sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Jaboatão inaugura Espaço de Formação dos Profissionais da Educação

Foto: Leandro de Santana/PJG


A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes inaugurou, nesta sexta-feira (29), o Espaço de Formação dos Profissionais da Educação do Jaboatão, um local com a estrutura e o suporte necessário para que docentes e demais profissionais que integram a rede municipal de ensino possam dar continuidade às suas formações em serviço, estimulando o espírito de investigação e pesquisa, a fim de contribuir com a melhoria da qualidade do ensino ofertado aos estudantes. A solenidade contou com a presença do prefeito Anderson Ferreira e familiares da professora Maria de Fátima Moura de Lima, que dá nome ao espaço.

Localizado no bairro de Candeias, o centro conta com com oferta de cursos para os quase cinco mil servidores da área, entre formação para os recém-ingressos na rede; complementares para os quadros do magistério e da educação continuada. Jaboatão é o primeiro município pernambucano a contar, no espaço de formação, com um estúdio para gravação de aulas, que têm sido transmitidas gratuitamente aos quase 65 mil alunos da rede por meio da TV Escola Jaboatão, em rede aberta de televisão e via YouTube.

Em um discurso emocionado, o prefeito Anderson Ferreira pontuou os desafios enfrentados ao longo da gestão para que o município pudesse, hoje, ocupar a liderança na Região Metropolitana em índices de desempenho nas esferas estadual e federal, além do reconhecimento pela Organização das Nações Unidas (ONU) por excelência na prestação de serviços públicos de qualidade na área da educação, prêmio concedido pelo programa Jaboatão Prepara.

“Todo esse protagonismo que Jaboatão passou a ter quando falamos de educação de qualidade se deu por meio do esforço inenarrável de todos que compõem a nossa rede de ensino, que têm se dedicado como nunca para tornar real o nosso sonho de construir uma sociedade melhor. Esse centro é um espaço-símbolo de uma professora aguerrida e que, assim como nós, enxergava a educação como o principal caminho para um futuro melhor. Investimos muito e assim continuaremos a fazer porque, acima de qualquer coisa, melhorar a vida das pessoas é um princípio do nosso governo”, disse Anderson Ferreira.

Dona Maria de Lourdes, de 73 anos, mãe da professora Maria de Fátima Moura de Lima, agradeceu a homenagem. “A minha filha era um doce de pessoa e sinto tanto por ter ido antes de mim, mesmo sabendo que foi Deus que assim quis. Foi uma grande homenagem a uma professora que se dedicou com todas as forças para exercer o ofício de sua profissão”, pontuou.

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Oposição inicia Movimento e apresenta diagnóstico para debater o Pernambuco real

 

Foto: Divulgação

Uma radiografia do contexto econômico-social do Estado foi apresentada pelo PSDB, PL, PSC e Cidadania, nesta quinta-feira, 28, no auditório da Livraria Jaqueira, no Recife, durante o lançamento do Movimento Levanta Pernambuco. A primeira etapa da iniciativa marcada pela unidade e construção de uma nova visão para Pernambuco engloba uma série de encontros, em todas as regiões do Estado, até 18 de dezembro. 

Participaram do evento a prefeita de Caruaru e presidente do PSDB Pernambuco, Raquel Lyra, o prefeito de Jaboatão e presidente do PL, Anderson Ferreira, o deputado federal e presidente do PSC, André Ferreira e o deputado federal e presidente do Cidadania, Daniel Coelho. Lideranças da oposição como o ex-senador Armando Monteiro Neto, o ex-governador João Lyra, o ex-prefeito Edson Vieira, os vereadores do Recife Felipe Alecrim, Fred Ferreira e Renato Antunes, o ex-deputado Jorge Corte Real, entre outros, também acompanharam o lançamento do Movimento Levanta Pernambuco.

Entre os dados apresentados pelo consultor Sérgio Buarque durante o encontro estão estatísticas que apontam que Pernambuco é o pior estado para fazer negócios, segundo dados do Banco Mundial. O 15º em competitividade e também o que apresenta o maior índice de desemprego em todo Brasil, no segundo trimestre de 2021, conforme o IBGE.

“O movimento que a gente lança hoje vai propor um debate da vida real de Pernambuco e construir junto com todos uma estratégia clara de desenvolvimento integrada e sustentável para o nosso estado. É assim que vamos trabalhar de maneira muito intensa até dezembro, percorrendo todas as regiões de desenvolvimento, realizando debates sistemáticos para poder apresentar à população um projeto que dialogue com a nossa vocação de líder regional. Sempre tivemos governos altivos e referências de líderes. Hoje não temos mais isso. Selamos uma aliança e convocamos todos. Não há solução fácil para questões complexas. Estamos falando, por exemplo, sobre acesso à água, saneamento e moradia. Vivemos com índices constrangedores do ponto de vista sócio-econômico”, destacou Raquel Lyra.

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, frisou a experiência do grupo para apresentar um novo projeto para o Estado. “ Há cinco anos, eu e Raquel enfrentamos o desafio de implantar um novo modelo de gestão em Jaboatão e Caruaru. Conseguimos resultados importantes e transformamos as nossas cidades. Agora assumimos o compromisso com Pernambuco. Aqui não tem espaço para vaidade pessoal, intriga e nem práticas da velha política. Vamos fazer prevalecer a força do nosso Estado, que hoje está acuado e com a autoestima em baixa. Temos unidade, experiência e disposição para levar essa mensagem. Estamos lado a lado neste movimento e aqui está surgindo o futuro de Pernambuco”, ressaltou Anderson Ferreira no discurso que encerrou o evento.

“Estamos juntos neste projeto porque acreditamos que temos condições de resgatar a autoestima do povo pernambucano”, reforçou André Ferreira.  Já o deputado Daniel Coelho enfatizou a importância do debate. “Estamos a favor de Pernambuco, dialogando sobre o que podemos fazer de melhor do que tem sido feito em Pernambuco”, complementou.

Para o ex-governador João Lyra Neto, “ esse momento é de fundamental importância para que possamos debater sobre o futuro do nosso estado. É possível enfrentar as dificuldades e proporcionar um projeto para dar mais qualidade de vida aos pernambucanos”.  Já de acordo com o ex-senador Armando Monteiro Neto Neto, é importante  discutir uma agenda, uma visão para Pernambuco que precisa efetivamente de uma ação transformadora. “Essa é uma boa maneira de começar um processo de discussão que será capaz de oferecer a Pernambuco um novo rumo”, finalizou.

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

PSDB, PL, PSC E Cidadania iniciam Movimento Levanta


O PSDB, PL, PSC e Cidadania, por meio de seus institutos de formação política, lançam nesta quinta-feira, 28 de outubro, a partir das 14h, o Movimento Levanta Pernambuco, iniciativa interpartidária com que tem como objetivo propor uma visão estratégica para o estado com eixos na recuperação, reconstrução do futuro e retomada da esperança. Participam do primeiro debate e apresentação da agenda de encontros por todas as regiões do estado, a prefeita de Caruaru e presidente do PSDB Pernambuco, Raquel Lyra, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes e presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, o deputado federal e presidente do Cidadania no estado, Daniel Coelho e o deputado federal e presidente estadual do PSC, André Ferreira, entre outras lideranças partidárias como o ex-senador Armando Monteiro Neto.  

O lançamento do Movimento Levanta Pernambuco será no auditório da Livraria Jaqueira, no Bairro do Recife.

A programação do Movimento Levanta Pernambuco começa pela Região Metropolitana do Recife discutindo temas como educação, segurança cidadã, transparência e combate à corrupção. A agenda de encontros se encerra no dia 22 de dezembro, em Jaboatão dos Guararapes.

Prefeitura do Jaboatão prorroga Refis até 30 de novembro

Foto: Matheus Britto/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes prorrogou, até o dia 30 de novembro, o Plano Especial de Pagamento de Débitos Tributários (Refis). O pacote de medidas oferece descontos de até 90% nos juros e multas para quitação de débitos com IPTU, ISS, TLP e CIM. O Refis também facilita o pagamento do ITBI em até 10 parcelas. A prorrogação do Refis é uma parceria entre a Prefeitura do Jaboatão e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em virtude da XVI Semana Nacional de Conciliação.

O contribuinte, seja pessoa física ou jurídica, que deseja quitar os débitos de IPTU, CIM e TLP vencidos até o dia 31 de dezembro de 2020, pode acessar o Portal do Contribuinte no site jaboatao.pe.gov.br. Se  pagar à vista, o desconto é de 90% nos juros e multas. Caso opte por dividir entre duas e 30 parcelas, o abatimento é de 60%. Se for de 31 a 60 parcelas, o desconto é de 30%. Já o Refis para o ISS beneficia quem tem débitos até o dia 31 de março de 2021, tendo os mesmos descontos. No caso do ITBI, o pagamento pode ser feito em 10 vezes, sem abatimentos.


CONCILIAÇÃO


Nos dias 8 a 12 de novembro, acontece a  XVI Semana Nacional de Conciliação. A ação tem como objetivo receber contribuintes que têm processos ajuizados e que queiram quitar dívidas com o município. As condições oferecidas também são desconto de 90% nos juros e multas para pagamento à vista do IPTU; de 60% se for em até 30 vezes, e de 30% se o pagamento for realizado de 31 a 60 vezes. Débitos com ISS podem ser parcelados em até 120 meses, e para o ITBI, em até 10 vezes. O evento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no Fórum Henrique Capitulino, em Prazeres.

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Prefeitura do Jaboatão pagará salários no Dia do Servidor

Foto: Chico Bezerra/PJG


A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes antecipará o pagamentos dos salários do mês de outubro, nesta quinta-feira (28), em homenagem ao Dia do Servidor Público e também anunciou a transferência do ponto facultativo para a próxima segunda-feira, dia 1º de novembro, véspera do feriado do Dia de Finados. Jaboatão tem 13,5 mil servidores e a folha de pagamento é de R$ 48 milhões.

Ao fazer os dois anúncios, nesta terça-feira, o prefeito Anderson Ferreira disse que a antecipação é uma homenagem aos funcionários. “Temos uma equipe dedicada, que realiza um grande trabalho em prol dos jaboatonenses. Por isso, decidimos antecipar os salários e transferir o feriado para 1º de novembro. Com essas duas medidas, vamos incrementar recursos na economia do município e garantimos que os nossos servidores possam se planejar para o feriadão com as famílias”, ressaltou.

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Jaboatão inicia vacinação nos estudantes de 12 a 17 anos nas escolas

Foto: Chico Bezerra/PMJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu início, nesta segunda-feira (25), à vacinação contra a Covid-19 nos estudantes da rede municipal de ensino. A aplicação da primeira dose está acontecendo nas próprias escolas, das 8h às 16h, e faz parte do planejamento vacinal para o retorno total das aulas presenciais. Para tomar a vacina, os pais ou responsáveis devem acompanhar os alunos ao local de vacinação ou assinar o Termo de Consentimento para ser entregue no ato da imunização.

O prefeito Anderson Ferreira acompanhou o primeiro dia de imunização e ressaltou a importância da busca ativa nas escolas. “Fizemos um levantamento e constatamos que cerca de 50% dos jovens entre os 12 e 17 anos ainda não realizaram o agendamento da vacina. Por isso, decidimos realizar a aplicação nas escolas e neste primeiro dia já foi um sucesso. Essa ação faz parte do nosso planejamento vacinal para garantir total segurança no retorno às aulas presenciais. Todos os profissionais da Educação já tomaram a segunda dose e foram testados, agora chegou a vez dos alunos”, explicou.

A rede municipal de ensino de Jaboatão tem mais de 25 mil alunos nesta faixa etária e as secretarias de Saúde e Educação estão realizando o levantamento de quem ainda não tomou a primeira dose. Aluna do 9º ano da Escola Municipal Vereador Antônio Januário, Brenda Soares disse que estava preocupada porque ainda não havia se vacinado. “Agora dá mais segurança para frequentar a escola. É muito importante tomar essa vacina para que todos estejam protegidos”, disse a aluna.

Em Jaboatão, quase 80% da população já tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e mais de 50% já têm o esquema completo. O município tem 35 pontos de vacinação, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, e aos sábados das 8h às 13h. O agendamento para a primeira dose deve ser feito através do site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br ou no app De Olho na Consulta.

domingo, 24 de outubro de 2021

Prefeitura do Jaboatão lança projeto Minha Praia, Vida Ambiental

 


A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lançou, neste domingo (24), o projeto Minha Praia, Vida Ambiental, durante ação realizada na orla de Piedade. A ação organizada pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente tem o objetivo de conscientizar comerciantes e frequentadores da praia sobre o descarte correto do lixo, preservação ambiental e da vida marinha e o respeito à natureza.

Foram distribuídos sacos de lixo ecológicos e porta-bitucas de cigarro e também houve uma panfletagem virtual, através do qual as pessoas têm acesso ao QR-Code para receber as informações sobre os cuidados com a natureza e ainda podem fazer compartilhamentos. No material é ressaltado que a poluição é uma das maiores catástrofes que afetam os animais marinhos e as aves. Acredita-se que cerca de 270 espécies estão ameaçadas, principalmente, pelo excesso de plástico lançado nos mares e rios, que provocam sufocamento, deformações e acidentes.

Na programação ainda teve palestras sobre Defesa Animal, Arborização, Proteção Ambiental e tartarugas e aula de zumba. Participaram equipes da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente, Núcleo de Monitoramento de Aves e Animais Marinhos, da Fiscalização da Orla, Controle Ambiental, cooperativas da coleta seletiva, escoteiros e grupos de zumba do município.

“Nossa gestão tem a preocupação com a preservação do meio ambiente e, nesse período do verão, com o aumento de frequentadores nas praias, decidimos lançar o projeto Minha Praia, Vida Ambiental. Estamos utilizando materiais ecológicos e prestando todas as orientações sobre a necessidade de cuidar da natureza. O Poder Público faz o seu papel de manter a orla limpa, mas a população tem que estar consciente de que deve participar. Até porque os prejudicados não são apenas os animais, mas as pessoas também”, alerta o prefeito Anderson Ferreira.

A comerciante Maria Aparecida frequenta a Praia de Piedade nos finais de semana e disse que sempre que chega encontra tudo limpo, mas que há pessoas que ainda não têm consciência. “Essa campanha da Prefeitura de Jaboatão é importante para educar os banhistas. Gostei da sacola de papel pra gente colocar o lixo, também foi boa a ideia do porta-bituca. O pessoal deu orientações e tudo já está no meu celular. Vou mandar a mensagem para minha família e amigos. Acho que todo mundo deve fazer a mesma coisa”, disse Aparecida.