sábado, 19 de novembro de 2022

Black Friday: Saiba como realizar compras online com segurança

 

Foto - Pixabay

A data mais esperada para realizar aquela compra tão desejado está chegando. A Black Friday, conhecida em todo o mundo, é realizada na 4° sexta-feira do mês de novembro, posterior ao Dia de Ação de Graças, feriado tradicional nos Estados Unidos. Os grandes varejistas, e até pequenas lojas, aproveitam essa data para lançar descontos em seus produtos que podem chegar a 80%, aquecendo a economia durante o final do ano.

Mas é preciso estar atento. Todos os anos, muitos consumidores se queixam de alterações nos preços dos produtos nas semanas que antecedem a Black Friday, colocando assim, um “falso desconto” nos produtos, e em casos mais graves, dados pessoais são roubados na internet, como explica o advogado e professor da Faculdade Nova Roma, Bruno Xavier:

“Deve-se alertar também para os vários anúncios com os quais os consumidores se deparam neste período. Nem todos são confiáveis e, muitos, não deveriam nem ser clicados.”, explica o professor.

É importante para o consumidor, que busca aproveitar os descontos da Black Friday, monitorar os preços dos produtos, principalmente nos dias que antecedem a data, se atentar a preços muito abaixo da média, e também, nos anúncios que são divulgados. É comum que sites não oficiais utilizem dessa estratégia para roubar os dados de quem está acessando. Bruno Xavier também faz um alerta: “O consumidor nunca deve acessar um site ou aplicativo de compra através de links de redes sociais. Verificado o anúncio de um produto ou serviço, deve-se procurar por ele no próprio site ou aplicativo da loja”.

 

Segurança

Em compras online, as formas de pagamento mais utilizadas são feitas por transações, seja por meio de cartão de crédito ou através da nova forma de pagamento, o PIX. Para esses meios, a facilidade de acompanhamento da compra e até de cancelamento tornou a compras online durante a Black Friday mais fáceis e seguras, além de ganhar mais um aliado. O Mecanismo Especial de Devolução (MED) é uma ferramenta criada pelo Banco Central para que faz pagamentos via PIX. A vítima de fraude registra uma reclamação na sua instituição financeira, que entra em contato com o banco do fraudador e, juntas, analisam a situação em até 7 dias.

 

Devolução rápida e prática

Segundo o Art. 26 do Código de Defesa do Consumidor, em caso de recebimento de um produto danificado, em compras feitas presencialmente ou pela internet, o consumidor deverá reclamar do defeito no prazo de 90 dias (produtos duráveis) e 30 dias (produtos não duráveis). Nas compras feitas exclusivamente pela internet, mesmo que o produto esteja em perfeito estado ou não seja enviado errado, o consumidor tem o direito de desistir da compra em até 7 dias a contar do ato do recebimento sem qualquer justo motivo.

No caso de dúvidas ou denúncias, os órgãos de defesa do consumidor podem ser procurados dentro das esferas existentes: criminal (na Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor - Decon), civil (para reparação de eventuais danos e perdas) e administrativa (reclamações no Procon com a possibilidade de aplicação de multa).

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

ABCCRIM promove lançamento da 2° edição do Prêmio Minerva de Inteligência Latino-Americano


No próximo dia 22, a Academia Brasileira de Ciências Criminais (ABCCRIM), promove o lançamento aberto ao público da Segunda Edição do Prêmio Minerva de Inteligência, às 17h, no Auditório da Livraria Jaqueira do Recife Antigo (Paço Alfândega). 

A entrega do prêmio da edição latino-americana do II Prêmio Minerva de Inteligência – Melhores do Ano, ocorrerá na noite de 20 de abril de 2023, no Restaurante Imperador, com coquetel para a  imprensa, convidados e premiados do Brasil e exterior. 

Fundada há seis anos, pelo Mestre em Direito, professor Cristiano Carrilho, a ABCCRIM é considerada uma entidade internacional de fins culturais, sociais e de pesquisa, formada por profissionais liberais, mediadores, peritos, juristas e professores de diversas áreas que promovem ações  junto ao Poder Executivo, Legislativo, Judiciário, empresas, instituições de ensino e organizações não governamentais.

A entidade visa promover os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, com representantes no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Nicarágua, Portugal e Canadá. 

De acordo com o Presidente da ABCCRIM, Cristiano Carrilho, a segunda edição do Prêmio Minerva de Inteligência visa reconhecer a atuação de pessoas físicas e jurídicas, indicadas em pesquisa de opinião pública realizada entre peritos e professores da ABCCRIM. 

Serão consideradas as categorias Advocacia, Ambiental,  Empreendedorismo, Educação, Cultura, Saúde, Estética, Bem Estar, Destaques Sociais, Solidariedade, Ciências Forenses, Gastronomia, Perícia, Magistratura, Ministério Público, Destaques Militares, Destaques Femininos, Jurídico, Moda, e Produção de Eventos  visando reconhecer publicamente práticas empreendedoras que contribuem para setores estratégicos do desenvolvimento sustentável a nível local, nacional e internacional, em diversas áreas da sociedade. 

Entre os jurados internacionais que homologarão a versão latina do prêmio estão confirmados Alexandre Dias Garcia (Colômbia), Luis Harvey Bravo Pérez (Nicarágua), Javier Ortiz Plaza (Chile) e Gustavo Ezequiel Gutierrez (Argentina). O evento contará com o apoio institucional da Associação de Imprensa de Pernambuco, presidida pelo jornalista Múcio Aguiar.

Urgente: Avião da Latam pega fogo após colidir com caminhão no momento da decolagem


Na tarde desta sexta-feira (18) um Airbus A320neo da LATAM Airlines, se chocou contra um caminhão dos bombeiros de aeródromo durante a sua corrida para decolagem no Aeroporto Internacional de Lima no Peru.

O vídeo mostra, o Airbus A320neo de matrícula CC-BHB estava em sua corrida para decolagem em Lima (LIM) operando o voo LA2213 com destino ao Aeroporto de Juliaca (JUL) também no Peru, até que se chocou contra o caminhão dos bombeiros de aeródromo que invadiu a pista 

(Veja o vídeo)


A aeronave teve danos em seu trem de pouso principal e se arrastou na pista causando fogo intenso. Assim que o Airbus da LATAM parou na pista, o corpo de bombeiros foi imediatamente ao local para conter as chamas que se alastraram por boa parte da fuselagem.

Informações iniciais indicam que todos os ocupantes do Airbus A320neo estão bem, o incêndio na aeronave da LATAM controlado de forma rápida pelo corpo de bombeiros.

No Twitter, dois passageiros publicaram uma imagem já fora da aeronave com a frase "quando a vida te dá uma segunda oportunidade".




Um outro usuário do Twitter publicou uma foto de uma das asas do avião.



Informações iniciais sobre os condutores do caminhão dos bombeiros de aeródromo indicam que dois bombeiros morreram no choque com a aeronave.

Segundo dados do site Flightradar24, que faz monitoramento de aeronaves, o avião estava a 238 km/h no momento da decolagem.

A operação no aeroporto de Callao foi suspensa até a tarde de sábado.


A LATAM Airlines divulgou uma nota agora a noite sobre o acidente em Lima:

“A LATAM Airlines Peru informa que o voo LA 2213 (Lima – Juliaca) colidiu com um veículo durante a sua decolagem no Aeroporto Internacional Jorge Chávez.

Neste momento, informamos que não houve vítimas fatais entre as pessoas que estavam a bordo da aeronave e estamos focados em dar apoio aos passageiros e seus familiares. Além disso, está sendo realizado um trabalho em coordenação com as autoridades competentes para apoiar as investigações do ocorrido o mais rápido possível.

O processo de resposta ao ocorrido segue os protocolos operacionais e de segurança da empresa e buscam resguardar a integridade e o bem-estar dos passageiros.

O grupo LATAM está mobilizando todos os seus recursos humanos e técnicos para cuidar dos afetados pelo ocorrido e ativou o seu plano de resposta a emergências.

Assim que tivermos mais informações, elas serão compartilhadas.”



Fonte: Aeroflap

Enderson Moreira é o novo técnico do Sport


O Sport anunciou, na manhã desta sexta-feira (18), a contratação do técnico Enderson Moreira para a temporada 2023. 

O treinador firmou vínculo até o final da Série B do ano que vem e será apresentado oficialmente na tarde desta sexta-feira (18), na Ilha do Retiro.

Aos 51 anos, Enderson Moreira iniciou a carreira em 2011 pelo Goiás. Desde então, assumiu grandes times do futebol brasileiro, como Fluminense, Grêmio, Santos, Botafogo, Cruzeiro e Athletico.

No currículo, o treinador também possui três acessos à elite: pelo Goiás, em 2012, pelo América-MG, em 2017, e Botafogo, em 2021 – todos com título. Ele trabalhou ainda no futebol nordestino e passou por camisas importantes da região, como Fortaleza, Ceará e Bahia.



Fonte: Assessoria do Sport

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Caravana Mais Jaboatão realiza 2.553 atendimentos em Cajueiro Seco

Foto: Chico Bezerra/ PMJG

O mutirão de serviços da Caravana Mais Jaboatão foi realizado, nesta quinta-feira, na rua Itacuruba, bairro de Cajueiro Seco, onde foram realizados 2.553 atendimentos. Os moradores tiveram a oportunidade de tomar vacina, realizar testagem para Covid-19, passar por consultas médicas, tratamento odontológico, fazer cadastro do SUS e CadÚnico, além de receber vários tipos de orientações. A Caravana Mais Jaboatão é levada pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, toda quinta-feira, a uma comunidade do município para ofertar serviços gratuitos.

Marlene Nascimento, moradora de Cajueiro Seco, contou que foi ao mutirão para aproveitar o máximo. “Peguei ficha pra tomar vacina, ser atendida pelo dentista, fazer limpeza de pele e cortar o cabelo. Essa ação é boa demais. Eu morava em Manaus e lá raramente tinha esse tipo de serviço que a Prefeitura de Jaboatão está oferecendo”, contou a cobradora de ônibus aposentada.

Os atendimentos foram acompanhados pessoalmente pelo prefeito Mano Medeiros, que esteve acompanhado Hugo Loreto, um jovem de 34 anos que tem deficiência intelectual, mas que trabalha como voluntário na Escola Municipal Rural Marcelo Lafayette, na Muribeca. Os dois se conheceram na visita que o gestor fez à unidade escolar e foi feito o convite para Hugo acompanhá-lo numa atividade da Prefeitura.

O prefeito e Hugo chegaram juntos à Caravana Mais Jaboatão e circularam pela rua Itacuruba. “Tinha curiosidade de saber como é o trabalho do prefeito e ele me convidou para passar esse dia com ele. Gostei muito e quero vir de novo”, contou. Hugo auxilia voluntariamente os alunos, professores e funcionários da Escola Marcelo Lafayette, onde sua mãe é professora.

“Essa determinação de Hugo é um exemplo para todos nós. Vi isso quando estive na escola e mais uma vez, nessa vinda à Caravana Mais Jaboatão, percebemos o quanto é importante para ele interagir com as pessoas. Por isso, fiz questão de convidá-lo para participar desse momento”, disse o prefeito Mano Medeiros.

Jaboatão amplia pontos de testagem para Covid-19

 


A partir desta sexta-feira (18), a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes passa a oferecer mais dois pontos de testagem gratuita para Covid-19. A Policlínica Cônego Pedro, no bairro de Cavaleiro, foi incluída na programação de segunda a sexta-feira. No Shopping Guararapes, em Piedade, será de segunda a sexta, das 9h às 12h, mas também haverá alternância de testes aos sábados e domingos, das 9h às 17h.

É necessário realizar o agendamento através do aplicativo ou site saudevigilante.jaboatao.pe.gov.br e as vagas são abertas às segundas, quartas e sextas, a partir das 15h.

Além dos dois novos locais, a testagem pode ser realizada nas policlínicas Mariinha Melo (Vila Rica), Manoel Calheiros (Curado), Carneiro Lins (Prazeres) e Leopoldina Leão (Jardim Jordão). Com a criação dos novos pontos, a Secretaria Municipal de Saúde calcula que ampliará o número de atendimentos, passando de 660 para 1.200 por semana.

Foragido da justiça, motorista é preso pela PRF com 33 kg de maconha


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve, nesta quarta (16), dois homens por tráfico de drogas. Com a dupla foram encontrados 33 kg de maconha. O flagrante foi realizado na BR-232, em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. Antes de serem capturados, os suspeitos, que estavam em um Sandero, tentaram fugir e foram acompanhados pela viatura policial por cerca de 10km.  

Durante a fuga, o motorista dirigiu em alta velocidade e no percurso jogou pela janela um saco plástico preto, que rompeu-se revelando a droga. Além do embrulho lançado na rodovia, os policiais encontraram outros sacos contendo também substâncias com características semelhantes à maconha. Ao aproximarem-se do veículo, era perceptível o cheiro do entorpecente. 

De acordo com os suspeitos, eles receberiam uma quantia em dinheiro para transportar o ilícito da cidade de Salgueiro até Caruaru. O passageiro disse já ter cumprido pena por tráfico de drogas. Já contra o motorista foi descoberto um mandado de prisão em aberto. 

Segundo o documento emitido pela Vara de Execução Penal de Caruaru, por descumprir condições do regime semiaberto ele teria que ser recolhido para o Centro de Ressocialização do Agreste, em Canhotinho. 

O veículo, a droga e os dois suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada, onde será investigado o crime de tráfico de drogas assim como o cumprimento do mandado de prisão.

Crianças e adolescentes convidam Sociedade a visitar a Exposição fotográfica “Sou a melhor versão de mim mesmo


As crianças e adolescentes amparadas pelo serviço de convivência e fortalecimento de vínculos mantido pela Legião da Boa Vontade (LBV), na cidade do Recife, inauguraram a Exposição fotográfica “Sou a melhor versão de mim mesmo”, na última sexta-feira (11/11), na Unidade da Instituição nos Coelhos. A exposição ficará aberta para visitação até o dia 18 de novembro, na qual apresenta o resultado de uma proposta socioeducativa desenvolvida na oficina de Cidadania Irrestrita, sobre a identidade dos integrantes do serviço Criança: Futuro no Presente!.

São 50 imagens que foram captadas pelo olhar do repórter fotográfico Robsonn Dias, que voluntariamente concedeu seu trabalho aos meninos e meninas da Instituição, na busca da identidade de cada beneficiado pela LBV, projetando o presente e o futuro da melhor versão deles. O educador social, Cosme de França, comenta como surgiu a proposta socioeducativa. “Na oficina de Cidadania Irrestrita, observamos que a turma na faixa etária de 11 a 15 anos, apresentava baixa autoestima. Com isso, propomos trabalhar com eles, sobre a imagem pessoal e autovalorização de cada um, que se encontra na transição de criança para adolescente”, explica.


Durante as atividades empreendidas com os meninos e meninas, o educador trabalhou empatia, na qual eles puderam se colocar no lugar do outro, compreender as dores do seu próximo e a prática de atividades em equipe. O facilitador da oficina de Cidadania Irrestrita, ressalta ainda, “buscamos elucidar com os beneficiados a importância de se amarem e valorizar suas raízes, perceber quanto são protagonistas de suas próprias histórias, na sua comunidade, na escola e na LBV, ou em qualquer lugar”, afirma Cosme de França.

Na cerimônia de abertura, as crianças e adolescentes assistidas pela Entidade, ficaram surpresas e emocionadas com as fotos expostas, dezenas delas comentavam que será exposta na sala de casa, para que todos que possam adentrar o lar e vejam suas fotos. O fotógrafo Robsonn Dias, em entrevista a Super Rede Boa Vontade de Comunicação comentou que aos 14 anos, ele percebera que não havia nenhuma foto que representasse suas fases de menino e jovem, sua família era vulnerável financeiramente. 

A partir, deste sentimento o fotógrafo começou a buscar capacitação na área da fotografia para contribuir com outras pessoas, para que pudessem ter suas imagens registradas para a lembrança de algum momento da vida. Hoje o profissional da arte fotográfica, já celebra 40 anos de captar sentimentos, momentos que ficarão para a posteridade. “Eu fui uma criança igual as que são amparadas pela LBV, foi uma honra poder contribuir com a autoestima desses pequenos, a cada foto que eu registrava, a emoção vinha a flor da pele, sentindo que estava ajudando uma criança a ser ver para o futuro. Agradeço demais a oportunidade que a LBV me concedeu, me chame sempre!!!” 

Visite a Exposição “Sou a melhor versão de mim mesmo” no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, localizado na Rua dos Coelhos, 219 – Bairro dos Coelhos – Região Central do Recife – próximo ao Cais José Mariano, e conheça todo o trabalho empreendido pela LBV no Estado de Pernambuco.

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Jaboatão realiza fórum de saúde em alusão ao mês da consciência negra

Foto: Matheus Britto/ PMJG

Em celebração ao mês dedicado à consciência negra, a Prefeitura do Jaboatão, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta quarta-feira (16), no Centro Universitário dos Guararapes (UniFG), o II Fórum Municipal de Saúde da População Negra. O evento teve como tema "Atenção Integral à pessoa com Doença Falciforme", e trouxe palestras de profissionais das áreas hematológica, odontológica e obstetrícia, como também interações com o público e mesas redondas. 

A Doença Falciforme é genética e hereditária, com sintomas que vão desde dores articulares até anemia crônica. A patologia tem origem africana e por isso está relacionada à afrodescendência. No Brasil, o número de portadores é mais elevado por conta da miscigenação. 

De acordo com a secretária executiva de Saúde, Nadjane Neves, o evento é uma forma de mostrar o apoio à população negra do município. "Mais de 50% da população do Jaboatão dos Guararapes se identifica como preta ou parda, então é uma forma da gestão se aproximar e garantir equidade através do Sistema Único de Saúde. É um compromisso garantir o acesso da população negra à saúde, tirar da constituição e transformar em prática", afirmou.

O evento contou com a participação de profissinais de saúde de diversos orgãos do estado. Pela manhã, o público assistiu à palestras sobre a assistência e cuidados odontológicos nos pacientes com doenças falciformes, ministradas pela cirurgiã-dentista Katia Marques e pelo médico hematologista Aderson Araújo, ambos da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope).

"Esse evento é muito importante porque precisamos de informação. Nesse mês evidenciamos toda luta do nosso povo e a reivindicação por reparações históricas. Quando o assunto é saúde, precisamos ter conhecimento para nos conhecermos nossos direitos e assim reivindicar as políticas públicas que precisamos", disse Dayse Medeiros, Técnica de Enfermagem, que atua no CAPS Álcool e Drogas Recanto dos Guararapes, em Piedade.

Palestra aborda a estética além da beleza

Em 2020, em plena pandemia, o segmento de cuidados pessoais, perfumaria e cosméticos saltou 5,8% – totalmente na contramão do que o mercado como um todo vinha encarando. Prova disso, é que o consumidor brasileiro considera que produtos e serviços de estética são essenciais para o seu bem-estar. Essa preferência popular faz com que o setor de estética no Brasil seja o terceiro maior do mundo, atrás apenas de EUA e China.

Visando um novo olhar na academia, indústria e mercado da estética, o Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), promove no próximo dia 18 de novembro (sexta-feira), a partir das 9h no Campus Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, a palestra Estética Avançada para Além da Beleza. O evento vai contar com a participação do Professor Dr. Marcelo Schulman, farmacêutico especialista em cosmetologia estética, fundador e Criador do 1º Curso de Estética Cosmética e do curso de Farmácia com ênfase em Cosmetologia no Brasil.

Segundo o Dr. Marcelo Schulman, com a imersão neste mercado, os alunos aprendem mais. "Quando os alunos querem interagir na academia, indústria e mercado, eles aprendem muito mais e transformam e aplicam o aprendizado que tiveram na universidade, dentro da indústria, o que amplia demais seu conhecimento”.

O docente ainda destaca que o mercado da estética não se limita apenas a este segmento. O setor vem evoluindo cada vez mais e, por isso, é necessário sempre estar atento. “Estética está em alta, evoluindo cada vez mais.  E vale lembrar que não se limita apenas a esse segmento, mas tudo que diz respeito a área da Saúde, Medicina, Biologia, Odontologia, Fisioterapia, Biomedicina, Farmácia, Enfermagem, Química e Engenharia Química. O setor vem evoluindo cada vez mais, no que se refere à novas formulações, matérias primas, protocolos e tratamentos. Adquirir novos conhecimentos e protocolos, estudando sempre e tendo a parte prática, é fundamental”. Por isso, Marcelo reforça a interação deste conhecimento para desenvolver o empreendedorismo, negócios e alinhamento com o mercado como a melhor forma de integrar o conhecimento.

Os interessados em participar, devem fazer as inscrições através do site https://bit.ly/3UJcxHO  . O evento é gratuito e voltado para profissionais e acadêmicos da área de estética e farmácia. Além de preencher o formulário, o participante também deverá trazer 1kg de alimento não perecível. As doações serão distribuídas na comunidade local.

 

Serviço:

Palestra - Estética Avançada para Além da Beleza, com o Professor Dr. Marcelo Schulman

 

Data: 18/11/2022

Hora: 9h

Endereço: Campus Piedade UNIFG - Rua Comendador José Didier, nº 27 - Piedade, Jaboatão dos Guararapes

Inscrições: https://bit.ly/3UJcxHO

terça-feira, 15 de novembro de 2022

Prefeitura do Jaboatão inicia vacinação contra Covid para crianças de 6 meses a 2 anos com comorbidades, nesta quarta-feira


Foto: Leandro de Santana/ PMJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes inicia, nesta quarta-feira (16) a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 6 meses a 2 anos que tenham comorbidades. A princípio, o atendimento se dará no estacionamento da Secretaria Municipal de Saúde, situada à Avenida Barreto de Menezes, s/n, em Prazeres (em frente ao Palácio da Batalha), das 10h às 17h. Pais ou responsáveis devem levar comprovante da comorbidade dos filhos.

“Recebemos 1960 doses de imunizante da Pfizer baby para aplicação da primeira e segunda doses, especificamente em crianças nessa faixa etária com comorbidades, por serem estas as mais vulneráveis ao adoecimento pela Covid-19 e evolução a quadros mais graves e óbito”, explica a secretária de Saúde, Zelma Pessôa. “Como o público é muito específico, estamos centralizando em um só posto, inicialmente, para não haver desperdício de doses. Mas, a partir da demanda, podemos abrir novas frentes”.
A equipe técnica da Atenção básica está em contato com associações como AMAR e Down Mais, tendo organizado transporte para crianças dessas unidades, que moram no Jaboatão e estão entre o público específico. Entre a primeira e segunda doses deverá haver um intervalo de três semanas. Como comprovante de comorbidades, quem é atendido pelo SUS pode apresentar o cadastro existente. Os demais podem utilizar laudo, declaração, prescrições médicas ou relatório médico com descritivo ou CID da doença. Também é preciso levar o cartão de vacinação da criança

PM apreende cargas de madeira extraídas ilegalmente


Policiais militares da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) apreenderam, nesta terça-feira(15), em Cruz de Rebouças, Igarassu, dois caminhões, oriundos do Rio Grande do Norte, com cargas ilegais de madeira. Cada veículo levava cerca de 40m³ de lenha de cajueiros. 

Os  motoristas dos veículos não possuíam documentação para o transporte oriundos do Rio Grande do Norte e foram apresentados na Delegacia de Paulista, juntamente com todo o material encontrado com eles, para adoção das medidas legais previstas neste tipo de situação.

Procurado pelo não pagamento de pensão alimentícia no MS é detido pela PRF em Garanhuns


Um homem que era procurado pelo não pagamento de pensão alimentícia no Mato Grosso do Sul foi detido, na segunda-feira (14), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O flagrante foi realizado na BR 423, em Garanhuns, no Agreste pernambucano.

Policiais realizavam uma fiscalização na rodovia, quando deram ordem de parada a um carro ocupado apenas pelo motorista. Em consulta ao documento apresentado pelo homem, foi encontrado um mandado de prisão emitido em julho de 2019 pela 2ª Vara de Família e Sucessões do TJMS.

O motorista disse que não sabia do mandado de prisão, mas que já havia atrasado alguma parcela da pensão. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Garanhuns para ser apresentado à justiça.

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Advogada explica como funciona a jornada de trabalho durante a Copa do Mundo


A Copa do Mundo está chegando e acontecerá no Catar, entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro, os primeiros jogos da seleção brasileira pelo mundial serão em horário comercial, gerando dúvida entre os trabalhadores se é possível ou não folgar nesses dias. A advogada especialista em direito trabalhista e professora da Faculdade Nova Roma, Ana Flávia Dantas explica que não existe uma lei que considere esses dias como “feriados nacionais” ou que os patrões tenham a obrigação de liberar seus empregados, mas que é possível entrar em acordo. 

“Os dias de jogos da seleção brasileira não são considerados feriados ou dias de descanso remunerado, a não ser que tenha um acordo individual, entre patrão e funcionário, ou que tenha previsão em negociação coletiva, dentro da liberabilidade com os seus funcionários”, pontua Ana Flávia.

Segundo a advogada, também é possível utilizar do banco de horas caso o trabalhador queira folgar nessas datas. “É comum que os empregadores liberem os empregados durante os jogos, essa é uma alternativa, a outra é o funcionário utilizar, de acordo com o que está na CLT e na Reforma Trabalhista, do seu banco de horas”.

Apesar da possibilidade de todo comércio garantir essa compensação de horas trabalhadas durante os jogos do Brasil, existem casos que podem ser mais complicados devido a demanda: “É algo que precisa ser analisado, como por exemplo, uma farmácia ou um supermercado fechar nesses horários. É possível fazer um rodízio de funcionários nesses horários, e o mais importante, se atentar ao uso de bebidas alcoólicas antes e depois dos jogos, caso o funcionário precise retornar ao seu trabalho”, explica Ana Flávia.


Decreto lei n° 5.452

Presente no Art. 59, parágrafo 5 e 6 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o banco de horas poderá ser pactuado por acordo individual escrito, desde que a compensação ocorra no período máximo de seis meses, sendo válido também o regime de compensação de jornada estabelecido por acordo individual, tácito ou escrito, para a compensação no mesmo mês.


Expediente reduzido

Publicado no Diário Oficial da União no último dia 11/11, órgãos e entidades de administração pública federal não terão expediente caso os jogos da seleção ocorram às 12h. As partidas iniciadas às 13h terão o expediente encerrado aos 11h, e aquelas iniciadas às 16h, o expediente irá até às 14h.

19º BPM FRUSTRA ASSALTO EM FARMÁCIA NO BAIRRO DO IPSEP

 


Equipes do 19º BPM prenderam dois homens, na noite de ontem (13), quando eles tentavam fugir após assaltar uma farmácia no bairro do Ipsep. Eles estavam com revólver e cinco munições. Além de três celulares, um martelete profissional, uma lixadeira e a quantia de R$ 126,00 em espécie. 

O efetivo foi acionado para a ocorrência e cercou o local, onde os dois homens foram localizados, no telhado, com uma mochila. Os PMs deram ordem para que eles descessem e, durante a abordagem, foi apreendido o material. A arma foi encontrada após buscas no telhado.

Ao entrar no estabelecimento, três vítimas estavam trancadas no interior da loja. Os envolvidos, os objetos e as vítimas foram levados para a Delegacia de Boa Viagem para as medidas cabíveis.

domingo, 13 de novembro de 2022

PRF orienta motoristas quanto às rotas alternativas ao trânsito pela BR-232, no Recife


A PRF informa que neste domingo (13) o fluxo na BR-232, entrada e saída da capital, segue lento em razão das obras de triplicação. Com a aproximação do feriado e especialmente neste domingo, quando será realizado o ENEM, vale ficar atento às rotas alternativas. 

A BR-232 liga a capital pernambucana a municípios do Agreste e do Sertão. Também dá acesso à BR-408, que leva à Arena de Pernambuco e a alguns municípios da Zona da Mata. Em razão dessa capilaridade, é importante frisar rotas alternativas beneficiam não só os veículos de emergência, mas também aqueles de cargas vivas, perecíveis e insumos de primeira necessidade, como materiais hospitalares.

Um delas é para quem sair da Zona Sul do Recife. Esses motoristas podem pegar por Jaboatão, indo no sentido Muribeca, Centro, até chegar em Santo Aleixo, transitando pela Estada da Luz e pegando a BR-232 já no trecho livre de obras.

Saindo da área norte do Recife, o motorista pode seguir pela PE-005, em Camaragibe. Em seguida, precisa pegar o Ramal da Copa. O condutor deve continuar até o entroncamento com a BR-408, nas proximidades da Arena de Pernambuco. Depois, é preciso entrar à esquerda na via federal e continuar até chegar à BR-232, pegando à direita para continuar a viagem sentido interior.

Uma outra dica é seguir até o município de Moreno passando por Jaboatão dos Guararapes. Os motoristas que saem do Recife, por exemplo, podem acessar a Avenida José Rufino (bairros de Afogados e Areias, na Zona Oeste da capital) e seguir por Cavaleiro, até chegar em Jaboatão Centro. De lá é só seguir pela Av. Adelina Lacerda Beltrão até Moreno.