sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Programa Jaboatão Prepara 2021 inicia neste sábado na TV Escola

Foto: Rodrigo Baltar/PJG

Neste sábado (21) acontecerá a abertura do programa Jaboatão Prepara 2021, dando início aos aulões preparatórios para os 5.942 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes, visando os vestibulares das escolas técnicas estaduais e institutos federais. Como o momento ainda é de manter o distanciamento social devido à pandemia da Covid-19, as aulas presenciais continuam suspensas. Por isso, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Educação, preparou uma programação especial para TV Escola Jaboatão, transmitida pela TV Nova Nordeste (canal 22.2). As aulas acontecerão aos sábados, das 10h às 11h.

Os estudantes receberão apostila produzida exclusivamente para o curso preparatório e também terão a plataforma Jaboatão Prepara On-line. No ambiente virtual de aprendizagem serão oferecidas videoaulas e simulados que tornam familiares aos alunos o formato das avaliações eletrônicas que são utilizadas nas escolas técnicas.

O primeiro dia do Jaboatão Prepara vai ser marcado com a apresentação do programa aos estudantes e professores. Todos receberão as boas-vindas e estímulos para que as dificuldades sejam superadas em nome da educação e de um futuro promissor. O prefeito Anderson Ferreira gravou um vídeo ressaltando a importância do programa neste novo formato. “A gente começa uma nova etapa com o Jaboatão Prepara na TV, e tenho certeza que vocês, alunos, vão aprovar, participar e com certeza, vão aprender muito”, disse o gestor.

O Jaboatão Prepara foi lançado em 2017 e o sucesso foi reconhecido em pouco tempo. No ano passado, o município recebeu o segundo prêmio consecutivo da Organização das Nações Unidas (ONU) por excelência em gestão no serviço público pelo desempenho do programa. Todos os anos, mais de 80% dos estudantes da rede municipal que se inscrevem nos vestibulares das escolas técnicas são aprovados. “Este ano não será diferente porque temos alunos focados, além de um corpo de professores que faz esse trabalho com empenho e muita dedicação”, ressaltou Anderson Ferreira.

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Projeto de André Ferreira que reduz conta de luz segue para sanção presidencial

 

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O Congresso Nacional encerrou a tramitação do projeto de lei 1106/2020 do deputado federal André Ferreira (PSC-PE), que torna automática a inscrição das famílias carentes no programa de Tarifa Social da Conta de Energia, e enviou a matéria para a sanção do presidente Jair Bolsonaro. A medida reduz em até 65% as contas de luz e beneficia mais de 12 milhões de famílias em todo o País. A proposta havia sido aprovada na Câmara dos Deputados em abril do ano passado e, no Senado, em junho.

O deputado comemorou o fim da tramitação e destacou que a matéria reduz a burocracia de acesso a um direito que uma grande parcela da população tem direito. André Ferreira lembra que atualmente é necessário que o auxílio seja solicitado às operadoras de energia, um processo burocrático que faz com que muitas famílias não utilizem o benefício por desconhecimento do direito. Ele acrescenta que esse benefício fará diferença na vida das famílias mais necessitadas.

Por isso, ao defender a proposta, lembrou que era extremamente importante que o benefício chegasse aos lares de todos os brasileiros de baixa renda, principalmente em momentos de crise, como a que o Brasil vem passando por causa da pandemia. O deputado dá como exemplo uma conta de luz de R$ 100. Quando é aplicado o desconto do benefício, ela fica em R$ 35.

“Estamos num momento difícil no País, inclusive com crise de abastecimento que prejudica o fornecimento de energia. Essa proposta surgiu de uma necessidade real de ajudar as famílias mais necessitadas a atravessar esse período difícil em que estamos vivendo, com a economia muito prejudica pela pandemia do coronavírus. Esse projeto vai desburocratizar o acesso a esse desconto nas contas de luz. É uma grande conquista para as famílias brasileiras”, afirmou o deputado.

O projeto beneficia com descontos que variam de 10% a 65% famílias que consomem até 220 kw/h. Três grupos de pessoas têm direito ao benefício: os inscritos no Cadastro Único do Ministério da Cidadania com renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo; os que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC); e as famílias do CadÚnico com renda familiar mensal de até três salários mínimos, com pessoa portadora de doença ou patologia em que o tratamento ou procedimento médico exija o uso continuado de equipamentos que funcionam com energia elétrica.

Ao elaborar o projeto, André Ferreira se espelhou em uma proposta do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL). A cidade foi a primeira do Brasil a fazer com que esse desconto chegue a todos os beneficiados.

Levantamento feito no município apontou que 117.336 famílias tinham direito ao benefício na cidade. No entanto, apenas 34.815, ou seja, 30%, usufruíam do direito. Do total, 82.521 (70%) não solicitaram o benefício.  Diante desse quadro, o prefeito Anderson Ferreira enviou à Celpe o pedido para tornar automático o acesso ao desconto nas contas de energia.

“Muitas famílias nem sabiam que tinham esse direito. Então esse projeto veio para corrigir essa distorção absurda. A proposta, inclusive, vai além desse período de crise, será incorporado à vida das pessoas. Uma ação simples, sem burocracia, que vai transformar o dia a dia das famílias”, avaliou André Ferreira.

Jaboatão realiza 1ª Virada Vacinal contra a Covid-19 com duração de 24 horas

A 1ª Virada Vacinal promovida pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes vai início às 18h desta sexta-feira (20) e vai até as 18h do sábado (21), no Centro Cultural Miguel Arraes (CCMA), no bairro de Prazeres. A expectativa é que sejam aplicadas as primeiras doses em cerca de 15 mil jaboatonenses durante a maratona. Além das pessoas que foram agendadas para esses dois dias, quem fez o cadastro para datas anteriores também será imunizado. A ação, com duração de 24 horas ininterruptas, tem justamente o objetivo de atrair esse grupo que já deveria ter tomado a dose inicial. O agendamento deve ser realizado e acompanhado por meio do portal deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br ou aplicativo De Olho na Consulta.

Para garantir agilidade na vacinação, estarão disponíveis quatro pontos de drive-thru e outro para pedestres. Efetivos da Guarda Municipal, agentes de trânsito, Polícia Militar e BPRV também estarão no local para garantir a segurança aos usuários. DJ e artistas circenses ficarão responsáveis por manter a animação durante a ação.

Ao longo da Avenida Júlio Maranhão, haverá sinalização indicando o acesso e com informações sobre quem deverá ser imunizado. O usuário que for tomar a vacina e seguir no sentido Prazeres/Cajueiro Seco terá que entrar no Centro Cultural Miguel Arraes pelo acesso lateral, à esquerda. Se for no sentido Cajueiro Seco/Prazeres, a entrada ficará no retorno que cruza o CCMA, à esquerda.

“As pessoas precisam se conscientizar de que só com a vacina é possível estar imune à Covid-19 e a primeira dose é fundamental nesse processo. A Virada Vacinal de 24 horas tem a função de alertar e dar oportunidade a esse grupo que ainda não está imunizado. Por isso, estamos fazendo essa convocação, garantindo toda estrutura necessária com pessoal e segurança para que possamos avançar ainda mais nesse trabalho de imunização”, ressaltou o prefeito Anderson Ferreira.

Além da Virada Vacinal, a Prefeitura do Jaboatão também promoverá, no sábado (21), a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 nos outros nove pontos de imunização, das 8h às 13h. Os usuários agendados poderão se dirigir às escolas municipais Iraci Rodovalho (Curado) e Benjamin Constant (Socorro), Shopping Guararapes, Faculdade Metropolitana, UniFG, Atacadão de Prazeres, Praça Murilo Braga (Cavaleiro), Casa da Cultura (Jaboatão Centro) e Sesc de Piedade.

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Congresso Internacional de Assistência Social, debate o tema “Desigualdade social e pobreza: impactos psicossociais da pandemia”

Nos próximos dias 30 e 31 de agosto, a Legião da Boa Vontade (LBV) promoverá, às 19h30, a edição on-line do seu 26º Congresso Internacional de Assistência Social, que debaterá o tema “Desigualdade social e pobreza: impactos psicossociais da pandemia”.  

O evento é voltado a trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), educadores, assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, orientadores, cuidadores de idosos, gestores sociais, acadêmicos, conselhos de direitos, conselhos tutelares, trabalhadores do sistema de garantia de direitos e interessados no tema.  


A sra. Katyna Argueta fará a palestra inaugural da edição on-line do 26º Congresso Internacional de Assistência Social, da LBV. Ela é representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil e diretora a.i. do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG), vinculado ao PNUD. 
 

  

O objetivo do encontro é proporcionar ao público momentos de reflexão e gerar interlocução sobre os processos histórico-sociais que resultaram nas desigualdades e na pobreza, que foram agravados pela pandemia da Covid-19.  

  

A 26ª edição do Congresso Internacional de Assistência Social, da LBV, vai reunir profissionais atuantes nas áreas da Assistência Social e dos Direitos Humanos, representantes da sociedade civil e de movimentos sociais e comunidade acadêmica.  

  

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://www.lbv.org/congressosocial. Para quem desejar receber o certificado de participação, haverá apenas uma taxa como contribuição ao evento.  

terça-feira, 17 de agosto de 2021

Anderson Ferreira anuncia projeto Jaboatão Mais Inovador para empreendedores e microempresas


Foto: Chico Bezerra/PJG 

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com o Sebrae, lançou, nesta terça-feira (17), o projeto Jaboatão Mais Inovador, que oferece gratuitamente cursos, consultorias, oficinas e palestras. Estão disponíveis mais de 2.370 vagas para empreendedores informais e 130 para microempreendedores individuais, microempresas, empresas de pequeno porte, produtores rurais e artesãos. O projeto, que terá início no próximo dia 30 de agosto, tem como foco a capacitação de mão de obra e orientação sobre como administrar o próprio negócio. As inscrições podem ser feitas através do portal jaboatao.pe.gov.br. Os inscritos serão informados sobre datas e locais onde deverão comparecer.

As consultorias abrangem temas como ambiente de negócios, desenvolvimento mercadológico e inovação tecnológica. Haverá 74 oficinas sobre qualidade no atendimento, marketing pessoal, estética, serviços de garçom, culinária, fotografia e uso de tecnologias para negócios na internet. As 26 palestras são relacionadas a vendas on-line, atendimento ao cliente, delivery e técnicas de panificação e confeitaria. E serão oferecidos 12 cursos nas áreas de costura industrial, mecânica para motocicletas, qualificação de camareiras, garçons e boas práticas de segurança alimentar.


“Estamos num momento de retomada da economia e os empreendedores precisam estar preparados para aproveitar as oportunidades, conquistando clientes com produtos e serviços de qualidade. Esse é justamente o objetivo do projeto Jaboatão Mais Inovador. São cursos, oficinas, consultorias e palestras oferecidas de forma gratuita, e assim podemos dar a nossa contribuição para a geração de emprego e renda no nosso município”, disse o prefeito Anderson Ferreira, ao anunciar o lançamento do projeto.


O Jaboatão Mais Inovador, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, nas Salas do Empreendedor instaladas nas Regionais de Jaboatão Centro, Cavaleiro e Mercado das Mangueiras (Prazeres). Todas as ações obedecerão as orientações sanitárias, com higienização, distribuição de álcool 70% e distanciamento social com turmas limitadas a, no máximo, 30 participantes. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio dos números (81) 99707-8416 / 99529-6266 / 99894-1361.

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Anderson Ferreira anuncia Virada Vacinal de 24 horas e agendamento a partir de 18 anos

Foto: Chico Bezerra/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes promoverá a 1ª Virada Vacinal do Estado, com duração de 24 horas, para incentivar as pessoas a tomarem a primeira dose do imunizante contra o novo coronavírus. A ação terá início às 18h da próxima sexta-feira (20) e irá até as 18h do sábado (21), no Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres. A equipe será ampliada para atingir a meta de 15 mil doses durante a maratona. Além disso, nesta terça-feira (17), será aberto o cadastro para quem tem idade a partir dos 18 anos, através do aplicativo De Olho na Consulta ou no site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br.

“Estamos avançando no combate à Covid-19, mas ainda tem muita gente que não foi aos nossos pontos de vacinação, mesmo tendo realizado o agendamento para a primeira dose. Por isso, vamos realizar a Virada Vacinal para que essas pessoas possam comparecer. Serão 24 horas ininterruptas, inclusive com a participação de DJ para deixar a madrugada mais animada. E quem tem idade a partir de 18 anos também poderá se cadastrar, a partir desta terça, para aproveitar a Virada Vacinal”, disse o prefeito Anderson Ferreira, ao fazer o anúncio.

Outras maratonas de 24 horas serão realizadas no município e a segunda Virada Vacinal acontecerá no ponto de imunização da Casa da Cultura, em Jaboatão Centro, no mês de setembro. Para garantir segurança e fácil acesso ao drive-thru do Centro Cultural Miguel Arraes, haverá efetivos da Guarda Municipal, Polícia Militar e agentes de trânsito, além de servidores das secretarias municipais para orientar as pessoas que forem ao local.