sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Jaboatão lança edital da maior PPP de iluminação pública do Estado

 


A Prefeitura do do Jaboatão dos Guararapes publica no Diário Oficial Municipal deste sábado (29), o edital da licitação na modalidade concorrência pública da maior Parceria Público Privada (PPP) do Estado para modernização de todo o parque de iluminação pública do município com lâmpadas de LED. O valor do contrato é estimado em mais de R$ 280 milhões. Além da implantação, o projeto visa também a eficientização, expansão, operação e manutenção da estrutura. As empresas privadas interessadas em participar apresentarão suas propostas e, no dia 16 de março deste ano, acontecerá o leilão na B3, que é a bolsa de valores oficial do Brasil, com sede em São Paulo.

A modelagem do projeto foi estruturada pelo BNDES com o objetivo de propiciar ganhos para o município e para a população com a oferta de um melhor serviço, ampliação da rede, adequação dos parâmetros luminotécnicos e requalificação de locais de lazer.

Pelo contrato, a concessionária vencedora implantará o sistema, no prazo máximo de 15 meses, nas vias públicas, pontos turísticos e históricos, praças, parques, campos e quadras esportivas. Também serão implementados um centro de controle operacional e suporte técnico para garantir a qualidade da iluminação pública.

“Esse é um momento histórico para o nosso município, por ser a concretização da maior PPP de iluminação pública do Estado e num setor que atende a toda população. Além da economia no consumo de energia elétrica de 71% que o LED proporciona, vamos garantir mais segurança às pessoas, tanto no deslocamento nas vias como nos momentos de lazer. É um sistema que tem várias vantagens, como baixo custo de manutenção, redução da poluição visual e preservação do meio ambiente porque o LED não emite radiação ultravioleta e não contém mercúrio. Por tudo isso, não há dúvida de que Jaboatão passará a ter um parque de iluminação pública que será referência no País”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

Conforme o contrato, o valor de contraprestação mensal a ser pago pelo município à concessionária será baseado em metas de desempenho estabelecidas e apuradas periodicamente pelo verificador independente.

Chefe do Departamento de Estruturação de Projetos do BNDES, Guilherme Martins disse que o banco baseou-se nas melhores práticas de modelagem de PPPs de iluminação pública. “Acreditamos que, tão logo o projeto esteja em implantação, tanto os moradores de Jaboatão quanto o poder público poderão sentir um grande impacto positivo”, disse.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Jaboatão lança site para agendamento de testes contra a Covid-19

Foto: Chico Bezerra/PJG


A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou, nesta quinta-feira (27), uma plataforma on-line para agendamento de testes rápidos para a Covid-19. A iniciativa é uma estratégia da gestão municipal para otimizar o sistema de testagem, evitando eventuais pontos de aglomeração e, consequentemente, possíveis contaminações. A partir das 20h, vai ser possível realizar o agendamento para vagas disponíveis nesta sexta-feira (28), no sábado (29) e domingo (30), por meio do site saudevigilante.jaboatao.pe.gov.br.

Estarão disponíveis, para esta sexta-feira, 240 vagas no ponto de coleta montado no Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres, e o atendimento ao público vai das 9h às 16h. No sábado, o ponto de testagem vai ser montado na Praça Nossa Senhora do Rosário, em Jaboatão Centro, com capacidade para realizar 300 testes, no horário das 9h às 15h. E no domingo, o atendimento vai ser feito no estacionamento do Shopping Guararapes, em Piedade, das 10h às 18h, com oferta de 300 testes.

Amanhã, a partir das 15h, serão abertas as vagas para testagem na segunda-feira (31). Já na segunda, a partir das 15h, abrirão as vagas para a terça (1) e a quarta-feira (2). Na quarta, a partir das 15h, estarão disponíveis as vagas da quinta (3) e sexta-feira (4). E na sexta, a partir das 15h, os usuários poderão agendar os testes para o sábado (5), domingo (6) e a segunda-feira (7).

Durante a semana, funcionam como pontos fixos no Jaboatão, para testagem contra o novo coronavírus, os seguintes locais: o Centro de Referência Ambulatorial Covid-19 e o Centro Cultural Miguel Arraes, ambos localizados no bairro de Prazeres; e as policlínicas Manoel Calheiros (Curado), Cônego Pedro de Souza Leão (Cavaleiro) e Leopoldina Tenório (Jardim Jordão). Aos finais de semana, a prefeitura realiza ações itinerantes em pontos específicos, que variam de acordo com a programação. As informações são disponibilizadas no site Saúde Vigilante e nos canais oficiais de comunicação da prefeitura.

A Secretaria Municipal de Saúde do Jaboatão dos Guararapes reforça que segue recomendação do Ministério da Saúde e passa a adotar a utilização, de forma criteriosa, dos testes rápidos de antígeno, priorizando pacientes sintomáticos e seus contatos, com foco no diagnóstico assistencial da Covid-19, e que não recomenda, neste momento, a realização de triagem de assintomáticos e busca ativa de casos.

Importante lembrar que os testes só serão aplicados mediante apresentação de documentação oficial com foto e comprovante de residência, além do uso obrigatório e correto da máscara, cobrindo boca e nariz, bem como será exigido o respeito às normas sanitárias em vigor, como o distanciamento social.

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Jaboatão apresenta modelo de gestão a representantes de Palmas e Brejinho de Nazaré, do Tocantins

Foto: Leandro de Santana/PJG


Representantes das prefeituras de Palmas e de Brejinho de Nazaré, no Tocantins, estiveram, nesta terça-feira (25), no Complexo Administrativo da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, para conhecer o modelo de monitoramento de gestão utilizado pelo município. A apresentação do sistema jaboatonense foi realizada pelo vice-prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Luiz Medeiros, e pela secretária-executiva de Planejamento, Orçamento, Monitoramento e Captação de Recursos, Norma Guimarães.

Acompanhado pela presidente da Agência de Tecnologia de Informação de Palmas, Yrene Nakamura, o prefeito de Brejinho de Nazaré, Marco Aurélio Bispo Nobre, disse que os gestores têm a pretensão de replicar, em seus municípios, o modelo utilizado no Jaboatão.

“É bastante interessante a maneira como a cidade lida com relação ao monitoramento da gestão. Através da apresentação do modelo de gestão, percebemos que há um acompanhamento dinâmico, com secretarias funcionando em harmonia e, consequentemente, trazendo resultados mais precisos - e é isso que a gente busca. O prefeito Anderson Ferreira está de parabéns”, relatou Marco Aurélio. “Viemos para conhecer o sistema implementado por Jaboatão, que é exemplar e vai ao encontro do que a gente está querendo implementar em Palmas. Estamos indo atrás desses processos que facilitariam a nossa gestão”, acrescentou Nakamura.

Ao detalhar o sistema, o vice-prefeito do Jaboatão, Luiz Medeiros, destacou áreas como as que expõem metas a serem alcançadas e os caminhos para que esse objetivo seja cumprido a contento. “Temos como propósito envolver todos os servidores em nossa gestão para que alcancemos as estratégias planejadas e as metas cadastradas. O sucesso se dá por termos uma equipe própria e dedicada exclusivamente ao monitoramento, que dialoga diretamente com cada setor da nossa administração”, pontuou Medeiros.

Prefeitura do Jaboatão testa tinta inseticida em prédios públicos do município

 

Foto: Chico Bezerra/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu início ao projeto-piloto para aplicação de uma tinta inseticida que combate vários tipos de insetos transmissores de enfermidades endêmicas, entre os quais o Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya; e o Anopheles, causador da malária. Dois prédios públicos foram escolhidos para a fase de testes, sendo uma Unidade de Saúde da Família (USF) e uma escola da rede municipal. Logo nas primeiras horas em que o produto foi aplicado, o efeito foi constatado com a presença de insetos mortos próximos às paredes.


O produto utilizado no projeto-piloto conta com tecnologia europeia e recebeu aprovação da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa). O estudo faz parte do projeto do Ministério da Saúde para inclusão no Programa Nacional de Combate à Dengue. A justificativa para a sua utilização em qualquer ambiente doméstico ou de trabalho se dá por não ser tóxico para seres humanos ou outros animais.


O inseticida é adicionado à tinta e começa a ser liberado logo após a aplicação na parede, bastando apenas uma demão. A prefeitura continuará monitorando a eficácia do produto, que promete proteção por cerca de dois anos. Caso os resultados sejam realmente expressivos, e haja redução no número de mosquitos nas áreas próximas aos equipamentos onde o produto foi aplicado, a gestão pretende expandir a ação para outros imóveis dos órgãos municipais.

domingo, 23 de janeiro de 2022

Jaboatão aplica mais de 2 mil doses em mutirão para vacinação de crianças e adultos contra a Covid-19

 

Foto: Chico Bezerra/PJG

A Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes emitiu, neste domingo (23), um balanço do mutirão realizado pela prefeitura, no último sábado (22), para vacinação de crianças e adultos contra a Covid-19. Sete pontos foram montados por toda a cidade para atender, das 8h às 16h, todos os grupos incluídos no Plano Nacional de Operacionalização (PNO) do Ministério da Saúde. Ao todo, foram aplicadas 2.032 doses, sendo destas 649 em crianças e 1.383 nos demais públicos.

O número de doses pediátricas aplicadas no sábado foi comemorado pelo prefeito Anderson Ferreira, que enxergou nos dados um avanço significativo na campanha de imunização de crianças. “A gente conseguiu, em um único dia, aplicar mais doses do que o somatório de todos os outros dias desde que começamos a vacinação desse público, na sexta, 14 de janeiro. Observamos que a procura estava baixa e montamos uma estratégia que deu certo e, com certeza, vai ser replicada, porque o que a gente quer é virar logo a página dessa pandemia”, disse o prefeito.

A vacinação contra a Covid-19 para o público de crianças de cinco a 11 anos no Jaboatão dos Guararapes é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, nos seguintes pontos: Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres; UniFG, em Piedade; e Espaço Cidadania Ativa, no Socorro. É preciso realizar o cadastro no site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br ou pelo aplicativo De Olho na Consulta.