sábado, 30 de abril de 2022

Procon/Jaboatāo notifica McDonald’s de Piedade


O Procon do Jaboatāo dos Guararapes notificou a unidade da McDonald’s de Piedade para que, num prazo de 10 dias, explique o porquê de anunciar a comercialização do sanduíche com hambúrguer de picanha sem utilizar esse tipo de corte da carne bovina. O caso ganhou repercussão na semana passada, quando os representantes da marca norte-americana no Brasil admitiram que produzem um blend de cortes selecionados e que o sabor da picanha está no molho especial que compõe o sanduíche.

O superintendente do Procon/Jaboatāo, José Rangel, disse que esta primeira medida foi necessária para que a unidade de Piedade esclareça o caso. “É um direito do consumidor saber o que está pagando. No cardápio e na publicidade está que é sanduíche de picanha, não fala em molho sabor picanha. É um caso que não envolve apenas esta unidade que notificamos, até por se tratar de uma franquia internacional, mas demos o prazo de 10 dias e agora aguardamos as explicações. Depois disso tomaremos as medidas cabíveis”, comentou Rangel.

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Comunidade de Comportas recebe o Mais Jaboatão neste sábado (30)


A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes promove, neste sábado (30), o Mais Jaboatão, um mutirão de ações integradas nas áreas da saúde, cidadania, bem-estar e lazer. A ação será realizada na Escola Municipal Nossa Senhor Aparecida, na Rua dos Pilões, em Comportas, das 8h às 12h. 

Serão ofertados à população mais de 30 serviços gratuitos, tais como: vacinação e teste para a Covid-19,  vacinação contra influenza e sarampo, emissão de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), orientações sobre seguro desemprego, agendamento para carteira profissional, inscrição para emprego, orientação sobre nutrição, aferição de pressão arterial, higiene bucal, teste rápido para detecção de doenças sexualmente transmissíveis, mamografia, consultas com psicólogos e clínicos gerais, Balcão da Cidadania, orientações do Procon, corte de cabelo, aulas de primeiros socorros, vacinação para cães e gatos, entre outros.

Jaboatão disponibiliza mais de 100 pontos no Dia D da Vacina


A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes disponibilizará, neste sábado (3), as 105 salas de vacinação instaladas nas unidades nas unidades básicas de saúde (UBS) e da família (USF) e policlínicas do município, neste sábado (30), para o Dia D da Vacina contra a gripe influenza. A ação vai das 8h às 16h. Outro ponto de imunização será montado no Mutirão Mais Jaboatão, na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, no bairro de Comportas, das 8h às 12h.

O público-alvo para a vacinação contra a influenza são crianças de 6 meses a menos de 5 anos de idade, idosos a partir dos 60 anos e profissionais da saúde. No Jaboatão, há 229 mil pessoas nestes grupos. As crianças e os profissionais da saúde, inclusive, poderão tomar as doses contra a gripe e o sarampo na mesma ocasião. O Dia D é necessário porque há uma baixa procura pela vacina contra a influenza, neste período propício para contrair a doença, e há risco de surto de sarampo.


A partir da próxima segunda-feira (2), haverá ampliação do público-alvo, com a inclusão de gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidade e deficiência permanente, profissionais das forças de segurança, salvamento e forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte de passageiros, portuários, pessoas privadas de liberdade e funcionários de presídios, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que sob medidas socioeducativas.

Para receber as vacinas, no Jaboatão, o usuário precisa apresentar documento de identidade com foto e carteira de vacinação.

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Prefeitura do Jaboatão ganha Prêmio Inovacidade 2022

 

Foto: Chico Bezerra/ PMJG


A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes receberá, no dia 24 de maio, o Prêmio Inovacidade 2022, durante o 9º Smart City Business Brazil Congress (SCB-BR), que acontecerá em São Paulo com a participação de representantes de toda América Latina. Jaboatão venceu com o Sistema de Monitoramento - Painel de Gestão, que foi implantado na administração para acompanhamento das atividades a serem executadas e gerenciar os recursos públicos disponíveis de maneira estratégica.

Os organizadores do evento entenderam que Jaboatão desenvolveu um modelo que possibilita o planejamento, execução, monitoramento e avaliação das ações e projetos de forma sistemática. O Sistema de Monitoramento foi implantado em 2017, proporcionando à gestão municipal uma ferramenta confiável, simples e ágil.

“A partir do momento que o sistema foi implantado, percebemos o aumento de produtividade e otimização dos recursos financeiros. Por ser um modelo acessível à equipe, há uma maior participação na troca de informações e tomada de decisões com mais agilidade para o cumprimento dos cronogramas. Esse prêmio que vamos receber em São Paulo é um reconhecimento ao trabalho que estamos desenvolvendo, há mais de cinco anos, e que apresenta resultados que estão transformando a vida da população”, comemorou o prefeito do Jaboatão, Mano Medeiros.

O Smart City Business Brazil Congress atualmente é o mais importante e estratégico evento sobre cidade inteligente da América Latina. A entrega dos troféus aos vencedores das respectivas categorias será no Pro Magno Centro de Eventos. Na ocasião, também haverá painéis e debates sobre o mercado de cidades inteligentes.

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Prefeito do Jaboatão faz vistoria em muro de contenção em Vista Alegre

Foto: Chico Bezerra/PMJG

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, fez, nesta quarta-feira (27), mais uma vistoria em obras de muros de contenção, desta vez nas construções que estão sendo feitas na Rua Triunfo, bairro de Vista Alegre, e que vão beneficiar mais de 70 famílias que moram no local. O investimento é de R$ 981 mil e faz parte do planejamento da gestão municipal de garantir proteção nas áreas consideradas de risco.

Um muro tem 51 metros de extensão e cinco metros de altura, e o outro mede 34m, com altura média de 3m. O serviço também contempla a construção de canaletas para drenagem de águas pluviais. A previsão é que a obra seja concluída em 30 dias.

 

“Temos entregue muitos muros de contenção e este é mais um que está na fase de conclusão para garantir às famílias mais tranquilidade no período das chuvas. Obras como essa dão segurança e qualidade de vida às pessoas. E é por isso que estamos acelerando os trabalhos para fazer as entregas no tempo mais curto possível. Além dos muros, estamos nos preparando para o inverno com limpeza de canais e canaletas, e também pavimentando ruas com sistema de drenagem para escoar a água de chuva com eficiência”, disse o prefeito Mano.

 

Moradora da Rua Triunfo há 40 anos, Maria da Conceição Pereira de Santana falou da esperança que tinha de ver sua casa protegida. “Lutamos muito para melhorar a situação desse local e nada foi feito pelas gestões passadas. Muita gente saiu daqui, mas eu fiquei, confiando que um dia ia ver essa obra maravilhosa. Agradeço ao prefeito Mano, que veio aqui conferir o serviço pessoalmente e vem novamente para fazer a inauguração. O que posso dizer é que agradeço a atenção que essa gestão está dando a gente”, ressaltou a dona de casa.

terça-feira, 26 de abril de 2022

Jaboatão inicia aplicação de doses de reforço no público acima de 60 anos

Foto:Chico Bezerra/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes começou, nesta terça-feira (26), a segunda dose de reforço da vacinação dos idosos com idade a partir de 60 anos contra a Covid-19. O público-alvo é estimado em 31.061 pessoas de 60 a 64 anos.  A recomendação, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é que o intervalo seja de quatro meses depois do primeiro reforço. Não é necessário agendamento para segunda dose e/ou dose de reforço.

Os pontos de vacinação contra a Covid-19 no Jaboatão funcionam, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, na área externa do Shopping Guararapes (Piedade), na Casa da Cultura (Jaboatão Centro), na Igreja da Fé (Cavaleiro), na Policlínica Manoel Calheiros (Curado) e no Centro Cultural Miguel Arraes (Prazeres). Há ainda mais um local de vacinação situado na parte interna do Shopping Guararapes, que funciona das 17h às 20h.


A Prefeitura do Jaboatão, também, disponibiliza a Van da Vacina nas comunidades e áreas descobertas para facilitar o acesso à vacinação. Nesta quarta- feira (27),  a van vai estar na Rua Maria Helena, em Cajueiro Seco, das 08h às 13h. Na quinta-feira (28),  o local contemplado será a Rua São Sebastião Alves, em Massaranduba, das 9h às 12h. Já na sexta (29), o ponto será a Comunidade Nova Divinéia, em Cajueiro Seco, das 9h às 16h, e no sábado (30), a van vai estar no mutirão de serviços integrados Mais Jaboatão,  na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, na comunidade de  Comportas, das 8h às 12h.

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Milhares de devotos participam do encerramento da Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, no Jaboatão

 

Foto: Chico Bezerra/PJG


Os atos de encerramento da 365ª Festa de Nossa Senhora dos Prazeres reuniram milhares de fiéis, nesta segunda-feira, no município do Jaboatão dos Guararapes. Após dois anos sem a participação do público, devido à pandemia da Covid-19, as homenagens à Santa puderam ser celebradas com missas, novenas e procissões, desde o Domingo de Páscoa, quando ocorreu a Procissão das Bandeiras.

A tradicional procissão saiu do Santuário, no Monte dos Guararapes, percorrendo ruas e avenidas dos bairros de Jardim Jordão, Prazeres e Guararapes, retornando à Igreja onde foi celebrada a Bênção do Santíssimo Sacramento, presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. O tema deste ano foi “Com Maria rezemos pela paz”.

Dom Fernando Saburido esteve à frente da procissão e, ao celebrar a Bênção, falou da emoção que foi o reencontro com os devotos de Nossa Senhora dos Prazeres. “A gente percebe no rosto de cada um a alegria de estar aqui. Foram dois anos sem essa oportunidade e agora voltamos a nos encontrar com a graça de Deus”, exaltou.

Presente nas homenagens à padroeira, o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, falou da importância da Festa. “Esse é um dos principais momentos que os devotos de Nossa Senhora dos Prazeres têm para expressar sua fé. É uma homenagem que acontece há 365 anos e, lamentavelmente, nos últimos dois anos, teve que acontecer sem a presença dos fiéis. Mas a situação está se normalizando, com as pessoas vacinadas e tomando todos os cuidados. Tenho certeza de que, em 2023, teremos uma festa ainda melhor”, disse o gestor.

A aposentada Maria Quitéria contou que a espera foi longa, mas que nunca deixou de ter fé para que tudo volte à normalidade. “Foram dois anos sem poder subir o monte para reverenciar Nossa Senhora dos Prazeres, mas continuei agradecendo as graças alcançadas. Desde o domingo de Páscoa, pude vir para as novenas e hoje vim à procissão e à missa. Tenho fé que tudo vai passar e que, ano que vem, todos nós estaremos aqui novamente”, ressaltou.

Recife ganha mais uma câmera de monitoramento climático, disponível ao vivo e gratuitamente na internet

 



Conhecida como a Veneza Brasileira e para muitos a capital do Nordeste e da criatividade, Recife tem uma cultura rica, desde carnaval, música à cinema, além das suas praias e belezas naturais, que atraem milhares de turistas anualmente. A cidade é a quarta capital brasileira na hierarquia da gestão federal, possui o quarto aglomerado urbano mais populoso do país e está entre as dez cidades que mais sediam eventos do Brasil.

A startup climaaovivo.com.br com o objetivo de trazer ainda mais inovação e benefícios para moradores, turistas e visitantes, oficializou uma parceria com o Bugan Hotel que mantém agora uma câmera que registra as condições do tempo ao vivo em Recife.

Confira a nova câmera ao vivo em Recife:
Câmera ao vivo em Recife (Bugan Hotel)

Com isso, qualquer pessoa que tenha interesse em saber as condições do tempo pode acessar gratuitamente as imagens em tempo real no site climaaovivo.com.br, que traz ainda previsões, notícias e vídeos com conteúdos exclusivos sobre as condições do tempo.


O climaaovivo.com.br  é uma empresa de monitoramento de tempo e clima que possui mais de 240 câmeras em 180 cidades de 24 estados do Brasil. Há seis anos no mercado, é a única plataforma com câmeras especificamente posicionadas para transmitir as condições do tempo ao vivo em cada cidade, com acesso totalmente gratuito para toda a população.

“As condições do tempo afetam a vida de todos nós, e são extremamente importantes em nossas experiências e tomadas de decisão. Para capitais e cidades turísticas, este é um fator decisivo que afeta toda a cadeia econômica e social. Recife possui agora mais uma câmera que transmite as condições do tempo ao vivo para todo o mundo, com acesso gratuito a toda a população e a todos os turistas que visitam a cidade”, diz o CEO do Clima ao Vivo, Denilson Rocha.

O Bugan Hotel, construído pela Rio Ave é administrado pela AFC Hotelaria, empresa do mesmo grupo, atuante há 50 anos em Recife. Com qualidade internacional e parceria comercial com a Atlântica Hotels, o Bugan está localizado à apenas 6 minutos da praia de Boa Viagem, uma das mais visitadas do Nordeste, e a 2 km do Aeroporto Internacional dos Guararapes.

"A marca Bugan é derivada de Bouganvile, uma planta genuinamente brasileira que se espalhou pelo mundo. Como valorizamos nossas origens, nada mais justo que trazer uma câmera que mostre o tempo ao vivo em nossa querida Recife. Agora qualquer pessoa que tenha interesse pode acessar o clima em tempo real na capital pernambucana. Uma inovação e benefício a mais para nossos hóspedes, moradores e turistas da cidade", enaltece a Gerente Geral do Bugan Hotel, Joselma Cavalcante.

Com essa parceria, a câmera em Recife viabiliza uma vista privilegiada da capital. Além disso, o Clima ao Vivo está em constante busca por novas ativações em todo o Brasil.

Condições de tempo

As condições do tempo afetam diretamente a rotina de milhões de brasileiros todos os dias, por isso uma plataforma com informações sobre o tempo ao vivo é muito útil para toda a população, desde pequenas cidades a grandes metrópoles.

Recife tem um clima tropical com mais chuva no verão se comparado ao inverno. O mês que registra mais chuva é junho com uma média de 140 mm, enquanto junho é o mais seco com uma média de 35 mm de precipitação. A pluviosidade média anual é de 988 mm e a temperatura média é de 25,7 °C. (Dados: Climate)