU Regional Pernambuco, Rodrigo Caldas, assinaram o termo de parceria no Palácio da Batalha. Jaboatão foi o município que serviu de base para a CGU desenvolver a plataforma digital do programa, que, agora, está sendo estendido para todo o País.

“Nosso município se colocou à disposição da CGU na implantação do projeto-piloto, em 2019, por entender a importância que um programa como esse representa para o futuro dos jovens. É a partir da criança que se aprende o que é cidadania e ensinamentos que levamos para o resto da vida. O projeto deu certo e é um orgulho podermos ter contribuído de forma efetiva. Esse é mais um passo importante que damos porque a educação é um dos pilares da nossa gestão, referência internacional, premiada pela ONU”, destacou o prefeito Anderson Ferreira.

O superintendente substituto da CGUR/PE, Rodrigo Caldas, explicou que a escolha por Jaboatão para implantar o projeto-piloto se deu pela importância do município e pelo interesse em participar. “A participação de Jaboatão foi de fundamental importância para deixar o projeto pronto na área digital. O programa está consolidado e estamos oficializando a parceria com a prefeitura para fomentar a conscientização de crianças e adolescentes sobre os direitos e deveres do cidadão de forma lúdica, com amplo acesso aos professores e estudantes”, disse Rodrigo Caldas.

O programa Um Por Todos, Todos Por Um permite aos parceiros públicos e privados acesso a todo material produzido de forma gratuita. A CGU entende que a escola é o núcleo principal de desenvolvimento de ações do UPT, alinhadas aos objetivos gerais específicos da Base Nacional Comum Curricular.

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Confirmado: Após 20 anos, Banda Versão Brasileira está de volta


É isso mesmo, após 20 anos a Banda Versão Brasileira, sucesso nos carnavais e micaretas está de volta com nova formação.

A Versão Brasileira tem sucessos como "Galera do Brasil", "A vida inteira te amar" entre outros que agitam até hoje os seus fãs pelo Brasil e pelo Mundo.

A banda pernambucana está em estúdio na gravação de musicas inéditas, pout-pourri de sucessos além da produção de um clipe. O lançamento do material de aúdio e vídeo está previsto para o mês de novembro.


Aguardem!!!!

Anderson Ferreira recebe visita de lideranças políticas de Goiana

Foto: Leandro de Santana /PMJG

Um grupo de lideranças políticas do município de Goiana reuniu-se com o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, no Complexo Administrativo da Prefeitura, para conhecer ações da gestão jaboatonense que possam ser aplicadas na cidade da Mata Norte do Estado. A gestão de Anderson vem se destacando e como Goiana também está em ritmo de crescimento, as lideranças consideram importante que exemplos bem sucedidos devem ser observados.

A audiência foi solicitada pelo vereador André Rabicó e foi bem representativa. Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Goiana, Eduardo Batista, os vereadores Cid do Caranguejo, Edson da Farmácia, Ana Diamante, Pedro Henrique, Alexandre Carvalho, Ana Silveira e Renato Sandré. Também participaram o ex-prefeito de Goiana, Beto Gadelha, o ex-vereador Josemar Leite e o conselheiro tutelar Alesson Albuquerque.

Além da troca de experiências no gabinete do prefeito Anderson Ferreira, a comitiva conheceu a estrutura do Complexo Administrativo, que foi instalado em Jaboatão na atual gestão. No local, situado no bairro de Jardim Jordão, funcionam todas as secretarias municipais e o gabinete do próprio prefeito. Anderson explicou ao grupo que o novo formato da sede da prefeitura reduziu custos, a burocracia e agilizou a tomada de decisões.

“São mais de 1.110 funcionários trabalhando no mesmo espaço, um ao lado do outro. Foi uma ideia que tivemos assim que assumimos o governo, em 2017, e que deu certo. Entregamos várias casas alugadas que serviam às secretarias e criamos o Complexo Administrativo. Hoje podemos dizer que o trabalho está mais dinâmico e o custeio diminuiu em vários setores”, explicou o prefeito.

O vereador André Rabicó falou em nome da comitiva sobre a importância de Goiana também ter um centro administrativo. “Nossa cidade está se desenvolvendo, a economia voltou a crescer e é preciso que também se modernize. O que vimos em Jaboatão é um exemplo a ser seguido. Vamos levar essa proposta e trabalhar para que Goiana também venha a ter um centro administrativo como esse de Jaboatão”, disse Rabicó.

Anderson Ferreira visita seminário católico e prega união de Pernambuco

Foto: Divulgação

O prefeito Anderson Ferreira visitou, na noite dessa segunda-feira (19), o seminário da Arquidiocese de Olinda e Recife, onde se reuniu com padres, diáconos, fundadores de comunidades e lideranças da Igreja Católica. A convite do vereador Felipe Alecrim, Anderson aproveitou para falar sobre os desafios de Pernambuco nesse momento de retomada da economia, que foi prejudicada pela pandemia da Covid-19 e atingiu todas as famílias. Também participaram do encontro o deputado federal André Ferreira e o vereador Fred Ferreira.

“Temos muitos desafios para enfrentar no Estado e só com a união de todos poderemos superá-los. Além das perdas de familiares, todos fomos afetados pela crise econômica. Pernambuco precisa reagir com altivez e voltar a ter protagonismo. Não com promessas, mas com atitude e capacidade poderemos garantir a retomada do crescimento”, disse Anderson Ferreira.

O gestor afirmou que Pernambuco não pode ser o campeão do desemprego e da falta de competitividade para atrair novos empreendimentos. “O relatório mais recente do Banco Mundial apontou nosso Estado com a pior taxa de desemprego, com 21,6%, enquanto a média do País foi de 14%. A insegurança nas ruas também voltou a crescer e isso é sinal de que falta mais atenção ao social. É nesse ponto que as igrejas podem contribuir ainda mais no apoio e no acolhimento às pessoas que estão passando por dificuldades”, ressaltou.

Anderson Ferreira também falou dos avanços alcançados por sua gestão, no município do Jaboatão dos Guararapes. “Jaboatão tem os melhores índices de desenvolvimento da educação, realizamos um belo trabalho social, estamos melhorando a infraestrutura com mais ruas pavimentadas e bem iluminadas, também estamos construindo novos parques, a nova orla e abrindo oportunidades de emprego com capacitações de mão de obra. Hoje podemos afirmar que Jaboatão já é visto como referência”, disse o prefeito, lembrando o reconhecimento internacional do seu governo, com os dois prêmios da ONU na categoria de excelência em gestão pública.

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Projeto de Fred Ferreira que proíbe linguagem neutra nas escolas do Recife vai a votação


O projeto de lei 206/2020, que proíbe o uso da linguagem neutra nas escolas da rede escolar do Recife, de autoria do vereador Fred Ferreira, vai a votação nesta terça-feira (19), na Câmara Municipal. De acordo com o vereador, lutar contra esse tipo de linguagem, é defender as famílias.

A matéria propõe a vedação do uso de novas formas de flexão de gênero e de número das palavras da língua portuguesa, em contrariedade às regras gramaticais consolidadas no país e aprovadas pela Comunidade Lusófona, no município do Recife.

“A implantação desse tipo de linguagem além de ir de encontro aos princípios cristãos, problematiza a nossa língua, pois exclui os disléxicos, surdos e cegos. Precisamos proteger nossas crianças, porque esse debate não é sobre inclusão e, sim, sobre ideologia”, destacou o vereador.

Pelo projeto, a proposta abrange as escolas municipais públicas e privadas, estabelecimentos públicos municipais provedores de ensino, informação e cultura e editais de concursos da administração pública municipal.

Defesa Civil do Jaboatão recebe prêmio estadual

Foto: Divulgação/PMJG

O trabalho realizado pela Superintendência da Defesa Civil no município do Jaboatão dos Guararapes recebeu o Prêmio Defesa Civil em Ação, concedido pela Casa Militar do Governo do Estado, no eixo Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres/S2ID. A premiação se deu em reconhecimento aos seguintes tópicos: Quantidade de Registros no Sistema S2ID, Confecção do Relatório Fotográfico, Preenchimento do FIDE, Preenchimento do DMATE e outros documentos municipais com base nos relatórios anuais de 2019 e 2020 e do relatório parcial do primeiro semestre de 2021.

O prêmio foi entregue durante cerimônia realizada pela Casa Militar e Secretaria Executiva de Defesa Civil do Estado. O superintendente da Defesa Civil do Jaboatão, Artur Paiva, representou a gestão municipal no recebimento do certificado de premiação.

O Prêmio Defesa Civil em Ação é uma honraria concedida pela Casa Militar de Pernambuco com o objetivo de enaltecer a participação e os trabalhos realizados pelas Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, que contribuíram com o Estado e com a sociedade e que fortalecem o Sistema Estadual de Defesa Civil.

No Jaboatão, alunos do 5º ano e do Ensino de Jovens e Adultos voltam às aulas presenciais

Foto: Chico Bezerra/PJG

Estudantes do 5º ano e do Módulo III do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes voltaram às aulas presenciais nesta segunda-feira (18). Essa é a segunda etapa de um plano composto por três fases traçado pela prefeitura para garantir que a retomada do ensino presencial ocorra de forma segura e de acordo com os protocolos sanitários de combate e convivência com a Covid-19. Alunos do 9º ano e do Módulo V do EJA retornaram às unidades no último dia 4 de outubro; e, no próximo dia 3 de novembro, todos os demais estudantes voltarão às salas de aula. 

Para garantir segurança aos alunos, as unidades de ensino estão funcionando com salas ocupadas por 30% da capacidade em sistema de rodízio. As aulas remotas continuam sendo realizadas por meio da TV Escola Jaboatão, bem como a entrega dos kits com caderno de atividade e suporte literário. Atualmente, a rede municipal do Jaboatão dos Guararapes conta com cerca de 65 mil alunos matriculados e 146 unidades de ensino.


Além disso, a prefeitura realizou modificações estruturais para permitir mais ventilação nas escolas e tem aplicado testes para avaliar casos de Covid-19 em trabalhadores da rede municipal. Ainda como medidas de prevenção ao novo coronavírus, foram instalados equipamentos com álcool a 70%, tapetes sanitizantes e pias. Na entrada, todos que acessam têm a temperatura aferida e máscaras de proteção foram distribuídas para os alunos.