sábado, 17 de setembro de 2022

Atos de Bolsonaro em Pernambuco ao lado de Anderson e Gilson foram marcados pela defesa da pátria, família e liberdade

Foto: Divulgação 


Após ter liderado uma motociata que cruzou as cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru, no Agreste de Pernambuco, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), participou, na tarde deste sábado (17), ao lado dos candidatos ao Governo do Estado e Senado Federal, Anderson Ferreira (PL) e Gilson Machado (PL), da Marcha para Jesus, em Garanhuns. Evidente em cada discurso estava o alinhamento entre os candidatos, com mensagens que reforçaram os valores em defesa da pátria, família e liberdade.

Bolsonaro afirmou que a ética e a moral são princípios inegociáveis. "Dizem que o Estado é laico, mas o presidente da República acredita em Deus, defende a família brasileira, defende a vida desde a sua concepção. Um presidente que não quer liberar drogas e não quer, também, ideologia de gênero para os nossos filhos e netos", disse o presidente.

Anderson elencou os investimentos realizados pelo Governo Federal em Pernambuco nos últimos quatro anos, e destacou a gratidão do povo pernambucano para com Bolsonaro pelas medidas adotadas no combate à pandemia. “Tenho a certeza de que o nosso presidente saiu de Pernambuco carregado de fé e esperança, e abençoado por Deus”, pontuou.

Ao final do evento, o presidente seguiu para o Recife, de onde embarca para o Reino Unido. Bolsonaro irá se encontrar com o rei Charles III e vai acompanhar o funeral da rainha Elizabeth II.

Anderson: “Presidente Bolsonaro, é um orgulho poder estar ao seu lado”

Foto: Hermes Costa Neto/Divulgação

Candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Governo do Estado, Anderson Ferreira destacou a trajetória política ao lado do chefe do Executivo Nacional e disse sentir orgulho em disputar a eleição para o Palácio do Campo das Princesas apoiado pelo povo de Pernambuco e o líder da República. A declaração foi feita na manhã deste sábado, no Pátio de Eventos, em Caruaru, ponto final da motociata que percorreu, ainda, as cidades de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama.


Confira a íntegra do discurso de Anderson Ferreira:

“Tive a felicidade de estar ao seu lado, presidente, na Câmara dos Deputados, combatendo o bom combate pelos valores éticos e morais. Fui autor do Estatuto da Família e o senhor sempre esteve ao nosso lado defendendo o que nós acreditamos, que uma família estruturada é a base de uma sociedade sadia.


O povo pernambucano tem uma grande qualidade: a gratidão. E esse povo é muito grato ao melhor presidente da história da República do Brasil: Jair Messias Bolsonaro.


Durante a pandemia, enquanto uns adotaram a política do ‘fique em casa e a economia que se lasque’, o senhor nos socorreu com o Auxílio Emergencial.


Presidente Bolsonaro, é um orgulho poder estar ao seu lado. Combatemos ali, em Brasília, enquanto deputados, uma batalha ética e moral com muita honestidade, sempre valorizando a família e nunca abrindo mão dos nossos princípios.


E hoje, fui convocado pelo povo pernambucano e pelo senhor, meu presidente, para governar o estado de Pernambuco. Mas a minha vitória só será completa com a eleição do nosso senador Gilson Machado e a reeleição do presidente Bolsonaro.


Fiz questão de chamar uma mulher para compor a nossa chapa, na vice, Izabel Urquiza. Nós temos uma aliança com um time do bem. Não faço política cooptando prefeitos nem lideranças. Minha história é uma trajetória de desafios e agora não será diferente. Vamos virar a chave em Pernambuco com Bolsonaro, Anderson Ferreira e Gilson Machado (PL).”

JABOATÃO DOS GUARARAPES PROMOVE O DESFILE CÍVICO-MILITAR 2022 NESTE DOMINGO (18)


Para celebrar o aniversário de 200 anos da Independência do Brasil, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes promoverá o Desfile Cívico-Militar 2022 do município. O evento busca exaltar o processo que separou o país do domínio português. O desfile acontece na Avenida Barão de Lucena, em Jaboatão Centro, a partir das 14h. Ao todo, 58 instituições participarão do evento, entre escolas municipais, estaduais e privadas, bem como Organizações Não Governamentais e as Forças Armadas.

De acordo com Ivaneide Dantas, secretária Municipal de Educação, o desfile é uma oportunidade de valorizar o sentimento patriota nos jovens. “Quando os estudantes vão para a rua, eles têm a consciência de como se deu a independência e entendem a valorização desse momento. Assim homenageamos homens e mulheres que naquela ocasião lutaram por um país liberto”, disse.

No palanque oficial, armado na Casa da Cultura, estará o prefeito Mano Medeiros,  autoridades municipais e representantes das Forças Armadas. Enquanto a concentração será no SESI de Jaboatão Centro. A dispersão acontece na Av. Barão de Lucena, próximo a entrada do Bairro de Vila Rica.

Por conta da festividade, o trânsito será adaptado. A partir das 10h, a Av. Barão de Lucena será interditada no trecho entre a entrada de Vila Rica e o prédio da Regional I. O desvio no sentido Moreno/Jaboatão será feito pela Rua Barão de Moreno. Já o condutor que vai em sentido oposto seguirá pela Rua Visconde de Rio Branco. O tráfego será normalizado por volta das 18h.

Também em comemoração à Independência do Brasil, na terça-feira (20), haverá o Desfile Cívico-Militar em Muribeca. Os participantes irão se concentrar na esquina com a Rua da Matriz e o palanque vai ser montado na Praça da Igreja Matriz. A dispersão será na Escola Barão de Muribeca.

Parto humanizado, estratégias de cuidados maternoinfantil e muita emoção no IV Fórum Perinatal do Jaboatão

 

Fotos: Chico Bezerra/PJG

Mais do que garantir o atendimento médico necessário às pessoas gestantes, é fundamental assegurar seu acolhimento emocional e de sua família, antes, durante e após o parto. Essa foi a principal ideia defendida durante o IV Fórum Perinatal do Jaboatão dos Guararapes, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde. O evento aconteceu durante toda a manhã de hoje, na Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (Cespu Europa), reunindo 150 profissionais da saúde. E homenageou a parteira e enfermeira obstetra Maria dos Prazeres, de 84 anos, patrimônio vivo de Pernambuco.

A parteira entrou no auditório de mãos dadas com o prefeito Mano Medeiros, que salientou o quanto Prazeres é referência para o mundo e disse ter muito orgulho dela. “Eu não esperava essa homenagem e nunca vou me esquecer”, disse ela, emocionada. Com a experiência de quem já realizou mais de seis mil partos naturais, sem perder nenhum bebê, Prazeres lembrou a força da mulher, reforçou a importância de envolver a família desde a gestação até após o parto e convocou as pessoas presentes a defenderem a tradição.



O Centro de Parto Natural (CPN) do Jaboatão é uma iniciativa que defende a tradição. O local disponibiliza dez suítes para partos humanizados e é voltado para atender gestantes de baixo risco e respeitar o protagonismo feminino. Na suíte onde é realizado o parto, o bebê recebe os primeiros cuidados e fica ao lado da mãe (e de mais duas pessoas da família) o tempo inteiro.

“O fórum é uma oportunidade de reencontro acadêmico e com os nossos profissionais da rede de saúde do Jaboatão. É fundamental sensibiliza-los para a qualidade na assistência às mulheres, em especial no período gestacional”, salienta a secretária de saúde, Zelma Pessôa.

As palestrantes foram a gerente de Atenção à Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde do Estado, Cleonusia Vasconcelos; Brena Melo, coordenadora da Enfermaria de Gestação de Alto Risco do Imip; Samara Brelaz, coordenadora da Saúde da Mulher do Jaboatão; Camila Brito, gerente da Vigilância Epidemiológica do Jaboatão; e Érica Ximenes, coordenadora do CPN Rita Barradas. Elas salientaram que a maioria da mortalidade materna tem causas evitáveis com o acompanhamento adequado, mas morrem cerca de 830 pessoas ao dia, no mundo, dessas causas.

Jaboatão conta com 40 leitos disponíveis para partos (30 no Hospital Memorial Guararapes e 10 suítes no CPN) e dobrará essa capacidade quando forem concluídas as obras da Maternidade Rita Barradas, que, junto com o CPN, comporá o Complexo Maternoinfantil do Jaboatão, em Sucupira. O município realizou 4.534 partos em 2021.

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Anderson: “O povo de Pernambuco vai escolher o próximo governador pela honestidade, ética, experiência e maturidade”

Foto: Hermes Costa Neto/Divulgação

O candidato do Partido Liberal (PL) ao Governo do Estado, Anderson Ferreira, participou, na tarde desta quarta-feira (14), de uma sabatina promovida pela TV Globo, no Recife. Anderson apresentou diretrizes do plano de governo e debateu propostas para o estado ao lado dos jornalistas Márcio Bonfim e Maristela Niz. E deixou claro que as eleições deste ano “serão marcadas pelo reencontro do povo de Pernambuco com valores como a honestidade, a ética, a experiência e a maturidade”.

Anderson destacou que esses valores são uma marca de sua trajetória política. Lembrou que o estado se encontra quebrado e classificou como temerário o que chamou de “festival mirabolante de promessas”.

“Ninguém sabe ao certo o que vai poder ser feito a partir de 2023 porque falta transparência nas contas públicas do governo estadual, mas venho de uma experiência exitosa à frente da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, que, quando assumimos a gestão, em 2017, se encontrava em situação similar. E não me falta coragem e determinação para governar o estado diante do seu pior momento na história, afirmou.

Anderson exaltou ainda a capacidade técnica e de articulação política dos companheiros de chapa, Izabel Urquiza (PL), candidata a vice-governadora, e Gilson Machado (PL), candidato ao Senado. “Nós vamos arrumar a casa, determinar prioridades e firmar parcerias com o Governo Federal e a iniciativa privada”, reforçou.

“E o presidente Jair Bolsonaro (PL) vai ser reeleito com a força de Pernambuco. O povo do nosso estado é muito grato por tudo o que nosso presidente fez no período mais difícil da história do nosso país. Então defender o governo do presidente Bolsonaro, para mim, é um orgulho. E tenho a certeza de que, ao seu lado, iremos mudar Pernambuco”, pontuou Anderson Ferreira, que, em suas considerações finais, convocou a população de todo o estado para o que classificou como o “maior ato político da história do país”, em referência à visita do presidente ao Agreste, no próximo sábado (17).

Sesc Pernambuco abre seleção para vagas de estágio em todo estado


O Serviço Social do Comércio (Sesc/PE) abre processo seletivo de estágio em diversas áreas profissionais para compor o quadro da instituição nas várias unidades espalhadas por Pernambuco. São 21 vagas para estágio de nível superior, com bolsa de estágio no valor de R$ 520,00 e auxílio transporte de R$ 90,00.

As inscrições abrem às 15h desta quinta-feira (15), na página de carreiras do Sesc/PE (https://sescpe.jobs.recrut.ai), e podem se inscrever estudantes a partir do 5° período dos cursos de Educação Física, Odontologia, Design, Jornalismo, Serviço Social, Música, Pedagogia, Nutrição e Química. Para a vaga de Design podem se inscrever estudantes de bacharelado conforme a regra acima, e estudantes de curso tecnólogo a partir do 2° período.

Maiores detalhes podem ser consultados no Informativo do Processo Seletivo e na descrição da vaga.


O processo seletivo inclui análise comportamental e avaliação de conhecimentos, ambos realizados por meio da página de carreiras do Sesc/PE (https://sescpe.jobs.recrut.ai), onde pode ser acompanhado todo o processo. As vagas de estágio são para unidades dos municípios de Arcoverde, Caruaru, Garanhuns, Goiana, Jaboatão, Petrolina, Recife e Surubim.

 

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde para comerciários e dependentes. As 23 unidades, incluindo os hotéis em Garanhuns e Triunfo, operam respeitando os protocolos de saúde e alinhadas aos órgãos públicos, e têm ações presenciais, virtuais ou híbridas. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação do cartão, entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos).  Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br. Além disso, os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que possuem o Cartão do Empresário, da Fecomércio, podem adquirir produtos e serviços do Sesc em condições diferenciadas. Mais informações no site www.cartaodoempresario.com.br.

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

IV Fórum Perinatal do Jaboatão discute saúde maternoinfantil, em seminário que homenageará a parteira Dona Prazeres

Fotos: Chico Bezerra/PJG

Profissionais da rede de saúde municipal participarão, nesta quinta-feira (15), do IV Fórum Perinatal do Jaboatão dos Guararapes, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Com o tema A Saúde da Mulher no Cuidado Pré Natal, Parto e Puerpério, o encontro acontece das 8h30 às 12h30, na Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (Cespu), ao lado do Complexo Administrativo. O encontro tem o objetivo de discutir os avanços e desafios em relação ao tema.

Como palestrantes estarão a gerente de Atenção à Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde do Estado, Cleonusia Vasconcelos; Brena Melo, coordenadora da Enfermaria de Gestação de Alto Risco do Imip; Samara Brelaz, coordenadora da Saúde da Mulher do Jaboatão; e Camila Brito, gerente da Vigilância Epidemiológica do Jaboatão.  

 

Na pauta, a linha de cuidados maternoinfantil, o panorama da mortalidade materna e a atenção nas gestações de risco, com momentos de reflexões sobre os temas e seus desafios. Também haverá homenagem à parteira Dona Maria dos Prazeres, patrimônio vivo de Pernambuco, que realizou cerca de seis mil partos.




 

Jaboatão conta com 40 leitos disponíveis para partos (30 no Hospital Memorial Guararapes e 10 no Centro de Parto Normal - CPN) e dobrará essa capacidade quando forem concluídas as obras da Maternidade Rita Barradas, que, junto com o CPN, comporá o Complexo Maternoinfantil do Jaboatão, em Sucupira. O município realizou 4.534 partos em 2021.

 

Aldeia Yapoatan celebra cultura de Jaboatão com espetáculos e oficinas


Celebrando a riqueza cultural que flui pelo território que se desenvolveu entre os rios Dunas Unas e Jaboatão, acontece a 6° edição do Aldeia Yapoatan, mostra de artes realizada pelo Sesc Piedade com atrações e oficinas destinadas ao fortalecimento das tradições culturais em Jaboatão dos Guararapes. As atividades vão do dia 16 a 25 de setembro, com ações gratuitas e a preço popular, com ingressos a R$10 e meia-entrada (R$ 5) para estudantes, professores, idosos, comerciários e seus dependentes; confira a programação completa no site do Sesc Pernambuco.

O Aldeia Yapoatan é uma iniciativa do Sesc para o fortalecimento do setor criativo em Jaboatão dos Guararapes, e conta com apoio da prefeitura do município, através da Secretaria Executiva de Turismo e Cultura. Sendo Jaboatão uma cidade fortemente ligada à água, surge Yapoatan, palavra indígena que denomina uma árvore muito utilizada na construção de embarcações e mastros.

Conectando-se a essa memória cultural, o Aldeia Yapoatan chega a sua sexta edição realizando ações que promovam um maior contato da população com a própria produção cultural local, e um fortalecimento dos criativos locais por meio de ações de qualificação.


Nesta edição, o evento homenageia Miró da Muribeca e Mestre Saúba, dois grandes símbolos da cultura jaboatonense. Miró, falecido em 31 de julho deste ano, carregava o nome do bairro da Muribeca, e levava em seus textos o lirismo periférico e da negritude, sendo reconhecido internacionalmente. Mester Saúba é patrimônio vivo de Jaboatão, notório artesão de brinquedos populares como o mané gostoso e o rói-rói, sendo esse seu meio de subsistência há 43 anos.

Integrando o Hub PE Criativo, iniciativa do Sesc para o fortalecimento do setor criativo em Pernambuco, a programação se conecta à produção cultural que brota de Jaboatão dos Guararapes, com apresentações de Silvério Pessoa, Lua, Banda de Pau e Corda, Coco Serrote, Boi Sorrizo, Maracatu Aurora Africana, dentre outros, numa ampla programação que totaliza mais de 40 ações.

As atividades acontecem por toda Jaboatão, com ações no estacionamento da Casa da Cultura, Cine Teatro Samuel Campelo, Praça do Coreto, Sesc Piedade, Associação de Pescadores de Barra de Jangada, Ocupe Peixaria, dentre outros.

Ao lado de Bolsonaro, Anderson reafirma compromisso com a geração de 600 mil novos empregos em quatro anos

Foto: Reprodução TV / Divulgação

Candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Governo do Estado, Anderson Ferreira (PL) reafirmou o compromisso com a abertura de 600 mil novos postos de trabalho em Pernambuco. Anderson defendeu a concessão de incentivos fiscais e a desburocratização como importante medidas para a atração de novos investimentos e o resgate da competitividade.

Outras ações de estímulo à geração de emprego e renda elencadas como prioridade pelo liberal foram o incentivo ao empreendedorismo e a interiorização de polos tecnológicos.

"Nós temos um grande desafio em Pernambuco: gerar empregos. O governo da esquerda esqueceu o dever de casa. E nós vamos, sim, firmar um grande compromisso com a população, de gerar empregos e investimentos. Vamos fazer políticas públicas que cheguem na ponta e transformem, de fato, a vida das pessoas”, detalhou Anderson Ferreira.

"Em Pernambuco, quem vota em Jair Bolsonaro, vota, também, em Anderson Ferreira e Gilson Machado (PL) [candidato ao Senado Federal]", pontuou Bolsonaro em vídeo gravado para o guia eleitoral.

PM prende três suspeitos de assalto a banco no Agreste


Operação envolvendo diversas unidades da Polícia Militar, juntamente com a Guarda Municipal da cidade, Polícia Civil e Grupamento Tático Aéreo (GTA), da SDS, prendeu três envolvidos em um assalto ao Banco do Brasil de Taquaritinga do Norte, no final da manhã desta terça-feira (13/09). Um suspeito foi morto em confronto e dois outros ainda são procurados.

Por volta das 11h20, policiais militares do 24º BPM foram acionados para a ocorrência, na praça central da cidade, já encontrando a quadrilha em confronto com a Guarda Municipal. Foi dado apoio e os suspeitos empreenderam fuga, seguindo até o cemitério localizado na PE-130. Neste local, abandonaram o veículo, uma HB-20, e adentraram na mata.


Já com apoio de outras unidades e operativas deslocadas para a ocorrência, foram iniciadas as buscas pelo grupo. Uma equipe do BEPI localizou e prendeu três dos envolvidos. Um quarto suspeito também foi encontrado, mas realizou disparos de arma de fogo contra os militares, sendo respondida a injusta agressão, e o homem não resistiu aos ferimentos.

As equipes seguem trabalhando com a possibilidade de haver dois foragidos, sendo que um deles teria atuado dentro do banco e o outro teria ficado dentro do veículo, na condição de piloto da quadrilha. No total, foram apreendidos com o grupo três revólveres calibre 38,  munições de calibre 9mm e três veículos, sendo a HB-20, um Gol e uma motocicleta CG. Os valores subtraídos da agência não foram localizados e o banco não divulgou a importância.

Anderson e Gilson lideram Motociata 22 em Carpina e consolidam palanque de Bolsonaro na Mata Norte

Foto: Hermes Costa Neto/Divulgação

A caravana Simbora Mudar Pernambuco voltou à cidade de Carpina, nesta terça-feira (13), para uma grande motociata em apoio às candidaturas de Anderson Ferreira (PL) e Gilson Machado (PL). Os candidatos ao Governo do Estado e ao Senado Federal percorreram ruas e avenidas da área central do município ao lado de apoiadores. Junto à população, Anderson e Gilson debateram propostas para o desenvolvimento socioeconômico do estado e defenderam os investimentos do Governo Federal na região.

Durante entrevista à Rádio Carpina FM, Anderson destacou que, entre as candidaturas de oposição ao PSB de Paulo Câmara e Danilo Cabral, a sua é a única que nunca fez parte da sigla socialista. Filiado ao Partido Liberal há 12 anos, Anderson é presidente da legenda em Pernambuco.

Foto: Hermes Costa Neto/Divulgação


“Estou no mesmo partido desde que ingressei na vida pública, e é esse comprometimento, com as mesmas bandeiras e os mesmos princípios de toda uma trajetória, que nos difere das outras candidaturas. Eu tenho um lado e sempre fui muito firme nos meus posicionamentos, nas minhas convicções. Não abro mão da minha essência por conjecturas ou acordos. Essa é uma das grandes diferenças entre nós e eles”, disse Anderson.

terça-feira, 13 de setembro de 2022

Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes estimula protagonismo infantojuvenil por meio da educação

     

Foto: Chico Bezerra/ PMJG

Com objetivo de estimular o protagonismo infantil e preparar os jovens para o futuro, a Prefeitura do Jaboatão do Guararapes, através da Secretaria Municipal de Educação, promove um Bate-papo de Líderes entre estudantes e a gestão, nesta quarta-feira (14). O encontro acontecerá na Faculdade dos Guararapes e contará com a presença de 126 alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental do município.

De acordo com a secretária Municipal de Educação, Ivaneide Dantas, o bate-papo é uma oportunidade de transformar a vida desses jovens. "Já estivemos neste lugar e acreditamos no potencial de cada estudante em impactar gradativamente, de forma positiva, outras pessoas em sua sala de aula, em sua unidade educacional, no seu bairro, no seu estado e no nosso país, tendo compromisso consigo, com seus pares e com o meio em que estão", afirma.

Ministrada pelo gerente de Gestão Educacional, Pedro Portela, a ação terá duas etapas: pela manhã, às 8h, 70 alunos dos anos iniciais (seis a dez anos) realizarão dinâmicas de integração e reflexões a respeito das qualidades de um líder. Por fim, as crianças irão assistir a um vídeo que traz uma reflexão sobre a responsabilidade das ideias e atitudes.

Já no turno da tarde, a partir das 13h, 56 estudantes dos anos finais (11 a 14 anos), eleitos líderes gremistas de suas escolas, vão dialogar sobre temas como liderança e os desafios enfrentados por crianças e adolescentes ao longo das épocas. Além disso, nesse momento também serão feitas as inscrições das chapas para o programa Prefeito Por Um Dia, bem como a elaboração das propostas e  a eleição.


Prefeito por um dia

O Programa Prefeito Por Um Dia terá sua primeira edição. Os gremistas vão se dividir em 28 chapas, formando os candidatos a prefeito e vice-prefeito. Após a eleição da chapa, os dois alunos eleitos vão escolher seu secretariado. No fim deste mês, os estudantes eleitos e selecionados irão até o Complexo Administrativo da prefeitura para se encontrar com a Gestão Municipal.

Os dois alunos eleitos como prefeito e vice passarão o dia com o Prefeito Mano Medeiros. Já os demais estudantes, que compõem o secretariado, vão acompanhar os funcionários correspondentes aos seus cargos. A ideia é que dessa forma eles entendam o funcionamento da prefeitura e através desse trabalho compreendam também o papel de liderança.

PM detém dois suspeitos com drogas e arma em Santo Amaro


Policiais militares da CIPMoto conduziram dois homens à Central de Plantões da Capital, após realizar uma apreensão de drogas e arma de fogo, no final da noite de segunda-feira (12/09),  em Santo Amaro, na área central do Recife.

O efetivo realizava rondas no bairro quando notou uma movimentação estranha de um homem, na Rua da Amizade. Ao ver a chegada do policiamento, tentou se desfazer de um saco plástico contendo 37 pedras de crack, mas foi alcançado. Ele acabou indicando uma residência onde guardava o restante do material.

No local, os policiais encontraram uma pistola calibre .380 e aproximadamente 1kg de maconha, além do segundo envolvido, que já possui passagens pelo sistema prisional, por tráfico de drogas e roubo.

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Jacilda Urquisa anuncia candidatura a deputada federal e apoio a Anderson, Gilson e Bolsonaro


O palanque em apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) e à candidatura de Anderson Ferreira (PL) ao Governo de Pernambuco na cidade de Olinda, na Região Metropolitana, foi reforçado com o anúncio do ingresso da ex-prefeita Jacilda Urquisa (UB) na da disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados. Esse é mais um importante apoio às candidaturas de Bolsonaro, Anderson e Gilson Machado Neto (PL), e que consolida a liderança do trio na Marim dos Caetés.

Mãe da candidata a vice-governadora pelo Partido Liberal, Izabel Urquiza, Jacilda contou que a ideia inicial era de tentar um novo mandato na Assembleia Legislativa (Alepe), mas que após a convocação de Izabel para a majoritária, se deu de forma natural a convocação para que se colocasse na disputa eleitoral como representante de Olinda e Pernambuco no Congresso Nacional.

Filiada ao União Brasil, Jacilda disse que foi acertada com naturalidade, junto ao seu partido, a decisão pelo voto em Bolsonaro, Anderson Ferreira e Gilson Machado. "Anderson é um político jovem e determinado, que demonstrou ter capacidade de gestão e foi premiado pelas entregas que fez à população do Jaboatão dos Guararapes. É um gestor de forte presença e que reúne todas as qualidades necessárias para liderar o time que vai tirar Pernambuco do atraso", pontuou Jacilda.

Setembro Amarelo: Conheça as ações da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes na campanha Toda Vida Importa

No mês dedicado à valorização da vida e à prevenção do suicídio, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes programou uma série de atividades que têm como objetivo conscientizar a população sobre a importância de cuidar do emocional e qualificar servidores do município acerca do manejo referente a essa demanda. Entre as ações da campanha Toda Vida Importa, há seminários, fórum, rodas de conversa, serviços para pessoas em situação de rua e apresentação do Projeto Cão Terapia, o primeiro serviço de terapia assistida com animais das regiões Norte e Nordeste do país na rede SUS, que atende crianças autistas.

"O suicídio é um tema delicado, que muitos consideram uma realidade distante, mas os números mostram o contrário e é muito importante conversarmos sobre o assunto e qualificarmos nossos servidores, afinal, o suicídio pode ser prevenido a partir do cuidado com a saúde emocional”,  observa a secretária de saúde do município, Zelma Pessôa. “Nossa campanha é voltada para o autocuidado e acolhimento e direcionada a diversos públicos: profissionais, usuários da rede, população em situação de rua e sociedade em geral e até os animais da rua, considerando que Jaboatão valoriza todas as vidas”, complementa a coordenadora de saúde mental da prefeitura, Paula Pereira.


Amanhã, a partir das 8h30, acontece seminário na Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), com o tema Autocuidado e Acolhimento como Estratégias de Prevenção do Suicídio e Valorização da Vida, mediado pela psiquiatra Maria Gabriela Amorim. Embora o foco principal seja profissionais do município, qualquer pessoa pode participar, inscrevendo-se no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfyuwIde0_CI2f522JwbjFu6k3WBghhTO8tewRZVyn9OPlWDg/viewform.

 

Na próxima sexta-feira (16), às 8h30, o Parque da Cidade, em Prazeres, será local de uma roda de conversa, voltada para profissionais da área, usuários da Rede de Atenção Psico-social (RAPS) e público em geral, com mediação de Paula Pereira. O encontro irá abordar temas como a valorização da vida e a promoção do bem-estar através da atividade física. No encerramento, será feita apresentação com os cães do Projeto Cão Terapia.

 

Já no dia 23, no Viaduto Geraldo Melo, haverá a ação Jaboatão Valoriza Todas as Vidas, voltada para a população em situação de rua, a fim de dar atenção à saúde física e mental desse público, que terá acesso a diversos serviços, como vacinação, testes de Sífilis/HIV, aferição de pressão, banho do bem e alimentação solidária, além de cuidados da Assistência Social, por meio do Balcão de Cidadania, onde serão retirados documentos pessoais. A atividade começa às 8h.

 

Confira a programação completa:

 

Até 31/09/22

Rodas de conversa sobre setembro amarelo em salas de espera das Unidades de Saúde do Município.

Público: População

Local: Serviços Municipais

 

16, 23 e 30 de setembro

Grupo Terapêutico

Público: Servidores da PMJG

Local: CAPS AD Recanto dos Guararapes

Rua Dr. Manoel Benício Fontenelle, n°110 – Piedade – Jaboatão dos Guararapes/PE.

Horário: 14h



Foto: Chico Bezerra/PMJG. 

 

16, 23 e 30 de setembro

Grupo Terapêutico

Público: Servidores da PMJG

Local: CAPS Infantil Padre Roma Rua Manoel Carneiro Leão, nº 175 – Dois Carneiros Baixo– Jaboatão dos  Guararapes/PE.

Horário: 14h

 

13/09/2022

Seminário

Setembro Amarelo: Autocuidado e acolhimento como estratégias de prevenção do suicídio e valorização da vida.

Público: Profissionais, estudantes e outras pessoas interessadas na temática.

Local: CESPU - Estrada da Batalha, n°1200- Jardim Jordão- Jaboatão dos Guararapes.

Horário: 8h30

 

16/09/2022

Roda de Conversa

Possibilidades de cuidado e apresentação do Projeto Cão Terapia

Público: Usuários RAPS, profissionais da rede e população.

Local: Parque da Cidade- Jaboatão dos Guararapes – Estrada da Batalha, n°2026 – Prazeres.

Horário:8h30

 

20/09/2022

Qualificação profissional

Prevenção do suicídio e abordagem e manejo do cuidado

Público: Profissionais de saúde – Rede RUE.

Local: UPA Sotave

Horário: 9h

 

23/09/2022

Ação: “Jaboatão valoriza todas as vidas”

Público: População em Situação de Rua

Local: Viaduto Geraldo Melo

Horário: 8h

 

26/09/22

Grupo Operativo sobre valorização da vida

Público: Socioeducandos

Local: CASE Jaboatão

Horário: 9h

 

30/09/2022

Fórum Ampliado de Saúde Mental - “Valorizando as nossas experiências”

Público: Profissionais e usuários da RAPS, profissionais da PMJG, estudantes e outras pessoas interessadas na temática.

Local: CESPU

Estrada da Batalha, n°1200- Jardim Jordão- Jaboatão dos Guararapes.

Horário:8h30.

Anderson enaltece participação popular e agradece ao carinho do povo de Gravatá na Motociata 22

Foto: Hermes Costa Neto/Divulgação

Após um dos maiores atos políticos da história do município do Jaboatão dos Guararapes, realizado no início da manhã, Anderson Ferreira e Gilson Machado Neto, candidatos do Partido Liberal (PL) ao Governo do Estado e Senado Federal, participaram, na tarde do último domingo (11), na cidade de Gravatá, no Agreste, de mais uma grande Motociata 22.

Anderson enalteceu a mobilização popular nos atos realizados pela caravana Simbora Mudar Pernambuco e agradeceu à confiança do povo pernambucano na onda azul, verde e amarela.

“Essa foi uma semana para entrar na história. Em cada canto, em cada ato, em cada olhar, a gente viu a confiança nesse time do bem e no compromisso de cada um para mudar Pernambuco. A gente segue firme, debatendo propostas junto à população para o nosso estado e espalhando a esperança em cada ato por onde temos caminhado”, destacou Anderson.

Foto: Hermes Costa Neto/Divulgação



MOTOCIATA 22
O município de Gravatá foi o terceiro a receber a Motociata 22 nos últimos dois dias. Anderson, Gilson e Izabel Urquiza (PL), candidata a vice-governadora, participaram de atos no sábado (10) e domingo (11) nas cidades do Jaboatão dos Guararapes e Escada. Representantes do presidente Jair Bolsonaro (PL) em Pernambuco, os candidatos têm liderado uma série de eventos pelo estado e atraído multidões com a onda azul, verde e amarela.

Apreensão da PM desencadeia ação conjunta entre PM e PC que desarticula quadrilha de roubo de carros


Na manhã deste sábado(10), policiais militares do 24° Batalhão, receberam informações de uma tomada de assalto na cidade de Caruaru, agreste pernambucano e que o veículo roubado seguia sentido Toritama. De posse das informações os PMs seguiram em diligências e conseguiram interceptá-lo. A partir daí foi montada uma operação conjunta entre as Polícias Militar e Civil de Pernambuco que resultou na prisão de quatro suspeitos de roubo a veículos no Agreste do Estado. As equipes recuperaram quatro veículos roubados nas regiões de Toritama e Caruaru, que teriam como destino a clonagem.

Com o grupo também foram apreendidos cinco aparelhos celulares, dois revólveres calibre .38, uma pistola 9mm, 11 munições calibre.38, 10 munições.40 e 16 munições calibre 9mm, além de R$ 2.008,00, em espécie. A ocorrência foi registrada pela Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz do Capibaribe para serem tomadas as medidas legais cabíveis.

domingo, 11 de setembro de 2022

Renato Antunes avança no sertão e recebe apoio de ex-prefeito de Petrolândia


Líder da oposição na capital, Renato Antunes (PL) é uma das grandes apostas do partido do presidente Bolsonaro, nas eleições deste ano. Com um forte trabalho na região metropolitana, ele também vem fortalecendo seu palanque com importantes lideranças do agreste e sertão do Estado. Após giro no interior, Renato recebeu o apoio do Pr Ricardo, ex-prefeito de Petrolândia.

“ O sentimento é de mudança, do litoral ao sertão de Pernambuco. Me sinto honrado demais em receber o apoio do pastor Ricardo, um homem que tem um olhar profundo para os problemas que o nosso povo enfrenta. Este apoio é muito significante. A nossa luta também será de dias melhores para nosso sertão”, comentou Renato. 

Renato fez diversos encontros com lideranças políticas em outras cidades do interior. Já em Petrolina, esteve reunido com um grupo de coordenação de campanha e fez um ato no comitê central do presidente Bolsonaro na cidade. Ele também recebeu o apoio do ex-vereador da cidade, Elias Jardim. 

“ Vou ser deputado não apenas de uma cidade ou região. Vamos lutar por todos os municípios do Estado”, assegurou Renato durante entrevista à rádio local.

Anderson e Gilson lideram Motociata 22 em um dos maiores atos políticos da história de Jaboatão Centro

Foto: Hermes Costa Neto/Divulgação

As ruas e avenidas do bairro de Jaboatão Centro foram completamente tomadas pela onda azul, verde e amarela na manhã deste domingo (11). Anderson Ferreira (PL) e Gilson Machado Neto (PL), candidatos ao Governo do Estado e Senado Federal, lideraram a Motociata 22 em um dos maiores atos políticos da história do Jaboatão dos Guararapes.

“Com as cores do Brasil e o coração cheio de esperança, realizamos uma motociata gigante e cheia de emoção. E esse evento foi ainda mais especial porque pude reencontrar a população da cidade onde tivemos a oportunidade de realizarmos grandes mudanças e pelas quais recebemos reconhecimentos pelas inúmeras entregas. Foi um momento único e que vai ficar guardado com muito carinho”, disse Anderson. Ontem, após um grande evento no bairro da Guabiraba, na Zona Norte do Recife, Anderson e Gilson participaram de uma motociata no município de Escada. Ao lado de apoiadores e grupos de direita, os candidatos do presidente Jair Bolsonaro (PL) em Pernambuco levaram à cidade o sentimento de esperança que tem norteado cada ato da campanha. “Foi um ato de proporções bíblicas. Uma multidão que se uniu ao nosso time do bem para mudar Pernambuco ”, disse Gilson Machado.