sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Caminhão tomba na Serra das Russas


Segundo a Policia Rodoviária Federal (PRF), o sinistro ocorreu por volta das 13h no Km 65 da BR 232, em Gravatá, no sentido Recife.

O motorista de um caminhão perdeu o controle do veículo e tombou fora da rodovia. A suspeita é de que o veículo teve um problema nos freios.


O motorista do caminhão ficou ferido, a princípio sem gravidade, e foi encaminhado pelo SAMU à UPA de Gravatá.

Ele realizou o teste do bafômetro e o resultado foi normal (sem consumo de alcool).

Eleição para conselheiros tutelares acontece no dia 1º de outubro

Foto: Chico Bezerra/PMJG

No próximo 1º de outubro, os cidadãos do Jaboatão dos Guararapes terão a oportunidade de eleger os 35 Conselheiros Tutelares, que desempenharão suas funções no município durante o período de 2024 a 2028. Os 46 locais de votação já estão disponíveis para consulta no site oficial da prefeitura (https://jaboatao.pe.gov.br/). 

Estão aptos a votar os eleitores que tenham obtido o título eleitoral até 01/07/2023, e a votação acontecerá de forma regionalizada. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a principal missão do Conselho Tutelar é zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

O processo seletivo para os candidatos consistiu em duas etapas de avaliação. Inicialmente, realizou-se uma análise documental detalhada, seguida por uma rigorosa avaliação de conhecimentos. Esse procedimento assegurou que somente os candidatos mais qualificados e comprometidos estivessem disponíveis para a votação.

Jaboatão realiza desfile cívico-militar neste domingo

Foto: Leandro de Santana/PJG 

O trânsito do Jaboatão Centro terá alterações neste domingo (17), a partir das 11h, por conta do Desfile Cívico-Militar, num trecho de aproximadamente um quilômetro, que compreende o cruzamento de acesso ao bairro de Vila Rica (PE-07) com a avenida Barão de Moreno, até o cruzamento da rua Henrique Capitulino com a avenida Barão de Lucena (defronte à estação do Metrô). O desfile acontecerá das 14h30 às 17h e o trânsito será liberado a partir das 20h. O evento contará com um total de 59 instituições, incluindo escolas públicas e privadas, Forças Armadas, batalhões da PM, Organizações Não-Governamentais, servidores municipais, entre outras, que vão desfilar pela avenida Barão de Lucena. Na próxima quarta-feira (20), um segundo desfile cívico será realizado no bairro da Muribeca. As ações são promovidas pela Prefeitura do município.

 A Secretaria de Ordem Pública e Mobilidade do Jaboatão (Seorp) estará com 23 agentes de trânsito espalhados no entorno do Jaboatão Centro para orientar motoristas e transeuntes sobre a mudança. O motorista que vier do município do Moreno passando por Jaboatão com destino ao Recife, deverá acessar a PE-07 e, ao chegar no cruzamento de acesso do bairro de Vila Rica com a avenida Barão de Lucena, deverá entrar à direita, logo após o trevo de Vila Rica, depois seguir à esquerda, no sentido da  Estrada da Usina. Ao final dessa via, na PE -17, o motorista poderá optar em seguir pela esquerda (em direção ao Recife) ou pela direita (sentido Prazeres).


Já para o motorista que se deslocar do bairro de Santo Aleixo pela Estrada da Luz, no  sentido Moreno, poderá acessar a avenida Visconde do Rio Branco que estará livre para o trânsito. E para quem sair de Santo Aleixo em direção ao Recife, deverá acessar a PE-07 e, ao chegar no cruzamento do bairro de Vila Rica com a avenida Barão de Lucena, deverá entrar à direita, logo após o trevo de Vila Rica, depois seguir à esquerda, no sentido da Estrada da Usina.


No caso dos transeuntes que vierem no sentido cidade/subúrbio pelo metrô, a rua Visconde de Rio Branco, que fica por trás da Casa da Cultura, estará com livre acesso tanto para pedestres quanto para veículos.


“O desfile cívico-militar é uma tradição no município, que atrai milhares de pessoas todos os anos. É um momento em que a população manifesta a sua civilidade e pertencimento ao município. A gestão municipal está preparando uma linda festa para os munícipes, neste domingo, onde iremos exaltar o amor à Pátria e o espírito cívico dos jaboatonenses”, afirmou o prefeito Mano Medeiros.

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Agentes de trânsito do Detran-PE orientam trabalhadores para pilotar com mais segurança

Durante toda esta semana, agentes e instrutores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) estão levando aos profissionais das Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte (IRRF) informações e dicas para evitar sinistros com motocicletas. Com o tema “Educação e Prevenção aos Sinistros de Motocicletas”, as palestras ocorrem em dois horários, na sede da IRRF, localizada na Vila Torres Galvão, Paulista, Região Metropolitana do Recife. O evento integra o Programa de Segurança do Trabalho, que realiza campanhas ao longo do ano. 

A programação, iniciada na segunda (dia 11), finaliza nesta sexta-feira (dia 15), com previsão de receber cerca de 800 participantes nos cinco dias, e faz parte das atividades do Detran-PE de incremento à Semana Nacional do Trânsito, comemorada de 18 a 25 deste mês.

Para o diretor-geral do Detran-PE, André Trajano, articular atividades junto a empresas contribui para expandir o alcance das ações. “Estamos caminhando na direção de levar mais informação e educação para conscientizar condutores e construir um trânsito seguro e harmonioso para todos”, revela o diretor.As palestras acontecem das 12h às 14h e das 14h às 16h, reunindo funcionários da indústria, logística, manutenção, administração e vendas. Uma das finalidades é oferecer mais conhecimento no uso de motocicletas, prevenindo a possibilidade de lesões ou traumas graves em pilotos, durante o uso profissional ou mesmo de forma particular.

Entre os principais pontos tratados nas palestras, constam a atualização da legislação de trânsito para motocicletas, direção defensiva e dicas de pilotagem, como, frenagem correta, cuidados com o ponto cego, equipamentos de segurança e obrigatórios, além de regras para garantir maior proteção a quem pilota e cuidados diante dos demais envolvidos no trânsito, como automóveis, ciclistas e pedestres.

Para abordar as questões, a Diretoria de Engenharia e Fiscalização de Trânsito do Detran-PE definiu quatro agentes, que estão responsáveis por levar e desenvolver o conteúdo junto aos funcionários da IRRF. Rafael Botelho, David Ferreira, Levy Brito e Márcio Santos estão se revezando na apresentação do tema, que tem sido explanado nas turmas em aulas simultâneas. Esta é a segunda vez no ano que acontece programa semelhante. No primeiro semestre, o Detran-PE orientou motoristas de caminhões.

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Jaboatão implanta agendamento online para atendimento do CadÚnico

Foto: Divulgação/PMJG

A partir desta quinta-feira (14), os atendimentos para questões referentes ao Cadastro Único, na sede do CadÚnico do Jaboatão dos Guararapes, passam a ser marcados através de agendamento eletrônico. Os usuários podem fazer a marcação acessando www.jaboatao.pe.gov.br/cadunico e preencher os dados pessoais para ser avisado sobre data e horário. Para quem tiver dificuldade de acessar o portal pode ir à sede do CadÚnico, na Avenida Almirante José Dias Fernandes, 271 A, em Prazeres, onde a equipe dará o apoio necessário. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

O objetivo da Prefeitura do Jaboatão, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, é ampliar gradativamente o agendamento online para os demais pontos de atendimentos. O serviço representa economia de tempo para o jaboatonense e uma maior agilidade na prestação do serviço.

“Recentemente, vimos filas sendo formadas na sede do nosso CadÚnico e chegamos a reforçar a equipe para resolver as questões dos usuários com mais rapidez. Mas seria necessário termos uma ferramenta que evitasse a ida de tantas pessoas diariamente até o local. Por isso  implantamos o agendamento online, porque dessa forma o usuário só precisa se deslocar no dia e hora marcados”, disse o prefeito Mano Medeiros.

Além da sede do Cadúnico, os atendimentos presenciais ocorrem nos CRAS, CREAS e nos mutirões Caravana Mais Jaboatão, às quintas-feiras, e do Mais Jaboatão, aos sábados.

HFN – Hotel & Food Nordeste abre credenciamento para 5ª edição


A HFN – Hotel & Food Nordeste, um evento pioneiro que reúne toda a cadeia produtiva de hospedagem e alimentação fora do lar da Região, está com o credenciamento aberto para a sua 5ª edição, que será realizada no Pernambuco Centro de Convenções, de 8 a 10 de novembro, das 14h às 21h, em paralelo à Super Mix 2023. Serão três dias de intensas vendas com mais de 400 marcas expositoras, além de uma grade de conteúdo bem completa para atualização profissional e networking.

De acordo com a diretora da Insight Feiras e Negócios, Carol Baía, o credenciamento é um passo fundamental para a participação dos profissionais e empresas acessarem todas as oportunidades oferecidas pela feira. “Estimulamos o credenciamento antecipado para que todos possam começar a contagem regressiva e ter acesso desde já a tudo que iremos proporcionar com a HFN, seja a partir da interação entre os profissionais do setor, o compartilhamento de conhecimento nos eventos de conteúdo, a exposição de produtos e serviços inovadores e até mesmo a criação de oportunidades de negócios”, comenta.

O credenciamento para a HFN permite o acesso à feira durante todos os dias de sua realização. “O participante tem acesso a insights valiosos sobre as últimas tendências, melhores práticas e inovações tecnológicas no campo da hospitalidade e da alimentação”, acrescenta a diretora da Insight Feiras e Negócios, Tatiana Menezes.

Para as empresas expositoras, o evento proporciona visibilidade à marca, além da oportunidade de estabelecer contatos comerciais e a chance de fechar negócios com potenciais clientes e parceiros.

A HFN - Hotel & Food Nordeste é a única feira da Região que conecta fornecedores de serviços, tecnologia e produtos aos meios de hospedagem e de alimentação fora do lar. É realizada por quem entende as necessidades do setor no Nordeste, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco (ABIH-PE), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE) e a Insight Feiras & Negócios. 

Proporciona o acesso a fornecedores de ingredientes, suprimentos, alimentos e bebidas, equipamentos, softwares, mobiliário, cama, mesa e banho, translado, entretenimento, mão-de-obra qualificada com compradores do setor de hotelaria (hotéis, motéis, pousadas, resorts) e do setor de food service (catering, restaurantes, lanchonetes, bares, padarias, pizzarias e cafeterias). 

O evento tem o patrocínio ouro da CNC, SESC e Senac, prata do Banco do Nordeste, apoio do Sebrae e apoio institucional da Abralimp, Ascape, AHPG, SBGAN, APECERVA, ABIMAQ, ABRAVA, Recife Convention Bureau, Porto de Galinhas Convention Bureau e ABIEPAN. Outras informações pelo site www.hfne.com.br

De volta após lesão, Eduardo comemora assistência em retorno pelo Sport

Foto: Jery Souza/AV Assessoria

Recuperado de lesão, Eduardo voltou a atuar pelo Sport no último sábado (9). O lateral-direito esteve em campo durante os 90 minutos da partida com o Criciúma, pela Série B, e foi o autor da assistência para o primeiro gol do empate em 3 a 3.

“Feliz por estar de volta e conseguir ajudar o time com uma assistência. Agora é focar nos próximos desafios. Vamos ter uma sequência decisiva pela frente e sigo trabalhando para agregar cada vez mais”, disse o defensor.


O Sport volta a campo na próxima sexta-feira (15), às 21h30, quando visita o ABC pela 28ª rodada da Série B. Apesar da posição do adversário, que é o lanterna do campeonato, Eduardo espera um jogo difícil no Frasqueirão.


“Estamos chegando na reta final do campeonato e cada ponto vale muito. O adversário também tem a sua luta na tabela e esperamos um jogo difícil. Vamos trabalhar bem nos próximos dias, avaliar a melhor estratégia, para que possamos buscar um bom resultado fora de casa”, finalizou.

Alunos da rede de ensino do Jaboatão serão embaixadores da Justiça Climática

Fotos: Leandro de Santana/PJG 

Contribuir com a preservação do meio ambiente a partir da educação ambiental. Essa é a proposta do Programa de Formação de Embaixadores da Justiça Climática, lançado pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. O curso, em parceria com a International Council for Local Environmental Initiatives América do Sul (ICLEI), irá formar 480 crianças do município, com idades entre 7 a 12 anos, de 8 escolas da rede de ensino, para que elas se tornem multiplicadoras de ações que estimulem a proteção da natureza e a sustentabilidade, tanto na rede escolar quanto no âmbito familiar.

 A solenidade aconteceu na Escola José Rodovalho, em Candeias, com as presenças do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Edson Queiroz, a secretária Executiva de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano do Jaboatão, Ana Paula Pontes, da secretária de Educação e Esportes, Iany Jardim, do secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, e gestores do município.


Até o final do ano, estão programadas várias atividades, tais como oficinas temáticas voltadas para a questão climática, energia limpa, emissão de gás carbônico na atmosfera, descarte correto dos resíduos, entre outras. Ao final da capacitação, os participantes farão o plantio de árvores em locais estratégicos do município e também irão elaborar um projeto ambiental voltado para o bairro que fica no entorno da sua escola.


A ação é promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano do município, com o apoio da Secretaria de Educação e Esportes e será executado pela ICLEI. O prefeito Mano Medeiros comentou a respeito da importância de promover políticas públicas voltadas para a preservação do meio ambiente. “Essa é uma pauta que devemos nos debruçar para que sejam adotadas medidas que reduzam significativamente a poluição em rios, mares e outros biomas. Tenho certeza que este será o primeiro de muitos projetos exitosos que serão desenvolvidos aqui em Jaboatão na área ambiental”, falou o prefeito.



O secretário Edson Queiroz destacou a importância do programa trabalhar a questão ambiental com a criançada. "Para disseminar a cultura da preservação e melhoria do meio ambiente nada melhor que trabalhar o tema com alunos da Educação Infantil, pois eles multiplicadores das boas práticas", disse Edson.


De acordo com Rodrigo Perpétuo, do ICLEI, o programa pretende atingir o maior número de estudantes. "É justamente na escola que recebemos conhecimento e informações para formar cidadãos. Jaboatão foi a primeira cidade da Região Metropolitana a receber esta ação e queremos que outros municípios abracem essa causa tão importante", pontuou Rodrigo.


O aluno do 2° ano da Educação Infantil, João Lucas ficou feliz em saber que irá aprender coisas novas a respeito da preservação do meio ambiente. "Temos que diminuir a poluição e separar o lixo para que ele seja reciclado e não seja jogado nas ruas e nos rios", disse o pequeno Lucas.

terça-feira, 12 de setembro de 2023

MPPE levará programa do Jaboatão de combate à violência contra idosos a todo o Estado

Foto: Leandro de Santana/PJG 

O Programa de Monitoramento dos Atendimentos à Vítima de Violência (PMAVV) - Módulo Idoso, desenvolvido pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, passa a ser referência para todo o Estado, através da cooperação técnica com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O ato de assinatura contou com as presenças do prefeito Mano Medeiros e do procurador-geral de Pernambuco, Marcos Carvalho, na sede do MPPE. A partir de agora, a plataforma pioneira no Estado para o combate à violência contra os idosos poderá ser utilizada por qualquer município pernambucano.

Os municípios que decidirem aderir ao Protocolo de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa (PEVI) do MPPE terão acesso ao sistema de informação. Com isso, serão disponibilizados manuais, ferramentas e todos os artefatos necessários para a customização e implantação do sistema.

O Programa de Monitoramento dos Atendimentos à Vítima de Violência (PMAVV) foi lançado no Jaboatão, em março de 2021, com o objetivo de proteger as pessoas de vários tipos de violência, e o Módulo Idoso é uma das ferramentas da plataforma. Desde então, o Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência (NAVV) do município já realizou 552 atendimentos, dos quais 87,2% foram referentes a violações contra pessoas idosas.

Entre os principais registros de violência se destacam negligência, psicológica, abandono e financeira. As denúncias também podem ser feitas em casos de violações físicas, institucional, medicamentosa, moral, sexual, autonegligência, entre outros. Cada situação é encaminhada à rede de assistência social ou Ministério Público para ser apurada e garantir a proteção da vítima.

“Essa plataforma que desenvolvemos em Jaboatão tem dado resultados importantes na nossa política pública voltada para o idoso. É uma ferramenta que garante informações consistentes para trabalhar de forma localizada e com mais eficiência. O sistema simplifica as informações pela integração que existe entre os casos que chegam através de todos os canais de denúncias que temos. É possível otimizar os trabalhos, identificando cada situação e onde há mais ocorrências de violação contra idosos. Fico feliz por participar desse momento de repassar, para o Ministério Público de Pernambuco e demais municípios, essa tecnologia e o sistema que desenvolvemos em Jaboatão. Mas a nossa plataforma tem outros módulos de combate à violência, que também podemos colocar à disposição”, destacou o prefeito Mano Medeiros.

O procurador-geral Marcos Carvalho também falou sobre a importância de compartilhar informações para reduzir os casos que afetam pessoas em situação de vulnerabilidade. “O nosso trabalho é levar iniciativas para outros municípios e conhecer a realidade de cada região do Estado. A nossa Caravana do Idoso trabalha em todas as regiões e tem município que está mais avançado em relação à defesa dos idosos que outros. Então, quando encontramos uma experiência bem sucedida como estamos acompanhando em Jaboatão, a ideia é que isso seja replicado em outras cidades. O sistema criado pela Prefeitura de Jaboatão vai dar um ganho, não só na fiscalização, como no encaminhamento e na resolução dos problemas”, afirmou.  

No município do Jaboatão, os canais para denunciar são o Disque 100, Disque Estadual, Ministério Público, Ouvidoria, Ciappi e presencialmente na rede de assistência social do Jaboatão. A partir desses dados, é possível quantificar as denúncias e atendimentos, diagnosticar os perfis da violação de direitos, identificar áreas com mais incidências e os principais canais utilizados.

FPS abre inscrições para novos cursos de pós-graduação

Como parte das celebrações dos 18 anos, a Faculdade Pernambucana de Saúde lançou em 2023 sete novas pós-graduações, em parceria com o IMIP. As inscrições estão disponíveis até o dia 03 de novembro, através do site da FPS, com o início das aulas previsto para os dias 10 e 11 do mesmo mês.

As pós são destinadas a médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos e fonoaudiólogos. Os novos cursos terão duração de 12 meses e prazo para entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será de três meses.

CONFIRA AS NOVAS PÓS-GRADUAÇÕES DA FPS:

- Audiologia Clínica
- Enfermagem em Oncologia
- Farmácia em Oncologia
- Fisioterapia em Pediatria e Neonatologia
- Medicina Paliativa
- Nutrição Clínica
- Psicologia Hospitalar

“Os cursos de pós-graduação têm forte ligação com a vivência prática, tendo o IMIP como o principal cenário para tal. Contam com a qualidade na formação em saúde da FPS, já reconhecida em cenário nacional. Além da expertise das coordenadoras e corpo docente dos cursos em suas áreas de atuação”, disse a coordenadora de pós-graduação, Karine Agra.


FPS 18 ANOS

Instituição sem fins lucrativos, a Faculdade Pernambucana de Saúde comemorou 18 anos em agosto, em expansão e com o objetivo de formar profissionais humanizados e com alta qualificação. Atualmente, a FPS oferta oito graduações, dois mestrados e oito pós-graduações. Além disso, a estrutura física conta com as seguintes unidades: Centro de Simulação (CSim), Odonto FPS, Clínica Fisio, Farma FPS, FOZ – Centro de Inovação em Saúde e Educação e Centro de Eventos Recife.

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

PM prende grupo com drogas e armas de fogo


Policiais militares do 1º BPM prenderam, na noite de domingo (10/09), quatro homens de posse de armas de fogo e drogas. A ocorrência começou em  Olinda, foi concluída em Candeias e apresentada na Delegacia do Varadouro. O efetivo levantou que um carro com placa clonada estava saindo com o grupo de uma festa de torcida organizada em Ouro Preto, fez a abordagem e identificou que o veículo era roubado.

Em seu interior, foram encontrados dois revólveres e uma metralhadora artesanal, todos municiados, além de um simulacro de pistola. Um dos envolvidos admitiu ter alugado um apartamento em Jaboatão dos Guararapes, com o intuito de armazenar entorpecentes.

Foi feito o deslocamento até o endereço revelado e lá foram apreendidos aproximadamente 7kg de maconha, 413g de cocaína e uma balança caseira. O grupo e todo o material apreendido foram apresentados à Polícia Civil, para a tomada das providências legais cabíveis.

Treze homens presos por crime ambiental


Durante realização de mais uma etapa da Operação Vasconcelos Sobrinho, policiais militares da Cipoma prenderam 13 suspeitos e apreenderam 22 pássaros silvestres que eles mantinham em cativeiro.

O efetivo se deparou com os envolvidos passarinhando e deu voz de prisão, conduzindo o grupo para a Delegacia do Varadouro, para adoção dos procedimentos legais.  Os animais foram levados para a sede da Companhia, para os devidos encaminhamentos e cuidados.

domingo, 10 de setembro de 2023

Parque da Cidade, em Jaboatão, tem Domingo Cultural Kids com show de Tio Bruninho

A diversão está garantida para a garotada e sua família, neste domingo, no Parque da Cidade, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes. Aproveitando a estrutura montada para o 1º Jaboatão Motor Fest, a prefeitura organizou um Domingo Cultural Kids, com recreadores, parque de diversões, praça de alimentação, feirinha de artesanatos e alimentos e show de Tio Bruninho. Sem falar em toda a estrutura e brinquedos já oferecidos pelo parque. A brincadeira começa às 16h.

“Depois de três dias surpreendentes do 1º Jaboatão Motor Fest, que reuniu não apenas milhares de amantes do motociclismo e automobilismo no parque, mas muitas famílias jaboatonenses que buscavam diversão, a estrutura do festival será utilizada para um evento direcionado às crianças, e que certamente agradará também aos seus pais ou responsáveis”, explica o prefeito do Jaboatão, Mano Medeiros. 

O evento já abre com show do Tio Bruninho, às 16h, seguindo com recreadores. O parque de diversões oferece brinquedos típicos de uma festa de rua: carrinhos bate-bate, roda gigante, carrossel, bambashow, tiro ao alvo, roleta, entre outros. Além dos seis restaurantes e lanchonetes presentes no festival, também estarão no evento 30 barracas dos programas municipais Economia Solidária e Espaço Mulher. “É mais um evento que garantirá lazer aos jaboatonenses e fomentará a economia e a cultura local”, salienta Mano.