quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Divulgar fake news sobre política pode dar até 8 anos de cadeia


A lei sobre o assunto, que foi sancionada em junho, deixava fora o trecho que falava em criminalizar a prática de espalhar fake news. Esse veto, porém, agora foi derrubado pelo Congresso.

Na época, o presidente Jair Bolsonaro, ao deixar esse trecho de fora da Lei, explicou que já havia uma outra regra, no Código Eleitoral, sobre o assunto.

A pena, porém, era bem menor: no máximo dois anos.
O texto sancionado pelo presidente falava apenas em punir quem abrisse investigação ou processo contra um candidato que era sabidamente inocente.

A prática de espalhar notícias falsas com fins eleitorais, principalmente pela internet, tem ganhado força no mundo.
Tanto que uma das principais redes sociais do planeta, o Twitter, decidiu proibir a publicação de propaganda política.
Isso num momento quente nos cenários nacional e internacional.

Nos Estados Unidos, Donald Trump já trabalha de olho na reeleição, no ano que vem.

Sem esquecer que ele é acusado por opositores de ter espalhado fake news pela internet, quando foi eleito. A favor dele e contra os concorrentes.

Enquanto, no Brasil, está em andamento a CPI das Fake News.

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

PIS será pago nesta quinta



Será pago nesta quinta-feira o Pis e o Pasep de trabalhadores nascidos no mês de novembro. O abono salarial é pago para quem trabalhou com carteira assinada em 2018 e recebe até dois salários mínimos. 

Para sacar o Pis, o trabalhador pode ir até a Caixa Econômica Federal com o Cartão Cidadão e retirar o dinheiro. Já o Pasep, pago para servidores públicos, é sacado no Banco do Brasil. 
O valor do abono depende da quantidade de meses que o trabalhador esteve registrado no ano passado. Para quem trabalhou o ano todo, o valor é de um salário mínimo, 998 reais. Para quem trabalhou apenas um mês, é pago valor de 84 reais. 

Quem recebe o Pis, pode retirar o dinheiro em uma Casa Lotérica ou Correspondeste Caixa Aqui. Basta o trabalhador apresentar um documento oficial com foto e o cartão cidadão. 

domingo, 10 de novembro de 2019

Evo Morales renuncia à presidência da Bolívia


Evo Morales renunciou à presidência da Bolívia em meio a uma profunda crise política no país. Ele deixou a capital La Paz e desembarcou em Cochabamba, região que o viu nascer, para se encontrar com líderes cocaleiros.

O comandante-chefe das Forças Armadas da Bolívia, o general Williams Kaliman, pediu hoje a Morales que renunciasse, em meio a protestos por sua questionada reeleição na votação de 20 de outubro, nas quais a OEA (Organização de Estados Americanos) viu irregularidades.

"Após analisar a situação conflituosa interna, pedimos ao presidente de Estado que renuncie a seu mandato presidencial permitindo a pacificação e a manutenção da estabilidade, pelo bem da nossa Bolívia", disse o general Kaliman à imprensa.

O líder regional opositor boliviano Luis Fernando Camacho entregou hoje na sede de governo, em La Paz, uma carta de renúncia que pretende que Evo Morales assine e uma Bíblia, conforme havia prometido. Acompanhado por uma multidão, Camacho entrou na sede de governo da Praça Murillo junto com o dirigente cívico de Potosí (sul) Marco Pumari.






Fonte:UOL

Receita libera mais um lote de restituição



A Receita Federal liberou para consulta mais um lote de restituição do Imposto de Renda de 2019. Quase um milhão e trezentos mil contribuintes vão receber grana. 
A lista contempla também quem caiu na malha fina entre 2008 e 2018. O dinheiro vai ser depositado na conta no próximo dia 18. A consulta pode ser feita no site receita.economia.gov.br
Também é possível pegar informações pelo Receitafone, O número é o 146. 
Este é o sexto e penúltimo lote de restituição do imposto de renda.

Autoridades espanholas confirmam primeiro caso de dengue transmitido sexualmente



Autoridades espanholas confirmaram o primeiro caso de transmissão de dengue através de relações sexuais. Segundo os porta-vozes do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças da Espanha, o caso era “o primeiro de transmissão sexual do vírus da dengue entre dois homens". Essa é a primeira vez no mundo em que uma ocorrência desse tipo é confirmada. Até então se considerava que o vírus era transmitido somente pela picada do mosquito Aedes aegypti.

A contaminação foi diagnosticada em um homem de 41 anos, na capital espanhola. Ele adquiriu dengue ao seu relacionar com o seu companheiro, que contraiu o vírus que causa a doença durante viagem para Cuba, onde foi picado pelo mosquito transmissor.

Testes comprovaram que os dois homens tinham dengue. Foram recolhidas amostras de sêmen, em que foi detectada a presença de dengue e com o mesmo tipo de vírus que circula em Cuba. Este é o primeiro registro de provável transmissão sexual do vírus da dengue em uma área sem a presença de mosquitos vetores da doença.





Fonte: Agência do Rádio