sexta-feira, 5 de março de 2021

Anderson Ferreira comemora mais um prêmio nacional com campanha de prevenção em áreas de encosta

Foro: Matheus Britto/PMJG

O prefeito Anderson Ferreira comemorou, nesta sexta-feira (5), mais um prêmio nacional de primeiro lugar concedido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. A produção de vídeo, intitulada ‘Turminha do NUPDEC’, superou todos os concorrentes durante a 5ª Campanha #AprenderParaPrevinir, tanto na avaliação dos jurados quanto na votação popular realizada em todo o Brasil. Essa é a segunda vez consecutiva que Jaboatão conquista a premiação do Cemaden.

A campanha pedagógica desenvolvida pelo Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), junto aos estudantes da rede municipal, é realizada desde 2017 nas escolas. Em virtude da suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19, a prefeitura tomou a iniciativa de produzir o vídeo e divulgá-lo através das redes sociais. A produção contou com a participação de alunos da rede municipal que moram na comunidade do Retiro.

“Desde o início da nossa gestão, temos realizado essa campanha nas escolas para conscientizar crianças e adolescentes e estimulá-los a orientar os adultos sobre a importância da preservação de áreas de risco. Com a suspensão das aulas presenciais, causada pela pandemia da Covid-19, tivemos que usar a tecnologia para dar continuidade a esse trabalho. Esse novo prêmio mostra que o nosso esforço tem sido referência para todo o País. Estamos construindo muros de arrimo, monitorando e protegendo as áreas de encostas, mas também contamos com a colaboração dos munícipes nos ambientes onde moram porque a maior prioridade é preservar vidas”, destacou Anderson Ferreira.

A campanha Turminha do NUPDEC utiliza linguagem de fácil entendimento nas atividades desenvolvidas, que integram direitos humanos em situação de emergência, resiliência comunitária, participação cidadã e dicas para redução de riscos de desastres. Os resultados são observados tanto na maior integração da comunidade no que se refere aos problemas enfrentados no cotidiano, quanto nas ações de preventivas.

quinta-feira, 4 de março de 2021

Jaboatão amplia horário de vacinação contra Covid-19

Foto: Chico Bezerra/PJG

Para ampliar o processo de imunização dos idosos na faixa etária de 75 a 79 anos, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes decidiu estender, a partir da próxima segunda-feira (8), o horário de vacinação contra a Covid-19. O serviço vai estar disponível das 9h às 19h nos quatro pontos da cidade que funcionam, no formato de drive-thru e com faixa rápida para pedestres, para aplicação das doses. O objetivo, de acordo com o prefeito Anderson Ferreira, é alcançar o público que tem dificuldade de comparecer aos ‘drives’ durante o horário comercial.

“Estamos com a meta de zerar, até a próxima quarta-feira (10), esse público-alvo cadastrado até o momento. Temos tido êxito em nossas estratégias ao longo dessa campanha de vacinação e vamos continuar apostando num modelo que tem dado resultados positivos. É muito importante ressaltar, também, que as pessoas atentem para as informações que são disponibilizadas no ato do cadastramento, como local e data para recebimento das doses”, disse Anderson.

Funcionam como pontos para vacinação contra a Covid-19 o Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres; o Shopping Guararapes e o Sesc, ambos localizados no bairro de Piedade; e a Casa da Cultura, em Jaboatão Centro. Além disso, há um ponto voltado exclusivamente à imunização dos profissionais da saúde no Palácio da Batalha, em Prazeres. O cadastramento deve ser feito pelo aplicativo De Olho na Consulta ou site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br. Profissionais da saúde do setor privado devem realizar cadastramento por meio do e-mail vacinacovid19.jaboatao@gmail.com.

“Jaboatão segue vacinando com a segunda dose os profissionais da saúde que atuam diretamente no combate à pandemia, de todas as idades, independentemente de faixa etária. São ações como essas, bem planejadas, que estão nos dando a possibilidade de ampliar cada vez mais os públicos que terão acesso às doses”, pontuou o prefeito Anderson Ferreira.

BR-101 será interditada para conserto de tubulação no Cabo de Santo Agostinho


O km 89,1 do trecho antigo da BR 101, em Pontezinha, no Cabo de Santo Agostinho, precisará ser interditado nos dois sentidos na tarde desta quinta-feira (04/03), para o conserto do encanamento na região.

A obra será realizada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e só deverá ser concluída na sexta-feira (05/03) à tarde. 

A PRF recomenda aos motoristas que evitem transitar pelo local e utilizem o trecho mais novo da BR 101, que faz a ligação do Litoral Sul com o Recife.

quarta-feira, 3 de março de 2021

André Ferreira apresenta projeto para tornar templos e igrejas essenciais

 

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Vice-líder do Governo na Câmara Federal, o deputado federal André Ferreira (PSC-PE), após vários apelos dos seus eleitores, decidiu protocolar e trabalhar pela aprovação de um projeto de lei que torna os serviços prestados nos templos religiosos e as igrejas como essenciais. Para o parlamentar, em um momento de tanta angústia, como o que vivemos com a pandemia do coronavírus, é na fé que as pessoas encontram força para atravessar esse período.

André Ferreira acrescenta que solicitou que a sua proposta tramite em regime de urgência, para que possa ser aprovada de forma célere, autorizando o funcionamento de templos e igrejas em qualquer hora do dia.

“Muitos governadores estão limitando o horário das celebrações. Isso é um erro. Não podemos comparar a fé com o funcionamento de um cinema, um shopping ou a praia. A fé leva conforto às pessoas, muitas delas em desespero por um familiar doente ou por estar passando por uma situação difícil por causa da pandemia”, argumenta o deputado.

Afirmando entender que o momento da crise sanitária é grave, André Ferreira lembra que desde que foram autorizados a reabrir, os templos e as igrejas vêm adotando todos os protocolos para evitar a propagação do coronavírus, como o distanciamento entre as pessoas e o uso do álcool gel.

“Temos que lembrar, também, que os templos e igrejas não fazem apenas os cultos. Na maioria das vezes se dedicam a atividades essenciais e de amparo à população”, acrescentou o vice-líder do Governo.

Prefeito Anderson Ferreira inclui Jaboatão em consórcio para compra de vacinas contra Covid-19

Foto: Chico Bezerra/PJG


O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, protocolou, nessa terça-feira (2), interesse em participar do consórcio público para compra de vacinas contra a Covid-19. O manifesto foi enviado à Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Além dos imunizantes, o município também tem a intenção de adquirir medicamentos e outros insumos para combater a pandemia.

“Nossa programação de vacinação está seguindo o cronograma nacional, mas estamos vendo um agravamento da doença em todo território nacional e, para conter a Covid-19, entendemos que temos que ampliar o processo de imunização da população. Por isso, resolvi cadastrar Jaboatão na relação dos municípios que farão parte desse consórcio. Quanto mais vacinas forem adquiridas, mais cedo podemos garantir a segurança da população”, disse Anderson Ferreira.

Até o momento, Jaboatão já aplicou cerca de 20 mil doses desde que chegaram as primeiras remessas ao município, no último dia 19 de janeiro. A fase atual contempla o público-alvo com idade entre 75 e 79 anos. O processo de vacinação é feito no sistema drive-thru, por meio de cadastramento prévio, que pode ser realizado via aplicativo De Olho na Consulta ou pelo site www.deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br.

terça-feira, 2 de março de 2021

Jaboatão reúne técnicos estaduais e federais e recomenda suspensão de comércio do peixe arabaiana

Foto: Chico Bezerra/PJG

Preocupada com o aumento no consumo de pescados em virtude da aproximação da Semana Santa, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes articulou, na tarde desta terça-feira (2), reunião com especialistas para discutir e planejar ações em conjunto a fim de evitar novos casos da Síndrome de Haff. Ao final do encontro, a força-tarefa decidiu por emitir recomendação, em âmbito estadual, pela suspensão da comercialização do peixe da espécie arabaiana. Além disso, foi determinado reforço na fiscalização de feiras livres e mercados, bem como a disponibilização de canais para notificação e emissão de nota técnica voltada aos profissionais da saúde sobre sintomas e tratamentos da síndrome.

Estiveram presentes no encontro, realizado no complexo administrativo da prefeitura, representantes do Ministério da Agricultura e do Abastecimento; Secretaria Municipal de Saúde; Departamento de Medicina Veterinária da UFRPE; Conselho de Medicina Veterinária e Comissão de Alimentos do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV); das agências de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) e Vigilância Sanitária (Apevisa) de Pernambuco; e da Vigilância Sanitária do Jaboatão dos Guararapes.

Pacientes acometidos pela síndrome, conhecida popularmente como ‘doença da urina preta’, costumam apresentar quadros de mialgia, dores musculares intensas principalmente nos braços, coxas e panturrilhas, além de de elevação na taxa de enzimas musculares e presença de urina de coloração escura. Pernambuco contabiliza, até o momento, 15 casos confirmados da doença e outros cinco sob investigação. Na manhã de hoje, a médica veterinária Priscyla Andrade faleceu em decorrência da doença, após 14 dias de internação em um hospital particular, no Recife.

Jaboatão disponibiliza, de forma pioneira no estado, o aplicativo Saúde Vigilante, pelo qual os usuários podem acionar a Vigilância Sanitária para apresentar denúncias. "Sabemos que neste período, com o início da Quaresma, as pessoas começam a trocar o consumo de carnes vermelhas por pescados. Acontece que a principal origem dessa síndrome deriva da ingestão de pescados contaminados por uma toxina capaz de causar danos graves ao ser humano. Iremos montar uma força-tarefa para resguardar a população dessa doença por meio de ações educativas e de fiscalização”, afirmou o prefeito Anderson Ferreira.

Prefeito Anderson Ferreira inaugura Centro Municipal de Reabilitação no Jaboatão

Foto: Leandro de Santana/PJG

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, inaugurou, nesta terça-feira (2), o Centro Municipal de Reabilitação de Massangana, no bairro de Piedade, onde são realizados atendimentos gratuitos aos públicos infantil e adulto. No local, são oferecidos serviços de fisioterapia para reabilitação nas áreas de reumatologia, traumatologia, traumato-ortopedia, neurologia para fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia, além de procedimentos de audiometria e imitanciometria tonal e vocal. O novo centro tem capacidade para realizar mais de mil atendimentos por mês.

“Nossa gestão tem atuado muito nessa área de reabilitação, mas era necessário termos um centro como este. Para isso, adquirimos todos os equipamentos necessários para cuidar das nossas crianças, dos idosos e de todas as pessoas que precisam de apoio. É necessário destacar o trabalho de reabilitação intelectual de autistas, que já apoiamos no Caine e na Fundação Perrone. Agora, vamos avançar ainda mais, com um equipamento municipal de multiuso funcional, que permite maior atenção aos munícipes”, disse Anderson Ferreira, no ato de inauguração.

O encaminhamento para tratamento é feito pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) e policlínicas, mediante regulação. O objetivo é criar uma ligação maior entre a atenção básica e a equipe de reabilitação, para que haja um cuidado integrado nos diferentes níveis de complexidade de atenção à saúde. O horário de funcionamento é das 7h às 16h, mas, durante o período da pandemia da Covid-19, as atividades irão até as 15h para que o ambiente possa ser sanitizado.


Presente na inauguração, a líder do Grupo de Mães Conectadas pelo Amor, Ana Keite, disse que o Centro Municipal de Reabilitação de Massangana atende a um anseio antigo e que, agora, se tornou real. “Estou feliz com esse novo centro porque era um desejo nosso por um atendimento digno. Temos uma equipe multidisciplinar para cuidar dos nossos filhos com autismo e também dar apoio psicológico às mães. É um centro de reabilitação bem estruturado, com equipamentos de ponta, tudo feito com muita dedicação. Estamos felizes, porque a Prefeitura do Jaboatão cumpriu com aquilo que foi idealizado. O sonho se tornou realidade”, afirmou Ana.

Prefeito do Jaboatão discute retomada econômica com presidente do BNDES

 

Foto: Chico Bezerra/PMJG

O prefeito Anderson Ferreira se reuniu com o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, nesta segunda-feira (1º), no Complexo Administrativo da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, e entre os assuntos abordados ganhou destaque a retomada da economia diante do cenário provocado pela Covid-19 no País. “É necessário discutir a pauta econômica e o BNDES tem um papel importante. Temos a preocupação com as pessoas que têm suas atividades paralisadas e precisam de uma garantia de renda para injetar no próprio negócio”, disse o gestor jaboatonense.

Anderson ressaltou que Jaboatão está preparado para firmar novas parcerias com o BNDES, principalmente, se for na abertura de linhas de crédito ou via um fundo garantidor para o setor econômico. “Seria importante pensarmos numa linha de crédito, tendo o município como avalista. Jaboatão pode ser o ponto de partida. Temos a disposição de colaborar da melhor forma possível”, assegurou.

O presidente Gustavo Montezano disse ao prefeito Anderson Ferreira que o banco trabalha com projetos-pilotos para serem replicados em outros municípios e ressaltou que as boas propostas são importantes para as parcerias. “Estamos estruturando um projeto de PPP [Parceria Público-Privada] de iluminação pública junto com o município do Jaboatão e colocando o banco de serviços do BNDES à disposição da prefeitura para estruturar outros projetos”, afirmou. 

Atualmente, a Prefeitura do Jaboatão e o BNDES têm parceria na área da iluminação pública para implantação de 100% de luzes de LED em todo o município, através de PPP. O assunto também foi tratado pelos dois gestores, durante a visita que fizeram a algumas vias do município, à noite. O investimento previsto é de R$ 140 milhões até o final de 2022.

O prefeito ressaltou que Jaboatão tem atendido a todas as solicitações do banco e está adiantado no cronograma montado em conjunto com o BNDES. Anderson Ferreira e Gustavo Montezano afirmaram considerar que investir neste tipo de iluminação é importante, não só porque gera mais economia de recursos e reduz o consumo, mas porque traz maior sensação de segurança à população.

Homem é preso vendendo celulares roubados na Estação Joana Bezerra


Policiais militares do Batalhão de Choque, durante serviço na Operação Linha Segura, que busca levar mais tranquilidade aos usuários e servidores do Metrô, prenderam um homem , na noite desta segunda-feira, na Estação Joana Bezerra. Ele estava comercializando celulares roubados, enquanto um outro admitiu que iria comprar um aparelho.

O efetivo notou uma movimentação estranha da dupla e realizou a abordagem e com o suspeito foram encontrados dois aparelhos que constavam com queixa de roubo, no Alerta Celular. Como o comprador admitiu que iria fazer o negócio, o vendedor acabou levando os policiais até seu carro, onde foram encontrados, em uma sacola, várias peças de celulares e outros sete aparelhos completos.

Diante das evidências, o homem foi conduzido para a Central de Plantões da Capital, para a tomada das medidas cabíveis. 

segunda-feira, 1 de março de 2021

Jaboatão contabiliza cerca de 19 mil vacinados e ultrapassa número de casos confirmados da Covid-19

 

Foto: Chico Bezerra/PJG

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, utilizou as redes sociais, nesta segunda-feira (1º), para comemorar o fato de o município ter ultrapassado o número de pessoas vacinadas contra a Covid-19 em relação ao de casos confirmados. De acordo com os últimos boletins emitidos pela Secretaria Municipal de Saúde, até a última sexta-feira (26), o município contabilizava 18.800 casos confirmados do novo coronavírus e cerca de 19 mil doses aplicadas das vacinas CoronaVac e Oxford/AstraZeneca.

De acordo com o prefeito, a notícia injeta ânimo na população da cidade como um todo e atesta a eficiência do planejamento estratégico traçado pela gestão desde o início da pandemia. “Estamos no caminho para, em breve, virarmos a página dessa pandemia. Nossas equipes estão motivadas e, principalmente, capacitadas e comprometidas a cumprir as metas de vacinação traçadas. É uma grande notícia, sem dúvida, mas, ao mesmo tempo, é preciso reforçar o apelo para que se mantenha o uso de máscaras, a higiene das mãos e o distanciamento social como medidas de segurança”, afirmou Anderson. 

O primeiro caso confirmado da Covid-19 no município foi registrado em março de 2020. Do total de 18.800, houve 3.135 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 15.795 casos leves. O processo de imunização, por sua vez, teve início no último dia 19 de janeiro. De lá para cá, em pouco mais de um mês, cerca de 19 mil pessoas foram vacinadas.

Atualmente, Jaboatão dos Guararapes se encontra na etapa de imunização de idosos de 75 a 79 anos. Quatro pontos de drive-thru, com faixa rápida para pedestres, estão à disposição da população: na Casa da Cultura, em Jaboatão Centro; no Sesc e no Shopping Guararapes, em Piedade; e no Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres. O serviço funciona de segunda a sexta, das 9h às 16h. O cadastramento pode ser feito pelo aplicativo De Olho na Consulta ou pelo site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br.

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Motoristas de aplicativos cruzam os braços nesta segunda-feira


Motoristas de aplicativos do Recife, estarão realizando uma paralisação nesta segunda-feira (1). O ato que está sendo organizando através das redes sociais, tem como objetivo chamar atenção das empresas Uber, 99 e Indriver,  para o reajuste de tarifas. A categoria reclama que desde 2016, não há qualquer tipo de reajuste e inclusive, as empresas passaram a pagar menos aos motoristas.

O presidente da AMAPE - Associação dos Motoristas e Motofretistas por Aplicativos de Pernambuco, Thiago Silva, explica o motivo do protesto. “O combustível passa dos R$ 5 e a tarifa dos aplicativos, nunca aumentou. São 4 anos acumulando prejuízos e hoje os valores estão mais baratos que o litro da gasolina”.

A concentração terá início a partir das 7h da manhã, em frente ao Classic Hall, na faixa local. De lá, os motoristas sairão em carreata até a sede da Uber e da 99, onde entregarão uma pauta, cobrando o reajuste de tarifas.

O movimento está sendo divulgado nas redes sociais com a hashtag #ReajusteJá .